Expansão da área de serviços e do ensino universitário já surge como grande vetor para o progresso de Brumado

A “capital do minério” começou a respirar os novos ares da ampliação da oferta de serviços e da expansão universitária (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Mesmo que existam correntes contrárias aos comparativos feitos com outros municípios da região, se espelhar em experiências exitosas é sempre positivo. Então, diante disso, contemplar o desenvolvimento dos municípios de Guanambi e Vitória da Conquista é benéfico, pois apresenta um parâmetro que também já estaria acontecendo em Brumado. Não precisa uma grande análise em sociologia para se admitir que o setor de serviços e a expansão do ensino universitário são dois fatores dos mais representativos nesse sentido. Com a recente oficialização do Curso de Medicina, a “capital do minério” começou a respirar os novos ares da ampliação da oferta do ensino superior, que promoverá uma série de desdobramentos positivos na área econômica, principalmente no setor imobiliário que deverá viver um novo “boom” já que alunos de toda a região, inclusive de outros estados, deverão vir para cá. A consolidação de uma “service network”, ou seja, de uma ampla rede de serviços nas mais diversas áreas, também é um instrumento muito valoroso nesse sentido. Toda essa projeção ainda fica mais positiva quando se alia o fato que Brumado já tem uma vocação natural, principalmente pela sua localização geográfica, para ser um grande polo regional, o que parece uma realidade cada vez mais próxima. O setor de saúde acaba tendo um protagonismo nesse ambiente promissor, já que o município agora conta com uma UTI e também com uma gama de serviços em média e baixa complexidade, os quais atraem cada vez mais pacientes de toda a microrregião. 

Com o crescimento populacional o abastecimento será outra grande necessidade (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Vale ressaltar que o município também possui um grande número de clínicas particulares, que oferecem os mais diversos procedimentos, lembrando ainda da Policlínica Regional que será outra grande conquista que aumentará e muito a resolutividade do setor. A possibilidade de ampliação dos cursos oferecidos pela UNEB é outro dado importante, já que, atualmente alunos de vários municípios estão fazendo o Curso de Direito que é cada vez mais concorrido. Mas ainda existem desafios pela frente para que o progresso seja uma realidade inquestionável, como a construção do sistema de esgotamento sanitário, uma das prioridades que ainda estão no campo das promessas. A ampliação da Barragem de Cristalândia também é outra urgência, já que com o crescimento populacional o abastecimento será outra grande necessidade. Para encerrar esse mosaico de positividade, outra área que deverá ser beneficiada é a da geração de emprego e renda, já que a vinda de novas empresas e até de indústrias também deverá acontecer naturalmente, pois foi assim que ocorreu em Guanambi e Vitória da Conquista, que hoje caminham a passos largos como dois municípios que estão no topo da lista estadual.