ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Gasolina chega a R$ 6,29 em Brumado, após reajuste das distribuidoras

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2022"

Bahia: Carreta pega fogo populares saqueiam carga na BR-116

Foto: Divulgação

Uma carreta que transportava diversos produtos, entre os quais estavam placas de energia solar, teve a carga saqueada após pegar fogo em um trecho da BR-116, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na noite de terça-feira (21), próximo ao entroncamento da cidade de Jaguaquara. As informações são do G1. De acordo com a Via Bahia, concessionária responsável pela administração da via, o motorista, de 75 anos, não ficou ferido. Ele informou que seguia de Leopoldina, em Minas Gerais, e interrompeu a viagem quando percebeu o incêndio, na altura do km 631 da rodovia. O homem não soube dizer o que teria causado as chamas. Enquanto parte da carga era consumida pelo fogo, algumas pessoas que presenciaram o incêndio furtaram o material. Não há detalhes se algum deles foi detido, já que o ato é crime previsto em lei. As chamas se alastraram para as outras partes do veículo e destruíram toda carreta. Um caminhão-tanque foi enviado ao local pela concessionária e apagou o incêndio com jatos de água. Parte da pista foi interditada e o trânsito fluiu pelas laterais, até a liberação total da via, que ocorreu no mesmo dia do incidente.



Com 40 casos hospitalares em 22 dias, Sesab alerta para risco de queimaduras nos festejos juninos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) alertou, nesta terça-feira (22), para o perigo de acidentes com fogos de artifício durante os festejos juninos no estado. Do dia 1º de junho até esta quarta-feira (22), o Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 27 acidentes ligados a explosão de bombas e queimaduras com fogueiras. No Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), foram 13. Os dados das duas principais unidades hospitalares especializadas em tratamento de queimados da rede estadual, referentes aos últimos 4 anos, ainda mostram um acréscimo nos números de acidentes no período entre 20 e 30 de junho, quando comparados os dois anos com festejos (2018 e 2019) e os dois sem festejos, com a pandemia (2020 e 2021). No HGE, foram registrados 90 casos de acidentes em 2018; 85 em 2019; 31 em 2020 e 45 em 2021. Ou seja: os números foram 43% maiores nos anos com festas. Já no HRSAJ foram contabilizados 14 casos em 2018; 18 em 2019, 11 em 2020 e 10 em 2021.



Atendimento do INSS ficará suspenso durante o feriado de São João na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As Agências de Atendimento da Previdência Social na Bahia estarão fechadas na próxima sexta-feira (24), durante o feriado de São João. Os atendimentos retornarão normalmente na segunda-feira (27). No sul e extremo sul, apenas a unidade de Teixeira de Freitas terá funcionamento normal. Apesar das agências físicas estarem fechadas, o site e aplicativo "Meu INSS" estarão disponíveis na sexta. A Central 135 também vai operar normalmente durante o feriado, com atendimento entre 7h e 22h. Vale lembrar que a ligação para o 135 possui custo de chamada local quando é realizada por meio de um telefone móvel.



Receita alerta para golpes envolvendo a regularização de CPF

Foto: Reprodução l Agência Brasil

A Receita Federal tem alertado os brasileiros sobre a existência de golpes com base em uma suposta regularização do CPF. Segundo a Receita, vários contribuintes têm recebido mensagens por SMS, WhatsApp ou e-mails informando sobre uma situação irregular a ser resolvida. Essas mensagens, no entanto, trazem links que induzem a pessoa a pagar uma taxa falsa com a finalidade de regularização do CPF. Foram registrados casos de pessoas que pagaram o valor, foram à Receita depois e descobriram que não havia qualquer pendência. Em outros casos, havia pendências, como ausência de declaração e multas por atraso, de modo que o valor pago, no caso, R$ 275,00, de nada serviu. A regularização de CPF, no entanto, é gratuita e deve ser feita pelo site oficial da Receita Federal. 



Tanhaçu: Motociclista fica ferido após atropelar animal na BA-142

Foto: Divulgação l CIPRv

Na última terça-feira (21), por volta de 18h50, um acidente foi registrado na BA-142, na cidade de Tanhaçu, Sudoeste baiano. Segundo informou a Companhia Independente de Políciamento Rodoviária (CIPRv) de Brumado, o condutor de uma motocicleta atropelou um animal. Em consequência, segundo a polícia, houve danos materiais e pessoais. O motociclista, identificado pelo prenome Vilibaldo, 43 anos, e o carona, precisaram ser atendidos pelo Samu 192 e conduzidos ao Hospital Municipal de Tanhaçu. A unidade de saúde não informou sobre o estado de saúde das vítimas.



Covid-19: Casos ativos chegam a 5,2 mil na Bahia e estado registra nove mortes em 24h

Foto: Divulgação

A Bahia atingiu 5.248 casos ativos da Covid-19, segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira (22) divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O número é 14,5 vezes maior do que o registrado há um mês: em 22 de maio, o estado tinha 363 casos ativos. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 1.991 novos casos de coronavírus e nove mortes pela doença no estado. A última vez que a Bahia tinha ultrapassado 1 mil casos havia sido em 25 de março, quando foram registradas 1.432 infeções no período de um dia. Por outro lado, na ocasião, mais óbitos foram notificados: dez. Desde o início da pandemia, 1.527.740 casos da Covid-19 foram confirmados e 30.009 pessoas morreram por causa da doença na Bahia. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 29%, ou seja, 55 dos 190 disponíveis estão ocupados. Já a UTI pediátrica está com 18 dos 23 leitos ocupados, o que corresponde a 78% de ocupação.



Câmara Municipal de Vereadores de Brumado recebe representante do Tiro de Guerra

Foto: Divulgação l CMB

A presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), recebeu o Sr. Douglas Paganela Pelissari, e demais soldados e atiradores do Tiro de Guerra de Brumado. O senhor Pelissari aproveitou a oportunidade e fez uso da tribuna livre para falar sobre as atividades desenvolvidas pelo tiro de guerra na cidade de Brumado. “É cada vez mais necessário que os jovens participem desses movimentos. No tiro de guerra, por exemplo, eles aprendem muito sobre orgulho à pátria, que é tão essencial atualmente”, disse. Durante sua apresentação, o representante foi questionado pelos edis sobre a manutenção dos custos, ingresso na instituição militar e dispensa. Segundo Pelissari, a Prefeitura Municipal de Brumado auxilia nas despesas gerais. Em nome de todos os vereadores, agradecemos as presenças de todos vocês na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, nesta segunda-feira (20/06).



Psicólogo da Clínica Mais Vida fala sobre a Logoterapia e a superação dos traumas emocionais

Foto: Divulgação

Os traumas estão presentes no dia a dia, são feridas e danos emocionais ou psicológicos, baseados numa experiência traumática, que afetam as nossas emoções trazendo implicações, como: medo, ansiedade, depressão, agressividade, dificuldade nos relacionamentos, baixa autoestima, passividade e isolamento. O psicólogo da Clínica Mais Vida, Dr. Rafael Lopes explica que os traumas emocionais e psicológicos podem provocar muitos efeitos colaterais na nossa psique e nos prejudicar de inúmeras formas, nos deixando vulneráveis a desenvolver transtornos e doenças psíquicas. Mas para que isso não aconteça - e se acontecer, - que você consiga sair mais rápido com essas três lições da Logoterapia, que nos ensinam a lidar com os conflitos de origem emocionais: 1ª Reconhecê-los - Eu preciso corajosamente olhar para eles e encará-los de frente. Isso nem sempre é fácil, mas é preciso. 2ª Buscar compreendê-los - A partir do momento que eu reconheço, aceito e admito que o sofrimento e a tríade trágica fazem parte da existência humana e que isso vai acontecer na minha vida, eu vou buscar compreender. Como isso aconteceu? De onde veio? Como surgiu na minha vida? Porque contextualizar, me ajuda a aceitar melhor. Mas não simplesmente para que eu encontre uma explicação, o ponto não é esse. O especialista continua observando que a chave, é que a partir dessa compreensão eu possa conferir, na medida do possível, novos significados às minhas experiências traumáticas, novos significados àquilo que me magoou e me feriu. Salienta que quando eu consigo ressignificar, estou fazendo aquilo que Frankl nos diz ser uma das saídas: conferir sentido. E ainda, estou exercendo a minha característica humana de “Homo Patiens”. Que é quando eu sou capaz de transformar a tragédia em triunfo e o sofrimento em uma conquista. 3ª Aprender a praticar o perdão - É na prática do perdão que nós encontramos uma das maiores ferramentas para a superação do sofrimento e dos traumas. Dr. Rafael Lopes salienta que o ponto mais importante aqui, não é só o perdão do outro, é o perdão de mim mesmo, porque boa parte dos nossos traumas, das nossas feridas emocionais, tem a ver com a culpa. Quando nossas feridas, tem a ver com o sofrimento que o outro nos infligiu, o perdão do outro pode nos ajudar. Mas quando é algo relacionado à culpa, algo que eu cobro de mim mesmo, eu preciso exercer o perdão a mim. E para esse contexto o processo é o mesmo: ressignificação, contextualização… entender as circunstâncias. Continua dizendo que nós mudamos constantemente, você não é mais a mesma pessoa de antigamente, você mudou e merece o perdão. Você não pode se culpar por algo que você - um você diferente, um você do passado - fez. A culpa é um privilégio, segundo Frankl, porque ela nos ajuda a refletir e a pensar na mudança, mas nós não podemos nos deter na culpa. Nós devemos usá-la como uma forma de superar aquilo que ficou no passado. Reflita sobre isso e tente praticar essas três lições, tenho certeza que lhe fará muito bem! A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Bahia deve receber 69 novos parques eólicos até 2026

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As empresas do setor elétrico preveem contar com mais de R$ 8 bilhões para iniciar a operação comercial de ao menos 69 novas usinas eólicas na Bahia até janeiro de 2026. O investimento foi feito através de levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que considerou os contratos firmados em leilões realizados nos últimos anos pela própria organização e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com os novos empreendimentos o mercado espera ofertar anualmente cerca de 362 megawatts médios para o país. O volume é equivalente a 10% de toda a energia que é consumida em território baiano. O investimento também deve acrescentar mais 1.466 megawatts de potência ao estado, informou a CCEE, elevando a capacidade instalada para geração de energia eólica na Bahia dos atuais 6.114 megawatts para 7.580 megawatts. Na avaliação da CCEE, além do ganho ambiental, o crescimento do tipo de fonte gera emprego e renda, aumenta a confiabilidade do SIN e mantém o setor elétrico brasileiro entre os mais sustentáveis do mundo.



Brumado: Prefeitura divulga atrações para o São Pedro dos Olhos D'água

Foto: Divulgação

A prefeitura Municipal de Brumado confirmou a realização do São Pedro do Bairro Olhos D'água nos próximos dias 1 e 2 de julho. No primeiro dia de evento, que acontece na Praça Donatila Meira Lobo, irão se apresentar: Jorginho dos Teclados, Celino e Banda, Leide e Daí e Lázaro Jacarine. No segundo dia, a programação conta com shows do forrozeiro Edgar Mão Branca, Cigano Cantador, Chris Pimenta e da banda Magnatas. A tradicional festa de São Pedro do Olhos D'água promete movimentar os brumadenses em dois dias de muita alegria e música boa.



Operação prende quatro pessoas envolvidas com crimes de pirataria virtual na Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Durante uma operação nacional batizada de "404", em referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível, quatro homens foram presos na Bahia. Os mandados de prisão temporária foram executados na terça-feira (21) e, no ato, automóveis de luxo, computadores e documentos foram apreendidos. De acordo com informações da Polícia Civil, os presos foram levados para a sede da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis, passaram por exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e estão à disposição da Justiça. A operação foi realizada pelas polícias da Bahia,  Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará e Pernambuco.



Caetité: Câmara abre CPI para investigar denúncias contra o prefeito

Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Caetité apresentou na terça-feira (21), um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a contratação direta de serviço de transporte escolar municipal em 2022. As denúncias de improbidade administrativa foram feitas pelo vereador Jorge Magno de Carvalho Ladeia Júnior (PSDB) contra o prefeito Valtércio Neves Aguiar (PDT). A denúncia já foi protocolada no Ministério Público Federal (MPF) de Guanambi e 13 dos 15 vereadores da Casa Legislativa assinaram o requerimento, inclusive membros da própria bancada de situação. Segundo o parlamentar, a contratação direta, sem a devida licitação, destinou-se a atender projeto político e de poder do gestor. Durante a sessão, o vereador José Leonardo Fernandes Monteiro (PDT) disse, em seu pronunciamento na Tribuna Livre, que o prefeito está "tomando as providências devidas para sanar as irregularidades". Já o parlamentar autor da denúncia ironizou ao falar que o gestor "acha normal a contratação de amigos e parentes".



Brumado: Decreto proíbe venda de fogos de artifício em local não autorizado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último dia 20 de junho, a Prefeitura Municipal de Brumado emitiu um decreto proibindo a venda de fogos de artifício em locais não autrizados. Surpresos com a decisão, vendedores da região do Mercado Municipal, criticaram a decisão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Ao site 97NEWS, os ambulantes disseram que eles trabalham na localidade há vários anos. “Todo mundo aqui tem contas a pagar. Aproveitamos esse período pra fazer um extra”, disse um dos ambulantes. Eles ainda aproveitaram para dizer ao gestor que a prefeitura poderia se organizar e cobrar dos ambulantes um imposto para utilização da área, bem como oferecer aos mesmos um curso de segurança para manipular os fogos. “Eles poderiam se organizar e colocar a gente aqui ao lado do casebre. O prefeito só precisa olhar com bons olhos e ter cuidado com o trabalhador. Aqui todo mundo tem responsabilidade”, destacou. Os ambulantes têm até 72 horas para deixarem o local.



Receita Federal deixa de exigir autenticação de documentos

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Quem precisar solicitar serviços ou prestar algum tipo de esclarecimento para a Receita Federal não precisa mais autenticar os documentos de comprovação de informações. Para isso, bastarão cópias simples ou até mesmo digitais.  Os detalhes foram publicados em Instrução Normativa do órgão (veja). De qualquer forma o contribuinte deve ter os documentos originais sob sua guarda, a fim de serem apresentados caso seja necessário atestar sua veracidade. A autenticidade poderá ser verificada por meio da comparação com as bases de dados da Receita Federal, contato telefônico ou eletrônico.

 



São João com frutas e verduras é na Bete Fruits

Foto: Divulgação

Quer ter um São João saudável com frutas e verduras de qualidade? A Bete Fruits oferece os serviços de entrega em domicílio. Tudo em frutas, verduras, legumes, hortaliças, condimentos e especiarias em geral. Nesse tempo de pandemia e arboviroses, o bom mesmo e se manter em alta com sua saúde. E nosso lema é: Estar presente, levando ate você os nossos produtos como frutas, verduras, hortaliças  e especiarias em geral. Faça seu pedido pelo 77 99973-4328, e  receba sem precisar sair de casa. E ainda, escolha sua melhor plataforma de pagamento. WhatsApp: 77 99973-4328. Bete Fruits, Mercado Municipal, Brumado.



Após abrir processo administrativo contra colega, procuradora é agredida no interior de São Paulo

Foto: Reprodução

Depois da abertura de um processo disciplinar contra um colega, a procuradora-geral do município de Registro, no interior de São Paulo, Gabriela Samadello Monteiro de Barros, de 39 anos, foi agredida pelo homem alvo do processo dentro da própria prefeitura, onde trabalha, e ficou com o rosto ensanguentado. A ação foi filmada por outra funcionária e mostra que o também procurador de 34 anos, desferiu socos e chutou a colega. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (20), por volta das 16h50. Segundo relatos, a agressão teria sido motivada pela abertura de um processo administrativo contra o procurador por conta de sua postura no ambiente de trabalho. Um Boletim de Ocorrência sobre o caso foi registrado no 1º Distrito Policial (DP) do município. A procuradora estava trabalhando quando foi surpreendida pelo ataque. Segundo consta no BO, ele a agrediu primeiro com uma cotovelada na cabeça e continuou com socos no rosto. Segundo relato da vítima, ela teria tentado se defender e, inclusive, recebeu ajuda de uma funcionária que foi empurrada contra a porta e bateu as costas na maçaneta. Macedo ainda deu socos e chutes mesmo com outras duas funcionárias tentando contê-lo. Também é possível ouvir no vídeo que ele ofende a procuradora várias vezes. Em determinado momento, Gabriela conseguiu ser retirada da frente do agressor. Assim que ouviram os gritos, dois funcionários do setor jurídico foram até o local e conseguiram controlar o procurador. A procuradora relatou à polícia que o colega apresentava comportamento suspeito e que já havia sido grosseiro com outra funcionária do setor. Ela disse que cobrou providências, pois estava com medo de trabalhar no mesmo ambiente com ele. A procuradora informou ter enviado um memorando à Secretaria Administrativa com uma proposta de procedimento administrativo. O processo administrativo foi instaurado na segunda-feira, dia da agressão. 



Governo do Estado anuncia pavimentação em mais 68 km de rodovias

Foto: Divulgação

As obras de pavimentação em um total de 68 km de rodovias baianas serão em breve realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Entre os trechos as serem asfaltados, os 39 km da BA-461, que liga o entroncamento da BA-460 até a localidade de Bunge, que passa pelo distrito de Bela Vista, e os 14,8 km do Centro Industrial dos Imbóres, em Vitória da Conquista. As ações beneficiarão o escoamento da produção agrícola e pecuária local no território baiano. Os serviços ocorrerão em seis regiões baianas, que são: Bacia do Rio Grande; Sudoeste Baiano; Bacia do Rio Corrente; Portal do Sertão; Baixo Sul e Chapada Diamantina. Os avisos de licitação saíram no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) da última quinta-feira (16). A próxima etapa, que é a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas, acontecerá até o final do mês de julho. Confira a lista das obras que tiveram o processo licitatório iniciados na quinta (16): Pavimentação da BA-461, em Luís Eduardo Magalhães, que liga o entroncamento da BA-460 até a localidade de Bunge, passando pelo distrito de Bela Vista. Extensão Total: 39 km; Recuperação e pavimentação do Centro Industrial dos Imborés, em Vitória da Conquista. Extensão: 14,8 km; Pavimentação dos acessos ao município de Cocos, que faz ligação com a BR-135. Extensão: 6,2 km; Pavimentação da BA-499, entre o povoado de Poço e Bonfim de Feira, em Feira de Santana. Extensão: 3,40 km; Pavimentação dos acessos à BR-101 e da travessia urbana das BA's 250 e 544, em Gandu. Extensão: 2,4 km; Pavimentação do Contorno Rodoviário de Barra da Estiva, na BA-142. Extensão: 2,3 km.



Mega-Sena pode pagar R$ 70 milhões nesta quarta-feira (22)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Mega-Sena pode pagar R$ 70 milhões no sorteio desta quarta-feira (22) pelo concurso 2.493. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, que fica na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa. Caso apenas um apostador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança, receberá R$ 468,5 mil de rendimento no primeiro mês. Se preferir investir em imóveis, o prêmio é suficiente para comprar 280 apartamentos no valor de R$ 250 mil cada. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa, além do Internet Banking para clientes do banco. O valor de uma aposta simples é de R$ 4,50. 



CCJ da Câmara aprova piso salarial para enfermagem

Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o texto da Proposta de Emenda à Constituição 11/2022, que dá segurança jurídica ao piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Agora, o texto segue para a comissão especial, que deverá discutir a PEC antes de sua apreciação em plenário. A votação, ocorrida de maneira simbólica, só não foi unânime porque o partido Novo foi divergente. Já o deputado Bilac Pinto (União Brasil-MG) afirmou que a comissão especial deve definir qual será a fonte de custeio desse piso salarial. “Nós somos a favor, mas não podemos botar essa conta somente para as prefeituras e para os hospitais”, disse. A matéria foi proposta após senadores e deputados aprovarem o PL 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que prevê piso mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750. Pela proposta, esta será a remuneração mínima a ser paga nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. No caso dos demais profissionais, o texto fixa 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.



Câmara chega a mais de 500 indicações no ano de 2022

Foto: Divulgação l CMB

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado chegou, na última sessão da casa legislativa, a 20ª Sessão Ordinária, a mais de 500 indicações realizadas pelos vereadores do município de Brumado em 2022. As indicações são de autoria dos vereadores Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, Amarildo Bomfim, Beto Bonelly, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Rubens Araújo, João Vasconcelos, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), José Santos (Santinho), César Bar, Tiago Amorim, Renato Santos e Luís Carlos Palito. As indicações legislativas funcionam como uma espécie de sugestão que o representante do legislativo faz para outros órgãos municipais. Elas são necessárias porque os vereadores, ao contrário do que muita gente ainda acredita, não podem executar e realizar obras, contratação de médicos e implantação de rede de esgoto. As atividades parlamentares são de legislar e fiscalizar. Isso quer dizer que o vereador atua como um representante dos moradores da cidade, com objetivo de fiscalizar e orientar o Poder Executivo Municipal para atender as necessidades da população. As indicações são feitas pelos vereadores e seus assessores a partir de observação do cotidiano na comunidade. Contudo, muitos cidadãos procuram os parlamentares para solucionar questões que podem ser levadas ao Executivo através de indicação. Elas são enviadas ao Gabinete do Prefeito e depois endereçada aos setores competentes, seja secretaria, diretoria ou fundação.