ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2016"

Mistério: Extermínio de cães em Itaquaraí revolta moradores

Dezenas de cães apareceram mortos na região de Itaquaraí (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

A reportagem do 97NEWS foi informado sobre uma ação nefasta que vem tendo como alvo dezenas de cães no Distrito de Itaquaraí, os quais apareceram mortos, possivelmente por envenenamento. Em contato com moradores, eles informaram que estão muito assustados, já que cadelas que estavam para parir, também foram vítimas do exterminador de cães. Outro fato que veio alimentar ainda mais o suspense dos moradores é que até os urubus que se alimentaram dos cães mortos acabaram morrendo, como pode ser visto na foto abaixo. Eles solicitam a presença urgente das autoridades para tentar apanhar o responsável pelas mortes, já que animais que eram muito estimados pelos proprietários acabaram também sendo mortos. O fato aconteceu em várias propriedades rurais da região e mostra que o autor das mortes deveria conhecer a rotina de vida dos moradores. Ainda segundo alguns moradores já existe uma forte suspeita de quem possa ser o exterminador. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


‘Profecia’ dos moradores da Rui Barbosa se cumpre e galeria pluvial acaba rompendo

Como foi previsto pelos moradores da Rua Rui Barbosa, a galeria acabou rompendo (Foto:Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma situação de sofrimento, é dessa forma que os moradores da Rua Rui Barbosa definem a questão envolvendo uma galeria pluvial, que acaba também servindo ao esgotamento sanitário, a qual, acabou rompendo nesta quarta-feira (15). A reportagem do 97NEWS que já esteve no local no dia 25 de fevereiro, retornou ontem e se deparou com a cena que já tinha sido prevista pelos moradores de que o equipamento iria ceder, já que, inúmeras pedras foram colocadas de forma irresponsável por uma empreiteira que terminou uma obra nas imediações (Confira). O morador Carmelito Santana (foto abaixo) que já estava na bronca, agora, está, juntamente com famílias que moram na região muito preocupado, pois, se nada for feito, assim que vier o período chuvoso, a situação que já era caótica se tornará trágica já que a água e o esgoto irão invadir as residências. Eles garantiram que irão procurar o setor de infraestrutura para buscar uma solução urgente. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Crise hídrica: Vídeo da empresa de água de Itabuna diz 'ore para pedir chuva'

Após mais de nove meses de estiagem na cidade de Itabuna, sul da Bahia, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) divulgou, no site oficial, uma “Oração para pedir chuva”.  A autoria da mensagem é atribuída ao Papa Paulo VI e foi postada na página da empresa em um vídeo. A cidade está em estado de emergência por conta da seca desde dezembro do ano passado."Tu, Pai bondoso, que sobre todos fazes brilhar o sol e fazes cair a chuva, tem compaixão de todos que sofrem duramente pela seca que nos ameaça. Faz cair do céu, sobre a terra árida, a chuva desejada”, diz a mensagem. A assessoria de comunicação da empresa justificou que a oração foi publicada no site porque a cidade de Itabuna tem grande número de católicos e de outras denominações religiosas.



Brumado: Frio muda a rotina da população

Os casacos foram retirados do guarda-roupa (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Acostumados aos dias ensolarados e as temperaturas elevadas, os brumadenses tiveram que mudar a sua rotina nesta quarta-feira (15), já que o frio chegou de uma forma acentuada para a cidade, que teve, nessa madrugada, os termômetros chegando à marca dos 13 graus. Muita gente tirou os casacos do armário e foram para a rua e a cena mais comum eram as pessoas reclamando do frio e de braços cruzados, numa cena característica de outras cidades da região como Aracatu, que também teve uma noite muito fria com termômetros chegando próximos dos 10 graus. Essa foi a temperatura mais baixa do ano registrada até o momento e isso deve continuar nesta quinta-feira (16), tendo somente uma amenizada na sexta, com o sol voltando a tomar conta dos céus. 



Brumado: Sindicato dos Comerciários denuncia abuso de empresários

Foto: Reprodução

O Sindicato dos Comerciários de Brumado, pelo seu presidente Gilcimar Silva Souza manifestou seu repúdio e fez duras críticas ao SINDILOJAS e a um grupo de empresários donos de lojas pelo descumprimento da Convenção Coletiva que proíbe o funcionamento do comércio em feriados, o que acabou acontecendo no último dia 11 de junho em Brumado, data esta em que se é comemorado o aniversário da cidade.  Segundo o presidente houve o descumprimento de um direito trabalhista estabelecido na no artigo 7º, inciso XXVI da Constituição Federal que, estipula que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, o reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho. De acordo com Souza, não houve nenhuma solicitação antecipada para que o assunto fosse debatido e firmado um possível acordo.  Muitos trabalhadores foram obrigados a atender a convocação arbitraria para não perderem o emprego.



Brumado: Polícia consegue prender ‘Fala Mansa’ que também ficou conhecido com o ‘Mágico das Algemas’

O fugitivo foi levado para a 20ª Coorpin (Foto: 97NEWS)

A fuga espetacular de um homem que tinha sobre ele um mandado de prisão, o qual conseguiu fugir de forma impressionante de dentro de uma viatura e ainda de uma perseguição policial subsequente no último dia 06, estando ele algemado, foi um fato que acabou virando manchete policial, já que é uma coisa incomum. Passado mais de uma semana, a Polícia continuou as investigações e, na tarde desta quarta-feira (15), por volta das 15 horas, a saga fugitiva de Fábio Santos Souza (25), que é conhecido como “Fala Mansa”, acabou, já que policiais civis efetuaram a sua prisão na Rua Horário José dos Santos, no Bairro Olhos d’Água, que fica próximo à casa dos seus pais. A prisão tinha se tornado em ponto de honra para a Polícia, sendo que, desta feita, o “mágico das algemas” não ofereceu resistência e nem tentou uma nova fuga. Ele está sendo interrogado e deverá ser levado para uma cela da carceragem, onde ficará à disposição da Justiça. 



Brumado: Como era previsto, crise na Carceragem se agrava nesta quarta-feira (15)

Os familiares dos custodiados, a princípio, foram impedidos de entregar alimentos e produtos de limpeza aos custodiados (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Esta quarta-feira (15) acabou fugindo à rotina da 20ª Coorpin, já que a tradicional visita dos familiares aos custodiados não pode acontecer, pois os investigadores, conforme anunciado pelo chefe do SI, José Guimarães, foi suspensa após a entrega da custódia da carceragem por parte dos mesmos. Familiares e parentes, mesmo sabendo da proibição foram levar alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para os presos, mas, acabaram esbarrando na proibição dos investigadores. Após apelos incessantes, foi dada a liberação para que os produtos e alimentos fossem entregues, pois houve uma sensibilização por parte dos agentes. Mas isso ainda não amenizou a crise, pois as visitas continuam suspensas, bem como o acesso aos advogados e também a escolta para audiências judiciárias. A atitude dos agentes acabou sendo reprovada pelo juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Guimarães, que visitou novamente a carceragem acompanhado de membros do MP (foto abaixo). Ele se manifestou contrariamente, relatando que, a entrega das custódias que pertencem à circunscrição da 20ª Coorpin poderá gerar novas rebeliões e tentativas de fugas. O magistrado ainda relatou que caso os agentes não voltem atrás de sua posição, a Secretaria de Segurança Pública terá que agir com urgência, colocando em prática um plano emergencial para conter a crise, que pode acabar tendo um lado positivo que é a antecipação do funcionamento do Presídio de Brumado, o que colocaria fim a esse impasse que dura há mais de uma década. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Conquista: Polícia Civil prende trio com grande quantidade de drogas e uma pistola 765

(Foto:Divulgação Polícia Civil)

A Polícia Civil, através da equipe do Núcleo de Tóxico e Entorpecente da DH, com o apoio da equipe da 10 Coorpin , efetuou, na presente data em Vitória da Conquista , a apreensão de uma grande quantidade de drogas e a prisão em flagrante de duas mulheres e um homem acusados de tráfico de drogas , associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo e munições. Após investigações do NTE , os investigadores prenderam os traficantes Wendy Lavick Brito Gomes, de 26 anos, e Elaine Amorim Santos , de 32 anos , no ponto de Ônibus conhecido como gancho , na Av. Juraci Magalhães, no momento em que Wendy entregava uma mala e uma caixa com dezenas de tabletes grandes de maconha prensada para Elaine levar para Itapetinga, sendo ambos presos no local. Em seguida os investigadores foram até a casa de Wendy no condomínio Vivendas , no bairro Nova cidade , onde encontram a companheira de Wendy, Sheylla Cardoso de Jesus, de 36 anos, e apreenderam mais malas contendo vários tabletes de maconha prensada e crack, totalizando aproximadamente 80 Kg de drogas, duas balanças de precisão, uma arma de fogo tipo pistola cal. 7,65, municiada, cerca de 15.000,00 do tráfico de  drogas e uma motocicleta. Os acusados foram interrogados na DH, onde foi lavrado o auto de prisão pela Autoridade policial pelos crimes descritos. Wendy já possuía antecedentes por roubo nesta cidade .



Brumado: Polícia Civil faz nova apreensão de drogas, celulares e baterias que seriam destinados aos presos

As drogas, baterias e celulares apreendidos (Foto: Divulgação Polícia Civil)

A questão do Setor de Carceragem da 20ª Coorpin vai ficando, a cada dia, mais delicada, já que após o anúncio da desistência da custódia por parte dos investigadores, a vulnerabilidade, que já existia, ficou ainda maior e, com isso, os riscos de rebelião e fugas aumentam. Enquanto as autoridades governamentais não tomam uma decisão, a rotina negativa continua, tanto que na noite desta terça-feira (14), foi feita uma nova apreensão de drogas, celulares e baterias que seriam destinados aos presos, para, possivelmente, fazerem articulações para uma nova ofensiva. O material foi apreendido, ficando à disposição da Justiça. 



Barbaridade: Bebê que foi mordido pelo padrasto pode ter pênis amputado, diz a polícia

O padrasto da vítima, um adolescente de 17 anos, confessou ser o autor das lesões e do estupro contra o menino (Foto: Divulgação Polícia Civil)

O menino de um ano e quatro meses que foi internado após ser mordido, agredido e estuprado pelo padrasto corre o risco de ter o pênis amputado, informou a Polícia Civil do Amazonas, nesta terça-feira (13). A criança está hospitalizada no Pronto-Socorro da Criança João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, desde o último domingo. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, de acordo com o último boletim médico divulgado, o estado de saúde do bebê é estável. O laudo pericial apontou que a vítima sofreu laceração peniana, lesões corporais, edemas corporais e fissura na parte anal. O menino ainda não tem previsão de alta. Ele segue recebendo a visita de familiares, embora esteja sob cuidados do Estado. Um novo boletim médico sobre o estado de saúde do menino deve ser divulgado ainda nesta quarta-feira (14). (BDM)



Brumado: Justiça proíbe a venda de fogos de artifício e de estampido para menores de 18 anos

O agente de proteção Emanoel Araújo fazendo a divulgação a portaria a um proprietário de barraca de fogos artifício (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Justiça de Brumado, por meio da Vara da Infância e do Adolescente expediu nesta segunda-feira (13), uma Portaria assinada pelo juiz Dr. Genivaldo Alves Guimarães (foto abaixo), na qual está expressa a proibição da venda de fogos de artifício ou de estampido para menores de 18 anos, salvo aqueles artefatos que, pelo seu potencial reduzido, sejam incapazes de oferecer qualquer dano físico em caso de utilização indevida. Essa medida, que começou a ser adotada em 2015, visa evitar os tão costumeiros acidentes envolvendo adolescentes durantes os festejos juninos. O agente de proteção à criança e ao adolescente, Emanoel Araújo, esteve, na manhã desta terça-feira (14) na área do Mercado Municipal comunicado os comerciantes que possuem barracas de fogos sobre a medida. Segundo eles a ação é muito positiva e mostra uma consciência da Justiça em preservar a integridade física das crianças adolescentes. A única reclamação dos comerciantes é quanto à crise que já está afetando e deverá afetar ainda mais as vendas. Alguns chegaram a relatar que esperam, em comparação ao ano de 2015, uma queda em cerca de 50% nas vendas. Todos os locais de vendas na cidade irão receber a portaria e caso haja desobediência à mesma a pena é de detenção de 6 meses a dois, além da multa estipulada no Artigo 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: ‘Carreteiro’ é atropelado por Camaro branco

A vítima foi imobilizada e levada para exames pelos socorristas do SAMU192 (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um paciente do CAPS, que é conhecido na cidade como “Carreteiro”, já que desfila pela cidade com um volante de caminhão e faz uma teatralização muito boa como se tivesse dirigindo uma carreta, acabou sendo vítima de um atropelamento no último domingo (11). O fato aconteceu na Rua Guilherme Dias, por volta das 20h, onde ele acabou sendo atingido por um Chevrolet Camaro Branco quando estava fazendo seu ato fictício no meio da via. O motorista parou imediatamente e fez questão de acompanhar o atendimento à vítima que foi feito pelos socorristas do SAMU192, que chegaram rapidamente ao local. “Carreteiro” foi levado para exames médicos, mas não tinha sinal de fraturas. 



41 mil clientes deixarão de contar com Tarifa Social de energia por não atenderem mais os requisitos do Governo Federal

Foto: Divulgação

Cerca de 41 mil clientes baianos que não atendem mais aos requisitos obrigatórios para ter direito à Tarifa Social de Energia deixarão de contar, entre o período de 27 de maio e 27 de junho (a depender da data de leitura de cada unidade consumidora) com o benefício que concede descontos de até 65% na conta de energia. São famílias com NIS (Número de Identificação Social) ou BPC (Benefício da Prestação Continuada) não localizadas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal; Famílias com benefício em mais de uma unidade consumidora ou famílias com renda incompatível ao que prevê a Resolução 572/2013 da Aneel (maior que meio salário mínimo por pessoa). O município com maior número de famílias que perderão a Tarifa Social é Salvador, com 4.608, seguido por Feira de Santana com 1.073 casos.

Para continuar recebendo ou reaver a Tarifa Social, estes clientes devem primeiro se dirigir à Prefeitura do seu município para atualizar suas informações junto ao CadÚnico e, em seguida, procurar um dos canais de atendimento da Coelba (agências, rede Coelba Serviços, site www.coelba.com.br ou teleatendimento 0800 071 0800). No ato da atualização cadastral, o titular do benefício deve apresentar documentação com foto, CPF e, ao menos, um documento de todas as pessoas da família. É importante levar ainda comprovantes de residência, matrícula escolar das crianças e número de telefone para contato. No caso de clientes indígenas, será necessário apresentar também o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).

Com a finalidade de difundir e reforçar a importância da atualização do cadastro, além do envio de correspondências a estes clientes, a Coelba está divulgando mensagens na conta de energia e enviando SMS para aqueles cujo número de celular está cadastrado na concessionária. Os consumidores também podem obter mais informações por meio da central de teleatendimento 0800 071 0800 ou site www.coelba.com.br.

Tarifa Social de Energia Elétrica – Entenda a importância

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício instituído em Lei Federal para atender às famílias de baixa renda, que concede descontos de até 65% na conta de energia. O desconto varia de acordo com a faixa de consumo de energia do cliente.

Tem direito à Tarifa Social toda Unidade Consumidora classificada na Subclasse Residencial Baixa Renda, com família que:

* Seja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS (Número de Identificação Social), com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional;

* Seja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, que seja portador de doença ou deficiência que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos;

* Tenha Idoso ou Deficiente que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social);

* Indígenas e Quilombolas.

OBS: Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica em apenas uma unidade consumidora.

 

Informações: Ascom-Coelba-Brumado

CONTINUE LENDO


TOR/PRE apreende motocicletas com chassis adulterado na BA-263

Foto: Divulgação

A equipe do TOR/PRE abordou na noite desta segunda-feira (13), por volta das 20 horas, na rodovia BA-263, na altura do povoado do Bambu, município de Belo Campo, um caminhão M. Benz-1113,  de cor vermelha e placa de identificação veicular JMM- 4932, em possi do Sr. Jerusalino de Carvalho Alves, condutor do veículo. O mesmo transportava no referido veículo, duas motocicletas de marca Honda, modelo CG 125 titan, uma de cor azul e outra de cor vermelha, ambas sem documentação, sem placa de identificação veicular e com a numeração do chassi apresentando sinais de adulteração. O condutor e as motocicletas foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Belo Campo, para adoção das medidas legais. ASCOM-PRE



Cadela que deu à luz a 7 filhotes recebe amparo e amor dos moradores da Miguel Mirante

A cadela ganhou até abrigo da chuva e do sol (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Em tempos de disseminação do ódio, atos de amor ganham um contorno especial, ainda mais quando essas ações têm como objeto um animal indefeso. Um grande exemplo disso vem sendo registrado pela equipe do 97NEWS que vem acompanhando a história de uma cadela que deu à luz a 7 filhotes na Rua Miguel Mirante (clique), a qual, a princípio ficou desamparada, mas devido aos apelos e a divulgação, os moradores se sensibilizaram e realizaram uma “operação” de apoio, onde a cadela recebeu uma espécie de alojamento, além de rações, cuidados especiais aos filhotes e até roupinhas para proteção do frio (foto abaixo). Os moradores se uniram na compra das rações e conseguiram já doar vários filhotes numa demonstração de amor aos animais.  Novas cadelas que estão prestes a dar à luz já estão na fila e devem receber a mesma atenção por parte dos moradores. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Policiais civis anunciam que estão entregando a custódia da Carceragem da 20ª Coorpin para a Justiça

A carceragem da 20ª Coorpin voltou a figurar no topo da página policial brumadense (Foto: Daniel Simurro / Arquivo 97NEWS)

A situação da Carceragem da 20ª Coorpin nos últimos dias, que foi agravada por uma crise logística entre a Polícia Civil e Militar e que acabou ganhando tintas mais carregadas no último final de semana, com uma tentativa de fuga, onde foram encontrados alguns “xuxos”, armas pontiagudas que são feitas com ferro das celas, o que poderia ser utilizado para agredir inclusive os policiais que fazem a custódia dos presos. Diante do agravamento da crise, os investigadores, após consultar o sindicato da categoria, decidiram, na tarde desta segunda-feira (13), abandonar o serviço de custódia, já que eles alegam ser isso um desvio de função, além de não ter mais condições logísticas para tal. Segundo o chefe da SI, José Guimarães, que foi ouvido pela reportagem do 97NEWS, ele relatou que “nós fizemos concurso para investigadores e não para fazer custódia de presos. O nosso trabalho vem sendo muito prejudicado, pois são cerca de 13 agentes que, ao invés de investigar crimes, têm que ficar guardando presos”. Ele informou que a partir de hoje está suspensa a visita, a escolta de presos, que segundo parecer da PGE é de função da polícia ostensiva, ficando somente a entrega de alimentação por parte dos agentes. Ele também relatou que será feito um comunicado oficial ao Ministério Público, à OAB e à Justiça, que, segundo eles agora ficará responsável pela custódia. Com isso a crise toma proporções muito sérias, já que a possibilidade de uma nova tentativa de fuga e de uma rebelião aumentam de forma considerável, já que a própria Polícia Militar afirma não ter aparato logístico para dar o suporte para a escolta e também para novas episódios como fugas e rebeliões. Então, a partir de agora, a questão ficará para ser equalizada pela Justiça, o que pode acelerar a implantação do Presídio de Brumado que está em fase final de construção. 



Brumado: Juiz da Vara Crime se posiciona contra a interdição da carceragem da 20ª Coorpin

O juiz Dr. Genivaldo Guimarães esteve novamente visitando a carceragem da 20ª Coorpin (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação do Setor de Carceragem da 20ª Coorpin voltou a se agravar nos últimos dias, com tentativa de fuga e com o princípio de uma rebelião, só que, desta feita, diferentemente de vezes anteriores, a situação se agravou sobremaneira, pois com a falta de contingente policial, a custódia de presos deve ser abandonada pela Polícia Civil, o que abriria um precedente muito perigoso, podendo gerar até uma nova rebelião em uma dimensão muito maior. Na tarde desta segunda-feira (13) o juiz da Vara Crime Dr. Genivaldo Guimarães foi ouvido pela reportagem do 97NEWS sobre a questão e garantiu o seu posicionamento de ser contra a intervenção da carceragem, pelo menos nesse momento. Ele informou que falou com os presos e averiguou a situação e disse que a situação está dentro da normalidade, mas que o tempo de permanência deles na carceragem da 20ª Coorpin deveria ser o menor possível. Questionado sobre a desistência dos policiais civis em fazer a custódia dos presos, ele disse ser uma situação preocupante, o que pode dar mais celeridade ao processo de implantação do Presídio que está em fase final de construção. 



Governo do Estado amplia articulação do Sistema de Justiça Criminal da Bahia

(Foto: Secom / Bahia)

"Não é apenas com o empenho do governador que se faz um governo forte. É preciso o engajamento do povo e das entidades particulares e públicas. A melhor forma de superar as dificuldades é discutindo o problema de maneira ampla e pensando em estratégias conjuntas e consistentes. É preciso diálogo entre todas as partes envolvidas. Por isso, esse encontro visa à sensibilidade de um número maior de pessoas e ao entendimento das atividades de cada força, para que juntos encontremos soluções", afirmou o governador Rui Costa durante discurso de abertura do seminário "Integrando o Pacto Pela Vida: Segurança Pública e Justiça Criminal", realizado nesta segunda-feira (13), Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. O encontro reforça a integração dos profissionais que atuam em prol do Sistema de Justiça Criminal no Estado da Bahia, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, proporcionando o entendimento amplo dos desafios e competências de cada instituição. O evento é um momento histórico de sincronização das forças, que visa aprimorar o enfrentamento à criminalidade, aumentando a efetividade das ações de combate, para que a sociedade se sinta mais segura.  O evento é resultado da decisão tomada pelo governador Rui Costa em uma das reuniões semanais do Pacto Pela Vida. O seminário busca também ideias e posturas mais eficientes dos atores que compõem o Sistema de Justiça Criminal. A meta final é a definição de estratégias para reduzir os índices dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), especialmente os praticados por organizações criminosas. Estão presentes no evento a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), Maria do Socorro Santiago, a procuradora-geral de Justiça, Ediene Santos Lousada, o defensor público geral, Cleriston Cavalcante de Macedo, e os secretários estaduais de Segurança Pública, Administração Penitenciária e Justiça Cidadania e Direitos Humanos, respectivamente, Maurício Barbosa, Nestor Duarte e Geraldo Reis. Também participam do encontro membros das câmaras setoriais do programa Pacto Pela Vida, juízes, desembargadores, promotores, procuradores de justiça, defensores públicos, delegados de polícia, oficiais da Polícia Militar e integrantes da administração prisional.



Brumado: Elemento tenta jogar drogas no pátio da carceragem e acaba levando um tiro nas nádegas

As drogas que foram atiradas pelo elemento foram apreendidas pela Polícia Civil (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A ação de atirar drogas, celulares e outros objetos para os presos que estão custodiados na Carceragem da 20ª Coorpin é cada vez mais comum e, na tarde desta segunda-feira (13), mais uma tentativa dessas aconteceu, onde um elemento, em um moto, ao colocar a mão na cintura, deu a entender que estava armada. A atitude suspeita foi seguida de uma fuga imediata, o que fez com que policiais civis desses tiros de advertência, mas como ele continuou fugindo, um dos tiros atingiu uma das nádegas fazendo com que ele tivesse que ser internado no hospital. Não se tem até o momento notícias sobre o estado de saúde do elemento e nem a sua identidade.As drogas que estavam em pequenos pacotes foram apreendidas. 



Guanambi: Proprietário de residência abre a porta e flagra bandido dormindo no sofá da sala

Jardel como foi identificado, foi fotografado pelo o dono da residência, dormindo como um anjinho. Caso aconteceu neste domingo (12) em Guanambi. (Foto: Folha do Vale)

Um ladrão foi flagrado pelo dono da casa dormindo o sono dos justos na madrugada do último domingo, 12 de junho, na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Jardel como foi identificado, foi fotografado pelo o dono da residência dormindo como um anjinho. De acordo com informações da vítima repassada à polícia, quando ele abriu a porta deu de cara com o bandido dormindo no sofá e sua televisão no quintal. “Antes de chamar a polícia, eu resolvi fotografar o bandido, mas ele acabou fugindo”, disse. A polícia identificou o homem, mas até o fechar dessa edição não havia efetuado a prisão. Imagem ilustrativa. (Folha do Vale)