ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2015"

Apresentadora cumpre promessa e fica nua após vitória da seleção venezuelana. Assista o vídeo:

A apresentadora venezuelana Yuvi Pallares cumpriu a promessa e tirou a roupa na TV após vitória da Venezuela sobre a Colômbia. Yuvi e outras sete apresentadoras divulgaram um vídeo no dia seis, onde prometeram ficar nuas sempre que a seleção venezuelana vencesse uma partida na Copa América. Enquanto apresentava os gols da primeira rodada da competição disputada no Chile, a bela calmamente tirou as peças de roupa e deu continuidade à matéria. Ela ainda agradeceu aos telespectadores e à seleção do seu país. A Venezuela enfrentará hoje, quinta-feira (17), a seleção do Peru e encerrará a fase de grupos da competição contra o Brasil, no domingo (21).



“Ninguém precisa ter pressa", diz ministro sobre cálculo da aposentadoria

Foto: Reprodução

Durante a apresentação das novas regras de aposentadoria, o ministro da Previdência, Carlos Gabas, quis tranquilizar os trabalhadores sobre as mudanças implantadas pelo governo. Ele defende que a mudança dá previsibilidade ao trabalhador e permite a análise antes de decidir quando se aposentar. “Ninguém precisa ter pressa, as pessoas podem analisar qual a melhor alternativa, se é a fórmula e a evolução dela ou o fator previdenciário”, comparou. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, também argumentou que o cálculo da aposentadoria têm que acompanhar a evolução demográfica e social da população brasileira. “É uma parte complementar da transformação econômica, de inclusão, do maior acesso aos serviços de saúde, de qualidade de vida”, justificou. A fórmula somará o tempo de contribuição e idade para definir quando o trabalhador poderá solicitar o benefício, que será corrigido a cada dois anos. A regra tem como base a fórmula 85/95. É realizada a soma da idade com o tempo de contribuição até alcançar 85 – 30 anos de contribuição mais 55 anos de idade – para as mulheres e 95 para os homens – 35 anos de contribuição mais 60 anos de idade. A partir do ano de 2017, o cálculo será ampliado de um ponto a cada dois anos, até chegar a 90/100, em 2022.

(Metro1)



Menina de 11 anos mata mulher de 26 em briga dentro de bar em Ilhéus

Uma garota de 11 anos confessou ter matado uma jovem de 26 anos em Ilhéus, no sul da Bahia, depois de uma briga dentro de um bar na madrugada da quarta-feira (17). A mãe da garota também chegou a ser presa, porque teria se envolvido na briga, mas foi liberada por falta de provas do envolvimento na morte. A garota também foi solta por ser muito nova para cumprir medidas socioeducativa. A confusão que terminou na morte Ana Paula Santos Campos, 26 anos, começou por volta das 2h da manhã, dentro de um bar na avenida Esperança. A briga foi motivada por ciúme - segundo a garota contou na delegacia, ela estava acompanhada da mãe, dançando, e Ana Paula estava no local com o namorado. Ana Paula teria ficado com ciúmes do namorado com a garota e partiu para cima dela no banheiro. Houve uma briga e, para se defender, a garota contou que usou um canivete que trazia consigo para atacar Ana Paula. Testemunhas relataram que a menina teria atacado Ana Paula por trás, depois da briga das duas. O namorado de Ana Paula saiu do bar durante a confusão. Depois que a vítima foi agredida e esfaqueada, uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) chegou a levá-la ao Hospital Regional Luiz Viana, mas Ana Paula não resistiu aos ferimentos. As medidas socioeducativas são para jovens de 12 a 18 anos. A menina foi liberada depois de ser ouvida por ter ainda 11 anos.

(Correio da Bahia)



Neto aparece entre prefeitos da América Latina mais populares no Facebook

Além de bem avaliado nas pesquisas, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), também está com a bola cheia na internet. Acontece que o democrata apareceu em 10º lugar entre os gestores municipais da América Latina mais populares no Facebook em um estudo realizado pelo American Development Bank. Na pesquisa, o chefe do Executivo Municipal figura atrás apenas de prefeitos como os das cidades de Buenos Aires, na Argentina, Quito, no Equador e Cidade do México, no México. No Brasil, Neto aparece em primeiro lugar entre os prefeitos. ACM Neto comemorou o resultado da pesquisa em uma postagem no Instagram nesta quinta-feira (18). “Muito feliz com o resultado desse estudo do Inter-American Development Bank que avaliou a participação dos gestores municipais da América Latina nas redes sociais. Na pesquisa, apareço em 10º lugar - sendo o primeiro entre os prefeitos do Brasil. Agradeço a vocês que me ajudam, dia a dia, a construir uma cidade melhor com críticas, sugestões e tantas palavras de carinho”, escreveu.

(Metro1)



'Estamos lascados, porque não tem ninguém que defenda Brumado', protestam moradores do Jardim de Alá

O comunicado da futura cobrança de taxa de esgoto de 80% revoltou os moradores do Bairro Jardim de Alah (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um dos significados mais apropriados para o termo lascado é “partido em lascas”, então, é justamente esse o sentimento de parte dos moradores do Bairro Jardim de Alah, os quais foram surpreendidos pela Embasa com uma nova cobrança de 80% de taxa de esgotamento que passará a vigorar a partir do mês de agosto. Revoltados eles convocaram a equipe de reportagem do 97NEWS que foi ao local e constatou a veracidade da cobrança, que deixou eles muito indignados. “Como que pode uma coisa dessa, cobrar 80% de taxa de esgoto se a cidade não tem nem esgotamento” e num tom mais raivoso dispararam “isso é um ato criminoso, mas como só tem justiça para rico e não para pobre nessa cidade, nós não temos a quem apelar se não ao Grupo Alternativa, que já comprovou que é um aliado do povo”. Eles ainda declararam que “não existe ninguém que defenda Brumado, pois como pode a Embasa vir fazer uma cobrança dessas e nada é feito pelas autoridades. O que percebemos é que temos um monte de fantoches brincando de representantes do povo, que vive somente se lascando e não aprende, pois na época da eleição vai e vota nesse povo que não tem compromisso nenhum com a nossa cidade”. A equipe do 97NEWS foi a um local no bairro Urbis II onde os moradores disseram que a Embasa informou que lá é feito o tratamento de esgoto, mas o local aparenta estar totalmente abandonado. Brumado é uma das únicas cidades da Bahia com cerca de 100 mil habitantes que ainda não possuí esgotamento sanitário. O Governo do Estado só tem feito promessas vãs nos últimos tempos de que irá construir a rede de esgotamento, mas, até o momento isso foi, como diz o ditado popular “conversa para boi dormir”. Orçado atualmente em cerca de R$ 70 milhões o esgotamento parece um sonho distante, ou melhor um pesadelo vigente, que comprova que a cidade é desprezada por aqueles que dizem ser representantes do povo nas esferas estadual e federal. Confira abaixo fotos da suposta estação de tratamento de esgoto: 



Matrícula de aprovados no Sisu começa hoje na Ufba e Uneb

Começam nesta quinta-feira (17) as matrículas da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) para os alunos aprovados pelo Sisu. O processo foi adiantado pelas instituições para que os alunos do interior do estado não fossem prejudicados pelo movimento gerado pelo São João. O período indicado pelo Ministério da Educação (MEC) era dos dias 19, 22 e 23 de junho, em plena comemoração dos festejos juninos. Na Ufba, cada curso tem seu turno e dia específico para a matrícula, realizada das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, no Pavilhão de Aulas da Federação 1, em Ondina, até esta sexta (19). Já na Uneb, os candidatos devem comparecer até segunda (22), sem horário ou data específica para os cursos. Os alunos devem levar RG, CPF, uma foto 3x4, certificado de quitação com o serviço militar (no caso dos homens), comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio. Diferente de outras oito universidades federais, as instituições mantiveram a matrícula mesmo com a greve de servidores e docentes. 

Bahia Noticias



Motorista de Guanambi que transportava carga de litrão da Skol morre em acidente

O acidente aconteceu próximo à Contendas do Sincorá (Foto: Leitor 97NEWS via WhatsApp)

Os acidentes envolvendo caminhões ou carretas que transportam cargas de cerveja continuam acontecendo na região. Desta feita o novo acidente aconteceu próximo ao município de Contendas do Sincorá, na região conhecida como Pé de Serra, no final da tarde desta quarta-feira, dia 17. Segundo informações chegadas ao 97NEWS, ainda não se sabe a causa do acidente, mas se cogita que o motorista possa ter dormido ao volante e saído da estrada e capotado o caminhão. Populares que estavam praticando caminhada na estrada tentaram socorrer o motorista, mas o mesmo veio a falecer. Segundo as informações ele foi retirado da cabine, mas o pescoço estava muito mole, o que indica que possa ter tido fratura. O nome do motorista ainda não foi divulgado e a carga também não foi saqueada, como em outros acidentes que envolveram caminhões que transportavam cerveja. 



Bando armado destrói carro forte próximo a Bom Jesus da Lapa

O carro forte foi totalmente destruído na ação dos bandidos (Foto: Reprodução)

Carro Forte da PROSEGUR foi explodido na tarde desta quarta-feira (17), nas proximidades de Porto Novo, Distrito de Santana entre São Félix do Coribe e Bom Jesus da Lapa-BA. De acordo informações policiais cerca de 5 a 6 homens utilizando uma caminhonete Amarok placa policial OZD-4064, que foi tomada de assalto em Barreiras, atacaram o carro forte renderam os vigilantes e praticaram o assalto. 



Ataque a igreja de comunidade negra nos EUA mata 9

Um tiroteio em uma igreja da comunidade negra na cidade de Charleston, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, deixou nove mortos e um ferido na noite desta quarta-feira (17), informou o prefeito Joseph Riley. O ataque ocorreu por volta de 21h locais (22h em Brasília) e, segundo a polícia local, um rapaz branco abriu fogo dentro do templo. A polícia não forneceu a identificação dos mortos e do ferido. Segundo a rede “NBC”, um senador democrata estaria entre as vítimas. O reverendo Al Sharpton, líder de direitos civis em Nova York, tuitou que o senador Clementa C. Pinckney morreu no ataque. A afiliada da "CNN" na região disse que Elder James Johnson, presidente da organização de direitos civis National Action Network na região, confirmou a morte do senador. O jornal “The New York Times” informou que Pinckney é reverendo no templo, mas não soube precisar se ele estava no local no momento do ataque. As informações ainda não foram confirmadas pelas autoridades. O tiroteio ocorreu na Emanuel African Methodist Episcopal Church, uma das mais antigas da comunidade negra. Após o ataque, uma ameaça de bomba chegou à polícia local, que isolou o quarteirão onde está localizada a igreja. Em sua conta no Twitter, a polícia de Charleston afirmou que estava buscando um suspeito branco, loiro, do sexo masculino e com cerca de 21 anos. Ele teria disparado contra os fiéis da igreja durante uma cerimônia. Ele estava vestindo um moletom cinza, calça jeans e botas. O homem abriu fogo durante uma sessão de estudos bíblicos, muito frequentes nas igrejas do sul dos Estados Unidos, tanto durante a semana como aos domingos.



Brumado: Família vive drama do desabastecimento e clama por ajuda e doações

Os poucos vasilhames e a caixa que armazena apenas 500 litros não são suficientes para o consumo mensal da família que é muito grande (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Apesar dos avanços na área de distribuição hídrica na região, o drama do sertanejo na busca pelo precioso líquido ainda é uma realidade para muitas famílias, o que mostra que ainda há muito por se fazer nesta questão. A reportagem do 97NEWS esteve nesta quarta-feira, dia 17, na Fazenda Penha, na zona rural de Brumado, nas margens da BR-030 e conheceu de perto a aflição e a angústia da Família Ferreira que vive, há muitos anos, o fantasma do desabastecimento. Segundo o chefe da família Agenor Ferreira, que tem mais de 60 anos e que está enfrentando a hanseníase “o sofrimento é cada vez maior, não estamos suportando mais, já que a nossa caixa é muito pequena e quando o caminhão pipa chega para a distribuição só temos algumas vasilhas e uma caixa de água que só armazena 500 litros, o que é totalmente insuficiente todo o mês”. Com os olhos lacrimejantes ele fez um apelo citando que “nossa família é muito grande e não temos condições de construir uma caixa maior. Eu vivo somente do auxílio doença, o que dá somente para comer, então peço por caridade que nos ajudem, pois a nossa situação é realmente de grande sofrimento”.  As doações podem ser feitas pelos seguintes telefones: (77) 3441-3589 ou 9999-2434. 



Inscrição no Prouni de meio de ano termina nesta quinta-feira

O prazo para o estudante que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos no Prouni (Programa Universidade para Todos) termina às 23h59 desta quinta-feira (18). Os candidatos devem manifestar interesse pelo site do programa. O resultado da primeira chamada será divulgado em 22 de junho e no dia 6 de julho na segunda chamada. O Prouni vai oferecer 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.  As inscrições  deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni.



Brumado: Palestra sobre a Corrupção tem alunos e advogados e não população

O auditório ficou cheio de estudantes, mas a população em geral não compareceu ao evento (Foto: 97NEWS)

A participação da população brumadense nas audiências públicas é historicamente baixa e, não foi de outra forma, a presença popular no Debate Público promovido pela OAB na noite desta quarta-feira, dia 17, na Câmara de Vereadores de Brumado. Contando com uma grande participação de alunos de escolas públicas e advogados, os palestrantes discorreram com grande conhecimento de causa as causas e efeitos da corrupção, mas a plateia pareceu meio dispersa em grande parte do evento, mostrando que, apesar de extremamente oportuno, o tema não atrai o interesse da atual juventude. Considerado o câncer social do país, a Corrupção vem sendo “operacionalizada” com muita eficiência por vários grupos políticos, que vêm se mostrando cada vez mais profissionais na arte de corromper, o que projeta uma atmosfera sombria sobre o Brasil, que vem sofrendo com escândalos astronômicos como o da Petrobrás. A indiferença da população e a impunidade dos que praticam a corrupção catalisam ainda mais essa ação nefasta que delapida os cofres públicos e que causa uma péssima imagem da nação no cenário internacional. Em Brumado, apesar de não ter comprovação jurídica de atos de corrupção, segundo os comentários de bastidores, eles existem aos montes, só que as denúncias são muito poucas. Recentemente esse paradigma foi quebrado por um empreiteiro que também é político, o qual fez uma representação ao Ministério Público de uma série denúncia de esquema fraudulento nas licitações municipais, o qual deverá ser rigorosamente investigado. 



Irreconhecível, Brasil perde por 1x0 da Colômbia e escapa por pouco de goleada

Neymar se envolve em confusão com Murillo, autor do gol da vitória colombiana (Foto: Reuters)

Neymar tentava driblar todo os jogadores rivais e não soltava a bola. Era chamado de "palhaço" pela torcida colombiana quando recebia uma falta. Firmino parecia perdido dentro de campo. Já Willian era uma peça inútil, assim como Fernandinho. O técnico Dunga assistia a tudo meio incrédulo. Definitivamente, foi uma noite para a Seleção Brasileira refletir, esta de quarta-feira (17), no Estádio Monumental, na segunda rodada do Grupo C, da Copa América. Com o futebol abaixo da crítica, o Brasil perdeu para a Colômbia, por 1 a 0, gol de Jeison Murillo. E poderia ter sido mais, muito mais. O primeiro revés do técnico Dunga - depois de 11 vitórias seguidas - deixou muito preocupado os fãs canarinhos. De quebra, os adversários quebraram um jejum de 24 anos sem vitória sobre os pentacampeões. Agora, é tratar de bater a Venezuela, pela terceira rodada, domingo, às 18h30 (horário de Brasília), também na capital do Chile, para a equipe brasileira seguir viva no torneio.



Solidariedade: Locadora de mototáxi faz doação de cestas básicas em Brumado

As famílias beneficiadas ficaram muito felizes em receber as cestas básicas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os mototaxistas conhecem, como poucos, a realidade das comunidades carentes de Brumado e, devido ao confronto quase diário com cenas que realmente são comoventes, muitas vezes buscam se mobilizar e fazer a sua parte para tentar mudar essa situação. Dentro deste contexto social, a Locadora Locarápido, resolveu agir e iniciou uma grande campanha de arrecadação de alimentos e, nesta quarta-feira, dia 17, fez algumas entregas a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. A equipe de reportagem do 97NEWS acompanhou algumas entregas em residências no Bairro Urbis II. Uma situação comovente aconteceu na casa da dona-de-casa Ana Maria de Souza Lopes (foto abaixo), que relatou que “é um milagre, é um milagre, pois hoje mesmo eu fui à casa de uma vizinha para pedir comida” e, com lágrimas nos olhos continuou balbuciando “vivemos só do Bolsa Família, meu marido não consegue trabalho e foi catar café para não morrermos de fome”. O proprietário da locadora, Juarez Silva, também muito emocionado relatou que “estamos fazendo a nossa parte, pois conhecemos a realidade social de nosso município, então, estamos abertos às doações, pois queremos cumprir a missão de ajudar o próximo”. Todos os que quiserem participar da campanha de doações podem procurar a locadora que fica localizada na Rua Fidelcino Santos, 211 (Bairro das Flores) ou telefonar para os números: (77) 3441-2589 ou 9999-3434.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Se a Moda Pega: Contra altos impostos, bordel oferece sexo e bebidas grátis

(Foto: Reprodução)

A alta dos impostos vêm provocando atitudes drásticas em todo o mundo, a exemplo, da Áustria. Como forma de protesto, o dono do bordel Pascha, em Salzburgo, com filiais em outras cidades do país e na Alemanha, passou a oferecer programas e bebidas grártis para os clientes do estabelecimento. Segundo o dono do bordel, o valor que já vem sendo cob rado há 10 anos, é de quase 4 milhões de euros - R$ 14 milhões de reais, o que considera injusto. Apesar da "promoção", o empresário garantiu que as garotas de programa não serão prejudicadas e que serão compensadas com o que ganhariam com os clientes. A prostituição é considerada uma profissão legal e regulamentada na Áustria. (Bocão News)



Padre Marcelo Rossi fala como se curou de grave depressão: "perdi o colorido da vida"

A força das músicas com coreografias ficou nos anos 2000. O ritmo da música Erguei as Mãos, do padre Marcelo Rossi, 48 anos, deu lugar à escrita das palavras sobre a luta contra a depressão. Hoje, o viço na pele do ex-profissional em Educação Física, que se tornou padre após a morte de um primo e um câncer de uma tia, não é mais o mesmo de 1998, quando ele estourou no Brasil como fenômeno artístico e religioso. Deste então, já vendeu 12 milhões de livros e 16 milhões de discos. Ontem, o religioso esteve em Salvador para lançar seu terceiro livro, Philia - Derrote a Depressão, a Ansiedade, o Medo e Outros Problemas Aplicando o Philia no Seu Dia a Dia (Principium/Globo Livros), que reuniu centenas de pessoas na livraria Saraiva do Shopping da Bahia. “Eu perdi o colorido da vida. Eu perdi a cor”, conta o padre ao falar sobre o tema do livro. Em visita ao Correio, acompanhado por sua mãe, dona Vilma Rossi, o padre relatou que escondeu de todos o que estava passando. “Me culpei por não ter percebido”, confidenciou dona Vilma. A obra, que já vendeu 900 mil exemplares desde fevereiro, narra como o padre se recuperou da doença, que o fez perder 60 kg, em 2013. Em cada lançamento realizado pelo padre chegam a ser comercializados entre 2 e 5 mil livros. O dinheiro das vendas é revertido para realização de obras no santuário onde ele é pároco, em São Paulo. Confira abaixo a entrevista onde o padre ainda fala sobre fé e religião. Nos seus três livros - Ágape, Kairós e Philia, há uma continuidade no raciocínio de ajuda às pessoas. Neste último, o foco é a depressão e como o senhor se curou.

O que desencadeou seu processo depressivo? 

O sacerdote – função que eu completo agora 21 anos - é um depósito de lixo porque você lida com a miséria humana: desde uma jovem que foi abusada pelo pai até uma enfermidade. São muitos problemas que chegam até os padres. Mas, o padre não pode esquecer que o ser humano é corpo, mente e espírito. Acontece que eu me descuidei da ginástica. Quando eu me lesionei, em 2010, parei de fazer ginástica. Não me relaxei da oração, mas com a falta da ginástica e o excesso da somatização dos problemas, caí em depressão.

Qual era seu conhecimento anterior sobre a depressão? - Para mim, depressão era frescura. Eu já lidei com muitas pessoas com depressão e eram pessoas que tinham tudo. Mas Deus me permitiu passar por isso. Eu perdi o colorido da vida. Eu perdi a cor. Foram 7 meses e 22 dias em que eu tive problema de insônia. Foram muitas noites tristes e sem dormir.

O senhor atribui sua cura essencialmente ao poder da oração. Como muitos se inspiram na sua história, não teme influenciar pessoas a abandonar os tratamentos médicos? - O louvor liberta e eu comecei a fazer uma coisa que eu tinha esquecido. Foi através do louvor que comecei a sair da depressão. Não tomei nenhum antidepressivo. Tomei muitos outros remédios (anti-inflamatórios), que me fizeram inchar. Cheguei a pesar 128 quilos. Depois, fiz uma dieta maluca que era só hambúrguer e salada. Cheguei a pesar 60 e poucos quilos. O que eu recomendo é que as pessoas sempre busquem um profissional da saúde. Mas, tem que ter cuidado para não ficar só dopado de remédios. A depressão é o mal do milênio.

A depressão mudou a sua forma de cuidar da saúde? - Não corro mais e não faço musculação. Em casa, tenho uma academia montada que tem R$ 1 milhão em aparelhos, mas não quero fazer mais peso. Agora faço esteira por uma 1 hora e meia e na caminhada, eu rezo o rosário. Antes, eu fazia atividade vendo filmes. Agora, troquei pela oração. 

Nos anos 1990 e 2000, o senhor era a maior referência artística católica do Brasil. Seu processo de depressão começou em 2012 quando surgiram outros religiosos nesse perfil. Isso teve relação? - Ao contrário. Eu sou padre. Meu querido amigo padre Fábio (de Melo) é cantor. Sempre deixei bem claro isso. Fiquei deprimido por querer abraçar o mundo. Os outros padres são meus amigos e sempre que posso os aconselho e falo do que passei, por ter sido um dos primeiros na mídia.

O senhor começou com um ritmo bem frenético das canções e coreografias e no último CD o foco são as músicas de contemplação. O que mudou? - Eu fui levado para o louvor contemplativo. Nesse CD, eu estava saindo da depressão e por isso tem esse tom. Agora, vou te dizer em primeira mão. Eu vou fazer um livro de colorir. Já está quase pronto. Vou lançar dia 14 de julho. Será voltado para a pessoa adulta com depressão. O livro é antiestresse. É a continuação do Philia. Será uma terapia pela pintura. Para mim, a terapia é a ginástica e não descarto para ninguém porque ela provoca endorfina. Só chocolate dá isso, mas chocolate engorda. 

Em 2013, o papa Francisco declarou que “Se uma pessoa é gay e busca Deus”, ele não poderia julgá-la. Qual sua opinião sobre homossexuais e famílias formadas por casais gays? - Na verdade, cada um na sua área. A minha área é a evangelização. Isso aí você tem que perguntar a um padre que seja professor de moral, porque ele vai poder explicar claramente o que o nosso papa quer, a acolhida. Santo Agostinho já falava isso: é preciso acolher a pessoa e não o pecado.

Como o senhor percebe a ação e avanço de outras igrejas que têm, em alguns casos, a liderança de pastores com posturas radicais, homofóbicas e machistas? - Temos em todo mundo 1,2 bilhão de católicos. Mais do que nunca é preciso trazer de volta essas pessoas para a Igreja. Temos que evangelizar os batizados. Aqui na Bahia tem um sincretismo mais fácil. Mas, infelizmente, existe o fanatismo. Esses discursos são incoerentes. O próprio Jesus disse amai aos inimigos. Não se pode ir contra isso. O fanatismo acaba colocando a palavra do pastor como mais valiosa do que o que está escrito na Bíblia.

O senhor tem algum santo de devoção? - Todos. Eu procuro rezar e estudar todas as histórias dos santos. Todos têm um exemplo a seguir e inspirar como Irmã Dulce e Madre Tereza de Calcutá. O santo é aquele que quer viver a vida de Jesus e enxergar Jesus no outro. 

CONTINUE LENDO


Itaquaraí: Aluno é imprensado por ônibus escolar e tem que ser hospitalizado às pressas

Os alunos e professores ficaram muito assustados, pois pensaram que o pneu do ônibus tinha passado por cima da criança (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O Distrito de Itaquaraí, mais especificamente, a frente da Escola Municipal Clemente Gomes, quase foi palco de uma tragédia na manhã desta quarta-feira, dia 17, onde um aluno de 08 anos acabou sofrendo um acidente com o ônibus escolar, o qual era conduzido pela sua tia. A reportagem do 97NEWS esteve no local e ouviu várias testemunhas que relataram que o aluno, estava fora do ônibus escolar na hora em que o coletivo estava saindo, então, a motorista percebeu e voltou, foi justamente nessa hora que o aluno estava subindo para o ônibus e acabou sendo imprensado pela lateral do veículo e caindo no meio fio tendo várias escoriações. O pânico foi geral entre alunos e professoras, que acionaram o SAMU 192 que chegou rapidamente ao local e removeu o aluno para o Hospital Magalhães Neto. Segundo as informações colhidas pela nossa equipe o aluno passa bem, já fez o raioX e não constou fraturas e tudo não passou de um grande susto. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Sancionada lei que endurece acesso ao seguro-desemprego

 presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 13.134, que altera as normas de acesso ao seguro-desemprego, tornando-as mais rígidas. A sanção foi publicada nesta quarta-feira (17), no "Diário Oficial da União", As novas regras foram propostas pelo governo federal, por meio de Medida Provisória, e aprovadas pelo Congresso Nacional. Com alterações, que fazem parte do ajuste fiscal, governo gastará menos com o pagamento do seguro-desemprego. Foi vetada pela presidente, porém, a regra que endurecia o acesso ao abono salarial. A norma, proposta inicialmente pelo governo e aprovada pelo Congresso, exigia que, para terem direito ao abono salarial, os trabalhadores tivessem exercido atividade remunerada por, pelo menos, 90 dias no ano-base, e recebessem até dois salários mínimos médios de remuneração mensal noperíodo trabalhado. Com isso, permanece em vigência a regra anterior, na qual o abono é pago para quem trabalhar por pelo menos 30 dias. "A adoção do veto decorre de acordo realizado durante a tramitação da medida no Senado Federal, o que deixará a questão para ser analisada pelo Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social, criado pelo Decreto no 8.443, de 30 de abril de 2015", justificou o governo. 

Ajuste fiscal - Juntamente com a alteração das regras de acesso aos benefícios previdenciários, como pensão por morte, as mudanças no seguro-desemprego e no abono salarial fazem parte do processo de ajuste das contas públicas. O governo espera gastar menos recursos com o pagamento destes benefícios. Inicialmente, a estimativa era que a limitação nos benefíicios poderia gerar uma economia nos gastos obrigatórios de R$ 18 bilhões por ano. Com as mudanças, fruto de acordo com o governo federal no Congresso, a economia será menor: de R$ 14,5 bilhões a R$ 15 bilhões por ano, segundo cálculos divulgados pelo Ministério do Planejamento em maio.

Veto sobre o trabalhador rural - A presidente da República também decidiu vetar o artigo quarto, que dizia que teria direito ao seguro-desemprego o trabalhador rural desempregado dispensado sem justa causa que comprovasse ter recebido salários de pessoa jurídica ou de pessoa física, a ela equiparada, relativos a cada um dos seis meses imediatamente anteriores à data de dispensa; ou ter sido empregado de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada, durante pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses; entre outras regras. "A medida resultaria em critérios diferenciados, inclusive mais restritivos, para a percepção do benefício do seguro-desemprego pelo trabalhador rural, resultando em quebra da isonomia em relação ao trabalhador urbano. Além disso, a proposta não traz parâmetros acerca dos valores e do número de parcelas a serem pagas, o que inviabilizaria sua execução", informou o governo.

Seguro-desemprego - Com a publicação da nova lei, o trabalhador terá direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses. O prazo inicial proposto pelo governo era de 18 meses de trabalho para poder ter acesso ao benefício. Antes da vigência da Medida Provisória, no fim de fevereiro, o trabalhador precisava de apenas seis meses. Para poder pedir o benefício pela segunda vez, a lei estipula que o trabalhador tenha nove meses de atividade nos últimos doze meses. Antes, esse prazo exigido era de seis meses de trabalho, e o governo queria ampliar, inicialmente, para 12 meses. A proposta mantém a regra prevista na MP (seis meses) se o trabalhador requisitar o benefício pela terceira vez.

Abono salarial - O abono salarial equivale a um salário mínimo vigente e é pago anualmente aos trabalhadores que recebem remuneração mensal de até dois salários mínimos. Atualmente o dinheiro é pago a quem tenha exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias consecutivos ou não, no ano. Essa regra permanecerá.

Seguro-defeso - Para o seguro-defeso, pago ao pescador durante o período em que a pesca é proibida, foi mantida a regra vigente antes da edição da medida provisória – o pescador necessita ter ao menos um ano de registro na categoria. A intenção do governo era aumentar essa exigência para três anos.

Pagamento retroativo - O Ministério do Trabalho informou ao G1 nesta terça-feira (16) que o governo federal estuda pagar parcelas retroativas do seguro-desemprego a parte dos trabalhadores que tiveram o benefício negado durante a vigência da medida provisória 665, que alterou as regras de acesso ao auxílio trabalhista. O texto original da MP 665, editado pelo Executivo federal em 30 de dezembro, com aplicação a partir do fim de fevereiro, exigia ao menos 18 meses de atividade para que o trabalhador pudesse solicitar o seguro-desemprego. Em meio à tramitação do texto na Câmara, os deputados alteraram a proposta do Executivo, reduzindo para 12 meses o prazo mínimo de atividade para solicitar o seguro-desemprego. A mudança foi avaliada posteriormente pelos senadores. Dessa forma, um trabalhador que, por exemplo, esteve empregado por 13 meses e pediu o benefício nos últimos meses, teve a solicitação negada pelo governo. O órgão avalia, segundo informou a assessoria, a possibilidade de trabalhadores que tiveram o pedido negado encaminharem novamente a solicitação. O governo não informou quantos brasileiros fazem parte do grupo que poderia fazer um novo pedido de acesso ao benefício.

(G1)

CONTINUE LENDO


Ronaldinho Gaúcho afirma que não assiste seleção brasileira: 'Não gosto'

Foto: Reprodução

Nome de referência na seleção brasileira na última década, Ronaldinho Gaúcho, que hoje atua no Querétaro, do México, afirmou que não acompanha os jogos do time canarinho nesta terça-feira (16). "Não gosto de acompanhar. Gosto de ver os melhores momentos, não tenho paciência de ver os 90 minutos. Espero que a seleção ganhe e desejo sorte, mas não tenho muito a opinar", afirmou o atleta, durante um evento realizado no Museu Pelé, onde colocou os pés na calçada da fama. Estreante na seleção brasileira em 1999, Ronaldinho Gaúcho conquistou a Copa do Mundo de 2002 e a Copa das Confederações em 2005.

Bahia Notícias



Palestra de Combate à Corrupção acontecerá na noite de hoje (17) na Câmara de Vereadores de Brumado

(Divulgação)

A população brasileira tem demonstrado estar muito incomodada com a corrupção desenfreada, como se percebe nas redes sociais. Questiona-se, porém, o que de fato ela tem feito para conter tal prática? O cidadão pode agir em relação a isso, ou deve esperar apenas pela atuação das autoridades? A palestra “Instrumentos eficazes no combate à corrupção”, que será apresentada na Câmara de Vereadores de Brumado (Rua Abias Azevedo, no. 145, Bairro Monsenhor Fagundes), em evento aberto ao público, que acontecerá na noite de hoje, dia 17 de junho, às 19:00h, objetiva eliminar os quatro fatores que mais afastam a população de uma participação efetiva, na opinião do ministrante, Waldir Santos, que é Advogado da União e Presidente do Tribunal de Ética da OAB/BA: a falta de informação, o medo, a falta de tempo e a descrença na efetividade das leis e da Justiça. O modelo apresentado pelo advogado propõe uma atuação globalizada (www.conselhodecidadaos.com.br), integrante de um sistema em que o cidadão não atua em relação ao município em que reside, o que, sem exigir que a pessoa se desloque de onde mora, já que todas as informações e meios de comunicação se encontram na internet, torna mais efetiva a tarefa. 

Na mesma oportunidade será apresentado o plano de combate à corrupção aprovado pelo Conselho Federal da OAB e discutidos diversos aspectos da corrupção como elemento dificultador da atuação do advogado. Na apresentação do tema, a cargo do Conselheiro da OAB e Presidente da Comissão de Comissão Especial de Combate à Corrupção, Domingo Arjones, serão apresentados dados a respeito da trágica situação por que passa o judiciário baiano, e propostas as soluções que permitirão aos advogados o pleno exercício da sua função na sociedade, protegendo a vida, a liberdade e o patrimônio, entre outros direitos dos cidadãos. O propósito da OAB é mobilizar a população de todas as regiões da Bahia para que sejam colocadas em prática as propostas aprovadas pelo Conselho Federal, envolvendo não somente os advogados, mas todos os cidadãos em ações mais concretas contra a corrupção, em substituição ou paralelamente às atuais manifestações de indignação via redes sociais. A abordagem do tema irá mostrar que atitudes e medidas simples podem dificultar muito a prática de atos de improbidade pelos que detêm o poder ou se utilizam da proximidade dos maus gestores para obter benefícios econômicos indevidos. A utilização, mesmo por leigo, das excelentes ferramentas jurídicas atualmente disponíveis para reduzir a corrupção pode transformar a administração pública em um campo desinteressante para práticas lesivas aos justos interesses da sociedade. A palestra é uma boa oportunidade de promover um debate produtivo com os cidadãos de toda a Bahia, sobre tema relevantíssimo para a sociedade. 

CONTINUE LENDO