ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2015"

Brumado: Policiais da PETO B efetuam prisão em flagrante de homem que estava com tablete de maconha

(foto: Divulgação Polícia Militar)

Durante abordagem feita por Policiais Militares da 34° CIPM, que são integrantes da PETOB, foi preso em flagrante Fabio Souza dos Santos de 45 anos. O mesmo retinha em sua posse um tablete de maconha prensada, que foi apreendida e levada junto com ele para a Depol. Segundo informações ele já tinha passagem policial e já está à disposição da Justiça. 



Brumado: PM faz abordagens na manhã de hoje (27) visando o combate ao uso criminoso das motocicletas

As abordagens aconteceram na região central da cidade (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As motocicletas, segundo dados da própria Polícia, são utilizadas em quase 100% dos crimes que acontecem em Brumado, então, buscando reverter esse quadro e combater o uso criminoso das mesmas, foi criado pela 34ª CIPM o PFT – Posto de Fiscalização ao Trânsito. Na manhã deste sábado, dia 27, o aspirante PM Aguiar, juntamente com o soldado PM Scabini (foto abaixo) fizeram várias abordagens pelo PFT na região central da cidade, onde vários motociclistas foram orientados, além de algumas apreensões de motocicletas suspeitas. A ação será executada com muita amplitude a partir de agora na cidade, o que deverá inibir a ação de bandidos que utilizam a motocicleta para a prática dos seus delitos. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Itaquaraí: Curto Circuito causa incêndio em residência

Vários objetos foram da pelas chamas (Fotos: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Um fato nada comum aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 26, no Distrito de Itaquaraí em Brumado, onde uma residência acabou pegando fogo. As informações chegadas à redação do 97NEWS deram conta que o fogo foi provocado por um curto circuito. A residência pertence a aposentada Zenilda Rosa da Silva, que, no momento do incêndio estava junto com a sua família no quintal da casa e tomou um grande susto quando entrou dentro do recinto e viu as chamas consumirem os seus objetos como camas, sofá e armários. Os prejuízos foram grandes e a família está buscando ajuda, pois não tem grandes recursos financeiros. Ninguém se feriu no incidente. 



Porto Seguro: Homem é assassinado dentro de uma BMW

(Foto: Reprodução)

Homem é executado com vários tiros, dentro de uma BMW, junto a  quadra do Bairro Campinho, em Porto Seguro. A vítima foi identificada como  Fábio de Oliveira, de 36 anos, natural da cidade de Itagimirim.  Fábio conduzia o veículo quando parou para falar com alguém que entrou no carro pelo lado do carona. Neste momento ele foi surpreendido por um homem armado que efetuou vários disparos à queima roupa. A BMW, de placa FQL – 3838, licença de Conceição do Coité, na Bahia, ficou ligada. As marcas de sangue se espalharam pelo veículo.



Liminar determina retirada do vídeo do corpo de Cristiano Araújo da internet

(Foto: Reprodução)

Uma liminar da justiça divulgada nesta sexta-feira (26) determina a retirada do vídeo que mostra o corpo do cantor Cristiano Araújo do Google e do Facebook. As imagens, que se espalharam rapidamente pelas redes sociais, mostram o momento em que o cantor estava sendo preparado para o sepultamento. A decisão é do juiz William Fabian, da 3ª Vara de Família de Goiânia. De acordo com o jornal goiano 'O Popular' a advogada da família e da equipe de Cristiano, Lorena Silvério Pereira Mendonça, informou que será encaminhada uma precatória para o Estado de São Paulo e as empresas serão notificadas da liminar. Será aplicada uma multa no valor de R$ 10 mil por cada dia de desobediência, caso haja descumprimento da decisão.



Vitória da Conquista: PM é baleado na cabeça; suspeita é que tiro tenha sido acidental

(Foto: Reprodução Whatsapp)

Um soldado da Polícia Militar está internado depois de ser baleado na cabeça na tarde desta sexta-feira (26) em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, segundo informações da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, da cidade, onde ele é lotado. Segundo as informações, o soldado Sousa teria sido baleado acidentalmente no banheiro de uma padaria da cidade. Ele estava trabalhando no serviço de motos da companhia quando foi usar o sanitário do estabelecimento. Colegas que estavam do lado de fora ouviram o barulho do disparo e tiveram que arrombar a porta do banheiro para socorrê-lo. A suspeita é que o disparo tenha acontecido acidentalmente, quando a arma do soldado caiu, mas segundo nota da Polícia Militar as circunstâncias ainda são investigadas. "Aguardamos informações sobre o estado de saúde do soldado e como o fato ocorreu", diz o texto. O PM foi socorrido para o Hospital Samur. Não há detalhes sobre sua saúde. 



Facebook permite colocar cores de causa gay em foto de perfil

(Foto: Reprodução Facebook)

Para comemorar a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que liberou a união entre pessoas do mesmo sexo em todo o território do país nesta sexta-feira (26), o Facebook inaugurou uma ferramenta que permite aplicar as cores da bandeira da causa gay na foto de perfil da rede social. Os usuários que quiserem demonstrar apoio à decisão da Justiça dos Estados Unidos devem acessar a rede social e entrar na páginafacebook.com/celebratepride. Após isso, aparecerá uma caixa de diálogo perguntando se a pessoa quer estilizar sua foto do perfil ou não. No Twitter, onde a notícia apareceu primeiro, a hashtag usada pelo presidente Barack Obama ao anunciar a notícia foi modificada pela empresa: #LoveWins e #Pride passaram a ter um coração e uma bandeira de arco-íris ao lado delas, respectivamente. O perfil principal da empresa também alterou o avatar para deixá-lo um pouco mais colorido. Outras companhias da web também comemoraram, como o Uber, que passou a exibir o arco-íris no ícone dos carros, o Spotify, que preparou uma playlist especial, e o YouTube, que preparou um vídeo com diversas personalidades "saindo do armário".



Por pouco não aconteceu uma tragédia na tarde desta sexta-feira (26) na Serra de Rio de Contas

O caminhão perdeu a direção e acabou atingindo o veículo depois parou na pista de forma transversal (Foto: Leitor 97NEWS via whatsapp)

Uma carreta que acabou ficando desgovernada quase provocou uma tragédia na tarde desta sexta-feira, dia 26, em uma das curvas da Serra de Rio de Contas, onde, inclusive, acontecem acidentes constantes. Segundo informações chegadas à redação do 97NEWS o motorista de um caminhão carregado perdeu o controle e fez de tudo para evitar o tombamento, mas nessas manobras arriscadas acabou colidindo com um veículo de passeio no qual estavam o motorista e mais dois passageiros, que, por sorte, só tiveram ferimentos leves, apesar do forte impacto (foto abaixo). O SAMU 192 e a PRE chegaram ao local, que é um trecho perigoso, para controlar o tráfego. As causas do acidente não foram divulgadas, mas presume-se que a carreta teria tido uma falha no sistema de frenagem o que obrigou o motorista a fazer a manobra arriscada. 

(Foto: Leitor 97NEWS via whatsapp)


Brumado: Pedreiro acusa SMTT de abuso de poder em lhe aplicar duas multas em apenas um minuto

O pedreiro se diz injustiçado pelo órgão que lhe aplicou duas multas no mesmo minuto (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

É meio complicado para entender como um motociclista pode tomar duas multas, em apenas um minuto, na mesma rua e por infrações diferentes. Mas esse fato aconteceu em Brumado, com o pedreiro Edésio de Jesus dos Santos, que procurou a redação do 97NEWS para retratar o seu problema. Ele explicou que “quando fui pagar o IPVA de minha moto fui informado que tinha duas multas sem pagar, quando fui examinar eram duas multas no mesmo dia, na mesma rua e por dois motivos diferentes, o primeiro porque o garupa estava sem capacete, o que nunca acontece comigo, pois sou bem cuidadoso nesse respeito; e a segunda por estar transportando carga excessiva, o que é um absurdo sem tamanho”. Nervoso e agitado ele ainda citou que “eu fui ao SMTT e falei com o funcionário Valdir que me informou que eu me reunisse com o juiz para recorrer, mas como um pedreiro tem tempo de se reunir com o juiz, pois só tem tempo para o trabalho e fazer massa”. Ele finalizou dizendo que “eu fui injustiçado, pois essas infrações não existiram. Está havendo abuso de poder por parte desse órgão, pois como é possível tomar duas multas, por motivos diferentes em apenas um minuto. Isso só acontece aqui em Brumado e em nenhum outro lugar do mundo”. 



São João do São Félix e da Malhada Branca contou com o apoio do microempresário Bizunga Ramos

(Foto: Divulgação)

Para a realização dos festejos juninos nos bairros, as comunidades têm que buscar apoios de parceiros, pois se não for dessa forma a festa acaba não acontecendo. Nesse ano, onde uma crise financeira vem afetando a tudo e a todos, ficou ainda mais difícil, mas graças ao apoio de entidades e de empresários, as festas acabaram acontecendo. Um dos que mais se destacaram nesse sentido foi o microempresário Bizunga Ramos, que fez questão também de dar o seu apoio aos festejos do Bairro São Félix e da Malhada Branca. A Rádio Alternativa FM também foi parceira do evento, já que existe um planejamento dentro da emissora para apoiar eventos culturais que acontecem no município. Ele que reside na junção desses bairros é um fiel parceiro de longa data desses eventos e nesse ano de 2015 participou ativamente das festividades. No dia 23 compareceu ao São João do São Félix, que contou com a presença do forrozeiro Jorginho dos Teclados e no dia 24 esteve na Malhada Branca, onde Celino & Banda fizeram a festa. “Foram duas festas muito boas, onde todos brincaram e se divertiram a valer. Parabéns aos organizadores e essas duas comunidades que realizaram em grande estilo os seus festejos juninos”. 



Aécio Neves se torna alvo do MPF por não repassar R$ 14 bilhões para saúde em Minas

Uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) cobra do Estado de Minas Gerais o repasse de R$ 14,2 bilhões para a área de saúde, que deveria ter sido investido entre os anos de 2003 e 2012. Neste período, Minas Gerais era governada pelos tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia, atualmente senadores. O não investimento do recurso caracteriza não cumprimento da Emenda Constitucional 29, que obriga aplicação mínima de 12% do orçamento na área. A Procuradoria afirma que no período de dez anos aconteceram manobras para aparentar que houve o cumprimento da emenda. De acordo com os cálculos do MPF, deixaram de serem aplicados R$ 9,5 bilhões no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo governo mineiro, quantia que, em valores atualizados, corresponde a um desfalque de R$ 14,2 bilhões. Para inflar os dados, os governos tucanos incluíram gastos estranhos à saúde para simular o cumprimento da norma. Ainda foram constatadas despesas com “animais e vegetais”. Também foram detectados “serviços veterinários” prestados a um canil da Polícia Militar. O governo ainda teria lançado como gasto em saúde investimentos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O MPF afirma que os custeios da Copasa são feitos com recursos oriundos das tarifas pagas pelos consumidores, e que a companhia não integra o orçamento do Estado, por ser pessoa jurídica. O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), em dezembro de 2010, chegou a ajuizar uma ação civil pública por improbidade administrativa ao ex-governador Aécio Neves e Maria da Conceição Barros de Rezende, então contadora-geral do Estado, por causa das inclusões de despesas da Copasa no cálculo do mínimo constitucional.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), em grau de recurso, determinou a intimação do então procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques, para endossar a ação inicial. Para os desembargadores, a competência era do procurador-geral. Torres, entretanto, se negou a assinar a petição sob a alegação de que não havia lesão ao patrimônio público. Em 2014, Torres assumiu a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do governo de Alberto Pinto Coelho (PP), vice de Anastasia que assumiu o governo quando o tucano deixou o cargo. Ao Estadão, o PSDB de Minas afirmou que os cálculos feitos pelos governos tucanos sãos os mesmos adotados pelo governo federal. O partido ainda diz que as contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

CONTINUE LENDO


'Eu não renunciei', diz Blatter sobre a presidência da Fifa

Foto: Reprodução

"Eu não renunciei". Foi assim que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, explicou a um grupo de dirigentes na noite da última quinta-feira (25) o que ele teria feito no dia 2 de junho quando anunciou a convocação de novas eleições para o comando da entidade, decisão tomada apenas quatro dias depois de vencer o pleito para seu quinto mandato. Segundo o jornal suíço Blick, Blatter participou de uma festa para marcar o lançamento de um museu da Fifa. Com 79 anos, seu reinado passou pelo mais sério abalo quando, no dia 27 de maio, sete dirigentes foram presos em Zurique, entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF. "Eu não renunciei", teria dito o suíço a seus interlocutores. "Eu me coloquei e coloquei meu gabinete nas mãos do Congresso da Fifa", explicou. Sua ideia é a de convocar uma eleição extraordinária entre dezembro e fevereiro. Até lá, Blatter pretender fazer uma reforma na Fifa, algo que não conseguiu durante 17 anos no poder. Durante seu discurso do dia 2 de junho, Blatter de fato não usou a palavra "renúncia". Mas insistiu que "não seria candidato". Ele também deixou claro que "não acha que tem o mandato de todo o mundo do futebol" para continuar. Agora, pessoas próximas a ele apontam que o cartola estaria repensando sua decisão e tentando construir alianças principalmente na África e Ásia. Fontes também apontam que dirigentes aliados a ele estariam dispostos a apresentar seu nome como o único que poderia ter o apoio de mais de 50% dos membros da Fifa. 

A reviravolta deixou até mesmo seus assessores em estado de alerta. Ex-diretor de comunicação da Fifa. Walter de Gregorio foi demitido depois que se opôs a uma eventual volta do suíço ao cargo. Já o auditor da Fifa e que conduz o processo eleitoral, Domenico Scala, deixou claro que uma reforma da entidade apenas pode ocorrer se Blatter deixar o cargo.

PRESO - Apesar de continuar no poder, Blatter passou todo o mês fechado em Zurique. Não viajou para acompanhar o Mundial Sub-20 na Nova Zelândia, para a Copa América, no Chile, ou ao Mundial Feminino, no Canadá. Seus advogados temem que ele possa ser interrogado à pedido do FBI e detido fora da Suíça.Insistindo que não tem qualquer relação com os casos de corrupção, Blatter ainda assim contratou um dos principais advogados criminalistas dos Estados Unidos para o defender. Na Suíça, o Ministério Público deixou claro que poderá interrogar a cartola.

CONTINUE LENDO


Tarifa de transporte rodoviário terá aumento de 7,7% em julho

As tarifas de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros será reajustada em 7,7% a partir do dia 1º de julho de 2015. A autorização foi publicada nesta sexta-feira (26) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Diário Oficial da União. De acordo com a resolução da ANTT, os novos valores serão aplicados sob a justificativa de “manter o equilíbrio econômico-financeiro das permissionárias [empresas que possuem permissão ou licença, autorizadas pela justiça] e autorizatárias [empresas autorizadas pela ANTT a prestar temporariamente o serviço, ainda que sem a realização de processo licitatório]” desse tipo de transporte. O reajuste não será aplicado para transportes rodoviário interestadual e internacional semiurbano. Nesse caso, as tarifas são determinadas de forma diferenciada por meio de ato específico. Para definir os novos valores, a agência adotou coeficientes tarifários máximos a partir de cálculos que levam em consideração elementos como itens de custos (instalações, equipamentos, pessoal, depreciação de material, remuneração de capital, combustíveis, lubrificantes, pneus, peças, acessórios e administração), parâmetros operacionais (percurso médio anual, índice de aproveitamento, lotação média da frota e fator redutor de encomendas) e adicionais de incidente (tributos, seguros, gratuidades instituídas por lei). 

Agência Brasil



Servidores do TCE e AL-BA entram com ação popular contra Marcelo Nilo

Foto: Reprodução

Os servidores do Tribunal de Contas e do Estado da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) ajuízam Ação Popular contra ato do presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT), que contratou um escritório de advocacia em Brasília pelo valor de R$ 200 mil para ingressar com ação de descumprimento de preceito constitucional contra os servidores do Legislativo. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (Sindsalba), Flávio Abreu, a ação refere-se à incorporação de aumento diferenciado a um grupo de 66 servidores ativos e aposentados da Assembleia. Os acionantes apontam também que a contratação foi feita sem licitação e que o valor é maior do que a tabela da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para esse tipo de atuação nos Tribunais Superiores, que não ultrapassaria R$ 10 mil. Para os servidores, o escritório não deveria ser contratado já que a AL-BA possui corpo jurídico próprio, e também procurador do Estado lotado em Brasília, Bruno Espinheira. Além da ação popular, o grupo protocolou três representações apresentadas pelo Sindsalba ao Ministério Público do Estado, Federal e ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). O processo foi distribuído para a 7ª Vara da Fazenda Pública. De acordo com Flávio Abreu, a expectativa é de que a Justiça baiana suspenda, por meio de liminar. "Esperamos que a Ação Popular possa condenar o deputado Marcelo Nilo por ato ilegal e lesivo ao Erário Público”, disse, para acrescentar: "Quando isto já ocorreu na Bahia? Quando servidores públicos da própria AL-BA e do TCE tiveram essa coragem?", conclui. Segundo o advogado Marcel Torres, responsável pelo processo, a novidade do caso está no próprio ingresso com ação popular, que seria um mecanismo jurídico constitucional “tão grave” que se os autores desistirem dela por qualquer razão, o Ministério Público passa a ser o autor da Ação Popular, obrigatoriamente.

Bahia Notícias



MEC anuncia reabertura de vagas do Fies e novos critérios de seleção

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro anunciou nesta sexta-feira (26) a segunda edição de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa terá 61,5 mil novos contratos e passa por mudanças. O edital deverá ser publicado dia 3 de julho no Diário Oficial da União. Para o segundo semestre, haverá reajuste na taxa de juros que passa de 3,4% para 6% ao mês e existirá um limite máximo de vagas por ano. Além disso, serão priorizadas as vagas que seguirem os seguintes critérios: cursos de maior qualidade, com notas 5 e 4; áreas de formação de interesse da sociedade e da economia brasileira, como engenharia, formação de professores e áreas de saúde; destaque a alunos matriculados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país (excluindo Distrito Federal), buscando reduzir as desigualdades regionais. O Fies financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições particulares. Vale lembrar que em março deste ano entraram em vigor novas regras nas quais estudantes precisam ter tirado nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter obtido nota zero na redação.

Metro1



"Um vacilo", disse funcionária que gravou vídeo de Cristiano Araújo; polícia indiciou dois

Os funcionários que gravaram um vídeo mostrando a preparação do corpo do cantor Crristiano Araújo, que morreu em um acidente de carro na quarta-feira (24), serão indiciados pela polícia e podem receber pena de até três anos de prisão. A clínica onde eles trabalham também divulgou, em nota enviada à imprensa, que eles serão demitidos por justa causa. Uma terceira pessoa que teria compartilhado o vídeo nas redes sociais também poderá ser indiciada. As imagens, que foram divulgadas nas redes sociais ontem (25), causaram revolta nos fãs do sertanejo, que reclamaram na página do Facebook da Clínica Oeste, para onde o corpo de Cristiano foi levado. Os funcionários, identificados como Marco Antônio Ramos, 41 anos, e Márcia Valéria dos Santos, 39, serão indiciados pela Polícia Civil de Goiás. Eles já prestaram depoimento sobre o caso e foram liberados. Os técnicos em tanatopraxia (procedimento de retirada dos fluidos do corpo para o enterro) vão responder por vilipêndio a cadáver, um crime que consiste em "profanar, desrespeitar e ultrajar o cadáver". Eles também serão demitidos por justa causa. Se condenados, eles podem pegar de um a três anos de detenção e multa. De acordo com o titular do 4ª Distrito Policial de Goiânia, Eli José de Oliveira, a funcionária que aparece nas imagens admitiu ter errado ao gravar o vídeo, e considerou sua própria atitude um "vacilo". Segundo o jornal Extra, Márcia relatou que mandou às imagens para um colega de faculdade de enfermagem, e que foi ele que compartilhou o vídeo com outras pessoas. O rapaz, identificado apenas como Leandro, ainda será ouvido pela polícia e poderá ser indiciado pelo mesmo crime. "Os funcionários todos já foram ouvidos e a investigação já está praticamente encerrada. A menina veio aqui e disse que foi um vacilo dela e dos outros funcionários. Disse que trabalha na clínica há quatro anos, que conhece o regimento interno, que sabe que não pode fazer foto, vídeo, nada, mas que por um vacilo aconteceu. Disse que um rapaz percebeu que ela estava filmando e depois mostrou pra um amigo, que provavelmente passou adiante", disse o delegado em entrevista ao Extra. 

Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver Marco trabalhando nos preparativos do corpo do cantor, nu e aberto. Márcia, que filma a cena, chega a mostrar o rosto e aparenta fazer uma foto selfie com o corpo de Cristiano. "Tenho que filmar de cá para não pegar o...", chega a dizer ela. "Dá um tchau aí", diz ela para o colega. "Tira a costela aí", indica em seguida. Para a polícia, a técnica disse que o colega só percebeu que ela estava filmando o procedimento na metade da filmagem, mas que não a impediu de gravar. "Nos depoimentos tanto o Marco quanto a Márcia assumiram que sabiam do regimento interno da clínica em que trabalham que impede o registro de imagens dos cadáveres. Ela afirmou que já trabalhava no local há quatro anos e que o ato foi impensado", comentou o delegado Eli Oliveira em entrevista ao G1 Goiás. "Por isso, a clínica não deve ser responsabilizada. A não ser que os familiares entrem com ação na Justiça", garantiu. Sobre a funcionária, ele disse que a técnica demonstrou ter se arrependido de gravar o vídeo com o corpo do sertanejo. "Ela não chorou, mas teve uma postura de arrependimento. Falou que foi um ato impensado. Ele não falou muito, disse que não teve participação na história", comentou o titular da Polícia Civil. "Realmente não foi ele quem filmou, mas aceitou o que ela estava fazendo e, em determinado momento, pede para ela fazer uma coisa. Ele poderia ter pedido para a filmagem parar. Por isso não é possível que ele seja condenado e ela não", explicou. Além do vídeo, fotos do corpo do cantor e outras que seriam da namorada de Cristiano, Allana Moraes, que também morreu no acidente, também circularam pelas redes sociais.

Demissão: O estabelecimento onde os dois funcionários trabalham respondeu em uma nota enviada à imprensa, onde diz que "repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens", e que diante da atitude deles, "já tomou as providências legais para efetuar as demissões por justa causa". O caso será acompanhado pelo Ministério Público. Os corpos do cantor e da namorada foram enterrados sob sorte comoção pública na manhã da quinta-feira (25), em um cemitério de Goiânia.

CONTINUE LENDO


Manelão e equipe do Jornal da Alternativa 2ª Edição prestigiam festividades juninas no meio rural

Um dos destaques da programação junina do meio rural foi a quadrilha da Lagoa de São João (Foto: Scheneyder)

Se destacando cada vez mais no apoio às atividades culturais em Brumado, a Rádio Alternativa FM vem buscando ouvir e atender os anseios da comunidade, tanto do meio rural como da zona urbana e, esta interação, vem sendo muito interessante, pois vem proporcionando ações muito positivas, não somente na área cultural, mas não também no âmbito social, já que várias comunidades tem um grande déficit nesse sentido. Dentro deste contexto, o radialista Emanoel Araújo (Manelão), juntamente com a sua equipe, esteve prestigiando e apoiando as festividades juninas de Arrecife, Lagoa do São João e de Umburanas, onde foram recepcionados com muita alegria pelos moradores. Apresentações de quadrilhas, comidas típicas, brincadeiras e muita animação ao som da Banda Cangaia Suada fez o clima ficar perfeito para a confraternização entre todos. Manelão aproveitou também para ouvir os anseios das referidas comunidades, o que vem sendo uma constante em sua atuação no rádiojornalismo, o que está proporcionando uma dinâmica muito interessante para o Jornal da Alternativa 2ª Edição, que, em pouco tempo, se constituiu como um canal de comunicação muito importante para todos os brumadenses. 



Lâmpada incandescente de 60 watts deixa de ser vendida em 1º de julho

O consumidor não encontrará mais as lâmpadas com filamento incandescente de 60 watts para comprar a partir de 1º de julho. Já as de 25 e 40 watts deixarão de ser produzidas em 30 de junho, mas poderão ser comercializadas apenas por mais um ano. As lâmpadas incandescentes acima de 75W e 100W deixaram de ser comercializadas em 30 de junho de 2014. A mudança atende a cronograma estabelecido pela Portaria Interministerial 1007 dos Ministérios de Minas e Energia, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, de dezembro de 2010, que fixou índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes de uso geral em território brasileiro. O consumidor tem três opções de lâmpadas domésticas: lâmpadas fluorescentes compactas, lâmpadas incandescentes halógenas e lâmpadas LED. Apesar de mais caras que a incandescente, gastam menos energia e duram mais. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), outra alternativa é substituir o soquete de rosca e instalar conjuntos (luminárias e fontes de luz) mais eficientes como, por exemplo, luminárias com lâmpadas fluorescentes tubulares ou compactas e luminárias com LEDs. A mudança leva em conta a eficiência energética, principalmente no momento em que o Brasil atravessa uma escassez de chuvas que deixa os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis críticos. "O consumidor brasileiro se adaptou na crise energética de 2001 quando passou a consumir mais fluorescentes compactas do que incandescentes", diz Isac Roizenblatt, diretor técnico da Abilux. De acordo com a Abilux, as fluorescentes compactas são quatro a cinco vezes mais eficientes do que as incandescentes, economizam cerca de 70 a 80% de energia para produzir o mesmo volume de luz e têm uma vida de 6 a 10 vezes maior. Já as lâmpadas LED têm uma eficiência de 80 a 90% superior às incandescentes e uma vida de 25 a 30 vezes maior. As incandescentes halógenas têm uma eficiência cerca de 20% maior e cerca do dobro de vida. Lâmpadas fluorescentes compactas têm uma vida mediana superior a 6 mil horas, lâmpadas a vapor de sódio em alta pressão chegam a uma vida mediana de 32 mil horas e lâmpadas LED podem chegar a uma vida útil superior a 50 mil horas. 

G1



Brumado: Residência é arrombada pela terceira vez em apenas uma semana no Bairro São José

O alto número de usuários de crack em Brumado, sendo que muitos deles são adolescentes, faz com que a dependência da droga seja a causadora de grande parte dos arrombamentos na cidade. Na noite fria desta quinta-feira, dia 26, uma residência localizada no Caminho 5, no Bairro São José, foi arrombada mais uma vez por volta das 23 horas, onde o proprietário, o profissional liberal Carlos Carvalho da Silva, ao chegar verificou que uma das janelas da casa tinha sido arrombada e ao entrar na residência ele verificou que tinham sido subtraídos um compressor, várias ferramentas, uma furadeira, 2 aparelhos de DVD, uma máquina de lixa elétrica, uma makita e 15 relógios de clientes. Ele informou à reportagem do 97NEWS que este foi o terceiro arrombamento em cerca de uma semana, sendo que, das outras duas vezes foram levados vários equipamentos. “É a terceira que fez que minha casa é arrombada em uma semana, isso é um absurdo” relatou e ainda complementou dizendo que “eu já identifiquei um deles, pois peguei ele em flagrante dentro da minha casa, mas ele conseguiu fugir”. E finalizou dizendo que “são usuários de crack que vendem as ferramentas e os objetos a preços irrisórios, chegam até a trocar por uma pedra, então, espero que a Polícia faça a sua parte e prenda eles”. 



Motorista que dirigia carro de Cristiano Araújo deixa a UTI e não se lembra do acidente

(Foto: Reprodução)

Ronaldo Miranda, motorista, segurança e amigo de Cristiano Araújo, dirigia o carro do cantor na madrugada de quarta-feira (23) quando aconteceu o acidente que matou o sertanejo e sua namorada, Allana Coelho. O rapaz está internado no hospital Instituto Ortopédico de Goiânia, mas recebeu alta da UTI. Em observação em um quarto, ele diz não se lembrar de nada, nem antes nem depois do acidente, e está em estado de choque, de acordo com as autoridades policiais que apuram o caso. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. Um exame de bafômetro foi feito e comprovou que Ronaldo não havia ingerido bebida alcóolica. A suspeita é de que ele teria dormido ao volante ou sofrido um mal súbito. Também há a possibilidade de um dos pneus ter estourado. Nas redes sociais alguns fãs de Cristiano culparam e acusaram o motorista pela tragédia. "Assassino! Porque você dormiu no volante? Você acabou com uma família, nosso ídolo se foi por sua culpa.", disse um internauta. "Queria ver se fosse sua família", acrescentou outro. Outros fãs defenderam o motorista dizendo que ninguém é culpado. "Para de culpar uma pessoa assim, ainda mais nesse momento", escreveram.