ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy

Consumo de ovos no Brasil deve crescer e chegar a 307 unidades por pessoa em 2026



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2026"

Mulher é conduzida à delegacia após ameaçar ex-companheiro no bairro São Jorge, em Brumado

Foto: Divulgação

Uma ocorrência de ameaça mobilizou equipes do 24º Batalhão da Polícia Militar na tarde da última segunda-feira (25), no bairro São Jorge, em Brumado. Segundo informações da PM, a guarnição da Base Minério foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM) para averiguar uma denúncia de suposta tentativa de homicídio envolvendo o uso de arma branca. Ao chegar ao local, os policiais fizeram contato com o solicitante, que relatou ter sido ameaçado pela ex-companheira durante uma discussão familiar. Conforme a ocorrência, a mulher, de 25 anos, informou que o desentendimento teria sido motivado por questões relacionadas à manutenção da filha do casal. Ainda de acordo com a Polícia Militar, a jovem afirmou estar revoltada com a situação e confessou que tinha a intenção de agredir o ex-companheiro diante do que considerava abandono familiar. Ela também declarou que a residência onde ocorreu a discussão pertencia aos dois. Diante das circunstâncias e para garantir a segurança dos envolvidos, o casal foi conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, onde o caso foi registrado e as medidas cabíveis serão adotadas pela Polícia Civil.



Tragédia na BR-251: ônibus que saiu de Campinas (SP) bate em carreta e deixa oito mortos no Norte de Minas

Foto: Reprodução l Rede Social

Um grave acidente registrado na madrugada deste domingo (25) na BR-251, em Santa Cruz de Salinas, no Norte de Minas Gerais, terminou em tragédia e deixou pelo menos oito pessoas mortas, entre elas três crianças. A colisão envolveu um ônibus interestadual da empresa Andreatur Transportes e Serviços Ltda. e uma carreta. De acordo com informações, quatro passageiros haviam embarcado na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. O ônibus seguia viagem pela rodovia quando ocorreu a batida, em um trecho conhecido pelo histórico de acidentes graves. Equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram mobilizadas para atender a ocorrência. Com o impacto da colisão, parte do ônibus ficou destruída, causando cenas de desespero entre os passageiros. Segundo as autoridades, oito pessoas morreram ainda no local do acidente. Entre as vítimas fatais estão três crianças. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML), em Belo Horizonte, onde passam por exames de identificação. Outras nove pessoas ficaram feridas e foram socorridas para unidades hospitalares da região. Entre os sobreviventes estão: o motorista do ônibus, de 41 anos; um idoso de 72 anos; uma mulher de 61 anos; três homens de 30, 38 e 42 anos; além de uma pessoa de 24 anos. A Polícia Civil de Minas Gerais abriu investigação para esclarecer as causas do acidente. A perícia técnica esteve no local realizando levantamentos que devem ajudar a determinar a dinâmica da colisão. Não está descartada a hipótese de falha mecânica, imprudência ou problemas relacionados às condições da pista. A BR-251 é considerada uma das rodovias mais perigosas de Minas Gerais, principalmente pelo intenso fluxo de veículos de carga e pelas características da estrada, marcada por curvas e trechos de difícil visibilidade. Moradores e motoristas que utilizam a via frequentemente cobram melhorias estruturais e maior fiscalização para reduzir o número de tragédias no trecho.



Brumado: Moradores denunciam abandono da Av. Centenário, antiga área da Cesta do Povo e cobram obras prometidas por Fabrício Abrantes: 'Só propaganda e nenhuma solução'

Foto: Reprodução l Rede Social

Moradores de Brumado têm utilizado as redes sociais para cobrar da gestão do prefeito Fabrício Abrantes (Avante) ações concretas de requalificação urbana em diversos pontos da cidade. Um dos locais mais criticados é a Avenida Centenário, onde a população denuncia problemas de infraestrutura, falta de acessibilidade e sinais de abandono. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um morador afirma que a realidade enfrentada diariamente pela população contrasta com a imagem apresentada pela publicidade institucional da administração municipal. “Enquanto a propaganda tenta vender uma cidade em transformação, a realidade da Avenida Centenário em Brumado mostra o contrário. Calçadas danificadas, falta de acessibilidade, buracos e abandono fazem parte da rotina de quem passa diariamente pelo local”, declarou. Outro ponto citado pela população é a situação do antigo espaço da Cesta do Povo, no Mercado Municipal. Segundo os moradores, a estrutura foi demolida com a promessa de implantação de um novo mercado moderno, mas até o momento a obra não avançou como esperado. “Derrubaram a estrutura com a promessa de um novo mercado moderno, desenvolvimento e valorização da área. Porém, até agora, o que se vê é demora, incerteza e mais promessas”, relatou outro morador.

Foto: Reprodução l Rede Social

As críticas também apontam para a expectativa frustrada em relação às melhorias anunciadas pela atual gestão. De acordo com os relatos, a população aguarda investimentos efetivos em infraestrutura, mobilidade urbana e qualidade de vida. “Brumado merece respeito, planejamento e compromisso de verdade. A população paga impostos e espera retorno em infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida. Promessa sem entrega vira apenas frustração para quem vive os problemas todos os dias”, destacou um trecho do vídeo compartilhado nas redes sociais. Em abril deste ano o prefeito assinou uma ordem de serviço para a revitalização do Mercado Municipal, com valor estimado em mais de R$ 26 milhões. Conforme a gestão Municipal, a obra visa modernizar o equipamento e impulsionar a geração de emprego e renda na região.



Homem é preso após ameaçar companheira com facão na zona rural de Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Um homem foi preso na noite deste domingo (24), no povoado de Lagoa do Arroz, zona rural de Brumado, acusado de ameaçar de morte a própria companheira durante um caso de violência doméstica. Segundo a PM, a vítima relatou aos policiais que o suspeito passou a fazer ameaças durante uma discussão dentro da residência do casal. Assustada, a mulher acionou a Polícia Militar. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o homem escondido atrás de uma geladeira, armado com um facão. Ele foi detido pela guarnição sem registro de ferimentos. A vítima recebeu acolhimento da equipe policial e foi encaminhada, juntamente com o suspeito, para a Delegacia Territorial de Brumado, onde a ocorrência foi registrada. O homem permanece à disposição da Justiça.



Aposta de Brumado acerta quina da Mega-Sena e fatura quase R$ 14 mil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma aposta registrada em Brumado acertou cinco dezenas no concurso 3010 da Mega-Sena, sorteado na noite de sábado (23), e faturou R$ 13.890,02. Os números sorteados foram: 03, 30, 33, 35, 45 e 47. O prêmio principal acumulado foi dividido entre duas apostas vencedoras, registradas em Fortaleza e Rio de Janeiro. Cada uma receberá R$ 168.170.026,83 pelos seis acertos. Além da aposta de Brumado, outras 589 apostas em todo o país também acertaram a quina e ganharam R$ 13.890,02 cada. Já a quadra teve 37.565 apostas vencedoras, com prêmio individual de R$ 311,65. Segundo a Caixa Econômica Federal, o próximo sorteio da Mega-Sena será realizado na terça-feira (26) e tem prêmio estimado em R$ 3,5 milhões.



Homem é preso por violência doméstica e tráfico de drogas em Maetinga

Foto: Divulgação

Um homem de 33 anos foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (22), por volta das 23h, acusado de violência doméstica e tráfico de drogas no município de Maetinga, no sudoeste baiano. A ocorrência foi registrada na Rua Exuberio Lima e atendida por policiais militares do 24º Batalhão da Polícia Militar, após uma denúncia anônima informar que uma mulher estava sendo agredida dentro de casa pelo ex-companheiro. Ao chegar ao local, os policiais fizeram contato com a vítima, de 34 anos, e familiares dela. Segundo relato da mulher, ela foi agredida com socos no rosto e na perna, além de sofrer uma tentativa de enforcamento. Os familiares indicaram aos militares onde o suspeito estava e entregaram uma sacola pertencente a ele. Durante a abordagem e revista pessoal, os policiais encontraram pacotes contendo substância análoga à cocaína. Questionado, o homem admitiu ter consumido parte da droga. Na ação, foram apreendidos 35 pinos com vestígios de substância análoga à cocaína e dois pacotes contendo a mesma substância. Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante. Ele, a vítima e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas cabíveis.



Renovação da FCA prevê R$ 27,6 bilhões e coloca Bahia no centro da malha ferroviária nacional

Foto: Divulgação

O Ministério dos Transportes encaminhou à Agência Nacional de Transportes Terrestres a proposta final para renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), considerada atualmente a maior malha ferroviária do país, com 7.220 quilômetros de extensão. O novo contrato prevê investimentos de R$ 27,6 bilhões ao longo dos próximos 30 anos. A negociação foi construída entre o governo federal e a concessionária VLI, empresa formada por Vale, Brookfield, Mitsui & Co., BNDESPar e fundos de investimentos. Com a renovação, a FCA passará a operar 4.110 quilômetros de linhas férreas, devolvendo 3.110 km considerados inativos, deficitários ou sem viabilidade econômica. Os recursos obtidos com indenizações e operação da malha deverão ser reinvestidos na própria ferrovia. A Bahia aparece como um dos principais focos estratégicos do novo acordo. Entre os investimentos prioritários estão o contorno ferroviário de São Félix, o traçado ferroviário de Licínio de Almeida e obras de adequação no trecho entre Tocandira (MG) e Brumado, corredor considerado estratégico para o transporte de cargas. Outro trecho mantido na concessão será o corredor Corinto–Aratu, ligando Minas Gerais à Bahia. A concessionária terá de promover substituição completa de trilhos, troca de dormentes e modernização operacional da linha. Segundo o Ministério dos Transportes, cerca de R$ 9 bilhões serão destinados exclusivamente a projetos ferroviários prioritários no eixo Minas-Bahia. 

Foto: Divulgação

Os estudos apresentados durante as negociações também detalham investimentos de grande porte em território baiano: R$ 1,4 bilhão para o contorno ferroviário de São Félix; R$ 1,6 bilhão para intervenções em Licínio de Almeida; R$ 6,2 bilhões para implantação de bitola mista entre Tocandira e Brumado, visando integração com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). A devolução de trechos também envolve linhas históricas espalhadas pelo país. Entre os segmentos que sairão da concessão estão Divinópolis–Engenheiro Bhering (MG), Alagoinhas (BA)–Propriá (SE), Recreio (MG)–Campos (RJ), Itaboraí (RJ)–Vitória (ES), Pirapora–Buritizeiro (MG), Roncador (GO)–Brasília (DF), Engenheiro Bhering–Varginha (MG), Barra Mansa (RJ)–Garças (MG) e Barra Mansa–Angra dos Reis (RJ), além de diversos ramais industriais. A nova modelagem altera o perfil dos investimentos ferroviários. Em vez de priorizar compra de locomotivas e vagões, o foco passará a ser a recuperação estrutural dos trilhos e da infraestrutura ferroviária. Somente na chamada “via permanente” deverão ser aplicados cerca de R$ 8,2 bilhões. O acordo ainda prevê obras de redução de conflitos urbanos em 46 municípios, incluindo construção de passarelas, viadutos e intervenções para diminuir acidentes ferroviários. Além do transporte de cargas, a renovação abre espaço para implantação futura de trens de passageiros em alguns corredores da malha ferroviária nacional.



No PGP, Vitor Bonfim destaca R$ 300 milhões em estradas e diz que Jerônimo 'mudou a realidade da Bahia'

Foto: Divulgação

O deputado estadual Vitor Bonfim afirmou, neste domingo (24), que a gestão do governador Jerônimo Rodrigues tem transformado a realidade da Bahia por meio de investimentos em todas as regiões do estado. “O governador Jerônimo Rodrigues é quem mais investe e tem mudado a realidade da Bahia. A população pode perceber a presença do governo em cada cidade, levando benefícios que impactam diretamente a vida das pessoas”, destacou Bonfim. Presente na plenária territorial realizada em Guanambi, o parlamentar ressaltou os investimentos no território do Sertão Produtivo, apontando avanços concretos na infraestrutura e nos serviços públicos. “Somente em estradas, já são mais de R$ 300 milhões investidos na região, conectando cidades e distritos. Isso transforma a vida das pessoas. Além disso, há a ampliação da rede de abastecimento de água, garantindo acesso para todos, e o projeto de novos colégios estaduais em toda a Bahia, que representa uma verdadeira revolução na educação”, completou. O deputado também defendeu a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues para que a Bahia possa avançar ainda mais.



Polícia Civil apreende drogas, arma e prende suspeito durante operação em Rio do Antônio

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Rio do Antônio e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Minério), cumpriu na sexta-feira (22) três mandados de busca e apreensão contra dois homens investigados por tráfico de drogas no município de Rio do Antônio. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Caculé e são resultado de investigações conduzidas pela delegacia local, que identificaram imóveis supostamente utilizados para comercialização de entorpecentes na cidade. Durante o cumprimento do mandado na residência de um dos investigados, um homem de 27 anos, os policiais apreenderam 142 porções de cocaína, uma porção de maconha, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares e outros materiais que auxiliarão no andamento das investigações. No imóvel também foi encontrada uma adolescente de 17 anos, que acabou sendo encaminhada ao Conselho Tutelar. Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à unidade policial, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Ele permanece custodiado à disposição da Justiça. Os outros dois imóveis alvos da operação pertenciam ao segundo investigado. Em um dos endereços, os policiais localizaram uma arma de fogo calibre .45 registrada, além de 27 munições. O armamento foi apreendido. A Polícia Civil informou que as investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos.



PM recupera motocicleta roubada abandonada em terreno baldio em Brumado

Foto: Divulgação

Uma ação realizada pela Polícia Militar da Bahia resultou na recuperação de uma motocicleta com restrição de roubo na tarde desta sexta-feira (22), em Brumado. O veículo foi localizado abandonado em um terreno baldio situado na Rua Juvenal Pires Barbosa, no bairro Rodoviário. De acordo com informações divulgadas pelo 24º Batalhão de Polícia Militar – Base Minério, a guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) foi acionada após uma denúncia informar sobre a presença de uma motocicleta abandonada no local. Ao chegarem à área indicada, os policiais constataram a veracidade da informação e, após consulta aos dados do veículo, confirmaram que a motocicleta havia sido tomada de assalto no dia anterior, no bairro Vivendas do Parque. Após a recuperação, o veículo foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis para posterior devolução ao proprietário.



Emenda do deputado Vitor Bonfim garante unidade de resgate para Corpo de Bombeiros de Brumado

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (18), o deputado estadual Vitor Bonfim participou da entrega de uma nova Unidade de Resgate Avançada para a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Brumado. O veículo, considerado uma espécie de UTI móvel, vai reforçar o atendimento de ocorrências graves e ampliar a capacidade de resposta das equipes que atuam no município e na região. A unidade foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do deputado, no valor de R$ 380 mil, com apoio do governador Jerônimo Rodrigues e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Durante a entrega, Vitor Bonfim destacou a importância do investimento e relembrou a luta pela implantação da unidade dos bombeiros em Brumado. “Quem lutou para que Brumado tivesse sua sede própria dos bombeiros e seu caminhão, agora está aqui entregando uma unidade de resgate avançada, com tudo que há de mais moderno, para atender a população nos momentos mais críticos”, afirmou o parlamentar. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Alóisio Botelho, agradeceu ao deputado pelo apoio à corporação e ressaltou a importância do equipamento para a região. “Esse é um momento de gratidão pelo olhar sensível que o mandato do deputado Vitor Bonfim teve em relação ao Corpo de Bombeiros e, principalmente, à comunidade de Brumado, que será atendida com esse equipamento. É uma emenda de R$ 380 mil que complementou a aquisição dessa viatura, trazendo mais conforto, segurança e eficiência aos serviços prestados pelas guarnições de Brumado”, declarou o comandante. Guilherme Bonfim também participou da entrega e destacou que o mesmo grupo político que lutou pela implantação do Corpo de Bombeiros no município segue trabalhando para fortalecer a estrutura da segurança pública e da saúde em Brumado. A nova unidade passa a integrar a frota do Corpo de Bombeiros em Brumado, ampliando o suporte às ações de urgência, resgate e salvamento no município e em cidades vizinhas.



Paróquia Santa Rita celebra primeira festa após elevação paroquial em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Paróquia Santa Rita das Causas Impossíveis celebrou entre os dias 13 e 22 de maio sua primeira festa religiosa após ser oficialmente constituída como paróquia em Brumado. Com o tema “Santa Rita e as Famílias: Fé que Reconstrói Lares”, o novenário reuniu centenas de fiéis em momentos de oração, reflexão e convivência comunitária, em sintonia com o Ano Diocesano da Família. Durante as nove noites de celebrações, a comunidade participou de uma programação marcada pela presença de pastorais, movimentos, grupos convidados e representantes de diversas paróquias da região. A festa contou com missas, pregações, homenagens, apresentações culturais, além das tradicionais barraquinhas e momentos de confraternização entre os fiéis. O encerramento aconteceu no dia 22 de maio e foi marcado por uma grande demonstração de fé e devoção à Santa das Causas Impossíveis. A programação teve início nas primeiras horas da manhã com uma alvorada festiva. Ao meio-dia, os devotos participaram da oração do Ângelus em família. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

À noite, uma procissão com o andor de Santa Rita percorreu as ruas da comunidade, reunindo fiéis das diversas comunidades pertencentes à paróquia e também visitantes de cidades vizinhas. Em seguida, foi celebrada uma missa solene na igreja matriz, presidida pelo bispo diocesano Dom José Roberto e concelebrada pelo administrador paroquial Padre Matheus Augusto, além dos padres Padre Alessandro e Padre Marcus Vinícius. A celebração marcou um momento histórico para a comunidade católica local, consolidando a caminhada pastoral da nova paróquia e fortalecendo a devoção à padroeira das causas impossíveis.



Disputa por herança após velório termina na delegacia em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma briga familiar motivada por disputa de herança terminou na delegacia na manhã desta sexta-feira (23), no bairro Baraúnas, em Brumado. Segundo registro policial, a confusão aconteceu logo após o velório da mãe dos envolvidos. Durante o desentendimento, uma mulher de 44 anos relatou ter sido ameaçada pelo próprio irmão, de 41 anos. A Polícia Militar da Bahia foi acionada e realizou buscas pela região, localizando o suspeito pouco tempo depois. Os dois envolvidos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado, onde a ocorrência foi registrada e serão adotadas as medidas cabíveis.



Brumado: CIPRv realiza palestra educativa sobre segurança no trânsito durante campanha Maio Amarelo

Foto: Divulgação

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), realizou nesta quinta-feira (21) uma palestra educativa em alusão à campanha Maio Amarelo, no município de Brumado. A ação aconteceu em uma fábrica da cidade e reuniu colaboradores em um momento voltado à conscientização sobre segurança no trânsito. A atividade contou com a presença do Major PM Thomas, comandante da CIPRv/Brumado, que destacou a importância da responsabilidade no trânsito e da adoção de atitudes preventivas para a redução de acidentes e preservação da vida. Durante a palestra, foram abordados temas relacionados à educação no trânsito, comportamento seguro de motoristas e pedestres, além da necessidade de respeito às normas de circulação para a construção de um trânsito mais seguro para todos. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela Polícia Militar dentro da campanha Maio Amarelo, movimento nacional voltado à conscientização e redução de acidentes de trânsito.



Funcionário é investigado por desviar mais de R$ 150 mil em benefícios trabalhistas de empresa em Conquista

Foto: Divulgação

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na manhã da última quarta-feira (20), um mandato de busca e apreensão contra um homem de 37 anos investigado por furto qualificado mediante abuso de confiança, no município de Vitória da Conquista. De acordo com as investigações, o suspeito atuava no setor de recursos humanos de uma empresa do ramo de plástico e teria desviado valores relacionados a benefícios trabalhistas, especialmente vale-alimentação e vale-transporte. O prejuízo causado à empresa ultrapassa R$ 150 mil, segundo a Polícia Civil. As apurações apontam que o investigado manipulava de forma fraudulenta os sistemas de gestão de benefícios corporativos, inserindo dados irregulares e transações fictícias para desviar créditos em benefício próprio. O mandato foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Vitória da Conquista e cumprido pelas equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais. Durante as diligências realizadas na residência do suspeito, os policiais apreenderam duas maquinetas de cartão de crédito e um aparelho celular. Os materiais serão analisados ??e podem auxiliar no aprofundamento das investigações. Segundo o delegado titular da DRFR, Shangai Alexandre Ramos, o investigado possuía controle exclusivo das plataformas utilizadas para administração dos benefícios, o que teria facilitado a prática das fraudes. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar possíveis novos envolvidos e apurar a extensão total do prejuízo causado à empresa.



Homem com dívida de pensão alimentícia de cerca de R$ 13 mil é preso em bar de Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Um homem com mandado de prisão em aberto por dívida de pensão alimentícia, no valor aproximado de R$ 13 mil, foi capturado pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (20), no bairro São Jorge, em Brumado. Segundo informações, equipes da PM realizavam rondas na região após receberem informações do setor de inteligência sobre o paradeiro do suspeito. Durante diligências nas proximidades da Rua Pedro e Serra, os policiais localizaram o homem em um bar, nas imediações da residência dele. Após abordagem e verificação dos dados pessoais, os militares confirmaram a existência do mandado judicial expedido em decorrência de um processo relacionado ao não pagamento de pensão alimentícia. O suspeito foi detido e encaminhado à autoridade competente, onde permanecerá à disposição da Justiça para adoção das medidas cabíveis.



Caetité: MPF recomenda que Ibama não renove licença da INB

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que não renove a licença de operação da Unidade de Concentrado de Urânio (URA), localizada em Caetité, até que seja realizada consulta prévia, livre e informada às comunidades quilombolas impactadas pelo empreendimento operado pela Indústrias Nucleares do Brasil. Segundo o MPF, ao menos 14 comunidades quilombolas situadas em um raio de até 20 quilômetros da unidade, nos municípios de Caetité e Livramento de Nossa Senhora, nunca foram consultadas formalmente, apesar de a unidade estar em funcionamento desde 1999. A recomendação tem como base a Organização Internacional do Trabalho, por meio da Convenção 169, em vigor no Brasil desde 2004, que determina a obrigatoriedade da consulta a povos e comunidades tradicionais sempre que medidas administrativas ou empreendimentos possam afetar diretamente seus territórios, atividades e modos de vida. De acordo com o procurador da República Marcos André Carneiro Silva, titular do ofício estadual de Defesa das Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF, a consulta não pode ser tratada apenas como um procedimento burocrático. “O direito à consulta prévia não é uma mera formalidade, mas uma garantia fundamental para que as comunidades tradicionais decidam sobre os impactos em seus territórios. A ausência de titulação formal da terra não pode servir de pretexto para ignorar a voz dessas populações em processos de licenciamento tão sensíveis”, afirmou o procurador. O MPF destacou ainda que a falta de titulação definitiva das áreas quilombolas não elimina o direito à consulta. Conforme o órgão, existem pelo menos 13 processos de regularização fundiária em tramitação no Incra envolvendo comunidades da região, alguns deles abertos há mais de dez anos. Na recomendação, o Ministério Público também argumenta que a renovação da licença ambiental da URA/Caetité não é automática, já que depende de nova análise técnica e pode incluir condicionantes ambientais e sociais. Dessa forma, o procedimento também deve observar o direito das comunidades potencialmente atingidas. O documento menciona ainda que já existem tratativas entre o MPF e a INB para construção de um acordo extrajudicial visando implementar o processo de consulta junto às comunidades quilombolas localizadas na área de influência direta do empreendimento. O Ibama terá prazo de 30 dias para informar ao MPF se irá acatar a recomendação e quais medidas serão adotadas para garantir o cumprimento da Convenção 169 da OIT.



Brumado: Moradores da comunidade de Pedra Preta interditam acesso à RHI Magnesita em protesto por pavimentação de estrada

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma manifestação realizada na manhã desta quarta-feira (20), na comunidade de Pedra Preta, zona rural de Brumado, interditou temporariamente a principal via de acesso à mineradora RHI Magnesita. Segundo informações, a Polícia Militar foi acionada por volta das 8h20 após moradores bloquearem a entrada da empresa em protesto contra as condições da estrada e os impactos causados pela obra de instalação do gasoduto na região. De acordo com os manifestantes, a principal reivindicação é a substituição do material utilizado como base da via de acesso à mineradora. Os moradores alegam que a poeira provocada pelo material estaria causando transtornos e prejuízos à saúde da população da comunidade. Ainda conforme as informações obtidas, durante o protesto houve diálogo entre lideranças do movimento e representantes da empresa responsável pelo serviço. Um dos gerentes teria anotado as demandas apresentadas pela comunidade e prometido retornar com uma resposta aos moradores. A Polícia Militar acompanhou toda a manifestação e orientou os participantes sobre os direitos e deveres relacionados ao protesto, ressaltando a necessidade de desobstrução da via para garantir o direito de ir e vir da coletividade. Após a negociação e a intervenção da PM, os manifestantes encerraram o protesto e liberaram o acesso à mineradora. Essa não é a primeira vez que moradores de Pedra Preta realizam bloqueios na principal estrada de acesso à Mina de Pedra Preta. A principal cobrança da comunidade segue sendo a pavimentação asfáltica da estrada que corta a vila.



Homem é flagrado furtando frutas em bancas da Feira Livre de Brumado

Foto: Reprodução l Vídeo

No fim da tarde do último domingo (17), um homem foi flagrado por câmeras de monitoramento furtando frutas na Feira Livre de Brumado. A ação criminosa aconteceu por volta das 17h50 e foi registrada pelo sistema de videomonitoramento do local. Nas imagens, o suspeito aparece agindo rapidamente e sem demonstrar preocupação com a presença das câmeras. Em poucos segundos, ele recolhe frutas de diferentes bancas da feira e deixa o local logo em seguida. Segundo informações obtidas, o homem teria passado por várias barracas durante a ação. Até o momento, não há detalhes sobre o valor do prejuízo causado aos feirantes. O caso chamou a atenção de comerciantes e frequentadores da feira, principalmente pela ousadia do suspeito, que praticou o furto em plena luz do dia e em um dos espaços mais movimentados da cidade. As imagens podem auxiliar na identificação do autor do furto. Até o momento, não há informações sobre prisão ou identificação do suspeito.



Brumado: Empresária é rendida por falsos entregadores e vive momentos de terror durante assalto

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma empresária viveu momentos de tensão após ser rendida por criminosos armados que se passaram por entregadores, em Brumado. O caso, que está sendo investigado pela polícia, e pode ser enquadrado como cárcere privado seguido de roubo. De acordo com informações, os suspeitos chegaram ao imóvel utilizando a falsa identidade de entregadores para conseguir acesso ao local. Após a aproximação, a vítima foi surpreendida pelos criminosos, que a mantiveram sob ameaça enquanto realizavam a ação. Durante o assalto, os homens armados teriam levado objetos de valor e pertences da empresária. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o prejuízo causado. Segundo a vítima, os homens só deixaram a residência com a chegada do esposo, o que pode ter assustado os criminosos. A Polícia Militar foi acionada, mas quando chegou ao local não encontrou ninguém. A investigação está sendo conduzida pela Polícia Civil, que deve utilizar imagens de câmeras de segurança e depoimentos para tentar identificar os autores do crime. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. O caso segue em investigação e novas informações poderão ser divulgadas pelas autoridades nas próximas horas.