ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2020"

Brumado recebe ambulância para reforçar combate ao Covid-19, novo Coronavírus

Foto: Divulgação

O município de Brumado e mais 23 cidades da Bahia receberam do governo do Estado uma ambulância para reforçar o combate a Covid-19, o novo coronavírus. Os municípios do interior com Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dedicadas a pacientes suspeitos de coronavírus receberão ambulâncias para reforçar o combate à pandemia e dá mais segurança e agilidade, caso haja necessidade de transferências para unidades de maior complexidade. De acordo com o último boletim divulgado na noite de domingo (17), 137 pacientes testaram negativo para a Covid-19, em Brumado. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), 806 casos suspeitos foram notificados. 28 pessoas aguardam resultado do Laboratório Central (Lacen). 9 pacientes foram infectados com o vírus, sendo que 8 estão curados. Nos dois casos ativos, um foi detectado através de teste rápido e outro através de exames no Lacen. 

 



Homem morre vítima de dengue hemorrágica em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Um homem de 40 anos morreu na noite de domingo (17) em Brumado, vítima de dengue hemorrágica. Márcio José Gonçalves da Silva, morava em Bom Jesus da Lapa e foi transferido para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado via regulação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). No início dessa semana a equipe médica de Bom Jesus da Lapa avaliou que ele estava com o número de plaquetas muito baixo, e logo em seguida a transferiu Márcio para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Capital do Minério, mas ele não resistiu e veio a óbito. 



Brasil chega a 16.118 mortes e 241.080 casos confirmados de coronavírus

Foto: Reprodução

O Brasil contabilizou até domingo (17) 16.118 mortes por Covid-19, eram 15.633 mortes no sábado (16). Foram mais 485 novos registros de mortes nas últimas 24 horas. Em relação aos casos confirmados de infecção pelo vírus o número chegou a 241.080, eram 233.142 no sábado (16). O que indica um casos incluídos no balanço em 24 horas. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde (MS). 

Foto: Divulgação


Brasil: Quase 5 milhões de crianças e adolescentes ainda não tem internet em casa

Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada no Brasil apontou que cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes na faixa de 9 a 17 anos ainda não têm acesso à internet em casa. O total corresponde a 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária. Os dados foram divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e fazem parte da pesquisa TIC Kids Online 2019, que será lançada na íntegra no mês de junho. Os dados foram solicitados pelo Unicef para avaliae, em meio à pandemia do novo coronavírus, o número de crianças e adolescentes que está sem acesso a aulas online e a outros conteúdos da internet que garantam a continuidade do aprendizado. O levantamento é feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Na avaliação, a pandemia evidencia desigualdades que já são enfrentadas no cotidiano em todo o país. Há escolas que têm infraestrutura adequada e de qualidade, e outras que não, o que já impacta o aprendizado das crianças.



Brumado: Homem tenta matar irmão a pedradas no bairro do Mercado

Foto: Luciano Santos l 97News

Por volta das 18h de sábado (16), uma tentativa de homicídio foi registrada na Avenida Centenário, no bairro do Mercado, em Brumado. Segundo apurou o site 97NEWS, um homem tentou matar o irmão a pedradas, em frente a antiga Cesta do Povo. O motivo do crime ainda é desconhecido. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) conduziu a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto com ferimetos graves. Não se sabe mais detalhes sobre o estado de saúde do paciente. O suspeito do crime ainda não foi localizado. A polícia civil vai abrir um inquérito para investigar o caso.

Foto: Luciano Santos l 97News


Conquista: 17 profissionais de saúde foram infectados pelo Coronavírus

Foto: Divulgação

No sábado (16), a Secretaria de Saúde (Sesau) de Vitória da Conquista divulgou o perfil detalhado dos casos de Coronavírus no município. Dos 63 casos constantes no último boletim epidemiológico, 17 são de profissionais de saúde. Dos teste rápidos aplicados em profissionais de saúde do Hospital de Base, 16 deram positivo. Contudo, esses testes ainda aguardam contraprova pelo Lacen. Assim, muito provavelmente eles ainda não foram inclusos nesses dados. De todos os casos confirmados, 30 são do sexo feminino e 33 do sexo masculino.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Quase 37 mil pessoas na Bahia já imprimiram CRLV em casa

Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) registrou até o momento a emissão de quase 37 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) feitas em casa por motoristas na Bahia. O procedimento foi iniciado no último dia 27 de abril. O documento pode ser baixado gratuitamente no celular e tem a mesma validade da versão impressa. A mudança foi em virtude da deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabeleceu a substituição do CRLV pela via eletrônica, CRLV-e. O documento emitido via internet possui um QR Code. Isso garante a autenticidade, e pode ser apresentado às autoridades de trânsito durante fiscalização. Quem preferir, pode imprimir e guardar dentro do veículo. Para ter acesso ao documento digital no celular, a pessoa deverá fazer o cadastro no site do SAC Digital, clicar em CRLV-e e digitar o número o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Para pessoa jurídica, será necessária informar a placa do veículo, caso a empresa não possua certificado digital. Vale lembrar que o CRLV em papel moeda foi extinto e o envio dele pelos Correios não é mais feita. 



Laboratório norte americano afirma ter remédio 100% eficaz contra novo coronavírus

Foto: Reprodução

A empresa biofarmacêutica californiana Sorrento Therapeutics anunciou, nesta sexta-feira (15), ter encontrado um anticorpo que poderia proteger o corpo humano da covid-19  e liberar o vírus do corpo em quatro dias. Segundo o portal da Jovem Pan, o anticorpo, conhecido como STI-1499, pode oferecer “100% de inibição” a covid-19. Além disso, permitiria a chegada de um tratamento meses antes de uma possível vacina ao mercado. O laboratório, inclusive, estaria desenvolvendo um remédio com base nesse anticorpo, que deve ser testado em pacientes já infectados. “Queremos enfatizar que existe uma cura. Existe uma solução que funciona 100%”, afirmou o Dr. Henry Ji, fundador e CEO da Sorrento Therapeutics, em entrevista a Fox News. “Se conseguirmos colocar esse anticorpo neutralizante no corpo humano, não será mais necessário o distanciamento social e a sociedade poderá abrir sem medo”, completou. Os testes teriam sido feitos em laboratório, com o vírus in vitro. Agora, a empresa pretende pedir prioridade na liberação do medicamento aos agentes reguladores da saúde nos Estados Unidos, para que o remédio chegue o mais rápido possível à população. “Nosso anticorpo STI-1499 mostra um potencial terapêutico excepcional e pode salvar vidas após ser aprovado pela agências reguladoras. Nós estamos trabalhando dia e noite para que esse produto seja aprovado e disponibilizado ao público”, disse o CEO em comunicado aos investidores. De acordo com o laboratório, a fábrica em San Diego tem capacidade para produzir 200 mil doses do medicamento por mês. Antes mesmo da aprovação, a Sorrento vai produzir 1 milhão de doses.



Brumado: PM recupera duas motos tomadas de assalto em Brumado

Foto: Divulgação

Na tarde de sexta-feira (15), a guarnição da 34ª CIPM seguiu para as imediações da Vila Presidente Vargas, em Brumado, a fim de apurar a ocorrência do roubo de uma motocicleta. De posse das informações dos veículos e das características dos envolvidos, foi feito o deslocamento e nas proximidades de um posto de combustíveis duas pessoas foram interceptadas  pilotando duas motos com as mesmas características informadas pela Cicom. Diante dos fatos, foi dada a voz de parada e na abordagem encontrado um resolver cal .32, com seis munições intactas, além das motocicletas: Fan 150 preta e uma Bros vermelha. Os envolvidos e os bens foram apresentados a autoridade policial, para serem tomadas as medidas cabíveis.



Fabrício Abrantes representa contra o Município de Brumado junto à Defensoria Pública do Estado da Bahia para garantir cestas básicas aos alunos municipais

Foto: Divulgação

O presidente do DEM e pré Candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, ingressou junto a Defensoria Pública da Comarca do Município de Brumado, representação contra a Prefeitura, que pede a distribuição de cestas básicas a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Segundo Fabrício "Com a quarentena decretada pelo município desde 17 de março deste ano, devido à pandemia do Covid 19, as aulas foram suspensas e, para garantir o suporte alimentar, a prefeitura deveria distribuir cestas básicas a todos os alunos matriculados na rede municipal". Sendo esta uma luta travada por Fabrício Abrantes desde a suspensão das aulas. Dos mais de 11 mil estudantes matriculados, cerca de 7 mil não recebem cestas básicas desde que vigora o Decreto Municipal. O Município de Brumado, conforme informou Fabrício Abrantes, recebeu, de fevereiro a março deste ano, R$ 485.202,60 (quatro mil, duzentos e dois reais e sessenta centavos), relativo ao PNAE, valor suplementar do governo federal para a alimentação, mas somente entregou 3.800 cestas, com apenas 18 itens, para os alunos cadastrados no CRAS E CREAS, o que, para o pré-candidato é uma violação ao direito de milhares de crianças e adolescentes "O Município de Brumado recebeu quase meio milhão em três meses do PNAE para a alimentação dos alunos e deveria garantir, com esse valor, a alimentação para todas as crianças e adolescentes da rede pública municipal que, em decorrência da pandemia, não podem ser privadas de uma alimentação digna, independente de serem beneficiárias de programas de transferência de renda. O Programa Nacional de Alimentação Estudantil, quando manda a verba, não faz nenhuma distinção quanto ao aluno ser ou não cadastrado no CRAS e no CREAS e não pode a administração municipal escolher quem vai ou não ser beneficiário!"  sustenta Abrantes. A peça ressalta que a verba destinada aos municípios por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dividida em 10 parcelas ao longo do ano, representa um montante da ordem de R$408.202,60, enquanto apenas R$266.000,00, aproximadamente, foram gastos com cestas básicas. "Queremos que seja garantida a distribuição universal das cestas básicas. É desumana a situação pela qual vêm passando os mais de 7 mil estudantes que desde março não são assistidos pela prefeitura municipal" concluiu Abrantes.



Jovem de 21 anos do município de Livramento morre com suspeita de coronavírus em Brumado

Foto: Arquivo da Família

Na última sexta-feira (15), uma jovem de 21 anos faleceu no Centro de Referencia para Covid-19, em Brumado, Mônica da Silva Santos, era moradora da cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo apurou o site 97NEWS, ela teria dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24horas) em Livramento na quarta-feira (13) com dores epigástrica, vômito e cefaleia saturando em 98%. De acordo com a Sesau de Livramento, foram realizados diversos exames de sangue, raio-x de tórax, eletrocardiograma e USG. Além disso, ela apresentou problemas renais e por isso, permaneceu na UPA 24h. No dia seguinte, quinta-feira (14), segundo a secretaria do município, a paciente foi transferida para o Hospital Municipal da cidade, e lá, levantado a hipótese para Covid-19, após apresentar dificuldades respiratórias. Ainda na quinta (14), de acordo com a Sesau de Livramento, Mônica foi transferida para o Centro de Referencia para Covid-19 de Brumado, localizado no bairro Malhada Branca, onde veio a falecer na madrugada de sexta. Nos próximos dias a secretaria municipal divulgará os resultados dos exames para confirmar se foi por coronavírus ou outra a causa da morte. O translado e sepultamento do corpo seguirão os protocolos do Ministério da Saúde. 



Coelba esclarece sobrecarga na rede de energia que provocou a queima de eletrodomésticos em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na manhã da última quarta-feira (13), cerca de 31 residências foram atingidas com uma sobrecarga de energia que chegou a 380 volts, que inclusive provocou a queima de vários eletrodomésticos nos bairros: Hospital e Tanque, mais especificamente na Rua Sebastião Viana Cardoso, localizada no bairro do Tanque, em Brumado. Sobre o incidente, a Coelba informou ao site 97NEWS que a energia foi normalizada, às 23h45 de quinta-feira (14), na localidade afetada. Segundo a empresa, a interrupção ocorreu após um curto circuito provocar o desligamento da rede elétrica que atende a região. "Os técnicos da Coelba trabalharam ininterruptamente para normalizar o serviço. A Coelba orienta o cliente a registrar 'Solicitação de Ressarcimento de Danos Elétricos' através dos canais de ditais de atendimento da concessionária. Será necessário informar a data e o horário da interrupção do fornecimento de energia elétrica, além de dados sobre o equipamento danificado (marca, modelo e ano)", disse a Coelba. Sobre ressarcimento dos danos a Coelba destacou que, "O consumidor tem, a partir do dia da interrupção, 90 dias para solicitar ressarcimento junto à empresa e não deve remover ou consertar o equipamento antes da vistoria da concessionária", finaliza a nota. A empresa forneceu ainda os canais de atendimento, que são: (71) 3370-6350 (WhatsApp), além dos aplicativo, site e redes sociais.



Teich deixa o Ministério da Saúde antes de completar um mês no cargo

Foto: Reprodução l Reuters

O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão. Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta. Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus. Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre: o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento. o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica detalhes do plano com diretrizes para a saída do isolamento. O presidente defende uma flexibilização mais imediata e mais ampla. Teich foi chamado para uma reunião no Palácio do Planalto hoje pela manhã. Ele esteve com Bolsonaro e depois voltou para o prédio do Ministério da Saúde. A demissão foi anunciada logo depois. As informações são do site G1.



Universidade Federal de Pelotas esclarece situação de homens que realizavam coleta de sangue em Conquista

Foto: 97NEWS

Após serem detidos na tarde da última quinta-feira (14) no bairro Bruno Barcelar em Vitória da Conquista por estarem coletando sangue da população sem o conhecimento da Secretaria de Saúde (Sesau) do município, uma faculdade federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, em nota a imprensa, esclareceu os fatos. Segundo o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, eles coordem um estudo que irá medir a prevalência do coronavírus e avaliar a velocidade de expansão do Covid-19 no país. "Com financiamento do Ministério da Saúde, a pesquisa, aprovada pelo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e que segue todos os trâmites éticos correspondentes, irá estimar a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19. Além disso, será analisada a evolução de casos na população brasileira, por meio de uma amostragem de participantes em 133 'cidades sentinelas', que são os maiores municípios das divisões demográficas do país, de acordo com critério do IBGE". De acordo com o estudo, a primeira fase iniciou na quinta-feira (14), se estendendo na sexta-feira (15) e sábado (16). "Com a realização de testes rápidos para o coronavírus e entrevistas com 250 participantes em cada uma das 133 cidades. Outras duas coletas como essa ocorrerão em 15 e 30 dias. As pessoas serão entrevistadas e testadas em casa, por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base, por agentes da IBOPE INTELIGÊNCIA", diz a nota. Conforme o documento, "os agentes da pesquisa coletam apenas uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos", finaliza a nota assinada por Pedro Rodrigues Curi Hallal, Reitor da Universidade Federal de Pelotas.

 



Caminhoneiro testa positivo para Covid-19 em Brumado; esse é o 10º caso na Capital do Minério

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria de Saúde (Sesau) confirmou na tarde desta sexta-feira (15), mais um caso de Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a Sesau, o paciente é um caminhoneiro que chegou de viagem recentemente de São Paulo. De acordo com a pasta, o resultado positivo foi com o teste rápido. Uma nova coleta foi realizada e encaminhada para o Laboratório Central (Lacen), de Salvador para contraprova. 



Dermatologista da Clínica Mais Vida chama a atenção para o mês de conscientização do melanoma

Foto: Divulgação

Durante todo o mês de maio o melanoma, tipo raro de câncer de pele e também uma das formas mais agressivas e potencialmente fatais da doença, é lembrado. Apesar da crise que atravessamos neste ano, não podemos deixar de ressaltar a importância da prevenção e do tratamento adequado para a doença. A conscientização do melanoma é de extrema importância, principalmente porque as chances de cura são grandes quando é descoberto nos estágios iniciais. A dermatologista da Clínica Mais Vida, Dra. Sthéphane Spínola ressalta que para auxiliar na identificação dos primeiros sinais da doença foi desenvolvido pelos especialistas que atuam na área uma metodologia de autoexame denominada ABCD, que são: Assimetria (uma metade da pinta ou mancha é diferente da outra parte); Borda (as bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas); Cor (muitas vezes apresentam cor desigual. Tons de preto, marrom e canela ou áreas brancas, cinza, vermelho ou azul podem estar presentes); Diâmetro (o diâmetro é maior que 06mm); Evolução (uma pinta ou mancha vem mudando de tamanho, forma, cor, aparência ou coçando ou sangrando). É fundamental que, caso sejam identificados sinais de melanoma, seja agendada uma consulta com o dermatologista. O autoexame não substitui a avaliação médica. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumadense de 40 anos mata a companheira de 24 e comete suicídio em Montes Claros

Foto: Reprodução l Rede Social

Um brumadense de 40 anos matou a companheira, de 24, e depois cometeu suicídio na casa que os dois moravam, em Montes Claros, Norte de Minas. Segundo o site G1, os dois corpos foram encontrados por familiares da mulher na noite de quinta-feira (14). A Polícia Militar informou ao site que eles arrombaram o portão do imóvel porque suspeitaram que teria ocorrido algo, já que a vítima não atendia o telefone. O corpo de Maria Dileusa da Silva estava na cama onde o casal dormia. De acordo com a PM, Irineu Silva Santos foi encontrado morto pendurado em uma corda no corredor da casa. A perícia esteve no local e informou que a mulher possivelmente foi estrangulada, e o corpo já estava em início de decomposição. Familiares disseram à polícia que os dois tinham um relacionamento conturbado, ficaram separados por seis meses e reataram há uma semana. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) e o caso será investigado pela Polícia Civil.



Sobrecarga na rede de energia provoca queima de eletrodomésticos em Brumado; prejuízos passam de R$ 100 mil

Sobrecarga gerou curtos na rede elétrica - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A situação está crítica para os moradores dos bairros: Hospital e Tanque, mais especificamente na Rua Sebastião Viana Cardoso, localizada no bairro do Tanque, em Brumado. Na manhã da última quarta-feira (13), cerca de 31 residências foram atingidas com uma sobrecarga de energia que chegou a 380 volts, que inclusive provocou a queima de eletrodomésticos. O problema que ainda não foi esclarecido pela concessionária Coelba, segundos os moradores, foi em um transformador que sobrecarregou a rede de energia que abastece ruas dos dois bairros. Os moradores afirmam que a Coelba foi procurada, porém, até agora nada foi esclarecido e diante desta situação eles procuraram a Delegacia e prestaram queixa.

 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Em entrevista ao 97NEWS, a moradora Yara Lobo esclareceu que quando chegou em sua residência, ela percebeu uma nuvem de fumaça na sala e pensou que se tratava de um incêndio. "Quando vi a TV e o receptor saindo fumaça, corri e pedi ajuda, mas foi quando percebi que os vizinhos estavam com o mesmo problema. Tentamos ligar para a Coelba no [116], mas não conseguimos. Quando ligamos novamente eles desligavam, isso com todos que tentaram ligar. E quando conseguimos, eles disseram que foi um defeito em uma residência. A energia só voltou por volta de uma e meia da madrugada de quinta-feira (14), e eles até agora não sabem o que aconteceu", relata uma das moradoras. 

Funcionários da empresa foram até o local - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Além da Rua Sebastião Viana Cardoso, moradores de outras duas ruas tiveram prejuízos. O morador Antônio Viana disse que em sua residência, a energia chegou com picos de até 380 volts. "Tive um prejuízo muito grande, queimou receptor, campainha, TV, lâmpadas, computador, estamos calculando o prejuízo com a ajuda de um engenheiro que a gente contratou, mas já passa dos R$ 100 mil", contou Viana. Eles também registraram queixa na Delegacia e aguardam uma nota oficial da empresa. A nossa Redação tentou falar com os números da Coelba, mas até a publicação desta matéria, não conseguimos respostas. 



Sinjorba pede inclusão da imprensa nos grupos de testagem para Covid-19

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) solicitou à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) que inclua jornalistas, radialistas e demais profissionais de imprensa nos grupos de testagem para Covid-19. O pedido foi registrado em um ofício enviado diretamente ao secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, na quarta-feira (13). De acordo com a entidade, o pleito é embasado no Decreto 10.288, de 22 de março deste ano, que define o trabalho da imprensa como essencial. Dessa forma, os trabalhadores da área permanecem de serviço, e muitos expostos, já que nem sempre é possível adotar o regime de home office.