ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2020"

Brumado: Paciente natural de Ituaçu que testou positivo para coronavírus é transferida para Conquista

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta sexta-feira (29), uma paciente natural do município de Ituaçu e que testou positivo para Covid-19, o novo Coronavírus, foi transferida para a cidade de Vitória da Conquista. Segundo apurou o site 97NEWS, a paciente fazia hemodiálise no Instituto de Nefrologia da Bahia (Ineb), unidade de Brumado, mas esta semana, ao chegar para realizar o procedimento, a paciente passou mal e foi levada para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, na qual ficou internada até a manhã de hoje (29). Como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Brumado não possui um isolamento adequado para receber este tipo de paciente, a mulher teve que ser transferida para a cidade vizinha. Segundo a Secretária de Saúde (Sesau) do município de Ituaçu, todos os familiares da mulher foram submetidos a teste rápido e deram negativo para coronavírus.



Brumado: Vídeo de Larissa Emanuelle antes do incêndio que tirou sua vida emociona internautas

Foto: Reprodução l Vídeo

O relato da pequena Larissa Emanuelle Ferreira, de 09 anos, que morreu carbonizada em um incêndio provocado por um vazamento de gás de cozinha, na tarde da última quarta-feira (27) na comunidade da "Lapinha", zona rural de Brumado, causou uma comoção entre internautas. A postagem, feita nas redes sociais logo após a morte da garota, já foi compartilhada milhares de vezes e recebeu diversas reações. No post, a garotinha Larissa Emanuelle comoveu na web ao relatar passagens da bíblia que citam o "pecado" e o surgimento da "nova vida". "O Brasil é nossa casa, daqui um dia a gente vai morrer, ai (...) a gente tá no pecado, Deus pegou o sangue da cruz dele tá lavando os corações e ficou branquinho, e começou uma nova vida." Ainda no vídeo, uma outra pessoa pergunta a garota como seria a 'nova vida'. "Não xingar a mãe (...) não brigar com o pai, com a tia, com primo, prima, com a namorada, com a professora." O narrador ainda faz outra pergunta a Emanuelle na qual após a purificação do coração, para onde todos vão após a morte. "Pro céu". Para os familiares, Larissa era uma menina meiga, doce e inteligente e seu sorriso vai está nas lembranças de todos. "Nas férias, ela sempre visitava os parentes. Gostava de estudar e ajudar os pais, a dor é muito grande, mas o seu carisma é que vai ficar para sempre em nossos corações", relatou uma das tias da garota ao 97NEWS. Veja o vídeo:

 



Beto Bonelly é Show transmite ao vivo no Youtube e faz história em Brumado

Foto: Divulgação

O programa de rádio Beto Bonelly é Show fez história na quinta-feira (28) em Brumado. Pela primeira vez, um programa da cidade foi transmitido ao vivo pelo Youtube, alcançando ouvintes de todo o país. "Ficamos felizes porque o alcance foi muito maior do que esperávamos. Durante a transmissão, até ouvintes do Rio de Janeiro assistiram ao programa", comemora o radialista Beto Bonelly, locutor do programa. Beto explica que a transmissão desta quinta foi experimental e que, em breve, o formato deve se tornar fixo. "Estamos testando, buscando formas de transmitir o programa diariamente pelo Youtube. Esse foi o primeiro passo - e graças a Deus, deu muito certo. Logo anunciaremos mais novidades". O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14 as 16 horas, na Alternativa FM 97,9.



Bahia tem 15.963 casos confirmados de Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia registra 15.963 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,21% do total de notificações no estado. Os 39 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico de quinta-feira (28) referem-se a um período de 24 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. Considerando o número de 15.963 casos confirmados, 5.220 recuperados e 570 óbitos, 10.173 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.336 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Os casos confirmados ocorreram em 272 municípios do estado.



RHI Magnesita apoia campanha 'Máscara Para Todos' na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A RHI Magnesita se juntou ao governo da Bahia para ampliar o acesso da população carente às máscaras de uso individual. O item, que se tornou essencial no combate ao novo coronavírus, ainda não alcançou 100% da população, principalmente aqueles em situação de rua ou vulnerabilidade social. Diante desse cenário, através do projeto “Máscara Para Todos” o governo estadual vem mobilizando diversos órgãos e instituições na arrecadação de doações de matéria prima (tecidos, elásticos e linhas) para fabricação dos itens de proteção. Os materiais são repassados a uma rede de costureiras contratadas e as máscaras confeccionadas são doadas a pessoas em vulnerabilidade social, residentes em território baiano. Através do Sindicato Das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos Metais Nobres e Preciosos e Magnesita da Bahia (SINDIMIBA) a RHI Magnesita, que possui operação nas cidades de Brumado e Santaluz, fará esta semana doação de cerca de 4mil metros de tecido, uma ajuda importante para que a campanha alcance a meta de produzir cerca de 5 milhões de máscaras para doação em todo estado. Para Pedro Leite, diretor de mineração da RHI Magnesita, esta é uma oportunidade de ampliar os esforços sociais da empresa na prevenção e minimização dos impactos da doença. “No mês de abril realizamos um projeto semelhante, chamado Costurando Amor, que proporcionou renda extra para cerca de 34 costureiras de Brumado e Santaluz através da confecção de máscaras que foram distribuídas aos nossos funcionários, e seus dependentes, e também à grupos comunitários da região. Agora, apoiando esta iniciativa do governo, temos a possibilidade ampliar a solidariedade também a outros milhares de baianos que ainda não possuem esse item que se tornou fundamental nessa pandemia. Ficamos felizes em poder contribuir”, ressalta Leite. 



Quase 26 mil mortes por coronavírus é registrada no Brasil; 411.821 casos foram confirmados

Foto: Reprodução l Estadão Conteúdo

O Brasil registrou 25.598 mortes por coronavírus e 20.599 novos casos, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na quarta (27). O número real de casos e mortes, porém, pode ser maior, já que há subnotificação e amostras à espera de análise. Atualmente, o país soma 4.108 mortes ainda em investigação. Balanço do ministério estima ainda que 166.647 pessoas, o equivalente a 40,5% dos casos, já se recuperaram da Covid-19. Outras 219.576 ainda estão em acompanhamento. O Brasil é o segundo país com mais casos da doença. Em números absolutos, fica atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 1,6 milhão de casos e nesta quarta atingiram a marca tétrica de 100 mil mortes por Covid-19. Em número de mortes, o Brasil é o sexto país mais afetado. Os cinco primeiros países com mais mortes são EUA (100 mil), Reino Unido (37 mil), Itália (33 mil), França (28 mil) e Espanha (27 mil). O Brasil, porém, ainda segue com tendência de aumento na curva de casos, diferentemente de outros países, segundo o Ministério da Saúde. São Paulo ainda é o estado com maior número de registros, com 89.483 casos confirmados e 6.712 mortes. Em seguida, vêm o Rio de Janeiro (com 42.398 casos e 4.605 mortes) e o Ceará (37.275 casos e 2.671 mortes). Atualmente, as regiões Norte e Nordeste registram a maior incidência da doença, parâmetro que considera o total de casos pela população. Embora fiquem abaixo de outros estados em número de casos, Amapá e Amazonas lideram quando observado esse indicador. O primeiro tem 900,9 casos a cada 100 mil habitantes. Já o segundo tem 808,5 casos a cada 100 mil habitantes. Já o estado com menos incidência é o Paraná, com 32,5 casos a cada 100 mil habitantes. 



Nutricionista Maiana Chaves esclarece o que são os probióticos, pré-bióticos e simbióticos

Foto: Divulgação

Cerca de 70% do nosso corpo é formado por bactérias boas e ruins. Esse equilíbrio é fundamental para nossa saúde. É importante entender que o estilo de vida atual marcado pelo estresse, alimentação desregular, excesso de medicamentos (principalmente os antibióticos) e a redução do contato direto com a natureza tem causado desequilíbrio na nossa microbiota (conjunto de bactérias boas e ruins no nosso trato intestinal), o que tem favorecido o aparecimento de doenças. Os alimentos processados e os medicamentos aumentam as bactérias ruins, que se proliferam largamente, causando uma diminuição nas bactérias boas. Diversos estudos demonstram que uma alimentação equilibrada e saudável com a presença de probióticos, prebióticos e simbióticos podem auxiliar no bom funcionamento intestinal, garantindo benefícios para a saúde. Mas o que são estes? Os probióticos são organismos vivos que conseguem ultrapassar a barreira do estômago, que é muito ácido, chegando ao intestino intacto com efeito positivo e benéfico ao organismo, promovendo o equilíbrio microbiano do intestino. São representados principalmente por microrganismos do gênero Lactobacillus e bifidobacterium, que tem como principais fontes: kefir, kombucha, chucrute, leites fermentados como iogurtes e coalhados. Os prebióticos são alimentos riquíssimos em fibras que não são digeridas no estômago, por isso chegam intactas ao intestino e que passam a ser digeridos e fermentados pelas bactérias não patogênicas do intestino como: bifidobacterium, lactobacillus, enterococcus e streptococcus que são os principais prebióticos encontrados em: frutas, vegetais, leite e mel. Os simbióticos são a combinação entre prebióticos e probióticos de maneira a auxiliar a implantação e sobrevivência dos microrganismos ofertados, além de garantir o equilíbrio saudável da microbiota intestinal. A presença destes alimentos na dieta, oferece diversos benefícios como: melhoria da imunidade, prevenção e tratamento de doenças alérgicas e do câncer, melhoria no trânsito intestinal, promoção da saciedade e facilitação da absorção de micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ressalto que a implementação desses alimentos em uma rotina alimentar equilibrada facilita a promoção da saúde quando realizada de forma individual e sendo avaliada e prescrita por nutricionista a fim de que seja elaborada a estratégia que o seu organismo necessita, respeitando a individualidade, quantidade e qualidade. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Agência da Caixa volta a abrir neste sábado em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em toda a Bahia, agências da Caixa Econômica Federal vão funcionar neste sábado (30), de 8h às 12h, para atendimento de beneficiários do auxílio emergencial do governo. É possível conferir a lista de agências abertas em todo o Brasil no site da Caixa. Na Bahia, 157 agências vão funcionar neste sábado. O atendimento será destinado exclusivamente aos beneficiários do auxílio emergencial do governo federal.



Bebê é resgatado por Graer após capotamento de veículo em rodovia

Foto: Divulgação l SSP/BA

Um recém-nascido de apenas 15 dias foi resgatado pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar em um trecho da BR 324 de São Sebastião do Passé. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o bebê, junto com os pais, foi vítima de um capotamento. Os PMs foram acionados e se deslocaram até o local com o helicóptero Guardião 05. Com escoriações, o bebê foi o primeiro a receber os atendimentos. Em seguida o bebê e o pai foram estabilizados. Depois, os dois foram encaminhados para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. A mãe, com ferimentos leves, também seguiu para unidade hospitalar, mas em uma ambulância da Via Bahia. Não há mais informações sobre o estado de saúde dos três.



Urandi: Município decreta 'toque de recolher' e medida já está valendo

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (28), a prefeitura de Urandi, decretou a restrição de circulação noturna nos logradouros públicos da cidade entre às 20h e 5h como medida de prevenção à disseminação do Covid-19, o novo coronavírus. A medida, conhecida como toque de recolher, já está valendo. Só estarão autorizados a funcionar durante o período de restrição as farmácias e os postos de combustíveis. Apenas servidores, funcionários e colaboradores em serviço e que atuem nas unidades de saúde e nos órgãos de seurança pública poderão trafegar pelas ruas após às 20h. Pessoas que precisem se deslocar por motivos de urgência ou aquisição de medicamentos também estarão autorizados, desde que comprovem a necessidade. De acordo com o último boletim, Urandi tem 43 casos de Covid-19.



Recebendo auxílio emergencial? Em 2021 você pode ter que devolver

Foto: Luciano Santos l 97News

A lei do auxílio emergencial sofreu uma nova alteração, que torna o benefício um "empréstimo" para quem se recuperar financeiramente até 2021. A mudança feita pelo Senado e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro determina que quem receber em 2020 mais que o limite de isenção do Imposto de Renda (IR) terá que devolver o valor integral em 2021, inclusive o dos dependentes. Atualmente, quem recebe menos de R$ 28.559,70 no ano inteiro, incluindo, por exemplo, salários, aposentadorias e aluguéis não paga o Imposto de Renda, e também não precisará devolver o valor referente ao 'coronavoucher'. A lei do auxílio emergencial, inicialmente, excluía pessoas que tivessem recebido valor maior do que R$ 28.559,70 em 2018, deixando de fora pessoas que tinham certa renda há dois anos, mas que hoje necessitavam de auxílio governamental diante da crise. Após a primeira parcela, a Câmara e o Senado aprovaram um projeto que derrubou esse critério. Por outro lado, foi adicionado ao texto a obrigação de devolver o auxílio caso o beneficiário termine o ano de 2020 com renda acima do limite de isenção do Imposto de Renda. Dessa forma, Bolsonaro manteve o critério que exclui pessoas por causa da renda de 2018, mas sancionou medida que exige devolução do valor recebido por quem se recuperar ao longo de 2020, criando mais um empecilho para o trabalhador que vê os R$ 600 como saída para a crise causada pela pandemia.



Brumado: Sobe para 24 os casos positivos de Coronavírus; Notificações chegam a 1000

Foto: Divulgação

No início da noite desta quinta-feira (28), a Secretaria de Saúde (Sesau) do município de Brumado informou que subiu para 24 o número de registro para Covid-19, o novo coronavírus na Capital do Minério. Ainda segundo o boletim epidemiológico, 1001 notificações suspeitas foram registradas em Brumado. Desses, 219 pacientes testaram negativo para a doença. 33 aguardam resultado de exames do Laboratório Central (Lacen). Além disso, 13 pessoas estão curadas e 11 com o vírus ativo. Dois pacientes estão hospitalizados, sendo uma mulher de 39 anos, natural da cidade de Ituaçu e outro com os dados não informado pela Sesau. Com o crescimento no número de casos, os decretos de flexibilização podem mudar nos próximos dias.

 



Bahia: MP aciona instituições de ensino superior e solicita redução de 30% nas mensalidades durante pandemia

Foto: Divulgação

O Ministério Público Estadual (MP-BA) ajuizou na quarta-feira (27) uma ação civil pública contra 15 instituições particulares de ensino superior no Estado. Segundo o MP, as faculdades e universidades têm adotado práticas abusivas contra os alunos durante o período da pandemia da Covid-19. Na ação, o Ministério Púbico solicita à Justiça que determine às faculdades, em decisão liminar, a redução em 30% do valor das mensalidades de todos os cursos de graduação e pós-graduação, independentemente se eram presenciais ou EAD (à distância). Solicitou ainda a suspensão integral de cobrança por atividades extracurriculares e por qualquer disciplina que exija a forma presencial. Além disso, o MP-BA pediu a suspensão por 15 dias das atividades EAD, até as instituições ouvirem os centros e diretórios acadêmicos sobre a forma de adoção das aulas remotas. As aulas remotas só deveriam ter sido adotadas depois que mais de 50% da comunidade acadêmica de cada instituição concordasse com o método de ensino. A promotora aponta que a implantação do EAD foi realizada por meio de alteração contratual unilateral. Ainda foi solicitado à Justiça, que proíba as faculdades de cobrar multas ou juros a estudantes inadimplentes durante a pandemia. As instituições também não devem incluir os responsáveis pelo pagamento das mensalidades em cadastros restritivos de crédito. O MP-BA informa que entre as irregularidades apontadas, inclusive pela União dos Estudantes da Bahia (UEB), em representação protocolada no MP, estão a falta de qualidade, inadequação e insuficiência de conteúdo das aulas ministradas via ensino à distância (EAD) e ausência de descontos nas mensalidades apesar da redução das despesas com a implantação do modelo de aula remota.



Proibição de transporte intermunicipal pelo Estado não se aplica ao deslocamento rural em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Tendo o transporte intermunicipal proibido no município de Brumado, essa regra não se aplica a zona rural da cidade. A informação foi passada ao site 97NEWS pelo coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo. Segundo ele, o transporte de passageiros dentro do município está autorizado desde que seguido o protocolo estabelecido pela SMTT em conformidade com as determinações do Ministério da Saúde. “Existem algumas pessoas nas comunidades que não têm como se deslocar até a sede do município e precisam dessa locomoção. Estamos credenciando os motoristas e os veículos de transporte de passageiros. Tem que ter alvará, seguir um protocolo de higienização diária do veículo, tem que disponibilizar álcool 70 na entrada e na saída do passageiro de dentro do veículo, o número de passageiros não pode ultrapassar 50% da capacidade do carro, o veículo tem que ter ventilação externa. E, o mais, importante: todos têm que usar máscara protetiva”, disse em entrevista a rádio Alternativa. Ele ainda acrescentou que "a autorização visa facilitar o acesso do cidadão da zona rural, bem como garantir o seu direito de ir e vir".

 



Revoltante: Avô é preso suspeito de abusar sexualmente da neta de 1 ano

Foto: Divulgação

Um homem, de 56 anos, foi preso em flagrante acusado de abusar sexualmente da própria neta, de um ano e dois meses, em Simões Filho. A prisão ocorreu nesta quarta-feira (27) por policiais da 22ª Delegacia Territorial (DT).  Conforme o titular da unidade, delegado Leandro Acácio, a criança foi socorrida para um hospital. Na unidade de saúde, uma equipe médica acionou a polícia ao verificar ferimentos compatíveis com a violência. Conduzido à delegacia, o avô da menina, que não teve a identidade informada, confessou o crime. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o homem, que foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável, já responde por um homicídio em São Sebastião do Passé, no Recôncavo. A SSP-BA também informou que o acusado deve ser encaminhado para Audiência de Custódia da Justiça. As informações são do site Bahia Notícias.



Brumado: Dor e comoção marcam enterro da pequena Larissa Emanuelle de 9 anos morta em incêndio na zona rural

Parentes e amigos dão o último adeus a Emanuelle - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A comoção de parentes e amigos tomou conta do enterro da pequena Larissa Emanuelle Ferreira, de 09 anos, que morreu após um incêndio provocado por um vazamento de gás de cozinha na comunidade da "Lapinha", próximo ao Arrecifinho, zona rural de Brumado. O acidente aconteceu por volta das 16h da tarde de quarta-feira (27). A criança teve 90% do corpo queimado e não resistiu. O corpo de Emanuelle foi enterrado na manhã desta quinta-feira (28), no cemitério da Vila Presidente Vargas. O pai da vítima, Ednaldo de Jesus Silva, mesmo abalado, revelou que trabalhava em uma fazenda distante da residência, mas ouviu a explosão. "Eu trabalhava na roça de meu irmão na [capina] da palma, e de lá, só escutei a explosão. Em seguida entraram em contato comigo e eu de imediato desci para minha casa. Chegando aqui, meu colega conseguiu arrombar a janela, mas já era tarde, minha filha já estava toda queimada e sem vida", relata ao 97NEWS. 

Larissa Emanuelle tinha 9 anos - Foto: Divulgação

Bastante emocionado, ao ver a filha no caixão desabou em lágrimas e lamentou não ter salvo a filha. "É triste perder uma filha (...) pelo amor de Deus não deixe seu filho mexer com fogo, porque ver seu filho queimando e não poder ajudar (...) minha filha era inteligente, meiga, carinhosa. Queria aprender a cozinhar e a gente não deixava, falava calma filha, deixa você completar ao menos 14 anos (cic)", descreve o pai Ednaldo. De acordo com o pai, a mãe, Lucilene Ferreira, estava do lado da residência juntamente com outro filho do casal no momento da explosão. "Eles não estava na casa, na hora ela tentou entrar, meu cunhado e os vizinhos quando conseguiram entrar não tinha mais o que fazer, foi um desespero", disse o pai. O velório aconteceu na manhã de hoje (28) na mesma comunidade. O enterro de Larrisa Emanuelle aconteceu no cemitério da Vila Presidente Vargas. Nós do 97NEWS deixamos os sinceros sentimentos, nesse momento de dor nos solidarizamos com amigos e familiares. 

A cozinha ficou bastante danificada - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Fábrica da Azaleia vai demitir 600 funcionários em razão do novo Coronavírus em Itapetinga

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (28), mais uma fábrica de calçados anunciou demissão em massa do seu quadro de colaboradores. A fábrica da Azaleia em Itapetinga, vai oficializar a demissão de cerca de 600 funcionários das unidades do município e de toda micro região. Em abril, a empresa já havia anunciado que o efetivo teria corte de 200 pessoas. Esse é mais um prejuízo para a categoria regional. De acordo com o sindicato da categoria, o Sindiverdade, as demissões vão atingir a todos os colaboradores que residem em outras cidades da região, como Itororó, Macarani, Itambé, Caatiba e Maiquinique. A empresa alegou que, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a produtividade das fábricas de calçado para o inverno ficou inviabilizada. 



Sob pressão da crise do coronavírus, bancos cortam juros do cartão de crédito

Foto: Reprodução

Em meio à pandemia do coronavírus, os bancos sofrem a pressão de projetos que tramitam no Congresso tentando limitar taxas de juros e até aumentar impostos cobrados do setor. Uma espécie de resposta antecipada a esse clima já foi dada: as instituições financeiras reduziram com força as taxas do cartão de crédito ao longo da crise. Dados do Banco Central mostram que em alguns casos, as taxas cobradas em fevereiro eram mais do que o dobro das do início de maio, último dado disponível. O país enfrenta seu maior desafio em décadas -- analistas esperam, em média, uma queda de 6% do PIB (Produto Interno Bruto), a maior desde 1962, quando começou a série histórica. Detentores de lucros bilionários, os bancos passaram a ser especialmente cobrados a fazer sua parte neste momento. Os cortes mais expressivos foram feitos pela Caixa e pelo Santander, mas Bradesco e Itaú Unibanco também reduziram os juros do cartão parcelado e até do rotativo, que é a modalidade em que o consumidor joga para a frente parte do pagamento da fatura.

Foto: Divulgação


RHI Magnesita: Usar máscara é questão de responsabilidade

Foto: Divulgação

Usar máscara ao sair de casa pode fazer toda a diferença na luta contra o Coronavírus, pois, além de proteger você, ela protege também quem está ao seu redor. Para que seu uso seja eficaz, fique atento a alguns detalhes: a máscara deve cobrir totalmente boca, nariz e queixo e não pode ficar folgada no rosto. Para retirá-la, não toque no tecido da frente, e sim segure apenas nos elásticos ou cordinhas de amarrar. Após o uso, é preciso descartá-la apropriadamente ou, então, lavá-la para poder usar novamente, caso ela não seja descartável. E atenção: o uso da máscara é individual. Lembre-se: para que a máscara caseira funcione, ela deve ser feita de algodão e ter duas camadas de um tecido não muito fino. Faça sua parte! #JuntosSomosMaisFortes.



Bahia registra 15 mil casos confirmados de coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia atingiu, na quarta-feira (27), o número de 15.070 pessoas infectadas com o Covid-19, o novo coronavírus. Os dados são do Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a informação indica que o número de pacientes com a doença é superior ao dos habitantes de 165 municípios baianos - considerando a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2019. Das 165 cidades com população menor que o número de casos de coronavírus, 78 municípios tinham registros da doença até o boletim de terça-feira (26). Outro dado relevante é que o quantitativo de pessoas com a doença corresponde a 0,10% da população brasileira, que é de 14.873.064, segundo a última estimativa do IBGE. Também no cenário nacional, de acordo com o Ministério da Saúde, a Bahia figura entre as dez no ranking de unidades federativas com o maior número de infectados. As informações são do site Bahia Notícias.