ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2018"

Conquista: PRF prende mulher transportando cocaína líquida como 'concentrado de açaí'

Foto: Divulgação / PRF-BA

Uma mulher, de 49 anos, foi presa ao ser flagrada transportando cocaína na forma líquida em um ônibus. O flagrante ocorreu em um trecho da BR-116 na tarde deste domingo (6). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a passageira estava em um ônibus que tinha saído de São Paulo com destino a Natal, no Rio Grande do Norte. Durante a fiscalização das bagagens, os PRFs encontraram dois quilos de cocaína, em forma líquida, dentro de latas com rótulos de concentrados de açaí. Aos agentes, a mulher contou ter recebido a droga em São Paulo e que levaria para Natal mediante pagamento, cerca de R$ 1 mil. Ainda segundo a acusada, a cocaína seria encaminhada pelos Correios para China e países da África. A droga estava na forma líquida para evitar identificação por equipamentos de raio-x.



Proprietário da INEB é condecorado em Portugal com a comenda de Cabral

O empresário Roberto Novaes recebendo a Comenda da Ordem Honorífica do Mérito Internacional do Descobrir do Brasil (Fotos: 97NEWS)

Considerada uma das chancelas mais representativas do universo lusitano, a Comenda da Ordem Honorífica do Mérito Internacional do Descobrir do Brasil, Pedro Álvares Cabral teve, na sua edição do 2018, um momento muito especial para a região sudoeste da Bahia, já que um dos maiores empresários do ramo de saúde, Roberto Novaes, foi um dos agraciados. A honra que já coube ao secretário geral da ONU, Antônio Manoel Oliveira Guterres, é realizada na cidade de Belmonte, terra onde o descobrir do Brasil nasceu. Na oportunidade esteve presente o embaixador do Brasil em Portugal, Luiz Alberto Figueiredo Machado. Roberto Novaes, que é natural do município de Vitória da Conquista, é proprietário da INEB – Instituto de Nefrologia de Brumado, que é conhecida como Clínica de Hemodiálise, e, no momento da condecoração, não escondeu a sua grande satisfação em receber uma honraria tão importante. “Foi realmente algo muito especial, que vem coroar o nosso trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos com o máximo de empenho e dedicação”, ressaltou o empresário.



Atletismo brumadense confirma boa fase e brilha no 3º Desafio Conquista Race

Os atletas brumadenses foram o grande destaque do evento (Fotocomposição: 97NEWS)

Sendo a modalidade esportiva de maior destaque no momento, o Atletismo brumadense brilhou novamente no último final de semana, tendo um ótimo desempenho no 3º Desafio Conquista Race. A prova foi realizada neste domingo (06) em Vitória da Conquista, tendo como grande obstáculo o percurso, composto por trechos bem acidentados, repletos de pedras, buracos e altimetrias constantes. Confirmando a boa fase o grupo de atletas brumadenses confirmaram que fazem parte da elite regional, obtendo resultados muito expressivos. Uma das grandes promessas, a atleta Taiane (Tatá), se sagrou a campeã Elite nos 21 km, cravando um tempo excelente de 1h35m, recebendo o reconhecimento de ser uma das mulheres mais velozes da região. O incansável maratonista Serginho do Campo Seco, ficou em 4º no Geral dos 21 km com o tempo de 1h24 min. E o Jovem Everton “Avatar” conquistou o lugar mais alto do pódio, nos 11 km, com um tempo muito bom de 41min, sendo essa conquista a mais eletrizante, já que na reta final, faltando apenas 400 metros, o mesmo duelou passo a passo, pisada a pisada, contra o atleta de vitória da conquista, chegando o mesmo a uma velocidade de 31km/h, algo extremamente surpreendente. A brilhante e considerada musa do atletismo brumadense, a bela Vanessa Dias, foi a primeira colocada por categoria com tempo de 2h06m. Com isso, a Empresa Maerlon Coach, que atua no seguimento de assessoria esportiva running consegue destacar-se sendo a que mais obteve colocações no pódio do evento.



Buracos deixados pela Embasa no Brisa III causam acidentes e fazem com que os moradores fiquem indignados

O novo buraco é de uma dimensão ainda maior e a falta de sinalização vem provocando acidentes no período noturno (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os buracos nas vias públicas continuam revoltando a população de Brumado, desta feita o cenário é o Conjunto Residencial Brisa III, que há cerca de 3 meses vem sofrendo com buracos deixados pela Embasa. Segundo moradores que foram ouvidos pelo 97NEWS, a situação vem se agravando, já que vários acidentes vêm acontecendo devido aos buracos. “Há cerca de 3 meses a Embasa veio arrumar um vazamento de água e acabou deixando o primeiro buraco”, relatou o morador Nilson Lessa. Ele ainda continuou argumentando que “em seguida a Embasa veio novamente para sanar a questão do vazamento e deixou um segundo buraco, que começou a causar ainda mais acidentes com motociclistas, principalmente no período noturno”. E subindo a temperatura relatou que “aí vieram novamente e fizeram um novo buraco, que foi tapado com terra e logo acabou virando uma cratera, tanto que neste final de semana tivemos que vir socorrer um motociclista que se acidentou por causa do buraco” e concluiu dizendo “isso é uma ação de desrespeito por parte da Embasa com nós moradores, pois do jeito que vai ninguém mais vai poder entrar aqui. Espero que eles resolvam o quanto antes essa situação, antes que isso possa acontecer”.



Brumado: Última chance para fazer o recadastramento biométrico; prazo limite acaba na próxima quarta-feira (09)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A fama de que o brasileiro deixa tudo para a última hora tem uma lógica muito acentuada, então, diante disso, os prazos que são estipulados com a divulgação das datas limites, na grande maioria das vezes, têm que ser alongados. Desta feita a ampliação do prazo é uma questão fundamental que é a escolha dos próximos governantes e representantes parlamentares que serão escolhidos por meio do voto popular. Quando já se pensava que as chances para os “atrasados” já tinham se esgotado, o Cartório Eleitoral da Comarca de Brumado, que também compreende os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, vem comunicar que uma nova chance foi aberta e que o prazo, agora, de forma inquestionável, termina na próxima quarta-feira (09). Tem que se esclarecer que somente os que irão fazer o recadastramento biométrico pela primeira vez e os que estão fazendo a mudança de domicílio eleitoral são o público alvo, para os que forem tirar a segunda via do título o prazo vai até próximo das eleições. Segundo o chefe do cartório, o índice de comparecimento foi muito satisfatório, passando da casa dos 90%, sendo que dos 5 mil títulos que tinham sido cancelados, 1.500 já foram regularizados, ou seja, somente cerca de 3 mil eleitores de um universo de cerca de 50 mil, ainda não fizeram o recadastramento até o momento e, caso o comparecimento seja positivo até quarta-feira, a Comarca de Brumado poderá ter alcançado um dos melhores índices da Bahia, o que viria comprovar que os eleitores estão conscientes de suas responsabilidades.



Rio do Antônio: MP notifica prefeitura para prestar esclarecimentos sobre licitação dos serviços de limpeza pública

A situação da limpeza pública no município de Rio do Antônio vem tendo uma série de denúncias de irregularidades (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Um dos problemas que vem tirando o sono da população de Rio do Antônio é a questão da limpeza pública, que, desde o início da atual gestão vem passando por várias crises.  A situação, que já chegou ao ponto de um colapso, com lixo espalhado por toda a cidade, tendo a agravante que os cães errantes destruíam os sacos plásticos, criando um ambiente muito indesejável, começou a ser resolvida com a realização de um processo licitatório para a contratação de uma empresa para realizar a coleta. Só que o processo foi realizado, segundo a oposição, de forma irregular, com indícios de favorecimento, então, diante dessas possibilidades, foi feita uma representação ao Ministério Público Estadual, que começou a fazer as devidas investigações, tanto que a Prefeitura Municipal foi notificada pelo referido órgão para prestar esclarecimentos sobre a licitação para a contratação da empresa prestadora dos serviços de limpeza pública. Agora a população espera que tudo seja devidamente esclarecido e que os serviços da coleta de lixo se regularizem, já que também foram feitas denúncias, inclusive com vídeos comprobatórios, de que uma caçamba do PAC estava sendo utilizada para realizar o serviço.Confira abaixo a notificação do MP: 

(97NEWS)


Conheça Thaís Virgínia, a mulher que perdeu a voz há três anos

Foto: Marina Silva/CORREIO

Era final do ano de  2015. A estudante Thaís Virgínia da Costa, então com 21 anos, apresentava seu último trabalho do curso técnico de Análises Clínicas quando percebeu que alguma coisa estava errada com a sua voz. No meio da apresentação de 40 minutos, ela já não conseguia mais completar uma frase. Por mais que se esforçasse, as palavras saiam entrecortadas. Ninguém conseguia lhe entender. Ela não conseguia falar. Naquela tarde, a jovem teve que se calar. Foi a primeira vez que foi silenciada pela disfonia espasmódica – doença que provoca um distúrbio na voz, dificultando a projeção da fala, e caracterizada por contrações involuntárias nos músculos da laringe. A vida de Thaís mudou e um silêncio angustiante passou a ser seu companheiro. Passados três anos, hoje aos 24 anos, com mais de 80% da capacidade vocal comprometida pela disfonia, Thaís não consegue se comunicar com a fala. Não emite palavras ou frases. A doença afetou tanto a sua rotina que ela não vai mais para a faculdade de Recursos Humanos. Também deixou para trás relacionamentos amorosos e de amizade, além do emprego de vendedora na loja da tia. Só costuma sair de casa, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, para o tratamento no Hospital das Clínicas, no Canela. Qualquer contato com o mundo externo exige de Thaís esforço e a expõe a constrangimentos. As pessoas com quem ela tem contato questionam, perguntam e querem uma resposta para saber o que aconteceu.  É em uma cirurgia de Neuromiectomia, um método que retira e reconstrói parte do músculo das cordas vocais, que a jovem deposita a esperança de voltar a falar. Para isso, está fazendo uma vaquinha virtual, até o dia 16 de junho, para reunir a quantia de R$ 40 mil e realizar a cirurgia. O procedimento é realizado no Hospital Albert Einstein em São Paulo.

Foto: Marina Silva/CORREIO

Por ser uma opção de tratamento para uma doença rara – a patologia atinge 1 a cada 100 mil pessoas no mundo – a cirurgia só foi feita em 70 pessoas no país. De acordo com a professora de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Natasha Andrade Braga, a disfonia espasmódica está associada ao sistema nervoso central. “Não existe uma causa definida para a doença, mas a gente acredita que tenha um fator neurológico junto com psicológico. A disfonia espasmódica não é uma doença hereditária”, explicou.  Ainda segundo a professora, a doença costuma atingir mais mulheres, entre 30 e 60 anos. Atualmente, a jovem só mantém contato via redes sociais. É nos aplicativos de mensagem que ela conversa com outras pessoas, também diagnosticadas com disfonia espasmódica. É por lá, ainda, que pesquisa tudo sobre a doença. “Depois que eu entrei no grupo de WhatsApp, vi que tinha outras pessoas como eu, que já conseguiram fazer a cirurgia e que conseguiram tocar a vida”, conta. O grupo reúne 15 pacientes de todo o país. Uma dessas pessoas é o estudante de Engenharia Civil, o brumadense Joab Paiva, 35 anos. Ele é um dos poucos homens que foi diagnosticado com a doença - já que a incidência é maior em mulheres. O universitário, que já fez a cirurgia, descobriu a disfonia em 2015, enquanto se apresentava em um evento. A opção recomendada para Thaís, seria a cirurgia por conta da evolução da doença, os médicos retiram e queimam o músculo envolvido na situação. Nesse caso, a cirurgia pode dar certo em 60% dos casos - sendo que 33% necessitam da segunda intervenção e 7% da terceira cirurgia, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Se você quiser ajudar Thaís a arrecadar os R$ 40 mil necessários para fazer o procedimento cirúrgico você pode acessar o site através deste link, fazer sua doação e auxiliar ela falar de novo. 



Vara Criminal da Infância e Juventude de Brumado realizou 70 audiências de atos infracionais cometidos por adolescentes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foram realizadas na última sexta-feira (04), na Vara Criminal e da Infância e Juventude, do Fórum Duarte Muniz, em Brumado em regime de mutirão, setenta audiências relativas a atos infracionais em tese praticados por adolescentes. Nas audiências os menores, acompanhados de seus representantes legais e de advogados ou da Defensora Pública, manifestaram-se sobre a proposta do Ministério Público, de remissão, cumulada com liberdade assistida ou prestação de serviços comunitários, que é prevista no art. 117, da Lei 8.069/90, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A proposta consiste em realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais. As tarefas serão atribuídas conforme as aptidões do adolescente, devendo ser cumpridas durante jornada máxima de oito horas semanais, aos sábados, domingos e feriados ou em dias úteis, de modo a não prejudicar a frequência à escola ou à jornada normal de trabalho. A liberdade assistida, promove socialmente o adolescente e sua família, sendo acompanhados, a frequência e o aproveitamento escolar, promovendo inclusive sua matrícula e diligenciar no sentido da profissionalização e de sua inserção no mercado de trabalho. A fiscalização do cumprimento terá as participações do CREAS Chico Xavier, de Brumado, e do CREAS de Aracatu, bem como dos Conselheiros Tutelares.



Real Campo se sagra o grande campeão do ‘Gauchão’ 2018

O vereador Elias Piau e a secretária Ednéia Ataíde entregando o troféu de campeão ao Real Campo (Foto: 97NEWS)

Com todos os ingredientes de uma grande final, o jogo entre o Barcelona e o Real Campo foi realmente de muita emoção, inclusive com teste para cardíacos, já que o confronto, no seu tempo normal, foi decidido no ‘apagar das luzes’. Com um primeiro tempo de estudos entre as equipes, os setores defensivos foram os que se sobressaíram, mas, a equipe do Barcelona conseguiu abrir o placar. No segundo tempo, a tensão foi grande e o esquema para manter o resultado por parte do Barcelona acabou fazendo com que o jogo ficasse amarrado. Só que o improvável resolveu entrar em campo e, num lance genial, o goleiro do Real Campo, Raí, pegou a bola para bater uma falta já na prorrogação e, com muita categoria, conseguiu empatar a partida, levando a decisão para os pênaltis. Mostrando muito mais competência o Real Campo se sagrou o campeão vencendo a disputa por 4X2. Foi uma grande festa do esporte brumadense e, em seguida, foi realizada a cerimônia de entrega dos troféus e medalhas para os atletas. A secretária municipal de Educação, Edneia Ataíde e o vice-prefeito Édio Pereira fizeram questão de estar presentes e parabenizaram o vereador Elias Piau, que é o idealizador e organizador do Campeonato Gauchão. Muito emocionado, Piau agradeceu a presença de todos e agradeceu o apoio da Prefeitura de Brumado, que contribuiu de forma muito importante para o sucesso do evento. “Eu sou apaixonado por Futebol e o sonho de um dia poder realizar um campeonato no Bairro Baraúnas, hoje é uma realidade muito satisfatória, porque a cada ano que passa o evento fica cada vez melhor”, destacou. Ele ainda falou que “nesse ano de 2018, tivemos grandes disputas, com um nível muito bom e, hoje, a grande final, reservou muita emoção, digna dos grandes jogos. Estou muito feliz por ver o grande sucesso desse campeonato”. Veja fotos e um vídeo da cobrança dos pênaltis:  



Brumado: Homem tem risco de perder o braço após ser atingido por uma carreta

A equipe do SAMU 192 logo chegou ao local e prestou os primeiros atendimentos à vítima (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um homem identificado como Edson Lobo Porto, de cerca de 40 anos, acabou sendo atingindo por uma carreta na tarde deste domingo (06) no Bairro Santa Tereza. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, ele foi jogar bola em Dom Basílio e, por volta das 15h, foi levado para casa, que fica no Bairro Santa Tereza, por um amigo. Na hora dele sair do carro, ao invés dele ir para o lado da calçada, acabou saindo pelo lado da rua e, por desatenção, acabou sendo primeiramente recebendo uma pancada na cabeça, o que o levou ao chão. O motorista da carreta não deve ter percebido e continua seguindo, só que acabou passando por cima do braço direito de Edson. Populares se aglomeraram no local e logo chegou uma equipe do SAMU 192, que fez os primeiros socorros e, em seguida, encaminhou a vítima para o Hospital Magalhães Neto. Ainda segundo informações, o homem que é funcionário de uma empresa de revenda de autopeças, deu entrada com estado delicado, mas sem risco de morte. Ele iria passar pelo atendimento de um neurologista, para constatar se teve traumatismo craniano. Ele foi entubado e espera uma vaga na regulação para ser removido para um grande centro, já que as condições de seu braço são muito delicadas, correndo o risco de perder o membro caso não seja feita logo a transferência para um hospital especializado.



De virada, Vitória perde para o Fluminense no Barradão

Foto: Reprodução

O Fluminense levou a melhor e venceu de virada, por 2 a 1, a partida contra o Vitória na tarde deste domingo (6), no Barradão, em Salvador. Antes de iniciar a partida pela quarta rodada do Brasileirão, o técnico Vagner Mancine recebeu uma camisa comemorativa pelos 200 jogos pelo Vitória. Aos 20 minutos do primeiro tempo, o atacante Neilton abriu o placar para o Rubro-Negro. Aos 27 minutos do segundo tempo, foi a vez do atacante Pablo Dyego empatar o placar com um gol do Fluminense. No apagar das luzes, aos 40 minutos do segundo tempo, o lateral direito Gilberto balançou a rede e fez o gol da virada para o Fluminense. No próximo domingo, o Vitória enfrenta o Vasco, às 16h, em São Januário, Rio de Janeiro.



Sport faz 2×0 no Bahia e vence pela quarta rodada do Brasileirão

Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

A partida já não começou bem para o Bahia neste domingo (6), que perdeu para o Sport por 2×0, no Estádio Adelmar da Costa Carvalho, mais conhecido como Ilha do Retiro, em Recife. Nos primeiros minutos do primeiro tempo, o goleiro Douglas Friedrich sofre uma lesão e atrasa a partida. E como se não bastasse, Edigar Junior, Elber, Zé Rafael e Gregore levam falta com menos de 10 minutos de jogo. O clima não estava favorável para o tricolor. O primeiro tempo seguiu com enxurrada de faltas cometidas de ambas as partes, no 0x0, partida difícil. Quando parecia que o Bahia ia bem, no 44º minuto, o time marca um gol contra, terminando a partida em Sport 1, Bahia 0. O segundo tempo começou cheio de expectativa da torcida tricolor e do time, mas nada indicava que melhoraria. No início da partida, o Sport marca o segundo gol, no nome de Claudio Winck. A disputa parecia ainda mais difícil de virar. O segundo tempo continua com muitas faltas de ambos os times. No 17º minuto do segundo tempo o Bahia faz uma substituição, de Zé Rafael por Ítalo, que te rende mais dois cartões amarelos por entrada perigosa até o final do jogo e provoca expulsão, deixando o time com um a menos. Não foi dessa vez. O tricolor volta para casa precisando repensar as estratégias em campo. Sport, 2; Bahia, 0 pela quarta rodada do Brasileirão. Sport subiu para o oitavo lugar, com sete pontos, na classificação. Enquanto o Bahia, caiu para o 15º lugar, próximo da zona de rebaixamento, com quatro pontos. O próximo compromisso tricolor é na próxima quarta-feira (9), pela Copa do Brasil, contra o Vasco, às 21h45, na Arena Fonte Nova.



Inscrições para o ENEM 2018 começam hoje (07)

(Foto: Divulgação)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h de segunda-feira (7) e vão até o dia 18 de maio. Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição no Enem devem se inscrever, na Página do Participante. O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até o dia 23 de maio, nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios. Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF e do documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos. Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e a língua na qual quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

O candidato que necessitar de atendimento especializado ou específico deve fazer essa solicitação no ato da inscrição. O atendimento especializado pode ser pedido para pessoas com problemas como baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, dislexia ou autismo. O atendimento específico pode ser solicitado para gestante, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar ou com outras condições específicas. Os candidatos travesti ou transexuais que desejarem também poderão pedir atendimento pelo nome social. As provas do Enem deste ano serão realizadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. o primeiro dia da prova, que reúne redação e questões de linguagens e ciências humanas, terá cinco horas e meia de duração e o segundo dia, com questões de ciências da natureza e matemática, terá cinco horas. Os resultados do Enem poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

CONTINUE LENDO


Correios vão fechar 513 agências e demitir 5,3 mil

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os Correios decidiram fechar nos próximos meses 513 agências próprias e demitir os funcionários que trabalham nelas, o que deve atingir 5.300 pessoas. A medida foi aprovada em reunião da diretoria em fevereiro e é mantida em sigilo pela empresa. Quem participou dela teve de assinar um termo de confidencialidade, o que não é usual. Na lista há agências com alto faturamento. Em Minas, das 20 mais rentáveis, 14 deixarão de funcionar. Os clientes serão atendidos por agências franqueadas que funcionam nas proximidades das que serão fechadas. Em São Paulo, serão fechadas 167 agências – 90 na capital e 77 no interior. A decisão causa polêmica dentro dos Correios. O assunto foi tratado como extrapauta na reunião da diretoria sem o anexo da relação de agências. A desconfiança é de que a medida foi tomada para beneficiar os franqueados.  O ex-presidente dos Correios Guilherme Campos justificou que serão fechadas agências próprias que ficam muito próximas de outras operadas por agentes privados. Ele diz que o número de demissões pode ser até maior. Vai depender da capacidade financeira da empresa para indenizar os trabalhadores. A decisão exigiu sigilo, segundo o ex-presidente, porque envolve a demissão de muitos funcionários da empresa. A economia anual com o fechamento das agências somada às demissões é calculada em R$ 190 milhões.



BR-030: Jovem empresário morre após capotar várias vezes entre Caetité e Brumado

(Foto: Marcus Oliveira | Sudoeste Bahia)

O jovem Natanael Fernandes Vias Boas, de apenas 19 anos, foi vítima de um acidente fatal ocorrido na madrugada deste domingo (06) na BR-030, próximo ao município de Caetité. Natanel era membro de uma família muito bem-sucedida em Caetité e região e era considerado um dos jovens empresários com um futuro muito promissor. Segundo as informações Natanael seguia de Caetité sentido Brumado, quando perdeu o controle do veículo, capotando várias vezes. Ele estaria sem cinto de segurança, sendo lançado para fora do veículo, o que pode ter corroborado para a fatalidade. Os ferimentos foram muito graves e ele acabou tendo morte instantânea. O corpo foi levado para o IML de Guanambi para passar por necropsia.



Brumado: Bandidos encapuzados invadem usina de asfalto e espancam vigia

A Polícia irá intensificar as investigações sobre o caso (Foto: 97NEWS)

Os crimes mais articulados voltam à cena policial de Brumado, trazendo preocupações principalmente ao empresariado local, que seriam os principais alvos dos bandidos. Na noite deste sábado (05), um novo episódio nesse sentido ocorreu numa usina de asfalto localizada nas margens da BR-030, a qual pertence a um empresário muito conhecido na cidade e fica localizada próxima aos conjuntos residenciais Brisas. Segundo informações, um bando composto por 5 elementos, todos encapuzados, invadiu o galpão da referida usina e amordaçou e depois espancou o vigia, no intuito que ele revelasse onde estava escondido o dinheiro. Eles vasculharam todo o local, mas acabaram não encontrando nada de valor e acabaram levando veículo Fiat Strada branco, de placa policial OUK-3262. Assim que eles fugiram do local, o vigia entrou em contato com amigos e foi levado para o Hospital Magalhães Neto, onde recebeu cuidados médicos e já está se recuperando das agressões. A Polícia iniciou a investigação sobre a ação dos criminosos, os quais mesmo estando encapuzados, teriam deixado pistas, pois ficaram de tocaia em um veículo antes de cometerem o delito.



Fã do Imperador, Brumado se prepara para vestir camisa da seleção

Brumado possui quatro gols feitos pelo Bahia em 2018 ( Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

O guarda-roupa de Júnior Brumado ganhou uma nova peça esta semana. Revelação do Bahia, o atacante foi às compras após receber um comunicado da CBF. “Os caras mandaram um e-mail dizendo que tinha que se apresentar de terno. Foi caro, quase mil reais”, conta o atacante, aos risos. Traje elegante para a realização de um sonho. Aos 18 anos, ele se apresentará pela primeira vez à seleção brasileira sub-20 na segunda-feira (7). “Eu falava com minha mãe quando era criança que queria vestir a camisa da Seleção Brasileira. É algo inédito na minha cidade. Ninguém da minha cidade foi convocado”, vibra o jogador nascido no município que carrega como apelido, no sudoeste da Bahia. Brumado vai trabalhar durante uma semana, entre os dias 7 e 14, no centro de treinamento do Corinthians, em São Paulo. Por isso, vai desfalcar o Bahia contra o Vasco, no dia 9, pela Copa do Brasil, e contra o São Paulo, dia 13, pela Série A, ambos na Fonte Nova. Antes, estará à disposição contra o Sport, no domingo (6), às 19h, na Ilha do Retiro. A semana da revelação tricolor foi agitada. Além de ir ao shopping para comprar a beca nova e de ser titular na partida contra o Botafogo-PB, em que Edigar Junio foi poupado, o atacante também fez o alistamento militar e jurou a bandeira. Essas são obrigações de todo jovem brasileiro ao atingir a maioridade, mas Brumado cumpriu às pressas para ter direito a tirar passaporte. O departamento de futebol do Bahia quer que ele esteja apto a defender a camisa verde e amarela no exterior e também o clube em caso de avanço na Copa Sul-Americana. Brumado estreou como profissional em 2017, na 14ª rodada do Brasileirão, durante o empate por 1x1 com o Avaí, em Pituaçu, sob o comando do técnico Jorginho. Depois, foi aproveitado em dois jogos fora de casa: na derrota por 3x0 contra Santos, na 16ª rodada, e no empate por 1x1 com o São Paulo, na última rodada. Na atual temporada, ele vestiu a camisa do Bahia 17 vezes. Após uma assistência e quatro gols, já deixou o anonimato. “Foi muito rápido. Fui em um aniversário e mais de 20 meninos me abraçaram e me pediram para tirar foto. Foi uma resenha”, diverte-se.



Empresária faz sucesso organizando festas do pijama para crianças

Empresas de festas e eventos infantis e para pré-adolescentes têm uma difícil missão: acompanhar a evolução do gosto da moçada. A onda agora é a festa do pijama e uma empreendedora de São Paulo está organizando e fazendo sucesso. Assim, a preocupação agora não é mais da mãe da criança, mas da empresária Priscilla Credidio. Com R$ 50 mil, ela adaptou um espaço de atividades de arte-educação para receber as crianças fora do horário escolar.  O negócio que já ia muito bem, decolou depois que a empresária montou um espaço especialmente dedicado para as festas do pijama. A capacidade no espaço é para 30 crianças. Uma festa com dez crianças custa R$ 3.800. São quatro educadores para cada evento, além dos funcionários da cozinha, segurança, portaria e uma coordenadora. Para diversificar o negócio, Priscilla também leva as cabanas e brinquedos para festas de casamentos e prepara um cantinho especial para as crianças. Mesmo com tudo isso, a empresária não parou aí. Em fevereiro deste ano, ela expandiu mais os negócios e montou um espaço dentro de um shopping. A ideia é oferecer pacotes menores, para que as crianças estejam sempre sob cuidado e os pais possam fazer compras com tranquilidade. O pagamento é feito por hora e são oferecidos vários tipos de festa, como o “play date”, um dia de brincadeiras. Juntando a casa de festas com o lazer no shopping, a empresária fatura R$ 95 mil por mês. E a ideia dela é levar esse modelo de negócio para outros shoppings.



Novidade: UNEB/Brumado irá ofertar curso de graduação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi publicada, no Diário Oficial do Estado da Bahia, na quinta-feira, dia 03 de maio, a Resolução N.º 1.324/2018, autorizando a oferta do Curso de Graduação em Pedagogia (Licenciatura) no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB / Campus XX – Brumado, em Regime de Cooperação Interdepartamental com o Departamento de Educação – DEDC, da UNEB / Campus XII – Guanambi. O novo curso de graduação da UNEB de Brumado terá início no Semestre Letivo 2018.2 (dia 10 de agosto de 2018) e a primeira turma será composta por quarenta integrantes, os quais serão selecionados através do Sistema de Seleção Unificada – SISU. Os interessados deverão ter prestado o último Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, realizado no final do ano passado. Deverão também ficar atentos ao calendário de atividades do SISU / Segundo Semestre de 2018. Para maiores informações, poderão entrar em contato com a UNEB de Brumado, através do telefone (77) 3441 3278.



Sorteio da Mega- Sena pode pagar R$ 22 milhões neste sábado

Foto: Conteúdo l 97News

Os apostadores de plantão devem ficar atentos ao sorteio de número 2.037 da Mega-Sena que pode pagar um prêmio de R$ 22 milhões para quem acertar as seis dezenas, neste sábado (05). O sorteio acontece às 20h (horário de Brasília) deste sábado em Xanxerê (SC). As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor integral do prêmio, na poupança, renderia mensalmente R$ 82 mil.