ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bahia registra recorde na média móvel de casos de Covid-19

Brumado confirma a 47ª morte por conta do novo coronavírus

Caoa pode substituir Ford na fábrica de Camaçari, afirma coluna

Vacina negociada pelo Governo da Bahia é rejeitada pela Anvisa

Município de Brumado serviu como base de distribuição da Coronavac para microrregião

Brumado: Em nota, vereador denuncia que recebeu gabinete sem móveis e computadores

Mais rápida, grave e letal entre jovens: médicos relatam

Primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chega em Brumado; imunização começou na manhã desta terça-feira (19)

Clínica Mais Vida traz para Brumado e região a médica Dra. Pâmela Araújo, que atua na área de Alergologia e Imunologia

Primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegam em Salvador

Nova doença pode gerar pandemia mais letal que Covid-19, alerta especialista

Bahia: Pelo menos dez cidades devem receber vacinas contra Covid-19 nesta segunda

Vacinação contra Covid-19 na Bahia deve durar 16 meses, estima Fábio Vilas-Boas

Profissionais de saúde compõem grupo da 1ª fase de vacinação contra Covid-19 em Brumado, diz secretário

Cidemar vence Covid-19 e tem reencontro emocionante com a família; vídeo

Após veículo capotar duas vezes, família sobrevive a acidente na BR-030 entre Brumado e Ibitira

Sede do Graer abrigará vacinas na Bahia; distribuição será feita com aeronaves

RotSat: Rastreamento de veículos ou de sua frota!

Enfermeira de São Paulo é 1ª vacinada contra Covid-19 no Brasil

Pax Nacional sempre ao seu lado



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2016"

Conquista: Gilvan dos Teclados perde o filho na chacina do Bairro Cidade Maravilhosa

Hércules Martins morava em Itapetinga e passava uma temporada em Conquista. Ele era filho do artista, muito conhecido na região do Rio Pardo. É possível que ele estava no lugar errado na hora errada (

A chacina ocorrida na noite deste sábado assumiu contornos dramáticos para o artista de Maiquinique, Gilvan dos Teclados. Seu filho está entre as vítimas.Três rapazes foram motos por elementos fortemente armados, que invadiram uma residência no Cidade Maravilhosa, efetuando disparos fatais contra os jovens. Um deles teria sido morto enquanto estava domindo. Uma das vítimas foi identificada como Hércules Martins de 22 anos. Ele morava em Itapetinga e passava uma temporada em Conquista. Hércules era filho de Gilvan dos Teclados, muito conhecido na região do Rio Pardo. Polícia acredita que Hércules foi morto porque viu o rosto dos criminosos, antecedentes contra ele ainda carecem de confirmação. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal. Sobe para o número de 82 homicídios somente esse ano em Vitória da Conquista. Com informações de Rodrigo Ferraz.



Brumado: Motociclista morre em curva da BR-030; ele ia para encontro de motos em Livramento

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Um trágico acidente ocorreu no início da tarde deste sábado (21) na BR-030, trecho entre Sussuarana e Brumado, nas proximidades da fábrica de cimento. Segundo as informações colhidas pelo 97NEWS, o motociclista sobrou numa curva e acabou indo à óbito no local. Equipes do SAMU chegaram ao local, mas não havia mais nada a fazer. O motociclista, identificado como Waldomiro Costa Junior (31) conduzia uma Hayabusa 1300R e estava junto com um grupo de amigos que se dirigiam ao Iº Moto Rock de Livramento.



Brumado: Polícia Militar prende dupla autora do assalto ao correspondente bancário do BB

(Fotos: Divulgação 34ª CIPM)

Dando mais uma vez uma resposta rápida à nova onda de assaltos que vem atingindo de forma severa o município de Brumado, a 34ª CIPM comunicou na manhã deste sábado (21) por meio do seu comandante, o major Jocevã Oliveira, que uma guarnição da PETO, durante ronda no bairro São Félix,  localizou Carlos Thiago Nogueira,  vulgo "Thiaginho". O indivíduo mencionado, após confrontado com as imagens, confessou o assalto ao correspondente bancário do Banco do Brasil na quarta-feira (11). Ele ainda fez a deleção de que o seu comparsa no dia do assalto era um elemento conhecido como "Brisa ". Diante disso, a guarnição se deslocou até a residência de "Brisa", no bairro Dr Juracy, e o mesmo tentou empreender fuga no momento da abordagem policial, mas, devido à eficiência dos soldados, foi alcançado e confessou a participação no assalto. Ambos foram conduzidos para a Depol e já estão à disposição da Justiça.



Brumado: Empresários do ramo de confecções confirmam que crise afetou de forma severa o setor

As lojas continuam vazias à espera da clientela (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Muitos avaliam que roupa é um gênero de primeira necessidade, mas, devido à forte crise econômica que assola o país, esse conceito está sendo repaginado e, comprar roupa nova é para quem pode e não para quem quer. Com a chegada do período junino, o setor espera um forte aquecimento das vendas, mas, até o momento, isso não está acontecendo, pois, o cenário é de lojas vazias e clientes ainda afastados das compras (foto abaixo). Todos atestam que o mês de maio foi um dos piores de toda a história, o que deixa os empresários com o “coração na mão”. Outro fator importante que vem contribuindo para uma maior aflição da categoria é que ao invés de contratar novos funcionários, a situação caso não melhore, pode ser inversa, ou seja, será promovida uma onda de demissões, o que dimensionará ainda mais a negatividade econômica do setor. Existe um otimismo velado que com a aproximação das festas de São João, haja uma corrida às lojas, principalmente pelas mulheres, para adquirir os novos lançamentos da moda outono/inverno.

 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Juiz da Vara Crime julga insuficiente a defesa prévia apresentada pelo ex-prefeito Eduardo Vasconcelos e determina de forma inédita a oitiva de técnicos do TCM

(Fotomontagem: 97NEWS)

Uma ação penal de autoria do Ministério Público da Bahia que tem como réu o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), teve um novo episódio nesta sexta-feira (20), já que o juiz da Vara Crime da Comarca de Brumado, Dr. Genivaldo Guimarães, que acatou a denúncia visando uma total elucidação dos fatos, publicou um despacho no Diário Oficial da Justiça, no qual ele declara ter avaliado como insuficiente a defesa prévia apresentada por Vasconcelos. O teor da denúncia, que foi apresentada pelo serventuário da Justiça e pré-candidato Genivaldo Azevedo (PTB), se substancia em 245 contratações que foram feitas no ano 2009, as quais, na sua grande maioria, foram promovidas sem que os respectivos servidores públicos tivessem passado por qualquer processo seletivo, como reza a Constituição Federal. Acionado, o ex-prefeito apresentou sua defesa prévia, a qual foi tida como insuficiente pelo referido magistrado que, deu continuidade ao processo evitando-se assim a absolvição sumária, além disso, determinou outra ação inédita, para que duas testemunhas arroladas no processo, os quais são técnicos do TCM, sejam ouvidos para, como foi frisado pelo próprio juiz, se buscar a total elucidação dos fatos. Outro ponto relevante é que a suspensão condicional do processo, que seria um direito do réu, também não pode ser viabilizada, pois Vasconcelos responde a outros processos na Justiça. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, o ex-prefeito já está se mobilizando no sentido de apresentar uma defesa com mais robustez, sob a égide de que foi para o bem da coisa pública, já que a grande maioria das contratações foram para a área de saúde, que é tida como extremamente prioritária, lembrando que foi celebrado um TAC entre o município e o Ministério do Trabalho na busca de validar as contratações. Vale ressaltar também que os depoimentos dos técnicos do TCM podem absolver o réu da acusação de crime de responsabilidade, ou trazer provas mais contundentes de sua culpabilidade. Outro ponto a ser observado é que o montante das contratações que atinge a cifra de R$ 4.228.295,74 pode, caso haja a condenação na última estância, ou seja, após o processo ser transitado e julgado, ter que ser ressarcidos aos cofres públicos pelo réu, já que corre um processo nesse sentido na Fazenda Pública, que está sendo julgado na Vara Civil.



Em Itapetinga, Tocha Olímpica é carregada sobre jegue

Foto: Vitor Villar | Ag. A TARDE

Os moradores de Itapetinga (município a 100 km de Vitória da Conquista) pararam para prestigiar a passagem da Tocha Olímpica, na tarde desta sexta-feira (20). Para o trecho, 26 condutores foram selecionados para carregar o símbolo. O momento mais aclamado foi quando o motorista Deivid Ribeiro, de 28 anos, carregou a chama em cima da jegue Mariazinha. A ideia de inserir o animal em parte do revezamento tem motivo: o jegue é animal símbolo da cidade, pois a região tem como forte atividade econômica a pecuária. O trajeto do revezamento teve fim na Praça da Lagoa, onde o corredor Gerais, como é conhecido unanimemente pela comunidade, conduziu a tocha até um palco montado para a celebração final.



Mulher caatibense é encontrada morta dentro de casa. Polícia investiga

Vizinhos da mulher desconfiaram pelo fato dela não ligar o som de manhã como de costume. Eles usaram uma escada para acessar o imóvel, dando de cara com o corpo.(Foto: Itapetinga Repórter)

A vítima foi Ednélia de Oliveira Santos, 38 anos. O corpo dela foi encontrado na sala da residência onde morava com três dos quatro filhos, no começo da noite desta sexta-feira (20). A constatação trágica ocorreu no Conjunto Habitacional Cassiano Gonçalves, em Itapetinga. Vizinhos da mulher desconfiaram pelo fato dela não ligar o som de manhã, como era de costume, e resolveram colocar uma escada na parede da residência para saber o que estava acontecendo. O corpo estava na sala da casa, em cima de um sofá. Uma equipe do Samu-192 esteve no local, entretanto, não foi possível fazer mais nada, porque a mulher já estava sem sinais vitais. A Polícia Militar permaneceu no local até a chegada da Polícia Civil. Depois de alguns minutos no interior da casa, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) constatou que Ednélia foi vítima de morte natural.



Secretaria de Educação do Estado emite nota a imprensa após paralização

Foto: Arquivo/97news

A Acessória de Comunicação do Estado enviou uma nota a imprensa após as manifestações nas escolas estaduais de Brumado. Segundo a nota de esclarecimento ao site 97NEWS, a secretaria já notificou as empresas Sandes e Basetec para regularizar o pagamento dos seus funcionários. A Ascom salientou também na nota que a empresa Sandes já efetuou o pagamento do salário de abril e os funcionários que já podem sacar no Banco do Brasil. Os contratos rescindido pela Contrate, a secretaria informou que acompanhará a ação na Delegacia Regional do Trabalho em Salvador.



Brumado: Mãe e filha clamam por vacina contra H1N1; elas estão revoltadas com postura da equipe da UBS Liziane dos Santos Alves

Maria Aparecida de Oliveira (63) e sua mãe Maria Rosa de Oliveira (92) contam com sensibilidade da Sesau para serem vacinadas contra a H1N1 (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A falta de vacinas contra a H1N1 vem sendo uma constante em vários municípios da região sudoeste e em Brumado isso não é diferente. Nessa sexta-feira (20) um novo caso desses foi registrado pela equipe de reportagem do 97NEWS, na qual, a aposentada Maria Aparecida de Oliveira (63), residente no Bairro Parque Alvorada, revelou a sua indignação pela postura adotada pela equipe da UBS Liziane dos Santos Alves, que fica em frente ao CMEAS. Segundo o depoimento, várias vezes a unidade foi procurada sobre a chegada das vacinas, mas sempre era informado que o lote tinha acabado. Na manhã de hoje a aposentada foi à unidade para saber maiores informações, já que ela passou por um tratamento oncológico e era componente do grupo de risco. O caso tem uma agravante que a mãe da aposentada, Maria Rosa de Oliveira, de 92 anos, está com a saúde debilitada e, por ser cadeirante, não tem quase condições de sair de casa, então, devido a isso, ela foi agendar a aplicação da vacina para sua mãe e obteve a resposta que somente existiam vacinas para os acamados. Isso deixou a aposentada ainda mais indignada, pois, segundo ela, a diferença entre um acamado e sua mãe de 92 anos numa cadeira de rodas, não tinham diferença. Ela espera a sensibilidade da Secretaria Municipal de Saúde para resolver o problema, já que as duas estão no grupo de risco. 



Brumado: Açougueiros do Mercado Municipal afirmam que a crise afetou muito as vendas

Segundo os açougueiros o movimento nas vendas vem caindo de forma brusca (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A reportagem do 97NEWS foi verificar uma especulação de que devido a uma série de problemas o Setor de Carnes do Mercado Municipal de Brumado poderia ser fechado, já que os comerciantes estariam tendo sucessivos prejuízos. Então, buscando saber se esta possibilidade tinha procedência, vários açougueiros foram ouvidos pela nossa equipe, os quais, primeiramente negaram a possibilidade de fechamento do setor. Sobre a atual situação vivenciado por eles, foi relatado que o fator segurança atrapalhou muito há uns tempos atrás, mas com a ação da Polícia que apreendeu um menor que era líder de uma gangue que vinha aterrorizando os comerciantes e isso vinha afugentando a população do local, houve uma melhora no movimento dos clientes. Agora, a principal causa apontada pelos açougueiros do momento altamente negativo que eles vivenciam na comercialização dos seus produtos é a crise financeira que assola o país. Todos eles foram unânimes em citar que esses meses de abril e maio foram os piores em cerca de 20 anos. Eles também relataram que somente a primeira semana do mês é que tem um volume de vendas mais ou menos, o resto é só decepção. Sob expectativas de melhoras eles relataram que com a aproximação do período junino a situação deve ter uma melhora. 



Professores da Uesb paralisam as atividades na próxima terça-feira, 24 de maio

Paralisação foi aprovada na Assembleia da Adusb ocorrida no dia 26 de abril e visa forçar o governo a iniciar negociações com a categoria.(Foto: BDM)

Dia 24 de maio é data de resistência e luta! Professores da Uesb paralisarão suas atividades na terça-feira (24) em defesa do serviço público e das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA). A paralisação foi aprovada na Assembleia da Adusb ocorrida no dia 26 de abril e visa forçar o governo a iniciar negociações com a categoria. Uma agenda de luta está sendo construída com a comunidade universitária. Os ataques ao Ensino Superior Público são ininterruptos. Na Bahia, o Governo Rui Costa (PT) tem adotada uma política de sucateamento que visa acabar com universidades estaduais. De 2013 a 2016, a UESB deveria ter recebido R$ 18,1 milhões a mais nas verbas de manutenção, investimento e custeio, considerando a inflação do período. Os graves problemas orçamentários têm impossibilitado o funcionamento mínimo da universidade com ensino, pesquisa e extensão de qualidade, bem como a prestação de serviços à comunidade externa. (Redação BDM)



ASFAB realizou Seminário na IV Expocon em Condeúba

(Foto: Ascom / Asfab)

Foi realizado entre os dias 13 a 15 de Maio na lV Expocon no município de Condeúba uma programação de muitas atividades com, exposições de animais, artesanatos e produtos da agricultura familiar. Uma das participações marcantes foi a da Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia – ASFAB, que realizou seminário com o tema: "Avanços dos programas para a produção de alimentos com as tecnologias sociais". O seminário contou com a participação de mais de 600 agricultores, lotando a quadra poliesportiva Alcides Cordeiros, com muita animação. Celebrando as conquista das cisternas, foram entregues 703 cisternas para captação de água de chuva para o consumo humano e 140 tecnologias sociais, entre barreiros e cisternas calçadão para produção de alimentos. O evento teve a presença do prefeito José Augusto, do  secretário Geraldo Reis que comanda a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento social – SJDHDS, da   superintendente da SISA Drª. Rose Viana Pondé e diversas lideranças regionais, que  prestigiaram um momento rico de informações e apresentações culturais. Para o secretario Geraldo Reis, "Um momento como esses nos deixam felizes por estar atendendo aqueles que mais precisa, principalmente na politica para o acesso a água para  consumo humano, onde universalizaremos o município de Condeúba".
 

(Foto: Ascom / Asfab)
 

Disse Reis. A Drª. Rose Pondé, ressaltou também que através dessas politicas estamos melhorando a vida do nosso povo, um exemplo e politica do acesso a água onde temos o programa água para todos, e destacou ainda que, outra politica é a da inclusão produtiva, não se pode pensar no semiárido sem pensar nas tecnologias sócias cisternas, barreiros. "Nós dos movimentos dos pequenos agricultores - MPA, estamos felizes e realizados, primeiro pelas conquistas e os benefícios que os nossos agricultores  receberam, e mais ainda com um tamanho desse evento com vários agricultores presentes". Destaca o coordenador estadual, Evanio Oliveira. "Queremos agradecer todos os parceiros que muito contribuíram para realização desse evento, toda equipe da ASFAB que com muito comprometimento dedicação e zelo fizeram um evento desse tamanho e dessa magnitude para o fortalecimento da nossa agricultura familiar, provocando debates interessantes com pautas objetivas trazendo o governo do estado através da suas secretarias  no sentido de construir caminhos e direcionar as politicas de convivência com o semiárido na nossa região". Finalizou o coordenador de projetos  da ASFAB, Márcio Aguiar.

(Foto: Ascom / Asfab)


Brumado: Polícia recupera S-10 roubada em assalto a Centro Espírita

A S-10 foi encontrada no bairro Baraúnas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A ousadia da criminalidade em Brumado não está perdoando nem as entidades religiosas, tanto que na última terça-feira (17), bandidos encapuzados invadiram um centro espírita e levaram uma S-10 branca de placa policial EJF 9696- Brumado – BA, de um dos membros da entidade. A Polícia então iniciou uma investigação na busca de capturar os bandidos e recuperar o veículo e, na manhã desta sexta-feira (20) a S-10 foi encontrada no Bairro Baraúnas por uma guarnição da Polícia Militar. As investigações irão prosseguir e a Polícia acredita que poderá prender os assaltantes em breve. 



Brumado: Alunos das escolas estuais promovem passeata de protesto buscando a solução urgente para o impasse dos terceirizados

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Sob o lema “Sem Comida e Sem Limpeza, não Funciona a Cabeça” um grande número de alunos das escolas estaduais de Brumado promoveram, na manhã desta sexta-feira (20), uma passeata de protesto que objetivou chamar a atenção do Governo do Estado para que se efetive com urgência uma solução para o impasse dos funcionários terceirizados, os quais estão com cerca de 4 meses de salários atrasados e, por causa disso, estão vivendo um drama, sendo que alguns até já foram despejados de suas casas devido ao atraso no aluguel. A situação se agravou muito nos últimos dois meses, o que vem prejudicando o ensino oferecido nas escolas estaduais, já que não está sendo feita a manutenção da limpeza e nem oferecida a merenda escolar, o que, inclusive foi o mote do protesto. A passeata partiu da frente do Colégio Estadual Getúlio Vargas e os alunos percorreram várias ruas e avenidas da cidade, exibindo cartazes e gritando palavras de ordem (foto abaixo). Eles esperam que a ação tenha um rápido resultado, já que o ano letivo já está prejudicado com as sucessivas paralisações. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Após sessão de 'Sex and Violence', jornalista é preso acusado da morte da mulher

Morte teria ocorrido com resultado de uma 'fetiche sexual' que seu errado. Homem alegou que a mulher 'pediu' para ser estrangulada.(Foto: Reprodução)

O jornalista Juan Ruiz Torres, de 32 anos, foi preso após a psicóloga Tania Trinidad Paredes, de 23, morrer durante uma relação sexual com ele. O corpo de Tania foi encontrado na casa do homem na Cidade do México, no México. Em depoimento, o homem classificou a situação como um acidente, negou ter violentado a mulher e afirmou que a psicóloga sugeriu “uma sessão de sexo violento” e pediu para ser estapeada e estrangulada. “Durante o ato, ela me pediu para apertar seu pescoço agredi-la porque ela gostava de sexo violento”, disse ele às autoridades, segundo o Daily Mail. Atendendo ao suposto pedido, o homem usou um cabo para estrangular a mulher, que sofreu um colapso e morreu. Legistas apontaram, após exames, que o pescoço dela foi quebrado durante o estrangulamento. A imprensa local apontou que, antes de contar sua versão da história, Torres negou qualquer envolvimento na morte da psicóloga. A polícia está vasculhando os celulares dos envolvidos para entender que tipo de relação os dois mantinham. Por enquanto, nenhuma acusação formal foi feita contra o jornalista. O caso continua sob investigação.



Violência Desenfreada: Bando armado invade faculdade e assaltam alunos dentro da sala de aula

A polícia destacou que ninguém ficou ferido na ação e que os assaltantes conseguiram fugir. Crime ocorreu na noite desta quinta-feira (19). (Foto: Rede Bahia)

Homens armados invadiram Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), localizada na Avenida Paralela, em Salvador, e assaltaram alunos de uma sala de aula, na noite desta quinta-feira (19). As informações foram confirmadas pela Polícia Militar (PM). De acordo com informações de uma estudante que estava na faculdade no momento do assalto, os criminosos levaram objetos como alianças, celulares, notebooks e dinheiro. A polícia destacou que ninguém ficou ferido na ação e que os assaltantes conseguiram fugir. Através de nota, a direção da FTC Salvador informou que após saber do ocorrido, ordenou o fechamento dos portões de acesso à faculdade e entrou em contato imediato com a 82ª CIPM CAB/Paralela, responsável pela área na qual a unidade está localizada. A FTC ainda informou que que os assaltantes levaram pertences de alguns alunos de uma única turma, e destacou que está dando todo o suporte necessário aos estudantes (Rede Bahia)



Prima de Scheila Carvalho desaparece. Dançarina faz apelo nas redes sociais

Caroline Magacho de Carvalho não é vista há mais de 24 horas. Boletim de ocorrência já foi registrador, por desaparecimento. Família é de Juiz de Fora (MG). (Foto: Divulgação)

Através de sua conta no Instagram, a dançarina Scheila Carvalho divulgou o desaparecimento de Caroline, filha de uma prima. No texto, Scheila afirma que um boletim de ocorrência já foi feito e descreve os trajes usados pela jovem.Caroline Magacho de Carvalho Filha de minha prima, desapareceu hoje, dia 18/05 por volta de 14 horas, na Rua São Sebastião. Juiz de Fora -MG . Peço a ajuda de vcs para tentar encontrá-la. Favor compartilhar!”, disse. A famosa ainda divulgou o número para quem tiver informações. “Tendo qualquer informação favor entrar em contato com o número 32 99963-2860 Já foi feito o BO, ela estava usando uma camisa branca na parte de trás com uma estampa de cachorro marrom na frente, calça jeans, sapato roxo, batom rosa e bolsa bege de franja”.



Vereadores de Malhada de Pedras ingressam com representação no MP contra o prefeito ‘Ceará’

5 dos 6 vereadores que compõe a comissão estiveram no MP de Brumado para ingressar com a representação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O final do mandato do prefeito Valdecir Alves Bezerra, o “Ceará” do PT, está sendo marcado de forma muito negativa, tendo sobre si uma avalanche de denúncias e indícios criminais. Diante disso, 6 vereadores (Gonçalo Pessoa – PT; Cícero Monteiro – PEN, Nair Ribeiro – PC do B; Maria de Lourdes Guimarães – PT; Jaime Gonçalves – PTB e Humberto Ventura – PSB) se uniram e formaram uma comissão para averiguar a gravidade dos fatos, sendo que, nas primeiras análises, segundo eles, já ficou evidente que o crime de responsabilidade estava sendo praticado de forma patente, o que, certamente desencadeará a abertura de um processo de impeachment contra o gestor. De acordo com os vereadores, que falaram à reportagem do 97NEWS, a situação é tão explícita, que até a Polícia Federal já foi várias vezes ao município realizar investigações e, ao que tudo indica, até prisões podem ser feitas em breve, até mesmo a do próprio prefeito, que estaria envolvido num esquema de corrupção que se agigantou nos últimos tempos com o episódio das denúncias de desvio de verbas federais do Fundeb. Na tarde desta quinta-feira (19), os vereadores estiveram na sede da Promotoria de Justiça para ingressar com uma representação contra o prefeito, na qual estão registrados vários fatos que comprovariam, segundo eles, o crime de responsabilidade e a formação de uma rede de corrupção comandada pelo prefeito Ceará. A comissão informou que o próximo passo é a abertura do processo de impeachment contra o prefeito. Vale ressaltar que a Câmara de Vereadores de Malhada de Pedra possui 9 parlamentares e que o processo precisa de no mínimo 2/3 para ser aberto, então, pela projeção, o processo será mesmo instaurado e, ao que tudo indica, o prefeito deverá sofrer o impeachment e, consecutivamente, deverá ser afastado do cargo até que as investigações sejam concluídas. 



Curso de Direito da Uneb promoverá Estajus aberto ao público neste sábado (21)

Foto: Reprodução

O curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus Brumado, convida toda a população  Brumadense e regiões circunvizinhas para participar de um diálogo sobre direitos na Praça da Prefeitura, no próximo sábado (21), a partir das 15:00h.  o evento contará com a participação de Claudio Carvalho (Advogado e Prof. Do curso de Direito na UESB), Genivaldo Alves Guimarães (juiz de Direito da vara Crime de Brumado), Luciana Santos (Advogada e professora do curso de Direito na UESB),  Adriano Nunes ( Promotor de Justiça substituto) e uma mistura cultural com Zé do Bass e Luiza Audaz. O  Estajus: 2º Seminário de Estágio e Novas Práticas do Direito apresenta-se com a proposta de viabilizar o acesso dos discentes dos cursos de Direito de Brumado e região às mais diversas possibilidades de estágio, atuação profissional e novas práticas do Direito, sob uma ótica interdisciplinar, criativa e contextualizada.



Fisioterapeuta fala da importância da Shantala e do Ofurô para os bebês

O fisioterapeuta Fúvio Lacerda (à esquerda) juntamente com as mães e a equipe do Nasf (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A equipe de reportagem do 97NEWS esteve nesta quinta-feira (19) na Unidade Básica de Saúde Dr. Paulo Vargas, no bairro Dr. Juracy, e falou com o fisioterapeuta Fúvio Lacerda, o qual estava realizando atividades pertinentes à IIIª Semana do Bebê. Ele explicou sobre a importância da Shantala, que é uma técnica de massagem descoberta por Frédérick Leboyer, e consiste num momento diário de afeto entre mãe e bebê/criança e também sobre o Ofurô para bebês, um procedimento tipicamente holandês que consiste em dar o banho no bebê seis horas após o nascimento em um balde com água morna. Segundo ele, essas técnicas milenares orientais estão sendo cada vez mais utilizadas pelas mães e pelos profissionais da área, as quais trazem enormes benefícios para a mãe e os recém-nascidos. Ele, que é membro da equipe interdisplicnar do Nasf – Núcleo de Apoio de Saúde à Família, relatou que durante a semana do bebê cerca de 15 gestantes são atendidas na referida unidade.