ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2021"

Luto: Dedim Gouveia, forrozeiro cearense morre de Covid-19

Foto: Divulgação

Morreu na segunda-feira (19), o forrozeiro Dedim Gouveia, 61 anos. Segundo a assessoria do cantor, Dedim morreu por complicações da Covid-19. Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza, desde o dia 11 de abril. Amigos forrozeiros do artista, comentaram a morte e prestaram homenagem nas redes sociais. A equipe do cantor, disse que ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. O filho do forrozeiro, Iago Gouveia confirmou a morte do pai. Dedim Gouveia tinha mais de 40 anos de carreira. Ele começou na cena muito cedo e fez história ficando conhecido como o "Rei do Xote". O forrozeiro deixou famoso o bordão "Taca o pau, Dedim Gouveia!". Em sua passagem por Brumado, Dedim fez diversos shows e concretizou amizades. Nas redes sociais, os brumadenses lamentaram a morte do cantor carismático.



Brumado confirma dois óbitos por Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (19), o município de Brumado registrou 7.876 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18.405. Entre os diagnósticos: 48 internações, 153 óbitos, 677 pacientes em tratamento e 7.046 recuperados. No momento, 53 ainda aguardam resultado laboratorial e 9800 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Vereador Beto Bonelly chama atenção a problemas com Embasa

Foto: Divulgação

Na sessão virtual da Câmara Municipal de segunda-feira (19), o vereador Beto Bonelly (PSB) salientou os problemas que a cidade de Brumado vem enfrentando quanto ao abastecimento de água pela Embasa. Na sessão, o vereador fez Indicações solicitando ao Prefeito uma conduta mais vigilante e, por vezes, mais enérgica a respeito da atuação da empresa em nosso município, e que, através do órgão competente, se cobre explicações quanto a constante falta d'água e o péssimo serviço que a comunidade brumadense vem recebendo da prestadora. Bonelly deixa claro que nada tem contra os funcionários da empresa, ou mesmo contra a empresa em si, mas que mediante o valor que a população paga pelos serviços prestados, é dever da administração pública fiscalizar se a população está sendo bem atendida e se suas necessidades estão sendo sanadas.

 



Ambientalistas denunciam extração ilegal de cascalho em Poções

Foto: Divulgação

O Ministério Público Estadual (MPE) da Bahia vai apurar danos ambientais devido a extração ilegal de cascalho no município de Poções, Sudoeste do Estado. A denúncia foi feita contra a empresa JN Empreendimento Imobiliário. Ambientalistas da cidade, que presenciaram o crime na última sexta-feira (16), apresentaram a denúncia junto a Promotoria Pública da Comarca de Poções e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). De acordo com a petição, a empresa estava extraindo e fazendo o uso do mineral na pavimentação de um Loteamento da cidade, localizado no bairro Santa Felicidade. 

Foto: Divulgação

Ainda segundo a denúncia, a empresa não possui autorização do órgão ambiental competente para retirar o cascalho no local, situada em uma estrada vicinal nas proximidades do bairro Alto do Paraíso. Na localidade foi registrado máquinas pesadas trabalhando na extração do mineral e carregando caminhões que transportavam o cascalho até o loteamento citado. A extração ilegal de bens minerais como o cascalho é crime contra a ordem econômica, previsto no art. 2º da Lei 8176/91 e crime ambiental, constante do art. 55 da Lei 9605/98. Quem comete essa infração pode ser multado e ser condenado a pena de três meses a seis meses de detenção.



Brumado: Jovem de 24 anos morre após ser baleado no Bairro Dr. Juracy

Foto: Luciano Santos l 97News

Um jovem de 24 anos foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (19), por volta das 19h, na Praça João Romão, no bairro Dr. Juracy, em Brumado. Conforme informações apuradas pelo site 97NEWS no local, o jovem pilotava uma motocicleta quando recebeu os disparos de arma de fogo. Não há informações sobre os autores e a motivação do crime. 

Foto: Luciano Santos l 97News

A vítima, identificada como Leonel de Moura Silva, 24 anos, foi atingida por vários disparos, sendo um na cabeça. O Samu 192 chegou a ser acionado, mas o óbito foi constatado no local. Equipes da 34ª CIPM isolaram a área, enquanto que o Instituto de Criminalística e investigadores da 20ª Coorpin realizaram os procedimentos para auxiliar na identificação da autoria do crime. O corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).



Anvisa autoriza testes de nova vacina contra Covid-19 de laboratório chinês no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (19), a realização de testes com uma nova vacina contra a Covid-19, a SCB-2019, desenvolvida pela empresa chinesa Sichuan Clover Biopharmaceuticals. Os estudos clínicos serão de fase 2 e 3 e vão avaliar a eficácia, imunogenicidade e segurança da vacina. Os testes serão aplicados em pessoas maiores de 18 anos de idade. No Brasil, 12,1 mil voluntários participarão da pesquisa, em estados como Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Em todo o mundo, 22 mil pessoas serão voluntárias dos testes, em regiões da América Latina e em países como África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido. Segundo a Anvisa, a vacina SCB-2019 é uma “proteína recombinante de fusão de trímero da espícula (S) do SARS-CoV-2 coadministrada com um adjuvante CpG 1018/Alum”. O fármaco será administrado em duas doses, com intervalo de 22 dias. A agência informou que os testes foram aprovados após análise de dados preliminares e resultados das etapas anteriores dos testes.



'Caso Gleice Helen': Acusado de tentativa de feminicídio é preso novamente em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde desta segunda-feira (19), o acusado de espancar a ex-companheira, Gleice Helen de Oliveira Silva, 22 anos, no último sábado (17), foi preso novamente. Hemerson Matheus Lima Souza, 22 anos, foi solto por volta das 20 horas de domingo (18) através de um Habeas Corpus concedido pelo juiz plantonista, por meio de pedido do Ministério Público Estadual (MPE). No entanto, na tarde de hoje (19), houve mais uma reviravolta no caso, e Matheus foi preso novamente através de um mandado de prisão preventiva. Em entrevista ao 97NEWS, o coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin) de Brumado, o delegado Dr. Arilano Botelho destacou que ainda no sábado ao ser apresentado pela Polícia Militar na delegacia local, o acusado foi preso em flagrante, no entanto, solto no dia seguinte por conta de um Alvará de soltura. Mas junto ao flagrante, houve também o pedido da prisão preventiva. "Essa prisão preventiva foi decretada hoje [19], e nós fomos ao encontro dele, e o conduzimos a delegacia na tarde desta segunda-feira", afirmou Botelho. Conforme o coordenador, com a preventiva, o acusado será encaminhado à um presídio da região. "Após formalizar todos os tramites, ele será conduzido ao presídio e Vitória da Conquista", disse. Conforme o delegado, os próximos procedimentos será as oitivas com a vítima e os parentes. "Assim que a vítima sair do hospital, porque o caso dela foi grave, foram muitos hematomas na cabeça e na face, e só após sua recuperação é que vamos ouvi-la", disse o delegado. A sentença desta segunda-feira foi do juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães.

 

Foto: Reprodução l Rede Social

Relembre o caso:

Segundo a Polícia Civil, Hemerson Matheus teria ido à casa da sua ex-companheira, com quem tem um filho de 9 meses, e lá encontrou a vítima trabalhando. Ela tinha um açaí e entregava via delivery. Em discussão com a mulher, ele pediu a todos que estavam na casa para que saíssem do local, em seguida, agrediu Helen com socos, levando a vítima ao desmaio. "Ele queria falar em particular com ela, ai nós saímos e ficamos aguardando lá fora. Minutos depois ouvimos gritos de minha filha pedindo socorro, e com a ajuda de vizinhos, invadimos a casa. Quando chegamos na sala, ele estava sentado em cima dela com a criança no colo, que é filho dos dois [...) ele esmurrou muito ela", afirmou a mãe Maria do Olívio Oliveira. Já na Delegacia, o delegado Cláudio Marques formulou pedido de prisão preventiva com lastro em informações de outro inquérito policial instaurado no dia 17 de março deste ano para apurar crimes relacionados à lei Maria da Penha. Nós tentamos falar com a advogada de Hemerson, mas ela não quis falar sobre o assunto. Segundo o laudo médico, Gleice está com acúmulo da sangue no rosto e fraturou os ossos do nariz. "Ela vai ter que ficar alguns dias internada por conta das lesões. A alimentação dela está acontecendo através de soro", conta Gileane Cortes, prima da vítima.

 

Gleice Helen continua internada no Hospital PMN - Foto: Reprodução


Brumado: Acusado de tentativa de feminicído obtém direito de responder a processo em liberdade

Foto: Reprodução l Rede Social

O juiz plantonista Antonio Alberto Faiçal Júnior, concedeu, no domingo (18), por meio de pedido do Ministério Público Estadual (MPE) o Habeas Corpus para o acusado de tentativa de feminicídio, Hemerson Matheus Lima Souza, 22 anos, para que responda em liberdade pelo crime, cometido contra sua ex-companheira, Gleice Helen de Oliveira Silva, 22 anos, na noite do último sábado (17), na casa da família da vítima, localizada no bairro Malhada Branca (veja aqui). No habeas, o juiz determina medidas cautelares ao acusado, que entre elas: proibição de aproximação do acusado à vítima (limite mínimo de 200 metros). Além disso, não ter contato com a ofendida por qualquer meio; terá que comparecer a todos os atos processuais e manter seu endereço atualizado, sem se ausentar da cidade; comparecimento bimestral em Juízo, todo dia 15 ou útil subsequente, após o retorno da atividade presencial no Judiciário; não poderá se ausentar da Comarca sem prévia autorização Judicial e manter o recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga, entre as 23 e as 5h. 

Foto: Reprodução l Arquivo Pessoal

Hemerson chegou a ser preso em flagrante no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto pela polícia após ser agredido por populares. Segundo a Polícia Civil, Matheus teria ido à casa da sua ex-companheira, com quem tem um filho de 9 meses, e lá encontrou a vítima trabalhando. Ela tinha um açaí e entregava via delivery. Em discussão com a mulher, ele pediu a todos que estavam na casa para que saíssem do local, em seguida, agrediu Helen com socos, levando a vítima ao desmaio. "Ele queria falar em particular com ela, ai nós saímos e ficamos aguardando lá fora. Minutos depois ouvimos gritos de minha filha pedindo socorro, e com a ajuda de vizinhos, invadimos a casa. Quando chegamos na sala, ele estava sentado em cima dela com a criança no colo, que é filho dos dois [...) ele esmurrou muito ela", afirmou a mãe Maria do Olívio Oliveira. Já na Delegacia, o delegado Cláudio Marques formulou pedido de prisão preventiva com lastro em informações de outro inquérito policial instaurado no dia 17 de março deste ano para apurar crimes relacionados à lei Maria da Penha. Nós tentamos falar com a advogada de Hemerson, mas ela não quis falar sobre o assunto. Segundo o laudo médico, Gleice está com acúmulo da sangue no rosto e fraturou os ossos do nariz. "Ela vai ter que ficar alguns dias internada por conta das lesões. A alimentação dela está acontecendo através de soro", conta Gileane Cortes, prima da vítima.



Bahia: Site do Detran é hackeado e fica fora do ar temporariamente

Foto: Reprodução

O site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia está temporariamente fora do ar, após ser alvo de ação de hackers. Em nota enviada à imprensa, o órgão informou que o problema com a plataforma não afeta os serviços de habilitação e veículos, que continuam funcionando normalmente, por meio de agendamento no portal e no aplicativo do SAC Digital. O Detran também disse que está tentando restabelecer o acesso seguro ao site. Esta é a segunda vez, em menos de um mês, que o site de um órgão do governo baiano sofre tentativa de ataque cibernético. Em 23 de março, o site Sefaz, da Secretaria da Fazenda do Estado ficou fora do ar temporariamente por causa do problema (veja aqui).



Brumado atinge meta de vacinação contra H1N1, mas campanha ainda continua

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Brumado vem atingindo a meta de vacinação do grupo alvo contra o H1N1. Mesmo com o sucesso da imunização, os cuidados com a higiene e locais com grande aglomeração de pessoas devem ser permanentes, conforme alerta a vacinadora Luzinete Lima, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivaneide das Neves, localizada no Bairro Olhos D'água. "O pessoal está aderindo bastante. Estão procurando bastante a vacina, inclusive pessoas que não são do público alvo. A demanda tem sido boa e a nossa campanha vem obedecendo as medidas de biossegurança", disse. A Organização Mundial de Saúde afirma que a pandemia da gripe H1N1 está controlada no Brasil. No entanto, o aumento de casos tem tornado a doença um motivo de preocupação. A vacinadora da UBS do bairro Olhos D'água enfatiza ainda os cuidados básicos que a população deve ter como lavar as mãos com água e sabão e evitar passá-las no rosto, principalmente na boca. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Além disso, evitar manter contato muito próximo com pessoa gripada, não compartilhar objetos pessoais como toalha, copo, talheres ou travesseiros e evitar locais fechados e com muitas pessoas. Dividida por etapas, nessa primeira fase, estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes e puérperas. Ela também chama a atenção para quem tomou a vacina da Covid-19 e tem dúvidas, se deve ou não tomar a imunizante da H1N1. "É interessante tomar as duas vacinas, são dois imunizantes diferentes. Os intervalos entre uma e outra é de 12 dias, então se você vacinou contra a Covid-19, com doze dias pode vir tomar a H1N1", afirmou. Na próxima semana, o público de vacinação contra a Gripe Influenza deverá ser expandido para demais faixas etárias.



Brumado: Morador flagra descarte irregular de lixo no loteamento Maria José Viana

Foto: Leitor l 97NEWS

Um morador do loteamento Maria José Viana, em Brumado, denunciou o descarte irregular de entulho nas proximidades onde está sendo construído o Parque da Cidade. Segundo o morador, o caso se repete há dias e a Prefeitura pede ajuda da população na fiscalização. Em um vídeo gravado pelo próprio morador da região, é possível ver uma picape de uma construtora chegando no local e fazendo o descarte do material nas proximidades do loteamento. 

Foto: Leitor l 97NEWS

Ainda no vídeo é possível ver que os dois homens descartam material de construção. Já em outro, um homen já de idade, descarta no mesmo local materiais como: plástico, baldes e latas de tinta. Segundo o morador ele já procurou o setor de infraestrutura para denunciar a situação. A Prefeitura pede ainda que a população fiscalize e denuncie casos como este. 



Governo libera aulas semipresenciais em 19 cidades da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia liberou, em decreto publicado no domingo (18), a realização de aulas semipresenciais em 19 municípios baianos. Elas são permitidas desde que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) fique, por ao menos cinco dias seguidos, igual ou menor que 75%. O decreto vale tanto para escolas da rede pública, quanto particulares. Os estabelecimentos têm que cumprir a ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e os protocolos sanitários contra o coronavírus. Até o dia 26 de abril, as aulas são permitidas apenas de maneira remota nas outras cidades. Confira em quais municípios as aulas podem voltar de modo semipresencial: Caém; Caldeirão Grande; Capim Grosso; Jacobina; Mairi; Miguel Calmon; Mirangaba; Morro do Chapéu; Ourolândia; Piritiba; Quixabeira; São José do Jacuípe; Saúde; Serrolândia; Tapiramutá; Umburanas; Várzea da Roça; Várzea do Poço e Várzea Nova.



BA-148: Veículo sai da pista e bate em proteção de ponte próximo a entrada de Itaquaraí, em Brumado

Foto: Reprodução l Rede Social

Um acidente foi registrado na madrugada desta segunda-feira (19) na BA-148, que liga o município de Brumado à Livramento de Nossa Senhora. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual, o veículo Fox com placas de Brumado saiu da pista e atingiu a proteção da ponte do Rio São João, município de Dom Basílio. A parte da frente do automóvel ficou destruída. Ainda de acordo com a PRE, o condutor e uma passageira foram socorridos por uma equipe do SAMU 192 ao Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. 

Foto: Reprodução l Rede Social

A passageira encontra-se internada em estado grave na unidade médica aguardando transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suporte neurológico na região. As circunstâncias do acidente são desconhecidas. O guincho foi acionado e fez a remoção do carro. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e registrou a ocorrência.



Brumado: Centro de Atendimento Covid registra quase 10 mil atendimentos em 1 ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último sábado (17), o Centro de Atendimento Covid, localizado no bairro Malhada Branca, em Brumado, completou um ano de funcionamento. O Centro foi instalado provisoriamente na estrutura da UPA 24h para o combate a pandemia. Segundo o coordenador da unidade, Anderson Cardoso, a instalação da unidade foi um ganho imenso para o município, visto que há um local separado para tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença. “Por mais que, hoje, Brumado tenha um dos maiores números de casos ativos da Bahia, a cidade se tornou referência no atendimento à Covid na região”, disse em entrevista à Rádio Alternativa. Conforme o coordenador, ao longo do período, foram registrados 46 óbitos no centro em um universo de 9.736 atendimentos. “Transferimos 500 pacientes, ficamos com 610 pacientes internados. Estes tiveram alta daqui mesmo da unidade. É um número expressivo para uma cidade do porte de Brumado”, diz Cardoso. Para ele, o Centro só trouxe benefícios para qualidade no atendimento aos pacientes de toda região, apesar de alguns períodos de maior dificuldade no fluxo. “Tivemos um período bem conturbado por conta de muitas pessoas acometidas ao mesmo tempo. Foram 25 dias com a unidade superlotada, com mais de 30 pacientes internados. Isso dificultou bastante, mas hoje estamos com uma demanda bem menor”, disse ao repórter Lay Amorim.



Idosos de Brumado recebem 2ª dose da Astrazeneca a partir desta segunda-feira (19)

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, informou sobre a segunda dose da vacina contra Covid-19 para os idosos que receberam a 1ª dose do imunizante da Astrazeneca/Oxford. Nesta segunda-feira (19), a pasta divulgou um calendário sobre a disponibilidade da segunda dose a ser aplicada. O local para a aplicação acontecerá na Policlínica Manoel Fernandes das 08h às 11h30 e das 14h às 16h. É necessário levar Cartão de Vacinação, documento de identificação, CPF ou CNS.



Primeira dose da vacina já foi dada a 26 milhões de brasileiros

Foto: Reprodução

O Brasil ultrapassou a marca dos 26 milhões de vacinados contra Covid-19. Considerando as doses aplicadas até a noite de sábado (17), 26.024.553 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa 12,29% da população brasileira. O processo de imunização já foi finalizado, com a aplicação da segunda dose, para 9.479.785 pessoas (4,48% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 35.504.338 doses foram aplicadas em todo o país. Os dados são levantados pelo consórcio de veículos de imprensa.



Família evangélica é a primeira a receber autorização para cultivo de maconha medicinal

Foto: Reprodução

Uma família evangélica é a primeira a receber, por meio da Defensoria Pública de Mogi das Cruzes, um salvo-conduto para o cultivo da maconha medicinal. O documento, que reconhece o plantio como não-criminal, também permite que Andreia Rodrigues e o marido Djovaldo Rodrigues produzam o óleo de canabidiol (CDB) em casa para o tratamento das filhas. As gêmeas Isabella e Isadora, de 8 anos, têm diagnósticos de autismo, paralisia cerebral e epilepsia. Antes do uso do fitoterápico, uma das meninas chegava a ter 50 convulsões por dia. Hoje, com quase dois anos de tratamento, elas não sofrem mais com as crises e tiveram avanço no desenvolvimento motor e cognitivo. "Eu fico muito feliz em saber que agora poderemos cultivar a santa erva. Eu digo santa, porque na época nós tínhamos muito preconceito, porque somos evangélicos, mas a gente viu o que a planta fez. Da água para o vinho, a nossa vida mudou", relata. "[Antes] Eu tinha muito preconceito. Eu tinha medo de quem usava maconha". Na decisão, o Juiz Tiago Ducatti Lino Machado, da 3ª Vara Criminal de Mogi das Cruzes, determina "às autoridades de Segurança Pública Estaduais, Municipal e Federal e seus subordinados que se abstenham de prender, conduzir ou indiciar a paciente pela conduta de semear, cultivar e fazer a colheita de sementes, plantas ou óleos extraídos de cannabis, e de apreender tais sementes, plantas e óleos". Além de facilitar o tratamento, a medida também traz um alívio para o bolso da família. Eles chegaram a obter a autorização junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação do produto. No entanto, em razão do alto custo, tornou-se impossível a manutenção do tratamento – cada frasco custa cerca de R$ 1 mil, sendo que mensalmente as crianças necessitam de três. Agora, Andreia espera que seu caso sirva como exemplo e incentive o judiciário a conceder autorização para outras famílias que, como a dela, tiveram a qualidade de vida transformada pelo produto. A questão da cannabis para fins medicinais não é regulamentada no Brasil e seu cultivo é proibido em todo o território nacional, como prevê a Lei Antidrogas (11.343/2006). Por isso, para plantar e produzir o extrato, é preciso ter uma autorização judicial que regulamenta quem poderá fazer isso, quantos pés poderão ser mantidos e por quanto tempo. "Eu pedi uma quantidade generosa, porque pode surgir pragas, pode surgir um monte de coisa. Se a gente conseguir uma colheita boa, dá a quantidade de óleo. A autorização seria por tempo indeterminado porque, no caso das minhas filhas, não tem cura. É só tratamento. Eu expliquei que elas não podem ficar sem o óleo, porque já aconteceu de a gente ficar sem e elas terem crise", relata a mãe. Com a tão esperada autorização, a família precisa se preocupar com os próximos passos. Primeiro, devem definir onde a erva será plantada. Segundo, precisarão de sementes e de uma estrutura que permita o crescimento saudável e livre de pragas. Porém, apesar dos desafios, ela reconhece que o mais difícil já passou.



Nordeste é região com menor taxa nacional de mortalidade por coronavírus

Foto: Divulgação l GOV-BA

O Nordeste é a região do Brasil com a menor taxa de mortalidade pela covid-19. No período de 2021, a média na localidade está em 49 por 100 mil habitantes - 37% menor do que o índice nacional, que é de 78 por 100 mil habitantes. A informação é do portal Uol. Desde o início da pandemia, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Nordeste registrou 21% do total de óbitos do Brasil: 76 mil das 365 mil mortes. A região com a maior mortalidade atual é o Sul, com a taxa em 109 por 100 mil habitantes. A situação da pandemia, porém, ainda é crítica no Nordeste. Dos nove estados da região, quatro estão com a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acima de 90%.



Covid-19: Nesta segunda (19), vacinam idosos a partir de 63 anos em Brumado

Foto: Divulgação

A secretaria de saúde de Brumado divulgou mais um plano de vacinação contra a Covid-19, o novo coronavírus que será iniciado nesta segunda-feira (19). De acordo divulgado pela pasta, a nova etapa de imunização vai contemplar os idosos com 63 anos e mais. As vacinas serão aplicadas no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), Escola Graça Assis e Escola Idalina Azevedo e de 8h às 11h30 e de 14h às 16h30. Os idosos devem apresentar cartão de vacinação, documento de identificação e CPF.



Criança cria história ilustrada para externar admiração pela PM de Brumado

Foto: Divulgação l PM/BA

O pequeno Arthur, de 4 anos, morador do Bairro Novo Brumado, em Brumado, criou uma história ilustrada para externar a sua admiração pela Polícia Militar da Bahia. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o material foi entregue pela criança a uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) durante ronda de rotina na localidade em que mora. Os policiais militares ficaram lisonjeados com a homenagem. “Desejamos que você cresça em um ambiente de muito amor, saúde e paz. Grande abraço”, disseram os militares.