ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2021"

Humorista de Itapetinga é contratado pelo SBT e irá compor o quadro 'A Praça é Nossa'

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (29), o programa “A Praça é Nossa” do SBT terá um novo reforço ao elenco já tradicional, a atração tem mais um integrante: o humorista do interior da Bahia, Edmon Santos, de 24 anos. Natural de Itapetinga, Sudoeste do Estado, ele será apresentado ao público no progrrama desta quinta com o personagem "Vovó Sofia. Nas redes sociais o jovem comemorou o sonho de está na TV. "Estou muito feliz está no programa que considero ser o mais engraçado do Brasil", elogiou o humorista. "Sempre que quis ver um programa para rir de verdade", disse Edmon.

Vovó Sofia - Foto: Divulgação


Brumado registra queda no número de casos ativos da Covid-19

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (28), o município de Brumado registrou 8.129 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18.789. Entre os diagnósticos: 37 internações, 161 óbitos, 432 pacientes em tratamento e 7.536 recuperados. No momento, 52 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.090 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



PF inicia operação contra tráfico internacional de drogas na Bahia

Foto: Divulgação l PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a operação Tanque Reserva. Ela investiga organizações criminosas especializadas no tráfico internacional de drogas, com ramificações na Bahia. A operação aconteceu após a apreensão de quase uma tonelada de cocaína no dia 5 de abril, em fundos falsos de três caminhões-tanque, com destino a Salvador. A partir da análise do material, foi identificado o envolvimento de pessoas ligadas à empresa transportadora. Na força tarefa, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária em Salvador, Dias D’Ávila, Simões Filho e Barreiras. Os suspeitos responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.



STF determina realização de censo 2021

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal deverá tomar providências para realizar o Censo demográfico. Publicada nesta quarta-feira (28), em resposta a um pedido do governo do Maranhão. Na Bahia, segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 15 milhões de domicílios serão visitados no Censo. Realizada a cada dez anos, a pesquisa que deveria acontecer em 2020, foi adiada em razão da pandemia do novo coronavírus. Na semana passada, o governo confirmou que o Orçamento de 2021 não reservava recursos para o Censo, o que impediria sua realização neste ano. “O Censo é uma pesquisa essencial para o país, e muito importante para o IBGE. Principalmente por ser a única pesquisa que alcança todos os municípios e domicílios do país. Fazer essa contagem da população é necessário porque essa contagem é a base utilizada para implementação e avaliação de políticas públicas, inclusive para determinar repasses que são fundamentais para os municípios', explica a coordenadora de disseminação de informações do IBGE na Bahia, Mariana Viveiros. Mariana ainda explica que o Censo também ajuda na tomada de decisões para o setor privado e interfere no trabalho do próprio IBGE. “Os números do censo são fundamentais para embasar decisões de investimentos do setor privado e ainda ajudam o próprio IBGE a calibrar as amostras usadas em outras pesquisas, que são feitas por amostragem. É a partir do censo que a gente determina essas amostras”, detalha. Segundo o IBGE, na Bahia o planejamento é contratar 14 mil pessoas para a realização da pesquisa. Desses, 12.200 serão recenseadores, que vão cobrir os cerca de 15 milhões de domicílios baianos. Os demais atuarão como agentes censitários, em cargos de supervisão. 



Ministério da Saúde inclui gestantes e puérperas em grupo prioritário de vacina contra a Covid-19

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde decidiu incluir todas as gestantes e puérperas (até 45 dias do pós-parto) no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. A medida consta de uma nota técnica da pasta divulgada aos estados e municípios. Até então, a vacina era indicada apenas para as grávidas que tinham doenças preexistentes ou estavam em algum outro grupo previsto para receber a vacina (como trabalhadores de saúde, entre outros) após avaliação de riscos e benefícios com o médico. A estimativa é que existam hoje cerca de 3 milhões de gestantes e puérperas no país. O documento do ministério não cita data específica, mas estima que a oferta da primeira dose ocorrerá até o final de maio. Na nota técnica, a pasta diz que a decisão pela inclusão das gestantes na campanha de vacinação considerou possíveis riscos e benefícios, a situação epidemiológica do país e dados que apontam aumento no risco de hospitalização de pacientes com Covid neste grupo. O ministério afirma também que, ainda que a segurança e eficácia das vacinas contra a Covid não tenham sido avaliadas em gestantes, vacinas de plataformas de vírus inativado (como é o caso da Coronavac) já são utilizadas por esse grupo de mulheres no Calendário Nacional de Vacinação, e levantamento feito pela pasta em recomendações nacionais e internacionais apontou parecer favorável à imunização. “Considerando ainda o momento pandêmico atual no Brasil com elevada circulação do Sars-CoV-2 e aumento no número de óbitos maternos pela Covid-19, ficou entendido que, neste momento, é altamente provável que o perfil de risco versus benefício na vacinação das gestantes seja favorável”, informa a nota, que cita análises por câmaras técnicas para a decisão.



Corretora de seguros e correspondente Bem Aqui inaugura autoatendimento em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bem Aqui é uma corretora de seguros e correspondente em sintonia com a necessidade das pessoas e, por isso, oferece um atendimento especializado aos beneficiários do INSS. Com uma equipe treinada e capacitada para prestar o melhor atendimento, a loja busca proporcionar segurança, confiança, proteção e coragem para quer recomeçar e investir. Além disso, possui um autoatendimento amplo e moderno. Como o próprio nome sugere, a Bem Aqui está sempre disponível para resolver a vida de quem precisa. A loja chega com o propósito de assumir grandes compromissos: valorizar pessoas, proximidade, transparência e novos desafios. Em Brumado, a Bem Aqui fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333, no Centro. Saiba mais Bem Aqui.



Crise na Índia vai afetar os prazos de vacinação no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O agravamento da pandemia de covid-19 na Índia deve afetar diretamente o calendário vacinal brasileiro. Com o número de casos da doença em disparada, o governo indiano tende a reter a produção de vacinas para abastecer o mercado interno. A medida atingirá exportações de vacinas com as quais o Brasil contava. No calendário apresentado sábado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a entrega de 8 milhões de doses da vacina da AstraZeneca à Fiocruz foi postergada para o terceiro trimestre deste ano. A chegada de quatro lotes entre abril e julho não será cumprida: o imunizantes é produzido no Laboratório Serum, na Índia. Em janeiro, diante da demora na chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da China, a Fiocruz negociou com o Serum 2 milhões de doses. No mês seguinte, foram compradas mais 10 milhões. Dessas, 8 milhões não foram entregues. Segundo a AstraZeneca, essa negociação é conduzida diretamente entre a Fiocruz e o Serum. A Fiocruz informou que a negociação está a cargo da diplomacia dos dois países. As 8 milhões de doses prometidas pelo consórcio para maio são da AstraZeneca, mas fabricadas em um laboratório da Coreia do Sul.



Bahia registra aumento nos postos de trabalho e recorde no Nordeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia gerou 9.820 novos postos de trabalho em março, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, divulgados nesta quarta-feira (28). Foram 57.868 admissões e 48.048 desligamentos, melhor resultado da região Nordeste. O índice também é o mais alto da região no acumulado do ano: o estado registra saldo positivo de 42.718 novos empregos formais. O resultado do mês de março foi puxado pelo setor de serviços, que abriu 4.816 novos postos na Bahia. O setor de comércio e reparação de veículos automotores foi o único a registrar perda, com 642 vagas a menos. O Brasil registrou saldo positivo na geração de empregos, com 184.140 vagas abertas. Foram 1.608.007 admissões e 1.423.867 desligamentos.



Jovem fica com rosto desfigurado após ser agredida por amigo em Barra da Estiva

Foto: Reprodução

Uma jovem de 22 anos, identificada como Vanessa Moura Alves, teve hematomas e cortes no rosto após sofrer uma agressão na noite do último domingo (25) em Barra da Estiva. A irmã da vítima disse ao G1 que o suspeito pela agressão é um amigo da família e aparentava estar sob efeito de álcool e agitado. O caso foi registrado na delegacia do município. Por causa da agressão, Vanessa foi encaminhada para o Hospital Susy Zanfretta, em Barra da Estiva. Além dos hematomas, ela precisou levar 20 pontos na região da testa. O nariz da vítima sofreu grave hemorragia. Ela teve alta na tarde de segunda-feira (26). De acordo com Andressa Moura Alves, irmã da vítima, Vanessa chegou na casa do suspeito, em que estava acontecendo uma confraternização. Ao chegar no local, o suspeito começou a falar de forma grosseira com a vítima. Poucos minutos depois, ele deu um chute na perna de Vanessa, que estava machucada. “Ele chegou chutando ela [Vanessa]. Ela pediu a ele para parar, que estava sentindo dor, começou a xingar ela. Ela [Vanessa] deu um tapa na cara dele. Então, ele foi dentro da casa e voltou, e quando voltou, ele pegou uma mesa de plástico com toda força e jogou nela. Ela caiu e não conseguiu levantar, ficou desacordada”, relata Andressa, irmã da vítima. Ainda segundo Andressa, o suspeito fugiu do local após as outras pessoas que estavam na confraternização prestarem atendimento a Vanessa, que estava desacordada. Ainda não há informações sobre o paradeiro do suspeito. O caso foi registrado na delegacia de Barra da Estiva. 



Secretário de Recursos Hídricos cobra do Exército reavaliação da Operação carro-pipa em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a previsão de uma estiagem ainda maior este ano, algumas comunidades rurais de Brumado estão desassistidas pela falta de caminhões pipas. Para agravar a situação, um dos proprietários de caminhão que estava cadastrado na Operação carro-pipa do Exército veio a óbito por conta da Covid-19. No entanto, o órgão ainda não fez a substituição do veículo cadastrado, o que agrava ainda mais a situação das comunidades desassistidas. Em entrevista ao site 97NEWS, o secretário de Recursos Hídricos do município, Márcio Aguiar, disse que já solicitou do órgão uma posição sobre o assunto. "Nós já comunicamos o Exército para que coloque o mais rápido possível um outro pipeiro. Infelizmente essa doença [Covid19] levou um dos profissionais e isso nos deixa triste", comenta Aguiar. Ainda sobre a Operação, o secretário afirma que ao contrário do que muitos pensam, a ação não é gerenciada pela administração pública e, sim do Governo Federal. "A operação carro-pipa é um programa do Governo Federal, e quem executa é o exército brasileiro através da 19DP, então assim, a nossa participação é dar suporte ao programa", afirma. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo ele, a única participação do Executivo municipal é na compra da água. "Nossa participação é na compra da água da Embasa, que muitas vezes não fornece a quantidade de metros cúbicos necessário para atendimento ao programa", disse Márcio. Aguiar ressaltou ainda que um cadastro está sendo feito nas comunidades para atualizar os dados dessas famílias. "Estamos fazendo um mapa para fazer um levantamento e descobrir quem são os desassistidos no programa", diz. Após isso, segundo o secretário, o passo seguinte será notificar o Exército. "Estamos enviando essa informação ao Coronel e toda a sua equipe possa reavaliar o programa em Brumado, porque tem muitas comunidades ficando fora do abastecimento e, lógico se for possível, nós vamos buscar uma audiência com o Coronel Davi e com o Exército para resolver a problemática", destacou o secretário. 



Concessão dos trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste entre Caetité e Barreiras é aprovado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), vinculado ao Ministério da Economia, aprovou na terça-feira (27) a concessão à iniciativa privada dos dois trechos restantes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O investimento esperado é de R$ 9,8 bilhões. O próximo passo para a continuidade do empreendimento é que o presidente Jair Bolsonaro, que participou da reunião do conselho do PPI em Brasília, aprove a qualificação dos dois projetos por decreto. O primeiro trecho da Fiol, que vai de Ilhéus -- passando por Brumado -- a Caetité, na Região Sudoeste, foi leiloado no início de abril (veja aqui). Por R$ 32,73 milhões em outorgas, a Bahia Mineração (Bamin) arrematou o empreendimento concedido por 35 anos, totalizando R$ 3,3 bilhões de investimentos. Com 485 km de extensão, o segundo trecho da ferrovia liga Caetité (Sudoeste) a Barreiras (Oeste). O terceiro e último trecho, de 505 km, conclui a interligação com a Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, em Tocantins. O edital de leilão dos dois trechos só será publicado no terceiro trimestre de 2023 e o certame deve ocorrer nos últimos três meses daquele ano. Até lá, o processo de concessão envolve estudos, audiências públicas e avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). O prazo da concessão, no entanto, ainda não foi definido. Ao todo, contando com as concessões ferroviárias, o conselho do PPI aprovou procedimentos relativos a 37 projetos de infraestrutura, que somam R$ 19 bilhões em investimentos. Foram incluídos na lista de arrendamentos portuários oito terminais localizados em Santos (SP), Salvador (BA), Itaguaí (RJ), Paranaguá (PR), Mucuripe (CE) e Imbituba (SC).



Bahia: Sesab comenta posicionamento da Anvisa e decisão do STF sobre importação da vacina Sputinik V

Foto: Divulgação

O secretário estadual da saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comentou o posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que reprovou a importação da vacina russa Sputnik V pelo Brasil. Os técnicos do órgão alegam a falta de documentação e possíveis riscos à saúde como alguns dos motivos para rejeitar a vacina. No entanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou que a Anvisa se manifeste, nos próximos 30 dias, sobre a possibilidade da Bahia importar a vacina. "Com a decisão, após os 30 dias sem que haja manifestação da Anvisa, o governo da Bahia estará autorizado a importar e a distribuir a vacina para a população", diz Villas-Boas.



Caculé: Auditoria identifica irregularidades na compra e armazenamento de medicamentos

Foto: Reprodução

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgaram procedentes, em parte, as conclusões da auditoria realizada no município de Caculé, que identificou irregularidades e inconsistências nos processos de compra, armazenamento e distribuição de medicamento por parte da prefeitura, nos exercícios de 2018 e 2019. O conselheiro Fernando Vita determinou, na terça-feira (27), a formulação de representação ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o ex-prefeito José Roberto Neves e o então secretário de saúde, Ricardo Silva e Silva, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa, diante realização de dispensa de licitação, sem comprovação da situação emergencial. Os gestores ainda foram multados em R$4 mil cada. De acordo com o órgão, os auditores do TCM identificaram e analisaram procedimentos administrativos e contratos originários dos Pregões Presenciais para Registro de Preço n°s 008 e 018/2018, além das Dispensas de Licitação n°s 022-A/2018 e 038/2019, bem como a Inexigibilidade de Licitação de Credenciamento n° 001/2019, todas visando a aquisição de medicamentos que compõem a assistência farmacêutica básica da municipalidade, cujos valores licitados alcançaram o montante de R$1.724.875,94. O relatório aponta que as contratações realizadas por dispensa de licitação, no valor total de R$625.105,94, decorreram de situação de “emergência fabricada”. Para o conselheiro Fernando Vita, não se admite a contratação via dispensa de licitação nos casos em que o Poder Público não adota – mera má gestão municipal – as providências necessárias para realização de procedimentos licitatórios previsíveis. Em relação às instalações do Centro de Abastecimento e Farmácia Básica e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), os auditores do TCM apontaram a ausência de climatização na área de armazenagem de medicamentos assim como de refrigeradores necessários para armazenagem exclusiva de medicamentos termolábeis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Ministério Público de Contas, através da procuradora Aline do Rego Rio Branco, opinou pelo conhecimento e procedência parcial das conclusões da auditoria, sugerindo a aplicação de multa ao gestor. E, para as situações de dispensa de licitação sem comprovação da situação emergencial, sugeriu a formulação de representação ao Ministério Público Estadual. Cabe recurso da decisão.



Sputnik V usa twitter para atacar Anvisa e pedir comissão no Congresso

Foto: Reprodução

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negar, na segunda-feira (26), a importação emergencial de quase 30 milhões de doses da vacina russa contra covid, a Sputnik V, o perfil oficial do imunizante no Twitter rebateu a decisão e convidou a agência para um debate público no Congresso. Em uma sequencia de tweets a página divulgou respostas, esclarecendo o que chamou de "informações erradas divulgadas pela Anvisa". "Para salvar vidas no Brasil e seguindo as afirmações incorretas e enganosas de @anvisa_oficial, estamos convidando a Anvisa para um debate público perante a comissão competente do Congresso do Brasil." Na sequência o perfil ainda escreveu. "Em particular, o depoimento da Anvisa sobre 'adenovírus de replicaçaõ-competente (RCA)' associados com a Sputnik V não é verdadeiro. Uma carta oficial do Centro Gamaleya no 26 de março antes da missão claramente dizia: não um só lote contendo RCA foi registrado." Nesta terça-feira (27), o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, comentou a decisão da Anvisa. Para ele, o órgão "foi coerente o tempo todo, em nenhum momento eles quiseram a aprovação da vacina", disse o secretário. A Bahia é um dos 14 estados que pediu a autorização da vacina russa, após negociar a compra de 9,7 milhões de doses.



Brumado registra 3 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Luciano Santos l 97News

Na terça-feira (27), o município de Brumado registrou 8.096 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18.751. Entre os diagnósticos: 39 internações, 161 óbitos, 469 pacientes em tratamento e 7.466 recuperados. No momento, 52 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.090 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Foto: Divulgação




Brumado: Jovem com problemas psicológico, se joga na frente de carro na BA-148 e é atropelada

Foto: Leitor l 97NEWS

De acordo com informações obtidas pelo site 97NEWS, um motorista que seguia sentido Brumado a Livramento de Nossa Senhora, via BA-148, na tarde do último domingo (25), avistou uma mulher deitada na margem da rodovia. Ainda segundo o seu relato, ele seguiu viagem e não parou. No entanto, durante retorno pela mesma rodovia, por volta das 18h, na altura da comunidade do Rio São João, próximo a cidade de Dom Basílio, a mesma mulher se jogou em frente à um outro veículo que seguia pela pista contrária. Com o impacto, a jovem foi arremessada alguns metros depois. Conforme o motorista que não quis se identificar, o condutor do veículo que atropelou a jovem não parou e fugiu do local. A vítima foi identificada pelo prenome de Fernanda. Ela teve fratura nas duas pernas e foi encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Fernanda tem problemas psicológicos e já vinha arremessando pedras nos veículos que trafegam por aquela rodovia há alguns meses. São diversos relatos de motoristas que revelam ter sofrido ataques da jovem principalmente no período noturno (veja aqui) e (aqui) reportagens feitas pelo 97NEWS, no qual mostram ações da jovem. A nossa equipe também apurou que a família vem lutando há vários anos para tentar o internamento da jovem em uma clínica especializada, mas sem recursos financeiros, eles não conseguem. Fernanda faz uso de medicamentos controlados, mas segundo a família, a jovem não toma a medicação regularmente. Nós tentamos contato com o Hospital para atualizar o boletim médico da jovem e não conseguimos. 



Brumado: Secretário de Recursos Hídricos afirma está catalogando quantidade de 'aguadas' na zona rural

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

2021 será uma ano de poucas chuvas na Região Sudoeste e no Sertão Produtivo. Com a estiagem, agricultores já relatam dificuldades com o plantio e, problemas com o armazenamento de água, tanto para consumo humano, quanto para matar a sede dos animais. Fazer a manutenção de aguadas ou açude no período da estiagem é uma das cobranças dos agricultores de Brumado. Nesse período, seria o grande momento para a limpeza dessas fontes de água que tanto contribui para a manutenção do homem do campo na zona rural. Em entrevista ao site 97NEWS, o Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do município, Márcio Aguiar, garantiu que a pasta esta buscando soluções adequadas para contribuir na sustentabilidade do agricultor familiar. Segundo ele, neste primeiro momento a sua Secretaria está catalogando e conhecendo de perto o quantitativo de aguadas que existem em Brumado. "Nós estamos fazendo um levantamento de todas as aguadas existentes no município, e lógico que dentro daquelas, que tiverem uma condição muito mais acentuada com relação às dificuldades, nós vamos tão logo fazer a limpeza dessas aguadas", afirmou Aguiar. Conforme Márcio, a limpeza e recuperação preparam as aguadas para o armazenamento de água das chuvas. "Isso deixa a população abastecida por mais tempo, principalmente para suportar períodos de estiagem", comentou.



Brumado: Maio Amarelo 2021 terá como tema: 'Respeito e responsabilidade'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O tema do Movimento Maio Amarelo 2021 será “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. Diante do contexto que vivemos atualmente, onde atritos no trânsito virou campo de batalha, a Campanha deste ano trás a reflexão sobre uma atitude que tem faltado nos últimos tempos: o respeito. Na segunda-feira (27), em uma reunião na sede da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) de Brumado, além do Major Mário Cabral, estiveram presentes: José Santos e Jansen Ricardo, representantes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Capitão Mota da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Adélia Caroline, coordenadora da 18ª Ciretran. De acordo com o Major Mário Cabral, por conta da falta de paciência das pessoas, situações no trânsito se estendeu para agressões verbais e até física. "Os órgão estão se unindo este ano para a conscientização dessas pessoas com relação ao tema. Precisamos ter uma convivência melhor no trânsito", afirma o comandante da 34ª CIPM. A iniciativa chamava a atenção para o alto número de mortos e feridos no trânsito. Conforme o Capitão Mota Araújo, é preciso ter consciência de que, não são com as mesmas ações, que será possível mudar o atual quadro de Respeito e Responsabilidade no trânsito. "Nós não só temos a cultura de querer exigir dos órgãos, mas de não cumprirmos as nossas obrigações. Então, isso é reflexo do nosso comportamento da nossa cultura. Os órgãos tem suas responsabilidades, claro a serem exercidas, mas os cidadãos tem a obrigação de cumprir as Leis que muitas das vezes ele já conhece", destaca o representante da PRE. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Além do respeito, Mota cita a empatia como mola mestra de todo e qualquer bom relacionamento. "A empatia é o carro chefe da convivência. Não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você! Ser empático torna toda e qualquer relação mais saudável. Ser empático requer um exercício diário, depois é impossível não pensar em cada atitude antes de falar ou fazer algo", diz. Com base nesses conceitos a coordenadora da 18ª Ciretran, Adélia Caroline, respeito e responsabilidade são e deveriam estar sempre presentes e associados ao trânsito. "Não deveria ser necessário criar uma campanha para que estes valores sejam colocados em prática. Deveria ser a obrigação de todos os atores no trânsito e na vida de uma forma geral. O Maio Amarelo deste ano tem como objetivo despertar esses valores que estão adormecidos. Quem sabe hoje, estejamos todos prontos para assumir o papel que nos cabe, tendo em vista os momentos pelos quais passamos e ainda estamos vivendo que é a pandemia. Respeito e responsabilidade são valores que aprendemos na família e que, pouco a pouco, muitos foram esquecendo, ao longo do caminho, mas são necessários para a segurança de todos no trânsito", orienta Caroline. Por fim, o coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, Jansen Ricardo, destacou que a programação da 1ª Semana do Maio Amarelo em Brumado começa no início de Maio. "Essa ação vai começar no dia 03 de maio as 09 horas da manhã, onde teremos carreata com veículos oficiais na artéria central da cidade, iniciando em frente a sede da SMTT, passando pelos Comandos da PRE e da 34ª CIPM e encerrando-se na sede da 18ª Ciretran. Além disso, teremos blitz educativa na sexta-feira, dia 07 de maio. E sem contar com o mascote 'Amarelinho' que vai ficar na sede do Ciretran durante a campanha", relatou Ricardo.

 



Alegando riscos, Anvisa nega importação da Sputnik V por estados

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), negou na segunda-feira (26), em decisão unânime, a importação emergencial de quase 30 milhões de doses da vacina russa contra covid-19, a Sputnik V, solicitada por 14 estados. Dentre eles, está a Bahia. O impedimento foi decidido após as gerências técnicas da agência que se ocupam da análise dos medicamentos, fiscalização e monitoramento entenderem que há riscos de uso da vacina. Um deles é a possibilidade da reprodução do adenovírus utilizado pela Sputnik V, o que poderia causar o surgimento de doenças. Além disso, alegaram falta de visitas técnicas em todos os locais onde é fabricado o imunizante. Ainda de acordo com o órgão, a empresa fabricante não enviou os relatórios necessários para a análise de qualidade necessários para aprovação. A Anvisa também informou que houve uma tentativa do Fundo Russo de cancelar a inspeção presencial e os fabricantes da matéria prima da vacina não foram identificados.