ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2021"

OrthoDontic: Proteja também o seu Sorriso

Foto: Divulgação

O bem-estar do nosso corpo e a saúde bucal estão diretamente relacionados. Logo, além das ações para manter a nossa segurança como o uso de máscaras e álcool gel, é necessário visitar o Dentista regularmente. Com as consultas em dia, é possível evitar o surgimento de problemas bucais, já que na boca existem milhares de bactérias que podem causar infecções. Durante as visitas, o Dentista também realiza uma limpeza em todos os dentes, conhecida como profilaxia, que ajuda a manter a saúde bucal — assim como do restante do corpo — em dia. Proteja também o seu Sorriso. Agende a sua Limpeza: 77 99907-2346. OrthoDontic: #AMelhor Rede de Saúde, Beleza e Bem-estar do Brasil!



Dom Basílio completa 58 anos de emancipação política

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Dom Basílio completa neste 7 de abril, 58 anos de emancipação política. Sem poder comemorar a data, por conta da pandemia da Covid-19, o prefeito Roberval Galego (PL)deixou um recado em homenagem ao município. "É com muita alegria que eu quero transmitir a toda população mesmo com essa pandemia, o nosso trabalho tem sido feito. A pandemia trouxe a tristeza, mas a esperança prevalece, com dias melhores e que logo chegue a vacina e voltemos aos dias normais", disse. Para o gestor, ações de combate a doença tem trazido resultados durante o enfrentamento à doença. "Em Dom Basílio nós temos a participação e colaboração da população. E com isso, a cidade tem baixíssimos casos com relação a doença", diz. Com três casos ativos e 11 óbitos desde o início da pandemia, Galego afirmou que na maioria das mortes, os pacientes tinham comorbidades ou idade avançada. "Lamentamos muito a perda dessas pessoas, é um momento crítico, mas nosso município tem feito o papel, atendendo as recomendações médicas", afirmou. Ainda sobre o aniversário, Roberval espera espera o fim da pandemia, e comemorar o retorno dos festejos de aniversário da cidade. "A gente espera com muita fé esse retorno dos nossos festejos. Parabéns Dom Basílio, parabéns a todos os dombasilienses", destacou.



Rui Costa critica projeto para compra de vacinas pela iniciativa privada: 'Permite que ricos se vacinem antes'

Foto: Reprodução

O governador Rui Costa criticou nesta quarta-feira (7) o projeto de lei que permite a compra de vacinas pela iniciativa privada. A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (6) o texto-base para que empresários comprem vacinas contra a Covid-19 mesmo sem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Da nossa tristeza, a Câmara Federal brasileira ontem aprovou, ainda em primeira votação, um projeto de lei que permite que os ricos se vacinem antes dos povos, ou seja, permitindo a compra por empresas privadas de vacina. E nos faz questionar que se, de fato, construiremos um mundo melhor após a pandemia, quais as empresas irão associar sua imagem de responsabilidade social à compra e a prioridade para que os ricos se vacinem antes da maioria das pessoas.", afirmou.



Humoristas, Dedé Santana e Bananinha gravam comerciais em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ex-trapalhão Dedé Santana, de 84 anos, esteve nesta quarta-feira (7), em Brumado para gravar comerciais no município. Dedé gravou com o seu parceiro, o comediante, Marcelo Beny, o “Bananinha”, Ex-Comando Maluco, programa exibido no SBT. A presença do comediante na cidade, “roubou” todas as atenções da população, que aproveitaram a oportunidade para registrar o momento. Muitos deles, só conheciam o comediante, por ouvir as histórias dos seus pais. O site 97NEWS esteve no local e falou com o ator, apresentador, diretor e roteirista, Dedé Santana. "Pra mim é um prazer está aqui nesta cidade, eu e meu companheiro Bananinha viemos aqui gravar uma campanha publicitária e gostei muito da cidade", disse. Sobre a queda de arrecadação do entretenimento durante a pandemia, o humorista lamentou o sofrimento dos circenses. "Como você sabe o circo trabalha hoje pra comer amanhã. E eles tem mais de um ano parado e realmente o circo está passando grande necessidade. Então se você empresário pode ajudar o circo, dê uma passadinha lá e ajude quelas famílias, você vai ser muito bem vindo", comentou Dedé. Esbanjando simpatia e disposição, o amigo Marcelo Beny, correu, pulou e se divertiu ao lado de de Dedé. "Eu vim de circo desde muto pequeno, e nesse momento nós estamos sofrendo com a falta de entretenimento. Nós estamos viajando o país pra poder sustentar as nossas famílias", afirmou Beny. 



PM age rápido e prende acusado de roubar vários celulares no centro de Brumado

Foto: Reprodução l Vídeo

Nos últimos dias, câmeras de monitoramento de estabelecimentos comerciais vem flagrando diversos furtos de celulares no centro comercial de Brumado. Com o 'modus operandi' parecido, dois suspeitos foram filmados furtando celulares na  cidade. Em um dos vídeos, gravado no início da semana, um homem com idade entre 30 e 45 anos é visto entrando em um açougue localizado na região da Feira Livre e, em um momento de descuido da vítima, ele se agacha e pega o celular da funcionária do caixa que estava de costa para o criminoso. Na manhã desta quarta-feira (7), por volta das 09h59, outra ação parecida, levou a Polícia Militar a prender um suspeito poucos minutos da ação. O homem, que no início da ação em um supermercado do centro da cidade trajava camisa vermelha, calça jeans e boné. Entrou no supermercado, passou por várias prateleiras e na saída do caixa, ele rouba o celular de uma das funcionárias. 

 

Foto: Divulgação l PM

O que ele não esperava é que o sistema de monitoramento do estabelecimento já o vinha acompanhando desde o lado de fora. Diante das imagens, a Polícia Militar foi acionada e, em poucos minutos ele foi preso. Na hora da abordagem, o criminoso tentou disfarçar usando uma outra camisa por cima da que ele foi flagrado. Come ele, a PM encontrou dois celulares furtados e uma quantia em dinheiro. Segundo as primeiras investigações, o criminoso preso em flagrante na manhã de hoje (7), também foi filmado atuando em mais dois outros roubos à celulares no centro de Brumado. O homem que não teve o nome divulgado foi encaminhado a Delegacia e está a disposição da justiça. Veja o vídeo:

 



Prefeitura de Brumado prorroga suspensão dos agendamentos de consultas e procedimentos da saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Portaria (nº 329), publicada no Diário Oficial de terça-feira (06), prorroga a suspensão dos agendamentos de consultas e procedimentos no município de Brumado. Na portaria, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres suspendeu os agentes feitos através da Secretaria Municipal de Saúde, da Central de Regulação e do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, entre os dias 1º de abril de 2021 e 30 de abril de 2021. São exceções os agendamentos para pacientes de oncologia, psiquiatria, gestantes, com insuficiência renal, pós-operatório de cirurgias de urgência e demandas urgentes, conforme critério de triagem.



Brumado: Sesoc faz esclarecimentos sobre pessoas em situação de rua na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em nota enviada a imprensa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) falou a respeito do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, realidade que é um desafio das administrações municipais, sobretudo nas cidades de médio e grande porte. Em Brumado, estão em acompanhamento pela rede de assistência social da Sesoc cerca de 10 pessoas, entre andarilhos e homens e mulheres que, por diversos agravantes, veem como meio de habitação os logradouros públicos. “Nesses serviços, a equipe da Sesoc trabalha na perspectiva de estimular o restabelecimento do vínculo familiar, atendimento psicossocial e jurídico, encaminhamentos para inclusão no CadÚnico, BPC e no Programa Bolsa Família, realização de atividades em parceria com os CRAS e/ou Secretaria de Saúde. No entanto, a Sesoc vem atuando junto a esta população buscando ofertar ações que favoreçam a saída dessa situação, mas, em muitos casos, não contamos com a adesão da pessoa nessa condição, o que dificulta sobremaneira a tomada de demais providências cabíveis”, destacou a pasta, na nota. Além disso, em relação a uma senhora que fica nos arredores da Praça Coronel Zeca Leite, a secretaria informou que as medidas já estão sendo tomadas para realização da internação compulsória, visto que a mesma não aceita tratamento. A pasta aguarda apenas a decisão judicial para seguir os trâmites.



Mulheres posaram nuas em prédio de Dubai; elas foram presas

Foto: Reprodução

No último sábado (3), cerca de 40 mulheres foram presas após pousarem nuas em uma varanda de um prédio em Dubai. Elas desrespeitaram o código moral da cidade e podem ser condenadas a 6 meses de cadeia, além de uma multa de R$ 8 mil. Vídeos do ensaio fotográfico viralizaram nas redes sociais. Eles foram filmados por vizinhos em um bairro nobre de Dubai. Em comunicado, a polícia disse que as vítimas foram presas por libertinagem pública. O órgão ainda afirmou que "esses comportamentos inaceitáveis não refletem os valores e a ética da sociedade dos Emirados". Em relação às modelos presas, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia confirmou a nacionalidade de 11 delas. De acordo com sites internacionais, acredita-se que as outras mulheres também sejam de países que pertenciam a ex União Soviética, como Belarus, Rússia e Moldávia. 



Após participar de inauguração, presidente da Câmara de Brumado testa positivo para Covid-19

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No último dia 1º de abril, o presidente da Câmara Municipal de Brumado, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o "Zé Carlos de Jonas", esteve no evento de inauguração dos leitos de UTIs intensivos e clínicos em um anexo do Hospital Professor Magalhães Neto (veja aqui). Na última segunda-feira (5), o parlamentar foi flagrado dormindo durante a sessão virtual, o que gerou críticas por parte da população e foi tema de matéria na imprensa nacional (veja). Segundo assessores do parlamentar, com suspeita de Covid-19, o edil apresentou sintomas da doença no domingo (4) e por isso chegou a cochilar durante a sessão. "Ele fez uso de medicamentos que causam sono", disse a assessoria. Nesta terça-feira (7), o vereador testou positivo para o coronavírus e teve que se afastar do cargo. A vice-presidente, Verimar Dias da Silva Meira (PT) poderá assumir as sessões da Casa.

 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Conforme os assessores, o presidente cumpre isolamento domiciliar. No entanto, pelo fato do vereador ter participado do evento seis dias antes de testar positivo para a doença, a preocupação de quem esteve no evento é de, uma possível disseminação do vírus entres os participantes. "Nós estivemos neste evento onde ocorreu uma pequena aglomeração. E quem teve contato com o presidente será monitorado?", questiona um repórter que esteve no local. "Mesmo havendo o distanciamento do vereador com o público, a população que compareceu ao local, caso apresente algum sintoma, deve fazer a testagem para a doença", afirma o profissional.

 



Brumado recebe cilindros de oxigênio do Governo do Estado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia entregou, na noite da última quinta-feira (1º), 23 cilindros de oxigênio para unidades de saúde que estão atendendo pacientes com Covid-19 em 13 municípios do interior baiano: Brumado, Cabaceiras do Paraguaçu, Conceição do Coité, Carinhanha, Governador Mangabeira, Matina, Pedro Alexandre, Pindaí, Riacho de Santana, São Félix do Coribe, Sátiro Dias, Saubara e Vereda. Os equipamentos estão sendo adaptados para receber oxigênio medicinal. O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressaltou ainda que “para além desse apoio logístico, caso um município sinalize que os estoques de oxigênio estão baixos, a Central Estadual de Regulação assegura a transferência imediata dos pacientes para outras unidades”.



'O que presenciamos foi burocracia e falta de sensibilidade com a vida humana', afirma Rui Costa após reunião com Anvisa

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse estar indignado e perplexo com a postura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diante da solicitação de gestores estaduais para a importação da vacina Sputnik V nesta terça-feira (6). "Infelizmente a Anvisa continua atrapalhando. Depois de três horas de reunião, com muita burocracia, chega a informação de que eles [a Anvisa] vão precisar ir na Rússia para poder saber se autoriza ou não a vacina. O que presenciamos foi burocracia e falta de sensibilidade com a vida humana. Vamos continuar batalhando e, se for necessário, iremos ao STF para conseguir liberação da importação da vacina", disse. "É inadmissível. O Brasil não merece isso. Os brasileiros não merecem isso", disse o governador. Por meio de nota, a Anvisa informou que os pedidos de importação dos estados já estão sendo avaliados e estão dentro do prazo de sete dias úteis previstos na lei. A agência ainda ressaltou que o processo de importação excepcional é mais simples do que a avaliação para o uso emergencial ou para o registro de uma vacina. Neste momento, a Anvisa avalia o pedido de importação da vacina russa feito por doze estados brasileiros com base na lei 14.124/2021. A Lei criou a possibilidade de importação excepcional de vacinas sem registro no Brasil, desde que atendidos critérios mínimos definidos no texto. Além disso, a lei também impôs a necessidade de que a Anvisa avalie o cumprimento dos critérios da Lei e emita um parecer. 



Brumado: Hemoba tem estoque de sangue crítico e faz apelo para doações

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba) de Brumado convoca a população para doar sangue, em função dos registros de redução acentuada no número de doadores e aumento significativo das demandas transfusionais. O apelo tem como objetivo estabilizar os estoques da Fundação e continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas de hospitais e unidades de saúde da Região Sudoeste. Em entrervista ao site 97NEWS, Elenice Nunes, sanitarista do Hemoba relatou que os estoques estão apresentando situação crítica, com exceção apenas dos tipos B positivo, que nesse momento ainda estão estáveis. Todos os demais tipos, sobretudo os fatores de RH negativo, estão em falta e precisam de reposição com urgência, sendo que a maior demanda, no momento, é de O negativo. "O e o AB negativos estão zerados, não temos nenhuma bolsa. E os demais tipos de sangue também estão zerados. Nessa pandemia, os voluntários sumiram do Hemoba, a gente da situação dos riscos, mas aqui a gente atende todos os protocolos de segurança", disse Nunes. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ela ainda solicita que os doadores compareçam a unidade de Brumado para ajudar a salvar vidas, doando sangue. Os doadores podem agendar a doação através do número (77) 3441-1363. A unidade fica localizada na Rua Manoel Fernandes dos Santos, nº 75, bairro Hospital. "Só uma ressalva é que, quem teve covid é necessário esperar por 90 dias após a contaminação. Além disso, quem estiver com febre ou conttato com pessoas testadas positivo pra covid, não devem doar", ressalta. Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos -- menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

 



Guardas Civis Municipais doam cestas básicas a famílias carentes de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"A cesta veio em uma boa hora, no momento em que estou mais precisando". O agradecimento é da Natânia Pereira Gomes, moradora do bairro Irmã Dulce, ao receber uma cesta básica da equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado. A campanha "Azul Marinho - Doe alimentos", começou no dia 08 de março e segue até o mês de maio. Mãe de três filhos, Natânia está desempregada e não consegue pagar as contas. "Me ajuda muito. Tem dois anos que estou desempregada e com essa pandemia ninguém consegue emprego", disse Gomes. Membros da GCM entregaram cestas básicas a outras famílias que estão cadastradas. O ato de solidariedade marca a campanha Azul Marinho. O superintendente da Guarda Civil Municipal, Jussimar Santos, disse que por conta da pandemia do coronavírus, muitas famílias estão passando por momentos difíceis e, como a Guarda Municipal também se preocupa com a questão social, veio a motivação para a Campanha, e posteriormente, a entrega das cestas. "A gente sabe que nessa crise toda, para quem trabalha, para quem tem renda, já não está fácil, imagina para ela [Natânia] que tem três filhos e desempregada. A gente tem acompanhado essas famílias em visitas, conversas, enfim, sabemos da realidade delas. E dessa vez, a gente teve essa ideia, com a força de parceiros do comércio, da Rádio Alternativa, do site 97NEWS e da população brumadense, reunimos forças", disse. A campanha ainda continua, e você pode doar. Conforme Jussimar, os alimentos podem ser entregues na sede da Guarda Civil, localizada na sede do antigo Derba ou por telefones. "A campanha segue até dia 9 de maio, então você pode doar ainda, basta nos ligar 77 9.9999-7374 ou 9.9999-5149", frisou.

 



Brumado registra uma morte em 24h e tem 702 pacientes ativos com Covid-19

Foto: Divulgação

Na terça-feira (05), o município de Brumado registrou 7.315 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17.570. Entre os diagnósticos: 46 internações, 132 óbitos, 702 pacientes em tratamento e 6.481 recuperados. No momento, 70 ainda aguardam resultado laboratorial e 9.020 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado é uma das cidades do Brasil com mais mortes em março deste ano que em toda a pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Brumado, na região do sudoeste, está na lista das 10 cidades mais populosas onde a pandemia de Covid-19 provocou mais mortes em março deste ano do que em todos os meses anteriores de 2020. Um levantamento feito pelo setor de dados do núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles aponta que o município baiano está em sexto lugar em um ranking de 464 cidades brasileiras. O jornal analisou dados sobre óbitos coletados na plataforma colaborativa Brasil.io. Em Brumado, desde o início da pandemia, até fevereiro deste ano, sob a influência da segunda onda da doença, foram registradas 52 mortes. Em março de 2021, o número foi de 54.  Com 67.335 habitantes, de acordo com o IBGE, as novas mortes de março ajudaram Brumado a chegar a taxa de mortalidade de 179 óbitos por 100 mil habitantes, número superior a taxa média de mortalidade da Bahia, de 101 mortos por 100 mil habitantes, e a média nacional, de 149 mortes por 100 mil habitantes. De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura, no dia 24 de março, foram registradas, desde o início da pandemia, 106 mortes. O último boletim informativo desta segunda-feira (5) já contabilizava 131. Um aumento de 23.58% em 13 dias. No início de março, uma tragédia familiar chamou atenção: cinco pessoas de uma mesma família morreram em decorrência do vírus, em menos de um mês. Elas estavam internadas em Vitória da Conquista, cerca de 140 km de distância de Brumado, onde as vítimas moravam. Entre as 10 cidades mais populosas que registraram aumento de óbitos em março, quatro pertencem ao Rio Grande do Sul. São Paulo também aparece no ranking, em segundo e terceiro lugar, com as cidades de Assis e Avaré, respectivamente. Brumado, União da Vitória (PR), Palmas (PR) e Quirinópolis (GO) aparecem logo em seguida.



Ciro sugere que Lula não concorra à Presidência em 2022

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) sugeriu que o ex-presidente Lula (PT) siga o exemplo da ex-presidente argentina Cristina Kirchner e não dispute as eleições de 2022 como candidato à Presidência da República, em prol de uma aliança contra Bolsonaro. A fala de Ciro foi feita durante debate sobre a proposta de reforma administrativa em discussão no Congresso. Ele pediu que o petista não imite o “exemplo desastrado” dos presidentes da Bolívia e da Venezuela, e, sim, o de Cristina, que deu “um passo para trás” ao aceitar ser vice de Alberto Fernández, atual presidente argentino. Para Ciro, os escândalos de corrupção que marcaram as gestões petistas podem minar a campanha de Lula. “Imaginem vocês uma campanha em 2022, o Bolsonaro querendo se recuperar da impopularidade, a lembrar da esculhambação do Palocci, a esculhambação do Zé Dirceu, a esculhambação não sei de quem. Eu não digo nem que seja verdade ou que seja mentira, eu estou dizendo é o que eu estou vendo pela minha experiência [...] É fazer de novo a campanha antipetista em cima dos exemplos”, disse. Na semana passada, Ciro Gomes assinou, junto a outros 6 possíveis candidatos à Presidência, um manifesto em defesa da democracia. O movimento foi visto como uma busca por viabilizar uma alternativa que seria de centro, para combater uma eventual polarização política entre Bolsonaro e Lula em 2022. O documento foi assinado por Ciro (PDT), João Amoêdo (Novo), João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Luciano Huck (sem partido).



MP apura suspeita de contratação irregular de médicos em Malhada de Pedras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um caso suspeito de superfaturamento em contratos de médicos em Malhada de Pedras, será objeto de um inquérito. Segundo a 1ª Promotoria de Brumado, os fatos ocorreram entre 2013 e 2016 quando a prefeitura contratou os profissionais com dispensa de licitação. Pelo contrato, cada médico ganharia R$ 19,2 mil mensais, soma maior do que o teto municipal, recebido pelo prefeito à época, Ceará, de R$ 10 mil. Segundo o promotor Millen Castro, ele justificou nesta terça-feira (6) que a abertura do inquérito é pelo fato de algumas questões ainda não estarem claras. “Como a documentação é extensa, os valores dos pagamentos variam e não restou claro se tais atos teriam causado, além de violação aos princípios administrativos, prejuízo ao erário, ou se houve prestação de serviço que os justificasse, faz-se necessário uma análise técnica dos referidos documentos”, escreve o representante do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).



Três homens são presos com quase 1 tonelada de cocaína em fundos falsos de caminhões em Santo Estêvão

Foto: Divulgação l PRF

Três homens foram presos com 934 kg de cocaína em fundos falsos de caminhões-tanque, em Santo Estêvão. Drogas foram encontradas com ajuda de scanner. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (5). Conforme a Polícia Federal, as drogas estavam sendo transportadas para Salvador. A investigação iniciou após troca de informações entre as inteligências da Polícia Federal e da Polícia Militar, que indicavam a possibilidade da chegada de grande quantidade de droga à capital baiana. Segundo a PF, as instituições identificaram os suspeitos no final da tarde. Os três caminhões-tanque foram abordados e submetidos ao scanner. A droga estava escondida em fundos falsos dentro dos tanques para transporte de combustível. Os três motoristas foram presos em flagrante por tráfico de drogas, e permanecerão à disposição da Justiça.



Anvisa multa em R$ 15 milhões empresas por preços abusivos de medicamentos durante pandemia

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) multou, em R$ 15,2 milhões, empresas farmacêuticas pela venda de sedativos e bloqueadores musculares, utilizados no combate à Covid-19, acima do preço autorizado no Brasil. De 2020 até março deste ano, 139 processos foram instaurados e 64 multas foram aplicadas para coibir abusos nos preços de medicamentos durante a pandemia.

 



Vereador Beto Bonelly diz que está faltando mais ação da prefeitura no combate à Covid-19

Foto: Divulgação

Na sessão legislativa desta segunda-feira (05), o vereador Beto Bonelly (PSB) cobrou a presidência da Casa acerca do alto índice de mortalidade da Covid-19 em Brumado, que está maior do que em Vitória da Conquista e Guanambi. Na oportunidade, ele citou que mais de 100 pessoas já perderam a vida para a doença no município. Bonelly ainda rebateu o prefeito e o secretário municipal de saúde por declarar que alguns vereadores estariam fazendo “politicagem” ao exigir providências da Administração diante da situação. “Tem pessoas sofrendo, familiares, são amigos nossos indo embora. Por que não tentar a desinfecção de logradouros públicos?”, questionou. Durante a videoconferência, o parlamentar fez questão de parabenizar o prefeito da cidade de Tanhaçu, João Francisco, por, segundo ele, estar realizando um excelente trabalho no combate à doença, inclusive com a desinfecção de espaços públicos com hipoclorito de sódio. “Uma caminhada de 1 mil metros começa com o primeiro passo. Então, está faltando organização, planejamento, ação e diálogo”, criticou, se referindo à Administração Municipal de Brumado.