ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2019"

Mulher é presa ao tentar sacar PIS com documentos falsos em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Conteúdo l 97News

A Polícia Militar investiga uma quadrilha de fraudadores do Programa Integração Social (PIS) na região Sudoeste. Nesta sexta-feira (12), em Livramento de Nossa Senhora, uma pessoa foi presa quando tentava sacar o benefício federal em uma agência do Banco do Brasil. O valor é repassado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a quem ganha até dois salários mínimos por mês. Neste ano a meta do governo é pagar mais de R$ 2,8 bilhões, valor elevado e que desperta o interesse dos criminosos. Conforme a Polícia Militar, o grupo criminoso contrata pessoas para fazer o saque em agências bancárias. No caso de Livramento, um cliente e o gerente da agência desconfiaram que a mulher estava aplicando o golpe. Eles acionaram a guarnição, e ela foi conduzida a Delegacia da cidade. A presa usava uma CNH falsa. Em depoimento, a mesma admitiu que participa de uma quadrilha que está praticando esse golpe em toda a Região e estavam vindo de Bom Jesus da Lapa. A acusada foi identificada como Juliana Cristina Santos Guimarães, natural de São Paulo e moradora da cidade de Santo Antônio de Jesus Bahia. Agora, policiais investigam as pessoas que estão por trás destes golpes. Criminosos conseguem informações privilegiadas do cadastro de trabalhadores e com estes dados fazem documentos falsos. Logo depois, contratam pessoas para tentar receber o dinheiro em agências.



Quartzolar participa da 'Expo Revestir', o maior evento de soluções em acabamentos da America Latina

Foto: Divulgação

A Quartzolar, uma das empresas que mais cresce no segmento de Argamassa e Rejunte na Bahia e Norte de Minas participou no mês de março em São Paulo, da Expo Revestir, o maior evento de soluções em acabamentos da América Latina. Considerada a Fashion Week da Arquitetura e Construção, ela é sinônimo de negócios, inspiração, tecnologia e, claro, inovação. O evento recebeu cerca de 62 mil profissionais. A 17ª edição da Expo Revestir foi encerrada com performances surpreendentes em lançamentos e negócios, onde as principais novidades e tendências dos mais de 240 expositores foram apresentadas. A Quartzolar está sempre atualizada sobre o que está em alta no mercado para manter a qualidade de nossos produtos, tanto que possui o ISO 9001. Para o presidente da empresa, Renan Rocha, o evento serviu para conhecer as novas tecnologias que vem por ai. ''Foi mais uma experiência incrível, pois lá encontramos pessoas que são referência no mundo todo''. O vice-presidente da empresa, Junior Moreira, também participou do evento. ''Pra nós da Quartzolar foi uma honra prestigiar este  grandioso evento, onde se reúne as melhores marcas e profissionais do mundo, no qual podemos conferir de perto as maiores tendências na área de revestimento". A Expo Revestir aconteceu de 12 à 15 de março, no Transamerica Expo Center.



Brumado: Homem que atirou em ônibus morre em confronto com a PM no bairro Urbis II

Foto: Composição l 97News

Na noite desta sexta-feira (12), por volta das 20h30, um homem identificado como Uanderson Novaes Ventura, vulgo Neguim, morreu em confronto com a Polícia Militar, no bairro Urbis II, em Brumado. De acordo com a polícia, as guarnições receberam informações de que haviam alguns elementos armados próximo à região do CAIC, ao chegar no local a equipe da 34ª CIPM avistou em atitude suspeita os indivíduos de porte de arma de fogo e, ao ser dada a voz de parada o indivíduo começou a atirar em direção aos policiais, que para cessar a injusta agressão a equipe, revidou e veio a atingir o suspeito. 

Foto: Divulgação l PM/BA

Os policiais envolvidos na ocorrência de imediato solicitou apoio da equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) que estava nas imediações e, o indivíduo foi socorrido até o hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Momentos após sua entrada foi constatado pelo médico plantonista o seu óbito. Na operação a polícia apreendeu um 01 revólver cal. 38 de numeração suprimida e 06 munições de cal. 38 deflagradas. Segundo a PM, Uanderson é o possível autor de disparos de arma de fogo contra um ônibus coletivo ocorrido no dia 22 de março no mesmo bairro.



‘O Exército não matou ninguém’, diz Bolsonaro sobre morte de músico no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução l Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou pela primeira vez nesta sexta-feira (12) sobre o fuzilamento em um carro que matou o músico Evaldo dos Santos Rosa, de 51 anos, no Rio de Janeiro. Segundo o site Bahia Notícias, ele lamentou a morte, mas disse que o Exército “não matou ninguém”. Durante evento em Macapá, ele afirmou que a responsabilidade ainda está sendo apurada. “O Exército não matou ninguém, não. O Exército é do povo e não pode acusar o povo de ser assassino não. Houve um incidente, uma morte. Lamentamos a morte do cidadão trabalhador, honesto e está sendo apurada a responsabilidade. No Exército sempre tem um responsável”, afirmou o presidente. Evaldo foi morto no último domingo (7) enquanto dirigia um carro que levava a família dele para um chá de bebê. O veículo foi atingido por 80 tiros de fuzil disparados por soldados do Exército. Os militares alegam que confundiram o carro com o de criminosos.



34ª CIPM realiza Parada Geral e Capacitação de policiais militares em Brumado

Foto: Divulgação

A 34ª Companhia de Polícia Militar (34ª CIPM) de Brumado promoveu, durante a manhã desta sexta-feira (12), uma Parada Militar aos policiais da unidade. Esse evento, que foi realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), contou com a presença de militares que atuam nos doze municípios abrangidos, quando foram ofertadas palestras e tratados outros temas imprescindíveis ao serviço policial militar. Uma das palestras foi ministrada pelo Professor e Perito Oficial do Estado, Leonardo Santos, que tratou de aspectos da preservação ao local de crime, tema que muito interessou aos policiais presentes. O comandante da unidade, Major Mário Cabral, fez as suas considerações acerca de temas de segurança pública, incluindo o planejamento do policiamento das próximas festas populares e, ao final, parabenizou e agradeceu aos palestrantes, ressaltando a importância dos ensinamentos técnicos ofertados, da instrução e capacitação contínua aos policiais militares, uma das diretrizes constantes no Plano de Ação do Comando.

Foto: Divulgação


'Se não dermos conta, todos seremos devorados pelo tubarão', diz vice-presidente da OAB-BA ao destacar crise política no país

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na sessão solene realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Brumado, que marcou a posse de Kleber Lima Dias como presidente da nova diretoria da 21ª Subseção, em Brumado. A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, em seu discurso, falou do atual momento político que o país enfrenta, que segundo ela, todos precisam de uma orientação. "Nessa crise, a Ordem dos Advogados do Brasil, que historicamente já atua dessa maneira, tem uma responsabilidade muito grande. Porque neste momento, a advocacia, ela é atacada e muito atingida, até pelo papel de defesa da cidadania, de se opor, aos mandos e desmandos e, nesse sentido a advocacia tem a constituição do nosso estado democrático de direito". Ana Patrícia relata que neste momento "se não dermos conta, seremos devorados pelo tubarão". "Esses tubarões são aqueles que foram eleitos, para representar o interesse do povo, e se esquece de sua responsabilidade, são aqueles que tem a responsabilidade de fazer a Justiça, de entregar a prestação jurisdicional. Mas ao tomarem posse, esquecem da sua função, esquecem pelo motivo com o qual estão ali, o motivo pelo qual eles são um dos poderes do estado democrático de direito. Eu me refiro por tanto ao Poder Judiciário, eu me refiro a todos aqueles que tem uma função constitucional, mas que se esquecem da sua função, ou pelo menos estão tentando dar novos contornos a essa responsabilidade", disse ao 97NEWS a advogada. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ana Patrícia, que é a primeira mulher a ocupar o posto de vice-presidente da OAB-BA, também avalia que “houve um grande avanço”, com elevação do número de mulheres nos quadros da Ordem, saindo de 9 mulheres no Conselho Seccional para 28. “Isso muda muito a perspectiva da OAB, porque a vice-presidência é uma função política. A mulher sai historicamente de uma função de auxílio, de secretariado, como já tivemos mulheres na história da OAB-BA que ocuparam cargos de secretária-geral, mas nunca em uma posição política. Isso é um avanço histórico da mulher”, explica. Questionada sobre a interiorização da OAB, que antes a Ordem era mais capital, e hoje está rodando o interior. Ela destacou que desde 2013 a OAB vem viajando pelo interior da Bahia, no intuito de dar estruturas as subseções. “Tudo que nós tínhamos na Seccional da capital, foi levado para o interior, para proporcionar uma maior dinâmica aos advogados, que ali atuavam sem nenhuma estrutura. E hoje não, o que tem na capital, tem no interior", afirmou Patrícia.

 



Brumado: Empresária 'Rosy da New Tec Informática' morre vítima de câncer

Foto: Reprodução l Rede Social

A empresária Rosy Nery Barreto, "Rosy da NewTec", morreu em Brumado na tarde desta sexta-feira (12). Rosy lutava contra um câncer ha algum tempo, mas não resistiu as complicações em seu estado de saúde e veio a óbito no Hospital Professor Magalhães Neto. A empresária era proprietária de uma das primeiras escolas de informática de Brumado. Nery era viúva do empresário Jerry Barreto, Jerry da Locadora, o qual foi vítima de um acidente fatal após receber uma descarga elétrica. O 97NEWS se solidariza com os familiares  neste momento de profundo pesar.



Brumado: Acidente entre carro e moto é registrado no início da BA-262 no bairro São Felix

Foto: Leitor l 97NEWS

Um carro e uma motocicleta se envolveram em um acidente no início da tarde desta sexta-feira (12), no trecho urbano da Rodovia BA-262, em Brumado. De acordo com informações apuradas pelo 97NEWS, uma picape Strada branca colidiu frontalmente com uma motocicleta CG 125, na entrada que da acesso ao bairro São Felix, em frente à um posto de combustível. O motociclista caíu na via e precisou de atendimento médico. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Já o motorista do carro não ficou ferido. O trânsito apresentou lentidão após o acidente, mas foi normalizado minutos depois. Não há informações sobre o estado de sáude do motociclista.



Dois brumadenses são acusados de compartilhar falsa mensagem sobre morte de empresário da viação Novo Horizonte

Foto: Reprodução l Blog Fábio Sena

Você acredita no que lê na internet? Você sabe de onde vem a informação que você consome? Disfarçadas, com linguagem alarmante e sem apuração jornalística, elas estão influenciando leitores que não conseguem identificar o que é verdade e o que é boato. E não é só nas grandes cidades que a disseminação de notícias falsas virou problema. Na manhã desta sexta-feira (12), a notícia de que o empresário da Viação Novo Horizonte, Edgar Abreu Magalhães, de 87 anos, havia morrido ganhou a rede, e rapidamente se espalhou pelo Brasil. De acordo com informações apuradas pelo 97NEWS, dois brumadenses estão sendo acusados de compartilhar a mensagem falsa em grupos de Whatsapp. A Fake News causou um grande transtorno aos familiares e aos funcionários. Segundo Informações, a família do senhor Edgar já procurou a Polícia, e um inquérito policial foi aberto para apurar as informações. Para não atrapalhar as investigações, a Polícia Civil não divulgou os nomes dos brumadenses. A falsa notícia virou até motivo de repúdio pelos vereadoes na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. “Um grande empresário de Vitória da Conquista que sofreu uma inverdade”, disparou o vereador Luís Carlos Batista de Oliveira (PT) durante pronunciamento no Plenário. “É uma maldade enorme, com familiares, com amigos”, condenou. “Seu Edgar está forte, firme”, completou o vereador.



Brumado: Visando valorizar a periferia, prefeito cria grandes canteiros de obras nos bairros mais carentes

Via de acesso ligará os bairros Irmã Dulce e Apertado do Morro ao Centro - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prefeito Eduardo Vasconcelos afirmou ao 97NEWS na noite de quarta-feira (10), durante cerimônia de abertura da 8ª Conferência de Saúde, realizada na Câmara de Vereadores de Brumado, que deseja, com obras de infraestrutura, mobilidade, saneamento e educação, melhorar o perfil de Brumado. O prefeito também disse que buscará atender as demandas da periferia, entre eles, o de levar acesso rápido e fácil para os moradores que moram aos extremos da cidade. “Nós licitamos para o mês que vem, cerca de R$ 7 milhões para calçamentos em bairros que ainda não foram atendidos com a infraestrutura. Em seguida abriremos mais uma licitação, no valor de R$ 5 milhões para pavimentação de asfalto, ligando os bairros Apertado do Morro ao Irmã Dulce, margeando a linha férrea, além disso construiremos uma ponte em um dos trechos. Ou seja, quem mora no extremo da cidade, terá acesso ao centro com mais facilidade", afirmou o prefeito.

Via de acesso margeando o Rio do Antônio no bairro Dr. Juracy - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Eduardo afirmou que a intenção do município é criar rotas de acesso para que Brumado possa crescer no futuro. “Nós estamos criando no bairro Dr. Juracy ruas que vão margear o Rio do Antônio. Uma obra que vai dar acesso aos moradores a diversos bairros próximos. Além disso, você pode perceber que essas mudanças estão mudando a cara do bairro", disse Vasconcelos que também completou falando sobre a importância da ampliação da ponte que liga os bairros Dr. Juracy e São Jorge. "Sabíamos que aqueles moradores tinham uma necessidade de ampliar aquela ponte, nossos recursos são poucos, mas conseguimos através de uma licitação, que a empresa fizesse essa obra a custo baixo. E conseguimos, essa obra não vai chegar aos R$ 200 mil, então é mais um benefício para a população", reiterou o prefeito.

Ponte de acesso aos bairros Dr. Juracy e São Jorge será ampliada - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


SMTT fará mudanças no trânsito da Avenida Centenário e no centro comercial de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) realizará mudanças no trânsito na Avenida Centenário. As alterações envolvem a Avenida Antônio Mourão Guimarães e a rua no entorno da Praça Teófilo Alves de Lima e visam dar maior fluidez ao trânsito. O Superintendente de Trânsito, André Cardoso, destaca que as mudanças no sentido da via serão necessárias. E o canteiro central da Av. Centenário se estenderá próximo ao antigo Derba. “A nossa ideia é retirar aquele semáforo em frente a antiga Cesta do Povo, e prolongar o canteiro central da avenida até próximo ao antigo Derba, como fizemos na Av. João Paulo. É uma mudança que deu certo, e vamos trazer para esta avenida”, reitera  Cardoso. O Superintendente explica ainda que as mudanças visam ainda equilibrar o fluxo de veículos, umas vez, que vários acidentes são registrados naquele local. “Alguns motoristas e principalmente motociclistas não respeitam o limite de velocidade. Outro fator ali é a contramão, muitos para não realizarem o retorno cruzavam a via na rua lateral à Cesta do Povo, mesmo com a sinalização que colocamos lá”, disse André Cardoso. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ele ainda disse ao 97NEWS que a SMTT está realizando um levantamento da sinalização semafórica, especialmente no que se refere à passagem de pedestres. "A sinaleira próximo a Lojas Americanas será colocada mais para dentro da rua a fim de evitar acidentes. A mesma mudança também será feita, na Rua Exupério Pinheiro Canguçu e na Iluminato Lobo, próximo à Praça Senhor do Bonfim. Nesse local implantaremos uma esquerda livre para quem seguirá pela Guilherme Dias" destaca. Conforme André, esta última mudança será colocada em prática já neste final de semana. 



Clínica Master: Atendimento em Psiquiatria

Foto: Divulgação

A Clínica Master está sempre atenta e preocupada em oferecer o que há de melhor para seus pacientes. Agora oferecendo atendimento em psiquiatria com a Drª. Claudia Felizola. Primeira agenda no próximo dia 16 de março. Ligue e agende a sua consulta para este sábado (13)! A Clínica Master fica na rua Donizete Alves Lima, nº 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903.



Brumado: Ex-vereador usa as redes sociais e critica atualização do IPTU; 'até a casa do cachorro vai ter que pagar', escreveu

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um texto escrito pelo advogado e ex-vereador Weliton Lopes, tem dividido opiniões em Brumado. Tudo porque, Lopes resolveu criticar a postura do município, ao enviar cartas a população informando ao dono do imóvel que ele deve procurar a prefeitura para atualizar sua área construída. Em certo momento do texto, o ex-vereador escreveu: IPTU: Incidência Também Sobre a Casa do Cachorro, se referindo o método utilizado pela empresa contratada pelo município para medir o terreno via fotos aérea. O que segundo o ex-vereador, no software utilizado, qualquer área que estiver construída no quintal das residências, incluindo a 'casa do cachorro', será calculada no imposto. “A medida da área construída, por ser realizada através de uma vista aérea, ela é realizada com base no telhado do imóvel. Portanto, inclui a casa de máquinas, a casa do cachorro, os pergolados, os toldos, os beirais, às estufas para plantas, etc. fazendo com que, se não corrigidas, pagaremos o IPTU até da casa do cachorro, por exemplo”, escreveu. De fato, o assunto ganhou as redes sociais e muito provavelmente está longe de se encerrar. O advogado chama a atenção ainda para o geoprocessamento, que segundo a empresa foi realizado via aeronave tripulada, no qual ex-vereador questiona. “Eu ainda não vi, e até agora não soube que ninguém tenha visto, nenhuma aeronave sobrevoando nossa cidade e capturando centenas ou milhares de imagens, necessárias para geração dos produtos cartográficos utilizados no processamento, em software específico, para chegar às medidas dos imóveis e logradouros”, diz o advogado. Por fim ao término do seu artigo divulgado nas redes sociais, Weliton escreveu. “Outra questão é o custo benefício para o Poder Público. O valor pago a empresa é vantajoso e de retorno garantido? Para se ter uma ideia, a receita do IPTU prevista no orçamento de 2018 era de R$ 4,5 milhões; mas a arrecadação foi de R$ 3 milhões, então como pode contratar uma empresa para atualizar os imóveis por R$ 4,2 milhões ainda?”. O advogado finaliza o texto chamando a atenção para os vereadores, “com a palavra os nossos representantes do Legislativo, sobretudo quanto a substituição dos nobres legisladores pela tecnologia para elevar os valores do multicitado tributo sem ao menos uma discussão na Casa da Cidadania”.



Brumado: Câmara vota hoje (12) o Projeto que institui Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto no município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por meio do Projeto de Lei 08/2019, que instituirá a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgoto do Município de Brumado (Agerb), o executivo municipal acredita na votação do projeto, e assim, após a renovação para a concessão dos serviços de água e esgoto de Brumado, o município tenha prerrogativas para fiscalizar e cobrar da nova empreza que vencer a licitação. Nos corredores do Poder Legislativo, o assunto acabou indo para o lado político, se tornando um grande impasse que pode acabar prejudicando a população que já vem sofrendo com as constantes quedas de qualidade dos serviços. Por tanto, na manhã de hoje (12), uma nova discussão se estabelecerá entre os vereadores, que terão sobre si a incumbência de aprovar o rejeitar o projeto. Vale ressaltar que a aprovação ou rejeição se dará em duas votações.  



Kleber Lima Dias toma posse como novo presidente da 21ª Subseção OAB/Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Aconteceu na noite desta quinta-feira (11), a solenidade de posse da nova diretoria da 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Brumado. Junto com a sua equipe, formada pela vice-presidente: Riza Natália; Secretária Geral: Aline Lima; Secretária Adjunto: Mane da Silva e Tesoureiro: Ivan Meira, Kleber Lima Dias ficará à frente da entidade durante o triênio 2019-2021. O evento foi realizado no auditório da OAB/Brumado, e foi prestigiado pela ampla participação da advocacia. Estiveram presentes na cerimônia a vice-presidente da OAB da Bahia, Ana Patrícia Dantas Leão, além dos demais membros da diretoria baiana. Eleito com uma significativa votação, Kleber expressou a honra de compor a nova diretoria ao lado dos colegas advogados e falou ao 97NEWS sobre as perspectivas de sua gestão. “Agente começou uma gestão que veio fruto de uma excelente administração do Osvaldo Laranjeiras, e de uma gestão Estadual, com Luiz Viana, que trouxe para o interior os benefícios da OAB. A nossa missão é continuar com projetos, à exemplo, a OAB vai à Escola, onde a OAB se mostra atenta as questões sociais, além disso criamos a comissão de prerrogativas para que o advogado que tenha seus direitos violados, possa ser defendida pela OAB. Enfim, são vários projetos que vem por ai“, disse Kleber. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente destacou ainda que em sua gestão, advogados que já faleceram serão homenageados com nomes em salas da OAB. "Agente já tem o nome de Dr. Afrânio na sala da OAB, no Fórum e, Drª Poliana, aqui na sala do advogado, na própria OAB, e pretendemos fazer muito mais”, comentou à imprensa. Kleber relatou ainda que Brumado receberá eventos como a Copada da CAAB, um evento Estadual, que terá o município como sede do evento". Lima ainda disse que naquilo que depender dele, o advogado não só de Brumado, mas como de toda região sempre terá o apoio necessário para obter êxito em suas pautas. "A perspectiva é de esperança, de dias melhores. Será uma luta constante , mas, com certeza, vitoriosa“, disse em entrevista ao 97NEWS. A cerimônia contou ainda com a participação de outras personalidades locais. Ao fim do evento, foi servido um Coffee Break aos convidados no espaço Celebrare.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


7 milhões de pessoas deixam de ser atendidas após cortes no programa Farmácia Popular

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O programa Farmácia Popular deixou de atender 7 milhões de pessoas nos últimos dois anos após passar por um corte de 27% de seus gastos desde 2015. Os números refletem o encerramento de atividades, no ano de 2017, de 400 farmácias públicas administradas pelo governo federal e a queda na distribuição dos medicamentos pelas farmácias privadas conveniadas. Segundo a Folha de S. Paulo, com o menor orçamento em seis anos, o programa está sem coordenador desde setembro e não tem previsão de ampliação pela atual gestão. O programa Farmácia Popular foi criado no ano de 2004, e é responsável pela distribuição de medicamentos básicos de forma gratuita para tratamento da hipertensão, diabetes e asma por meio de 31 mil farmácias privadas conveniadas. Medicamentos para controle de colesterol, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas e anticoncepcionais, são vendidos nos estabelecimentos que aderiram ao programa com 90% de desconto. Fechadas na presidência de Michel Temer, essas unidades vendiam outros 77 medicamentos com desconto e atendiam ao menos 6 milhões de pessoas anualmente.



Governo decide rever monopólio da Petrobras e vai abrir mercado de gás natural

Foto: Reprodução l Sebrae

Na quinta-feira (11), o governo federal anunciou que pretende abrir o mercado de gás natural à concorrência. A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Na avaliação do ministro, o fato da empresa estatal Petrobras atuar com exclusividade na maior parte das atividades relacionadas à importação e produção do gás é contrária aos interesses dos consumidores. “A gente vê que esse monopólio que já está identificado não é uma coisa saudável. Particularmente para o desenvolvimento do setor e para os consumidores”, disse o ministro ao apresentar as realizações e projetos da nos 100 primeiros dias de governo. “A Petrobras tem que estar inserida dentro de uma política pública, e é isso que estamos definindo”, pontuou o ministro.



Mercado Municipal de Brumado é retrato da insegurança e do abandono

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um dos mais tradicionais endereços do comércio de Brumado, o Mercado Municipal, localizado no coração da cidade, entre a rua Virgílio Costa Ataíde e a Avenida Centenário, vem enfrentando graves problemas com a falta de estrutura. Há pelo menos 20 anos os comerciantes reclamam do abandono por parte do poder público. Isso porque, durante esse tempo, pouco se investiu em melhorias, ao menos na estrutura. Os comerciantes contam que o problema é antigo e ao longo de algumas gestões, não houve mais um controle e nem o suporte esperado pela Prefeitura de Brumado. A situação atual é de abandono. Banheiros destruídos, a fiação elétrica antiga, insegurança. Mas estes são apenas alguns dos problemas. O fato de não haver uma quantidade maior de Guardas Municipais no mercado pode ser um dos principais motivos para a insegurança. Há cerca de 15 dias, dois meliantes arrombaram o Mercado, durante a madrugada, e danificaram freezeres a fim de roubar as carnes que estavam armazenadas no local. O coordenador Manoel Gonçalves Neto, popular Manoel Patinha, disse que a coordenação colocou cerca elétrica e grades em toda extensão do mercado a fim de prevenir esse tipo de delito. O que não resolveu a situação. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Gonçalves informou que já levou várias reivindicações à Administração Municipal e conversou pessoalmente com o Secretário Municipal de Administração, João Nolasco. Segundo ele, ambos estão discutindo a possibilidade de instalação de mais uma guarita no mercado. Com a obra, mais guardas atuariam no local durante à noite com o objetivo de reforçar a segurança. No entanto, a prioridade agora, segundo ele, é a manutenção dos banheiros. “O projeto de reforma e ampliação do Mercado Municipal é grande, mas maior ainda é a nossa expectativa pra que tudo isso aconteça. Enquanto não chega a obra grande, vamos fazendo as pequenas”, declarou. Mas o problema maior enfrentado pela maioria dos permissionários é com relação aos constantes furtos. “Acho que todo mundo que está aqui hoje já foi roubado. Várias pessoas que tocavam outros tipos de comércio não aguentaram essa situação”, comentou um dos comerciantes, que preferiu não se identificar.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Bahia terá isenção de ICMS para gerar energia solar em prédios públicos estaduais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo da Bahia anunciou esta semana que aderiu ao convênio ICMS 114/17, que concede isenção nas saídas internas com equipamentos e componentes para geração de energia elétrica solar fotovoltaica destinada ao atendimento do consumo de prédios próprios públicos estaduais. O pleito foi solicitado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) em 2017. A publicação saiu no Diário Oficial da União do dia 13 de março de 2019. Com a adesão, o governo se torna um possível consumidor de energia fotovoltaica, promovendo atratividade para implementação de projetos para prédios públicos e com isso amplia a demanda pelo mercado de equipamentos. A igualdade de condições se consolida com o elevado potencial que atualmente torna a Bahia líder nacional com 25,17% da comercialização de parques nos leilões de energia fotovoltaica da Aneel. A Bahia mais uma vez mostra seu protagonismo, já que, é o único estado do Nordeste a aderir ao convênio.



Estudante de Direito é acusado de pedofilia virtual em Guanambi

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Através de uma rede social, uma usuária identificada pelo perfil @AgBalfe acusa um estudante de Direito residente em Guanambi de pedofilia virtual, cuja vítima seria uma adolescente de 12 anos de idade. De acordo com informações do site Sudoeste Bahia, a denunciante afirma que o acusado tentou aliciar a adolescente para prática de atos sexuais, como gravação de masturbação, pedindo-a para enviá-lo a filmagem. A denunciante diz ainda que o estudante e a vitima se conheceram por meio do jogo virtual e começaram a conversar. As denúncias foram encaminhadas à Policia Civil de Guanambi, que deve apurar o caso.