ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

Sem Lula: Qualquer nome indicado pelo PT deve ir para o 2º turno, avalia analista

Foto: Reprodução

Quando o escândalo do Mensalão inviabilizou a candidatura à presidência da República de figuras da proa do PT como Antonio Palocci, José Dirceu e José Genoino, em 2010, o apoio do até então presidente Luiz Inácio Lula da Silva elegeu Dilma Rousseff, que não tinha expressão política que a gabaritasse como candidata de primeira escolha. Provavelmente fora da jogada após sua prisão decretada pela Justiça, Lula pode, assim como 2010, novamente decidir a eleição por meio de apoio. É o que acredita o historiador político Carlos Zacarias, que defende a ideia que o candidato escolhido pelo ex-presidente em 2018 pode ter um rumo já conhecido pelos brasileiros. “Importada do PDT e sem tradição nenhuma dentro do partido, Dilma dificilmente seria presidente. Lula elegeu sua candidata e, provavelmente fora da disputa deste ano, tem a capacidade de indicar alguém que pode vir a fazer o papel que Dilma fez em 2010”. Para o professor da Universidade Federal da Bahia, qualquer nome adotado pelo ex-presidente pode herdar boa parte dos votos do PT. Ainda de acordo com Zacarias, a figura do ex-presidente deve ganhar força após a prisão decretada nesta quinta-feira (5). “A experiência de interrupção do PT em 2016 salvaguardou a imagem de Lula para a posteridade”, falou. Caso escolha não apoiar uma das candidaturas de grupos aliados, o PT pode viabilizar a disputa de nomes como Fernando Haddad, Celso Amorim e Jaques Wagner, acredita o estudioso. 



Urgente: Moro decreta prisão de Lula, ele deve se entregar até as 17h desta sexta-feira

Foto: Conteúdo l 97News

O juiz Sergio Moro determinou nesta quinta-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregue à Polícia Federal até as 17h desta sexta-feira para início da execução da pena de 12 anos e um mês no caso tríplex do Guarujá. O magistrado recebeu do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) documento que da aval à prisão. A PF preparou uma cela especial para receber o ex-presidente. Ontem, o Supremo Tribunal Federal negou pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do petista. “Em relação a Lula, concedo-lhe, em atenção à dignidade do cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até ás 17h do dia 6 de abril, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão”, escreveu o magistrado. Moro vedou a utilização de algemas em qualquer hipótese e informou que foi preparada uma sala reservada, espécie de “sala de Estado Maior”, na própria Superintência da Polícia Federal, para início do cumprimento da pena. Nela, Lula ficará separado dos demais presos, “sem risco para a integridade moral ou física”. Os detalhes da apresentação de Lula, de acordo com a decisão do juiz, deverão ser combinados diretamente entre a defesa e o delegado Maurício Valeixo, superintendente da Polícia Federal no Paraná. Minutos antes, o Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) enviara a Moro um ofício que dá aval à prisão de Lula. Assinado pelo juiz Nivaldo Brunoni, o documento informa que o processo terminou na segunda instância, embora a defesa de Lula ainda tenha direito a um recurso na corte: o embargo dos embargos.



Brumado: Flagrado em pleno ato de masturbação, pedreiro libidinoso leva 2 facadas e depois uma surra

(Foto: 97NEWS)

Após os vários incidentes de atos libidinosos, muitos deles praticados dentro de ônibus e trens, a questão tomou uma grande proporção, trazendo uma forte discussão sobre os abusos cometidos por homens. Considerado como crime contra a dignidade sexual, o ato de masturbação masculina virou mesmo manchete nacional. Em Brumado, não se tinha conhecimento de algo nesse sentido, mas, no final da manhã desta quinta-feira (05), um episódio acabou “quebrando o tabu”. Tendo o bairro São José como cenário, o ato foi cometido por um pedreiro que acabou levando dois golpes de faca nas costas e, depois, levando uma surra do irmão da vítima. 

Entenda o caso:

Um proprietário de um imóvel localizado numa das principais ruas do referido bairro foi reformar o muro de sua casa, só que para que a obra ficasse completa, tinha que fazer os serviços do outro lado, ou seja, na casa da vizinha, a qual não colocou objeção. A obra se iniciou na quarta-feira, mas, hoje, perto do horário do almoço, o pedreiro contratado, segundo informações, ao se deparar com a imagem da mulher, acabou perdendo a razão e resolveu se masturbar no local, só que, “cego pelo prazer” ele acabou vacilando e foi flagrado pela dona do imóvel e sua filha, a qual, imediatamente, num ato de fúria, desferiu duas facadas nas costas do pedreiro, que acabou tendo sorte, já que era uma faca de pão. Não satisfeita, a mulher ainda chamou o seu irmão, que indignado com o fato, acabou dando uma surra no pedreiro que conseguiu fugir. A mulher registrou ocorrência na DPT e a Polícia irá buscar autuar o “pedreiro libidinoso”, que mora na zona rural e que poderá responder pelo crime contra a dignidade sexual. Vale ressaltar que o nome dos envolvidos foi preservado a pedido. 



Prefeitura realiza reforma geral na iluminação do Estádio 'Gilbertão'

(Foto: Divulgação)

Em reunião nesta quarta feira, 04, com os membros da Comissão que coordena o campeonato brumadense de futebol composta pelo vice-prefeito, Édio Pereira, a Secretaria de Educação e de Esporte, Edneia Ataíde e do Secretário de Administração, João Nolasco Costa, e atendendo a solicitação dos mesmos o prefeito Eduardo Vasconcelos, PSB, autorizou a realização dos estudos técnicos para reforma geral da iluminação do Estádio Gilbertão. Os estudos que já estão sendo realizados pela equipe técnica deverão apontar para a instalação de um transformador para atender exclusivamente o Estádio, bem como a substituição da estrutura elétrica e possivelmente a utilização de lâmpadas de Led nos refletores. Para os membros da Comissão a decisão do prefeito é uma demonstração inequívoca do compromisso da gestão “Educar para Libertar” com o esporte e significa uma grande conquista para o esporte e com ela teremos as condições de realizar jogos a noite que um grande anseio dos desportistas brumadense. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Bahia: Mulher dá à luz dentro de banheiro de bar e abandona recém-nascida em calçada enrolada em saco plástico

Foto: Site Bahia10

Uma cena que chocou a todos, bebê recém-nascido é encontrado na calçada de um bar após ser abandonado pela mãe, no município de Maragogipe. Testemunhas contaram à polícia que a mãe da criança deu à luz dentro do banheiro do bar, colocou o bebê em um saco e deixou no passeio. O caso aconteceu na madrugada de quarta-feira (4). A bebê é uma menina e passa bem. Ela foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde passa por avaliações médicas e está internada. O caso é acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde de Maragogipe e pelo Conselho Tutelar. O caso não foi registrado na delegacia. Ainda de acordo com a polícia, trata-se de uma ocorrência de saúde pública, não de segurança. 



Escândalo: Mais de 443 mil brasileiros têm dados vazados pelo Facebook

Foto: Reprodução

O Facebook disse, nesta quarta-feira (05), quantos usuários por país podem ter sofrido com o uso indevido de dados pela Cambridge Analytica. Ao todo, segundo a rede social, 87 milhões em todo o mundo podem ter tido suas informações compartilhadas pela consultoria de marketing político, sendo 70 milhões nos Estados Unidos. No Brasil, segundo nota publicada pelo Facebook em sua página na internet, este número foi de 443. 711 mil usuários. Após os Estados Unidos, o país com maior número de usuários expostos é a Filipinas: 1,17 milhão. Em seguida, vem a Indonésia (1,09 milhão) e o Reino Unido (1,08 milhão). O Brasil é o oitavo na lista com maior número de usuários cujos dados podem ter sido usados. O Facebook disse que as pessoas afetadas pelo caso da Cambridge Analytica serão informadas em suas páginas pessoais. Esse processo começará na próxima segunda-feira. Além disso, a rede social vai mostrar no topo das páginas pessoais um link com todos os aplicativos usados por cada participante, e as informações que são compartilhadas nesses aplicativos. Os usuários poderão, assim, remover os aplicativos que eles não querem mais usar.



Brumado: Pedagoga relata momentos de terror em ataque de cães errantes ao seu filho; confira

O ataque aconteceu nas proximidades da Câmara de Vereadores de Brumado (Fotos: 97NEWS)

A situação dos cães errantes em Brumado já foi motivo de grandes discussões, que culminou em ação do Ministério Público Estadual que celebrou um TAC com o município visando resolver a questão. Mas, ao invés disso acontecer, se estabeleceu um impasse, um “jogo de empurra”, o que fez com que o problema continuasse. Ainda muito longe de uma solução, os cães errantes, apesar de todos os esforços das ONGs defensoras dos animais, continuam se proliferando e povoando as ruas da cidade, muitos dos quais estão doentes, fazendo com que o quadro vá para o “terreno” da saúde pública. Outro ponto preocupante é que muitos desses animais atacam as pessoas, chegando ao ponto de derrubar até motociclistas, causando acidentes. Um novo episódio ocorrido na manhã desta quinta-feira (05), próximo à Câmara de Vereadores de Brumado, volta a trazer ao centro das discussões a questão dos cães errantes. Tendo como vítima o filho da pedagoga Eunice Soares de Barros Leite, que fez o seu relato ao 97NEWS muito emocionada. Ele informou que foi pegar o seu filho na casa de uma amiga e ao pedir para ele vir para a porta, cerca de 10 cães errantes buscaram atacar o seu filho que saiu correndo desesperadamente. “Foram momentos de terror que eu não desejo para ninguém. Quem é mãe sabe do que eu estou falando, porque eu pensei que meu filho ia morrer”, declarou aos prantos. Ela desabafou disparando que “isso é um absurdo que não poderia estar acontecendo em nossa cidade, o povo tem que se manifestar contra isso, ou será que tem que morrer alguém para que se solucione esse problema?”. Confira abaixo o relato emocionado:



Firme e forte no cargo, superintendente do SMTT concede coletiva e fala de novas ações

Muito seguro, Jansen Ricardo desmentiu as especulações sobre sua saída do SMTT (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diante da onda de especulações que apontavam para a saída do atual superintendente do SMTT, Jansen Ricardo Malheiros, as quais geraram ainda mais instabilidade no órgão, foi convocada uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (04) para que os devidos esclarecimentos fossem prestados. O clima de desentendimento e uma certa pressão de certa parte de alguns agentes que não escondem a insatisfação com o superintendente estaria prejudicando o bom andamento dos serviços. Com a presença maciça da mídia local, o superintendente, logo de início, fez questão de rechaçar as especulações ao garantir que “estou firme e forte no cargo, tendo a total aprovação do prefeito Eduardo Vasconcelos” e ainda destacou que “nossas ações estão totalmente amparadas no projeto de ampliação e fortificação do SMTT, que vem sendo realizado com o máximo de empenho e dedicação”. Sobre uma possível transferência para o comando da 18ª Ciretran, ele negou com veemência essa possibilidade. 

A passagem de nível na nova ponte do São Félix deve ser liberada nos próximos dias (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após deixar claro a sua permanência no cargo, o superintendente falou dos novos projetos que serão executados destacando a nova Sede do SMTT, na Rua Dr. Mario Meira, 65, que está em fase final, faltando apenas a parte elétrica; a liberação da passagem de nível na nova ponte do São Félix, que está só dependendo do Sinalizador (Toten), a mesma que já existe na Av. Coronel Santos; a instalação de uma rotatórias entre as Ruas Israel Dias, Rua Antônio Francisco e João Paulo I no Bairro Santa Tereza; e entre ruas, Antônio Francisco da Silva, Alta Leite e Argimiro J. Gomes no Bairro Noberto Marinho; e a continuidade da sinalização com nomes de ruas em vários bairros da cidade; o início da Zona Azul, já que foi reaberta uma nova licitação para mais 41 dias, devido a mudanças no projeto (visita técnica das empresas no dia 16 de maio); ações na área educativa para pedestres. 

Rotatórias serão instaladas em vários locais da cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

No final Jansen Ricardo ainda fez questão de citar que “eu sou agente, sou servidor público municipal, estou à disposição do município, se o prefeito intender que eu não sirvo mais para o cargo, mudanças podem ser feitas, mas eu tenho um lema. Missão dada, é missão cumprida".  Ele ainda lembrou que "a minha gestão no SMTT, é baseada no trabalho em várias áreas, como: Engenharia, fiscalização, educação e estatística. Não como em outras gestões, que ficaram três anos apenas na fiscalização, ou seja, multando veículos" e finalizou declarando que “por tanto, desconheço que o município peça a minha exoneração, o prefeito Eduardo tem gostado do meu trabalho, mas se ele um dia achar que deve haver mudanças, eu estou preparado para isto".

O superintendente do SMTT falou sobre as novas ações do órgão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Manto do Esquadrão: Torcedores do Bahia mostram criatividade e agora podem votar na escolha do novo uniforme

Foto: Reprodução l Site do Bahia

O Bahia recentemente lançou uma campanha para os torcedores criarem modelos para os uniformes do clube para o Brasileirão de 2018. Com o fim do contrato com a Umbro em julho deste ano, possibilitou que o Tricolor pudesse criar suas próprias vestimentas e o “Esquadrão de Aço” optou por dar ao torcedor a chance de realizar o design das novas vestes tricolores. A campanha foi um sucesso nas redes sociais e vários torcedores compartilharam as suas ideias e diversos padrões foram criados. Na noite desta quarta-feira (4), o Bahia abriu a votação para os três modelos, que serão produzidos pela marca própria do clube, que já estão disponível no site oficial do Tricolor, a escolha fica aberta até o próximo dia 10 de abril. De acordo com o clube, mais de 400 modelos foram enviados pelos fãs. Vote aqui: 



Comandante do Pelotão da Caatinga é executado dentro de veículo abandonado

Foto: Divulgação

O comandante do Pelotão da Companhia Especializada em Operações Policiais em Área de Caatinga (Ceopac), capitão Manoel Oliveira foi excecutado a tiros na noite desta quarta-feira (4) dentro de um veículo em uma estrada do município de Porto da Folha (SE). A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. Segundo a SSP, homens armados, em dois veículos Corolla, abordaram o oficial da PM e efetuaram vários disparos, próximo ao local onde fica a sede da unidade da Policia Militar. A SSP disse ainda que unidades da Polícia Militar e Polícia Civil foram mobilizados para realizar os primeiros procedimentos. A equipe do Grupamento Tático Áereo e policiais de Alagoas e Bahia também estão em Sergipe apoiando as buscas pelos suspeitos. 



Contribuição sindical não pode ser suspensa pela Reforma Trabalhista, decide desembargador

(Foto: Reprodução)

O desembargador do TRT5-BA Renato Simões concedeu liminar em Mandado de Segurança Coletivo obrigando a Minas Stones Mineração Ltda., com sede em Tanhaçu, no extremo sul da Bahia, a recolher a contribuição dos seus empregados para o Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião (Sindmine). Apontando vasta doutrina e jurisprudência, o magistrado asseverou que a contribuição sindical tem previsão constitucional e natureza jurídica de tributo e por isso sua aplicabilidade não poderia ser extinta pela Lei Ordinária 13.467/2017 (Reforma Trabalhista). Pelo contrário, somente lei complementar poderia modificar a sua arrecadação. Ele ressaltou, ainda, a impossibilidade de existência de tributo facultativo, contaminando a constitucionalidade da nova regra. Na decisão, inédita na Bahia, o desembargador considerou ilegal o entendimento que reconheceu a constitucionalidade das alterações promovidas pela Reforma Trabalhista quanto aos artigos 545, 578, 579, 582, 583, 587 e 602 da CLT, registrando que, conforme o artigo 146, III, da Constituição, cabe a lei complementar estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária — especialmente sobre definição de tributos e de suas espécies, respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes; obrigação, lançamento, crédito, prescrição e decadência. O Código Tributário Nacional, lei complementar que trata do conceito de tributo, determina que este é sempre compulsório e não depende de filiação ou escolha. Além disso, o Supremo Tribunal Federal, em julgamento de 2013, destacou que a Constituição, em seu artigo 8º, IV, previu a criação de duas contribuições sindicais distintas, uma para o custeio do sistema confederativo (contribuição confederativa) e a contribuição prevista em lei (contribuição sindical compulsória). A primeira é fixada mediante assembleia geral da associação profissional ou sindical e é obrigatória apenas para os filiados da entidade, não sendo tributo. Já a segunda é fixada mediante lei por exigência constitucional e, por possuir natureza tributária parafiscal sua previsão legal está respaldada no artigo 149 da Constituição.


MULTA – O Sindicato recorreu ao 2º Grau após ter o pedido de liminar no mesmo sentido negado pela Vara do Trabalho de Brumado. O desembargador, por sua vez, determinou que a Minas Stones Mineração proceda ao "desconto de um dia de trabalho de todos os seus trabalhadores a contar do mês de março/2018, independentemente de autorização prévia e expressa, assim como fosse feito também para os trabalhadores admitidos após o mês de março”. O magistrado fixou multa diária pelo descumprimento no importe de R$ 1 mil até o limite de R$ 30 mil, revertida em prol do Sindmine.

 

 



Seleção Brumadense de Futebol será anunciada nesta sexta-feira (06)

A reunião ocorreu num clima de harmonia e otimismo (Foto: 97NEWS)

Em reunião realizada na última terça-feira, 03, na Prefeitura Municipal de Brumado, a qual contou com as presenças dos membros da Comissão do Campeonato, Édio Pereira, Edneia Ataide e joão Nolasco, como também dos representantes das equipes que participam do campeonato brumadense de futebol e do técnico da seleção Fernando Santos – Fezinho – foi anunciado que a convocação dos atletas que participarão da seleção brumadense de futebol serão conhecidos nesta sexta-feira, dia 06, bem como o calendário da preparação e  treinos, sendo que a primeira partida amistosa da seleção será no dia 1º de maio, cujo adversário será anunciado nos próximos dias. A Comissão informou que está fazendo gestões junto a Federação Baiana de Futebol para garantir a participação da seleção no campeonato intermunicipal edição 2018. Durante a reunião prevaleceu um clima de harmonia e de satisfação, onde os dirigentes das equipes se comprometeram a continuar dando todo apoio às iniciativas da comissão que tão bem tem conduzido o campeonato deste ano, onde a democracia e a  transparência são as palavras que têm prevalecido nas decisões que são tomadas pelo colegiado.



Endocrinologista Dr. Lauro José Ribeiro Viana, atendimento no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

O Centro Médico São Gabriel inovando para melhor atender, traz para Brumado e região o especialista em Endocrinologia Dr. Lauro José Viana Ribeiro, atuando na prevenção, tratamento e controle do diabetes e suas complicações; das doenças da tireoide (nódulos tireoideanos, hipotireoidismo, hipertireoidismo); alterações do metabolismo ósseo; tratamento clínico da obesidade e seguimento após realização de cirurgia bariátrica; tratamento das dislipidemias (doenças do colesterol e triglicerídeos); terapia de reposição hormonal masculina e feminina e patologias neuroendócrinas. Atendimento todas as Sextas-feiras. Agende sua consulta! (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (Whatsapp). Centro Médico São Gabriel, Praça dos Meiras, Centro, Brumado.



Maioria do STF nega habeas corpus ao ex-presidente Lula

Foto: Marcelo Camargo l Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela rejeição do habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (04). Dos 11 ministros do STF, seis votaram contra a concessão do benefício e cinco votaram a favor. O voto de desempate foi dado pela presidente do Supremo, a ministra Cármen Lúcia. Ao final da votação do décimo ministro, Celso de Mello, a defesa de Lula citou uma norma do artigo do Supremo que diz que a regra geral é que o presidente da corte não vote, desta forma, Cármen Lúcia não deveria desempatar o habeas corpus. A presidente, por sua vez, alegou que quando a matéria é constitucional, ela poderia votar. De qualquer modo, ela colocou seu voto à disposição do plenário, que decidiu por unanimidade que ela participasse da votação. O julgamento foi iniciado no último dia 22 com as manifestações da defesa e do Ministério Público, a decisão final foi dada na noite desta quarta. Além do habeas corpus, também foi rejeitada, por oito a três, a liminar que impediria a prisão do ex-presidente antes do julgamento das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs). A decisão por manter a condenação do ex-presidente foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em janeiro deste ano, e a pena aplicada pelo juiz Sérgio Moro, de 9 anos e 6 meses, foi aumentada para 12 anos e 1 mês. Lula foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso da posse e reforma de um apartamento tríplex, no Guarujá, em São Paulo.



Conquista: Três dos 4 presos em ação que localizou 'cartório paralelo' são liberados; chefe de repartição foi para presídio

Foto: Divulgação l PF

Três das quatro pessoas que foram presas na terça-feira (3), na Operação Factum, em Vitória da Conquista, foram ouvidas e liberadas, segundo informou o Ministério Público Federal (MPF), que atuou na operação junto com a Polícia Federal. A ação ocorreu após Antônio Carlos aparecer em um vídeo recebendo uma "taxa de agilização" de possíveis despachantes e de corretores de imóveis, para a realização de serviços. Ele teve a prisão preventiva decretada e foi levado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Antônio Carlos vai responder por corrupção passiva, tráfico de influência, falsidade ideológica, associação criminosa e posse ilegal de armas. Caso seja condenado, ele pode pegar até 35 anos de prisão. Entre as invetsigadas que foram liberadas da prisão estão uma das filhas de Antônio, Amanda Bezerra Bramont, e uma sobrinha dele, Anna Caroline Bezerra de Castro, além de uma despachante, Maria Aparecida de Souza Pereira. As três mulheres foram soltas após serem ouvidas ainda na terça-feira. De acordo com o MPF, as investigadas foram soltas porque Amanda está grávida e Anna Carolina lactante de uma criança de três meses, situações que o Código de Processo Penal aconselha a liberdade. Já Maria Aparecida foi solta por colaborar com as investigações. A prisão determinada a Antônio Carlos de Jesus Bramont não tem prazo definido e ele poderá ficar preso até o final do processo, se não surgir algum fato novo que justifique sua liberdade, informou o MPF.



Brumado: Faleceu na tarde desta quarta (4) o empresário e sócio-fundador do Clube Social, Djalma Torres aos 91 anos

Foto: Arquivo da Família

Faleceu na tarde desta quarta-feira (04) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, o empresário e um dos primeiros sócios-fundadores do CLube Social de Brumado, Djalma Torres. Segundo a família, Djalma sofria de vários problemas de saúde, e estava internado há alguns dias no HPMN. Após complicações em seu quadro de saúde na tarde desta quarta-feira (4), o empresário não resistiu e veio a falecer. Além de sócio do Clube, Djalma também participou da Maçonaria Cavaleiros do Oriente em Vitória da Conquista. Nascido em 1926 na cidade de Condeúba, casou-se com a brumadense Ana Machado Torres em 1947 em Brumado. De lá para cá, tornou-se empresário e era dono do Lojão Santa Rita. O condeubense Djalma Torres faleceu aos 91 anos e era bastante conhecido na Capital do Minério.



Câmara de Vereadores consegue ressarcir os R$ 95 mil desviados por hacker

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Vereadores de Brumado, que teve sua conta bancária invadida por um hacker  no dia 28 de março e sendo desviado cerca de R$ 95 mil para uma outra conta de Brasília, conseguiu ressarcir o valor transferido. O hacker conseguiu acesso e transferiu o valor para uma conta do banco Itaú de uma agência em Brasília. O valor desviado correspondia a 21% do rendimento mensal da Câmara de Vereadores de Brumado. Ao 97NEWS, o vereador Leonardo Vasconcelos (PDT), disse que o desvio foi notado quando uma tela surgiu no sistema financeiro da Câmara pedindo informações que não costumam ser pedidas. O Banco do Nordeste (BNB), responsável por gerenciar a conta bancária, confirmou a fraude eletrônica, e na manhã desta quarta-feira (4) fez a transferência no valor de R$ 85 mil para a conta da Câmara de Vereadores. Já os R$ 10 mil, que completa o total da transação bancária realizada pelo hacker será assumida pelo Banco do Nordeste, dentro do prazo legal. Os dois bancos assumiram toda a responsabilidade pelo fato.  



Volta das explosões na pedreira entre o Olhos d’Água e a Baraúnas volta a preocupar moradores

AS explosões retornaram nos últimos dias, voltando a preocupar os moradores (Foto: 97NEWS Contéudo)

Uma pedreira instalada no sopé da Serra das Éguas, entre os bairros  Olhos d’Água e Baraúnas, a qual tem um histórico de abusos em suas atividades, com a execução de explosões com uma forte carga de explosivos, voltam a preocupar os moradores. Segundo vários relatos enviados à redação do 97NEWS, a referida pedreira estava temporariamente com suas atividades desativadas, mas, nos últimos dias as explosões retornaram, voltando a trazer uma forte preocupação aos moradores, já que existem residências muito próximas, as quais podem ter a sua infraestrutura abalada. Em agosto de 2016, uma forte explosão rachou várias casas e causou uma forte apreensão, já que muitos acreditaram que eram um abalo sísmico, chegando ao ponto de ser denominada “Pedreira do Medo”.



Brumado: Ministério Público continua combatendo a prática de nepotismo; desta feita irmã do líder do prefeito é afastada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dando continuidade às suas ações de combate ao nepotismo na Comarca de Brumado, o Ministério Público Estadual, desta feita, recomendou a exoneração da coordenadora da Divisão de Licitação da Secretaria Municipal de Brumado, Ravene Quelle de Almeida Brito, a qual é irmã do líder do prefeito, o vereador Rey de Domingão (PSB). Considerada uma das funcionárias mais eficientes e muito querida dos seus colegas de trabalho, Ravene foi desligado dos quadros da Prefeitura Municipal de Brumado no último dia 31 de março. Segundo informações, não existiriam mais funcionários que se enquadravam no conceito de nepotismo cruzado, ou seja, trabalhar na administração municipal tendo um parente direto como membro do Poder Legislativo.



Tanhaçu: Paralisação das atividades da SST Engenharia causa demissão em massa

Os trabalhadores estão passando dificuldades (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Quando se projetava a retomada das obras da Fiol na região, uma notícia acabou jogando um “balde de água fria”, que foi a paralisação das atividades da SST Engenharia, prestadora de serviços à TORC na Ferrovia Leste Oeste acabou culminando na demissão de 180 funcionários, os quais já buscaram um acordo salarial com o sindicato da categoria, mas, que já passados dois meses não houve uma definição, o que vem gerando uma onda de protestos por parte dos funcionários. Outro fator que vem corroborando para engrossar o movimento é que, apesar da demissão, não foi dado baixa na carteira dos funcionários. Para complicar ainda mais a situação, vários dos operários são de outros estados como Maranhão e Goiás, que já estão passando dificuldades.