ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

Segurança: Comandante da 34ª CIPM faz balanço de um ano de sua gestão

O major Adriano Dias destacou suas principais ações durante o seu primeiro ano de gestão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Praticamente há um ano no comando da 34ª CIPM, o major Adriano Souza Dias, concedeu uma entrevista ao 97NEWS fazendo uma prestação de contas da sua atuação, na qual ele relata as mudanças que ocorreram promovidas pela sua gestão que deram uma maior dinâmica ao trabalho da Polícia Militar em Brumado e região.

Ele iniciou destacando o preenchimento de uma lacuna importante na área da segurança pública, que era a deficiência nas rondas ostensivas no meio rural. Mostrando uma visão diferenciada, o major separou uma viatura especificamente para a realização desta missão de realizar diligências, que, por sinal, apresentou uma incidência criminal muito maior, inclusive com crimes contra a vida, já que até vítimas fatais acabaram engrossando os índices da violência no município.

O planejamento também vem sendo adotando em todos os municípios que pertencem à sua circunscrição. Outro fator que também foi salientado pelo comandante que é a “Operação Distritos”, que começou em Ibitira, sendo estendida para Cascavel e Triunfo do Sincorá. Ainda segundo o major, algumas prisões aconteceram ao longo desses quase 12 meses sob o seu comando e as ações de combate ao crime têm sido intensificadas.

As rondas no meio rural estão sendo cada vez mais intensificadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo dados passados, os quais são relativos ao início de 2018, aconteceram 46 prisões em flagrante; 15 adolescentes apreendidos; 22 pessoas submetidas a termos circunstanciais de ocorrência; 02 confrontos com meliantes mortos; 06 mandados de prisão; 05 armas de fogo foram apreendidas; 05 armas brancas (faca) e 23 veículos recuperados, o que é um saldo bem positivo.

Ele também exaltou a vinda do CICOM para Brumado, "a chegada do CICOM para Brumado vai ser fundamental para que o policiamento tenha um índice de resolutividade ainda maior" e emendou justificando que "a comunicação na atividade policial é essencial para dar dinâmica nas diligências, e, com a chegada do Centro de Comunicação, todas as unidades policiais da nossa região estarão interligadas, aumentando ainda mais o serviço de inteligência que é um grande aliado no combate mais amplo contra a criminalidade". 

 

A Polícia Militar vem dinamizando as suas ações e com a chegada do CICOM a integração das forças de segurança será muito melhor (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um tom de muita segurança, o major Adriano Souza ainda lembrou que “os trabalhos da Polícia Militar só vêm melhorando, o que vem contribuindo de forma muito positiva para a valorização da vida, tanto que a taxa de homicídios referente à nossa circunscrição teve uma queda de 36,4%”.

Ele ainda fez questão de ressaltar o trabalho social que vem sendo desenvolvido pela 34ª CIPM, exaltando a importância do Proerd, que já formou cerca de mil alunos e está em sua quarta turma em Brumado. “A novidade é o Proerd na cidade de Aracatu, mas, o nosso planejamento é de expansão para outras cidades da região. Esse é um programa da PM que há mais de 10 anos vem incentivando os jovens a dizerem não ao uso da droga e a violência”.  

O trabalho da Polícia Militar vem ficando cada vez mais dinâmico (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Vereador Elias Piau realiza indicação para instalação de exaustores eólicos no telhado do Mercado Municipal de Brumado

O vereador Elias Piau espera contar com a sensibilidade do poder público municipal no atendimento à sua indicação (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Desenvolvendo o seu mandato parlamentar sempre ao lado do povo, numa busca constante em conhecer de perto as suas principais necessidades, o vereador Elias Piau (PV) vem ganhando o reconhecimento popular. Utilizando com muita intensidade a prerrogativa em poder fazer indicação ao Executivo nesse sentido, Piau, desta vez voltou o foco para o Mercado Municipal, mais precisamente buscando o bem-estar dos comerciantes e da população. Como Brumado é um município de temperaturas altas na maior parte do ano, alguns locais precisam receber uma climatização mais adequada e, foi justamente essa a solicitação feita pelo vereador em sua indicação que foi reiterada no último dia 11, já que tinha sido feita no ano passado. Em sua justificativa, Elias Piau argumentou que “a instalação desse equipamento no mercado municipal de Brumado é de fundamental importância, pois esses aparelhos propiciam ao ambiente retirada das massas de ar quente acumuladas nas áreas mais altas do galpão, renovando o ar interno e facilitando a entrada de ar pelas portas e janelas do ambiente”. Mostrando preocupação com a atual situação ele alegou que “o nosso objetivo com a devida, necessária e urgente instalação desse equipamento é proporcionar aos feirantes, açougueiros e consumidores um ambiente com ar limpo, saudável, promover o equilíbrio térmico no local e adequado para comercialização”. E finalizou destacando que “diante do exposto e considerando que os comerciantes e consumidores estão pleiteando urgência e uma atenção especial do poder público no atendimento desta solicitação”. A indicação foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelo colegiado de vereadores.

A climatização no Mercado de Carnes é a mais necessária (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Tanhaçu: Polícia age rápido e prende suspeito de ser autor de feminicídio

As repercussões quanto aos crimes de feminicídio na região estão tendo muito mais destaques, devido ao forte apelo em cima do tema para que as penas sejam muito mais rigorosas aos que praticam esse tipo de monstruosidade. Em Brumado existiu um caso recente que tem a forte suspeita de ter sido também um feminicídio, que acabou causando uma forte onda de protestos nas redes sociais. Nesta segunda-feira (16), um novo caso ocorreu no município de Tanhaçu, o qual foi acompanhado de requintes de crueldade. Segundo informações, uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a 34ª CIPM, prenderam o suspeito, Edson Gomes da Silva, de ser autor da morte da jovem Silvanilda dos Santos Pinto, de apenas 22 anos, a qual teve o seu corpo, que estava parcialmente carbonizado, encontrado numa cova rasa. O suspeito, segundo informações da Polícia, confessou o crime, além de apresentar em seu corpo uma lesão recente de uma queimadura, que pode ter sido causada no momento em que poderia ter queimado o corpo da vítima. Ele já está à disposição da Justiça para passar pelos procedimentos legais.



Nota de Repúdio: Deputado Federal Waldenor Pereira

(Reprodução)

O Ranking dos Políticos, amplamente divulgado ontem (15), é tendencioso e não representa o povo brasileiro, uma vez que mede o desempenho de deputados e senadores a partir de princípios afinados com as políticas neoliberais. Por esse motivo, esse "ranking" tem o nosso repúdio, até porque premia o trabalho daqueles que apoiaram o golpe e continuam atacando os direitos da classe trabalhadora. Trata-se de uma manipulação grosseira contra o trabalho de parlamentares que lutam por um Brasil melhor e mais justo. A população brasileira, em especial a baiana, sabe reconhecer o nosso trabalho. O Ranking não avalia o desempenho dos deputados de forma isenta, ao contrário, o site pontua positivamente as votações a favor do impeachment da presidenta Dilma, contra as investigação de Temer e a favor da reforma trabalhista, da terceirização e outras projetos que atacam os direitos trabalhistas e sociais. Nós, parlamentares do campo progressista nos orgulhamos de termos votado contra o impeachment, pelas investigações contra Temer, contra a reforma trabalhista, contra o congelamento dos investimentos públicos e todas as matérias que prejudicam os trabalhadores brasileiros. O povo baiano tem apoiado nosso trabalho. Este é o melhor termômetro e vamos seguir representando aqueles que mais precisam. 

Lídice da Mata - Senadora (PSB)
Afonso Florence - Deputado Federal (PT)
Daniel Almeida - Deputado Federal (PC do B)
Luiz Caetano - Deputado Federal (PT)
Pelegrino - Deputado Federal (PT)
Valmir Assunção – Deputado Federal (PT)
Waldenor - Deputado Federal (PT)

 



Homenagem do 97NEWS: Dia 16 de abril - Dia Mundial da Voz

Foto: Reprodução

O dia 16 de abril foi instituído como o Dia Mundial da Voz. É claro que ao falar da voz lembramos dos locutores, repórteres, mas muitos outros profissionais tem a voz como instrumento de trabalho, como professores, palestrantes, radialistas, entre outros. O Dia mundial da Voz serve para parabenizar estes profissionais e é também um lembrete dos cuidados que a voz necessita, principalmente para quem trabalha com ela. Aos nossos leitores, em especial os radialistas e cantores, parabenizamos o seu trabalho e incentivamos que continuem cuidando da voz para que todos os fãs possam continuar usufruindo de bons programas e boas músicas, por muito tempo.



Lenda Viva: ‘Zé Maria da Divulgadora’, pioneirismo na comunicação de Brumado

Grande 'Zé Maria', uma vida de dedicação à comunicação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Grande mitos e lendas da humanidade são construídos sob a égide do trabalho, da ousadia e da superação, foram justamente esses atributos que fizeram com que José Maria Viana Machado, hoje com 83 anos, o popular "Zé Maria da Divulgadora", se tornasse um dos nomes emblemáticos da área de comunicação em Brumado. Nascido em 1935, em plena quarta-feira de cinzas, “Zé Maria” merece todo o reconhecimento. Em 1950, ele foi o pioneiro ao colocar no ar a primeira Divulgadora de Brumado, "naquele tempo o disco era o de 78 rotações, era uma música para cada lado do disco" conta Zé Maria. Com programas de calouros e radionovelas, Zé Maria revolucionou a comunicação em Brumado em plenos anos 50, "naquele tempo só tínhamos como únicos entretenimentos a divulgadora e o cinema, que também era uma evolução para Brumado, na época", relembra o comunicador. Artistas como: Nelson Gonçalves, Núbia Lafaiete e Jerry Adriane já passaram pelo programa de Zé Maria. “O nosso sistema de som cobria boa parte da cidade naquela época, tinha várias caixas de som instaladas nos postes. Na hora do jornal, a população parava para nos ouvir, era o único meio de informação de áudio, e tudo que acontecia agente informava, hoje as coisas mudaram, onde tudo acontece praticamente dentro do celular," comenta. Em seu currículo, Zé Maria tem grandes passagens na história como em 1952, quando o então presidente na época, Getúlio Vargas esteve na cidade de Vitória da Conquista, e ele foi um dos repórteres que entrevistou Getúlio. "Naquela época usei o microfone (Cara de Gato), inclusive, esse microfone está hoje exposto no Memorial de Brumado”, lembrou. Já em 1967, Zé Maria cobriu a enchente do Rio do Antônio, que derrubou muitas casas de Brumado "quando a água chegou fui correndo para a divulgadora para avisar as pessoas que a água estava chegando, foi uma tragédia na cidade," relembrou o momento triste. A história desse guerreiro deve inspirar algum biógrafo, já que momentos tão importantes da ‘Capital do Minério’ entremearam a trajetória deste “Pequeno Notável”.



Atenção, Brumado: A ExpoBrumado acontece neste final de semana, não fique de fora

Foto: Divulgação

Acontece neste final de semana, nos dias 20, 21 e 22 de abril, a ExpoBrumado 2018. O evento acontece no tradicional Parque de Exposições Gilson Brito e está em sua sétima edição e trará diversos shows musicais e diversão para toda a família. Confirma a programação musical: na sexta-feira (20) tem Rafa Dias e Jailson Leão e a entrada do público é franca. No sábado (21) o show será com Edigar Mão Branca, Fann Estourado e Jhone Padilha, ingressos à venda em Tiazinha e Bar do Rei. Domingo (22) tem diversão com os músicos Jorginho e Serginho Cardoso, a entrada é franca. Além disso, conta com leilões: no sábado, dia 21, a partir das 15h haverá o Leilão Leite e Equinos; e no Domingo, dia 22, a partir das 13h, o Leilão Nelore. A Expo Brumado é realizada pela COOPMAB com apoio da Prefeitura Municipal de Brumado “Educar para Libertar”, Governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, ADAB, ICS, Euroville Brumado, TerraBank, Alternativa 97,9 e Mauricio Araújo. Mais informações sobre a Expo Brumado ligue: (77)9 9943-2330.



Com verba de R$ 6 milhões para atender plano de saneamento básico, Brumado fica de fora do projeto

Durante a audiência pública realizada no IFBA de Brumado foram explicados os detalhes do projeto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Cinquenta municípios da Bahia com menos de 30 mil habitantes foram selecionados pelo Programa de Cooperação Técnica da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para receber capacitação e elaborarem os seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Cidades como: Aracatu, Maetinga, Malhada de Pedras, Contendas do Sincorá, Lagoa Real, Presidente Jânio Quadros, Guajeru e outras serão beneficiadas. O trabalho com os 50 municípios, que será feito em parceria entre a Funasa e a Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), começou na última quinta-feira (12). Por meio da iniciativa, as prefeituras receberão apoio técnico especializado presencial do IFBA, que também realizará oficinas regionais sobre o assunto. Os representantes do IFBA também participarão das audiências públicas que serão promovidas para debater os planos. Ao final do trabalho, além da capacitação de pelo menos dois servidores por município, devem estar concluídos o Plano Municipal de Saneamento e o projeto a ser encaminhado aos Legislativos dos municípios envolvidos. Brumado não está inclusa no plano devido o programa atender apenas cidades com população abaixo de 30 mil habitantes, mas, devido ao seu status de polo regional, está atuando como orientador para os municípios credenciados em sua microrregião. Para o coordenadora social do PISA, Ângela Damasceno, o desafio é iniciar o processo de implementação do plano, com a criação dos comitês e coordenação para cada cidade. "Haverá planos de mobilização social para que haja um envolvimento da sociedade civil organizada, com suas câmaras municipais e comunidades rurais, em todo processo de implantação do plano de saneamento", destacou Ângela. O coordenador de campo, engenheiro Rogério Saad, informou que o orçamento já conta com verba de R$ 6 milhões para atender os 50 municípios beneficiados.  O valor oriundo da Funasa será administrado pelo IFBA.



Nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Educação sobre críticas de professor

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A crítica é sempre um instrumento importante para o esclarecimento dos fatos e a convivência social, dentro de um regime democrático que garanta principalmente a liberdade de pensamento. Entretanto não se pode confundir a crítica justa e necessária com a maledicência, esta última que produz informações falsas com o objetivo de confundir as pessoas, ao passo que as afasta da possibilidade de conhecer a verdade. O texto produzido por um professor da Rede Municipal de Educação, falando a respeito da reforma do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana - CMEAS está eivado de enganos a inconsistências. O professor afirma que a escola está inaugurada desde 02/04, sendo esse o seu primeiro engano, pois a Secretária de Educação esteve presente pra recepcionar os alunos e deixou bem claro que havia terminado apenas a primeira etapa da reforma e que o trabalho continuará acontecendo para corrigir falhas existentes na estrutura antiga, garantindo um melhor conforto a todos os usuários das dependências da escola. E o fato de se ter hasteado a bandeira e cantado o hino nacional, não configura inauguração da instituição, mas apenas uma ato de civismo e respeito, que talvez o professor não consiga reconhecer como importante e necessária. Prática essa que vem sendo realizada pela maioria das escolas, pelo menos uma vez na semana. Outra questão salientada pelo professor foi quanto às salas de recursos audiovisuais, como laboratórios e sala de vídeo. Tais espaços estão sendo adequados e climatizados para o uso, mas o que chama a atenção é o fato do mesmo professor não ter o costume de utilizar estes espaços antes do início da reforma, demonstrando que o problema não é a falta de condições de usar os espaços por conta da reforma, mas a reclamação inadequada, sem eco no seu comportamento habitual.

O grau de incompreensão do professor se torna ainda mais agudo quando coloca o fato da Administração Educar para Libertar, preocupar-se apenas com “reformas e mais reformas”, quando deveria doutro modo dar maior importância ao salário dos professores e a aquisição de equipamentos. Vale aqui destacar que em 2018 não houve negociação salarial com a categoria dos professores, porque não foi preciso, já que a Gestão Educar para Libertar fez o repasse na íntegra do aumento concedido pelo Ministério da Educação. Esse compromisso assumido por uma administração empenhada e responsável com a educação pública. Quanto aos equipamentos que segundo o professor não existem, é outra falácia, posto que todas, e aqui é importante reafirmar, TODAS as unidades de ensino do município dispõem dos equipamento audiovisuais, porém estes para serem utilizados dependem do agendamento realizado no momento  do planejamento pedagógico, tornando-se impossível a utilização destes equipamentos sem o devido agendamento, feito no planejamento pedagógico semanal. É fundamental ainda destacarmos que a Gestão Educar para Libertar, está ampliando as unidades escolares para universalizar o ensino integral no município, compromisso assumido que vai além de uma campanha eleitoral, mas um comprometimento com a população, sobretudo a que mais precisa, por reconhecermos que apenas a EDUCAÇÃO é capaz de garantir Liberdade e por conseguinte Cidadania ao povo. Diante dos fatos apresentados fica evidente que o objetivo da atual gestão é realizar um trabalho sério, com uma equipe que acima de qualquer outro desejo, busca a qualidade do ensino público.

CONTINUE LENDO


Tanhaçu: Corpo de jovem é encontrado queimado em vala

Foto: Whatsaap l 97NEWS

O corpo de uma jovem de 22 anos foi encontrado queimado, na manhã desta segunda-feira (16), próximo à um campo de futebol, em Tanhaçu. De acordo com a Polícia Civil, populares acharam a vítima dentro de uma vala. A polícia investiga quem cometeu essa crueldade e quais os motivos que levaram o suspeito a cometer o crime. A mulher identificada como, Sivanilda dos Santos Pinto, 20 anos, foi encontrada por volta das 6h30m da manhã. De acordo com testemunhas, o suspeito de assassinar e queimar Silvanilda seria o próprio namorado, o qual foi apreendido e está a disposição da justiça. O mesmo também já tem passagens na delegacia  local por agressão à mulher. 



Brumado: Mais uma obra de canal para atender as macrodrenagens no bairro Santa Tereza

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está realizando mais uma obra que beneficiará os brumadenses. A obra do Canal próximo ao CIRETRAN, no bairro Santa Tereza tem como objetivo atender as macrodrenagens, que são destinadas ao escoamento final das águas escoadas superficialmente, inclusive as captadas pelas estruturas de microdrenagem.  Segundo  prefeitura, a obra está sendo realizada com recursos próprios do município.



Waldenor destina veículos para a saúde em Anagé

(Divulgação)

Em solenidade de  entrega  de veículos para o transporte de equipes que trabalham com saúde da família, feita pelo governador Rui Costa, o deputado Waldenor Pereira participou como autor de emenda de recursos para aquisição de duas camionetes de cabine dupla destinados ao município de Anagé. A emenda parlamentar, empenhada em 2014, foi definida por Waldenor em atenção ao pleito da então prefeita  Andreia Oliveira, que também adotou todas as providências para viabilizá-la, mas por ser entregue somente agora, a administração atual foi quem recebeu os veículos. Waldenor lamentou que a atual prefeita de Anagé tenha se aproveitado da situação, publicando em sua página de rede social uma foto em que ele aparece junto com o governador entregando as chaves dos veículos, sem sequer citar a origem dos recursos da emenda de autoria dele. "A prefeita agiu de má fé ao não destacar a origem do recurso de emenda parlamentar de minha autoria solicitada por Andreia", criticou. Embora a gestora municipal de Anagé seja de oposição ao grupo político aliado do deputado, liderado pela ex-prefeita Andreia, Waldenor reafirma a disposição de continuar trabalhando por Anagé e apoiando com recursos de emenda, como fez recentemente ao destinar mais R$ 500 mil para investimento na saúde municipal. O governador entregou veículos para um total de 24 municípios, em solenidade anterior ao ato de assinatura de convênios com mais de 100 municípios, realizado na quinta-feira (12), no auditório da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Dentre os contemplados, cinco foram através de emenda parlamentar de Waldenor e do deputado Zé Raimundo: Malhada, Malhada de Pedra, Firmino Alves, Caetité e Anagé.



MG: Emoção e homenagens marcaram enterro do delegado Marco Torres

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Foi velado durante a manhã deste domingo (15), o corpo do delegado mineiro e lotado na 20ª Coorpin de Brumado, Marco Antônio Torres. O delegado com 30 anos de profissão teve sua promissora carreira e sua vida interrompidas após ser encontrado carbonizado dentro de seu veículo na última sexta-feira (13). Familiares, amigos e policiais estiveram no velório em Governador Valadares (MG) e marcaram o momento com muitas homenagens ao lado dos policiais lotados na 20ª Coorpin de Brumado. Durante as homenagens as delegacias decretaram luto oficial. Diversas viaturas policiais seguiram Marco em sua última viagem. Policial promissor, ele era admirado pelo seu profissionalismo e dedicação à carreira que abraçou. 

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Marco estava desaparecido desde a última quinta-feira (12), quando viajou de Barra da Estiva para Vitória da Conquista, distância de cerca de 190 km. Ele dirigia uma caminhonete e levava uma motocicleta na carroceria. No entanto, ele não chegou ao seu destino. O caso é investigado pela equipe do coordenador da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Brumado), delegado Leonardo Rabelo. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que determinou apuração rigorosa do caso e que vem prestando apoio aos familiares do delegado. 



Com gols de Nico López, Internacional bate o Bahia por 2 a 0

Foto: Reprodução

O Bahia levou a pior na partida contra o Internacional no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na tarde deste domingo (15). Em partida válida pelo Brasileirão Série A, o Tricolor perdeu por 2 a 0. O placar do jogo foi aberto pelo Internacional, com gol do atacante Nico López, aos 37 minutos do primeiro tempo. O segundo gol da partida, também do Internacional, foi feito aos 15 minutos do segundo tempo, também por López. O Tricolor volta a jogar no próximo sábado (21), às 16h, em partida contra o Santos, na Arena Fonte Nova.



Prazo para saque do abono salarial ano-base 2016 termina em 29 de junho

Foto: Conteúdo l 97News

Trabalhadores com direito ao abono salarial ano-base 2016 têm até o dia 29 de junho deste ano para sacar o beneficio. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de 21,7 milhões de trabalhadores já realizaram os saques, que totalizaram R$ 16,1 bilhões. Ainda há mais de R$ 2 bilhões disponíveis para serem pagos a 2,7 milhões de pessoas. O Abono Salarial ano-base PIS/Pasep exercício 2017/2018 começou a ser pago em 27 de julho de 2017 e já foi acessado por 88,9% do total de trabalhadores com direito ao saque. O valor do beneficio é proporcional à quantidade de meses trabalhados em 2016 e varia de R$ 80 a R$ 954. Os recursos que não forem retirados até o prazo final vão voltar para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e serão usados para o pagamento do Seguro-Desemprego e do Abono Salarial do próximo ano.



Fla segura o Vitória com um a menos e sai com empate no Barradão

Foto: Reprodução PFC

Flamengo e Vitória empataram em 2 a 2 no primeiro jogo deles no Campeonato Brasileiro Série A 2018. Os gols do Leão foram marcados por Yago e Denílson, enquanto Paquetá e Réver fizeram para o time visitante. O destaque da partida ficou por conta da arbitragem. O árbitro errou contra as duas equipes e foi uma das figuras negativas do jogo. As duas equipes jogaram neste sábado (14) no estádio do Barradão, em Salvador, pela primeira rodada da competição nacional. O próximo jogo do Vitória vai ser pela Copa do Brasil. O Leão vai encarar o Internacional, também no estádio do Barradão, em Salvador,  nesta quinta-feira (19), pelo jogo de volta da competição nacional. Para se classificar o Rubro-Negro baiano vai precisar vencer por dois gols de diferença. Caso o time baiano vença por um gol de diferença, a vaga para as oitavas de final vai ser decidida nas cobranças de pênalti. Qualquer outro resultado dá a vaga para o time gaúcho.



Sherlock: Habilitação em Detetive Particular já pode ser feita no país

(Imagem Ilustrativa)

Está sendo lançado para todo o país o curso de tecnólogo em Investigação Profissional, habilitação para Detetive Particular,  inédito no Brasil, com duração de dois anos, na modalidade a distância. A profissão foi reconhecida pelo Governo Federal em abril de 2017, por meio da Lei 13.432/2017. Após a regulamentação, o detetive particular pode acompanhar investigações policiais, desde que o acompanhamento seja autorizado pelo contratante e também tenha o aval do delegado de polícia. “Para isso, é necessário um profissional que tenha habilidades para planejar, estruturar, analisar e sintetizar as informações colhidas e sistematizá-las em relatório”, explica Jorge Bernardi, vice-reitor da Uninter e idealizador do curso. O profissional poderá atuar em situações como localização de pessoas desaparecidas, investigação de crime, roubos cibernéticos, violações de direitos e contraespionagem, desde que contratado pelo interessado. Poderá também trabalhar em empresas de segurança e participar de concursos públicos que exijam formação nas áreas dos diversos órgãos da Policia Militar, Civil e Federal. A estrutura curricular é dividida nas áreas de: Investigação e Inteligência, Polícia Científica: Prova e Local do Crime, Segurança e Proteção, Criminologia e Tecnologia Aplicada à Investigação. A graduação aproximará o estudante de novos métodos, técnicas e recursos tecnológicos. “Além dos livros, fornecemos gratuitamente um kit de investigação profissional, com instrumentos como aparelhos de gravação de vídeo e áudio, entre outros”, detalha Bernardi.



Smart Cities: cidades cada vez mais inteligentes

Seul, capital da Coréia do Sul (Foto: Divulgação)

Nas cidades inteligentes, o cidadão e os serviços essenciais estão conectados, utilizam energia limpa, reaproveitam a água, tratam o lixo, compartilham produtos, serviços e espaços, se deslocam com facilidade e usufruem de serviços públicos de qualidade. Além disso, a cidade inteligente cria laços culturais que une seus habitantes, propicia desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida. Em busca do status de Smart City, cidades de todas as regiões do planeta irão investir entre US$ 930 bilhões e US$ 1,7 trilhões ao ano até 2025. Porém, mais do que investimentos, a cidade para ser inteligente, necessita de iniciativas inteligentes do poder executivo e legislativo. A iniciativa privada tem se reunido em fóruns mundiais, como o SmartCity Business America, para apontar soluções e oportunidades de negócios no mercado das Smart Cities. Entre as adaptações, que seguem o desejo da população, estão a adoção de conceitos e tecnologias sustentáveis; inclusão urbana, ao contrário do isolamento das periferias; educação agregadora para evitar a radicalização; foco total na educação presencial e inclusiva até os 18 anos; e planejamento urbano que contemple os espaços para ensino e educação, que hoje não é apenas uma questão acadêmica. 

Com essas novas características, as cidades inteligentes terão um aumento da oferta de emprego nos setores públicos, de hospitalidade e, principalmente, da economia criativa, área que tem crescido exponencialmente, tendo como processo principal o ato criativo e resultando, entre outros, na transformação da cultura local em riqueza econômica. Essa evolução social e cultural promete gerar novo desejos, fazendo com que a cidade seja utilizada cada vez mais por prazer e promovendo ideais como inclusão, aproximação, conectividade, relacionamento e compartilhamento. O conceito aborda, também, a verticalização das cidades, com práticas sustentáveis e encurtando distâncias com soluções inteligentes de transporte, com o carro deixando de ser sonho de consumo; e uma transformação legislativa, que deverá possibilitar e encurtar caminhos para o desejo da maioria. As novas tecnologias vão permitir, ainda, que as pessoas possam trabalhar em casa, além de não precisarem se deslocar para adquirir o básico ou resolverem problemas burocráticos. Não tem mais lógica as pessoas se dividirem diariamente entre dois ambientes (residencial e comercial). Assim como não existe lógica no horário comercial padrão. Por qual motivo a maioria das pessoas é obrigada a se deslocar nos mesmos horários? Veremos, em breve, o fim dos prédios comerciais como conhecemos. Já os prédios residenciais ganharão novos conceitos e funcionalidades. Fica claro que os próximos anos serão de transformações intensas nos grandes centros urbanos. O conceito das Smart Cities tem ganhado força em todos os continentes e, em breve, seus benefícios estarão presentes em nossas vidas. Em um ambiente cada vez mais degradado e com dicotomias religiosas e políticas, as cidades inteligentes, apostando na inclusão, em soluções compartilhadas e em serviços públicos eficazes, podem representar a oportunidade de viver numa sociedade ideal.

*Carlos Rodolfo Sandrini é arquiteto, urbanista e presidente do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br).

CONTINUE LENDO


Luto: Morre dona Lúcia do 'Dimontão' empresária no ramo de confecções

Foto: Arquivo da família

Faleceu neste sábado (14) aos 65 anos s empresária Maria Lúcia Lourenço do Bonfim, a Dona Lúcia. De acordo com amigos, Dona Lúcia sofreu uma parada cardiorrespiratória e veio a óbito no Hospital IBR em Vitória da Conquista. Natural do estado do Paraná, a empresária que era considerada brumadense, possui lojas em Brumado e várias cidades da região. Dona Lúcia deixa 3 filhos.



EUA, Reino Unido e França lançam ataque contra a Síria em resposta a suposto uso de armas químicas

Foto: AP Photo/Hassan Ammar

Os Estados Unidos, o Reino Unido e a França anunciaram na noite de sexta-feira (13) que lançaram um ataque em conjunto contra estabelecimentos de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque químico contra a cidade de Duma no dia 7 de abril. O regime sírio nega o uso de armas químicas, que são proibidas por convenções da ONU. As forças aéreas e marinhas dos três países lançaram os primeiros ataques por volta das 21h de Washington (22h, no horário de Brasília), durante o pronunciamento do presidente americano Donald Trump na Casa Branca. Os sistemas de Defesa da Síria reagiram, atingindo 13 mísseis em Al Kiswah, nos subúrbios de Damasco. O Pentágono anunciou que três alvos foram atingidos na Síria: um centro de pesquisa e produção de armas químicas e biológicas em Damasco, um armazém de armas químicas em Homs, a leste de Damasco – em que os EUA acreditam que estavam estoques de gás sarin – e uma base na mesma cidade que também teria armas químicas. O presidente dos EUA disse que o uso de armas químicas foi uma escalada significativa e que as ações de Assad foram ações "de um monstro". "Esse massacre [em Duma] foi uma escalada significativa em um padrão de uso de armas químicas por aquele regime terrível", disse o presidente.