ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2022"

Baiano Ednaldo Rodrigues é confirmado como presidente da CBF até 2026

Foto: Reprodução

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou a eleição nesta quarta-feira (23) e o bsisni Ednaldo Rodrigues, 68 anos, foi confirmado como presidente para mandato de quatro anos. O dirigente contou com o apoio maciço dos clubes e federações e venceu o pleito, que teve apenas uma chapa inscrita. Ele vai ocupar o cargo até 2026. Foram contabilizados 26 votos na urna das federações, todos válidos com peso três, sem nenhum nulo. A única entidade estadual que não votou foi a de Alagoas, por não chegar a tempo. Já os 20 clubes da Série A, de peso dois, escolheram Ednaldo Rodrigues. Enquanto na Série B, foram contados 19, com peso um. Somente a Ponte Preta ficou fora por não ter feito a procuração corretamente. No total, o baiano recebeu 137. Ednaldo Rodrigues chegou à CBF como um dos vice-presidentes com a eleição de Rogério Caboclo em 2018. Porém, o mandatário foi tirado do cargo após ser acusado de assédio sexual e moral por funcionários da entidade. Com a impossibilidade e desistência de outros vices, o baiano acabou assumindo a cadeira pela linha sucessória. O mandato interino tinha como principal objetivo a realização de novas eleições, que acabaram ocorrendo nesta quarta. Nascido em Vitória da Conquista, Ednaldo Rodrigues começou no futebol como jogador amador nas décadas de 70 e 80. A trajetória como dirigente foi iniciada na Liga Conquistense, onde foi presidente. Ele chegou na Federação Bahiana de Futebol (FBF) assumindo o cargo de diretor do Departamento do Interior, entre 1992 e 2000. No ano seguinte, foi eleito presidente da entidade, sendo reeleito por duas vezes, totalizando 18 anos no cargo.



'É precoce desobrigar uso de máscaras', diz brumadense e professor de Universidade Federal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Há alguns meses, governadores vem discutindo a flexibilização do uso da máscara durante a pandemia da Covid-19 em alguns ambientes. Cerca de 17 Estados e o Distrito Federal já flexibilizaram o uso da máscara. O Estado da Bahia, anunciou para abril a flexibilização. Entretanto, o professor brumadense que atualmente faz parte do corpo docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Diego Tanajura, um dos nomes de destaque do Brasil em pesquisas de testes e ensaios pré-clínicos de vacina, ele considera precoce desobrigar o uso de máscaras. Em entrevista ao site 97NEWS, Tanajura avalia que existem dois pontos no qual devem ser discutidos. "O primeiro ponto é que, em ambientes abertos, realmente já temos um segurança. Então já pode ser discutido a desobrigação do uso da máscara, justamente porque boa parcela da população está com a imunização completa, ou seja com três dose. Já o segundo ponto é com relação a ambientes fechados, porque a aglomeração será inevitável, então se faz necessário o uso da máscara nesse tipo de ambiente", afirma. O professor ainda faz um alerta aos idosos, que mesmo sendo flexível o usos da máscara, é necessário que o público da terceira idade permaneçam com a proteção. "A gente sabe que os idosos respondem menos às vacinas, então por conta disso, a Sociedade Brasileira de Geriatria recomenda que em ambientes fechados os idosos mantenham o uso da máscara", diz. Ele ainda estende a preocupação ao ambiente escolar. "É importante que as escolas mantenham a obrigatoriedade do uso da máscara, é um ambiente fechado e as vezes com ar condicionado. Então, essa progressão da flexibilização deve acontecer aos poucos", disse. O governo federal já fala em uma possível reclassificação da pandemia para endemia, mas o professor acredita que isso pode demorar um pouco. "Não é um Decreto que vai definir a mudança da Pandemia para Endemia. Isso só será possível com atitudes. ou seja, doses de reforço contra o vírus na população, conscientizar quem não tomou a vacina e assistência no que se refere a prevenção, quando haver um retorno da doença", alerta. Diego ainda chama a atenção para as novas variantes do coronavírus. "Existem no mundo até mistura de duas variantes, Ômicron com a Delta, tem a subvariante da Ômicron. Então, essas variantes surgem por conta da imunização pelo mundo que ainda sofre desigualdade. Se você observar o continente Africano, duas variantes importantes surgiram na Africa. E elas surgem porque tem países que ainda não conseguiu vacina 5% da população com a primeira dose. Isso é muito pouco", lembra. Para o professor, a universalização da vacina é o ponto fundamental para o fim da pandemia. 

 



Brumado: Desabastecidos, moradores do Esconso buscam água na cabeça relembrando seca de 1998

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em 1998, o município de Brumado sofreu uma longa estiagem de chuvas. Nesse período, houve uma grande manifestação por parte da imprensa local e dos moradores na busca pelo direito a água, já que o município de Caculé teria fechado às comportas da barragem do Truvisco, evitando que a água chegasse a cidade de Brumado. Fato registrado entre 1998 e 1999. Vinte e quatro anos depois, isso não se repetiu mais com a construção da barragem de Cristalândia, na zona rural de Brumado. Atualmente, a barragem também atende a zona rural do município e a cidade de Malhada de Pedras. Mas naquela época, o que mais chamava a atenção e também era um tormento aos moradores de Brumado, se referia: Onde encontrar água? Há duas décadas atrás, a cena corriqueira das famílias com baldes na cabeça marcou um período de sofrimento da população. Em alguns casos, famílias atravessavam a cidade para buscar água em uma fonte que fica localizada no bairro Olhos D'água. Além disso, caminhões pipas, faziam o abastecimento nos bairros, o que não era suficiente na época. Esta semana, a cena que parecia ser apenas um registro de 1998, voltou a se repetir aos moradores do bairro Esconso. Ou seja, duas décadas depois, mulheres e filhos voltaram a carregar baldes com água por conta da falta de abastecimento da Embasa. 

Construção da Barragem de Cristalândia - Foto: Divulgação

Em nota ao site 97NEWS, a empresa havia informado que o abastecimento na cidade estava comprometido devido ao rompimento de uma adutora no bairro Apertado do Morro, na última sexta-feira (18). Na segunda-feira (21), o abastecimento foi restabelecido gradativamente. Entretanto, moradores do bairro Dr. Juracy, Esconso, Brisas relataram que há cerca de dez dias eles estão sem o tão desejado líquido. Sobre os bairros Esconso e Dr. Juracy, nossa reportagem apurou que uma outra tubulação que passa pela Avenida João Paulo, no bairro Parque Alvorada, também havia se rompido na terça-feira (22), mas no fim do dia o serviço já havia sido concluído pela Embasa. Ainda sobre o bairro Esconso, a dona de casa Adalgisa Silva Nascimento relata que durante uma semana sem água, teve que ir até o Bairro Mercado para buscar água. Os vizinhos relataram que a água das caixas secou e eles estão tendo de contar com ajuda para suprir as necessidades do dia a dia. Diante da situação, muitas pessoas tiveram de buscar água na casa de vizinhos com latas na cabeça.  "Não estamos tomando banho e nem colocando feijão no fogo por causa da falta d’água", disseram. Os bairros Mercado e Dr. Juracy foram os mais afetados no município. 

 



Livramento de Nossa Senhora: PM prende homem após agredir companheira com barra de ferro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem foi preso após agredir a companheira com uma barra de ferro, no bairro Taquari, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. O crime aconteceu no último domingo (20), mas só foi divulgado na segunda-feira (21). Não há detalhes sobre o estado de saúde da vítima. A mulher foi socorrida por policiais militares, que foram chamados por moradores por meio do 190. Os militares acompanharam a vítima até a casa do casal, e prenderam o agressor em flagrante. Ele, que não teve nome divulgado, foi levado para a delegacia da cidade. A Polícia Civil informou que foi feito registro da agressão no local, e disse ainda que ele já havia sido denunciado antes e que chegou a ser preso em flagrante em outra ocasião. A polícia não detalhou se foi pelo mesmo crime, com a mesma vítima.



Brumado se destaca entre as principais cidades com maior participação na produção mineral

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município baiano de Brumado se destacou entre os principais municípios com 29% de participação na Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) seguido por Jacobina, com 27 % e Caetité, com 12%, em fevereiro de 2022. As informações constam do Sumário Mineral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), de fevereiro deste ano. De janeiro a fevereiro de 2022. o saldo na balança comercial de bens minerais é de U$ 170 milhões nas exportações e U$ 120 milhões nas importações. Atualmente os três principais bens minerais exportados, como o Ouro, o Níquel e o Vanádio. Já os importados são o Cobre, o Boratos e o Enxofre. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), atualmente, a Bahia tem em estoque 16,1 mil empregos formais na extração de minerais metálicos, não metálicos e atividades de apoio (exceto Petróleo e Gás).



Bahia: Parceria inédita entre TRE e WhatsApp vai melhorar comunicação entre eleitores e Justiça durante as eleições

Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, receberá, na próxima quarta-feira (30), o diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, para consolidar uma parceria inédita entre o Eleitoral baiano e o aplicativo de mensagens. Segundo o desembargador, o diálogo com o WhatsApp teve início em maio de 2021 e a parceria do aplicativo será “de grande importância para a melhoria da comunicação entre a Justiça Eleitoral e os eleitores baianos, tornando-a mais célere, assertiva e segura”. Mais detalhes sobre o termo de cooperação, que deverá contribuir para os trabalhos relativos às eleições de 2022, serão informados na quarta-feira, após a assinatura. 



Senado aprova PL que aumenta pena para violência contra crianças

Foto: Reprodução l Foto: Adobe Stock

O Senado aprovou na terça-feira (22) um projeto de lei (PL) que endurece penas nos casos de violência contra crianças ou adolescentes. Além disso, o texto torna crime hediondo o homicídio contra menor de 14 anos. A relatora do texto no Senado, Daniella Ribeiro (PP-PB) acatou algumas emendas e, por isso, o texto retorna à Câmara para nova análise. O texto determina pena de três meses a dois anos para quem descumprir decisão judicial favorável à adoção de medidas protetivas de urgência. O projeto também aumenta a pena de homicídio contra menor de 14 anos se o crime for cometido por familiar, empregador da vítima, tutor ou curador ou se a vítima é pessoa com deficiência ou tenha doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade. A proposta foi batizada de Lei Henry Borel, em homenagem ao menino de 4 anos que foi espancado e morto em março de 2021. Os acusados do crime são a mãe de Henry, Monique Medeiros, e o padrasto do menino, que estão presos. O projeto ainda prevê punição para quem deixar de comunicar à autoridade pública a prática de violência, de tratamento cruel ou degradante, ou de formas violentas de educação, correção ou disciplina, contra criança ou adolescente, ou o abandono de incapaz. A pena será de seis meses a três anos, mas poderá ser aumentada se a omissão partir de parentes ou se levar à morte da vítima.

 

 

 



Brumado: Caminhão carregado de telhas tomba e causa transtornos na região da Feira Livre

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um caminhão carregado de telhas de fibrocimento tombou na tarde desta terça-feira (22), na Rua Virgílio Costa Ataíde, próximo a Feira Livre, bairro Mercado Municipal, em Brumado, causando transtorno no trânsito. O motorista do caminhão, identificado pelo prenome de Luciano, informou ao 97NEWS que ele seguia pela rua e, ao chegar próximo ao Mercado de Carnes, ao desviar de um motociclista, o caminhão derrapou no paralelepípedo, bateu na guia de proteção e tombou lentamente. "Eu iria descarregar aqui em Brumado, quando passei pela via, chovia nessa região e fui tentar desviar de um motociclista, mas como o caminhão tava carregado, ele não segurou no calçamento e derrapou", afirmou. Ele não se feriu. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar fez o isolamento da área para evitar que outro acidente acontecesse no local, devido ao grande fluxo de veículos. A carga de telhas veio de Riacho de Santana para entregas em Brumado. Conforme moradores da localidade, esse mesmo trecho do acidente é bastante perigoso. "Esse calçamento aqui já está bem desgastado, desliza muito. E outra coisa, a guia de proteção na lateral da rua com a linha férrea é bem frágil, é preciso de mais atenção", disse Domingos Pereira que ajudou descarregar a carga. O veículo capotou próximo a linha férrea que passa pelo bairro, no entanto, não há informações se a VLI foi acionada. Conforme o motorista do caminhão, parte da carga foi recuperada e o caminhão é assegurado. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Estudos apontam que ciclo de vida do mosquito Aedes também acontece na água suja

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde do Município de Brumado, 1.086 notificações suspeitas de arboviroses foram registradas, sendo 4 do Zika, sem nenhuma confirmação, 125 para dengue com 77 casos em investigação, 11 confirmados e 37 descartados. A chikungunya registra um quadro elevado com 957 notificações, dos quais 153 já confirmados e 34 descartados. 770 amostras ainda estão em investigação. Nesta segunda-feira (21), a Prefeitura começou a utilizar o carro fumacê para realizar o combate ao mosquito Aedes aegypti. O veículo vai percorrer os bairros com maior incidência de focos do mosquito e 19.971 imóveis serão beneficiados. Em entrevista ao site 97NEWS, o professor brumadense, Diego Tanajura, com experiência em pesquisas de testes e ensaios pré-clínicos de vacina na Universidade Federal de Sergipe, ressaltou os cuidados que a população deve ter com sintomas da arbovirose. "Não é muito fácil você diferenciar a dengue, da zika, da chikungunya, porque os sintomas são bem parecidos. O paciente se mantem com febre elevada, dores pelo corpo, manchas avermelhada na pele. Agora, o que caracteriza muito bem a chikungunya dos outros sintomas, são as dores nas articulações que vão de moderadas a intensas, então isso diferencia a chikungunya da dengue ou da zika", afirma. Questionado se é possível que o mosquito consegue se reproduzir em água suja, levando em consideração o derramamento de dejetos do esgoto sanitário da cidade em plena via pública, ele alertou que já há estudos no qual apontam que o ciclo de vida do mosquito, que é dividido em quatro etapas: ovo, larva, pupa (estágio intermediário entre a larva e o adulto) e adulto, também acontece na água suja. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Antes se acreditava que o mosquito só colocava a larva em água limpa, tanto que se pedia uma atenção com o acúmulo de água em recipientes dentro de casa. Mas já tem trabalho na literatura mostrando que, o Aedes ele conseguiu se adaptar de uma forma que consegue colocar as suas larvas em água suja, em água de esgoto", afirma o professor. Ele ainda destacou que a demanda dos casos de chikungunya em Brumado, pode ter uma relação com a falta de saneamento básico. "Pode haver sim uma ligação com a alta desses casos. Além disso, nos últimos meses Brumado teve um acúmulo de chuva muito grande, então isso também ajudou na proliferação do mosquito", disse. De acordo com Diego Tanajura, na maioria dos casos, de cada 100 pessoas infectadas, 70 vão ter sintomas. "Isso é um indice muito alto durante uma infecção", diz. Conforme Tanajura não existe tratamento para eliminar o vírus. "O tratamento se baseia com uma hidratação correta, repouso e sempre procurar uma unidade básica de saúde para que o médico avalie seu quadro clínico. E uma coisa importante, não façam a automedicação, é muito perigoso. Por exemplo: você não pode tomar uma aspirina, um AS, porque pode aumentar o risco de sangramento, evitar anti-inflamatórios e corticoides, muito cuidado, procure seu médico. Tomando esses medicamentos no período errado da doença, você poderá ter hemorragia, problema renal. Então, só o profissional médico é quem vai te orientar quando é que esses medicamentos vão ser dosados", alertou.  



Brumado: Indicações na Câmara Municipal contribuem para o início do carro fumacê no município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ao longo destes meses de trabalho do legislativo em 2022, muitas indicações foram realizadas no sentido de viabilizar o carro fumacê no município de Brumado. O serviço começou a ser realizado, pelas ruas da cidade, no final da tarde de segunda-feira (21). Essa é uma das formas de combater o Aedes aegypti, mosquito que transmite as doenças da Dengue, Zika e Chikungunya. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências atua no sentido de matar o mosquito para evitar que mais gente contraia as doenças. É importante que a população, no momento em que o veículo passar em sua rua, deixe janelas e portas abertas. Além disso, é necessário cobrir gaiolas com pássaros e alimentos. Dois carros fumacês foram autorizados pelo Governo do Estado para o município de Brumado. A pulverização segue durante toda a semana no município. As indicações para que o carro fumacê fosse disponibilizado, tanto na sede, quanto na zona rural, foram aprovadas pelo legislativo, confira:

Nº 041/2022 de autoria do vereador Harley Lopes;

Nº 052/2022 de autoria do vereador Beto Bonelly;

Nº 062/2022 de autoria do vereador César Bar;

Nº 083/2022 de autoria do vereador Harley Lopes;

Nº 124/2022 de autoria do vereador Tiago Amorim.



Brasil: Governo decide zerar imposto de importação sobre etanol até dezembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo federal anunciou na segunda-feira (21) que vai zerar o imposto de importação do etanol até 31 de dezembro deste ano. A decisão foi tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia. Segundo o ministério, as duas medidas devem ser publicadas no Diário Oficial da União de quarta-feira (23). De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, a medida pode baratear a gasolina nas bombas de combustível em até R$ 0,20 por litro. Isso não significa, no entanto, que a diferença será repassada ao consumidor, já que o cenário internacional continua instável. Atualmente, segundo o governo, o imposto é de 18% sobre o etanol que venha de fora dos países que integram o Mercosul. O Brasil também negocia cotas específicas de imposto zero com países como os Estados Unidos – acima do volume acordado, cada litro adicional está sujeito à tarifa de importação. Além de baratear o litro do etanol comum e do etanol aditivado vendido nos postos, a decisão pode ajudar a conter a alta dos preços da gasolina – que, por lei, é misturada com uma parcela de etanol antes de chegar ao tanque dos veículos.



Brumado: RHI Magnesita planeja fornecer 18 milhões de litros de água por mês para comunidade

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, reforça a cada ano a importância do cuidado com um recurso natural em risco. A data, criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), traz em 2022 a temática das águas subterrâneas, que representam 99% da água doce líquida do planeta. Segundo a RHI Magnesita, a empresa está empenhada em desenvolver e adotar soluções que contribuam para a superação deste desafio global e investe em soluções socioambientais com repercussão direta na comunidade. Em Brumado, o projeto “O Poder da Água para Transformar Vidas” construiu estruturas de tubulação e bombeamento da água que brota no fundo da mina de Pedra Preta com o intuito de abastecer a comunidade de mesmo nome. Em 2022, projeta-se que o volume mensal entregue aos moradores alcance 18 milhões de litros. Conforme a mineradora, a água é bombeada para um reservatório localizado na comunidade e beneficia 10 famílias que enfrentavam escassez de água. Durante os 12 meses do ano, são bombeados até 50 mil litros de água por hora, volume dirigido exclusivamente ao plantio de hortaliças e dessedentação animal. “A RHI Magnesita se comprometeu, globalmente, a mapear as unidades localizadas em territórios com risco de escassez de água, estabelecendo metas para a redução de consumo e indicadores de performance. A companhia promove a cultura da economia e do bom uso deste recurso. Projetos como o de Brumado comprovam que há formas inteligentes de se aliar o uso sustentável da água a benefícios concretos para a comunidade”, afirma Carlos Eduardo Rodrigues, especialista em Meio Ambiente da companhia. Em 2022, o relatório do ONU debruçou-se sobre as reservas subterrâneas, que representam aproximadamente 99% de toda a água doce líquida da Terra. Segundo o documento, esses recursos têm potencial de gerar benefícios e oportunidades sociais, econômicas e ambientais para diversas sociedades. A RHI Magnesita disse que monitora os territórios onde há unidades de produção, sob a ótica da escassez de água, valendo-se da Ferramenta de Risco Hídrico da organização internacional World Wide Fund For Nature (WWF), dentre outras. Conforme a mineradora, todas as fontes de captação e consumo são acompanhadas por instrumentos de monitoramento, o que possibilita um uso racional da água, com redução de desperdício.

 



Justiça atende a pedido da PGE e considera ilegal operação de delegados

Foto: Divulgação

Atendendo a pedido da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, a Juíza de Direito Substituta de 2º Grau, do Tribunal de Justiça, Maria do Rosário Passos da Silva Calixto, concedeu a tutela antecipada para declarar ilegal e abusiva a operação padrão deflagrada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (Adpeb). A decisão determina a imediata suspensão do movimento e o retorno ao exercício das funções pelos membros da categoria, sem paralisação, mitigação ou retardamento de qualquer natureza, sob pena de multa diária no valor de R$ 30 mil, além do corte do ponto daqueles faltantes. No último dia 14 de março, o sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia remeteu notificação formal ao Governador do Estado e ao Secretário de Segurança Pública, informando a eles a iminente deflagração de operação padrão, a partir daquele mesmo dia. Segundo o comunicado, seria uma paralisação de alguns serviços e realização retardada de outros, caracterizando-se uma modalidade mitigada de greve. Diante da ocorrência, o Estado da Bahia, através da Procuradoria Geral, alegou em juízo que inexiste direito à greve pelos servidores públicos que integram as carreiras vinculadas à Segurança Pública, de modo que a conduta da categoria consistiria em flagrante ilegalidade. Ressaltou, ainda, que, mesmo que existisse direito à greve no presente caso, a comunicação de seu exercício foi tardia, fora do prazo legal, quando já deflagradas várias das medidas elencadas na operação padrão. Em sua defesa, o Estado alegou que "a carreira policial é essencial para a segurança pública, nos termos do art. 144 da CF/88. Diante da relevância de sua função, e por se tratar de uma atividade que não pode ser exercida pela iniciativa privada, considera-se que a atividade policial é uma "carreira de Estado". A segurança pública é, portanto, atividade privativa do Estado. A pessoa que ingressa na carreira policial sabe que integrará um órgão com regime especial, que possui regime de trabalho diferenciado", ressaltou.



INSS vai pagar R$ 119,5 milhões em atrasados para aposentados e pensionistas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo que ganharam processo judicial contra o órgão em fevereiro vão receber R$ 119,5 milhões em atrasados. Na segunda-feira (21), o Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou R$ 1,3 bilhão em todo país para quitar dívidas previdenciárias e assistenciais, como revisões de aposentadorias, auxílio-doença, pensões e outros benefícios, que somam 69.732 processos, com 89.708 beneficiários. Para verificar se estão nesse lote aposentados e pensionistas devem acessar a página do TRF-2 em www.trf2.jus.br. No site, no menu à esquerda da tela, procure o campo Precatórios/RPV. Clique em Consultas, depois em Pesquisa ao Público. Ao digitar o código que vai aparecer na tela, basta clicar em Confirmar para concluir a consulta.



Ilhéus vende o diesel mais caro do Brasil, aponta pesquisa da ANP

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O litro diesel mais caro do Brasil é vendido em Ilhéus, Sul da Bahia. Segundo pesquisa semanal da Agência Nacional de Petróleo (ANP), entre os dias 13 e 19 de março, o município vendia o litro do combustível a R$ 7,980. O preço médio do diesel na Bahia no período do levantamento foi de R$ 6,730, maior que a média no Brasil, que foi de R$ 6,654 na semana passada. Já com relação à gasolina, o valor mais alto na Bahia foi encontrado na cidade de Juazeiro, no norte do estado, onde o litro bateu R$ 8,20. O preço médio da venda da gasolina no estado é de 7,524, enquanto no país é de R$ 7,267. O gás de cozinha mais caro foi encontrado em Ilhéus e Barreiras, ambos com R$ 125. A média do país ficou em R$ 112,54.



Dólar fecha abaixo dos R$ 5 pela primeira vez desde 2021

Foto: Reprodução

Com a ajuda das commodities e dos juros altos, o dólar fechou esta segunda-feira (21) abaixo de R$ 5 pela primeira vez desde junho do ano passado. Sendo vendido a R$ 4,945, com queda de R$ 0,071 (1,42%). A bolsa de valores recuperou-se das perdas recentes e superou os 116 mil pontos - maior nível em seis meses. Com o desempenho de segunda, a moeda norte-americana acumula queda de 4,1% em março. Em 2022, o recuo chega a 11,3%. No mercado de ações, o dia também foi marcado pela euforia. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 116.154 pontos, com alta de 0,73%. O indicador subiu com a ajuda de empresas exportadoras de commodities e de bancos. A bolsa brasileira está no maior nível desde 14 de setembro do ano passado. O agravamento do conflito entre Rússia e Ucrânia fez as commodities voltarem a subir. O barril do petróleo tipo Brent, que havia caído para abaixo de US$ 100 no fim da semana passada, voltou a subir desde a última sexta-feira (18) e fechou esta segunda em torno de US$ 116.



Brumado: Boletim registra seis casos ativos e um paciente internado por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (21), o município de Brumado registrou 11.414 casos confirmados da Covid-19. Entre os diagnósticos: 1 internação, 204 óbitos, 6 pacientes em tratamento e 11.204 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Após rompimento de adutora, Embasa esclarece que abastecimento retorna gradativamente

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após o rompimento da adutora no bairro Apertado do Morro, em Brumado, na última sexta-feira (18), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou em Nota ao site 97NEWS que alguns pontos da cidade ainda sentem reflexos da interrupção emergencial do sistema de abastecimento. Segundo a empresa, logo após a conclusão do serviço de melhoria na captação da barragem de Cristalândia, a Embasa registrou o rompimento da adutora de água bruta, postergando o retorno do funcionamento do sistema de abastecimento da cidade para a noite da última sexta (18). Desde então, a cidade passou a ser abastecida gradativamente. No entanto, as áreas mais distantes e os pontos mais altos da rede distribuidora demandam um tempo maior para a completa regularização. "As equipes da Embasa continuam acompanhando a situação em campo para garantir que a situação se regularize o mais breve possível", diz parte da Nota.



Presidente do PT de Brumado diz que nome de Jerônimo ao Governo 'é uma renovação no quadro petista da Bahia'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Escolhido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) como pré-candidato ao Governo do Estado, o secretário de Educação Jerônimo Rodrigues teve o nome associado pelo presidente da sigla do PT de Brumado, Márcio Aguiar, como uma renovação dos quadros petistas na Bahia. "Mais uma vez o senador Jaques Wagner, entusiasta da renovação e inovação política, nos propõe esse desafio, que é eleger Jerônimo governador para aprofundar ainda mais o projeto de desenvolvimento e inclusão social inaugurado por Lula, pelo próprio Wagner e por Rui no Estado. Nós apostamos nessa renovação", disse Marcio ao site 97NEWS. O petista lembra ainda que a primeira candidatura de Rui ao Governo do Estado em 2014, até então um nome que não era tão conhecido na Bahia, também foi encarada por alguns, a princípio, com incertezas. "A eleição de Rui em 2014 foi vista com desconfiança e Rui foi eleito no primeiro turno. Hoje, é considerado o melhor governador do Brasil", relembrou, ao destacar o papel de Jerônimo para o desenvolvimento do estado. “Jerônimo é um cara que tem os dois pés fincados no interior e tem uma história que se assemelha à história de muitos baianos, do cidadão comum da Bahia. Ele nasceu no interior, em uma cidade pequena, Aiquara, precisou mudar de cidade para estudar e para trabalhar, tendo chegado aos mais altos postos da gestão pública. E quando Rui decidiu priorizar o investimento na agricultura, investimento nunca visto na Bahia, foi Jeronimo que ele chamou, agora, depois de fazer renovação na saúde, Rui voltou os investimentos para educação e foi a Jerônimo que ele confiou essa tarefa. Nome de confiança de Rui, Jerônimo é o cara que levou o Governo do Estado para toda a Bahia", disse. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Márcio Aguiar afirmou ainda que o pré-candidato Jerônimo Rodrigues, teve papel decisivo para o desenvolvimento da Bahia nas duas gestões do governador Rui Costa. "A partir desse programa de  governo é que nasceram as policlínicas, responsáveis por descentralizar os serviços de saúde, levando o atendimento de saúde a todos os territórios baianos, é que puderam ser feitos os investimentos em estrada, em água e puderam ser realizados os investimentos sociais que mudaram a vida de milhões de pessoas. Jerônimo foi o cara que levou o trabalho do governo para toda a Bahia", disse Aguiar que ainda destacou a confiança depositada pelo atual governador em Jerônimo. "Quando Rui precisou criar a SDR para gerar oportunidade para o povo do interior da Bahia, foi Jerônimo que ele convocou. Quando fomos fazer o maior investimento em educação em décadas, com mais de 2 bilhões só em infraestrutura das escolas, foi a Jerônimo que ele delegou essa missão", diz o presidente do PT de Brumado, Marcio Aguiar.

 



Carro fumacê vai percorrer bairros com maior incidência do mosquito em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado vai começar a utilizar o carro fumacê para realizar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O veículo vai percorrer os bairros com maior incidência de focos do mosquito a partir desta semana. A ação segue até o fim deste mês com a realização de quatro ciclos, com intervalo de três dias de um ciclo para o outro. A ação é realizada em parceria com o governo estadual. A recomendação é que no momento em que o carro estiver circulando, moradores devem manter portas e janelas abertas, evitar ficar próximos ao carro, cobrir gaiolas e trocar água no bebedouro de animais. Ao todo, 19.971 imóveis serão beneficiados com a aplicação do UBV acoplado ao veíiculo. O boletim epidemiológico aponta 1.086 notificações suspeitas de arboviroses em Brumado, sendo 4 do Zika, sem nenhuma confirmação, 125 para dengue com 77 casos em investigação, 11 confirmados e 37 descartados. A Chikungunya registra um quadro elevado com 957 notificações, dos quais 153 já confirmados e 34 descartados. 770 amostras ainda estão em investigação, o que mostra que, além do grande número de casos suspeitos, há também lentidão nas análises. 

Veja a lista:

- Bairro Apertado do Morro 1

- Residencial Brisas 3

- Residencial Bom Jesus

- Bairro Brumado 2

- Bairro Centro

- Bairro Cidade das Esmeraldas

- Bairro Dr. Juracy

- Bairro Ginásio Industrial

- Bairro Irmã Dulce

- Bairro Jardim de Aláh

- Bairro Monsehor Fagundes

- Bairro Malhada Branca

- Bairro Novo Brumado

- Bairro Olhos D' água

- Bairro Parque Alvorada

- Bairro Santa Tereza

- Bairro São Jorge

- Bairro São Felix

- Bairro São José

- Loteamento Umbuzeiros