ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Incêndio destrói estabelecimento comercial no centro de Livramento; ninguém ficou ferido

Motorista é preso em Brumado após dirigir embriagado e pela contramão

Slots: temas, imersão visual e a evolução dos recursos interativos

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Polêmica: Projeto que propõe espaço para prática de 'grau' em Livramento gera críticas e divide opiniões na Câmara

Polícia Rodoviária apreende veículo com sinais de adulteração em Barra da Estiva

Motorista de Dom Basílio morre em grave acidente na Fernão Dias, em Minas Gerais

Égua cai em vala durante obra no bairro Mercado e é resgatada com ajuda de retroescavadeira em Brumado

Ligação clandestina causa grande vazamento e deixa Brumado e Malhada de Pedras sem água

Incêndio próximo a escola causa pânico e deixa alunos intoxicados em Malhada de Pedras

Homem é condenado a 16 anos de prisão por tentativa de homicídio em Dom Basílio

Paramirim: Animal solto provoca acidente e reacende debate sobre segurança nas rodovias do Sudoeste baiano

PF prende homem em Barra da Estiva por armazenar e compartilhar conteúdo de abuso infantil na internet

Brumado: Moradores do Distrito de Umburanas cobram obras de drenagem após alagamentos registrados nesta quinta-feira (6)

Jiboia-arco-íris é capturada em depósito residencial em Livramento de Nossa Senhora


Brumado: Desabastecidos, moradores do Esconso buscam água na cabeça relembrando seca de 1998

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em 1998, o município de Brumado sofreu uma longa estiagem de chuvas. Nesse período, houve uma grande manifestação por parte da imprensa local e dos moradores na busca pelo direito a água, já que o município de Caculé teria fechado às comportas da barragem do Truvisco, evitando que a água chegasse a cidade de Brumado. Fato registrado entre 1998 e 1999. Vinte e quatro anos depois, isso não se repetiu mais com a construção da barragem de Cristalândia, na zona rural de Brumado. Atualmente, a barragem também atende a zona rural do município e a cidade de Malhada de Pedras. Mas naquela época, o que mais chamava a atenção e também era um tormento aos moradores de Brumado, se referia: Onde encontrar água? Há duas décadas atrás, a cena corriqueira das famílias com baldes na cabeça marcou um período de sofrimento da população. Em alguns casos, famílias atravessavam a cidade para buscar água em uma fonte que fica localizada no bairro Olhos D'água. Além disso, caminhões pipas, faziam o abastecimento nos bairros, o que não era suficiente na época. Esta semana, a cena que parecia ser apenas um registro de 1998, voltou a se repetir aos moradores do bairro Esconso. Ou seja, duas décadas depois, mulheres e filhos voltaram a carregar baldes com água por conta da falta de abastecimento da Embasa. 

Construção da Barragem de Cristalândia - Foto: Divulgação

Em nota ao site 97NEWS, a empresa havia informado que o abastecimento na cidade estava comprometido devido ao rompimento de uma adutora no bairro Apertado do Morro, na última sexta-feira (18). Na segunda-feira (21), o abastecimento foi restabelecido gradativamente. Entretanto, moradores do bairro Dr. Juracy, Esconso, Brisas relataram que há cerca de dez dias eles estão sem o tão desejado líquido. Sobre os bairros Esconso e Dr. Juracy, nossa reportagem apurou que uma outra tubulação que passa pela Avenida João Paulo, no bairro Parque Alvorada, também havia se rompido na terça-feira (22), mas no fim do dia o serviço já havia sido concluído pela Embasa. Ainda sobre o bairro Esconso, a dona de casa Adalgisa Silva Nascimento relata que durante uma semana sem água, teve que ir até o Bairro Mercado para buscar água. Os vizinhos relataram que a água das caixas secou e eles estão tendo de contar com ajuda para suprir as necessidades do dia a dia. Diante da situação, muitas pessoas tiveram de buscar água na casa de vizinhos com latas na cabeça.  "Não estamos tomando banho e nem colocando feijão no fogo por causa da falta d’água", disseram. Os bairros Mercado e Dr. Juracy foram os mais afetados no município. 

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário