ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

Brumado: motociclista fica ferido em colisão entre motos em cruzamento no Centro

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma colisão entre duas motocicletas deixou uma pessoa ferida no cruzamento das ruas Exupério Pinheiro Canguçu com a Rua Pompilo P. Moura Ribeiro, no Centro de Brumado, na tarde desta sexta-feira (26). A vítima tem entre 30 e 35 anos. A equipe do site 97NEWS chegou minutos depois da colisão, por volta das 17h10. Uma equipe da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) foi acionada e controlou o trânsito na localidade. A identidade da vítima não foi revelada. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU 192) foi acionado, mas fomos informados que as viaturas disponíveis estariam em atendimento à pacientes com Covid-19 e, teriam que ser higienizadas. Esse procedimento, segundo o próprio SAMU demora cerca de 40 minutos. Nossa equipe aguardou no local até por volta de 17h40 e o resgate ainda não havia chegado. Uma testemunha afirmou que o motociclista trafegava na rua Pompilo P. Moura quando outro motociclista seguia pela Exuperio. O condutor da outra moto permaneceu no local até a chegada do resgate. O mototaxista Leandro Vieira, que trabalha próximo ao local do acidente, viu  colisão. "Eu estava logo atrás e vi, foi uma pancada muito forte. Ele está sentindo muita dor na coluna", afirma. 

 



Criminosos utilizam foto e nome de Rui Costa em golpe pelo WhatsApp; governador denuncia caso à polícia

Foto: Reprodução l Instagram

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez uma postagem nas redes sociais, na noite de quinta-feira (25), denunciando que alguém está se passando por ele no Whatsapp para aplicar golpes. Na mesma postagem, o governador relatou que, nos últimos dias, tem sido vítima de calúnias e fake news. “Atenção: estão praticando um golpe com meu nome, usando uma foto minha no Zap em um número que não é meu. Já denunciei à polícia, que vai investigar o caso. Tenho convicção que a autoria será identificada. Nos últimos dias, tenho sido vítima de várias calúnias e fakes news. Por que será?”, escreveu o governador. Na postagem, entretanto, o governador não detalhou como funciona o golpe que está sendo aplicado.



Itaetê: Após visão de 'pastor', criança dada como morta acorda após família abrir caixão; vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

O video de uma criança dentro de um caixão viralizou nas redes sociais na tarde de quina-feira (25). Nele é possível ver que pessoas correm em busca de um veículo para socorrer uma criança de um ano e dez meses, que segundo testemunhas, foi desenterrada horas depois do sepultamento. O fato aconteceu no município de Itaetê, na Chapada Diamantina, no povoado de Colônia, na zona rural do município. Segundo o Jornal da Chapada, os pais da criança contaram que um pastor, da igreja que frequentam, ligou para eles, afirmando que tinha tido “uma visão” de que a criança ainda estava viva. Os pais correram até o cemitério, tiraram o corpo do local e procuraram de novo o Hospital Municipal de Itaetê, que atestou novamente o óbito. Tanto a Prefeitura, quanto a secretria municipal de Saúde de Itaitê ainda não se pronuncioaram sobre o caso. Veja o vídeo:

 

 



Brumado: Servidores da UBS do bairro Dr. Juracy relatam que foram ameaçados de morte por cadeirante sem máscara

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A enfermeira e coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Paulo Fernando Vargas, localizada no bairro Dr. Juracy, Michele Leite, conta ter tido um dia de trabalho traumatizante na manhã de quinta-feira (25). Trabalhando para dar conta do movimento de pacientes na unidade de saúde, ela relata momentos de medo ao ver seus colegas sendo hostilizados pelo cadeirante Gracimar da Costa Silva, 42 anos (veja aqui). Segundo a enfermeira, o cadeirante chegou à unidade sem máscara, quando foi abordado pelo GCM solicitando do mesmo para que colocasse a proteção facial, no entanto, segundo a coordenadora, ele estava bastante alterado. "Quando eu cheguei pra ver toda a situação, a Polícia ja estava aqui. Mas na verdade, o paciente chegou aqui na unidade pra fazer algum procedimento, mas nem se quer ele falou qual seria, e chegou sem máscara. E a gente sabe que em meio a pandemia, o uso de máscara é importantíssimo", diz. Após isso, de acordo com Michele, ao pedir para que o paciente colocasse a máscara, ele foi completamente agressivo. "Ele o tempo todo fazia sinal que iria sacar uma arma, então se ele estava armado ou não, eu não sei. Ele fez vários xingamentos de baixo calão que inclusive eu nunca tinha ouvido", diz. Conforme a enfermeira, ao ser abordado pelos policias, o cadeirante a ameaçou de morte. "Ele me jurou de morte, disse que iria voltar na unidade pra me matar, e por isso fiz o boletim de ocorrência", afirmou. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na linha de frente no momento da confusão, o GCM Lázaro, relatou que o tempo todo o cadeirante foi agressivo. "Eu o abordei com educação, mas ele já chegou alterado e xingando muito. Em seguida, eu o conduzi até a saída porque ele estava sem máscara. E ele continuou xingando, tirando fotos e que iria mandar me matar, que iria jogar uma bomba aqui no posto de saúde", relatou o GCM. Conforme Lázaro, o temor maior foi quando ele puxou algo da cintura, o que levou a pensar que seria uma arma. "Ele colocou a mão na cintura e puxou de vez, logo pensei que fosse uma arma", diz. O GCM esclareceu que já enfrentou várias situações na UBS, mas que a ação de ontem (25), foi de extrema preocupação. "Já recebi aqui bêbados, drogados, pessoas querendo usar banheiro, sempre teve isso, mas tratava com relevância. Mas como esta de ontem, foi gravíssima", contou. Uma agente comunitária que tem uma sala ao lado afirmou que foram momentos de muita tensão. "A gente se assustou com xingamentos, barulhos. O GCM foi gentil com ele, mas ele o tempo todo fazia ameaças ao servidor. Filmava com o celular, disse que era membro de uma facção, eu fiquei horrorizada. Lá fora ele gritava: 'Cadê sua arma? Você não tem, mas eu tenho', eu me abaixei com medo pensando que ele iria atirar", disse a agente de saúde que pediu reserva de identidade. O homem foi conduzido a Delegacia na manhã de quinta-feira (25). Os servidores registraram Boletins de Ocorrência de ameaça de morte e desacato à servidor público. 



Paralisação das gravações de novelas e séries da Globo é ampliada para um mês

Foto: Reprodução l TV Globo

A TV Globo anunciou na quarta-feira (24) que ampliou o tempo em que os Estúdios Globos ficarão fechados para a gravação de novelas e séries. Inicialmente, a emissora havia divulgado que o fechamento duraria até o dia 4 de abril. Agora, o período de paralisação das produções de dramaturgia foi ampliado em cerca de duas semanas e deve se estender até o dia 19. Segundo a Comunicação da Globo, o calendário das gravações está sendo avaliado constantemente por causa dos acontecimentos relacionados à pandemia. Ou seja, a data de retorno das gravações ainda pode ser reavaliada posteriormente. Em comunicado divulgado à imprensa na terça-feira (23), a emissora afirmou que a suspensão das gravações não afetaria a programação, pois as obras no ar já estão completamente gravadas. A medida não deve afetar, por enquanto, as produções do BBB 21, Se Joga, É de Casa e Encontro.

 



Família organiza vaquinha de R$ 120 mil para tratamento de criança com anemia falciforme

Foto: Divulgação

O pequeno Lucas Gabriel, de 1 ano, necessita de um transplante de medula por ser portador de anemia falciforme. Por conta disto, a família dele, que reside em Ubatã, no Médio Rio de Contas, organizou uma vaquinha online para conseguir a verba necessária para o procedimento. De acordo com familiares do menino, o montante da vaquinha é de R$ 120 mil. Segundo a descrição da vaquinha, Lucas precisa de internação nas crises mais fortes. Medicações pra dor de forma venosa perde o acesso, pois as veias dele são ainda finas e sensíveis. Já foi necessário fazer transfusão  sanguínea para tentar melhorar o quadro clínico e aliviar as dores. “Estamos aflitos, pedido ajuda a quem tem um bom coração. Não temos condições de custear esse tratamento sozinhos. Acredito na cura do nosso guerreiro Lucas Gabriel”, pedem os familiares.

Outros dados para doação: 

Agência:3067-8
Conta corrente:0017057-7
Banco do Bradesco.
Suilan do Amor Divino Santos



Jequié: Dupla acusada de atirar em criança e adolescente morre em confronto com a polícia

Foto: Divulgação l PM

Dois homens suspeitos de atirar em uma criança de oito anos e em um adolescente de 16, em Jequié, morreram na manhã de quinta-feira (25) em confronto com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central. De acordo com informações da Secretaria da Segurança da Bahia (SSP-BA), uma denúncia anônima de indivíduos circulando armados, levou os policiais até a Rua Argemiro Melo, no Centro da cidade. Ao perceber a presença da equipe, os suspeitos dispararam, foram feridos e socorridos para o Hospital Geral Prado Valadares, mas não resistiram. Segundo o comandante da Cipe Central, major Ricardo Silva, a dupla está ligada a crimes contra a vida na região. “Eles tinham passagens por tráfico de drogas e envolvimento com homicídios”, contou o oficial. Dois revólveres calibre 38, munições e uma motocicleta da marca Honda foram encontrados com a dupla.



Mais vacina: Bahia receberá nova remessa nesta sexta-feira (26); serão 347 mil doses

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais 347 mil doses de vacina contra Covid-19 chegarão à Bahia nesta sexta-feira (26). O voo comercial trazendo a nova remessa tem previsão de pouso no aeroporto de Salvador por volta das 10h. Do total de doses, 141 mil foram produzidas pela Fiocruz e 206 mil pelo Butantan. Com esta carga, a Bahia totalizará 2.039.947 doses de imunizantes recebidos desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa. Com 1.213.020 vacinados contra a Covid-19, dos quais 303.015 receberam também a segunda dose, até as 15 horas de quinta-feira (25). Na última terça-feira (23) a Bahia ultrapassou a marca de 1 milhão de baianos vacinados com a primeira dose da vacina contra o a doença. As vacinas serão enviadas para o interior da Bahia em aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG), após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado. Elas serão encaminhadas para as centrais regionais no interior da Bahia e depois despachadas para os municípios. As doses que chegarão nesta sexta-feira serão enviadas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Outra definição feita em CIB autorizou os municípios que conseguirem alcançar as metas da primeira fase, a ampliar a aplicação das doses para idosos de 65 anos ou mais, de forma decrescente de idade. Também em reunião da CIB ficou definido que a população quilombola e pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise poderão ser vacinadas. 



Mais de 750 mil pessoas já se recuperaram da Covid-19 na Bahia

Foto: Divulgação

A quinta-feira (25) foi marcada por um número cheio de esperança: a Bahia atingiu a marca de 752.934 pessoas recuperadas da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). Dos 783.558 casos confirmados desde o início da pandemia, além dos que se recuperaram, 15.993 encontram-se ativos e 14.631 tiveram óbito confirmado. Os recuperados têm, em sua maioria, entre 20 e 49 anos, somando um total de quase 470 mil pessoas. As mulheres estão em maior número, representando 55,23% dos recuperados até então. Já os casos em que houve hospitalização chegaram a 24.618 do número total. Entre os pacientes com comorbidades, os que possuem doenças cardíacas crônicas e diabetes aparecem em maior número entre os recuperados, sendo 31.259 e 21.571 respectivamente. Além disso, 2.364 pessoas portadoras de doença renal crônica também alcançaram a recuperação.

 

 



Brumado confirma 6 óbitos por conta da Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (25), o município de Brumado registrou 6.745 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16.758. Entre os diagnósticos: 58 internações, 115 óbitos, 743 pacientes em tratamento e 5.887 recuperados. No momento, 131 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.562 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Caetité: Adab apreende 210 kg de carne clandestina

Foto: Divulgação l Adab

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu na última quinta-feira (25), 210 kg de carne clandestina na cidade de Caetité. Segundo informou o órgão ao site 97NEWS, a operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária. A apreensão foi realizada no Distrito de Maniaçu. De acordo com a Adab, novas fiscalizações e operações serão realizadas em toda a cidade de Caetité e em toda a região de Guanambi. A Adab reforça que a carne de origem clandestina prejudica a saúde da população, pois não tem nenhuma condição para consumo. O órgão pontuou que as carnes precisam ter procedência, ou seja, vir de frigoríficos, bem como ser inspecionadas. Toda a carne apreendida foi incinerada.



Ifba abre inscrições para o curso de Tecnologia em Jogos Digitais na UAB Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Federal de Educação da Bahia (Ifba) inicia a partir desta quinta-feira (25) as inscrições para o curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 40 vagas para o polo da UAB em Brumado, na modalidade de ensino à distância (EAD). As inscrições para o processo seletivo serão feitas exclusivamente via internet (aqui). O período das inscrições vai até o dia 10 de abril e o edital com todas as informações sobre as vagas e de como ocorrerá o processo seletivo está disponível.



Prazos de CNH e licenciamento de veículos são prorrogados na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Estão suspensos em toda a Bahia os prazos relacionados à habilitação e veículos, por tempo indeterminado. Com a medida, ficam prorrogados os prazos de validade da Carteira de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir (PPD) e Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) vencidas desde 1° de fevereiro de 2020. Foi prorrogado também o prazo para registro e licenciamento de motos e carros novos adquiridos a partir de 12 de fevereiro de 2021. A medida foi solicitada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A portaria foi publicada na quarta-feira (24). A decisão do Contran ainda estabelece a suspensão do prazo para a transferência de propriedade dos veículos comercializados desde 28 de janeiro de 2021. As datas finais para apresentação de defesa prévia e recursos em processos de infração, a partir de 26 de fevereiro de 2021, estão suspensas também. "Nossa provocação estava bem formulada e convenceu o Contran. Os baianos não poderiam ser prejudicados, quando vivemos um momento grave da pandemia no estado, que resultou na interrupção dos serviços de trânsito em Salvador e região metropolitana. A maior preocupação era com os motoristas que trabalham em serviços essenciais e estavam com medo de perder a renda. Agora, eles vão poder circular tranquilos", declarou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.



Crea implanta atendimento virtual na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para minimizar os impactos sofridos nesta segunda e, mais difícil fase de contaminação do novo coronavírus, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia lançou em março, o atendimento virtual. Por meio de salas virtuais, os profissionais e empresas poderão conversar com os atendentes e resolver suas demandas com a instituição. A nova ferramenta funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. O presidente do Crea-BA, eng. agrimensor Joseval Carqueija, destacou que este projeto já existe no Crea-CE. “Eu vi o Balcão de Atendimento Virtual do Ceará e achei a ideia fantástica, não só para nos ajudar a ficar mais próximo dos profissionais neste momento de pandemia, onde estamos com atendimento presencial suspenso, cumprindo decretos governamentais, mas por lançar mão de recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia do profissional.”, pontua Carqueija. Os serviços do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas estarão funcionando normalmente, bem como o e-mail de atendimento ([email protected]). 

 



Brumado: Cadeirante ameaça servidores em posto de saúde do bairro Dr. Juracy

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Tentando entrar em um posto de saúde de Brumado sem máscara, um homem invadiu o local e agrediu verbalmente os servidores de saúde da unidade, exigindo que enfermeiras fizesse curativos em sua perna. Gracimar da Costa Silva, 42 anos, entrou na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Paulo Fernando O. Vargas, alterado. O posto de saúde fica no bairro Dr. Juracy. O acesso de raiva aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), por volta das 09h. Segundo os servidores e pacientes que estavam na unidade de saúde, Gracimar queria entrar na UBS sem máscara, quando foi abordado por um GCM, o qual solicitou do mesmo que colocasse a proteção facial. De acordo com os funcionários do local, o homem transtornado partiu para cima do GCM na tentativa de agressão. Os servidores acionaram a Polícia Militar, que em seguida, conduziu o cadeirante para a Delegacia de Brumado. 

 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, Gracimar relatou que fez uma cirurgia recentemente na cidade de Salvador, e foi recomendado pelo médico a fazer curativos. "Eu cheguei na unidade de saúde e pedi pra fazer o curativo, só que ai, o rapaz me tratou mal. E eu também fui ignorante com ele porque eu não aceito ninguém me tratar assim. Eu trabalhei 20 anos como chofer [caminhoneiro] sou trabalhador", disse Silva. Questionado porque ele entrou sem máscara na UBS, ele afirmou que no momento do atendimento ele usava a proteção facial. "Ele acha que eu sou [cachorro], não sou, ele queria me humilhar", afirmou. Gracimar que perdeu a outra perna em um acidente de carro, foi conduzido a Delegacia e ouvido pelo delegado de plantão. Servidores da UBS também foram até a 20ª Coorpin para registrar o Boletim de Ocorrência contra o acusado. Só lembrando que Artigo 331 do código penal (Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940) diz que: "Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela." A pena prevê: "detenção, de seis meses a dois anos, ou multa."

 



Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Foto: Divulgação

O câncer colorretal é mais conhecido como câncer de intestino e é um dos tumores com mais ocorrência no Brasil. São mais de 35 mil casos por ano. Para chamar a atenção para o alto grau de incidência tanto em homens como em mulheres o mês de março foi escolhido para a campanha de conscientização, sendo designado – “Março Azul-Marinho”. Cada dia mais comum e bastante agressivo quando diagnosticado tardiamente, o câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamado cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos. Os pólipos são adenomas e, portanto, lesões benignas, que crescem na parede do cólon e, quando associados a modos de vida não saudáveis e predisposição genética podem, com o passar do tempo, transformar-se em câncer. Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras). 

O consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) também aumentam o risco para este tipo de câncer. Em suma, os fatores de risco para o câncer colorretal são: Fumar; Consumir bebidas alcoólicas; Ter sobrepeso ou obesidade; Consumir alimentos com alta densidade energética (são aqueles que a cada 100g oferecem 225-275Kcal) e carnes vermelhas; Consumir carnes (quaisquer tipos, inclusive aves e peixes) preparadas na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco; Consumir pouca quantidade de frutas, legumes, verduras e cereais integrais; Ser sedentário. Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama. Doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, também aumentam o risco de câncer do intestino, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC). Pacientes com essas doenças devem ter acompanhamento individualizado. É de suma importância que ao apresentar os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino como: Sangue nas fezes; Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); Dor ou desconforto abdominal; Fraqueza e anemia; Perda de peso sem causa aparente; Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas); Massa (tumoração) abdominal, se busque um especialista para diagnóstico, pois esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros, e devem ser investigados para seu diagnóstico correto e tratamento específico. Na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias. Portanto, a prevenção é o melhor remédio. Cuidem-se. Todos contra o câncer colorretal! Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO


Brumado: 'Toque de recolher não é para todos', afirma empresário ao filmar supermercado aberto

Foto: Reprodução l Vídeo

Um empresário de Brumado gravou um vídeo no qual ele chama a atenção das autoridades, indignado com a atitude de alguns colegas que insistem em manter os seus estabelecimentos abertos, mesmo com o Decreto Estadual -- que inclusive foi prorrogado até o dia 05 de abril -- o qual determina restrições no horário de funcionamento, das 18h ás 05h, e só poderão funcionar serviços essenciais em toda a Bahia. No entanto, segundo o vídeo gravado pelo próprio empresário, enquanto que vários estabelecimentos fecham às portas obedecendo as restrições do decreto, um supermercado localizado na Rua Felipe dos Santos, no bairro das Flores continuava aberto. "Ai galera, mercadinho Iris, já foi feita várias denúncias [...] tá aberto. Ontem fechou 09h da noite [...] os outros estabelecimentos estão tudo fechado, mas foi feita a denúncia, a Polícia não vem aqui, ninguém sabe porque não vem aqui. Mas ta ai aberto [...] seis e [...] seis e quarenta, ontem ficou até nove horas, vou ver até que horas ele vai", comentou no vídeo. O governo baiano também definiu restrições na comercialização de bebidas alcoólicas. Em decreto, na quarta-feira (24), ficou estabelecida a medida restritiva para a região de Brumado, de 23 de março até as 5h de 26 de março. Desta forma, fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) nos períodos citados.





Brumado: Irmãos são detidos por cultivar maconha dentro de casa no bairo Dr. Juracy

Foto: Divulgação l PM

Um homem e seu irmão foram detidos, na manhã de quarta-feira (24), por cultivar maconha na residência em que eles moram, no bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo a Polícia Militar, durante uma abordagem à um indivíduo na Rua Américo da Silva, foram informados por este de que no quintal da sua casa tinha um pé de "maconha", de propriedade do seu irmão. Ao verificar a denúncia com a devida autorização dos  residentes, o irmão do abordado assumiu que todo material: 01 pé de maconha; 01 Porção da mesma droga e 01 cachimbo para consume de intorpecentes. Os suspeitos foram levados até a delegacia, onde foi ouvidos e liberados em seguida. A planta e o material foram apreendidos.

 



Conquista: Ação apreende 150 animais em condição de maus-tratos

Foto: Divulgação l PRF

Um total de 149 aves silvestres foi apreendido em Vitória da Conquista. A ação ocorreu na última terça-feira (23) em vários locais do município. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA),  grande parte das aves estava presa em gaiolas pequenas. Os maus-tratos eram visíveis. As gaiolas estavam sujas de fezes e urina, sem água, com pouco espaço, escuras e sem circulação de ar. A ação também resgatou um jabuti. Os animais foram levados para o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que também participou das apreensões. No local, eles passaram por uma triagem e permaneceram aos cuidados de uma equipe de médicos veterinários, biólogos e outros profissionais. Os bichos serão tratados e devolvidos à natureza quando estiverem em condições plenas de saúde. Ainda segundo a PRF-BA, os responsáveis pelos animais assinaram um termo circunstanciado de ocorrência. A operação também frisou aos envolvidos a importância de se conscientizar sobre a importância da educação ambiental. Eles vão responder pelas condutas praticadas e crimes ambientais.