ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2020"

Sobe para 32 o número de casos confirmados do novo coronavírus, diz Sesab

Foto: Divulgação l Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na tarde de quinta-feira (19) que 32 casos de Covid-19 foram identificados no estado. Com isso a Bahia registra 998 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 33 foram confirmados, 443 foram descartados e 524 aguardam análise laboratorial. As localidades com casos confirmados são: Salvador (18), Feira de Santana (6), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2), Prado (1) e Itabuna (1).



Brumado: Sobe para 6 o número de casos suspeitos do novo coronavírus

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado divulgou um novo boletim epidemiológico no qual confirma que mais três pacientes com sintomas suspeitos para o novo coronavírus, o Covid-19. Segundo a Sesau, trata-se de um homem de 24 anos que esteve na região metropolitana de Salvador, uma mulher de 35 anos que retornou da cidade de São Paulo e uma gestante de 35 anos que foi regulada via Central de Regulação de Leitos da Sesab, proveniente do município de Barra, região oeste da Bahia. Com isso, sobe para seis o número de suspeitas. A secretaria informou que, dentre os 06, 05 pacientes seguem o protocolo da Vigilância em Saúde, com isolamento domiciliar do paciente e dos familiares, e 01 encontra-se internado no isolamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.



Brumado: Moradores denunciam rejuntamento de paralelepípedos com 'barro' no bairro São Felix

Foto: Reprodução l Rede Social

Desde a primeira gestão do engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB), ele sempre deixou a disposição das empreiteiras prestadora de serviços do município para que, quando as mesmas ao realizar manutenção ou construção de ruas, utilizem no rejunte dos paralelepípedos um material que é inclusive descartado por uma mineradora da cidade conhecido como "pó de pedra". Entretanto, algumas empresas terceirizadas da prefeitura usam o cimento no momento do rejunte. O que segundo a população seria o mais correto , como sempre foi feito por outros gestores em décadas atrás. Mas uma situação flagrada pelos moradores do bairro São Felix e compartilhada nas redes sociais chamou a atenção por conta do material usado pela suposta empreiteira. Na imagem é possível ver que no lugar do "pó de brita" ou cimento, a empresa usou barro, que é uma mistura de terra com água. A situação gerou uma insatisfação muito grande por parte dos moradores, principalmente aos que moram na Rua da Abolição, local onde foi feito o reparo da via. Assim que a imagem foi publicada, vários comentários surgiram. Em seu texto o morador Leandro Santana escreveu. "Falaram pro prefeito que casa de adobe dura muitos anos, ou até séculos, então ele como bom engenheiro que é resolveu colocar barro como rejunte nos calçamentos destruídos pelas últimas chuvas", comenta. Em outro comentário, Josafá Souza escreveu, "é preciso saber qual foi o item cobrado na planilha de preço: barro ou cimento. Pode ser que o empreiteiro cobrou cimento e usou barro. Isso que um vereador, na qualidade de gestor, precisa saber fiscalizar... O prefeito é gestor, mas os vereadores tb o são.. Portanto, na de escolher o seu vereador, o cidadão precisa ter a certeza que o seu representante está, de fato, preparado (sic)", comenta. A prefeitura municipal ainda não se manifestou sobre o assunto.

Foto: Reprodução


Brumado: Distanciamento Social já muda rotina da população brumadense

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os governos estaduais e prefeituras lançaram nesta quinta-feira (19) 'Decretos', no qual preveem "Situação de Emergência" no caso do Estado e o Decreto Municipal de N° 5.244 por parte da Administração municipal de Brumado que também dispõe de medidas temporárias de prevenção contra o Coronavírus, a Covid-19. Com isso, serviços de bancos, justiça e prefeitura tiveram que readequar o atendimento ao público. Lojas, supermercados e farmácias funcionam normalmente, no entanto, os clientes estão com medo de sair de casa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, três casos suspeitos foram notificados em Brumado. Mesmo sem casos confirmados, medidas estão sendo tomadas para não acontecer um surto da doença no município. A Justiça Eleitoral, Ministério Público e outros departamentos jurídicos estão com o atendimento ao público suspensos, no entanto, as atividades internas estão sendo realizadas. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando apenas os atendimentos que estão agendados. Algumas repartições da prefeitura de Brumado estão funcionando apenas para serviços internos. Ainda no documento municipal, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) decretou que as unidades básicas de saúde irão atender apenas pacientes de emergência e pacientes com suspeita de coronavírus. Os exames, cirurgias e consultas agendadas foram suspensas. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na rede municipal e estadual de ensino e nas escolas particulares, as aulas foram suspensas até os próximos 30 dias, contabilizados a partir de hoje (19). Algumas clínicas odontolôgicas e médica estão abertas, no entanto, há possibilidades de fechamentos se houver casos diagnosticados em Brumado. No comércio, o uso do álcool em gel fez com que as prateleiras ficassem vazias. No ínicio da manhã de quarta (18), um estabelecimento comercial da Avenida Centenário tinha um estoque considerável, mas as unidades acabaram rápido. As academias estão funcionando no horários de costume. A higiene e a disponibilidade de álcool em gel foram reforçadas. Na feira livre, os feirantes afirmaram que vão trabalhar normalmente nos próximos dias. Em entrevista à uma emissora de rádio local, o prefeito Eduardo Vasconcelos foi questionado se o decreto atingiria a feira livre. Em sua fala, ele declarou que "no momento não seria necessário devido a necessidade de compra do consumidor, mas que se haver algum caso confirmado na cidade, a medida será extrema para todos". Na área de alimentação e bebidas, bares, restaurantes e lanchonetes ainda abrem, no entanto, há um esvaziamento dos consumidores a cada dia. O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, as visitas de pacientes a UTI adulto, só será permitida aos familiares observando a condição clínica do paciente. Já na UTI neonatal ficam liberadas apenas a presença da genitora, que esteja amamentando. Além disso, limitou-se à um visitante por dia e por pacientes na enfermaria da unidade hospitalar. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Correios lança medidas preventivas para o combate ao novo coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Considerando a classificação da doença provocada pelo novo coronavírus (COVID-19) como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os Correios adotaram medidas para minimizar os impactos da epidemia global no que se refere aos empregados da empresa e ao atendimento à população. Nas rotinas de atendimento e operacionais, os Correios informam que estão funcionando com contingente reduzido, mas seguem atendendo a população em todo o país. Os serviços, inclusive SEDEX e PAC, continuam sendo postados e entregues regularmente. "A fim de evitar aglomerações, lembramos aos clientes sobre a disponibilidade dos canais eletrônicos de atendimento, como o aplicativo Correios - que contempla o serviço de pré-postagem e rastreamento -, além da Central de Atendimento disponível no site da empresa", diz. Os Correios também implementaram um plano de ação com medidas internas preventivas. Foram disseminadas a todo efetivo - dos ambientes administrativo, de atendimento, de tratamento, de distribuição e força de vendas -, orientações e cuidados básicos de higiene que reduzem os riscos de contágio pelo coronavírus. A empresa também providenciou a aquisição emergencial dos insumos que auxiliam na prevenção - álcool gel 70%, papel toalha e sabonete líquido -, para disponibilizá-los nos locais de trabalho e intensificou o serviço de limpeza e higienização das dependências.

 



Câmara de Brumado estabelece medidas temporárias em combate ao coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em razão da pandemia de coronavírus, a Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, lançou medidas temporárias de prevenção ao contágio no âmbito do legislativo. A medida visa preservar a saúde dos funcionários, vereadores e da população em geral. De acordo com a determinação, vereadores, servidores, colaboradores ou qualquer pessoa que frequente as dependências da Câmara que apresentarem febre ou sintomas respiratórios devem procurar imediatamente atendimento médico especializado ou permanecer em isolamento domiciliar. Todos aqueles que se enquadrarem na definição de casos suspeitos devem abster-se de comparecer aos respectivos locais de trabalho como medida de evitar o contágio dos demais. O atestado médico deverá ser entregue na secretaria da Câmara ou através de cópia digital encaminhada para o e-mail da secretaria da Casa Legislativa para homologação administrativa e registro nos respectivos assentamentos funcionais. Qualquer funcionário, servidor ou colaborador da Câmara de Vereadores de Brumado que possuir idade superior a 60 anos ficará dispensado de comparecer ao trabalho. O horário de funcionamento da Câmara Municipal, durante o período de 15 dias, passará a ser das 08h às 12h. Todos os gabinetes deverão se organizar e estabelecer regime de rodízio entre os seus funcionários, sendo no máximo 02 assessores por gabinete.



Sesau combate 'fake news' com casos suspeitos de coronavírus em Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

As "Fake News" são notícias falsas publicadas como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas). As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo. Buscando combater esse tipo de informação, a Secretaria Municipal de Saúde lançou na noite de quarta-feira (18) uma "Nota de Repúdio" contra inúmeras mensagens mentirosas apontando um empresário do ramo de confecção como um dos casos suspeitos de coronavírus registrados em Brumado. “A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, em decorrência das inúmeras postagens maldosas que apontavam para a infeção de um empresário do ramo de confecções da cidade, vem expressar o seu repúdio, reiterando que esse tipo de atitude só gera pânico e medo na população”, destacou. Na nota, a pasta negou que o empresário seja um dos casos notificados. “Existem 3 casos suspeitos na cidade, mas nenhum é relativo ao empresário do ramo de confecções, que está em casa e não apresenta nenhum problema de saúde. Que a consciência e o bom senso prevaleçam e que não usem destes artifícios de [Fake News] e coisas do gênero para prejudicar ou querer obter alguma espécie de lucro com essa situação que preocupa todos nós”, diz a nota.



Brumado: Secretário de Saúde se preocupa com H1N1 e alerta população para a campanha

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O secretário de saúde, Claudio Feres, aproveitou a entrevista em uma emissora de rádio local na tarde da última quarta-feira (18), no qual juntamente com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) falou sobre o Decreto com as medidas contra o Coronavírus (Covid-19), para chamar a tenção dos brumadense quanto aos cuidados com o vírus do H1N1, que mata mais pessoas do que o Covid-19. Segundo o secretário da pasta, em boa parte dos exames negativos para Covid-19, é confirmado a contaminação por esse outro vírus, que já matou vários baianos em 2020. “Vamos aproveitar a preocupação da população, para ver se conseguimos uma taxa de vacinação maior neste ano contra a H1N1. Brumado está em alerta. Então tão grave ou mais grave que o coronavírus é o H1N1, que tem uma letalidade maior”, disse o secretário. Já o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, explicou aos prefeitos a ordem de prioridade da vacinação contra a H1N1. “Todos os municípios já receberam as vacinas, que foram descentralizadas pelo Ministério da Saúde e pela Sesab. Começamos segunda pelo grupo de gestantes, depois os idosos e, na outra semana, os indivíduos portadores de doenças como diabetes, hipertensão, doenças autoimunes. No final, o restante da população poderá se vacinar”, esclareceu Vilas-Boas.



Bahia: Rui Costa decreta situação de emergência por causa do coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia decretou situação de emergência em todo o território baiano por causa do coronavírus (Covid-19). O decreto está na publicação do Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira (19). Até o início desta quinta-feira, 28 casos de pacientes infectados pela Covid-19 foram confirmados no estado. Conforme o decreto que tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogado, “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença”. Outro decreto também publicado no Diário Oficial desta quinta-feira determina a requisição administrativa de bens e serviços, como máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, luvas, aventais hospitalares, óculos de proteção e antissépticos para higienização. Também fica autorizada pelo decreto a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito de suas competências, para empregar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.



Coronavírus: Rui Costa convocará policiais aposentados para ajudar no bloqueio das estradas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) anunciou, durante reunião online com prefeitos do interior na tarde da última quarta-feira (18), que determinou a convocação de policiais aposentados para trabalhar nos bloqueios das estradas da Bahia, visando evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). “Nós vamos montar uma operação policial, usando Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. E eu estou determinando a convocação de pessoas aposentadas da polícia que queiram trabalhar nesse período. A lei federal hoje possibilita a convocação de reservistas, para eles nos ajudarem nos bloqueios das estradas”, comentou. Rui ainda pediu aos prefeitos do interior que empem-se na medida. “Estou pedindo ajuda a você, prefeito ou prefeita, que tem guarda municipal. Nos ajude. Procure o policiamento da sua cidade, faça uma reunião com a PM, o delegado, a guarda municipal. Vamos todos nos unir. Se a gente evitar o transporte intermunicipal nesse período, a gente vai ajudar a saúde pública”, disse. Em Brumado, o município estuda uma maneira de monitorar a entrada e saída das pessoas que utilizam as rodovias que cortam a cidade. Não foi divulgado como isso será feito.



25 milhões de pessoas no mundo podem perder o emprego devido a Covid-19, diz Organização do Trabalho

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última quarta-feira (18), a Organização Internacional do Trabalho (OTI) afirmou que até 24,7 milhões de trabalhadores podem perder o emprego por causa da pandemia de coronavírus. Segundo a OTI, o impacto nesse cenário pessimista seria pior que o da crise global de 2008, que destruiu 22 milhões de vagas. A Organização Internacional do Trabalho também destacou que a crise requer ação ampla e urgente dos governos. No melhor dos cenários, a OIT estima que 5,3 milhões percam o emprego como resultado direto da pandemia. Nos cálculos da agência, a contração do mercado de trabalho provocada pela pandemia pode tirar do bolso dos trabalhadores até US$ 3,4 trilhões (cerca de R$ 17 trilhões) até o final deste ano -- valor que equivale a mais que o dobro do PIB brasileiro do ano passado. Na Europa, até a tarde de quarta, todas as grandes montadoras já haviam anunciado a paralisação de suas unidades. Fiat, Ferrari, Lamborghini, Seat, Jaguar Land Rover (as três últimas do grupo VW), Renault, PSA (que produz Peugeot, Citroen, Vauxhall, Opel e DS), Volkswagen, Ford, Daimler-Mercedes Benz e BMW fecharam fábricas por ao menos duas semanas e estudam programas de lay-off (suspensão de trabalho temporária) ou demissão voluntária. A crise do setor automobilístico pode atingir até 13,8 milhões de empregos diretos e indiretos no continente, segundo a Acea (associação europeia de fabricantes), ou 6,1% do mercado de trabalho europeu. Governos dos principais países responderam com projetos de compensar parte dos salários dos trabalhadores em licença compulsória ou de elevar benefícios para os desempregados ou afastados por doença. Economistas, no entanto, alertam que países muito endividados, como a Itália, podem enfrentar problemas para oferecer a proteção social necessária aos trabalhadores afetados pela crise.



Brumado: Prefeito decreta situação de emergência na saúde pública devido ao Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Decreto de Nº 5.244 divulgado pela Prefeitura Municipal de Brumado na última quarta-feira (18), também prevê situação de emergência no âmbito da saúde pública na cidade, bem como dispôs sobre medidas temporárias de prevenção, contágio e enfrentamento decorrente da propagação do coronavírus. Segundo o documento, ficam suspensas, pelo período de 30 dias -- contados a partir desta quinta-feira (19) --, as aulas em todas as escolas da rede pública e privada, as inaugurações feitas pela municipalidade, cirurgias e procedimentos eletivos, consultas especializadas, as atividades regulares da Central de Marcação, atendimentos em consultórios odontológicos da rede pública, todos os programas das Unidades de Saúde da Família, as atividades coletivas do CAPS, férias dos profissionais de saúde, viagens de rotina dos pacientes do TFD, eventos e atividades, públicos e privados, sejam eles de caráter cultural, esportivo ou comemorativo, as visitas de pacientes nas UTI's adulto e as visitas de pacientes em observação. De acordo com o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), a Secretaria Municipal de Saúde emitirá boletins diários para manter a população atualizada acerca da situação objeto deste decreto. Também na última quarta, a Secretaria de Saúde informou que o município possui três casos suspeitos do novo coronavírus. As pacientes são três mulheres entre 35 e 40 anos que tiveram contatos externos na Região Sudoeste e uma fora do país. As três, apresentaram sintomas leves da doença e foram orientadas a ficarem isoladas em casa por até 14 dias.



Brumado: Ministério Público suspende atendimento ao público

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A pedido da Associação dos Membros do Ministério Público da Bahia (Ampeb), a procuradora-geral de Justiça, Norma Cavalcanti, determinou a suspensão do atendimento presencial ao público externo, bem como o acesso aos prédios que integram a estrutura física da instituição. A suspensão do atendimento valerá até o dia 30 de março, com possibilidade de prorrogação. O MP também suspendeu as sessões dos Órgãos Colegiados. Todo atendimento no período será realizado de forma eletrônica ou por telefone. Somente alguns casos serão atendidos presencialmente, a depender da situação, com fornecimento de meios de proteção à saúde das pessoas envolvidas. Nesses casos, os servidores trabalharão em um sistema de rodízio, com exclusão dos profissionais com mais de 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas. O ingresso aos prédios só será permitido para os membros que necessitem exercer funções presencialmente, aos advogados e profissionais do Sistema de Justiça, assim como as pessoas notificadas a comparecer às sedes. Anteriormente, o MP-BA já havia instituído o teletrabalho, mas não havia suspendido o atendimento presencial, restringido o acesso do público a alguns setores do órgão.



Sobe para 28 o número de casos confirmados do novo coronavírus na Bahia

Foto: Reprodução l Reuters

 A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou 10 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado na noite de quarta-feira (18). Com isso, o total vai para 28 registros de pacientes contaminados pela Covid-19.  Bahia registrou 747 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), de janeiro até a noite de quarta. Desse total, além dos 28 confirmados, 335 aguardam análise laboratorial e 384 foram descartados. O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital. Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.



Em conversa com prefeitos, Rui Costa diz que vai ter queda de arrecadação e anuncia cortes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse aos prefeitos nesta quarta-feira (18) que vai ter queda na arrecadação por causa do coronavírus. O anúncio foi feito durante live do chefe do Executivo direcionada aos gestores municipais. "Não gosto de ser portador de notícia ruim. Vai haver queda sim de arrecadação. Não haverá nenhuma dúvida, no âmbito federal, estadual e municipal. Vamos se preparar. Solicitei ao secretário da Fazenda medidas cautelares. Bloqueio de parte do orçamento das secretarias, menos a da Saúde, para eventual queda da arrecadação", afirmou. A conversa foi intermediada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), por meio do canal oficial do governo no YouTube.

 



Primeiro caso suspeito de coronavírus em Livramento de Nossa Senhora deu negativo

Foto: Divulgação

A  Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora se pronunciou nesta quarta-feira (18) por meio da imprensa local sobre o primeiro caso suspeito de coronavírus no município. O paciente havia feito uma viagem a Itália e quando retornou apresentou sintomas moderado. Segundo o secretário da pasta, Gerardo júnior, os exames enviados ao Lacen de Salvador deram negativo. A secretaria de saúde reforça as ações de prevenção e pede a população para se prevenir com a higienização das mãos, evitar aglomerações, UPAs e hospitais, eventos festivos religiosos e viagens sem necessidade. Na Bahia já são 18 casos confirmados, sendo 9 casos em Salvador, 5 em Feira de Santana, 3 em Porto Seguro e um em Prado. Outros 278 aguardam análise laboratorial e os demais foram descartados. No total, 46 municípios fizeram notificação. De janeiro até esta quarta-feira (18), a Bahia registrou 671 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. 



Petrobras reduz preços da gasolina em 12% e do diesel em 7,5%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras informou que a partir desta quinta-feira (19), vai reduzir preço da gasolina em 12%, depois de ter anunciado, na semana passada, queda de 9,5% para o combustível. O preço do diesel terá queda de 7,5%, acima da redução de 6,5% ocorrida na semana passada. Os preços dos combustíveis da Petrobras seguem a política da empresa de repassar para o mercado a paridade com o preço internacional. A Petrobras informou ainda que vai reduzir o preço do diesel marítimo em 7,7% e das térmicas em 7,6%, para o diesel S500, e em 7,8% para as unidades que utilizam S10. 



Brumado: Atendendo recomendação, 20ª Coorpin suspende visitas na carceragem da delegacia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia determinou que, a partir da próxima quinta-feira (19), por 15 dias, as portas de delegacias que possuem carceragem e presídios baianos sejam fechadas para visitantes. A decisão foi determinada, na terça-feira (17), pelo governador Rui Costa (PT), como medida para conter o novo coronavírus. Em entrevista ao 97NEWS, o delegado titular da 20ª Coorpin, Samuel Paz, assim como em todo pais, foi sugerido algumas medidas a serem adotadas, afim de prevenir a proliferação do Covid-19, o coronavírus. "Essas medidas vão desde evitar aglomerações de pessoas nos recintos e contato humano, evitando a proliferação do vírus. Então, atendendo à essas medidas, a nossa unidade sinalizou no sentido de proibir a visita dos familiares aos presos. Mas é bom destacar que a alimentação, os produtos de higiene e todos os produtos que os familiares trazem para os custodiados vão poder entrar na unidade", disse o delegado. 

 

 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com Samuel, está sendo informado aos detentos sobre a sua higienização, sendo possível inclusive que os familiares tragam álcool em gel e produtos sanitários para que os presos possam se prevenir. "Foi solicitado à eles que lavem as mãos frequentemente. O uso do álcool em gel foi liberado à eles, e a medida é esta, voltada para a prevenção e não proliferação do vírus tanto aos custodiados, quanto nos servidores", esclareceu o titular. Questionado se a medida pode durar cerca de 15 ou até 30 dias, como em alguns decretos do governo, ele ressalta que cada caso é avaliado de acordo com o avanço da pandemia. "É uma medida que o governo do estado avalia por semana. Então os familiares poderão vir aqui todas as quartas-feiras, mas apenas para entrega dos alimentos ou produtos de higiene", diz Samuel Paz. Sendo Brumado com o maior número de custodiados, cerca de 31 atualmente, o delegado ainda afirma que a medida vale para todas as delegacias que possuem carceragem na região da 20ª Coorpin. "A prevenção será para todas as delegacias da 20º Coorpin com carceragem", finaliza Samuel Paz, delegado titular da  20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin).



Brumado registra três casos suspeitos do novo coronavírus; pacientes são mulheres entre 35 e 40 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Três casos suspeitos do novo coronavírus estão sendo investigados nesta quarta-feira (18), pela Secretaria Municipal de Saúde de Brumado. A coleta do material vai ser realizadas ainda hoje. Os casos começaram a ser registrados esta semana e ainda são investigados pela equipe da Vigilância Epidemiológica (Vigep). As pacientes, três mulheres, uma de 35 e outra de 40 anos, além de uma terceira com idade não revelada, apresentam sintomas relativos à doença e possuem histórico de viagem para a Região Sudoeste e um para fora do país em países onde há a circulação da Covid-19. Os quadros clínicos encontram-se estáveis e sem complicações clínicas que exijam internações. As pacientes estão em isolamento domiciliar e seguem monitorados diariamente pelos serviços de saúde local. “Não há motivo para pânico. Vamos encaminhar os exames para o Lacen em Salvador onde é realizado o monitoramento dos casos suspeitos. Temos uma estrutura com o Plano de Contingência”, tranquiliza o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres. As amostras desses casos passarão pela análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Bahia, onde serão examinadas as possibilidades de vírus respiratórios. 

 



Brumado: Prefeitura divulga 'decreto' que suspende aulas em escolas municipais e particulares a partir de quinta-feira (19)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado, divulgou na manhã desta quarta-feira (18), o Decreto de N° 5.244, que ainda vai ser publicado no Diário Oficial do Município, no qual prevê a suspensão das aulas em escolas municipais e particulares a partir da próxima quinta-feira (19). A informação foi passada pela administração municipal na manhã de hoje. A decisão tem por objetivo a prevenção do novo coronavírus (Covid-19). Segundo o Decreto, ficam suspensas as atividades relacionadas, pelo período de 30 dias, no âmbito do Município de Brumado, a partir de quinta-feira (19) como medida de prevenção ao contágio pelo coronavírus. "Ficam suspensas aulas em todos os estabelecimentos de ensino público e privado, em todos os níveis de ensino", diz o decreto. Além disso, o documento também proíbe inaugurações públicas, cirurgias e procedimentos eletivos, bem como consultas especializadas, -- devendo-se ocorrer somente atendimentos ambulatoriais de urgência avaliados pela Central de Marcação --, atendimentos em consultórios odontológicos da rede pública, visitas de pacientes nas UTI's adulto, garantindo-se aos familiares a condição clínica do paciente, através de boletins diários, entre outras suspensões. O Decreto também chama a atenção dos bares, restaurantes, clínicas de saúde e demais estabelecimentos particulares, no qual devem observar o máximo de rigor no cumprimento dos procedimentos de biossegurança quanto à contenção da disseminação do COVID-19. Na Bahia já são 18 casos confirmados da doença, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). (Veja o Decreto)