ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2020"

Brasil tem alta no número de feminicídios em 2019

Foto: Reprodução l G1

O Brasil teve um aumento de 7,3% nos casos de feminicídio em 2019 em comparação com 2018, aponta levantamento. Segundo o site G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. São 1.314 mulheres mortas pelo fato de serem mulheres – uma a cada 7 horas, em média. A alta acontece na contramão do número de assassinatos no Brasil em 2019, o menor da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O país teve 19% menos mortes em 2019 que em 2018. Se forem consideradas apenas as mortes de mulheres, o que inclui também os casos que não são classificados como feminicídios, houve uma diminuição de 14% – menor, mas, ainda assim, um recorde. É o segundo ano seguido em que o número de mulheres vítimas de homicídios cai, mas os registros de feminicídios crescem no país. Em 2019, houve uma alta de 12% nos feminicídios e uma queda de 6,7% nos homicídios dolosos de mulheres. O primeiro levantamento sobre feminicídios no país foi publicado em 2018 e, desde então, ele é feito todos os anos. No próximo domingo (8), é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Desde 9 de março de 2015, a legislação prevê penalidades mais graves para homicídios que se encaixam na definição de feminicídio – ou seja, que envolvam "violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher". Os casos mais comuns desses assassinatos ocorrem por motivos como a separação.



Brasil: Ministério da Saúde confirma 3º caso de coronavírus em SP

Foto: Reprodução

O terceiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quarta-feira (4). A análise foi feita em conjunto com as secretarias de saúde municipal e estadual de São Paulo. Conforme apurado pela Folha, o primeiro exame foi feito na rede privada e deu positivo. Exames de contraprova foram realizados pelo Instituto Adolfo Lutz. Os resultados foram positivos. O Ministério da Saúde ainda afirmou que as autoridades investigam outro possível caso confirmado de coronavírus na capital paulista. Os exames de contraprova estão sendo realizados.



Casos de ataques cardíacos aumenta em Brumado, aponta relatório do SAMU 192

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cada hora, 40 pessoas morrem em decorrência de doenças do coração. As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil. De acordo com o último levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardíacas chegam a atingir, por ano, mais de 300 mil vítimas. O estudo também aponta que infartos e derrames (AVCs) lideram as estatísticas. A pesquisa mostra, ainda, que homens acima dos 60 anos lideram os atendimentos. Um relatório apresentado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na região de Brumado em 2019, confirmam o aumento dos casos. Segundo a coordenadora regional do SAMU, Regina Coqueiro, entre as ocorrências que mais chama a atenção, é o crescimento nos registros de infartos. “Os acidentes diminuíram, mas, em contrapartida, tivemos muitos problemas cardiológicos, como a questão do infarto que está assustando a própria equipe do Samu. Não sabemos se é por conta do estilo de vida que leva a gente a acarretar sérios problemas de saúde. Precisamos buscar a raiz dos problemas a fim de articular como podemos resolver”, afirmou. Por mês, em média, foram registrados até 38 casos de ataques cardíacos na região. Coqueiro ainda frisou que o Samu não é só um serviço de transporte de emergências, mas também promove, posteriormente, um trabalho de análise desses números com o objetivo de buscar soluções. O levantamento também mostrou que Brumado foi a cidade como o maior número de atendimentos na região, com uma média de 4 a 5 atendimentos por dia.

 



Em Salvador, Fabrício Abrantes é recebido em audiência pelo prefeito ACM Neto

Foto: Divulgação

Jovem promessa da política de Brumado, o pré-candidato a prefeito Fabrício Abrantes, cada vez mais, se consolida como liderança política regional, chamando a atenção para as grandes necessidades do município e aglutinando forças de oposição. Considerado um nome em ascendência política, Fabrício esteve em Salvador, nesta terça-feira (3), em audiência com o prefeito municipal ACM Neto, quando discutiram o cenário político atual. Fabrício Abrantes falou ao prefeito sobre as articulações em torno da pré-campanha, sobre as importantes lideranças que tem conquistado e, ainda, do apoio da população brumadense à sua pré-candidatura. Na audiência, também foram discutidas as demandas locais, como investimentos e incentivos necessários para o crescimento de Brumado e região. "O prefeito ACM Neto é um verdadeiro anfitrião. Mesmo diante dos compromissos e responsabilidade em administrar uma cidade do porte de Salvador, ele nos deu atenção especial. Este foi um momento importante que marca mais um passo da nossa caminhada como pré-candidato e isso, sem sombra de dúvidas, só fortalece o nosso projeto, com o apoio de um dos prefeitos mais bem avaliados do País", avaliou Fabrício Abrantes, presidente do DEM em Brumado.



Correios lança a opção 'Entrega no Vizinho'; remetentes poderão indicar endereço alternativo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para atender a uma sugestão recorrente dos clientes, os Correios lançaram a funcionalidade Entrega no Vizinho. A novidade permite ao remetente indicar um endereço alternativo, próximo ao do destinatário, para a entrega da encomenda. A opção, que não tem nenhum custo adicional e está disponível para todo o país, facilitará a entrega de objetos, mesmo no caso da ausência do destinatário no endereço principal. A funcionalidade abrange exclusivamente as remessas SEDEX e PAC, não altera o prazo da entrega e é registrada no sistema de rastreamento. A opção vai funcionar assim: O remetente deve declarar na etiqueta de endereçamento que a Entrega no Vizinho está autorizada e indicar o domicílio alternativo autorizado a receber o pacote, informando ao atendente no momento da postagem. O endereço indicado pode ser uma das duas casas à direita, à esquerda ou à frente do endereço principal. Em prédios, qualquer apartamento pode ser indicado para recebimento. Caso o destinatário esteja ausente, o carteiro tentará entregar a encomenda no endereço vizinho indicado. Para a utilização dessa funcionalidade, não são aceitas etiquetas de endereçamento diferentes dos modelos disponibilizados pelos Correios. Uma inovação no sistema de rastreamento também foi implementada pelos Correios. Agora os clientes também são informados sobre a data prevista para entrega da encomenda. A funcionalidade está disponível no site dos Correios para encomendas nacionais e remessas postais (econômicas e expressas). Em breve estará acessível no APP Correios, e abrangerá as postagens internacionais e demais serviços rastreáveis. 



Brumado: 12 anos depois, júri absolve 3 PMs acusados de homicídio; o fato aconteceu na 'Cascalheira'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Justiça absolveu na noite de terça-feira (03) os três policiais militares acusados de matar dois suspeito, sendo que um deles sobreviveu após levar vários disparos. Os jurados aceitaram a versão dos réus, de que eles atiraram para revidar os tiros que teriam disparados por Malfrine Jean Sodré de Souza e Paulo Roberto De Aragão Borges no dia 7 de maio de 2008 na localidade conhecida como "Cascalheira", próximo a rodovia da PP-CAT (estrada da Magnesita). Desse modo, os agentes, continuam na ativa. O Ministério Público Estadual da Bahia (MPE-BA) não concordou com a decisão do júri que ocorreu no Fórum Juíza Eleonor da Silva Abreu, e durou quase 12 horas. Para a acusação, os agentes da Polícia Militar Jorge Reis Santos, Ademir Alves de Jesus e Adeilton Oliveira Silva, ambos lotados na (34ª CIPM), deveriam ser condenados pelo crime de assassinato porque executaram uma vítima, e a outra conseguiu sobreviver após se fingir de morto. Ainda segundo a acusação, o crime foi planejada horas antes. De acordo consta no processo, "naquela noite as vítimas caminhavam pela rua que margeia a linha férrea, com destino a suas residências, quando foram abordadas pelos referidos policiais, que estavam em uma caminhonete ranger padronizada. Foram revistados e os policiais determinaram que subissem na carroceria e permanecessem deitados". Mas essa versão não convenceu a maioria dos jurados, que, em votação, absolveram os três policiais por acreditar que eles agiram em legítima defesa. "Jorge Reis Santos, Ademir Alves de Jesus e Adeilton Oliveira Silva absolvidos das práticas delitivas descritas na decisão de pronúncia", disse o Juiz Genivaldo Alves Guimarães ao ler a sentença após a decisão do júri popular. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O julgamento começou as 08h30 da manhã de terça, com o depoimento do sobrevivente e os interrogatórios dos três réus. De acordo com a defesa dos PMs, o trio nega ter executado Paulo Roberto. Alega que naquela noite a guarnição comandada pelo Sargento Jorge Reis, fazia um patrulhamento ostensivo de rotina na região da Cascalheira, quando a viatura foi alvejada por disparos de de arma de fogo. Os policiais reagiram e também atiraram e que foi solicitada outra guarnição para dá apoio e, que minutos depois, um suspeito foi encontrado caído ao solo baleado, e os policias de pronto prestaram socorro, mas a vítima acabou falecendo na unidade hospitalar. Já a promotoria diz que o resultado foi previamente ajusto. Conforme o MP, a ação dos PM´s teve como objetivo "dar fim à vida de dois suspeitos, sendo que um sobreviveu por ter fingindo de morto e declarado que os policiais desferiram-lhes vários tiros, matando o primeiro e ferindo o segundo, cuja morte não se consumou por circunstâncias alheias à vontade dos ora réus, posto que ele fingiu-se de morto, conseguiu fugir e foi socorrido". A tese da defesa que os policias faziam ronda naquela noite prevaleu e o juri absolveu os réus que também foram afastados pela polícia militar e que, a cerca de oito meses atrás, por uma decisão judicial, foram reintegrados ao quadro da 34ª CIPM. Os três policiais militares comemoraram a decisão. 

 



Brumado: Presidente da Aucib vai ao Legislativo fazer prestação de contas

Foto: Divulgação

Em sessão ordinária realizada na segunda-feira (02), o presidente da Auditoria Pública Cidadã (Aucib), Genivaldo Azevedo, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Brumado para fazer a prestação de contas de sua gestão. Na oportunidade, Azevedo relatou as inúmeras ações que a entidade representou nos mais diversos órgãos. “Muito em breve o resultado do nosso trabalho terá uma grande visibilidade, podem ter certeza disso”, garantiu. Ele continuará fazendo parte da diretoria da Aucib e assegurou que a linha de trabalho será a mesma. Um dos pontos destacados por ele é que a auditoria expandiu o seu raio de atuação para várias cidades da Bahia, gerando respeito e credibilidade à entidade.



Rio de Contas: 'Bebê morre após nascer em via pública e depois é enterrado sem autópsia', afirma vereador

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um fato grave chamou a atenção dos moradores da linda e aconchegante cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Na última segunda-feira (02), em sessão ordinária na Câmara de Vereadores da cidade, o vereador Vinícius Costa (PSDB) levou ao conhecimento da população e dos demais vereadores da Casa, um fato ocorrido no dia 15 de fevereiro, no qual segundo o parlamentar, um recém-nascido deu entrada no hospital público da cidade, levado pelos braços do pai, no qual informou que o seu filho havia nascido no meio da rua. As informações são do site Sertão Hoje. Ainda segundo o vereador, não se sabe ao certo se o recém-nascido chegou ou não com vida ao hospital, mas o fato é que, ao invés de encaminhar o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, o mesmo foi entregue à família para que fosse sepultado, no entanto, não foi fornecida a guia de sepultamento. “Sabe quando essa guia foi expedida? Até hoje ainda não foi e a criança foi sepultada sem guia de sepultamento”, disse na plenário o vereador. De acordo com o parlamentar, o caso estaria sendo mantido em sigilo pelo Diretor Administrativo do Hospital, Adílio Aparecido da Silva. “O Diretor pediu a algumas pessoas que aguardassem, sob a justificativa de que estaria pensando numa solução. Pediu ainda que não comentassem com ninguém para que o assunto não chegasse ao conhecimento da população”, afirmou Costa. O caso será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil.



Brumado: Juiz alerta usuários sobre o compartilhamento de mensagens em aplicativos ou redes sociais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quem de nós já não leu nas redes sociais “desabafos”, “xingamentos”, “críticas ferozes” sobre pessoas, instituições e situações vivenciadas. Diante da manifestação, pode-se facilmente apertar a tecla “curtir” ou mesmo, em conforto à manifestação, “compartilhar”. A questão é a de que se na publicação originária houver, em tese, o cometimento de um crime como: calúnia, injúria ou difamação. Quem compartilha e curte, também pode está fomentando possíveis "Fake News". Segundo o juiz do Juizado Especial Cível Criminal de Brumado, Dr. Rodrigo Britto, administradores e membros de grupos de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, ou em páginas de redes sociais, à exemplo do Facebook, devem tomar alguns cuidados na hora de curtir ou compartilhar publicações, especialmente em ano eleitoral. Em um caso mais recente, dois administradores e um membro de um grupo sobre política na cidade, foram penalizados em razão de uma postagem ofensiva. Os três vão ter que pagar ao ofendido, que neste caso trata-se do então Prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), um valor total de R$ 3.500 de identização por danos morais. Para Dr. Rodrigo, a discussão política em grupos é legítima, porém é preciso não exceder o limite da liberdade de expressão com publicações caluniosas e ofensivas. “A gente deve ter uma análise objetiva e não imputar às pessoas características negativas, que não tem nada a ver com a questão política que está sendo debatida”, ressaltou. O juiz ainda deixou claro que, além do autor da publicação ser responsabilizado civilmente, os administradores do grupo também são considerados coautores nesse tipo de infração. “Como eles têm poder de excluir ou incluir alguém dentro do grupo, se eles veem alguém tendo algum comportamento ofensivo, injurioso ou calunioso, eles têm o dever de excluir essa pessoa do grupo, de tomar uma atitude para cessar aquela atitude”, alertou o magistrado. É bom salientar que, no mundo complexo e com alta velocidade de informações que os aplicativos de mensagens tem, devemos redobrar o cuidado com o que curtimos ou compartilhamos, porque ao fim de tudo, pode gerar muito incômodo e problemas judiciais. O uso consciente das redes sociais exige cuidados redobrados em tempos de fúria, ódio e emoções à flor da pele. Ainda mais quando se compartilha sem ler ou sem reflexão. 



Brumado: Família aumenta renda em casa vendendo material reciclável

Freezer comprado com o dinheiro da reciclagem - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já pensou se todo dia você tropeçasse com dinheiro pela rua? Isso acontece e você, nem se dá conta. Mas, onde nós vemos sujeira e lixo, a família da Dona Lurdinalva Pereira, de 69 anos, vê uma renda extra para a família. É com uma montanha de latinhas e outros materiais que ela compra móveis, eletrodomésticos e ainda ajuda os filhos. No quintal de casa, na Vila Presidente Vargas, entre alumínio, papelão e metais, Dona Lurdinalva guarda todo material recolhido nas ruas e depois revende para uma empresa de reciclagem de Brumado. “Com o dinheiro da reciclagem eu viajo e compro meus móveis de casa. Agora mesmo acabamos de comprar uma freezer novinha, e detalhe, à vista”, conta sorridente. Segundo seu filho Alex Passos, de 37 anos, a sacada para ganhar dinheiro com reciclagem surgiu há 15 anos, depois que o carro de coleta demorava para recolher o lixo. "Nós tínhamos uma dificuldade na Vila que era a demora da coleta, então nesse intervalo, os cachorros rasgavam as sacolas e espelhavam o lixo pela rua. E ai surgiu a necessidade de recolher materiais como garrafa pet, papelão, plástico, latinhas, enfim, fomos juntando e começamos a vender para a empresa", lembra Passos. 

Boa parte do material é guardado no fundo da casa - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo ele, ao longo dos 15 anos, a família já comprou vários móveis e sempre quando alguém precisa de uma ajuda, sua mãe colabora. "Recentemente compramos uma freezer de R$ 1.500 e pagamos a vista, porque sempre quando tinha reunião de família aqui em casa, e a família é grande, tínhamos dificuldades em guardar alimentos e bebidas, mas agora graças a Deus temos uma na cozinha", disse o filho de Dona Lurdinalva. Mas o que deixa a família um pouco triste é o preconceito que vem dos próprios parentes, que de acordo com Alex, no início surgiam apelidos como "Lixeiro". "Até os meus próprios parentes tinham vergonha de mim porque eu juntava o material. Sempre que eu passava pela rua gritavam, [olha o lixeiro]. Mas por incrível que pareça, quem antes me julgava, hoje faz o mesmo, ou seja, viu na nossa atitude uma oportunidade de ganhar dinheiro", afirma Passos.

 



Galvão Bueno diz que não vai narrar a Copa do Mundo de 2022; 'Eu vou estar lá, mas não vou narrar',

Foto: Divulgação l TV Globo

Um dos mais marcantes narradores da história da transmissão esportiva brasileira, Galvão Bueno afirmou na terça-feira (3) que não vai narrar os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2022, que será realizada no Qatar. Galvão deu essa declaração durante gravação do programa Altas Horas, da Rede Globo, que irá ao ar neste sábado (7). O locutor já narrou 12 copas, sendo a primeira em 1974. Galvão atua como narrador pela emissora Globo há 39 anos, transmitindo eventos não só do futebol, como vôlei, basquete, automobilismo, atletismo e MMA. Em seu lugar, deverão atuar os narradores Luís Roberto, Cléber Machado e Gustavo Villani. 



Bahia tem cerca de 93 mil pessoas à espera da liberação de benefícios do INSS

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia tem 92.798 pessoas à espera da liberação de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A maioria (18.961) por aposentadoria por idade. Aposentadoria por tempo de serviço (15.993) e pensão por morte (9.900) ficam logo em seguida. Por lei, o INSS tem até 45 dias para conceder os benefícios às pessoas que já tenham feito a entrega dos documentos. O prazo, no entanto, não é cumprido na Bahia. No estado, a média de espera é quase o dobro: 83 dias. Na segunda-feira (2), o Governo Federal publicou uma medida provisória pra contratação de servidores sem concurso público para tentar reduzir essa fila. Um dos pontos da lei prevê a contratação de servidores aposentados para atuarem na mesma área de quando estavam na ativa. De acordo com o governo, esse trecho da MP é voltado especialmente para a tentativa de reduzir a fila de pedidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 



Brumado: Com cerca de 115 anos, brumadense pode ser uma das pessoas mais idosas do mundo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Antônia Amélia Dias, mais conhecida como Dona Antônia do Morro, já não enxerga e fala com muita dificuldade. Moradora da região do André, na entrada da comunidade do Jacaré, zona rural de Brumado, ela possui cerca de 115 anos, conforme relatos dos familiares. Em entrevista ao site 97NEWS, a nora de Dona Antônia do Morro, Cleusa, conta que, no documento de identidade, pode não constar a idade correta da idosa, visto que, no passado, costumava-se registrar as pessoas muito tempo depois do nascimento. Apesar das dificuldades da idade, a idosa é ativa, tem a saúde em dia e come perfeitamente. “Quero inteirar 120 anos”, declarou Dona Antônia. Caso seja confirmada a idade da brumadense, ela pode ser reconhecida como uma das pessoas mais velhas do mundo. 



Anagé: Vice-prefeito sofre tentativa de homicídio e tem carro atingido por tiros

No momento dos disparos o vice-prefeito não estava no veículo - Foto: 97NEWS

No fim da tarde de segunda-feira (02), o vice-prefeito do município de Anagé, a 85 km de Brumado, Enoque Nolasco (PP), sofreu uma tentativa de homicídio em sua fazenda localizada na comunidade de Formosa, próximo ao distrito de Lindo Horizonte, zona rural do município. Segundo apurou o site 97NEWS, os criminosos atingiram sua picape Hilux com vários disparos de arma de fogo. As cápsulas ficaram espalhadas pelo chão. Por sorte, segundo fontes ligadas ao vice-prefeito, Nolasco já havia saído do veículo antes mesmo dos criminosos chegarem. Devido ao fato do veículo possuir película escura nos vidros, e já estava escurecendo no momento do crime, os suspeitos não sabiam que a vítima já não estava mais na picape. 

Cápsulas deflagradas no veículo - Foto: 97NEWS

Ainda segundo apurou a reportagem, não satisfeitos, os criminosos levaram alguns pertences e arrebentaram o sistema de som na tentativa de furta-lo. Testemunhas relataram que viram quatro homens armados em outra picape passando pela fazenda momentos antes do ocorrido. Enoque Nolasco, que também é pré-candidato a prefeitura de Anagé em 2020, ficou muito assustado. A Polícia Civil vai investigar o caso. 

O painel do veículo foi destruído pelos criminosos - Foto: 97NEWS


Moradores da comunidade do Fundão em Brumado cobram abastecimento de água pelo carro-pipa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 10 famílias que moram no povoado de Fundão, zona rural de Brumado, a cerca de dois anos vivem sem abastecimento de água. As famílias usam a água da chuva ou de açudes para fazer as tarefas domésticas e alimentar os animais. O carro-pipa que abastecia as casas já não passa mais pela comunidade, por isso, os moradores precisam pegar água barrenta para alimentar os animais ou usar nos banheiros. O reservatório de água da casa da Lucilene Ferreira Silva está vazio e a dona de casa precisa de abastecimento para realizar as tarefas na qual envolve a alimentação das duas filhas e a sogra de 60 anos. "A gente precisa da água, o único lugar para nos abastecer é um pequeno tanque que só junta água nas chuvas, mas seca rápido. O que nos salva aqui é a cisterna que capta água das chuvas", lamenta a moradora. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com Lucilene, em dois anos, o carro-pipa só abasteceu a comunidade apenas uma vez. "E só foi lá na comunidade porque eu fui na prefeitura reclamar, depois disso, numa mais foram", afirma a dona de casa. A lavradora Neuza Rosa de Jesus afirma que é a única água que ela tem disponível para usar em casa é a da cisterna. "Essa é a única água que nós temos na localidade para gasto, para dar para para os animais, lavar os pratos, o banheiro. Ai de nós se não fosse essas cisternas", contou Neuza.



Homem de 64 anos é encontrado morto às margens da BA-026, em Tanhaçu

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 64 anos foi encontrado morto às margens da BA-026, próximo ao município de Tanhaçu. Segundo a Polícia Civil, Cícero Alves Correia, que é natural de Milagres, foi encontrado sem vida dentro de um veículo Gol com placas JPD-4961 e, em estado de decomposição. Ainda segundo o Departamento de Políca Técnica (DPT), não havia lesão pelo corpo. Ao lado da vítima, foram encontrados vários medicamentos de uso continuo. O corpo de Cícero foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), de Brumado para ser necropsiado.



Brumado: Curso de Direito da UNEB está entre os que mais aprovaram na OAB em 2019

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Duas instituições baianas ficaram entre as que mais aprovaram alunos no XXX Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O curso de Direito da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Brumado, foi a instituição baiana mais bem colocado no exame. Dos 34 candidatos que prestaram o exame, 21 foram aprovados, taxa de 61,76%, sexto melhor resultado do pais e segundo melhor das Regiões Norte e Nordeste. Já o curso da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, apareceu na 12º colocação do ranking, com aprovação e 56,54% dos candidatos que se submeteram ao exame. O primeiro lugar ficou com o curso da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – 69,01%, seguido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – 68,57%, Universidade Federal de Goiás (UFG) – 65,71%, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 64,96% e Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) – 64,44%. Um total de 17 instituições em todo o país tive desempenho superior a 50% de aprovações, considerando faculdades que tiveram pelo menos 20 alunos realizando o exame. O resultado de aprovações do curso da Uneb de Brumado foi comemorado pelos estudantes e pelo coordenador, professor Eunadson Donato. Ele acredita que o resultado positivo foi possível devido “à busca de forma consciente dos alunos em seus projetos de vida, devido à condição social que estão inseridos, dedicação, direcionamento e condução dos docentes e técnicos da Uneb”. O curso é um dos mais novos entre os melhores colocados, tendo sido iniciado em 2012 e formado apenas três turmas até o momento. “Em tão pouco tempo de existência, com alunos dedicados e conscientes enquanto sujeitos históricos e com professores brilhantes, que se dedicam ao ensino e à pesquisa também, o resultado não seria outro, sucesso total”, disse. O coordenador disse que, apesar do sucesso, ainda são muitos os desafios do curso, que ainda não possui sede própria, funcionando em um imóvel alugado. Além do curso de Direito, a Uneb oferece Letras, Pedagogia e Administração Pública, este último na modalidade EaD.

 



Governo do Estado reconhece situação de emergência em Presidente Jânio Quadros e mais 3 cidades da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o governador Rui Costa (PT) reconheceu o quadro de "situação de emergência" declarado nas cidades de Boa Vista do Tupim,  Quijingue, Presidente Jânio Quadros e Nordestina. O prazo dado foi de 180 dias, contados a partir desta terça-feira (3), em todos os casos. O motivo também é o mesmo: os danos decorrentes da estiagem. Segundo o decreto, a seca tem afetado as atividades econômicas dos municípios. Então, com essa medida, as prefeituras poderão fazer contratações com dispensa de licitação, a fim de minimizar os prejuízos obtidos com a estiagem. 



Brumado: Moradores e comerciantes cobram reforma da praça Clóvis Coqueiro, a 'Praça do Comando'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores do bairro Dr. Juracy cobram a reforma da praça Clóvis Coqueiro, a "Praça do Comando" que há vários anos não passa por uma reforma, e está sendo local de acúmulo de lixo. Sujeira, entulho e iluminação são umas das reclamações apontadas pelos moradores. Segundo o comerciante Alcione Silva, há 25 anos ele possui uma serralheria na localidade, e há cerca de oito anos vem presenciando um total abandono da praça. “É de calamidade, porque politicamente falando as pessoas que deveriam interessar não ligam, então é feio, acredito que até pra o município é feio, porque na entrada da cidade uma praça nessa situação. Cheia de lixo, árvores abandonadas, e teve a situação de um vizinho que pagou para podar os galhos que estavam caindo”, relata. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo o comerciante, boa parte do entulho jogado na praça vem dos próprios moradores. "Eu não posso dizer pra você quais os nomes, mas é comum os próprios moradores jogarem lixo e entulho aqui. E quando eu vejo eu cobro deles a irregularidade", afirma Silva. Para o morador Carlos Evangelista, a reforma da praça vai trazer uma revitalização para os moradores e o comércio local. “O vandalismo toma conta do local e a iluminação é precária. A praça é frequentada por jovens, estudantes e moradores, mas não trás nenhuma condição de lazer”, relata. A reportagem não conseguiu contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura do município, mas fica o canal aberto para qualquer esclarecimento por parte da administração municipal no e-mail: [email protected].

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Administradores e membro de grupo de WhatsApp são condenados por danos morais contra o prefeito Eduardo Vasconcelos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Administradores de grupos de WhatsApp são responsáveis por ofensas feitas por membros, caso não ajam para impedi-las ou coibi-las. Pelo menos foi com esse entendimento que o Tribunal de Justiça da Bahia, através da Vara do Sistema dos Juizados (Projudi) de Brumado condenou três brumadenses a indenizar o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) que foi ofendido por outro membro do grupo no aplicativo em R$ 3.500. Os condenados criaram um grupo de WhatsApp denominado "Política de Alto Nível" para comentar sobre a política local. Após o compartilhamento do link de uma matéria por um membro com o título "Vasconcelos terá que devolver mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos", o autor da ação foi chamado de corrupto. A 'tag' foi acrescentada logo abaixo da matéria e dizia: "vc não tem CORRUPTO de estimação, COMPARTILHE". De acordo com a decisão, os administradores do grupo, além de não terem tomado nenhuma atitude contra o ofensor, deu sinais de aprovação, “os réus mantiveram-se inertes, somente excluindo o usuário após tomar conhecimento do ajuizamento da ação. Assim, os réus são corresponsáveis pelo acontecido, pois são injúrias às quais anuíram e colaboraram, na pior das hipóteses por omissão, ao criar o grupo e deixar que as ofensas se desenvolvessem livremente”, diz a sentença assinada pelo juiz de Direito, Rodrigo Souza Britto. Britto ressalta que o criador do grupo não tem função de moderador, mas é designado administrador por ter o poder de adicionar ou retirar qualquer pessoa do grupo. “Ou seja, no caso dos autos, quando as ofensas, que são incontroversas, provadas via notarial, e são graves, começaram, a ré poderia simplesmente ter removido quem ofendia e/ou ter encerrado o grupo”, afirmou o relator. Foram condenados por corresponsabilidade em danos morais os moderadores Douglas Gomes e Valdinei Souza Júnior. "Ante o exposto, julgo procedente o pedido de danos morais para condenar os réus ao pagamento, cada um, da quantia de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais), acrescida de juros de 1% ao mês desde a citação e correção monetária pelo INPC desde a sentença". Ainda diante do julgamento do mérito o membro do grupo Flávio Alves Meira, foi sentenciado em R$ 2 mil por ter sido o autor da postagem. Ante o exposto, julgo procedente o pedido de danos morais para condenar o réu ao pagamento da quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais), acrescida de juros de 1% ao mês desde a citação e correção monetária pelo INPC desde a sentença”. Processos: Nº: 0002697-19.2019.8.05.0032 / Nº: 0002683-35.2019.8.05.0032.