ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2020"

Brumado: IFBA suspende aulas em razão da pandemia do coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Através da Portaria nº 016, de 17 de março de 2020, o diretor geral do Ifba, campus de Brumado, Rui Pereira Santana, resolveu definir esta quarta-feira (17) como dia para orientação aos discentes e servidores da instituição de ensino. Uma Comissão de Planejamento e Execução de Ações de Prevenção Contra o Coronavírus foi instituída para esclarecer sobre os cuidados preventivos com relação à pandemia. Além disso, foram suspendidas as atividades acadêmicas e administrativas no campus, entre os dias 19 e 21 de março. O e-mail [email protected] foi criado para comunicação oficial sobre o assunto, bem como para os encaminhamentos que venham a ser adotados pelo Ifba.



Ministério Público pede maior fiscalização contra aumento abusivo de preços de álcool em gel

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público (MP) da Bahia pediu aos órgãos de proteção e defesa do consumidor que intensifiquem a fiscalização nos estabelecimentos que comercializam produtos utilizados contra a disseminação do coronavírus, como máscaras, luvas e álcool gel, entre outros. Segundo o MP, a preocupação é evitar “a ação de oportunistas” por meio do aumento abusivo de preços e de estoque de produtos para forçar o aumento. O Ministério Público solicita que qualquer irregularidade no fornecimento ou no aumento dos preços dos produtos, além de outras situações ilegais ou abusivas, seja imediatamente comunicada ao MP.



Rui Costa diz que busca recursos para obras da 2ª etapa da barragem e Esgotamento Sanitário de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na cerimônia de assinatura para ordem de serviço da Policlínica Regional ocorrida na última segunda-feira (16), em Brumado, o governador Rui Costa respondeu vários questionamentos da imprensa brumadense. Entre eles, a construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia, que atualmente possui a capacidade de armazenar 17 milhões de metros cúbicos, e se for ampliada, poderá receber até 36 milhões de metros cúbicos. Questionado sobre o assunto, Rui Costa foi cauteloso e culpou o governo federal por bloquear empréstimos à governadores de Estados. "Com essa postura do presidente da república, a situação na minha opinião só se agrava. Então eu não vou prometer fazer tudo de vez, porque não é meu estilo fazer tudo de vez como se o estado tivesse dinheiro. Não tá sobrando dinheiro, tá faltando", disse em seu pronunciamento. Mesmo assim, Rui declarou que está buscando financiamento internacional para obra e reestruturando a Embasa para cumprir o compromisso de ampliação de cota da barragem, para aumentar o volume de água. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outro assunto cobrado pela imprensa local foi a inauguração do presídio, no qual há alguns anos esteve impedido de receber presos devido uma ação na Justiça do Trabalho. Em sua justificativa, o governador declarou que finalmente conseguiu, junto a Justiça, dar um pontapé no processo para que o presídio de Brumado comece a funcionar. “Saímos do impasse judicial que impedia a contratação de mão de obra para unidade e, agora estamos concluindo o processo de licitação para contratar a empresa que irá fazer a gestão da unidade prisional de Brumado", esclareceu. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por fim, um dos assuntos mais questionados pela população, o tão sonhado esgotamento sanitário da cidade, que há décadas joga seus rejeitos no Rio do Antônio, um dos principais e mais importantes afluentes do município e, que hoje, se encontra morto e apenas recebe o esgoto da cidade. Sobre esse assunto, o chefe do executivo estadual  disse que o governo do Estado está limitado na aquisição de crédito e tenta com a Embasa, até mesmo com a venda de ações e empréstimos com bancos, fazer planejamentos e ampliar investimentos neste setor. "O que nós estamos fazendo neste momento é todo um planejamento de custos, para que de um lado, através das ações de venda da Embasa, que serão 40% delas, possibilitando a capitação de R$ 4 bilhões, sendo aplicados os 100% em projetos de água e esgoto. A outra medida, será através de empréstimos, para que possamos assumir este compromisso não só em Brumado, mas em outros municípios", afirmou Rui Costa.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: AABB suspende todas as atividades coletivas, esportivas e recreativas por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Seguindo as orientações das autoridades de saúde frente à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a direção da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Brumado determinou a suspensão de todas as atividades coletivas, esportivas e recreativas a partir de quinta-feira (19). “De acordo às orientações da Federação Nacional das AABBs e dos governos Federal e Estadual, os Conselhos Deliberativo e de Administração resolvem suspender as atividades”, informa a diretoria. Entre as medidas estão: Suspender por 15 dias as aulas da escolinha de futebol, hidroginástica e o Projeto de teatro Abracadabra. Além disso: Suspender a ultilizaçao da sauna por tempo indeterminado; Suspender por prazo indeterminado o aluguel de espaços que possam proporcionar aglomeração de público igual ou superior a 30 pessoas; Suspender por tempo indeterminado a ultilizaçao do salão de jogos. De acordo com a AABB, "outras eventuais medidas poderão ser adotadas ou alteradas conforme orientação Federal, Estadual, Municipal ou da FENABB, que avaliarão o cenário epidemiológico existente", assina Maxuell Barreto, presidente Administrativo da AABB Brumado.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumadenses fazem fila para comprar álcool em gel em estabelecimentos comerciais

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A grande procura por álcool em gel no município de Brumado levou dezenas de pessoas a enfrentar uma fila numa loja localizada na Avenida Centenário para comprar o produto na manhã desta quarta-feira (18), que anda em falta em praticamente todos os estabelecimentos da cidade. O álcool em gel é recomendado para assepsia das mãos, como forma de evitar a propagação do novo coronavírus. Até o momento, 17 casos de contaminação foram confirmados na Bahia. Por conta do avanço dos casos suspeitos de Coronavírus tem sido grande a procura por produtos de limpeza e de proteção como máscaras e álcool em gel em na Capital do Minério. O mototaxista Wanderson Soares chegou as 07h da manhã para ficar na fila e conseguir comprar um dosador de álcool de 400g. "Eu fui em vários supermercados e farmácias, mas não encontrei mais. Como os casos suspeitos aumentaram na Bahia, eu já estou providenciando o álcool como uma forma de prevenção mesmo não tendo casos suspeitos em Brumado", disse. Ivani Oliveira também estava na fila para comprar álcool em gel para a Autoescola onde ele trabalha. "Assim que ficamos sabendo eu vim para cá para tentar comprar. O produto vai ser para higienizar as mãos dos funcionários e alunos", diz. A nossa reportagem conversou com alguns donos de estabelecimentos comerciais da cidade, e a previsão é que. ainda esta semana o comércio seja atendido pelas fábricas que tiveram suas demandas aumentadas, devido o grande volume do produto que foi vendido no país.



Coronavírus: IBGE cancela Censo 2020 por causa da 'pandemia'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A pandemia de coronavírus levou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a adiar para 2021 a realização do Censo Demográfico que estava previsto para este ano. Estavam planejadas visitas de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o Brasil. A informação foi divulgada pelo IBGE na terça-feira (17) em sua página na internet. Além da dificuldade de contatos pessoais dos recenseadores com a população, por causa da covid-19, foi levada em consideração a impossibilidade de treinamento da força de trabalho, que começaria em abril. “Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE”, informou a nota. O próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista para o período entre 1º de agosto e 31 de outubro daquele ano. O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Segundo o IBGE, candidatos que já efetuaram o pagamento da taxa de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.



Bahia: Governo do Estado antecipa pagamentos de aposentados e pensionistas

Foto: Luciano Santos l 97News

Tendo em vista os cuidados especiais para com os idosos em meio à pandemia do coronavírus, o Governo do Estado fechou um acordo com o Banco do Brasil para antecipar o pagamento dos salários dos servidores aposentados e pensionistas, assegurando assim maior comodidade para este público. A ideia é antecipar em um dia, mas agora em março serão na prática três: como o pagamento da folha do funcionalismo cai na terça-feira, dia 31, o depósito previsto para a segunda-feira já estará nas contas desde o sábado, dia 28. “A medida permite maior tranquilidade para este público caso seja necessário ir a uma agência, embora a recomendação, principalmente para aqueles com mais de 70 anos, seja evitar sair de casa e tentar resolver o máximo possível por meios eletrônicos em tempos de pandemia”, afirma o governador Rui Costa. 



Sesab confirma mais 3 casos de coronavírus e número sobe para 17 na Bahia

Foto: Reprodução

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais três casos de contaminação por coronavírus na Bahia. Dois foram divulgados no fim da da tarde de terça-feira (17), sendo dois homens com idade entre 50 e 60 anos. Já na manhã desta quarta-feira (18), a Sesab confirmou mais um caso, no qual o paciente seria um médico de 70 anos que atendeu um dos casos. Com isso, o número total de registros no estado subiu para 17. O resultado foi confirmando por meio de testes. A Bahia registrou 672 casos notificados com suspeita clínica de infecção pela Covid-19. Outros 252 foram descartados e 405 aguardam análise laboratorial. 



Brumado: CDL informa que comércio está funcionando normalmente e emite comunicado com medidas preventivas ao Covid-19

Foto: Divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) seguindo as orientações do Ministério da Saúde, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Prefeitura Municipal, recomenda aos seus associados, consumidores e população em geral que adotem medidas de segurança à saúde para evitar a disseminação do coronavírus - COVID 19. Segundo a CDL, a dinâmica do comércio de lojas físicas implica no contato direto com o consumidor e este contato pode fazer a diferença entre a propagação da doença e sua contenção. "Desta forma, a população deve seguir alguns cuidados para evitar a contaminação", ressalta o órgão. Conforme a CDL, entre as principais recomendações pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família do coronavirus, estão: Cobrir nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir; Evitar tocar nos olhos, boca e nariz; Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, especialmente após contato direto com pessoas, dinheiro e antes de se alimentar; Se o funcionário trabalhar diretamente com dinheiro, disponibilizar luva e máscara; Utilizar álcool gel sempre que manipular cédulas de dinheiro ou tocar em áreas de muito contato; Higienização mais frequente dos estabelecimentos comerciais, com a desinfecção de objetos e superfícies tocados por muitas pessoas como corrimão, maçanetas e balcões, além de objetos pessoais como celulares; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos; Manter os ambientes bem ventilados; Evitar contato próximo com pessoas que estejam com infecções respiratórias agudas; Disponibilizar álcool gel aos clientes; Ao cumprimentar o outro, deve-se evitar abraços, apertos de mãos e beijos no rosto e entre outras medidas. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado ainda informa que o comércio está funcionando em horário normal, e ressalta que a adoção destas medidas é primordial para a prevenção da disseminação da doença. "Estamos à disposição do comércio da nossa cidade para quaisquer esclarecimentos. Contamos a colaboração e o esforço de todos", diz o comunicado da CDL assinado pelo seu presidente Manoel Messias.



Bahia: Sobe para 14 o número de casos do novo coronavírus (Covid-19)

Foto: Reprodução

Um paciente de 72 anos, residente em Salvador, é o 14º caso confirmado de coronavírus (Covid-19) na Bahia. Ele tem histórico de viagem recente ao estado de São Paulo e atualmente encontra-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato. O estado já registrou 671 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 14 confirmados nos municípios de Salvador (5), Feira de Santana (5), Porto Seguro (3) e Prado (1). Outros 252 foram descartados e 405 aguardam análise laboratorial. Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17 horas de quarta-feira (18). É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital. Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.



Cartório Eleitoral de Brumado suspende atendimento ao público

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A partir desta terça-feira (17), uma Portaria (N° 105) publicada pela Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), suspende o atendimento ao público nos Cartórios Eleitorais do estado estará suspenso. A princípio pelo período de 15 dias. A medida foi adotada como uma ação de prevenção ao contágio pelo coronavírus. A Bahia já confirmou 13 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus em Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Pardo, no sul do estado. A suspensão nos trabalhos dos Cartórios Eleitoras poderá interferir no prazo final para regularização do título de eleitor. Pessoas que tiveram o documento cancelado, que precisavam mudar o domicílio eleitoral ou que tirariam o primeiro título, tinham o prazo até o dia 06 de maio.



Em segunda votação na Câmara, projeto que prevê atualização geográfica de Brumado é retirado de pauta por deixar dúvidas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Há alguns anos, o município de Brumado vem apresentando um crescimento demográfico muito grande. E isso é possível perceber de forma ampla e dinâmica, só que, diante da expansão teritorial, se faz necessário, a atualização geográfica, ainda mais que será efetivado em breve o processo de “ceplização”, ou seja, cada bairro terá se próprio CEP, o que irá facilitar a entrega das correspondências. Na sessão da última segunda-feira (16), um projeto do executivo (PL 06/2020) no qual trata-se da atualização geográfica da cidade, foi apresentado pela segunda vez na Câmara Municipal. No entanto, o projeto ia para a segunda votação, só que, após uma forte discussão entre oposição e situação, o mesmo acabou sendo retirado de pauta pelo presidente Leonardo Vasconcelos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo a bancada de oposição o projeto estaria mal explicado e, por isso, deixa muitas dúvidas, pois vários bairros da cidade foram substituídos e outros que foram criados também não constariam do projeto. Segundo o líder do prefeito o projeto só irá beneficiar o município que terá a sua atualização, inclusive com CEPs próprios e, por isso, não poderia se tornar objeto de discussão política. Já o líder da oposição, vereador Zé Ribeiro foi enfático na posição de que o projeto estava incompleto e deixava muitas dúvidas. Nesse impasse, o presidente da casa sugeriu que um representante da administração municipal venha à próxima sessão para detalhar o PL 06/2020 para que ele pudesse ir para a votação.



Rio do Antônio tem primeiro caso 'suspeito' de coronavírus, diz Saúde

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, informou nesta terça-feira (17) que foi registrado o primeiro caso suspeito do novo coronavírus na cidade. De acordo com a pasta, o paciente, um homem apresentou sintomas compatíveis com a doença. Ainda segundo a secretaria, o morador de Rio do Antônio esteve recentemente em São Paulo, e quando retornou apresentou sintomas. "Todas as notificações estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde do Município. Até as 15 horas desta terça-feira, Rio do Antônio registou apenas um caso suspeito. Exames estão sendo avaliados pelo laboratório Lacen em Salvador", informou em nota. Na Bahia, o 13° caso foi confirmado na manhã desta terça-feira pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com isso, o número total de registros subiu de 10 para 13. Os novos casos de contaminações foram registrados em Porto Seguro (2), no sul da Bahia, e também em Prado (1), que fica no extremo-sul do estado baiano. Todos os casos foram importados. De acordo com a Sesab, um dos casos de Porto Seguro é de uma mulher de 35 anos, que teve passagem pelos Estados Unidos Da América. O segundo caso também é de uma mulher, de 42 anos, e que teve contato com um paciente contaminado, que estava na festa de casamento da irmã, em Itacaré. O caso de Prado, no entanto, é de um homem de 42 anos, que teve passagem por Milão e Londres. 



Coronavírus: Empresas públicas e privadas pedem que população priorizem canais digitais de atendimento

Foto: Reprodução

Durante esta semana, várias empresas do setor público e privado do Brasil começaram uma campanha na qual solicitam que os clientes priorizem o uso dos canais digitais de atendimento para se informar sobre a prestação de serviços e atendimentos. A medida faz parte do plano de prevenção adotado pelo Ministério da Saúde para prevenir e conter o avanço da COVID-19. As ações adotadas estão focadas na saúde e na segurança da população. Segundo as empresas, é importante lembrar que as repartições públicas ou empresas privadas prestam serviços essenciais para a população e o papel fundamental neste momento é evitar a disseminação do coronavírus. Conforme os prestadores de servições, ainda que o grau de letalidade do vírus seja considerado baixo, o seu alto poder de disseminação exige que a sociedade se organize para controlar o aumento do número de pessoas contaminadas. Por isso, muitas companhias implementaram "planos de prevenção". Dentre as iniciativas, a restrição de visitas de prestadores de serviços e fornecedores nas instalações e a suspensão de eventos internos e externos. Além disso, os colaboradores que apresentarem sintomas, cumprirão um período de afastamento de 14 dias em casa, atuando de forma remota. Salvo exceção àqueles que apresentarem exame negativo para coronavírus. Para ajudar na adoção das boas práticas de combate ao vírus e na implementação das medidas, algumas empresas lançaram ainda campanhas para “evitar aglomerações de pessoas como reuniões presenciais”, “não compareça, temporariamente, em treinamentos, seminários, workshops ou palestras, sejam internas ou externas”, entre outras. Em Brumado, as repartições públicas emitiram recomendações para prevenção do Coronavírus, à exemplo, a Secretaria Municipal de Educação na qual pede que a direção das unidades escolares orientem e identifiquem alunos  que chegarem com alguns sintomas de gripe. A recomendação inicial é de ligar para os pais e solicitar que estes os busquem nas escolas. Ressaltando que quando os pais identificarem estes sintomas em casa não enviar os alunos as escolas. A medida também vale para escolas estaduais, particular e universidades. Além disso um Plano de Contingência foi montado pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo achatar a curva de progressão da doença, que pode ter um pico ou pode funcionar de forma controlada. 



Conseg entrega pauta de reivindicação e solicita de Rui Costa funcionamento de presídio e implantação do corpo de bombeiros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante visita do governador Rui Costa ao local onde será implantada a Policlínica Regional de Brumado, na manhã de segunda-feira (16), o representante do Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg), Alessandro Silva, entregou nas mãos do gestor estadual um documento com a pauta de reivindicação e solicita do governador Rui Costa a previsão de inauguração do presídio. O documento solicita ainda a implantação da Delegacia da Mulher, Ronda Maria da Penha e instalação do Corpo de Bombeiros, este, já com local doado pelo município para a construção da base. “Tudo isso tem grande visibilidade, por ser o município de Brumado polo regional com referencia na área de educação e saúde, a exemplo da UTI, brevemente a instalação da Faculdade de Medicina e implantação da Policlínica, o que faz com que o município se destaque em diversos segmentos”, diz o documento assinado pelo presidente do Conseg, Glauber Barcelar. Em seu discurso, o governador não deu uma data para a inauguração do Conjunto Prisional de Brumado localizado entre a BR-030 e a comunidade dos Pebas. "Já concluírmos o processo de licitação para colocar o presídio em funcionamento. E só pra lembrar que este tempo todo ele não funcionou por conta de uma liminar judicial na qual queria que o estado mudasse a forma de gestão do presídio. Conseguimos reverter a fase, e agora estamos em conclusão para contratar a empresa que vai gerir o conjunto penal", disse em seu discurso o governador da Bahia. 



Brasil registra a primeira morte de paciente com a Covid-19

Foto: Divulgação

O estado de São Paulo registrou nesta terça-feira (17), o primeiro caso de morte por vítima do coronavírus. A informação foi divulgada pelo governo estadual. Não há informações se a vítima mora na capital paulista e qual o sexo. Ainda não há detalhes ela viajou ao exterior ou se teve contato com alguém contaminado no Brasil. Esse também foi o primeiro óbito registrado no Brasil. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem 152 casos confirmados da doença até esta segunda-feira, com mais 1.777 casos suspeitos de coronavírus. Em todo o Brasil são 234 casos confirmados, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde. O Governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar “de quatro a cinco meses”. No entanto, as medidas restritivas adotadas pela administração estadual, como a suspensão das aulas e a restrição de eventos, não devem ser aplicadas durante todo este período.



Dom Basílio: Atendendo recomendações, prefeito cancela micareta em alusão aos 57 anos do município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após anunciar a programação oficial da micareta 2020, que estava prevista para acontecer nos dias 04 e 05 de abril, o prefeito Roberval Meira (PL), o Galego, da cidade de Dom Basílio, voltou atrás e cancelou o evento. A decisão para cancelar a festa que já estava com todas as atrações contratadas foi para atender recomendações, a exemplo, os decretos com medidas restritivas anunciados pelo governador Rui Costa na segunda-feira (16) que incluem a suspensão de eventos religiosos, esportivos e culturais com mais de 50 pessoas. A micareta em comemoração aos 57 anos de emancipação política da cidade, foi cancelado, no último sábado (14). Em entrevista ao 97NEWS, Roberval disse que resolveu cancelar o evento em virtude do Covid-19, o coronavírus. Segundo ele, a decisão levou em conta o fato de que a festa regional atrai grande quantidade de pessoas, o que não seria prudente e responsável em um momento de pandemia. “Nesse momento, devemos evitar o pico que pode surgir o coronavírus. A nossa decisão foi baseada na opinião da Polícia Militar, do Ministério Público e da Secretaria de Saúde. Optamos por preservar a vida da população de Dom Basílio e também das pessoas que iriam curtir a festa”, esclareceu. De acordo com o gestor, após a passagem do pico da pandemia, o município em recente contato com a Bahiatursa pretende realizar uma grande festa de São João para compensar o cancelamento do Dom Basílio Folia 2020. “Já conversei com a Bahiatursa para que os recursos que seriam para o Dom Basílio Folia 2020 possam ser destinados ao São João. Aguardamos que essa pandemia passe logo”, disse Galego.

Foto: Divulgação


Casos confirmados do coronavírus na Bahia sobem para 13, diz Sesab

Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais três casos de contaminação por coronavírus, na manhã desta terça-feira (17). Com isso, o número total de registros subiu de 10 para 13. O resultado foi confirmando por meio de testes. Segundo Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia, os novos casos de contaminações foram registrados em Porto Seguro (2), no sul da Bahia, e também em Prado (1), que fica no extremo-sul do estado baiano. Todos os casos foram importados. De acordo com a Sesab, um dos casos de Porto Seguro é de uma mulher de 35 anos, que teve passagem pelos Estados Unidos Da América. O segundo caso também é de uma mulher, de 42 anos, e que teve contato com um paciente contaminado, que estava na festa de casamento da irmã, em Itacaré. O caso de Prado, no entanto, é de um homem de 42 anos, que teve passagem por Milão e Londres. Até segunda-feira (16), os casos confirmados na Bahia eram: cinco em Feira de Santana, quatro na capital e um em Porto Seguro. A primeira paciente infectada no estado foi liberada de isolamento domiciliar, na sexta-feira (13). Ela passou por um novo exame do coronavírus, e o resultado deu negativo para o vírus.



Sem partido, presidente da Câmara de Brumado aproveita janela partidária e busca 'novos rumos'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde o dia 5 de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a abertura da janela partidária, período estipulado pelo calendário das eleições municipais de outubro deste ano em que os vereadores podem trocar de partidos visando o novo pleito, sem risco de perder suas cadeiras nas câmaras municipais. O prazo para a troca de legenda se encerra no próximo dia 3 de abril, ou seja, 6 meses antes da realização do 1º turno das eleições, marcado para o próximo dia 4 de outubro. E a abertura da janela deve confirmar mudanças no cenário político de Brumado. Em um deles, por exemplo, os vereadores Leonardo Vasconcelos, Wanderlei, Lia Teixeira e Ilka Abreu do Partido Democrático Trabalhista (PDT) já anunciaram que deixarão a legenda, mas só o presidente da câmara, Léo Vasconcelos anunciou seu possível destino, o partido do prefeito Eduardo Vasconcelos, Partido Socialista Brasileiro (PSB). Segundo comentários nos bastidores da política, o presidente da câmara brumadense estaria insatisfeito com a sigla PDT, e por isso decidiu buscar "novos rumos". Ao 97NEWS, o parlamentar confirmou a decisão. “Nessa janela agora que dá brecha a quem tem mandato eletivo poder mudar de partido sem sofrer qualquer punição, já tomei a posição de sair do PDT. Estamos procurando a melhor situação para filiarmos a um partido. Por ora, estamos sem partido”, esclareceu. Segundo ele, até o dia 3 de abril, ele decidirá à qual agremiação irá se juntar. “A gente pensa no PSB, que é o partido que o prefeito está filiado”, disse o parlamentar.



Tribunal de Justiça suspende realização de audiências e prazos na Bahia por conta da Covid-19

Foto: Reprodução

Em ato, divulgado na noite de segunda-feira (16), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu as audiências e sessões e julgamento do 1º Grau, que não possam ser realizadas por meio virtual, por 14 dias. Além disso, determina que as audiências de custódia sejam realizadas por meio virtual, inclusive para apresentação de réu preso ou de adolescentes infratores. Somente em casos excepcionais serão realizados o atendimento pessoal. Todas as medidas visam reduzir a propagação do coronavírus no estado. Os julgamentos dos órgãos do Tribunal de Justiça e das Turmas Recursais serão realizados com votação antecipada no sistema eletrônico, devendo ser realizadas as sessões presenciais somente para proclamação dos resultados dos julgamentos virtuais, conforme previsão do art. 195-A do Regimento Interno da Corte e das normas que disciplinam as Turmas Recursais. O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) também suspendeu a realização de audiências e sessões de julgamento em todo o estado. As sessões serão reagendadas posteriormente. A única exceção é para os julgamentos na Subseção de Dissídios Coletivos, que julga ações de greve. Os prazos processuais tanto de processos físicos quanto eletrônicos serão suspensos. No período, servidores atuarão prioritariamente em teletrabalho em todas as unidades, conforme as orientações da chefia imediata, realizando atividades necessárias à continuidade da prestação jurisdicional.