Rui Costa diz que busca recursos para obras da 2ª etapa da barragem e Esgotamento Sanitário de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na cerimônia de assinatura para ordem de serviço da Policlínica Regional ocorrida na última segunda-feira (16), em Brumado, o governador Rui Costa respondeu vários questionamentos da imprensa brumadense. Entre eles, a construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia, que atualmente possui a capacidade de armazenar 17 milhões de metros cúbicos, e se for ampliada, poderá receber até 36 milhões de metros cúbicos. Questionado sobre o assunto, Rui Costa foi cauteloso e culpou o governo federal por bloquear empréstimos à governadores de Estados. "Com essa postura do presidente da república, a situação na minha opinião só se agrava. Então eu não vou prometer fazer tudo de vez, porque não é meu estilo fazer tudo de vez como se o estado tivesse dinheiro. Não tá sobrando dinheiro, tá faltando", disse em seu pronunciamento. Mesmo assim, Rui declarou que está buscando financiamento internacional para obra e reestruturando a Embasa para cumprir o compromisso de ampliação de cota da barragem, para aumentar o volume de água. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outro assunto cobrado pela imprensa local foi a inauguração do presídio, no qual há alguns anos esteve impedido de receber presos devido uma ação na Justiça do Trabalho. Em sua justificativa, o governador declarou que finalmente conseguiu, junto a Justiça, dar um pontapé no processo para que o presídio de Brumado comece a funcionar. “Saímos do impasse judicial que impedia a contratação de mão de obra para unidade e, agora estamos concluindo o processo de licitação para contratar a empresa que irá fazer a gestão da unidade prisional de Brumado", esclareceu. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por fim, um dos assuntos mais questionados pela população, o tão sonhado esgotamento sanitário da cidade, que há décadas joga seus rejeitos no Rio do Antônio, um dos principais e mais importantes afluentes do município e, que hoje, se encontra morto e apenas recebe o esgoto da cidade. Sobre esse assunto, o chefe do executivo estadual  disse que o governo do Estado está limitado na aquisição de crédito e tenta com a Embasa, até mesmo com a venda de ações e empréstimos com bancos, fazer planejamentos e ampliar investimentos neste setor. "O que nós estamos fazendo neste momento é todo um planejamento de custos, para que de um lado, através das ações de venda da Embasa, que serão 40% delas, possibilitando a capitação de R$ 4 bilhões, sendo aplicados os 100% em projetos de água e esgoto. A outra medida, será através de empréstimos, para que possamos assumir este compromisso não só em Brumado, mas em outros municípios", afirmou Rui Costa.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS