ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2018"

Polícia Militar, através da 34ª CIPM, intensifica ações de policiamento no município de Barra da Estiva e Região

Foto: Divulgação

A Polícia Militar sob o comando do Major Adriano Souza está fechando o cerco à criminalidade nos distritos das cidades de Barra da Estiva, Ibicoara e Cascavel. No último final de semana, policiais da 34ª Companhia Independente (CIPM) realizaram a ‘Operação Distrito’, com abordagens a estabelecimentos comerciais, pessoas e condutores de motos e carros. A ação tem o objetivo de reduzir índices de criminalidade, bem como intensificar o policiamento em pontos estratégicos. De acordo com a 34ª CIPM,  a atividade será realizada constantemente em toda a área de abrangência da Companhia.



Brumado: Motorista perde controle e colide carro contra casa no bairro Santa Tereza

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Um motorista perdeu a direção do veículo que dirigia e colidiu contra uma residência no bairro Santa Tereza, nas imediações da 18ª Ciretran, em Brumado. O acidente de trânsito foi registrado na manhã deste domingo (18) por volta das 9h. De acordo com policiais militares que atenderam a ocorrência, o condutor do Corsa preto seguia pela Rua Alta Leite Oliveira, quando perdeu o controle da direção e colidiu o veículo contra a parede da cozinha. Não houve vítimas. Ainda de acordo com a guarnição da 34ª CIPM que esteve no local, as partes envolvidas fizeram acordo para arcar com os prejuízos.



Brumadense Ziomar comemorou aniversário de 50 anos com familiares e amigos

Foto: By Elves Novaes

O homem que é pessimista antes dos 50 anos, sabe demasiado; o que é otimista depois, não sabe o bastante. Fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar os desafios. Afinal não é todo dia que se completa 50 anos! No último sábado (17), foi realizada a festa de aniversário do brumadense Ziomar, carinhosamente chamado de "Zio", que completou 50 anos de idade com muita festa, em uma noite de muito requinte e glamour na AABB de Brumado. Além dos familiares, a festa teve a participação de amigos do aniversariante, os quais se divertiram com shows de Fann Estourado e Banda Magnatas, o tema da festa foi "Boteco do Zio". Veja as fotos:



Administração Municipal inicia as obras da reforma do telhado do Complexo da Central de Marcação

As obras tão esperadas e necessárias se iniciaram (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O problema de infiltrações que provocavam inúmeras goteiras no Complexo da Central de Marcação, onde também funcionam o Conselho Tutelar e a Central dos Conselhos, que tanto causa transtornos para os usuários está com os dias contados, já que a administração municipal iniciou o processo de construção de um novo telhado. A edificação que era antiga, tinha um telhado já ultrapassado e, agora, com o novo modelo, composto por um material muito mais resistente, os problemas de infiltrações serão sanados. O complexo recebe um grande fluxo de usuários diariamente e o problema estava causando uma série de transtornos, com inúmeras e sistemáticas reclamações.  Mesmo diante das obras o atendimento não será afetado. 

 

As obras não irão impedir o atendimento que continuará normalmente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Ex-reitora da UFBA recebe Comenda Dois de Julho nesta quinta-feira (22)

(Foto: Divulgação)

Primeira mulher reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-doutora pela London University, Galton Laboratory (Inglaterra) e doutora pela University of Hawaii (USA), a professora aposentada e Emérita da Faculdade de Medicina da UFBA, Eliane Elisa de Souza Azevêdo, recebe a Comenda Dois de Julho, em Sessão Especial que será realizada nesta quinta-feira (22), às 10h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. A Comenda, proposta pelo deputado estadual Angelo Almeida (PSB), é a mais importante honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia e é entregue a pessoas que tem papel de destaque no cenário político e administrativo em âmbito estadual e nacional. Natural de Tanquinho, Eliane Elisa reúne cerca de 200 trabalhos científicos publicados no Brasil e exterior, além de 20 livros. Em Feira de Santana foi uma das fundadoras da Academia de Medicina, atuou como professora na Universidade Estadual do município (UEFS), onde criou os cursos de Bioética e o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. “A doutora Eliane Elisa é um orgulho para todo povo baiano. Considero essa uma homenagem à Tanquinho, à Feira de Santana e toda comunidade acadêmica da UFBA e UEFS”, destaca o deputado Angelo Almeida. Não é a primeira vez que a trajetória da professora é referenciada na Assembleia Legislativa da Bahia. Eliane Azevêdo também recebeu o título de “Mulher do Século”, concedido pela Casa. Ela também foi homenageada com o Título de Cidadã da Cidade de Salvador pela Câmara Municipal. A Sessão Especial para entrega da Comenda Dois de Julho terá a presença do Arcebispo Primaz da Arquidiocese de São Salvador, Dom Murilo Krieger; do presidente de Honra da Academia de Ciências da Bahia, professor Roberto Santos; do Reitor da UFBA, João Salles; do presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Andrade; do presidente da Academia de Medicina da Bahia, Antonio Carlos Vieira Lopes e do presidente da Academia de Medicina de Feira de Santana, André Almeida. 



Brumado: Por baixa qualidade da água, ‘Operação Carro-pipa´ foi suspensa temporariamente

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Mesmo tendo um volume maior de precipitações pluviométricas neste mês de março, o déficit hídrico no meio rural brumadense ainda é preocupante, já que, em alguns locais, os mananciais e barragens ainda estão abaixo do esperado. Uma das ações que vem atenuando este quadro é a operação carro-pipa que é coordenada pelo Exército Brasileiro, mas nos últimos dias, a distribuição teve que ser interrompida pela Embasa, já que a condição da água apresenta uma coloração muito escura, o que dificulta o tratamento. A empresa está buscando uma solução, mas não deu um prazo para que a operação seja retomada.



Tomógrafo computadorizado do Hospital Municipal começa a funcionar em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O recém instalado tomógrafo computadorizado começou a funcionar no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. O tomógrafo da rede pública brumadense deve fazer cerca de mil exames por mês. O equipamento, que atenderá pacientes da unidade e de toda a rede municipal de Saúde do município, é um reforço importante para os pacientes vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e peça importante para a modernização do HPMN. O tomógrafo computadorizado possibilitará a realização de exames rápidos e com total segurança no diagnóstico. O aparelho foi doado pelo Estado para suprir os atendimentos emergenciais da unidade. Para receber o equipamento, a prefeitura realizou a montagem e preparação da sala onde o aparelho já está em atividade. Em entrevista a imprensa local, o Secretário de Saúde, Claudio Feres, falou sobre o avanço na medicina local com a implantação do equipamento. “O novo equipamento permite a visualização do corpo inteiro do paciente em poucos minutos, além de significar qualidade extra nos diagnósticos”, comparou. Ele ainda destacou que o Estado forneceu o tomógrafo e a prefeitura preparou a sala e instalou. “Em um prazo curto, conseguimos montá-lo, agora já instalado e está pronto para uso. E hoje estamos realizando um sonho que vem desde anos atrás”, disse o Secretário.



Brumado: Centros de Educação Infantil recebem novos berçários

Foto: 97NEWS

O poder executivo municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na ultima semana a entrega de mais um lote de berços novos para creches de Brumado. A revitalização no mobiliário, faz parte do planejamento do município que pretende readequar as unidades escolares e melhorar o atendimento as crianças. Nessa fase, foram entregues novos berços que servirão para as crianças menores de 02 anos, permitindo melhor atendimento e descanso das crianças atendidas pelos Centros de Educação Infantil do município. Outra característica dos móveis entregues, todos são de fácil movimentação, facilitando a limpeza. Segundo a secretária de Educação, Edinéia Ataíde, o município vem investindo e buscando novas oportunidades para desenvolver trabalhos educativos de qualidade, priorizando o futuro do município. O Prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) garante que as iniciativas são voltadas a qualidade e o respeito a educação e, afirma que a Administração sempre trabalhará pelo bem e o crescimento de Brumado. “A gestão Educar para Libertar está avançando cada vez mais na educação, e não poderíamos deixar de oferecer serviços que garantam um futuro melhor para nossas crianças”, ressalta o chefe do Executivo.



Ortopedia na Clínica Master com Dr. Francisco Donato

Foto: Divulgação

Na CLÍNICA MASTER você encontra Dr. Francisco Donato, ortopedista especialista em reabilitação e cirurgia de doenças do ombro e cotovelo. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças, dores e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como coluna, ossos, músculos, ligamentos e articulações. Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, punção de mama e tireóide por agulha fina, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, (77) 9.9991-5396 e (77) 9.9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Saúde: 88% dos celulares em salas cirúrgicas estão contaminados

Foto: Reprodução

Ricos em funções e aplicativos, os smartphones é o objeto pessoal presente no dia a dia de profissionais das mais variadas atividades. Agora, isso começa a ser questionado na medicina. Um estudo microbiológico desenvolvido pelo cirurgião Cristiano Berardo, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), acendeu o alerta. Cerca de 88% dos celulares de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e outros profissionais dentro da sala da cirurgia no momento das operações estavam colonizados por bactérias relacionadas a infecções hospitalares. A pesquisa fez uma avaliação nos aparelhos de 50 profissionais que trabalhavam no bloco cirúrgico cardíaco do Hospital Português, no Recife, que faz cerca de 80 operações com tórax aberto por mês. Foram encontradas bactérias em 44 smartphones. A Staphylococcus coagulase negativa, da mesma família da bactéria comum nas infecções de ferida operatória de cirurgias cardíacas, foi a mais frequente. Também foram encontradas as bactérias Bacillus subtillis e Micrococcus. A infecção na ferida é uma das preocupações do pós-operatório. A avaliação foi feita passando hastes flexíveis na superfície dos celulares e analisando o material coletado. Berardo diz que o hábito de deixar celulares em salas de cirurgia é comum em unidades de saúde. A infectologista Carla Sakuma, da Sociedade Brasileira de Infectologia, diz considerar os dados preocupantes. “Analisar 50 celulares pode até parecer pouco significativo, mas nós, profissionais de saúde, sabemos que a prática existe e é comum em muitos hospitais”, afirma. Em uma nota técnica, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orienta os centros de saúde a criar “estratégias e ações que alertem as equipes de saúde para adoção de comportamentos para prevenir transmissão relacionada ao uso dos celulares”.



Santaluz: Caçador encontra pepita de ouro avaliada em R$ 112 mil em buraco de tatu

Foto: Reprodução

Uma pepita de ouro com 804 gramas de peso, avaliada em R$ 112.584,12, foi descoberta na cidade de Santaluz, cidade de 38 mil habitantes. Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), a pepita foi encontrada numa área de pesquisa mineral por um caçador, ao quebrar uma pedra na beira de um buraco onde estava escondido um tatu. De acordo com o jornal Correio, a área de pesquisa, localizada numa fazenda a 35 km da cidade, vem sendo usada pela mineradora Brio Gold, subsidiária da Yamana Gold e que opera na região por meio da Santaluz Desenvolvimento Mineral LTDA. A Brio e a Yamana são canadenses. Logo após o achado, a imagem da pepita mostrando o seu peso estava nas redes sociais, onde se espalhou rápido, atraindo garimpeiros da região – cerca de 500, os quais já extraíram mais de 11 quilos de ouro, segundo a ANM.



Campeonato Baiano: Vitória cede empate para o Bahia de Feira e partida termina em 1 a 1 no Joia da Princesa

Foto: Reprodução

O jogo entre o Vitória e o Bahia de Feira, primeiro das semifinais do Campeonato Baiano, que aconteceu neste domingo (18), no Joia da Princesa, em Feira de Santana, terminou em empate, com o placar de 1 a 1. O primeiro e único gol do Leão foi feito por Jonatas Belusso. Ele recebeu um passe de Juninho, dominou e bateu com categoria.  Nos minutos de acréscimo, aos 48 do segundo tempo, Walisson Maia, do Vitória, tentou evitar a chegada de Deon e acabou fazendo um gol contra para o Bahia de Feira. Na próxima quarta-feira (21), o Leão encara o Ferroviário-CE, às 19h, no Estádio Presidente Vargas, no estado do Ceará.



Nota de Pesar: ALAB

(Divulgação)

Foi com bastante pesar que a A.L.A.B.  Academia de Letras e Artes de Brumado recebeu a notícia do falecimento do Senhor Manoel Ramário da Silva, pai do nosso tesoureiro, o poeta Mayrion Álvares da Silva, ocorrido   na última sexta-feira dia 16 de março na cidade de Vitória da Conquista, com o sepultamento  no sábado às 16 horas no cemitério Jardim Santa Inês, em Brumado.

Deixamos as nossas mais sinceras condolências à família pranteada, na esperança de que o nosso Pai Celestial saberá confortá-los nesta hora de imensa dor, dando-os a força necessária para conviver com esta perda irreparável.

José Ribeiro Neves – Presidente da A.L.A.B.



Nova tendência nacional do PT recebe o nome de Resistência Socialista

(Foto: Divulgação)

Resistência Socialista. Este é o nome da nova tendência nacional do PT, definido em encontro realizado em Lauro de Freitas, na sexta-feira e neste sábado ( 16 e 17), que reuniu petistas de 20 estados brasileiros. O novo agrupamento de forças políticas defende o socialismo como alternativa ao capitalismo em crise, quer arejar o partido retornando às bases e carregar as baterias para eleger Lula presidente presidente do Brasil nas próximas eleições de 2018. É composto de coletivos políticos estaduais que integram a corrente Mensagem ao Partido e já nasce com  11 deputados federais, um senador e dezenas de deputados estaduais.  Na Bahia, dois coletivos do PT integram a nova tendência nacional: o Reencantar, que tem entre as principais lideranças o deputado federal Waldenor Pereira e os deputados estaduais Zé Raimundo, Joseildo e Gika, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e os secretários estaduais Geraldo Reis e Carlos Martins; e a EDP ( Esquerda Democrática Popular), que tem entre seus expoentes o deputado federal Nelson Pelegrino, e a deputada estadual Maria Del Carmem. O encontro que fundou a nova tendência nacional do PT  aconteceu no município de Lauro de Freitas, vizinho de Salvador, na oportunidade da realização do Fórum Social Mundial de 2018, na capital baiana. Foram dois dias de palestras, debates, atividades de organização, que o deputado Waldenor Pereira avaliou como  "um momento extremamente rico, especialmente pela qualidade do debate, e estimulante, pela vontade demonstrada pelos participantes de se unir para reencantar e revigorar o nosso partido". O deputado Zé Raimundo destacou a riqueza do encontro e a sua expectativa com a nova tendência que integra: " As intervenções dos diversos companheiros proporcionaram um debate de alto nível que elevaram o nosso otimismo e disposição para lutar, sobretudo para vencer o desafio que se coloca de garantirmos a candidatura de Lula e reelegê-lo nosso presidente". 



Revogada regra que exigia curso de prova para renovação de CNH

Foto: Reprodução

Ministério das Cidades informou na noite deste sábado (17) que a norma que mudava as regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será revogada. Segundo a pasta, o objetivo da revogação é não alterar a vida de quem precisa renovar a carteira, além de "reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro". Pela resolução, que entraria em vigor no próximo dia 5 de junho, os motoristas que fossem renovar a CNH precisariam fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico (atualmente obrigatório). A resolução também previa que o motorista deveria fazer duas balizas para tirar a 1ª CNH e estabelecia que a carteira para moto passaria a exigir exames nas ruas. "Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação", diz a nota do ministério. De acordo com a assessoria da pasta, a revogação será formalizada "no próximo dia útil", entre segunda (19) e terça (20) da próxima semana.



Moradores de 3 cidades ficam sem sinal após furto de equipamentos e cabos da Vivo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Equipamentos de transmissão de energia e cabos de alimentação da operadora de telefonia Vivo foram furtados nesta semana e deixaram moradores de Caculé, Caetité e Guanambi, municípios do sudoeste baiano, sem sinal ou com o serviço parcialmente comprometido por até 24 horas. De acordo com o G1, a operadora informou em nota que o furto ocorreu em um concentrador da empresa que fica na localidade de Morro Lago Dantas. O fato levou clientes a terem dificuldades de usar serviços fixos de voz e internet, entre quarta e quinta-feira. Ainda de acordo com a Vivo, os serviços já foram totalmente restabelecidos. Não há informações sobre identidade dos suspeitos de praticar o furto. A empresa destacou que cumpre com medidas de prevenção, como a instalação de alarmes, colocação de travas nos chassis de caixas subterrâneas e alternativas de rede que alterem a rota e dificultem o acesso de criminosos. A operadora orienta ainda que, ao identificar uma situação suspeita, a população pode denunciar a ação, com total sigilo, pelo telefone 0800 14 44 44. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A empresa também orienta acionar a Polícia Militar, ligando para o 190.



Bahia: Dez mil pés de maconha são incinerados pela polícia

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil acabou com uma plantação que tinha aproximadamente 10 mil pés de maconha, encontrada no município de Central, no norte da Bahia. A plantação estava em uma localidade conhecida como Caldeirãozinho e foi completamente incinerada nesta sexta-feira (16). A polícia apreendeu também um veículo e insumos utilizados para o cultivo. Os suspeitos que cuidavam da plantação acabaram fugindo.



‘Porque um ato de vingança como esse?’ protesta proprietário que teve muro de sua residência derrubado; ação teve o amparo judicial

A ação ordenada pela Justiça, teve o acompanhamento da Polícia Militar (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ações de desapropriação sempre são acompanhadas de um clima de revolta, já que, mesmo estando em desacordo com a lei, a leitura que é feita pela maioria é de um ato de desumanidade. Baseado na égide que a “Justiça é cega”, que é tipificada pela figura de uma mulher com os olhos vendados, carregando em uma de suas mãos a balança e em outra a espada. A venda tem como função básica evitar privilégios na aplicação da justiça, sendo a balança o instrumento que pesa o direito que cabe a cada uma das partes e a espada item indispensável para defender os valores daquilo que é justo, já que a norma sem a possibilidade de coação dependeria apenas das regras de decência e convivência de cada comunidade, o que seria ineficaz para garantir o mínimo ético indispensável para a harmonia social. 

O cenário foi de destruição (Foto; Luciano Santos | 97NEWS)

Podemos dizer que a espada sem a balança é força brutal, assim como a balança sem a espada tornaria o Direito impotente perante a inversão de valores que insistem em ser perenes na história da humanidade. Diante desta explicação, essas ações que são tidas como implacáveis, teriam como escudo a aplicação única e exclusiva dos direitos fundamentais, que, no caso, seriam relativos à posse de terras. Na manhã deste sábado (17), a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio de um oficial de justiça, acompanhado de uma guarnição da Polícia Militar, foi executar uma ação de desapropriação no Bairro São José, mais precisamente, na derrubada de um muro de uma residência familiar, a qual pertence ao carreteiro Milton Augusto da Silva (64), o qual ficou revoltado com a atitude. 

Os moradores da região ficaram surpresos com a ação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ouvido pelo 97NEWS ele expressou que “eu estava em casa com minha família quando, de repente, chegou essa máquina e veio destruir o meu muro que eu construí para dar segurança à minha família, já que como carreteiro eu viajo muito” e continuou argumentando que “ o que me deixa ainda mais indignado é que os políticos acabaram com o país, nos deixando numa crise severa, então, me digam, como que agora eu vou recuperar esse prejuízo que passa da casa dos R$ 10 mil?”. Subindo o tom ele disparou que “isso é um ato de desumanidade, um ato de vingança, pois só a minha casa que teve o muro derrubado, além do que eu estou com meu IPTU em dia, Todos aqui construíram em cima do riacho, porque só comigo?. E como que vai ficar a minha família agora sem essa proteção?”. Buscando esclarecer a situação, tentamos falar de forma insistente com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, mas não obtivemos êxito. Em contato com o chefe de gabinete, Amarildo Bonfim, ele se limitou a dizer que “foi uma ação totalmente amparada pela justiça, então o município está agindo dentro da lei, não tem o que se questionar”.

Não ficou pedra sob pedra, todo o muro foi derrubado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Petistas do país se reúnem em Lauro de Freitas para criar nova tendência

(Foto: Divulgação)

A criação de uma nova tendência nacional do PT está  sendo discutida num evento que reúne em Lauro de Freitas, nesta sexta-feira e sábado ( 16 e 17), petistas de vários estados brasileiros, na oportunidade em que também se realiza na Bahia o Fórum Social Mundial de 2018. Reencantar o Petismo - Encontro dos Coletivos  da Mensagem ao Partido é título do evento para definir inclusive o nome da tendência que pretende resgatar a ideologia e a prática do partido na sua origem, como também avançar na estrutura, buscando um funcionamento mais democrático e transparente. Na Bahia, dois coletivos do PT engrossam a proposta da nova tendência: o Reencantar, que tem entre as principais lideranças o deputado federal Waldenor Pereira e os deputados estaduais Zé Raimundo, Joseildo e Gika, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e os secretários estaduais Geraldo Reis e Carlos Martins; e a EDP ( Esquerda Democrática Popular), com o deputado federal Nelson Pelegrino. No primeiro dia da programação do encontro, Waldenor Pereira Zé Raimundo compuseram a mesa de abertura, junto com deputados, dirigentes e representantes de diversos estados. Em seguida houve palestra sobre a conjuntura, feita pelos deputados Paulo Pimenta, líder da bancada federal petista, e Paulo Teixeira, vice-presidente nacional do PT, e pela dirigente nacional do partido, Jussara Dutra. Os participantes defenderam a necessidade de arejar o partido através de uma nova força política capaz de  retornar às bases e defender o socialismo como alternativa ao capitalismo em crise. Depois foi aberto o  debate entre participantes. A programação continua neste sábado com a discussão sobre o regimento e propostas para a nova tendência.

(Foto: Divulgação)