ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Policlínica municipal de saúde será transferida para a sede da Upa 24h

Paramirim: Motorista de 41 anos morre em acidente na BA-152

No exterior, Rui Costa tenta atrair projeto de energia renovável para indústria baiana

Dois foragidos que viajavam em ônibus são presos pela PRF em Vitória da Conquista

Rede estadual tem aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (18)

Prefeitura de Brumado pretende doar terreno para construção de hospital particular

Pax Nacional promove nesta segunda-feira (18) a 'Festa das Crianças'

Brumado: Em outro ângulo, câmera registra grave acidente na BR-030; veja

Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Conquista: Com ajuda de cão farejador, PRF encontra maconha levada em ônibus

RotSat: Conheça o nosso site com 'Menu' de acesso rápido

Brumado: Acidente seguido de engavetamento na BR-030 deixa um morto e vários feridos

Itabuna: Criança morre e homem fica ferido após queda de muro de um colégio

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Covid-19: cai de 12 para 8 semanas prazo entre as doses da AstraZeneca

Presidente da Alba assume interinamente o governo da Bahia após viagem de Rui e Vice

MP-BA recomenda que Guanambi desalugue prédio da Cultura após erros em licitação

Brumado tem 100,3% de doses aplicadas na população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2015"



M. de Pedras: Conselho Tutelar está há seis meses sem faxineira; prefeitura foi notificada pelo MP

(Foto: 97NEWS)

Uma situação que já passou dos limites foi denunciada à Rede Alternativa de Comunicação, que vem comprovar a falta de compromisso por parte da Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras com o Conselho Tutelar. Segundo denúncias, que foram confirmadas pela nossa reportagem pelo conselheiro José Lisboa Pacas, o órgão está há seis meses sem faxineira e são os próprios funcionários que estão fazendo a limpeza, pois não há condições de se trabalhar com sujeira (foto). A Prefeitura Municipal já foi notificada pelo Ministério Público e o prefeito Vadeci Alves Bezerra já até assinou um termo de ajustamento, mas, até o momento não foi disponibilizada uma funcionária para fazer o serviço.

(Foto: 97NEWS)


Em desespero, mulher que precisa de urgente cirurgia se diz injustiçada pela SMS de Brumado

Edileuza dos Santos Costa diz não suportar mais o seu sofrimento e precisa urgentemente de uma nova cirurgia (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Saúde é o bem maior de um ser humano e, no Brasil, apesar de estar na Constituinte que é um direito de todos, em alguns casos, somente com a intervenção da Justiça que alguns pacientes conseguem obter o direito a tratamentos e cirurgias. Este é o caso da dona de casa brumadense Edileuza dos Santos Costa (46), que mora no Bairro São Jorge e procurou o Grupo Alternativa de Comunicação para relatar o seu drama, que segundo ela “se tornou em um grande tormento e desespero”. Ouvida pela nossa reportagem ela descreveu que necessitou de realizar uma cirurgia na coluna cervical e, como não lhe foi dado essa possibilidade pelo município, ela entrou no Ministério Público e conquistou o direito por meio de uma ordem judicial. Ela realizou a cirurgia pensando que o seu problema seria resolvido, mas, a questão se agravou porque ela não conseguiu o direito para fazer as revisões e todo o tratamento pós-operatório, que é caro e, por isso, ela não tinha as mínimas condições de pagar, bem como tomar a medicação prescrita pelos médicos, que também é muito cara e não está a disposição na Farmácia Básica. Então, como não houve resposta por parte da Secretaria Municipal de Saúde, ela voltou ao Ministério Público e ganhou novamente o direito à uma nova cirurgia de correção, só que, mesmo com a nova medida judicial, a qual foi obtida desde setembro do ano passado, ela ainda não foi atendida pela secretaria que vem alegando que ela não foi encontrada em sua residência tendo se mudado para São Paulo. Triste e com os olhos lacrimejantes ela afirmou que “não procede essa informação que eu fui para São Paulo e não moro mais em Brumado, estou aqui morando com a minha filha, tanto que fui na secretaria falar com uma funcionária sobre o meu caso e ela disse que estaria marcando a cirurgia, mas até agora nada”. E finalizou relatando que “minha situação está ficando cada vez mais grave, minha cabeça para uma bexiga sempre pronta a estourar. Meus filhos e minha família não suportam mais em ver nessa situação, por isso faço um apelo para que resolvam o meu caso com urgência, pois não aguento mais ficar sofrendo desse jeito”. Veja fotos com documentação comprobatória abaixo:



Sargento é baleado no peito e morre em Camaçari

Um sargento da reserva da Polícia Militar foi baleado no peito na noite do último domingo (8), no distrito de Passagem dos Teixeiras, em Camaçari, região metropolitana de Salvador. De acordo com informações da polícia, o sargento Gerson foi socorrido para o Hospital Ouro Negro por militares do Peto 1, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A polícia ainda não tem informações sobre a autoria e motivação do homicídio.



Itapetinga: Sacola com bebê morto é achada em banheiro de rodoviária

Foto: Tiago Bottino / Itapetinga Agora

Um bebê recém-nascido foi encontrado morto dentro de uma sacola na noite deste sábado (7). A situação aconteceu em um banheiro do terminal rodoviário de Itapetinga, na região sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, duas estudantes de enfermagem desconfiaram do objeto abandonado no chão e chamaram dois agentes da Guarda Civil Municipal. O corpo do bebê, do sexo feminino, foi levado para o Instituto Legal (IML) de Itapetinga. Até a publicação desta matéria, a mãe que deixou a sacola com o corpo da criança não havia sido localizada. (Informações do Sudoeste Bahia)



Destino fatal: Jovem morre em colisão com o veículo dirigido pelo próprio pai

Existem alguns casos na vida que são praticamente inexplicáveis, para muitos uma obra do destino, para outros um mistério que só pode ser decifrado pelo mundo espiritual. Um fato com esse perfil aconteceu na neste domingo, dia 08, na zona rural de Tanque Novo, no povoado de Boca do Campo, aonde um jovem que conduzia uma motocicleta acabou tendo uma colisão fatal com o veículo do próprio pai. Willian Pablo, que trabalhava como enfermeiro do Hospital Municipal Doutor Jose Maria de Magalhães Netto, acabou sendo levado para lá, mas não resistiu e veio a falecer. O pai, que teve ferimentos leves, ficou em estado de choque. A cidade lamentou muito o ocorrido e o clima é de total comoção.



Chapada: Candidato a prefeito e vereador de Boa Vista do Tupim são cassados e ficam inelegíveis

inho e Misael tiveram seus direitos políticos cassados pela Justiça Eleitoral. O candidato a prefeito do município em 2012 é o atual superintendente de iluminação pública da prefeitura de Salvador | F

O candidato a prefeito do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, Helder Lopes Campos (PSB), e o vereador Misael de Brito Freitas (PP) foram cassados por prática de captação ilícita de sufrágio, a famigerada compra de voto. A sentença foi emitida pela juíza eleitoral Carmelita Arruda de Miranda, da 42ª Zona, localizada em Itaberaba, deixando os políticos inelegíveis por oito anos e suspendendo todos os seus direitos políticos. Atualmente, Helder Lopes, mais conhecido por ‘Dinho’, é o diretor de Iluminação Pública da prefeitura de Salvador, administrada pelo gestor ACM Neto (DEM). Na Câmara Municipal, assume a vaga do vereador cassado, o assentado de reforma agrária Valdenor Almeida da Silva (PP), conhecido por Nó do MST (Beira Rio). Essa ação eleitoral foi impetrada pela Coligação ‘Um Novo Caminho’, encabeçada na época pelo atual prefeito do município João Durval Passos Trabuco, o popular Gidu do PT, contra a chapa da Coligação ‘Confiança, Trabalho e Progresso’. Na decisão, proferida no dia 27 de fevereiro e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (5), a juíza eleitoral ainda aplicou multa no valor de R$ 10.641,00 para cada político, pela prática de conduta vedada. “De acordo com o noticiado pelo investigante, executando suas estratégias de campanha, no dia 08.09.2012, [os candidatos] assediaram de forma contundente o eleitor do município de Boa Vista do Tupim, José Geraldo da Silva Moreira, prometendo-lhe dinheiro e emprego, para ele e alguns familiares, a partir de janeiro de 2013 e, para tanto, marcaram uma reunião na residência do eleitor. Contudo, o eleitor gravou as ações dos representados”, aponta trecho da sentença. “Disso resulta a caracterização do ilícito eleitoral com o simples oferecimento ou promessa de vantagem pessoal de qualquer natureza, mesmo que essa vantagem não venha a se concretizar no futuro. Apesar de o evento em apreço ter ficado conhecido como compra de voto, não é preciso que o bem ou a vantagem sejam efetivamente entregues ou gozados pelo destinatário. Basta que sejam oferecidos ou simplesmente prometidos”, completa texto da peça. (JC)



Homenagem do 97NEWS ao Dia Internacional da Mulher

A rotina da mulher é um grande quebra-cabeça com uma quantidade incrível de peças. E encontrar tempo, disposição e flexibilidade para conciliar e executar todas as suas responsabilidades não é uma tarefa fácil. Cuidar da casa, dar atenção aos filhos, dedicar-se ao marido, investir em uma carreira de sucesso, manter-se bonita e atraente... Realizar essas e outras atividades é um constante desafio. Porém, é um desafio que ela consegue superar, dia após dia, e com brilhantismo!. Acorda cedo, faz ginástica, se arruma, acompanha a lição de casa das crianças, leva a turminha para a escola, faz supermercado, corre para o trabalho, prepara um jantar romântico para o maridão... Ufa! Só mesmo alguém com muita energia, criatividade e um coração imenso consegue cumprir uma agenda tão agitada.   Filha, esposa, mãe, profissional e amiga, ela desempenha todos esses papéis ao mesmo tempo e está sempre fazendo a diferença. Em situações de conflito, seu equilíbrio e bom senso trazem harmonia e paz. Diante das inseguranças, sua delicadeza traz conforto e serenidade. Quando um problema parece insuperável, sua inteligência conduz à solução. Seu poder de sedução e encantamento pode transformar o mundo - e para melhor! Por essas e tantas outras qualidades, a mulher merece ser homenageada, reconhecida e valorizada todos os dias. Afinal, com sua vitalidade, graça e poder, ela traduz em atitudes o verdadeiro significado da palavra amor.



Atropelamento com vítima fatal na noite deste sábado

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um atropelamento ocorrido na Av. Coronel Santos na noite deste sábado, dia 07, acabou tendo uma vítima fatal, uma idosa de 73 anos. Segundo testemunhas ela foi atingida em cheio por um motociclista que vinha em sentido centro e chegou a ser arremessada a metros de distância, não resistindo à força do impacto e morrendo já no local, apesar das tentativas dos SAMU192 em reanimá-la. O motociclista ficou muito ferido e teve que ser encaminhado com urgência para o Hospital Magalhães Neto. A perícia vai apurar as causas do acidente. A Polícia veio rapidamente e controlou o tráfego no local.



Pulseira que gera energia por meio da masturbação é criada na Inglaterra

(Foto: Divulgação)

Uma criação tecnológica no mínimo inusitada está sendo divulgada na internet. Uma empresa criou um novo aparelho aproveita os movimentos de mão executados durante a masturbação para gerar energia elétrica. De acordo com informações do site britânico site britânico “Pink News”, publicadas pelo O Globo, A Wankband foi revelada pelo site pornô PornHub, utiliza a energia cinética produzida pelos vigorosos movimentos masturbatórios e converte-a em eletricidade. Ainda de acordo com o site britânico “Pink News”, o gadget pode ser usado como uma forma ecologicamente amigável de recarregar um celular — ou mesmo, dois celulares, caso o usuário traga uma amiga para acompanhar a atividade. “A cada dia, milhões de horas de conteúdo adulto é consumido on-line, desperdiçando energia neste processo e prejudicando o meio-ambiente”, diz a empresa Pornohub em seu site oficial. A Wankband, um aparelho unissex, gera energia quando movida para cima e para baixo. Um carregador cinético dentro dela, armazena a eletricidade gerada. O site da novidade está à procura de “testadores Beta”. Os interessados podem procurar o endereço do site para se inscreverem.



Motociclista invade residência e acaba passando e cai em cima de idosa de 73 anos

O idosa teve que ser removida pelo Samu192 (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O ritmo alucinado de muitos motociclistas pelas ruas de Brumado é somente mais um componente do caótico trânsito local, que tem muito que avançar para atender as grandes necessidades viárias da cidade. Um caso, ocorrido na tarde desta sexta-feira, dia 06, acabou mostrando isso. O fato aconteceu na junção dos bairros Baraúnas e Olhos d’Água, os quais não tem um grande fluxo de veículos, onde um motociclista, um tanto quanto desastrado, acabou invadindo a frente de uma residência (foto abaixo), que fica localizada na Rua Afrânio Peixoto, e acabou caindo por cima de da idosa Anália da Silva, de 73 anos, que segundo informações de vizinhos, foi encaminhada para o hospital com suspeita de fratura em um dos braços. Ainda segundo informações, o motociclista se evadiu do local sem prestar auxílio à vítima.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Lava Jato: Leão diz estar 'cagando e andando' por ter sido listado

(Foto: Reprodução)

O vice-governador da Bahia, João Leão, saiu da linha ao comentar a divulgação da lista do Superior Tribunal Fderal (STF), com os investigados da operação Lava Jato. Primeiramente, João Leão demonstrou surpresa em ter o nome envolvido. Depois, pouco caso. O líder pepista disse estar "em bom português, cagando e andando" para a lista. Leão ainda alega que foi envolvido por ter recebido  recursos da empreiteira OAS em 2010. "Botar meu nome numa zorra dessas? Não entendo. O que pode ser feito é esperar e me defender. Estou cagando e andando, em bom português, na cabeça desses cornos todos. Sou um cara sério, bato no meu peito e não tenho culpa", garantiu. O pepista disse que irá à Brasília na próxima segunda-feira (9) para saber os motivos do envolvimento na lista da operação Lava Jato. 



Trazendo nova proposta musical, Alta Voltagem estreia hoje às 20 horas

(Divulgação)

O Alta Voltagem é um projeto que traz uma proposta inédita na rádio brumadense, promovendo uma mistura explosiva entre o rock e a música eletrônica. A apresentação também será inédita, pois terá um pai e um filho no comando do programa, Daniel Simurro e DJ Daniel, respectivamente. A primeira parte do programa ficará por conta de Daniel Simurro, que além de tocar os grandes sucessos do rock mundial e nacional, também estará falando um pouco da história desse ritmo que transformou e continua transformando gerações. A segunda parte ficará por conta do DJ Daniel que vai mixar ao vivo os grandes sucessos da música eletrônica, fazendo a 97FM se tornar uma grande pista de dança para a galera. Então, você que gosta de se adrenalizar musicalmente, não perca a estreia do Alta Voltagem, nesta sexta-feira, dia 06, a partir das 20h até as 22h pela 97,9 FM.



Corregedoria de Justiça proíbe ingresso de novos presos no Conjunto Penal de Valença

O corregedor-geral de Justiça da Bahia, desembargador José Olegário Caldas, editou um provimento para disciplinar a custódia e a transferência de presos para o Conjunto Penal de Valença, no baixo sul do estado. O texto do provimento 01/2015 altera o já editado 07/2010. A medida considera a superlotação carcerária do Conjunto Penal de Valença, a impossibilidade de custódia de internas do sexo feminino e que as diversas comarcas abarcadas pelo provimento e outras da região se encontram com delegacias interditadas. Além disso, o provimento considera que os presos provisórios devem ser custodiados o mais próximo possível de sua comarca de origem para evitar que as requisições de presos sejam frustradas, e a necessidade de geração de vagas para atender a demanda da região do Conjunto Penal de Valença. 



Empresária morre em grave acidente no interior da Bahia

(Foto: Radar 64)

Um grave acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (05), no km 37 da BR-367, perto da cidade de Porto Seguro, causou a morte da empresária Ana Carla Torres Silva Magalhães, de 40 anos. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, Ana Carla conduzia um GM/Ágile de cor preta e perdeu o controle do veículo em uma curva nas proximidades da antiga Ceplac, invadiu a pista contrária e bateu de frente com um caminhão baú que vinha em sentido contrário. O impacto da colisão foi tão forte que obrigou o caminhão a sair da pista e colidisse em uma árvore, mas o motorista João Ubiratan Rodrigues de Oliveira, 66 anos, não ficou ferido. O caminhão transportava alimentos para um supermercado em Arraial d’Ajuda. Informações do Varela Notícias.



Bandidos roubam cofre de frigorífico em Jequié

(Foto: Reprodução)

Na madrugada desta sexta-feira(06), oito elementos encapuzados invadiram o Frigorífico Vale do Sol (antigo Frisuba) em Jequié, rendarem funcionários e subtraíram do cofre cerca de R$ 20 mil, em espécie, folhas de cheques e dois aparelhos celulares. Policiais militares foram comunicados do ocorrido pelo funcionário Júlio Souza de Oliveira. Rodas foram realizadas na área e nenhum suspeito foi preso. Informações do Jequié Repórter.



Moradores da Malhada Branca começam vender suas casas por causa da grande violência no bairro

(Foto: Reprodução Google Maps)

“Hoje o Bairro da Malhada Branca se tornou o maior reduto do crime de Brumado”, essa é a afirmação de um grande número de moradores que foram ouvidos pelo 97NEWS. A situação da criminalidade no local aumentou de uma forma tão assustadora nos últimos meses que os moradores, até os mais antigos, já começam a vender suas propriedades para irem morar em outro local da cidade. Um morador enviou um relato desesperado à nossa redação citando que “o bairro está sendo aterrorizado, são assaltos constantes aos comércios, roubos de motos, invasão de residências e ameaças às pessoas, tudo a luz do dia e o pior que a Polícia quase não vem aqui” e continuou descrevendo que “estamos abandonados muitas pessoas já colocaram suas casas a venda para sair do bairro e ficar longe dessa violência. Estamos pedindo socorro e contamos com a ajuda da mídia para divulgar essa situação e chamar a atenção da policia e das autoridades”.



Laranjas na pista: A nova tática dos assaltantes nas estradas. fique alerta

(Foto: Reprodução)

Uma nova modalidade de crime tem chamado atenção das autoridades. Bandidos estão utilizando laranjas e outras frutas que seriam preenchidas com pregos e parafusos para provocar o estouro de pneus e outro problemas mecânicos em veículos. As frutas seriam jogadas estrategicamente em algumas ruas, para atingir os automóveis. Ao sair para verificar o que ocorreu, os condutores são abordados pelos assaltantes. Alguns moradores da cidade de Belém e região metropolitana já foram vítimas de tentativas de assaltos. Na internet já circulam em redes sociais imagens com laranjas preenchidas com esse atefato que fica camuflado para enganar os motoristas.



Se deu mal: Suspeito de roubar um carro na BA-248 é preso em barreira policial

O veículo, um Fiat Starda, que quase foi roubado, também foi trazido para Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um suspeito acabou se dando mal na tarde desta quinta-feira em Brumado, pois, após ter fugido de um roubo frustrado acabou sendo preso numa barreira policial na entrada da cidade. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, Vinícius Lima Gonçalves tentou roubar um veículo em uma propriedade às margens da BA-248, mas o proprietário percebeu e saiu em captura do meliante, que acabou sendo preso em uma barreira policial na entrada da cidade conduzindo uma motocicleta. O suspeito, bem como a moto, foram conduzidos para DPT e já estão à disposição da Justiça.



‘Os cães estão dominando as ruas, eu mesmo já levei até mordida nas nádegas ’, afirma carregador

O carregoador está com pavor dos cães e pede logo providência das autoridades sanitárias (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação dos cães soltos pelas ruas de Brumado está atingindo um ponto inaceitável, pois vários já são os casos de pessoas atacadas por esses animais. O repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, ouviu o carregador Saite Pereira dos Santos, que falou sobre o problema citando que “só aqui na região da feira livre são mais de 40 cachorros que se ajuntam, inclusive para atacar as pessoas”. Ele ainda destacou que “eu mesmo já fui mordido duas vezes, uma na perna e outra na bunda, tendo que ir para o Hospital tomar vacina” e continuou falando que “eu tenho colegas que também foram atacados, então pedimos que a Vigilância Sanitária resolva logo essa situação, já que as pessoas estão correndo riscos, inclusive aquelas que fazem caminhadas que passam por essa região no final da tarde e no início da manhã”.