ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2021"

Brumado: APLB Sindicato consegue reverter Jornada Pedagógica de presencial para virtual

Foto: Divulgação

Em comunicado publicado na página da APLB Sindicato, a entidade que representa os professores do município de Brumado informou que conseguiu reverter a Jornada Pedagógica, que inicialmente seria presencial, para o modo virtual. "O pedido realizado pela APLB Sindicato no último dia 19/02, a Secretaria Municipal de Educação resolve reverter o formato presencial para virtual da Jornada pedagógica 2021. De acordo com a SEMEC, os encontros ocorrerão através da Plataforma BRAVO!", informou o sindicato no qual ainda agradeceu a Pasta de Educação pelo entendimento. "Agradecemos à Secretaria de Educação e à gestão municipal pela demonstração de abertura ao diálogo, nossa principal ferramenta na construção de uma educação democrática e de qualidade!", diz parte da nota. Na ocasião, os professores temiam que a Jornada Pedagógica fosse realizada de maneira presencial, no qual segundo a categoria, poderia trazer riscos aos profissionais, tendo em vista a situação que se agrava a pandemia no Estado e em Brumado. Além disso, o "Toque de Recolher" do Governo acelerou ainda mais esse processo de risco, no qual segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o Estado pode viver um possível colapso na saúde pública.

 



Brumado: Mototaxista que sofreu acidente na ponte do Bairro São Jorge não resiste aos ferimentos e vem a óbito

Foto: Arquivo Pessoal

Natalício de Jesus Souza, 35 anos, veio a óbito após o grave acidente de moto na tarde de domingo (21), por volta das 17h20, em Brumado. Natalício sofreu aprofundamento de crânio ao cair da motocicleta quando seguia do bairro São Jorge ao bairro Dr. Juracy. Segundo testemunhas, ele perdeu o controle da motocicleta e colidiu contra o meio fio do canteiro central da ponte que liga os dois bairros. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) chegou à prestar socorro ao mototaxista que foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto em estado grave. Mas na manhã desta segunda-feira (22), a família do mototaxista informou que ele veio a óbito assim que deu entrada na unidade hospitalar. O corpo foi encaminhado ao IML de Vitória da Conquista. O velório do mototaxista acontecerá na rua dos Tamoios, nº 45, bairro Novo Brumado.



Brumado: Homem sofre acidente de moto e tem afundamento de crânio na ponte do Bairro São Jorge

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um mototaxista, identificado como Natalício de Jesus Souza sofreu um grave acidente de moto na tarde de domingo (21). A equipe de reportagem do 97NEWS apurou que Souza seguia do bairro São Jorge para o bairro Dr. Juracy, quando perdeu o controle da motocicleta e colidiu contra o meio fio. Como o impacto, Natalício sofreu afundamento de crânio na região frontal. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi acionada e encaminhou a vítima ao Hospital Professor Magalhães Neto em estado grave. "Ele estava em baixa velocidade, não sei como aconteceu isso. De repente, a moto dele bateu no concreto da passarela e em seguida ele bateu com a cabeça no meio fio do canteiro central", explicou Angelino uma das pessoas que ajudou no socorro de Souza. 

Foto: Reprodução l Rede Social


Brumado: Incêndio atinge forno industrial da RHI Magnesita; veja o vídeo

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um incêndio atingiu as instalações da RHI Magnesita, na madrugada da última sexta-feira (19), em Brumado. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram homens da brigada de incêndio da empresa tentando apagar as chamas no local. O acidente ocorreu por volta da 01h em um dos fornos, o HW2. Com unidades no Vietnã, e no Brasil em Belo Horizonte (MG) e Brumado (BA) -- principal setor de produção do país --, é uma multinacional que atua na área de produção de refratários, que são utilizados em todos os processos industriais de alta temperatura do mundo. Segundo apurou o site 97NEWS, uma tubulação de água acabou se rompendo no interior do forno, e com a pressão alta na injeção de óleo, gerou a explosão. Nenhum funcionário ficou ferido. Em seguida, um outro forno, o HW3 que também estava em operação foi desligado e os funcionários isolaram a área para conter as chamas. Em nota de esclarecimento, a RHI Magnesita, informou que todos os procedimentos preventivos de segurança foram seguidos adequadamente, para garantir a segurança dos profissionais do setor. “A RHI Magnesita confirma que, na madrugada do dia 19 de fevereiro, ocorreu uma projeção de sínter em um de seus fornos, da unidade de Brumado/BA. Os procedimentos preventivos de segurança foram seguidos adequadamente, garantindo a segurança de nosso pessoal e de nossas operações. O espaço foi isolado para a contenção imediata do material. Vale esclarecer que, apesar da alta temperatura do sínter e de sua característica incandescente, não houve incêndio no local. As causas ainda estão sendo apuradas pela empresa, que reitera seu compromisso com a segurança e com a transparência de suas ações”, diz parte da nota.



Motorista passa com carro por cima de motociclista após acidente, em Brumado; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma motociclista, ficou ferida após uma colisão entre duas motos na noite da última sexta-feira (19), em Brumado. Segundo apurou o site 97NEWS, o acidente aconteceu por volta das 19h18 na Rua Cleóbulo Meira Leite, entrada para o bairro Esconso, quando a motocicleta derrapou na pista, e em seguida, já caída ao solo, a mulher foi atropelada por um carro de passeio. No vídeo, é possível ver que o veículo sedam passou por cima das pernas da motociclista. As imagens não mostram se o motorista do carro prata parou para prestar socorro. A vítima foi socorrida por outros motoristas que passavam no momento do acidente. Ela foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Segundo testemunhas, não foi possível ver quem o atropelou e nem se ele estava usando o celular, já que estava a frente do carro. 



Brumado: 24 pacientes estão hospitalizados por conta da Covid-19; este é o maior número em 2021

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O número de pessoas internadas com confirmação de Covid-19 chegou a 24 no município de Brumado, conforme dados extraídos pela Secretaria Municipal de Saúde divulgados no domingo (21). Ainda neste domingo (21), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou também registrou o maior número de pacientes internados em UTIs Covid-19 desde o início da pandemia. São 890 pacientes adultos e pediátricos em estado grave ocupando leitos nas diversas regiões do Estado. O boletim epidemiológico de domingo (21) também registra 63 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas ontem (21). Em Brumado, desde o início da pandemia, este é o pior número no município. O boletim de domingo ainda mostra 4.746 casos confirmados. O total de notificações suspeitas é de 13.143, além de 54 óbitos, 227 pacientes em tratamento e 4.465 recuperados. No momento, 49 aguardam resultado laboratorial e 7.851 já foram descartados. 

Foto: Divulgação


Uma pessoa foi autuada por desrespeito ao toque de recolher em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde a madrugada da último sábado (20), ao todo na Bahia, 23 pessoas foram autuadas por desrespeito ao toque de recolher. No segundo dia de cumprimento do decreto estadual, os flagrantes ocorreram em Salvador, e em cidades do interior do estado. Entre 22h de sábado (20) e 5h de domingo (21), uma pessoa foi autuada em Brumado. A 34ª CIPM não deu detalhes de onde ocorreu o flagrante e nem a identidade do conduzido. Nesta segunda-feira (22), o Governo do Estado antecipou o Toque de Recolher, no qual passa a vigorar das 22h às 05h, para a ser entre 20h e 05h. Além disso, bares e restaurantes fecham mais cedo, as 18h.



Bahia: Rui Costa antecipa toque de recolher para 20h e horário de bares até 18h

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou no domingo (21) que a Bahia alcançou a marca de 80% de ocupação dos leitos de UTI e, por isso, o toque de recolher em vigor desde sexta-feira (19) será ampliado a partir de segunda-feira (22). A medida ainda será publicada no Diário Oficial. “Infelizmente, alcançamos a marca de 80% de ocupação dos leitos de UTI na #Bahia e a consequência será a ampliação do horário do toque de recolher. A partir desta segunda, dia 22, a restrição será das 20h às 5h. As regiões Oeste, de Irecê e de Jacobina continuam sendo as exceções”, afirmou. Além disso, o governador anunciou outras medidas de enfrentamento à Covid-19: “O atendimento presencial em bares e restaurantes será até 18h. O funcionamento do transporte metropolitano até 20h30. Delivery de alimentos até 23h. Medidas visam conter avanço do coronavírus. Estamos vivendo um momento extremamente grave e conto com a compreensão de todos”, escreveu Rui Costa. O toque de recolher em vigor na Bahia começou a valer na última sexta-feira (19).



Suspenso, carnaval tem mesmo n° de mortes do ano passado em BRs da Bahia

Foto: Divulgação

Mesmo com o carnaval suspenso, o número de óbitos nas estradas federais do estado no período não se alterou. Foram nove perdas, igual número de 2020, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) divulgados na sexta-feira (19). Já no número de acidentes, a redução foi de 25% neste ano ante a mesma época em 2020. Neste ano ocorreram 45 acidentes, enquanto que em 2020 foram 61. Dos 45 deste ano, 16 foram acidentes graves, que são os que resultam em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente. Ainda segundo a PRF-BA, neste ano 47 pessoas ficaram feridas, 51% a menos em relação ao mesmo período do ano passado em que teve 95 feridos. Nos cinco dias de operação, a PRF-BA autuou 3.780 condutores por infrações diversas. Só em uma delas, a ultrapassagem proibida, foram 988 autos extraídos. Nas fiscalizações, a PRF-BA também emitiu 89 autos de infração para motociclistas ou passageiro sem capacete. As ações ainda geraram multas a 22 motoristas que usavam o celular enquanto dirigiam, e 293 autuações por não uso do cinto de segurança, obrigatório não só para o motorista como também para todos os ocupantes do veículo. Os que não tinham cadeirinha para crianças foram 28. A corporação ainda recolheu 296 veículos ao pátio da PRF-BA, por diferentes irregularidades seja na documentação, ou no estado de conservação e até ausência equipamentos obrigatório.



Jequié: Mulher é salva por Ronda Maria da Penha quando tentava se jogar de ponte

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma mulher foi salva quando tentava se jogar de uma ponte em Jequié, na tarde de quinta-feira (18). Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a vítima tentava se atirar da Ponte Theodoro Sampaio quando foi avistada por uma guarnição do 19ª Batalhão de Polícia Militar (BMP). Com isso, a Operação Ronda Maria da Penha se aproximou da mulher e conseguiu que ela desistisse do ato. “A vítima estava bastante abalada, porém em alguns minutos de diálogo foi convencida a desistir e rapidamente foi retirada do local”, relatou a comandante do Ronda, tenente Patrícia de Oliveira Batista. Depois de ser salva, a vítima foi conduzida para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. “Hoje tentarei novo contato para saber como ela está. Fico orgulhosa em saber que conseguimos salvar uma vida apenas com algumas palavras de conforto”, finalizou a comandante.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Bolsonaro diz que impostos federais sobre gás e diesel serão zerados

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (18), durante sua live semanal nas redes sociais, que o governo decidiu zerar os impostos federais que incidem sobre o gás liquefeito de petróleo (GLP) – o gás de cozinha – e o óleo diesel. A suspensão sobre o gás será definitiva. Já a interrupção na cobrança federal sobre o diesel terá duração de dois meses. As medidas foram decididas em uma reunião do presidente com a equipe econômica, ocorrida durante a tarde, e passam a valer no próximo mês. “A partir de 1º de março agora, não haverá mais qualquer tributo federal no gás de cozinha, ad eternum. Então, não haverá qualquer tributo federal no gás de cozinha, que está, em média, hoje em dia, R$ 90, na ponta da linha, para o consumidor lá. E o preço na origem está um pouco abaixo de R$ 40. Então, se está R$ 90, os R$ 50 aí é ICMS, imposto estadual, e é também para pagar ali a distribuição e a margem de lucro para quem vende na ponta da linha”, disse o presidente. No caso do diesel, Bolsonaro explicou que o corte no imposto será temporário até que o governo encontre uma forma de eliminar a cobrança de forma definitiva. O presidente também criticou reajustes recentes no preço dos combustíveis por parte da Petrobras e chegou a indicar que haverá mudanças na estatal em breve. “Por que por dois meses? Porque, nesses dois meses, vamos estudar uma maneira definitiva de buscar zerar esse imposto no diesel. Até pra ajudar a contrabalancear esse aumento, no meu entender, excessivo, da Petrobras. Mas eu não posso interferir nem iria interferir na Petrobras. Se bem que alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias. Você tem que mudar alguma coisa.” Atualmente, o único imposto federal incidente sobre o GLP e o diesel é o PIS/Cofins, que é de R$ 2,18 por botijão e cerca de 35 centavos por litro do diesel, segundo informações da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A Cide, outro imposto federal cobrado sobre combustíveis, já está zerada tanto para o diesel quanto para o GLP.



Toque de recolher pode ser ampliado se taxa de internação chegar a 80%, diz governador

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa avisou que o toque de recolher, que começa nesta sexta-feira (19) e vai até o próximo dia 25 em 343 municípios da Bahia, pode ser ampliado caso a contaminação da Covid-19 continue crescendo no estado. Em entrevista para a Rede Bahia, o chefe do executivo informou que se a média de ocupação em leitos de UTI para tratamento da doença chegar a 80%, o horário da restrição de circulção, que a partir de hoje será das 22h às 5h, será aumentado. A taxa hoje está sem 77%. “Será ampliado proporcionalmente ao crescimento doença. Nós vamos ampliando o tempo de restrição e também com o fechamento de outras atividades. Caso o contrário serão muitas mortes”, disse Rui. O governador também informou que serão abertos mais 20 leitos nos próximos dias e que as tendas da Arena Fonte Nova podem ser reinstaladas em breve.



Brumado registrou 18 novos casos da Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (17), Brumado registrou 4.705 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Ao todo, já  são 13.120 notificações. Entre os diagnósticos: 19 internações, 54 óbitos, 203 pacientes em tratamento e 4.448 recuperados. No momento, 96 pessoas aguardam resultado laboratorial e 7.803 foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: APLB Sindicato solicita mudança de presencial para virtual na programação da Jornada Pedagógica

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na quinta-feira (18), a APLB Sindicato enviou um ofício solicitando da administração municipal de Brumado, no qual pede para reconsiderar a programação presencial da Jornada Pedagógica do município. Segundo a categoria dos professores, o documento pede a abertura para um diálogo em prol do bem coletivo e do atendimento às necessidades de todas as partes. "Como dito em ocasião do ano novo, esperamos que este seja um ano de diálogo entre a categoria e a gestão municipal. Sempre nos posicionamos diante a uma abertura em que, tanto educadores quanto administração possam contribuir valiosamente na tomada de decisões visando a melhoria dos processos no que diz respeito à educação em Brumado." De acordo com a APLB, tanto o Conselho Municipal de Educação, quanto a Secretaria Municipal de Educação e o gestor foram contatados para que se pudesse repensar uma Jornada de forma a garantir a segurança de todos os envolvidos, visto que a situação na Bahia, em termos de contágio por Covid, possui no momento, uma grande ocupação de leitos de UTI e óbitos é alarmante. "Assim, torna-se altamente arriscado reunir profissionais da educação nas escolas durante a jornada, quando é perfeitamente viável que se faça por meio de plataformas digitais, a exemplo de outros municípios", diz o documento. Conforme o Sindicato, eles: "Aguardamos o bom senso do CME, da SEMEC e da gestão municipal, no sentido de acolher nossa solicitação e agir em favor da segurança e da vida de todos os envolvidos."



Brumadense grava clipe com música gospel e conquista quase 13 mil visualizações no Youtube

Foto: Reprodução l Vídeo

Olhe a seu redor e perceba o quão sombria virou a nossa realidade. Só fala-se em doença, contaminação e morte. E nesta hora, inevitavelmente, o ser humano procura apoio espiritual. Por isso, na história recente deste país, nunca os cantores gospel cresceram tanto em números absolutos. Pastores, cantores e tudo relacionado a algo que remeta a uma força superior aumentou de relevância. Nos últimos meses, o seguimento teve um crescimento de suas plataformas digitais. Em Brumado, o cantor Lucas Thailan, 25 anos, já ultrapassou 12 mil visualizações com o clipe do single: "Jesus é o mesmo". A música conta a história de um homem que era fiel a Jesus, mas se desviou da palavra e perdeu casa, família e os filhos. O talento e a fé de Lucas impressionam. Em entrevista ao site 97NEWS, ele disse que trabalha como comerciante, mas que a música gospel está na família há muitos anos. Sobre a música, ele revelou que a canção é de um compositor do Rio de Janeiro. "Essa música surgiu depois de uma live que eu fiz no ano passado, e eu tive a oportunidade de conhecer o compositor e gravar ela", revela. Ele diz que quando decidiu gravar o clipe da música, suas expectativas eram boas, por conta da história da música. "Tem dois meses que lançamos ela [música] e graças a Deus já alcançou várias pessoas, já tive testemunhos dela também, então pra mim foi um presente de Deus essa canção. E fico muito grato também desse trabalho ajudar as pessoas se aproximarem mais de Cristo, ao evangelho", disse. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Como boa parte da família veio do evangélico, Lucas conta que desde a infância a família sempre lhe instruiu a seguir os ensinamentos da bíblia. "Comecei a cantar a partir dos 12 anos na igreja em grupos de louvores e até hoje eu tô levando a música gospel na cidade e em alguns municípios da região", comenta. Sobre o clipe, Thailan lembra que a canção mostra um pouco da realidade das pessoas, nessa pandemia, isolamento social e as crises. "Retrata a história de um casal no qual o homem se desvia. E dentro da nossa realidade isso acontece todos os dias, pessoas se desviam por conta de problemas pessoais e se afastam da presença de Deus, se acomodando, perdendo família. E essa canção retrata a importância de a gente voltar pros braços do pai, e dizer que nuca é tarde pra isso", relata o músico. Sobre a letra da música, ele afirma que a canção é muito forte. "Essa frase: 'Jesus é o mesmo' é muito forte, sou grato a Deus porque ela tem chegado à muitos corações e sentir a importância de voltar aos braços do pai [Jesus]. É importante lembrar que Jesus é o mesmo de sempre, que só a gente precisa dar o primeiro passo pra mudar a nossa história", disse Lucas Thailan. Veja o clipe:



Brumado: Sem delivery, comerciantes consideram 'toque de recolher' tardio e pode gerar demissões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O decreto que estabelece o toque de recolher nos municípios da Bahia por sete dias, das 22h às 05h, a partir desta sexta-feira (19), contará com o apoio na Polícia Militar na perspectiva de garantir o cumprimento da medida. O decreto tem como objetivo provocar uma redução da taxa de crescimento da Covid-19 no estado, ao passo que elimina as aglomerações noturnas. Até o próximo dia 25 de fevereiro, a circulação de pessoas nas ruas -- entre 22h e 5h -- será restrita e os estabelecimentos de serviços não essenciais deverão encerrar as suas atividades até as 21h30 para garantir o retorno dos funcionários às suas residências. Locais comerciais como bares e restaurantes, além de serviços de delivery, deverão estar fechados às 22h. Em entrevista ao site 97NEWS, comerciantes de Brumado consideram a extrema medida do Governo baiano como "tardia". No ramo de acarajé há mais de 30 anos, Alex é a favor da medida, mas afirma que o comércio ainda esta se restabelecendo. "Nós vamos seguir a regra, já que é pra conter o avanço da Covid-19. E mais tarde vamos retornando aos poucos", disse. Sem o serviço de delivery, ela vai ter que abrir mais cedo. "Aqui geralmente eu já começo a servir bem mais cedo, e fechando as 22 horas, não vai me afetar muito", comenta. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para o cliente Roberto Salles ele considera que o toque de recolher deveria ter sido feito no final do ano passado. "Acho muito tarde esse toque de recolher, porque fecha os bares e restaurantes, mas nas eleições houve aglomerações e ninguém falou nada. Na última semana, o governado esteve em Aracatu inaugurando obras e teve aglomerações, e ninguém fala nada, é para o bem da população, sim. Mas cadê o governo que não dá exemplo. Cadê as vacinas, porque não acelera o processo?", questiona o cliente. Para o empresário Fernando Rocha, o Decreto deveria ser mais flexível. "Por exemplo: as agências bancárias estão sempre cheias. A feira livre, lotada muita gente sem máscara, não é só nos bares. Então pegou como [bode expiatório] quem trabalha no noturno e achando que vai funcionar e, sinceramente isso não vai funcionar", afirma. Com sete funcionários em sua empresa, e com a renda diminuindo, ele afirma que terá que fazer cortes. "A primeira coisa que a gente vai ter que fazer é corte dos funcionários, pra poder conseguir pagar as contas", expressou. Segundo ele, ao invés do toque de recolher, o município poderia aumentar a fiscalização nos estabelecimentos, para garantir a segurança do cliente. "Aqui por exemplo, tenho álcool em gel em todas as mesas, quando o cliente não está consumindo, a gente pede pra ele usar a máscara e mantemos o distanciamento das mesas. A gente tenta fazer de todas as formas para não ter nenhum tipo de aglomeração", afirma o empresário do ramo de açaí.



Brumado: Moradores cobram conclusão de obras de pavimentação da Rua Carlos Lima Rizerio, nos Olhos D'água

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores da Rua Carlos Lima Rizerio, no bairro Olhos D'água, em Brumado, reivindicam a conclusão das obras de pavimentação no local. Apenas uma parte da via iniciou o processo de calçamento com paralelepípedos, causando frustração e transtornos para os moradores da parte não pavimentada. O representante comercial Maxuel França Araújo, mora no trecho sem calçamento e diz que a situação piorou depois do início das chuvas. "Faz tempo que o pessoal fala de arrumar aqui, e essa promessa nunca foi cumprida, todos os dias é uma luta para levar minha esposa no trabalho. Sem contar com este matagal aqui na frente de casa", reclamou. Ele afirma que não esperava conviver com tantos transtornos. "Para sair, seja a pé ou de carro, é complicado. Fora o acúmulo de lama e água nesse período chuvoso", lamentou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A via também causa transtornos aos motoristas, Alberto Dias foi pego de surpresa com a situação, ele não pegará mais a rota. "Moro aqui próximo e sempre passo pela rua. Realmente ela não está em boas condições, mas agora não dá pra continuar pegando esse caminho", disse Dias. Outro morador, Chagas Cassimiro de Souza relata que a gestão municipal não se preocupa com a comunidade. "O prefeito já passou por aqui, já vu a situação e não faz nada, aqui a salvação são os vizinhos que ajuda uns aos outros", comentou.

 



Censo Demográfico: IBGE oferece 62 vagas temporárias para Brumado; remuneração mensal varia entre R$ 2.100 e R$ 1.700

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou dois editais de processos seletivos simplificados (PSS) na quinta-feira (18). São 204.307 vagas temporárias oferecidas em todo o país para trabalhar na preparação e realização do Censo Demográfico 2021. Desse total, 14.028 são para a Bahia, com 62 oportunidades para Brumado. No território baiano, serão 486 agentes censitários municipais (ACM), sendo para Brumado, apenas 01 (uma) vaga e 1.095 agentes censitários supervisores (ACS), e para Brumado, serão 6 vagas. Ambos os cargos exigem Ensino Médio completo, oferecem remuneração mensal de R$ 2.100 (ACM) e R$ 1.700 (ACS), com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os contratados deverão trabalhar por um período de cinco meses, podendo haver prorrogação desse prazo se houver necessidade e recursos orçamentários. Além dos agentes, serão selecionados 55 recenseadores na Capital do Minério. Ao todo no Estado, serão 12.447. No caso deles, a escolaridade exigida é o Ensino Fundamental completo e a remuneração é por produção. Os recenseadores não têm horário fixo, mas o esperado é que trabalhem pelo menos 25 horas por semana, podendo fazê-lo inclusive em feriados e fins de semana, quando costuma ser mais fácil encontrar as pessoas em casa. Esses profissionais deverão atuar, em princípio, pelos três meses de coleta do Censo Demográfico, também havendo possibilidade de prorrogação nos mesmos parâmetros dos agentes. Todos os contratados para todas as funções farão jus a 13º e férias proporcionais, por tempo trabalhado. Os interessados nas vagas de agentes poderão se inscrever a partir desta sexta-feira (19) até o dia 15 de março. O custo é de R$ 39,49. Já as inscrições para concorrer às vagas de recenseador se iniciam na próxima terça (23) e vão até 19 de março. Elas custam R$ 25,77. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site da Cebraspe (aqui). O edital está disponível no mesmo portal. 

 



Bahia: Cidades do interior têm alta na ocupação de leitos e beiram o colapso

Foto: Reprodução l TV Bahia

Assim como Salvador, hospitais do interior da Bahia estão com altos índices de ocupação e a beira do colapso nesta sexta-feira (19). Os números refletem o agravamento da pandemia da Covid-19 no estado, que nos últimos dias têm registrado alta nos registros de novos diagnósticos, casos ativos da infecção, taxa de transmissão e óbitos diários. Em Vitória da Conquista é grave, onde a taxa de ocupação dos leitos de Tratamento Intensivo chegou a 100% na quinta-feira (18). As últimas duas vagas de UTI no Hospital das Clínicas já foram preenchidas. O Hospital Geral e o São Vicente já atingiram capacidade máxima. Em relação aos leitos clínicos, a terceira maior cidade da Bahia tem  índice de 53%.