ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2021"

Governador da Bahia anuncia 'lockdown' no estado a partir de sexta (26)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta quinta-feira (25) que vai decretar fechamento de atividades não essenciais por causa do avanço da pandemia da Covid-19 no estado. A medida passa valer a partir de sexta-feira (26), e segue até a próxima segunda-feira, 1º de março. O anúncio feito em uma live que acontece neste momento, nas redes sociais. A live conta com a participação da imprensa baiana, do presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), prefeitos e secretarias. A restrição será válida por 3 dias, das 17h às 5h. De acordo com Rui Costa, o decreto será assinado nesta quinta e será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo o governador, a decisão ocorre por causa da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado que continua mesmo com o "Toque de Recolher"..



Em 'previsão muito otimista', Rui fala em 50% da população vacinada até o meio do ano

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa afirmou que em uma previsão "muito otimista", 50% da população do estado poderá estar vacinada no meio do ano. Em entrevista à TV Record, Rui falou da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite que estados e municípios comprem vacinadas aprovadas em outros países, afirmando que está negociando com laboratórios. Ele foi questionado sobre a velocidade que se poderá vacinar a população. "Isso tudo vai depender... Se ficasse dependendo do ritmo apenas do ministério, trabalhando com duas vacinas, poderia dizer que eu não acreditaria, como não acreditei naquele cronograma apresentado", disse o governador "Já na primeira entrega não cumpriu o cronograma. Agora, com essa possibilidade de utilizar outras vacinas, que já estão aprovadas no mundo inteiro, somente a Anvisa achava que não deviam ser utilizadas, aí sim. A gente abre o leque", ressaltou, citando vacinas que ainda não estão no país, como a da Moderna. Rui falou também do toque de recolher, que segue até o início da próxima semana. "Se todos colaborarem, talvez a gente não precise fazer fechamento total. Se até sábado não conseguirmos resultado, aí teremos sim que anunciar (próximas medidas)", afirmou o governador. 



Brumado: Agricultor anuncia moto em grupo de vendas e falso comprador some durante teste drive

Foto: Divulgação

O agricultor Tiago Pessoa Bittencourt procurou a delegacia de polícia de Brumado, depois de ter a motocicleta furtada durante um falso teste drive, na manhã de quarta-feira (24). Em entrevista ao site 97NEWS, a vítima disse que havia anunciado a sua motocicleta, uma XRE 300 em um grupo de compras e vendas na rede social há cerca de quinze dias, e um homem havia entrado em contato para fazer a negociação através do whatsApp. Sendo o suspeito da cidade de Tanhaçu, Tiago preferiu mostrar a moto para terminarem a negociação em Brumado. "Ele se identificou como sendo da cidade de Tanhaçu, então eu achei melhor encontrá-lo em uma praça aqui de Brumado", disse a vítima. Quando chegou ao local indicado, o falso comprador pediu para fazer um teste drive e saiu com a motocicleta não voltando mais. "Ele demorou muito e não voltou, quando liguei pra saber onde estava, ele disse que a moto havia apagado e desligou o telefone. A partir dai, não consegui mais falar com ele", conta. Ao se dar conta de que havia caído em um golpe, o jovem percebeu que o perfil do whatsapp do suspeito tinha a foto de uma outra pessoa. "Eu falava com ele pela rede social, quando negociamos a moto, ele me ligava pelo whatsapp. Só que quando percebi que a foto não era a dele. Então liguei imediatamente para a Polícia e fiz um boletim de ocorrência", relata Bittencourt. A vítima disse que o autor seria moreno, aparentava ter 1,70 de altura, estava com barba e não possui tatuagem. Ele pede para quem souber informações do veículo, uma XRE 300 modelo 2014/2015 com placas OWR-2119 na cor preta, devem ligar para a Polícia no 190 ou 197. 



Ex-coordenador do Centro Metanóia, Elielson Santos morre vítima da Covid-19

Foto: Divulgação

O coronavírus fez mais uma vítima no município de Brumado. Nesta quinta-feira (25), Elielson Santos, de 42 anos, ex- coordenador do Centro de Recuperação Metanóia, veio a óbito após complicações. Inicialmente ele foi atendido na UPA Covid no dia 18 deste mês, sentindo falta de ar, mas no último domingo, dia 21, precisou ser entubado e encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde veio a óbito. No Centro de Recuperação Metanóia, localizado na comunidade do Espinheiro, Elielson realizava trabalhos de recuperação e ressocialização de pessoas viciadas em álcool e drogas. Elielson Santos era natural de São Paulo e vivia em Brumado há cerca de 05 anos. Nossos sentimentos aos parentes e amigos nesse momento de profunda dor.  



Câncer de vesícula biliar - doença silenciosa - previna-se

Foto: Divulgação

O câncer de vesícula afeta a vesícula biliar, um órgão pequeno ligado ao lado direito do fígado. Tem em média de 7 a 10 cm de comprimento e é nela que fica armazenada a bile, substância produzida pelo fígado que ajuda a digerir a gordura que consumimos pela alimentação. Quando a vesícula é afetada por alguma condição, problemas intestinais, cólicas e intolerâncias alimentares começam a surgir. Outros sintomas são dores abdominais no lado direito do abdômen, logo abaixo das costelas, inchaço, enjoos e vômitos frequentes, peles e olhos amarelados, perda de peso, falta de apetite e febre. Os exames de imagem são extremamente úteis na determinação da doença e estágios, possibilitando um diagnóstico preciso e o estadiamento da doença. No caso do câncer de vesícula biliar o exame é ainda mais importante por ser essa doença bastante silenciosa e de difícil diagnóstico. Assim como na maioria dos cânceres a chance de cura total é maior quando menos avançado o estágio. A prevenção é fundamental, cuide de sua saúde, visite o médico regularmente. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Centro de Atendimento a Covid atende cerca de 80 pacientes por dia, diz diretor técnico da unidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores de Brumado e Região com suspeitas de terem contraído a Covid-19, o novo coronavírus ganharam, há cerca de um ano, uma unidade de saúde para poderem receber o primeiro atendimento contra a doença. Atualmente, cerca de 80 pacientes são atendidos pela UPA Covid. O diretor técnico da unidade, Dr. Danilo de Souza Menezes relata que por conta da alta transmissibilidade da doença, a procura pelo atendimento tem aumentado nos últimos quinze dias. "No momento estamos com uma super lotação, não só aqui, mas também em Vitória da Conquista devido à essa elevada procura", disse ao 97NEWS. Segundo Menezes, nem todo paciente que procura a UPA Covid com suspeitas, se confirma. "A principal manifestação são os sintomas respiratórios, mas existem as manifestações atípicas como vômito, diarreia, does musculares e nas articulações, dores de cabeça e perda do apetite e olfato. Então todos os pacientes que apresentam esses sintomas, ele é notificado como caso suspeito", comenta o diretor técnico.

 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após isso, segundo ele, o paciente é orientado, medicado e submetido a realização exames. De acordo com Dr. Danilo, a maior dificuldade é a grande sobrecarga de volume, o que segundo ele, em Brumado tem sido menor. "A estrutura que foi montada em Brumado atende toda a demanda não só da cidade, mas toda uma região. Porque aqui recebemos pacientes de outros municípios. E graças a Deus aqui temos equipamentos que atendem essa demanda. Enfim, destacamos também a nossa equipe que vem se dedicando cada vez mais para salvar vidas", disse. 

 



Brumado: Carro atropela casal e mata mulher na BR-030, próximo à entrada de Umburanas

Foto: Adaílton l 97NEWS

Por volta das 07h40 desta quinta-feira (25), um atropelamento na BR-030, próximo à entrada de umburanas vitimou uma mulher e um homem na BR-030, trecho entre Brumado ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. Segundo as primeiras informações, o casal esperava um ônibus nas proximidades da entrada do distrito de Umburanas, quando foram atropelados por um Fiat Idea prata. Com a batida, as vitimas foram arremessadas. A mulher de prenome Adriana morreu na hora e o homem foi socorrido pelo SAMU 192 ao Hospital Professor Magalhães Neto. O carro parou alguns metros do local da colisão. Equipes da Polícia Civil e Perícia estiveram no local. Não há informações sobre o motorista do carro. 

Foto: Adaílton l 97NEWS


Fiscalização contra a Covid-19 interdita culto em igreja com mais de duas mil pessoas em Curitiba

Foto: Reprodução

Agentes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) contra a propagação da Covid-19 interditaram, no fim da noite de quarta-feira (24), um culto religioso com mais de duas mil pessoas em uma igreja no bairro Batel, em Curitiba. De acordo com a equipe, os participantes estavam aglomerados e sem manter o distanciamento social, ou seja, contrariando os protocolos sanitários estabelecidos para conter o vírus. Durante a ação, foram aplicadas três multas, que somaram R$ 150 mil. A fiscalização ocorreu a partir de denúncia da população, segundo os agentes da Aifu. O Esatdo já tem mais de 84 mil casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com o boletim mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a capital paranaense tem 84.597 casos confirmados de Covid-19 e 2.487 pessoas morreram pela doença. Em todo o Paraná, são 623.385 casos confirmados e 11.271 mortes.



Brumado: 34ª CIPM fará operação especial para conter aglomeração e carreata na final do Campeonato Brasileiro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) de Brumado vai realizar nesta quinta-feira (25), uma Operação Especial para conter aglomerações e possíveis carreatas durante a última rodada do Campeonato Brasileiro entre São Paulo e Flamengo. Segundo o Major Mário Cabral, a Companhia está preocupado com a possibilidade de formação de aglomerações na cidade. Em entrevista ao site 97NEWS a 34ª CIPM contará com reforço no seu efetivo para  garantir o cumprimento do decreto do governador do Estado, que determina o toque de recolher das 20h às 5h. "As operações para coibir a circulação de pessoas e veículos acontecerão em bares, restaurantes e em todas as cidades sob a nossa responsabilidade, com o reforço de policiamento ostensivo em viaturas e motocicletas. Não vamos tolerar que as pessoas descumpram uma determinação legal. O nosso objetivo é salvar vidas. Estamos buscando impedir a proliferação do vírus, visto que os leitos disponíveis de UTI dos hospitais estão com sua ocupação em níveis elevados  e as pessoas precisam se conscientizar do seu papel como cidadão", disse o Comandante. De acordo com a PM, aqueles que descumprirem o decreto, serão autuados pelos crimes previstos de desobediência e contra a saúde pública e conduzidos à delegacia. O Major também destacou os canais de denúncia. "As denúncias serão fundamentais para facilitar o trabalho da polícia. Para isso, a população poderá utilizar o telefone 190. Lembrando que a denúncia é anônima e a viatura mais próxima é acionada para o local", disse ao site.

 



Caetité: PRF-BA prende dois por receptação de carro roubado; ações ocorreram na BR-030

Foto: Divulgação l PRF

Dois veículos roubados foram recuperados na última terça-feira (23) em Caetité. As apreensões que resultaram na prisão de dois motoristas, um de 33 anos, e outro, de 70, ocorreram em trechos da BR-030 em um intervalo de cinco horas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o primeiro caso aconteceu por volta das 11 horas. Os agentes deram ordem de parada a um veículo Fiat/Uno Vivace, de cor prata. Na vistoria, os PRFs constataram que no carro havia vários indícios de adulteração. Ao consultar o banco de dados, ficou constatado que o Uno circulava clonado. O original tinha ocorrência de roubo, registrada em agosto 2017, no estado de São Paulo. Com o flagrante, o motorista foi detido e encaminhado a uma delegacia. Já por volta das 16h30, um Uno Mille com placas de Alecrim (RS) foi abordado pelos policiais. Na fiscalização, a equipe verificou que o veículo tinha indícios de adulteração e constatou que o veículo tinha sido roubado há mais de 15 anos, em 17 de fevereiro de 2006, em Campinas (SP). O idoso, de 70 anos, que dirigia o carro foi detido e encaminhado também à delegacia. Os dois acusados vão responder pelo crime de receptação, previsto no art. 180 do Código Penal.



Brumado: Com insumos em alta, Hospital Municipal decide suspender atendimentos eletivos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O secretário municipal de Saúde, Claudio Soares Feres, em entrevista ao site 97NEWS na quarta-feira (24) afirmou que vai suspender por alguns dias, os atendimentos eletivos pelos preços abusivos dos insumos. "Para se ter uma ideia, uma caixa de luva que há 1 ano atrás a gente comprava a R$ 15, hoje ela tá custando R$ 110 e R$ 120 a caixa. E o pior de tudo, pode faltar", disse o secretário. Como referência, Cláudio citou o município de Manaus, que viveu um colapso na falta de oxigênio. "Manaus vive hoje o que a China passou no início da pandemia, então isso é uma medida de prevenção, de cautela. Não vai afetar o serviço de urgência e emergência. Nós vamos também garantir os atendimentos às gestantes, a oncologia, o renal crônico, pós operatório, porque não tem como parar. Ou seja, o que for identificado como urgência e emergência vamos providenciar o atendimento", pontua o secretário que completou dizendo ainda que a suspensão será de 30 dias. Ele ainda pede colaboração e compreensão de todos e diz acreditar que dentro dos próximos dias tudo deve voltar à normalidade. "Pedimos calma, e nos próximos dias acreditamos que tudo possa voltar a sua normalidade", acrescentou.



Brumado tem 29 pacientes hospitalizados e 58 óbitos por conta do Coronavírus

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (24), o município de Brumado registra 4.905 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 13.556. Entre os diagnósticos: 29 internações, 58 óbitos, 292 pacientes em tratamento e 4.555 recuperados. No momento, 117 ainda aguardam resultado laboratorial e 7.881 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Hospital PMN receberá mais 10 leitos clínicos no combate a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde desta quarta-feira (24), o secretário municipal de Saúde anunciou que o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, receberá equipamentos para a montagem de mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para pacientes de Covid-19. A abertura de novos leitos é uma tentativa de diminuir o número de ocupação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que virou Centro de Atendimento Covid-19, que possui leitos clínicos para casos de Covid. Os novos leitos serão instalados na capela do Hospital Municipal e está sendo preparada para receber o suporte para uso de ventilação mecânica e equipe de suporte. Em entrevista a imprensa local, o secretário, Cláudio Soares Feres, disse que, em virtude da lotação na UPA Covid, foi necessária a implantação desses novos leitos. "Os números de pacientes internados, eles vem aumentando assustadoramente nas últimas duas semanas, chegando ao ponto de encontramos dificuldades em regular pacientes na UPA Covid, nos Hospitais referência em Vitória da Conquista e Salvador. Então por conta disso, estamos preparando a Capela para dez leitos clínicos", disse. Segundo Feres, um ofício foi encaminhado ao Governo do Estado para garantir recursos e manter os leitos ativos. “Já oficializei o Sesab, porque não vai atender só Brumado e sim toda região", afirmou.



Ex-travesti, brumadense que pretende se casar, diz já ter recebido ameaças e ser vítima de preconceito

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O brumadense Fábio Lúcio Novais Souza, de 49 anos, que até os 40 era travesti, alega que ainda sofre preconceito por defender uma “restauração sexual”. Com pretensões de se casar e ter filhos, ele agora quer ajudar pessoas que decidem deixar o que chamam de 'estado de homossexualidade'. Quando ainda era travesti, Fábio chegou a ser ameaçado de morte. Entre os relatos de sua vida obscura, Lúcio contou que já foi traficante e se envolveu com bandidos de alta periculosidade quando morava no município de Vitória da Conquista. "Nesse período eu passei muitas fases difíceis lá, já fui traficante, conheci gente grande do tráfico, me prostitui e arrumava muita confusão quando saia para beber", disse ao 97NEWS. Ele conta que começou a ter o desejo pelo mesmo sexo aos 10 anos de idade, mas na época era reprimido e tinha medo do seu pai, um homem muito conservador. “Nessa idade eu não tinha contato com homens porque meu pai sempre foi muito reservado e também eu era menor de idade, mas já sentia atração por homens”, lembrou. Somente aos 14 anos, segundo Fábio, ele teve o primeiro contado com o mesmo sexo. "A partir dos 14 anos eu me entreguei à este lado, foi quando tive contato com um colega da minha rua, foi o primeiro contato que permiti em meu corpo. A partir dai, eu passei a desejar homens, gostava. Também foi o tempo em que me deu bastante medo. Porque eu não pensava em minha vida, e sim, nos meus pais, o que eles iriam sentir naquele momento, como se eu fosse outra pessoa", declarou. 

 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Aos 22 anos de idade, Lúcio conta que chegou a se prostituir, mas nunca pagou pelo sexo. "Nunca tirei um centavo do meu bolso para alimentar homens", afirmou. Questionado se já houve relacionamentos com homens casados, o ex-travesti afirmou que sim, e na maioria das vezes, os clientes eram da "alta sociedade". "Na minha época, meus ficantes eram [filhos de papai], gente que você olhava assim: 'não, é mentira, não tem capacidade'. Hoje são grandes empresários em Brumado. Inclusive gente com nome forte na cidade, mas isso é passado", lembrou. Sobre a quantidade de relacionamentos, ele não conseguiu mensurar, mas afirmou que foram muitos. "Eu sempre escolhi a dedo com quem eu iria ficar, porque naquela época eu era muito reservado. Além disso, por conta do preconceito", diz. Ainda assim, ele disse vencer a sociedade. "As pessoas naquela época viam os homossexuais como pessoas diferentes, até apedrejavam nas ruas. Hoje não, o mundo está globalizado, mas já fui vaiado e recebi pedradas por conta da minha escolha sexual", conta. Para ele, a maioria das pessoas fica desconfortável perto de homosexuais. A partir da experiência pessoal, com a qual viveu mais de 40 anos, Fábio disse que decidiu mudar de vida e pretende se casar e ter filhos. "Deus está preparando uma esposa pra mim, ainda quero ter uma família", pontua. Ainda sobre a mudança, o ex-travesti quer resgatar amigos do "mundo obscuro". O meu desejo é libertar eles, tenho muitos colegas nesse mundo e vou ajuda-los”, explicou.

 



STJ vai julgar habeas corpus coletivo contra toque de recolher na Bahia

Foto: Divulgação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai julgar um pedido de habeas corpus coletivo contra o toque de recolher imposto decretado pelo governo da Bahia desde a última sexta-feira (19). O pedido foi feito pelo advogado Henrique Quintanilha e inicialmente foi remetido para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O desembargador João Bosco de Oliveira Seixas decidiu encaminhar o HC ao STJ. “O “Toque de Recolher” foi o instrumento utilizado nos momentos mais graves da História Mundial, como modo de constranger e perseguir pessoas por governantes e impor o jugo de um povo ou nação sobre outra”, diz um trecho do HC. A restrição vale para 381 municípios baianos e prossegue até o próximo domingo (28). O trânsito de pessoas durante o período está proibido das 20h às 5h.



NASA está pronta para explorar o asteroide de ouro que poderia causar colapso na economia mundial

Foto: Reprodução

A missão da NASA que irá estudar o asteroide de ouro Psyche 16, cujo valor é milhares de vezes maior que a economia mundial, ingressou na última fase de operações. Segundo os responsáveis pelo projeto, a nave espacial e os equipamentos de bordo estão em fase de montagem e logo se submeterão às últimas provas, antes do lançamento, previsto para agosto de 2022. O Psyche 16 é formado por ouro, ferro e níquel, entre outros metais pesados, que valeria 700 quintilhões de dólares. Se fosse dividido igualmente entre todos os habitantes da Terra, cada um receberia 93 bilhões de dólares. Infelizmente, isso não resolveria a vida de ninguém, pois caso o asteroide fosse trazido para Terra, ele faria a economia mundial entrar em colapso. Como qualquer pessoa com conhecimentos básicos de economia sabe, um dos elementos para a definição dos preços é a escassez: se o mercado for inundado de ouro, o metal deixará de ser uma raridade para ser algo comum. A oferta aumenta, o preço cai. A NASA já planejou, desenhou e construiu o corpo da nave espacial que será usada na Missão Psyche. Além disso, a agência espacial também desenvolve seu sistema de propulsão solar elétrico, instrumentos científicos, computador de bordo e demais equipamentos que serão montados no Laboratório de Propulsão a Jato. Atualmente, a produção de ouro na Terra fica entre 2500 e 3000 toneladas por ano, uma quantidade ínfima se comparada ao que poderia ser produzido no espaço. Ainda falta muito tempo para o boom da mineração espacial, mas calcula-se que, em 2040, este mercado poderá atingir os 2,7 bilhões de dólares.



Brumado: Manicure se adapta para não perder clientela durante pandemia da Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Evitar aglomerações de pessoas, manter distância de pelo menos um metro, ficar em casa. Essas são as principais recomendações para a população desde o início da pandemia do novo coronavírus, além de lavar sempre as mãos e o uso de máscaras. Principalmente após o "Toque de Recolher" decretado pelo Governo da Bahia, desde a última sexta-feira, dia 19. Com restrições assim, alguns profissionais tiveram que se readaptar. Para quem trabalha na área da beleza, as recomendações não são tão fáceis e o 97NEWS conversou com a manicure Luciana Aparecida Souza, 34 anos, sobre as adaptações feitas para sobreviver durante a pandemia. Ela que atua no ramo há vários anos, disse que só atende por agendamento e que durante a quarentena, não tem o que reclamar financeiramente. "Olha não tenho o que reclamar não, alguns deixou de fazer às unhas, mas eu entendo por conta dos problemas de saúde, mas minha clientela tem sido muito boa", diz. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Aumentamos o horário de atendimento com agendamentos a cada uma hora, assim não acumula um cliente atrás do outro", explica Aparecida. "Ao visitar o cliente ela higieniza as mãos e os braços assim que chega, higieniza o material e sempre com a máscara no rosto", disse. O serviço só é realizado após a higienização. Para manter a clientela fiel, Luciana conta que o segredo é não tirar "bife" do cliente. "Se você tirar [bife] do cliente, ele fica exposto a tudo, tanto bactérias como o próprio coronavírus", diz. A manicure, conta que trabalhando à domicílio, respeitando as normas da vigilância sanitária é possível manter a renda mensal. "Hoje tem muita gente que tem filhos, ou trabalha em um certo horário e não tem tempo de ir à um salão, então tem crescido muito esse tipo de atendimento em casa", conta. 



Brumado: Diretor institucional da CDL considera que 'lockdown' não é necessário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apesar do crescente número de óbitos e casos confirmados do novo coronavírus em Brumado, o diretor institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, disse que o órgão não acredita que ainda seja o momento de "lockdown" no comércio local. Em entrevista ao site 97NEWS, Gomes disse que a categoria está seguindo as recomendações de biossegurança e que os números registrados com relação a doença preocupa, porque lembra o que foi vivenciado no início da pandemia em 2020. "O ano passado passamos por tudo isso, mas graças a Deus, houve um controle, tinha pessoas contaminadas, mas os óbitos eram menores. E agora a gente vê ai uma crescente, o que pode ser uma [ressaca] de carnaval", comenta. No que se refere ao comércio local, Orlando afirmou que os empresários sempre adota as medidas de biossegurança, com o uso do álcool em gel, permitindo apenas a entrada no estabelecimento com o uso da máscara e o distanciamento. "Não sei se será necessário um possível lockdown. Ao nosso ponto de vista não se faz necessário porque a gente consegue realizar todos esses protocolos e essa segurança no comércio", afirmou. O diretor manifestou preocupação diante das aglomerações registradas na cidade. "O comércio pode ser sacrificado caso aconteça um super lotação, tendo em vista que o sistema já está saturado. Então, acende o alerta vermelho a todos, não só ao comércio, cada cidadão pode contribuir para que não aumente os casos", disse.



Brumado: Moradores do bairro Urbis 2 temem que poste cause acidente

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os moradores do Bairro Urbis 2, estão preocupados com um poste de energia que está com a ferragem exposta, podendo cair e causar um grave acidente. Eles disseram quando venta muito, o equipamento balança tanto que a fiação toca uma na outra. "Isso pode provocar um curto na rede e queimar nossos equipamentos eletrônicos", afirma o morador Edivaldo Gonçalves. O poste fica entre o Caminho 16 e a Rua D. A via é bastante usada por moradores do bairro e, além disso, segundos os moradores, crianças brincam próximo ao local. De acordo com Edivaldo, que mora no lugar há mais de 20 anos, o poste ficou com a ferragem exposta com o passar dos anos e o desgaste natural. “Se arrebentar todos os fios, isso não vai ser o pior. Deus o livre se tiver alguém passando na hora e os fios se soltarem e pegar na pessoa. Arriscado matar. O pessoal da Coelba tem que vir logo”, apontou o morador. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A concessionária que presta serviços na distribuição de energia recomenda que os moradores entrem em contato com os canais de atendimento da empresa (116 / 0800 071 0800) e informe o nome da Rua, Bairro e cidade. Ainda no atendimento, é importante informar a numeração registrada no poste da rede elétrica.



Bolsonaro assina decreto que obriga postos de gasolina a mostrarem impostos cobrados pelo combustível

Foto: Reprodução

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, publicado na terça-feira (23), no Diário Oficial da União, obriga os postos revendedores a informar aos consumidores os preços reais e promocionais dos combustíveis. A partir dessa nova medida, que entra em vigor em 30 dias, donos de postos de combustíveis terão que mostrar os impostos federais, estaduais e municipais na nota fiscal. “Os consumidores têm o direito de receber informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis automotivos no território nacional”, diz trecho do decreto. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a medida dará ao consumidor a “noção sobre o real motivo na variação de preços” dos combustíveis. “Como a oscilação está atrelada aos preços das commodities [produtos primários] no mercado internacional, e suas cotações variam diariamente, o consumidor muitas vezes não compreende o motivo da variação no preço final”, diz a nota.