ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Detentos fazem greve de fome no Conjunto Penal de Brumado

Eleições 2024: Advogado Jorge Malaquias Filho lança pré-candidatura a Vereador em Brumado

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2020"

Brumado: Paralisação dos professores estaduais entra no terceiro dia; categoria comemora com 'Carnaval de Protesto'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A paralisação dos professores das escolas estaduais de Brumado chega ao terceiro dia nesta quinta-feira (20) com a adesão de 100% da categoria, segundo a APLB/Caatinga. Os trabalhadores são contra um pacote de medidas do governo do Estado que afeta as carreiras dos educadores. Entre as exigências estão melhorias no setor, como o reajuste linear de 12,84%, tabela, piso salarial, reforma do Ensino Médio e Bolsa Auxílio. Por causa da paralisação, quase 3 mil estudantes estão sem aula em Brumado. Em entrevista ao 97NEWS na manhã desta quinta-feira (20), o vice-diretor da APLB Delegacia Caatinga, André Azevedo convidou a população para que neste terceiro dia de paralisação, todos possam participar do "Carnaval de Protestos" que terá ponto de concentração no Colégio Estadual de Brumado (CEB), as 18h30. "A gente aproveita e convoca os professores do Estado, do Município, funcionários, pais, alunos e toda comunidade para está junto com a gente fazendo esse carnaval antecipado, mas um carnaval de protesto, para fechar o terceiro dia de paralisação", destacou o vice-diretor da APLB/Caatinga. Ainda segundo ele, já foi votado o indicativo de greve em todas as regionais do Estado. "Fechamos nossa agenda de paralisação esta semana, e no dia 4 de março já tem agendada uma assembléia geral para definirmos, se o governo não sentar para negociar, não convocar o sindicato, ai nós vamos definir se deflagramos a greve ou não", afirma Azevedo.



Trio elétrico completa 70 anos de desfile no carnaval da Bahia

Foto : Arquivo família Macedo

O trio elétrico talvez seja o maior símbolo do carnaval da Bahia. Este ano, a grande estrela da folia baiana completa 70 anos de desfile. Hoje, a maioria dos equipamentos tem cerca de cinco metros de altura, pesa 80 toneladas e possui capacidade para iluminar uma cidade de 50 mil habitantes. Na década de 1950, no entanto, ele não tinha toda essa potência. Que o trio elétrico é criação dos músicos Dodô e Osmar todo mundo sabe – ou deveria saber. O nome "trio" foi associado ao fato de que três pessoas faziam o som: a própria dupla criadora e o músico Temístocles Aragão. Já o "elétrico" surgiu da busca de querer amplificar o som dos instrumentos. O primeiro desfile foi na fobica, um carro aberto com um potente equipamento de som e um tipo de palco montado em um plano superior. No segundo ano, Dodô e Osmar levaram seus equipamentos para uma caminhonete, e quando a mudança foi feita, somente Dodô e Osmar passaram a tocar, por causa de problemas na amplificação de som. Depois da caminhonete, o trio elétrico evoluiu para o caminhão, já em meados da década de 1970. Com o crescimento, já não havia mais problemas entre músicos e cantores: o equipamento tinha capacidade para todo mundo. A passagem de caminhão para carreta foi entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990. Na época, já tinha blocos de carnaval consagrados, como o Eva, Papa Léguas (atual Papa), Cheiro de Amor (atual Cheiro) e Crocodilo. A contribuição cultural dos trios elétricos para o carnaval é imensurável. 



Aos 94 anos, morre em Brumado um dos primeiros mestre de obra da cidade, o Eufrásio Meira'

Foto: Arquivo da Família

Conhecido por ser um dos primeiros mestre de obra a dar uma cara moderna para a cidade, o brumadense Eufrásio Meira Alves, "Mestre Eufrásio", morreu, nesta quarta-feira (19), aos 94 anos. Ele estava internado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto há cerca de 13 dias na unidade em decorrência de complicações na saúde. Em 2015, o historiador Antonio Novais Torres escreveu sobre sua carreira profissional em Brumado. Nascido no ano de 1926, Eufrásio completou no último dia 29 de janeiro deste ano, 94 anos. Natural de Brumado, vindo da comunidade rural conhecida como Pau de Colher, Mestre Eufrásio é filho de Florindo Campos e Lídia Alves Meira, mas foi criado pelo militar João Alexandre. Eufrásio teve ainda uma irmã chamada Maria da Conceição, falecida aos 10 anos de idade e Juraci Meira Leite. Ainda na entrevista ao senhor Antônio Torres, Mestre Eufrásio contou detalhes de sua infância. Na escola estudou até o 3º ano primário. Trabalhou como ajudante de padaria, ajudante de pedreiro e, finalmente, como pedreiro profissional e mestre de obras. Iniciou seus trabalhos na administração municipal em 1948, como empreiteiro, na gestão do prefeito Armindo dos Santos Azevedo, mas só foi registrado em 01 de março de 1954, na gestão de Manoel Joaquim dos Santos Carvalho, como Mestre de Obras, permanecendo no mesmo emprego até 07 de dezembro de 1988. Aposentou-se, conforme requerimento, em 28 de novembro de 1988, por tempo de serviço, pelo INSS, em 08 de dezembro de 1988, com 34 anos 9 meses 7 dias trabalhados com carteira assinada. Nesse período, fez várias construções, pontes, barragens, calçamento de ruas, prédios e casas. Quase todos os prédios da alçada da prefeitura, no período em que atuou como metre de obras, foram executados por Mestre Eufrásio. Nesse particular, ele fazia de tudo, era pedreiro, carpinteiro, marceneiro, pode-se dizer que era o “homem dos sete instrumentos”. Toda a execução da obra passava por suas mãos. A sua profissão era exercida, também, nos municípios de Aracatu e Malhada de Pedras. Por ter contribuído para o desenvolvimento da cidade, na qualidade de Mestre de Obras na construção, foi homenageado pela Prefeitura Municipal de Brumado, que nomeou um logradouro, no bairro das Flores como Avenida Mestre Eufrásio. Mestre Eufrásio, gostava de usar uma frase de Leonardo da Vinci: “Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. As informações são do historiador Antonio Novais Torres. O velório acontece no Salão Paroquial (Próximo a Igreja Matriz), centro da cidade. Já o horário do sepultamento será divulgado pela família. 



Brumado: PETO apreende veículo com documentação irregular no bairro São Felix

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã da última terça-feira (18) uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), em patrulhamento pela Avenida Coronel Santos, no bairro São Félix, em Brumado, apreendeu um veículo Eco Sport preto com a documentação irregular. Segundo a Polícia Militar, ao realizar abordagem no referido veículo, foi constatado que se tratava de um carro com restrições. Ainda segundo a PM, o dono do Eco Sport assumiu que comprou o veículo abaixo do preço de mercado, mas que estava legal, e apresentou como documento um cartão do DPVAT de 2014. Diante da situação, a PM informou ainda que com o auxílio de um guincho, o carro foi apresentado na Delegacia local e está a disposição da Justiça.



Modernização das NRs é tema de palestra para empresas e indústrias de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Aconteceu na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na noite da última terça-feira (18) um encontro com colaboradores e diretores de várias empresas de Brumado. O encontro teve como tema central a modernização das NR's. A ação foi promovida pelo SESI, SENAI, Instituto IEL em parceria com a Associação das Industrias de Brumado e Micro-Região (AIBRUM). Em vigor desde o final de julho de 2019, as novas regras aplicadas à gestão de segurança e saúde no trabalho (SST) foram discutidas no evento para que os envolvidos entenda as Normas Regulamentadoras (NRs) e as mudanças na NR-01 e NR-12. Em entrevista ao site 97NEWS, Antônia Bezerra, gerente regional do SESI destacou o momento como de aproximação com as empresas de Brumado. "A proposta do SESI, é se aproximar cada vez mais do nosso cliente, trazendo informação, soluções, apoio e a gente já atende as indústrias de Brumado e Região. Esse movimento é de fortalecer, e também de um bate-papo para informar o que está mudando no cenário de segurança do Brasil e qual o impacto disso", esclarece a gerente do SESI. Também no evento, o gerente regional do SENAI, Luciano Lacerda, lembrou a importância da capacitação dentro das Normativas. "É importante que os colaboradores da indústria de forma geral, participem, porque são normas que vem mudando com intuito de melhorar o dia a dia das empresas. Então é importante que conheçam e se atualizem em relação à essas novidades", disse o gerente. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já a coordenadora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Clara Bitencourt, apontou que o órgão presa pelo desenvolvimento pessoal de carreiras dentro das empresas. "O IEL apoia no desenvolvimento de carreiras, no desenvolvimento empresarial, assessorando no mercado de trabalho e fazendo com que a empresa consiga encontrar no mercado, profissionais mais capacitados e aptos para as atividades que ela precisa. Também fazendo com que a empresa melhore na parte de gestão, liderança e com ações de desenvolvimento de carreiras", classificou. Palestrante da noite, a engenheira de segurança do trabalho do SESI, Juliana Gomes, destacou as mudanças na legislação com as Normativas. "É um momento muito importante porque houve algumas mudanças na legislação trabalhista, e isso reflete diretamente na atuação dos empresários e também na atuação dos industriários. Uma vez que, um ambiente laboral tem algumas exposições de perigo e a normatização, ou seja, a mudança das legislações, faz com que o trabalhador cada vez mais seja protegido. Ao longo de 40 anos de legislação, algumas ficaram defasadas, então elas realmente precisavam ser atualizadas", afirma a engenheira de segurança do SESI.



Protestos: Senador do Ceará tenta entrar em batalhão da polícia com retroescavadeira e é baleado

Foto: Reprodução

O senador o Ceará, Cid Gomes (PDT) foi baleado na tarde de quarta-feira (19) em um motim de policiais para reivindicar aumento salarial em Sobral (CE). Cid pilotava uma retroescavadeira e tentava furar um bloqueio feito por policiais no 3º Batalhão da Polícia Militar do município. Ao G1, o Hospital do Coração informou que o estado de saúde de Cid é estável e que não há risco de morte. O senador licenciado está em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta. O ex-governador Ciro Gomes, irmão de Cid, disse em uma rede social que o senador "não corre risco de morte", foi atingido por "dois tiros de arma de fogo" e que os disparos "não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo". Cid Gomes organizava um protesto contra um grupo de policiais que tenta impedir o trabalho da Polícia Militar. Alguns vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que Cid Gomes tenta furar o bloqueio com a retroescavadeira e, logo depois, uma pessoa faz os disparos em direção ao senador licenciado, que também quebram os vidros do veículo. Outras imagens registradas no local também mostram o senador licenciado consciente e com a blusa manchada de sangue após a confusão. Em frente ao bloqueio dos policiais, utilizando uma retroescavadeira, ele pediu que os policiais deixassem o local: "Vocês têm cinco minutos pra pegarem os seus parentes, as suas esposas e seus filhos e sair daqui em paz. Cinco minutos. Nem um a mais", afirmou Cid, em um megafone. Ainda na tarde desta quarta-feira, policiais de Sobral ordenaram que comerciantes fechassem as portas do Centro da cidade. Os policiais abandonaram o batalhão onde estavam amotinados no início da noite. Veja:



Brumado: Programa 'Melhor em Casa' leva atendimento à idosos, pacientes crônicos e pós-cirurgia

Foto: 97NEWS

O objetivo do "Melhor em Casa" é levar atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência. O referido programa ampliou muito a Atenção Domiciliar (AD), que é uma forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações como a prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço vem sendo oferecido de acordo com a necessidade do paciente, a partir do atendimento de diferentes equipes. No município de Brumado, segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde, em 2018, foram 77 pacientes que receberam o atendimento, já em 2019 foram 79, sendo que um grande número de visitas vem sendo realizadas pelos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. O programa funciona durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, podendo ser em regime de plantão nos finais de semana e feriados. Cada paciente recebe, normalmente, uma visita semanal. Entretanto, a freqüência pode ser definida conforme o estado clínico e avaliação do paciente. Na realização do cadastro é exigida a indicação de um cuidador, que poderá ser ou não membro da família. O cuidador será a referência da família para as equipes do Melhor em Casa.



Brumado: Moradores da comunidade de Umburanas cobram limpeza e reforma de cemitério antigo

Foto: Leitor l 97NEWS

Moradores do distrito de Umburanas, zona rural de Brumado, reclamam do estado de abandono do cemitério antigo da comunidade. Segundo eles, há muito tempo não é realizada uma limpeza no local. De acordo com eles, a vegetação do local chega a cobrir a maioria dos túmulos. Além de limpeza, o cemitério também necessitaria de uma reforma estrutural por conta de as instalações internas e externas estarem comprometidas. "Se o senhor não realizar a limpeza seu prefeito, nos avise que vamos providenciar um mutirão aqui. Mas isso é papel da administração municipal", diz o morador em um vídeo publicado nas redes sociais.



Brumado: Fabrício Abrantes afirma que entrou na política para 'lutar contra o continuísmo'

Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeito do município de Brumado, Fabrício Abrantes (DEM), concedeu entrevista na quarta-feira (19), à uma emissora de rádio local, onde falou dos principais aspectos da sua pré-campanha e o plano de governo que vem elaborando nas reuniões com vários segmentos sociais, com o objetivo de apresenta-lo durante a campanha, assim que oficializada. Inicialmente, Abrantes descartou uma composição com o atual prefeito da cidade, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). “Nunca estive com o prefeito Eduardo, nunca conversei com o prefeito nesta pré-campanha para discutir qualquer possibilidade de composição”, afirmou. Em seguida, Fabrício diz ser contra o continuísmo no cenário político. “Não tenho nenhum tipo de interesse ou motivação que me faça partir para este objetivo se vice ou compor com Eduardo. Inclusive uma das questões que me fez colocar o meu nome foi justamente e não concordar com o continuísmo, com este projeto que no meu entendimento é mais um projeto pessoal e de um grupo de minoria de pessoas que não querem largar o poder”, criticou, afirmando que o grupo do atual prefeito luta pela perpetuação no comando da cidade. Ainda sobre o aspecto político partidário, Fabrício foi questionado sobre possível união das oposições, que ganhou maior repercussão após imagem que flagrou seis pré-candidatos em um evento na cidade. “Respeito e acho natural que tenham outras pré-candidaturas. Acho que é inevitável uma composição no futuro, mas não foi discutido nada sobre isso ainda. Eu estou muito confiante que a nossa pré-candidatura será viável e competitiva”, concluiu.



PRF de Minas Gerais apreende carga de maconha que seria entregue no município de Guanambi

Foto: Divulgação l PRF

Na desta da última terça-feira (18), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais apreenderam 800 quilos de maconha, durante abordagem de rotina na BR-251, em Montes Claros. A maconha estava em fundo falso na carroceria de um caminhão abordado. A polícia suspeitou de um carro que passou pelo posto de fiscalização. “O carro estava escoltando o caminhão e o motorista passou observando o movimento. Em seguida, o próximo veículo que surgiu foi o caminhão e fizemos a abordagem. O motorista apresentou nervosismo e durante buscas minuciosas encontramos a droga em um fundo falso de madeira”, explicou a PRF. O motorista do caminhão e o suspeito de fazer a ‘escolta’ foram presos e vão responder por tráfico de drogas. Aos policiais, eles disseram que receberiam R$ 11 mil pelo transporte e entrega da maconha na cidade de Guanambi (BA). Os dois homens são de Santo Estevão e não tinham passagens pela polícia.



'Não é assédio, é importunação sexual', campanha busca mudança de comportamento dos homens no Carnaval

Foto: Reprodução

Nesse carnaval, assim como nos últimos anos, tornou-se comum encontrar mulheres com camisetas, tatuagens e cartazes com os dizeres “não é não”. A campanha é uma das inúmeras, deflagradas por movimentos da sociedade civil, em busca da mudança de comportamento, especialmente dos homens, em relação à abordagem sem consentimento. Popularmente conhecida pelo nome de assédio, a prática na verdade é enquadrada pelo Direito Penal como “importunação sexual”. “A importunação sexual é qualquer ato libidinoso, sem a anuência da outra pessoa, na tentativa de satisfazer o desejo sexual. Ela se difere do estupro porque não apresenta violência física, e do assédio porque não há relação hierárquica ou de subordinação”, explica o criminalista Leonardo Pantaleão. Pantaleão ainda lembra que, desde o ano passado, a importunação sexual deixou de ser infração e passou a ser crime. “O nosso legislador, atendendo a uma demanda social, transformou a importunação sexual em crime, cuja pena inclusive é maior do que o assédio, podendo a chegar a cinco anos de reclusão”. Com a proximidade do carnaval, embora os ânimos estejam mais exaltados e um clima de aparente liberdade se instaure nos blocos, nos bailes e nas festas, é preciso tomar cuidado. “Práticas que antes eram aceitas ou não denunciadas hoje passaram a ser crime. E embora seja carnaval, a legislação não muda nessa época do ano”, alerta. 



90ª Zona Eleitoral de Brumado está de olho nos eleitores que realizam transferência de domicílio às vésperas das eleições

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Justiça Eleitoral do Brasil permite que eleitores que não residem mais no município cadastrado devem realizar a transferência do documento para que possam votar e estabelecer um vínculo formal com o lugar onde vivem atualmente. Para realizar a transferência do seu domicílio eleitoral, o eleitor deverá comparecer ao Cartório ou Fórum Eleitoral do município para o qual deseja transferir seu título, e apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e o Título Eleitoral antigo para inutilização. Mas em algumas cidades do interior com a população eleitoral menor, uma modalidade tem chamado a atenção da Justiça. Isso porque, muitos eleitores ainda votam em candidatos do "toma lá, dá cá", ou seja, o voto é dado à certos candidatos com interesses pessoais, principalmente nas pequenas cidades. Em entrevista ao 97NEWS, o chefe de cartório, Igor Araújo, da 90ª Zona Eleitoral que engloba os municípios de Aracatu, Brumado e Malhada de Pedras, ressaltou que infelizmente é uma ação constante em nossa região, sobretudo nos municípios menores, onde uma margem muito pequena de votos acabam decidindo as eleições. "A Justiça Eleitoral ela está atenta a esse fato, dentro da nossa área de jurisdição, municípios em que o eleitorado chegava a 90% da população estimada, o que é uma distorção para a Justiça Eleitoral, felizmente quando nós fizemos o recadastramento biométrico entre 2015 e 2018, nós conseguimos corrigir essa distorção. Mas nós estamos atentos com essa modalidade", alerta Araújo. De acordo com o chefe de cartório, quando é feito o recadastramento, é solicitado do eleitor o comprovante de domicílio, e além disso, uma série de cuidados são adotados. "É importante salientar que é sempre bom, que um oficial de justiça compareça nas localidades para verificar se os eleitores que fizeram a transferência realmente residem ali. Então esse é o cuidado que a Justiça Eleitoral tem para resguardar o processo eleitoral e a democracia, evitando distorções que possam prejudicar a lisura do pleito eleitoral", disse Igor Araújo, chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral de Brumado.



PRE inicia operação especial de fiscalização durante o carnaval 2020

Foto: Josael l BA Hoje

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) iniciou na última segunda-feira (17), a Operação Carnaval 2020, uma ação especial de fiscalização nas rodovias estaduais da Bahia. A operação com o tema “Brinque no Carnaval mas não brinque com a sua vida”, segue até quinta-feira (27) e tem como objetivo reforçar o policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, já que no período do carnaval há aumento do fluxo de veículos e motoristas que circulam pelas rodovias federais para diversos destinos. De acordo com a PRE, a previsão é que o fluxo dos veículos nas rodovias aumente em até 70% em relação a média dos dias normais. Na região de Vitória da Conquista, um dos maiores trechos preocupante é a "Serra do Marçal" na BA-263, trecho com bastante declives e curvas. Já na região de Brumado, um dos trechos mais perigosos está na região da "Serra da Almas", entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. A rodovia BA-148 é considerada uma das mais perigosas da Chapada Diamantina, cheia de trechos sinuosos. O local tem vários registros de acidentes. Conforme a PRE, o uso abusivo de álcool é uma das principais preocupações do órgão. Durante as abordagens, os policiais rodoviários estaduais farão uso do bafômetro passivo. Dirigir sob influência de álcool é uma infração gravíssima punida com detenção, de seis meses a três anos, multa de R$ 2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. O valor da multa dobra se o caso for de reincidência nos últimos 12 meses. Se o índice verificado no teste do bafômetro for superior a 0,33mg/l, o condutor será encaminhado à delegacia para responder criminalmente, alerta a polícia.



Bahia encerra último ciclo da biometria com alcance de mais de 83% do eleitorado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Justiça Eleitoral concluiu, na terça-feira (18), o terceiro e último ciclo da revisão biométrica na Bahia. A fase envolveu 242 municípios e biometrizou pouco mais de 3.386.484 dos 4.050.654 eleitores convocados, ou seja, 83%. Com a conclusão do ciclo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) encerra o trabalho de recadastramento no estado, o que significa dizer que todas as 417 cidades baianas já passaram pelo procedimento. A apresentação dos números consolidados ocorrerá na capital, Salvador, em evento marcado para o próximo dia 12 de março. Os eleitores dos 242 municípios que não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral terão os seus títulos cancelados e, a partir do próximo dia 27 de fevereiro, deverão procurar pelo posto ou cartório eleitoral para regularização, procedimento que deve ser feito até 6 de maio de 2020, data do fechamento do cadastro, ato previsto pela legislação eleitoral para preparação da eleição. O eleitor que não regularizar ficará impedido de participar do pleito do próximo mês de outubro.



Sem carnaval, foliões de Brumado buscam alternativas em outras cidades

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A maior festa popular do Brasil começa oficialmente nesta sexta-feira (21). Em Brumado, como já vem acontecendo há vários anos, a administração municipal mais uma vez não realizará o Carnaval. A folia na cidade vai ficar por conta do ânimo do folião. Mas se você deseja cair na folia fora da cidade, a equipe de reportagem do 97NEWS selecionou algumas cidades vizinhas que terão o tradicional carnaval popular. Confira:

Rio de Contas

Cidade que fica a 78 quilômetros de Brumado, tem um dos carnavais mais conhecidos do Mundo. Com suas tradicionais "marchinhas", o evento reúne moradores e turistas durante os 5 dias de folia. Como já é uma tradição, o Carnaval acontece na praça da Matriz, denominada Praça Maestro Esaú Pinto. Segundo a prefeitura local, serão 25 atrações durante a programação de carnaval. Por ser na Chapada Diamantina, a cidade dispõe de vários pontos turísticos e possui várias cachoeiras.

Paramirim

Localizada a 130 km de Brumado, a Prefeitura Municipal vai realizar o Carnaval da Cultura. Serão quatro dias de muita folia entre os dias 22 a 25. Ao todo, segundo a administração municipal, 20 atrações subirão ao palco da festa para animar os foliões. Além dos shows, haverá o concurso de fantasias, desfile de banda de marchinhas e matinê para as crianças. Além da folia, o município conta com belezas naturais como a Cachoeira dos Balaios, o Rio Paramirim, a Barragem do Zabumbão, o Riacho do Catuaba e a Pedra Santanta.

Salvador

A cidade referência no carnaval mundial, como em todos os anos atraem milhões de foliões de todas as nações, mais uma vez terá uma programação especial. Mas quem procura a capital da Bahia, sempre quer uma nova experiência. E pode encontrar, uma das opções são os Camarotes que possui estruturas fixas ao longo do Circuito Barra-Ondina. Nos Camarotes acontecem shows exclusivos e uma grande festa a parte, possuem ambientes diversos e um amplo serviço. Os Camarotes podem ser All Inclusive, oferecendo bebida e alimentação incluídas ou Open Bar com apenas bebidas disponíveis. Os Camarotes também possuem mirante com vista privilegiada para onde ocorrem os desfiles de trios e blocos do Carnaval de Salvador. Entre as atrações, passará pelos circuitos nomes como: Zé Neto & Cristiano; Banda Eva; Léo Santana; Bell Marques; MC Leozinho; Harmonia do Samba; MC Kekel; Thiaguinho; MC Livinho e outras atrações nacionais e internacionais. O evento começa na quinta-feira (20) e termina na quarta-feira (26) de cinzas.



Paralisação: Professores estaduais vão às ruas de Brumado em protesto contra cortes de Rui Costa

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Às vésperas do carnaval, o governador Rui Costa (PT) enfrenta nesta semana uma onda de protestos promovido pelos educadores estaduais contra sua gestão. A categoria reivindica melhorias no setor, como o reajuste linear de 12,84%, tabela, piso salarial, reforma do Ensino Médio e Bolsa Auxílio. Na tarde de terça-feira (18) os profissionais realizaram um protesto, na Praça Armindo Azevedo, em Brumado, e com faixas e cartazes chamaram a atenção do Estado. Com frases: "Governador, o plano de carreira do magistério precisa ser respeitado! Reajuste linear para toda a categoria." Outro cartaz dizia: "O Governo quer derrubar a educação porque ela derruba o governo". Em entrevista ao 97NEWS, o vice-diretor da APLB/Caatinga, André Azevedo, relatou que o evento foi o primeiro da agenda de paralisação e, que se estenderá por toda a Bahia durante a semana. Segundo ele, no início seriam discutidos trinta e um pontos na pauta, mas em comum acordo, foram reduzidos para oito as reivindicações ao governo do Estado. Ele classificou no qual o que mais irritou a categoria foi o não repasse dos 12,84% do piso do magistério pelo governador Rui Costa aos profissionais. "É necessário que fique claro que não é um aumento que nós estamos pedindo, é apenas um repasse. O governo federal fez a parte dele e, nos surpreendeu com esses 12,84. E o governo Rui Costa simplesmente não repassou esse valor", declara Azevedo. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Desde o ano passado, Rui Costa vem diminuindo repasses e até realizando cortes, como foi o caso da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 159 de 2020, que prevê, entre outros itens, a mudança na previdência dos funcionários públicos do estado. A PEC foi aprovada no dia 31 de janeiro em meio a protestos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). De acordo com André Azevedo, a categoria defende um aumento linear, e não da forma que o governo da Bahia vem oferecendo. "Os professores que iniciaram a carreira agora, ele deu reajuste de 3, 6 e até 11%, o que ficaria abaixo do piso. E nós da categoria queremos que esse aumento seja linear, ou seja, contemple todos da categoria. E não repassando esse aumento, ele atinge diretamente o nosso plano de cargos de salários, que foi uma conquista desde 2002", disse o vice-diretor da APLB/Caatinga. Os servidores estaduais da educação seguem a paralisação até a sexta-feira (21), onde a categoria decidirá se haverá ou não o indicativo de greve. Em Brumado, a rede estadual de ensino é atendida pelo Colégio Estadual de Brumado (CEB), Getúlio Vargas e CEEP.

 



Carnaval 2020: Latinhas de cerveja podem conter até 45 mil bactérias e 9 mil fungos

Foto: Divulgação

Uma análise laboratorial em 31 latinhas de bebidas como cerveja, refrigerante e suco compradas em diversos comércios encontrou milhares de micro-organismos que podem causar prejuízos à saúde. Em apenas um dos produtos foram localizados 45 mil bactérias e 9,7 mil fungos e, em outro, 12 mil bactérias e 2,6 mil fungos. As bebidas estavam em geladeiras e prateleiras de supermercados, padarias, postos de combustíveis e bares. Do total, 29 latinhas apresentaram micro-organismos na tampa, onde ocorre o contato com a boca, segundo a análise da doutora em ciências de alimentos Rosana Siqueira ao site G1. O material retirado das tampas com cotonetes foi colocado em estufa durante alguns dias. Dentre os micro-organismos encontrados, a pesquisadora dá destaque para os coliformes fecais, o que indica a presença de fezes nas latas. "Diarreia, pode ter vômitos, febre, dores abdominais. Problemas como conjuntivite, otite ou até mesmo infecção urinária", lista a doutora como possíveis resultados do contato humano com os micro-organismos. Em época de carnaval, muitos foliões optam por comprar as bebidas diretamente nos blocos ou nos comércios por onde a folia passa. Segundo Siqueira, o uso de papel para limpar a tampa das latas até ajuda, mas não é suficiente para remover toda a sujeira. Ela também alerta para o uso de copos. "O copo, se você não limpou a latinha, não adianta, você vai consumir, ingerir os micro-organismos da mesma maneira". Para consumir água, a melhor alternativa é comprar de garrafas. No caso dos copinhos com alumínio, o ideal é evitar o contato direto com a boca. A pesquisadora também não recomenda compartilhar latinhas com os amigos.



Chapada Diamantina: Rio de Contas se prepara para o Carnaval 2020

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Do dia 21 a 25 de Fevereiro, a cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, terá seu tradicional carnaval. A organização do evento divulgou esta semana que 25 atrações já foram confirmadas para a festa deste ano. Com o tema “A alegria se completa aqui" O Carnaval de 2020 promete ser o mais animado dos últimos quatro anos. Este ano, são esperados cerca de 20 mil turistas para o evento. O Carnaval de Rio de Contas é conhecido no Brasil e no exterior por ser uma das festas mais democráticas e pacíficas do mundo. Com fantasias, baile de mascarados e atividades para a criançada se divertir. Segundo o secretário municipal de cultura, Átila Ladeia. “Além dos eventos gratuitos do município, tem outros eventos privados que vêm para abrilhantar o carnaval”, declarou. O secretário também informou que a festa carnavalesca da cidade terá início na próxima quarta-feira (19) com a entrega da chave do Rei Momo, que é uma grande atração. Todo circuito da folia começou a ser ornamentado na última segunda-feira (17). Muitos turistas já se encontram na cidade para participação na festa. “Quem nunca participou do carnaval de Rio de Contas que venha conhecer. É estilo o carnaval de Olinda, a coisa mais bonita de se vê. Vai ser o maior carnaval dos últimos tempos”, convidou.



Voluntários da Capelania Hospitalar animam rotina no Hospital Público de Brumado

Foto: Divulgação

Há quem acredite que sorrir é o melhor remédio. O grupo Capelania Hospitalar da 2ª igreja Batista Missionária adotou a teoria e várias vezes por mês tenta arrancar dos pacientes do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto um riso que sirva como alívio para a dor. A equipe, com aproximadamente 10 pessoas, desenvolve o trabalho na unidade desde o ano passado e é uma das dezenas que doam tempo aos atendidos na rede pública de saúde de Brumado. Eles dedicam algumas horas do dia a levar brincadeiras, louvores e a palavra de Deus através da leitura bíblica não apenas a quem está doente. O carinho da atividade também atinge em cheio os acompanhantes e quem está ali a trabalho, como médicos, enfermeiros e servidores em geral. “O nosso objetivo é levar conforto e consolo aos pacientes que ali estão em tratamento. A gente entende que através da arte e da música, podemos levar um pouco de alegria para as pessoas. Então já entramos no hospital cantando”, explica Cláudio Aguilar, membro do grupo. A visita ocorre em quase todo o hospital, com exceção de áreas isoladas, como a unidade de terapia intensiva. Aguilar conta que o riso não traz apenas benefícios imediatos. A gargalhada, segundo ele conta, pode acelerar a cura. “Toda visita que realizamos, podemos ver nos olhos de cada criança por exemplo, um brilho especial, aquela vontade de vencer e sair daquele tratamento e voltar a sua vida normal do dia a dia", destaca o voluntário. Ele ainda conta que além disso, o grupo realiza uma vez por mês o Café Amigo", uma ação que leva alimentos para os acompanhantes e funcionários do hospital. "Essa mais uma ação do grupo que uma vez por mês realiza esta ação para compartilhar não só o alimento, mas palavras de esperança", completa Claudio. 



Crea realizará ação especial de fiscalização no mês de março em Brumado e Região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Entre os dias 08 a 21 de março, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) da Bahia estará realizando em Brumado e região uma ação especial de fiscalização. Segundo o órgão ao site 97NEWS, a operação contará com a participação de 22 fiscais e um supervisor e tem o objetivo atingir os serviços de engenharia, agronomia e geociências nos municípios de Vitória da Conquista, Poções, Planalto, Itapetinga, Barra do Choça, Brumado, Aracatu, Tanhaçu, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Dom Basílio. De acordo com o Crea, a região possui 2.530 profissionais e 652 empresas registradas e ativas. Durante a ação serão fiscalizadas todas as modalidades da Engenharia, no intuito de alcançar áreas que ainda não foram fiscalizadas no período superior a um ano e realizar diligências pendentes. Ainda de acordo com o supervisor regional de fiscalização do Crea, Thiago Rami, a operação, além de fiscalizar o exercício profissional promove um bem maior para a sociedade e meio ambiente. “Regularizaremos as demandas das inspetorias envolvidas, daremos visibilidade as ações da fiscalização, protegeremos a sociedade e o meio ambiente e ainda fortaleceremos os profissionais”, justifica. Conforme o Crea, a previsão é que até o fim do ano 18 operações semelhantes sejam realizadas para que o Conselho chegue em todos os cantos da Bahia.