ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2017"

PRE designa novos promotores eleitorais para o biênio 2017/2019

Membros recém-designados cumprem o primeiro biênio fixo, com datas de início e término dos mandatos unificadas (Foto: Reprodução)

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) designou novos promotores eleitorais para atuarem na Justiça Eleitoral de primeira instância no estado. Eles iniciaram o mandato em 1º de fevereiro último e atuarão na função até 31 de janeiro de 2019, cumprindo o primeiro período de biênio fixo da função eleitoral, estabelecido por meio da Portaria Conjunta PRE/BA e MPE/BA nº 02/2016. Através da referida norma, houve a unificação dos períodos dos mandatos de todos os promotores eleitorais da Bahia. A portaria cumpre o art. 5º da Resolução nº 30/2008 do Conselho Nacional do Ministério Público, que estabeleceu a designação dos promotores eleitorais pelo prazo de dois anos e a manutenção destes no exercício da função até, pelo menos, 90 dias após a eleição.Segundo o procurador regional Eleitoral Ruy Mello, a medida propiciará melhor organização e otimização do exercício da função eleitoral no estado, além de facilitar a identificação, o controle e acesso das informações pela PRE/BA, pela Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual e pela Justiça Eleitoral acerca dos promotores Eleitorais em atividade. A portaria definiu, ainda, que os mandatos terão início no dia 1º de fevereiro de todos os anos ímpares, além de estabelecer regras de transição sobre a designação de promotores eleitorais.



De quem são as portas?: A Polícia Civil de Brumado quer saber

As portas são de madeira de ótima qualidade (Foto: 97NEWS)

A série “Têm coisas que só acontecem em Brumado” ganhou mais um episódio nesta terça-feira (07) com uma ocorrência incomum e carregada de mistério. O fato tem como protagonistas um motorista e um andarilho que não foram identificados para não atrapalhar as investigações. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o motorista chegou à delegacia com 3 portas novas, as quais são de madeira de ótima qualidade e, por isso, devem ter um bom valor. A alegação do mesmo é que as portas foram adquiridas na mão de um andarilho na proximidade da Cesta do Povo, mas, ao chegar em casa o motorista ficou com dor na consciência e resolveu ir devolver as portas para a Polícia. O homem, que foi até chamado de “Bom Samaritano”, não pode ficar detido por que não há registro de ocorrência do roubo do material. Então, agora a Polícia Civil quer saber: de quem são as portas? Como existe um alto grau de resolutividade na resolução dos casos, muito provavelmente, nos próximos dias o proprietário irá aparecer. Vale ressaltar que, em novembro do ano passado, várias portas foram levadas da antiga sede da Uneb, de uma propriedade que pertence ao atual prefeito Eduardo Vasconcelos, então existe uma possibilidade de que algumas dessas portas sejam essas que acabaram indo parar na delegacia. Uma delas, inclusive, está com uma placa de vende-se, como pode ser ver na foto abaixo: 

(Foto: 97NEWS)


Seleção Complementar: Tiro de Guerra de Brumado inicia seleção para o Serviço Militar obrigatório

Foto: Divulgação

A Comissão de Seleção do Tiro de Guerra 06/024 informa que a data de apresentação dos conscritos designados para seleção complementar é dia 15 de fevereiro às 06:30h. Os trabalhos de seleção complementar, que tem por objetivo selecionar os jovens que serão matriculados no Tiro de Guerra de Brumado no dia 1° de março de 2017. De acordo com o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, o Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – e compreenderá, na mobilização, todos os encargos relacionados com a defesa nacional. O conscrito já designado e que não se apresentar para a seleção complementar, neste caso, o Tiro de Guerra, dentro do prazo marcado, ou que, tendo-o feito, se ausentar antes do ato oficial de matrícula, será declarado insubmisso. Cabe ainda ressaltar que o brasileiro, entre 1° de janeiro do ano em que completar 19 (dezenove) anos e 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos de idade, e que não esteja em dia com as obrigações militares, não poderá: obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subvencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público: estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais; de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal. O Artigo 75 da Lei do Serviço Militar diz que constituem prova de estar o brasileiro em dia com as suas obrigações militares os seguintes documentos: o Certificado de Alistamento, nos limites de sua validade; o Certificado de Reservista; o Certificado de Isenção; e o Certificado de Dispensa de Incorporação.



Conheça toda linha de Argamassa e Rejunte da Quartzolar

Foto: Divulgação

Adquirindo os produtos Quartzolar, o cliente estará adquirindo o que existe de melhor no setor, com os melhores preços, durabilidade e economia. A linha Quartzolar rende muito mais, e os produtos deixarão o seu ambiente com um aspecto moderno, fácil aplicação e um acabamento impecável. A empresa Quartzolar atende Brumado e toda as cidades da Bahia, o norte de Minas Gerais e sudoeste do Piaui.  Para informações e compras ligue, 0800 024 3077 ou (77) 9.9145-8824, ou se preferir, acesse: www.quartzolar.com.br ou ainda pelo e-mail: [email protected].



Política no Sangue: Adolescente brumadense que é fã do presidente da Câmara sonha com a carreira política

O adolescente Alisson Pereira ao lado do presidente do Legislativo Leonardo Vasconcelos (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O presidente da Casa Legislativa de Brumado, vereador Leonardo Vasconcelos (PDT), vem inovando em sua gestão, promovendo uma série de ações transformadoras e que buscam intensificar a interface com a população. Dentre as grandes novidades está o projeto “Câmara Jovem”, que contará com adolescentes de várias escolas que, após uma eleição em cada instituição, serão integrados ao projeto. Ao todo serão 13 adolescentes que irão compor as cadeiras alternativas, lembrando que não existe qualquer remuneração, pois o caráter do projeto é voluntário. Na primeira sessão ordinária do ano, um fato chamou a atenção nesse sentido, que foi a presença do estudante Alisson Fernandes Souza Pereira (13), aluno do CMEAS e que é fã incondicional de Vasconcelos, tanto que fez questão de posar ao lado do presidente como futuro vereador mirim. Ele que foi lembrado que terá que vencer a eleição interna ainda da escola onde estuda, está muito confiante que será eleito e garante que tem a política no sangue, tanto que seu maior sonho é seguir a carreira política. 



Excelência: Inauguração da nova loja da Central das Carnes foi um grande sucesso

A inauguração foi um grande sucesso (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Chegou o grande dia, a inauguração das novas instalações da Central das Carnes da Av. Coronel Santos no bairro São Félix, que era uma das inaugurações mais aguardadas deste início de 2017. Mostrando uma grande evolução conceitual e um salto de qualidade incrível, a nova loja traz um designer moderno, que visa dar total conforto aos clientes com muito espaço e comodidade, além de contas com seguranças, um atendimento diferenciado e preços imbatíveis. Um dos grandes destaques desse novo momento são as novas câmaras frigoríficas de última geração, que, inclusive, são as únicas em Brumado do segmento, o que dará ainda maior qualidade aos produtos comercializados. A equipe do 97NEWS esteve presente à inauguração e comprovou a alegria e satisfação dos clientes fidelizados que fizeram questão de estar presentes ao evento que foi realmente um grande sucesso, tendo o destaque para uma grande queima de fogos e presença do Dj Pantera. Confira abaixo as fotos do evento:  



Aguiberto recebe certificado da UBD como destaque do ano de 2016

(Fotomontagem: 97NEWS)

O ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), que mesmo distante da vida pública, não deverá deixar de continuar sendo um político influente em Brumado. Ele que terminou a sua gestão com as contas em dia, principalmente do funcionalismo público, - além de deixar nos cofres públicos reservas financeiras consideráveis para o seu sucessor - , recebeu várias premiações, durante o seu mandato, de importantes institutos de pesquisas que oferecem honrosas chancelas como homenagem aos gestores que tiveram administrações notáveis. A última delas, concedida pela UBD – União Brasileira de Divulgação, inclusive, chegou em suas mãos nessa semana, já que ele não pode estar presente na cerimônia de entrega da premiação que aconteceu na cidade de Recife – PE no final de 2016, pois, como era final de sua gestão, ele estava muito atarefado com o processo de transição de governo. Muito satisfeito ele expressou que “muito nos honra receber esse importante certificado que atesta a qualidade de nossa gestão nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Infraestrutura” e ainda complementou salientando que “esse é mais um prêmio às nossas ações que sempre foram voltadas para o bem da população, pois, mesmo em meio à uma forte crise econômica, conseguimos grandes realizações para a nossa gente”.



Segurança: Vereador Lek solicita a finalização do projeto de urbanização da nova ponte do São Félix

O vereador Lek Cabeleireiro foi muito firme em suas colocações (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Apesar de estar em seu primeiro mandato, o vereador Lek Cabelereiro (PV) já demonstra uma sintonia fina com os anseios da comunidade. Tendo um enfoque mais concentrado na região do bairro São Félix, o parlamentar, desde o seu discurso de posse, garantiu que irá pautar o seu mandato a serviço do povo, pois para isso que foi eleito. Na primeira sessão ordinária do Poder Legislativo de Brumado, que aconteceu na noite desta segunda-feira (06), Lek já comprovou isso fazendo um pronunciamento impactante fazendo uma cobrança ao poder público municipal para a realização de obras estruturantes para o São Félix. Agora a grande ênfase foi dada à nova ponte que liga o bairro ao centro da cidade (foto abaixo), a qual ainda está envolta em incertezas, tanto que ainda nem foi feita a inauguração oficial, já que existe um impasse entre a prefeitura e a FCA. Muito seguro, o vereador expressou que “existem várias carências estruturais no São Félix e bairros vizinhos, então estamos aqui para fazer a solicitação à administração municipal de vários serviços que são urgentes” e continuou dizendo que “um dos maiores é a finalização do processo de urbanização da nova ponte, que ainda está sem iluminação funcionando além de outras necessidades. Recentemente houve uma tentativa de estupro de uma aluna da Uneb no local, além de vários assaltos, então é necessária a conclusão dos serviços e espero que aconteçam o mais rápido possível, pois os motoristas estão muito ansiosos para que o tráfego seja logo liberado, o que irá beneficiar e muito a mobilidade urbana na cidade ”.

 

(Foto: 97NEWS Conteúdo)


Estudo mostra que crise fez economia da Bahia retroceder seis anos

Foto: Montagem97NEWS

Os dois anos de recessão que o país amargou em 2015 e 2016 fizeram a economia da Bahia, de outros 11 estados e mais o Distrito Federal (DF) retroceder ao patamar do início da década. É o que mostra estudo da Tendências Consultoria Integrada. De acordo com as projeções do economista Adriano Pitoli, o Produto Interno Bruto (PIB) de todas as 27 unidades da federação encolheu neste biênio. E, para 13 delas, o tombo foi tão grande que anulou a expansão vivenciada entre 2011 e 2014. Ou seja, o PIB desses estados e do DF está hoje de um tamanho menor do que o registrado ao fim de 2010. Segundo os cálculos da Tendências, as perdas mais expressivas ocorreram nos quatro estados do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais), no Rio Grande do Sul e Paraná, no Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e na Bahia, além do Distrito Federal. Ou seja, o estudo da Tendências mostra que a recessão que atingiu o Brasil foi disseminada, afetando tanto as regiões mais ricas do Sudeste e do Sul, como estados do Nordeste. Na classificação por estados, o PIB da Bahia em 2016 ficou em -6,4%. Em 2015, o número era -2,7%. Seca – No Nordeste, a forte seca que castigou a região nos últimos anos também contribuiu para derrubar a economia. Segundo Alan Malinski, assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), uma das regiões mais afetadas foi a do Matopiba, que inclui áreas de plantio de soja, milho e algodão do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Mesmo com aumento da área plantada e investimentos em tecnologia, esses estados tiveram quedas no valor bruto da produção entre 8% e 44% na safra 2015/2016.



Salvador: Após morte de seguranças, ensaio do Harmonia do Samba é cancelado

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

Três homens foram assassinados nesta segunda-feira (6) em frente ao estádio de Pituaçu, em Salvador, onde ocorreria o ensaio de verão da banda Harmonia do Samba, a "Melhor Segunda-Feira do Mundo". De acordo com a Central de Polícias, os homens foram baleados e queimados, e morreram no local. Uma das vítimas chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. A produção do evento divulgou nota informando que lamenta o ocorrido e informando o cancelamento. Os ingressos vão valer para a semana que vem e quem não desejar ou não puder reaproveitar poderá ter o valor ressarcido. Os três seguranças foram baleados no estacionamento do estádio, na Avenida Pinto de Aguiar. A Polícia Civil investiga o que motivou o crime. Há informação de que os seguranças estariam envolvidos em agressões a um homem no último ensaio no local e que o crime teria sido motivado por vingança. Essa hipótese está sendo investigada. Os seguranças eram terceirizados e ainda não foram oficialmente identificados. 



Malhada de Pedras: STJ decide manter proibição ao ex-prefeito Ramon dos Santos de ter acesso às dependências da Prefeitura

(Fotocomposição: 97NEWS)

O ex-prefeito do município de Malhada de Pedras (BA) Ramon dos Santos irá continuar tendo sobre si a proibição de ter acesso às dependências da prefeitura e demais órgãos públicos municipais, bem como de ter contato com testemunhas e outros investigados por suposta prática de crimes na administração do município. A decisão é da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz. Ramon dos Santos, que comandou o município por duas gestões, está sendo investigado pela suposta prática dos crimes de fraude à licitação, crimes de responsabilidade fiscal, crime organizado e lavagem de dinheiro. Esses crimes teriam sido praticados a partir de um esquema engendrado para desviar verbas federais em licitação fraudulenta de transporte escolar, mediante adulteração das linhas percorridas e com superfaturamento dos dias letivos existentes em cada mês. No STJ, a defesa do ex-prefeito impetrou habeas corpus, com pedido de liminar para que ele pudesse comparecer à posse de sua esposa, Terezinha Baleeiro Alves dos Santos, na Prefeitura de Malhada de Pedras, em 1º de janeiro.
 

Flexibilização inoportuna

Em sua decisão, a ministra Laurita Vaz destacou que, conforme as investigações da Polícia Federal, tanto o ex-prefeito quanto sua esposa teriam forte influência política local, e sobre eles paira séria suspeita, baseada em vasto acervo probatório, de envolvimento em crimes contra o município.

“Ao meu sentir, em exame prelibatório, as medidas cautelares impostas ao paciente (Ramon dos Santos) se mostram absolutamente razoáveis e proporcionais”, afirmou a ministra.

A presidente do STJ acrescentou ainda que a pretendida liberação para adentrar na sede administrativa do município, a fim de participar da posse da esposa – coinvestigada pela participação nos mesmos crimes –, seria uma flexibilização inoportuna, que configuraria falta de austeridade diante de tamanho desrespeito com o erário.

“Se não bastasse, ainda remanesce a necessidade de se evitar seu livre acesso a documentos guardados na sede da prefeitura que possam constituir provas. Assim, indefiro o pedido liminar”, decidiu Laurita Vaz.

CONTINUE LENDO


Prefeitura de Brumado lança Processo Seletivo Simplificado para a contratação de motoristas para o Programa Caminho da Escola

(Divulgação)

A dificuldade em se encontrar motoristas qualificados para atuarem no setor de Transporte Escolar fez com a Administração Municipal de Brumado visse a lançar um Processo Seletivo Simplificado para a contratação de motoristas para o Programa Caminho da Escola que é realizado em convênio com o FDE – Fundo de Desenvolvimento da Educação. O salário é fixado em R$ 1.275,00 para regime de trabalho de 40 horas semanais. O processo será composto de 3 etapas, Redação, Entrevista e Análise Curricular com caráter classificatório com avaliação de títulos. Os interessados devem se dirigir à Semec, na Praça Coronel Zeca Leite em horário comercial. O prazo é curto e se encerra nesta quarta-feira (08). 



Desapropriações em Série: ‘Prefeito garantiu que irá cumprir a lei’, afirma o presidente do Legislativo

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos relatou que as desapropriações em série serão feitas pela Prefeitura (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A possível ação de desapropriação, que poderá ter inclusive residências demolidas, por parte da Prefeitura Municipal de Brumado parece estar cada vez mais próxima do solo da realidade, tanto que o ceticismo de alguns que não acreditam que isso irá ocorrer é cada vez menor, enquanto o pavor, a tensão e o medo é crescente em várias famílias que poderão ter parte de suas propriedades desapropriadas, sendo que, nesse primeiro momento, os que estão mais apreensivos são alguns moradores do Bairro São José, os quais foram os primeiros a serem notificados. Na tarde desta segunda-feira (06), foi realizada uma reunião entre o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e todos os vereadores, a qual tratou também em sua pauta deste processo de desapropriações em série. Vários vereadores ouvidos pelo 97NEWS relataram que o gestor garantiu que irá executar a ação, pois a lei tem que ser cumprida, mesmo que ela seja difícil de entender em algumas situações. O presidente do Poder Legislativo, vereador Léo Vasconcelos (PDT), em coletiva após a sessão, foi questionado sobre essa possibilidade e respondeu que “realmente o prefeito nos comunicou que irá executar esse processo de desapropriação, pois, em seu entendimento, o que está errado tem que ser corrigido” e continuou dizendo que “tanto que utilizou novamente a sua frase célebre, ‘dura lex, sed lex”, ou seja, a lei é dura mais é lei”. Sobre qual seria a visão da Casa da Cidadania sobre esse tipo de ação, ele argumentou que “ainda iremos nos reunir para decidirmos qual será a nossa postura sobre essa situação, então, nesse momento ainda não tenho uma posição definida sobre o assunto”. 



Caos no Espírito Santo: Arrastões, saques e assassinatos

Registros feitos das janelas de apartamentos mostram situação caótica na Região Metropolitana de Vitória (ES) Foto: Reprodução/Twitter

O caos que a Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, vive desde a madrugada de sábado vem sendo registrado e viralizado nas redes sociais. Diversos vídeos publicados no Twitter, por exemplo, mostram flagrantes de saques a lojas, assaltos a pedestres e motoristas e contextualizam o clima de pânico que vem tomando conta do estado. Muitos registros vêm sendo feitos das janelas de apartamentos ou até mesmo por motoristas e caronas que vêm presenciando momentos de terror em plena luz do dia, em vias públicas. 


 



Moradores da Rua Almerindo de Souza Lobo indignados como possível desperdício do dinheiro público

O estrago feito pelas chuvas é patente e mostra a fragilidade das obras (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

É só chover em Brumado e, não precisa ser uma precipitação com grandes índices pluviométricos, que os estragos nas ruas e avenidas da cidade começam a aparecer, os quais, trazem, em algumas situações, a imagem de um possível desperdício do dinheiro público, já que as obras são refeitas diversas vezes, como acontece com o já famoso “Buraco da Ladeira do Cinema”. Esse é o cenário relatado pelos moradores da Rua Almerindo de Souza Lobo, no bairro São Joaquim, os quais narram a indignação com os estragos causados pela chuva da última sexta-feira (3) na referida via, especificamente numa obra de arte da construção de uma galeria de esgotamento pluvial do Riacho do Bufão. Segundo os moradores, obras de reestruturação da via e de uma pequena ponte foram feitas a cerca de seis meses atrás e foram praticamente destruídas pela chuva dos últimos dias, o que deve gerar novos gastos de verbas públicas para mais um reparo. Eles esperam que a nova gestão venha a executar o serviço de forma plena, para que não precise ser feito novamente, pois com o agravamento da crise econômica se desperdiçar dinheiro público é inadmissível. 



Nota de esclarecimento 97NEWS

Foto: Divulgação

O site 97NEWS vem a público divulgar a presente nota com o objetivo de esclarecer o último acontecimento envolvendo o site e um possível ataque de "Hacker", divulgado em matéria na manhã de hoje por este mesmo veículo. O que ocorreu é que, durante a manhã do último sábado (04/2), veiculamos uma matéria com o título, "Brumado: Pequeno Pedro Gabriel não resiste e vem a falecer na madrugada deste sábado (04)", e a mesma acabou saido do ar por motivos desconhecidos. E diferentemente do alegado pelo site, informamos que em nenhum momento o "Hacker" atacou o servidor da empresa HD Soluções. E sim, somente o site 97NEWS foi atacado. É de conhecimento público e notório que, por tratar-se de um site de notícias com muito respeito e credibilidade em Brumado e região, o site foi atacado por este possível "Hacker". Então não há como vincular o ataque ao site com a HD Soluções, que presta serviços de hospedagem para o 97NEWS. Em relação à veiculação da matéria afirmando que o servidor foi atacado, o 97NEWS vem a público lamentar o equivoco e INFORMAR que o servidor da HD Soluções não foi atacado por Hacker. O 97NEWS aproveita a oportunidade para ressaltar o brilhante trabalho realizado pela HD Soluções, um dos melhores servidores da Bahia. E ainda, dizer aos internautas que é contra a a qualquer tipo de ataque feito por Hacker em sites e blogs de nossa região, pois o nosso objetivo é apenas, informar e ajudar a população brumadense no conhecimento dos fatos. O site informa, por fim, que já acionou o seu corpo jurídico com o objetivo de tomar as medidas judiciais cabíveis de responsabilização do possível ataque do Hacker. Sendo o que nos cumpre no momento, subscrevemo-nos. 06 de Fevereiro de 2017. Administração do site 97NEWS.com.br.



Acelere seu crescimento profissional na Comcert!

Foto: Divulgação

Informamos que estão abertas as matrículas para os cursos de:
☑ Auxiliar Administrativo
☑ Operador de Caixa
☑ Assistente de Contabilidade
☑ Informática
☑ Manutenção de Computadores
Cursos interativos com qualidade comprovada e certificado reconhecido em todo país. É hora de se qualificar. Não perca esta oportunidade! Rua Sargento Antenor Santos, 224 A, Bairro das Flores (Próximo ao mercado Bom Preço), Brumado, Bahia. Informações (77) 3441-6542.



Malhada de Pedras: Peixes aparecem mortos em lagoa; suspeita é de crime ambiental

Uma grande quantidade de peixes vem aparecendo morta constantemente no local (Foto: 97NEWS)

Os moradores da Comunidade de Baixa Grande, que fica na zona rural do município de Malhada de Pedras, entraram em contato com a redação do 97NEWS para comunicar um episódio que está ocorrendo no local e que se transformou rapidamente numa grande preocupação. Segundo eles, nos últimos dias, uma grande quantidade de peixes está aparecendo morta todos os dias de forma misteriosa na lagoa que serve a comunidade. Ainda segundo os moradores, a pesca é um dos meios de sustento de muitas famílias, o que fez a preocupação ficar ainda maior. Existem indícios de crime ambiental, onde, possivelmente, algum produto químico ou coisa do gênero possa ter sido lançado na lagoa, já que muitos moradores que utilizam a água para tomar banho apareceram com inúmeras coceiras estranhas no corpo. Os moradores pedem a ajuda dos órgãos estaduais que cuidam do meio ambiente para fazer uma investigação na água para saber a verdadeira causa do problema e, posteriormente, ser encontrada a solução. 

(Foto: 97NEWS)


Desconto de 10% na cota única do IPVA só vai até esta terça (07)

O abatimento é de 10% no valor do tributo. O IPVA que pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, apresentando apenas o número do Renavam (Foto: Reprodução)

O desconto para quem antecipar o pagamento integral do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) só vai até esta terça-feira (7). O abatimento é de 10% no valor do tributo, que pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob. Para isso, basta apresentar o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam). A tabela do IPVA com o cronograma completo de pagamento de cada número final de placa está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz): www.sefaz.ba.gov.br. Para saber o valor a ser pago, o contribuinte pode acessar o site, ir na aba Inspetoria Eletrônica, clicar em IPVA e depois em Valor. Em seguida, basta colocar o número do Renavam para ver quanto terá que pagar. Uma segunda opção de pagamento é a quitação do valor do IPVA no vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa de cada veículo. Nesse caso, o desconto é de 5%. Outra possibilidade é parcelar o imposto em três vezes, bastando para isso observar a data de vencimento da primeira cota na tabela. No entanto, quem perder o prazo de pagamento desta cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. Além disso, os débitos relativos à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Já as dívidas anteriores do imposto ainda não notificadas também podem ser divididas em três vezes, juntamente com o IPVA 2017. A Sefaz disponibiliza ainda o telefone 0800 071 0071 para mais informações.



Homem mata a própria esposa e comete suicídio em Macaúbas

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma tragédia familiar chocou a pequena cidade de Macaúbas, sudoeste da Bahia, na madrugada deste domingo (05). De acordo com a polícia Civil, um homem de pronome Valmir, matou sua esposa, Gislei Leite, de 30 anos, com vários golpes de facão, e após matar a esposa, cometeu suicídio. Segundos os moradores do bairro, por volta das 04h da manhã, na Rua Castro Alves, centro da cidade, eles ouviram vários gritos de socorro. Sem saber do que se tratava, eles acionaram a Polícia Militar, ao chegarem no local, os PMs encontraram Valmir já sem vida na sala da residência e a esposa também sem vida, caída em um dos quartos. Segundo as primeiras investigações, a causa do crime teria sido motivada por ciúmes. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico legal (IML) de Bom Jesus da Lapa.