ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2017"

‘A Embasa me garantiu que a água não é imprópria para o consumo’, afirma vereador Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro ao lado do brumadense Seu Villa na Embasa procurando esclarecer a situação da qualidade da água (Foto: 97NEWS)

Após receber inúmeros questionamentos sobre a qualidade da água distribuída pela Embasa em Brumado, o vereador Zé Ribeiro (PT), que também constatou o problema, fez questão de ir logo ao escritório da empresa para buscar esclarecimentos sobre a situação. Ele que recebeu o reconhecimento das pessoas presentes que estavam lá pelo mesmo motivo, obteve informações sobre o que realmente está acontecendo. Segundo ele “a situação foi me explicada e o mau cheiro na água foi causado por algas que não são subaquáticas, por isso, com o esvaziamento da Barragem de Cristalândia durante o período da forte estiagem, elas acabaram morrendo e, com a vinda da chuva e, posteriormente, das novas águas eles foram se misturando a água liberando uma toxina que mudou a coloração da mesma”. Ele ainda relatou que “a Embasa já está na Estação de Bombeamento aplicando um novo produto que irá resolver o problema no máximo até sábado”. Questionado sobre a potabilidade, ele respondeu que “eles me asseguraram que a água é potável, tanto que eles mesmo estão consumindo”. 



Brumado: Embasa presta esclarecimentos ao 97NEWS sobre a qualidade da água distribuída

O coordenador da estação de tratamento da Embasa, Antônio Loreto, explicou os motivos do mau cheiro da água distribuída pela Embasa (Foto: Carlos Silva l 97NEWS)

Na manhã desta quinta-feira (09), buscando esclarecimentos sobre a qualidade da água distribuída em Brumado, o 97NEWS foi até o escritório da Embasa e conversou com Antônio Loreto, coordenador da estação de tratamento da Embasa.  Questionado sobre as milhares reclamações, ele nos respondeu que “a barragem de Cristalândia havia baixado 6 metros e meio o ano passado, e com isso, cresceu vegetação, como tábua e outras. No início deste ano com as chuvas na cabeceira do Rio das Contas, a barragem voltou a encher e esse mato ficou submerso, e com isso, apodreceu, liberando uma toxina e odor forte”.  Ele continuou explicando que “a Embasa na manhã de hoje começou a dar descarga em todas as estações, ETA 1, 2 e 3, e já gastou mil e quinhentos quilos de carvão ativado, e agora vai usar um material chamado Peroxom para tirar o cheiro ruim da água”. Segundo Loreto, a previsão é que a água volte à normalidade até o próximo sábado (11). E ele ressalta a população que não é esgoto e nem lama na rede de água, é a toxina.



Brumado: Disparo acidentental de cartucheira deixa homem com fratura exposta; ele teve que ser hospitalizado

A arma ficou apreendida na DP de Brumado (Foto: 97NEWS)

Manusear uma arma de fogo envolve todo um procedimento especial, então, quem não observa os cuidados necessários acaba colocando a vida em risco. Foi isso que aconteceu com o morador Luiz Aragão dos Santos (47), morador da Fazenda Lagoa dos Algodões, o qual, na manhã desta quinta-feira (09), por volta das 07h45m, foi manusear sua cartucheira modelo 651 de marca CBDCE, calibre ponto 32 com número de série 41894 e, acabou sendo atingindo por um disparo acidental, tendo fratura exposta em uma das mãos, além de ferimentos no abdômen, tendo sido levado para o Hospital Magalhães Neto, onde continua em observação. A arma foi apreendida, juntamente com 10 cartuchos que não foram deflagrados e o homem poderá responder por porte ilegal. 



Brumado: População indignada com a qualidade da água distribuída pela Embasa; ‘está com cheiro de fezes’

A revolta nas redes sociais é cada vez maior, pois a qualidade da água está péssima como dá para se notar na imagem acima (Fotocomposição: 97NEWS)

Novamente a Embasa volta ao ‘topo da montanha da indignação’ e desta vez a onda de protestos, principalmente nas redes sociais, mostra que a revolta é muito grande quanto à qualidade da água que está sendo distribuída nos últimos dias. São milhares de pessoas expressando a sua insatisfação, sendo que o que mais se ouve é “está com cheiro de fezes”, “fui tomar banho e fiquei com um mau cheiro insuportável, tive até que passar álcool no corpo”, ou, num tom mais rude “isso é uma falta de desrespeito aos brumadenses que pagam caro pelos serviços, os quais, se não forem devidamente quitados, o abastecimento é cortado sem qualquer aviso prévio”. A situação já chegou até ao setor de segurança, onde membros da Polícia Civil de Brumado expressaram que “água fedorenta essa de Brumado. Acho que fiquei mais sujo depois do banho”.

 

O vereador Elias Piau (PV) é um dos mais combativos no sentido de que a situação do abastecimento em Brumado seja resolvida o quanto antes (Foto: 97NEWS)


O 97NEWS buscou contato com a empresa, mas foi em vão, já que qualquer explicação ou justificativa tem que ser dada pela Central em Salvador. Existem boatos circulando que a água está praticamente sem tratamento e que isso seria uma retaliação à pressão que está sendo feita pela gestão municipal para que se construa o mais rápido possível o sistema de esgotamento sanitário da cidade, - que é talvez a maior urgência do município -, sob o risco da empresa perder a concessão de explorar o abastecimento de água na cidade, o que já acontece há cerca de 40 anos, onde os ganhos devem ter sido bem maiores que os gastos, então, diante disso, a construção do esgotamento seria uma espécie de obrigação. Na manhã desta quinta-feira (09) várias reclamações chegaram à nossa redação, principalmente de moradores e comerciantes do Bairro São José, os quais relataram que “não estamos nem conseguindo nem lavar e nem limpar os nossos estabelecimentos, pois o mau cheiro da água é tão forte que fica impraticável qualquer ação de limpeza”. A população espera que a Embasa resolva com a maior urgência essa situação que estaria no limiar do insuportável. Confira algumas das postagens que mostram a forte revolta dos brumadenses quanto à situação: 

(Reprodução: Facebook)


Brumado: Usuários da Central de Marcação insatisfeitos com redução no atendimento; a principal reclamação é com o Cartão do SUS

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A Central de Marcação sempre foi alvo de críticas e insatisfações e, em consequência disso, figurou com constância na mídia local. Iniciada mais uma gestão, ela volta à cena, refletindo a indignação dos usuários que relatam que as reduções na quantidade de senhas distribuídas, principalmente para a atualização do Cartão do SUS (que agora está sendo feito no local) está causando revolta, já que tem que se chegar de madrugada para conseguir uma senha. Os moradores do meio rural são os mais insatisfeitos, pois segundo eles reduziram drasticamente o atendimento, deixando somente um funcionário para atender a grande demanda. Segundo eles são distribuídas apenas 40 senhas por dia, sendo 25 pela manhã e 15 no período da tarde, o que faz com que os usuários tenham que chegar às 03h para conseguir uma, sendo que, na gestão anterior, o Cartão SUS era feito na Sesau e tinha vários funcionários para realizar o serviço de cadastramento. Nossa equipe falou com o usuário Ariovaldo Cosme de Oliveira, morador da fazenda jacaré que chegou relatou que “eu cheguei às 04h e não consegui pegar a senha, tive que ficar na fila já para tentar pegar a senha para à tarde, sem comer e muito tempo em pé”. Agora a atualização do cartão do SUS é obrigatória por que tem que ser inserido o número do CPF como documento fundamental no recadastramento. O novo sistema CADSUS WEB é integrado à base de dados da Receita Federal, essa mudança, segundo a gestão, proporciona mais segurança na identificação do cidadão. O CPF é um documento que identifica o usuário, não há como existir duas pessoas com o mesmo número, então, com esse documento o sistema filtra o cidadão, já que antes era muito fácil gerar um número de um cartão, só era necessário, nome, endereço, e RG isso gerava duplicidade de cadastro, e os homônimos não eram identificados de forma correta. Outra reclamação dos usuários é que se reduziu a marcação de exames para 15 senhas pela manhã e 10 à tarde (25 no total), sendo que na gestão anterior eram 80 senhas pela manhã e 50 à tarde. 



Em campanha para o STF, Moraes pede votos em casa flutuante de senador

Sete senadores foram convidados para o encontro (Foto: Estadão)

Em campanha para o STF, Alexandre de Moraes participou de jantar na chalana Champagne, casa flutuante do senador Wilder Morais (PP-GO) em Brasília. Sete senadores do baixo clero aguardaram o convidado, que chegou uma hora atrasado, acompanhado de Sandro Mabel, assessor especial de Temer. Estavam presentes além de Wilder, os senadores Benedito de Lira (PP-AL), Zezé Perrella (PMDB-MG), Sérgio Petecão (PSD-AC), José Medeiros (PSD-MT), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Cidinho Santos (PR-MT), Ivo Cassol (PP-RO). Os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS), Omar Aziz (PSD-AM), Gladson Cameli (PP-AC) e Ciro Nogueira (PP-PI) também foram convidados, mas não compareceram. Os senadores presentes disseram que Alexandre de Moraes, tido como reservado, estava “um milímetro mais simpático”. Já Ivo Cassol, que responde a processo no STF, grudou no candidato. Disse que é injustiçado e se queixou de tratamento hostil aos senadores pelo STF. Moraes não fez comentários sobre a Lava Jato. Apesar de morar em barco, Wilder Morais tem à disposição um apartamento funcional, segundo o portal da transparência do Senado.



Governo anuncia reajustes para a merenda escolar

Foto: Divulgação

Os valores repassados pela União a estados e municípios para a complementação da merenda escolar terão agora seu primeiro reajuste após sete anos. O aumento está sendo anunciado pelo presidente Michel Temer e pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em cerimônia no Palácio do Planalto. Os R$ 465 milhões a mais, a serem liberados por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em 2017, beneficiarão 41 milhões de estudantes. O reajuste será de 20% para alunos dos ensinos fundamental e médio, público que representa 71% dos atendidos pelo programa. Os demais terão aumento médio de 7%. Esses percentuais referem-se ao reajuste per capita/refeição a ser aplicado. O orçamento do Pnae para 2017 é de R$ 4,15 bilhões. Desse total, R$ 1,24 bilhão têm como destino a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares. Segundo o Ministério da Educação, os repasses aos municípios serão corrigidos acima de 10%. Para os destinados a municípios com até 20 mil habitantes, os repasses terão aumento de 15%. Esses valores têm como referência 200 dias letivos por ano e serão repassados a cada 20 dias letivos. Municípios com até 100 mil habitantes receberão R$ 993,4 mil; e os com até 500 mil habitantes, R$ 2,83 milhões, o que corresponde a reajustes de 12% e 13% respectivamente. O Pnae transfere recursos suplementares a estados e municípios, ao Distrito Federal e a escolas federais, com o objetivo de suprir as necessidades nutricionais dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e comunitárias conveniadas.



Brumado: Após roubar uma motocicleta, menor em fuga bate no muro e é encaminhado para o HMPMN

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Os assaltos continuam acontecendo com frequência em Brumado, fazendo com que a Polícia tenha que se desdobrar na busca de combater esse tipo de crime. Na madrugada desta quarta-feira (08), por volta das 01h, na Av. João Paulo I, um menor, simulando estar armado, deu voz de assalto a um motociclista, levando o veículo. Logo após praticar o crime, ele percebeu a presença da Polícia e, devido a isso, ele abriu fuga, só que, pelo fato provável de não ter habilidade de conduzir a moto, acabou se chocando contra um muro de uma pousada próximo à Avenida Centenário. Ele teve que ser levado pelo SAMU 192 para receber atendimento médico no Hospital Magalhães Neto, tendo apenas escoriações leves, sendo, em seguida, levado à DP para ser ouvido pelas autoridades policiais. 



Brumado: Investigações sobre a morte de Emerson Kauã continuam sendo efetuadas pela 20ª Coorpin

Foto: Arquivo/97news

O 97News, na busca esclaracer os fatos, principalmente os mais dificéis de serem desvendados, intensifica as suas ações, pois existe uma forte cobrança da população nesse sentido. E com este pensamento a nossa equipe esteve na 20ª Coorpin de Brumado na manhã desta quarta-feira (08) entrou em contato com o delegado titular Dr. Samuel Paes. Um desses casos é do menino Emerson Kauã, que é, inclusive, um dos mais significativos da área policial dos últimos tempos em Brumado. Ele que foi brutalmente assassinado no dia 21 de dezembro, 4 dias antes do Natal, além de ter sido um crime que comoveu Brumado e Região, ainda está sem solução. O corpo de Kauã foi encontrado por populares no Bairro Esmeralda, em um local chamado Alto do Cruzeiro. Na data de hoje, fazem 48 dias que o homicídio aconteceu, então, diante disso o delegado explicou que "estamos fazendo reuniões constantes sobre este caso, e ele não foi esquecido, aliás, nenhum caso é esquecido pela 20ª Coorpin. O que acontece é que todo caso tem que ser investigado com cautela, o caso Kauã,  não foi desvendado ainda devido alguns laudos não terem saído, como; o laudo cadavérico e o laudo pericial, que dentro de alguns dias poderemos receber, e só assim poderemos chegar a uma comclusão". Ele ainda narrou que "com esses laudos nas mãos e com base nas oitivas, feitas com os parentes, já estamos na eminência de receber esses laudos, e, com isso, o crime será desvendado e o autor ou autores deste crime bárbaro serão colocados atrás das grades". Algumas linhas da investigação adotadas pela Polícia, são baseadas em imagens do circuito interno de câmeras de um comércio no Bairro Malhada Branca, onde mostram o garoto saindo da rota que foi solocitada pelo parente, ao ir no local informado. Outra linha da investigação é o remédio comprado em uma famácia, que foi usado para dopar a criança, possivelmente, antes de morrer". Por fim o delegado encerrou declarando que "peço um pouco de cautela à familia e a população, pois o autor ou autores da morte de Kauã certamente serão presos". 

Foto: Arquivo 97news


Brumadense diagnosticado com tumores aguarda transferência para Hospital especializado; Feijoada está sendo organizada para custear o tratamento

Foto: Divulgação

Família de Mayrionilson Silva (Merona) pede ajuda a população brumadense, pelo fato do mesmo está internado no Hospital Municipal professor Magalhães Neto em Brumado com o quadro clínico muito grave. Segundo informações passadas ao 97NEWS pela própria família, Merona sentes dores muito forte na coluna e já passou por vários especialistas, porém não teve nenhuma melhora no seu quadro clínico. Ainda de acordo com a família, esta semana o quadro clínico de Merona piorou, e o mesmo chegou a perder os movimentos das pernas. Através de uma ressonância o médico emitiu um laudo mostrando que Merona foi diagnosticado com dois tumores, um no pulmão e outro na coluna. Merona continua internado no Hospital Regional de Brumado e aguarda a transferência para um dos hospitais especializados, como o Aristides Maltez ou Hospital de Câncer de Barretos em São Paulo. Para ajudar nos custos do tratamento de Merona, a família e amigos vão realizar neste Domingo (12/2) uma feijoada beneficente. Quem quiser ajudar, é só comprar uma porção no valor de R$ 15 reais. Os pedidos podem ser encomendados pelos telefones: (77) 9.9809-2698 ou 9.9969-2368 ou se preferir podem ir até a Rua Alicio José de Lima, 306-A, Bairro São João, ponto de referência, próximo ao antigo "Digas Bar", as porções serão distribuídas a partir das 11h30m. A feijoada poderá também ser consumida no local, que terá toda uma estrutura para os clientes. Você também pode contribuir com 1kg de feijão, carne ou calabresa. Ajude no tratamento de Mayrionilson Silva (Merona), e que Deus lhe abençoe.



Léo Vasconcelos participa de audiência com auditor do TCM

Ele esteve acompanhado dos vereadores Zé Carlos de Jonas, Palito e Wanderlei Nen (Foto: Divulgação)

A gestão do legislativo brumadense de forma comprometida, responsável, transparente e eficiente é o lema do presidente, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos, que vem efetivando ações que gerem a todos os vereadores que compõem a Casa Legislativa, o conhecimento necessário para que o mandato de cada um seja desenvolvido de forma a contemplar os anseios da população que os elegeram como seus representantes legais. Dentro dessa ordem o presidente Léo Vasconcelos juntamente com os vereadores Luiz Carlos Caíres da Silva “Palito”, José Carlos Marques Pessoa “José Carlos de Jonas” e Wanderlei Amorim da Silva “Nem” estiveram no TCM – Tribunal de Contas do Município em audiência com o auditor do ´órgão, Dr. Antônio Dourado Vasconcelos. Na oportunidade foram discutidos assuntos relativos a administração da Câmara de Vereadores, englobando o funcionamento, tramites legais de encaminhamento de prestação de contas, o cumprimento das regras de transparência pública conforme o que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Acesso à Informação, que dá ao cidadão o direito de conhecer de forma clara o detalhamento das receitas e despesas, procedimentos licitatórios e outras recomendações. A audiência foi de fundamental importância, visto que trouxe informações esclarecedoras sobre os trâmites legais e toda a responsabilidade com a qual o legislativo deve ser conduzido, sempre primando pela transparência em seus atos. Com o empenho e o desejo de contribuir para que o legislativo desenvolva um trabalho sempre com primazia o vereador Leonardo Vasconcelos convidou o auditor, Antônio Dourado a participar de um encontro de vereadores e agentes políticos, que estará sendo realizado pela Câmara de Vereadores de Brumado, no mês de maio, quando serão também convidados representantes de municípios da região, sendo o convite aceito prontamente. Léo Vasconcelos, muito satisfeito com a audiência, destacou que estará sempre concretizando reuniões desta natureza para que sejam ampliados os conhecimentos sobre o funcionamento do poder legislativo. “Nosso desejo é que nosso trabalho seja sempre realizado da melhor forma possível, beneficiando desta forma a nossa população”, frisou.



Inovação: Rui Costa anuncia projeto na educação em parceria com o Google

Foto: Manu Dias/GOVBA

O ano letivo já começou na rede estadual, com um planejamento que inclui diversas novidades para 2017, como a implantação de coordenadores pedagógicos em todas as escolas, além de parcerias, entre elas, uma com o Google, para a implantação de uma plataforma educacional. Essas e outras iniciativas foram anunciadas pelo governador Rui Costa durante a aula inaugural realizada na manhã desta quarta-feira (8), na escola Parque Ribeiro Carneiro, no bairro Caixa D'Água, em Salvador, com a presença da comunidade escolar. O programa Inove Educação é fruto de uma parceria com a Google INC para a disponibilização gratuita da plataforma Google Apps para Educação, também conhecida como G-Suíte. O aplicativo Google Sala de Aula disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem de última geração, dinamizando os processos de ensino e aprendizagem, configurando uma rede social de conhecimentos que integra estudantes e professores. O projeto inclui o treinamento dos gestores e professores iniciando-se em vinte escolas de oito Núcleos Territoriais de Educação. Ao falar das novidades para este ano, o governador destacou que o principal foco da educação para 2017 é o envolvimento da comunidade escolar e a mobilização da família. “As escolas precisam de manutenção na infraestrutura, material didático, tecnologia, mas, acima de tudo, eu gosto de ressaltar a importância que tem o envolvimento e o apoio da família na educação dos jovens. Isso faz toda a diferença”.

 

Foto: Manu Dias/GOVBA

Para Rui, com a implantação de um coordenador pedagógico em cada escola, haverá um acompanhamento melhor junto aos professores e alunos. "Vamos aprimorar a parte técnica e pedagógica do ensino, e com isso queremos alcançar resultados e indicadores melhores na Educação da Bahia", ressaltou. Outra aposta para o ano letivo é na cultura. “Em 2017, vamos apostar na arte e na cultura como elementos de atração do jovem para a escola. Vamos lançar as Escolas Culturais em março. Um projeto que vai transformar mais de 80 escolas do estado em espaços de cultura, não só para os alunos, mas para toda a comunidade das cidades onde elas estiverem inseridas. Ao longo desses dois anos como governador, visitei mais de 240 escolas e vi muitas iniciativas que multiplicam o conhecimento através da arte. Esse projeto é fruto dessa observação de experiências”.

 

CONTINUE LENDO


Brumado: SMTT e GCM fazem blitz em vans que transportam alunos; quem não se regularizar não poderá efetuar mais o serviço

A operação de fiscalização será feita em frente a todas as escolas da cidade (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

SMTT em parceria com a Guarda Municipal de Brumado realizaram na manhã desta terça-feira (08) uma blitz educativa para fiscalizar as vans particulares que realizam o transporte de alunos na cidade. O primeiro local escolhido foi a frente da Escola CMEAS, mas a blitz vai ser estendida a todas as escolas, inclusive às particulares. A intenção principal da ação é retirar de circulação os veículos que transportam alunos de forma irregular. Na operação de hoje foram abordadas 18 vans, sendo que 04 delas estavam totalmente irregulares, sem a CRLV (Documento de Circulação), cintos de segurança para os alunos, e até sem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Segundo o SMTT, os proprietários dos veículos foram convidados a procurarem o setor na Prefeitura Municipal para realizarem o cadastro do veículo no órgão, a retirada do Alvará, visando proporcionar o máximo controle da frota de veículos escolares de Brumado. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Jossimar Leite “a parceria da guarda e do SMTT é muito proativa e contribuirá para a organização do trânsito na cidade, o qual ainda se encontra ainda com várias deficiências”. O coordenador da Divisão de Educação de Trânsito, Jansen Ricardo relatou que “o SMTT vai realizar a adequação desses veículos, pois a prefeitura não tem nenhum registro dessas vans que transportam passageiros em Brumado, tanto que apenas uma apresentou o alvará, que foi expedido no ano passado. Esses veículos circulam em Brumado sem o cadastro e sem autorização”. Ainda segundo as informações obtidas pelo 97NEWS o SMTT também vai fiscalizar o volume do som dentro das vans, pois alguns condutores montam um verdadeiro "paredão" de som e deixam com um volume acima do permitido, justamente na hora do transporte de alunos, o que se consiste num risco. Segundo Jansen, isso acaba tirando a atenção não só do condutor, como também das crianças que ali são transportadas. O SMTT faz questão de deixar bem claro que os veículos que não se regularem perante órgão, serão tirados de circulação. 



População de Licínio de Almeida reclama do descaso do Banco do Brasil no atendimento aos clientes

Foto: João José de Oliveira/PL

A população da pequena cidade de Licínio de Almeida, sudoeste da Bahia, enviou esta semana a redação do 97NEWS, várias reclamações sobre o descaso no atendimento da agência do Banco do Brasil na cidade. Segundo os clientes do banco, dos três caixas eletrônicos existentes na agência, apenas um está funcionando. Já o banco em um aviso colado na frente da agência diz, "Por falta de segurança não está funcionando". Segundo um dos funcionários da agência que não quis se identificar, todos os serviços estão funcionando, mas a agência ópera somente com um caixa devido aos outros terminais estarem com defeito. Ainda segundo o funcionário, apenas um guichê está disponível dentro da agência. Ainda de acordo com o funcionário, o banco sempre atendeu com esta quantidade de guichê e caixa eletrônico, e informa que, a demanda de clientes aumentou, devido a ataques de quadrilhas especializadas a várias agências na região, explodindo e destruindo toda estrutura, impossibilitando a reforma imediata. Só lembrando que a agência do Bradesco na cidade, já foi alvo de bandidos, e com isso, o limite de atendimento das agências bancárias foram  reduzido, ao ponto de até fecharem com correntes a frente dos bancos.

Foto: João José de Oliveira/PL


Prefeito de Brumado voltará com seu programa semanal de rádio já neste sábado (11)

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Considerada uma das grandes virtudes de suas duas administrações, o programa semanal de rádio comandado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, que era intitulado “Bom Dia Povo de Brumado” voltará ao ar já no próximo sábado (11). Buscando um canal direto com a população, o gestor, que é um exímio articulista das palavras e dono de uma didática que impressiona, buscará conscientizar a população sobre suas ações e seu planejamento para a nova gestão. Um dos assuntos que irá compor o topo da pauta é o planejamento, já confirmado, das desapropriações em série, o qual será explicado em detalhes pelo chefe do executivo brumadense. O programa, que será apresentado pelo locutor aracatuense Natanel Pop, irá ao ar pelas ondas da Alternativa 97FM e o horário será das 10h ao meio-dia. Então que a população já comece a formular as suas perguntas para fazer os questionamentos pertinentes. 

 



Zé Ribeiro preocupado com a qualidade da Escola em Tempo Integral, com as desapropriações em série e com o aumento dos cargos comissionados

O vereador Zé Ribeiro continua tendo firmeza em sua postura parlamentar (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT) que, atualmente, é um dos mais experientes parlamentares de Brumado, iniciou os seus pronunciamentos na sessão desta segunda-feira (06) da Câmara de Vereadores de Brumado de forma impactante. Ele começou enaltecendo a postura do prefeito Eduardo Vasconcelos (PDB) que se mostra muito mais aberto ao diálogo, diferente de suas duas gestões anteriores, o que poderá facilitar a interface entre Legislativo e Executivo. Ele mencionou, inclusive, detalhes da reunião que foi realizada pelo gestor com todos os vereadores, na qual ele falou sobre alguns assuntos importantes, tendo afirmado que o projeto de desapropriações em série será efetivado em sua totalidade. Zé Ribeiro fez questão de citar ao chefe do executivo brumadense sua preocupação com a qualidade do Ensino Integral, já que várias escolas, inclusive do meio rural, começaram a funcionar neste sistema. A principal preocupação é com o turno oposto, já que faltam profissionais habilitados para monitorar as atividades paralelas. Segundo o prefeito, tudo o que for possível para melhorar a qualidade será feito. Outra questão abordada pelo vereador foi o projeto de autoria do Executivo que cria 42 novos cargos de confiança, o que irá causar um impacto na folha de, no mínimo, R$ 150 mil, isso sem a CET - Condições Especiais de Trabalho, pois caso seja oferecido essa vantagem, o aumento poderá chegar próximo a R$ 1 milhão. “Realmente é uma certa incongruência, pois, em seu recente discurso, o prefeito garantiu que iria enxugar a máquina, pois a crise ainda castiga as finanças do município e, de repente, ainda mais se passar para o caráter de urgência urgentíssima, lembrando que tem um grande número de vereadores novos que ainda estão se aclimatando à nova função” e continuou narrando que “esse projeto não pode ser votado assim a toque de caixa, tem que ser feita uma ampla discussão, pois tem um custo e alto por sinal”. Ribeiro ainda abordou outra preocupação que é a clara intenção das desapropriações em série declarando que “isso também é preocupante, pois existem demandas muito mais urgentes para o município. Na reunião que tivemos com o gestor ele garantiu que as desapropriações serão executadas, o que nos deixou apreensivos, pois muitas famílias serão atingidas. Espero que o bom senso prevaleça”.   

 



Brumado: Encapuzado invade residência de casal de idosos e promove momentos de terror; ele quis cortar os dedos das vítimas e incendiar a casa

O bandido estava muito violento e aterrorizou o casal (Fotocomposição: 97NEWS)

A violência na zona rural do município de Brumado continua acontecendo de forma muito preocupante, com registros de vários casos que mostram que teria que existir, no mínimo, uma urgente ampliação do contingente policial para dar maior garantia de segurança das famílias que moram no interior do município. Na madrugada desta terça-feira (07), um bandido encapuzado, de cerca de 25 anos, aparentemente armado, adentrou numa residência na Fazenda Jacaré e promoveu momentos de terror a um casal de idosos, os quais, inclusive, a cerca de 7 meses já tinham sido assaltados, tendo os bandidos levado cerca de R$ 20 mil. Desta vez foi só um elemento, o qual estava totalmente descontrolado chegando ao ponto de querer cortar os dedos das vítimas com um facão, além de fazer uma tentativa de incendiar a casa, a qual, por sorte, não foi avante. Ele levou uma quantia de R$ 2,5 mil e abriu fuga com destino ignorado. A Polícia já abriu investigação sobre o caso.  



Jovem que queria ser cantora sertaneja tenta tirar foto em cachoeira, cai de uma altura de 20 metros e morre; veja vídeo

Anabel Tomé, de 19 anos, não sobreviveu aos ferimentos. Um helicóptero chegou a ser usado, mas não havia local para pousar, na região de mata fechada. Garota queria ser cantora sertaneja.(Fotos: Repro

Uma jovem de 19 anos morreu ao sofrer uma queda na Cachoeira João Nogueira, em São Jerônimo da Serra, neste fim de semana. A garota, que queria ser cantora sertaneja, durante o banho de cachoeira, escorregou e caiu de uma altura de aproximadamente 20 metros. A jovem recebeu atendimento médico no local, mas não resistiu aos ferimentos. Anabel Tomé, de 19 anos, morreu na cachoeira João Nogueira, no norte do Paraná. Em estado de choque, amigos ainda tentaram socorrê-la e conseguiram pedir auxílio das autoridades. Um helicóptero foi acionado para o resgate, mas não conseguiu lugar para pousar na mata. Bombeiros tiveram que descer a queda d’água de rapel, para chegar ao corpo da jovem. // 



Silvia Mello usa Tribuna da Câmara de Vereadores para agradecer honraria internacional

A artista sendo acompanhada pelo seu confrade, o vereador Zé Ribeiro, que também é membro da ALAB (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Na noite da última segunda-feira (06.01) a brumadense Silvia Mello fez uso da Tribuna da câmara de Vereadores para agradecer as honrarias recebidas no Rio de Janeiro no mês de janeiro, quando foi agraciada com o título de Membro Corresponde Internacional da Academia de Letras e Artes de Lisboa. Silvia é compositora, cantora e poetisa, membro da Academia de Letras e Artes de Brumado. Iniciou sua carreira cedo e com todos os obstáculos que são peculiares desta carreira conseguiu conquistar o reconhecimento de seu trabalho com muito esforço e dedicação. A condecoração vem consolidar a sua carreira, sendo motivo de muito orgulho não só para Silvia como para toda Brumado, que tem na sua pessoa a representatividade a nível internacional do talento que tem a filha da terra. Em seu discurso Silvia Mello falou da sua alegria e agradeceu a todos que acreditaram em seu trabalho

Foto: Divulgação


Brumado: Bandidos em fuga invadem estabelecimento comercial e levam motocicleta

(Fotos: 97NEWS)

Uma ação criminosa ocorrida na tarde desta segunda-feira (06) na Av. Centenário, está sendo investigada pela Polícia. Segundo a ocorrência, dois bandidos entraram no estabelecimento comercial Paraíso dos Colchões e com arma em punho exigiram a chave de uma motocicleta de placa NZE 6110 e também um capacete. Assustado o proprietário atendeu o pedido e, imediatamente, os bandidos saíram em louca disparada sentido Vila Presidente Vargas. Um fato que chamou a atenção é que momentos antes tiros foram ouvidos nas proximidades, o que pode ter sido um confronto com rivais ou até uma perseguição policial. Relatos não confirmados também apontam que os bandidos saíram atirando para cima após terem se evadido do lugar. A Polícia já trabalha com algumas pistas e pretende prender os criminosos o mais rápido possível.