Brumado: População indignada com a qualidade da água distribuída pela Embasa; ‘está com cheiro de fezes’

A revolta nas redes sociais é cada vez maior, pois a qualidade da água está péssima como dá para se notar na imagem acima (Fotocomposição: 97NEWS)

Novamente a Embasa volta ao ‘topo da montanha da indignação’ e desta vez a onda de protestos, principalmente nas redes sociais, mostra que a revolta é muito grande quanto à qualidade da água que está sendo distribuída nos últimos dias. São milhares de pessoas expressando a sua insatisfação, sendo que o que mais se ouve é “está com cheiro de fezes”, “fui tomar banho e fiquei com um mau cheiro insuportável, tive até que passar álcool no corpo”, ou, num tom mais rude “isso é uma falta de desrespeito aos brumadenses que pagam caro pelos serviços, os quais, se não forem devidamente quitados, o abastecimento é cortado sem qualquer aviso prévio”. A situação já chegou até ao setor de segurança, onde membros da Polícia Civil de Brumado expressaram que “água fedorenta essa de Brumado. Acho que fiquei mais sujo depois do banho”.

 

O vereador Elias Piau (PV) é um dos mais combativos no sentido de que a situação do abastecimento em Brumado seja resolvida o quanto antes (Foto: 97NEWS)


O 97NEWS buscou contato com a empresa, mas foi em vão, já que qualquer explicação ou justificativa tem que ser dada pela Central em Salvador. Existem boatos circulando que a água está praticamente sem tratamento e que isso seria uma retaliação à pressão que está sendo feita pela gestão municipal para que se construa o mais rápido possível o sistema de esgotamento sanitário da cidade, - que é talvez a maior urgência do município -, sob o risco da empresa perder a concessão de explorar o abastecimento de água na cidade, o que já acontece há cerca de 40 anos, onde os ganhos devem ter sido bem maiores que os gastos, então, diante disso, a construção do esgotamento seria uma espécie de obrigação. Na manhã desta quinta-feira (09) várias reclamações chegaram à nossa redação, principalmente de moradores e comerciantes do Bairro São José, os quais relataram que “não estamos nem conseguindo nem lavar e nem limpar os nossos estabelecimentos, pois o mau cheiro da água é tão forte que fica impraticável qualquer ação de limpeza”. A população espera que a Embasa resolva com a maior urgência essa situação que estaria no limiar do insuportável. Confira algumas das postagens que mostram a forte revolta dos brumadenses quanto à situação: 

(Reprodução: Facebook)