ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2022"

Brumado: SMTT garante revitalização de faixas de pedestres da cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após questionamentos de usuários que utilizam as faixas ou lombofaixas (faixas elevadas) de pedestres para a travessia segura em diversas ruas do município, com relação a falta de manutenção dos equipamentos. A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, garantiu que a manutenção das transversais. Um dos questionamentos foi feito na Avenida Coronel Santos, no bairro São Felix. Em um dos trechos da via, uma faixa de segurança foi instalada, próximo à uma padaria e a um supermercado. No entanto, segundo os usuários do local, a tinta utilizada na "demarcação" apagou com a ação do tempo (chuva, sol, vento), o que dificulta a visualização de alguns condutores, principalmente aos que são de fora da cidade. Questionado sobre o assunto, o também coordenador de engenharia e sinalização do órgão, Jansen Ricardo, garantiu que uma empresa já foi contratada para a revitalização, não só da faixa da Av. Coronel Santos, como também das demais vias da cidade. "Já fizemos o mapeamento dos principais [gargalos] na sede do município e já foi contratado uma empresa para a revitalização das faixas e lombofaixas de Brumado", disse. Conforme o coordenador, até a próxima semana, tudo indica que a empresa possa estar realizando a manutenção inclusive da Coronel Santos, no bairro São Felix. "Vamos recuperar a pavimentação e reforçar a sinalização preventiva, placas de advertência ao longo da via, possibilitando maior segurança as pessoas que trafegam naquela localidade", garantiu. 



Com aumento de casos, governo vai abrir mais leitos de Covid na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o maior índice de casos ativos desde o dia 6 de março de 2021, a Bahia chegou a 21.635 casos ativos de Covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (12) pela Secretaria Estadual da Bahia (Sesab). Em razão da grande demanda de infectados, o governo do estado deve abrir mais leitos de UTI no Estado nos próximos dias. Informações dão conta de que a previsão é que serão abertos 100 leitos de UTI. Contudo, a Sesab não confirmou a informação.



Dois casos de agressões foram registrados contra pai e padrasto em Brumado

Foto: Divulgação l PM

Na última segunda-feira (24), duas ocorrências policiais foram registradas na Delegacia de Brumado com relação à agressões contra um pai e um padrasto. As duas ocorrências distintas aconteceram, uma no bairro Olhos D'água por volta das 18h e outra no bairro Urbis 2, por volta das 23h. No primeiro caso o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foi acionado via Cicom pela 34ª CIPM, após familiares denunciarem que um enteado de 34 anos havia ameaçado o padrasto de 74 anos com uma faca e um pedaço de madeira. Segundo informou a Polícia Militar ao site 97NEWS, ao chegar na residência que fica localizada na rua Edmundo Ferreira Brito, mantiveram contato com a mãe do acusado e a solicitante relatou que seu filho estava tramando contra o esposo que havia chegado do trabalho no final da tarde. A mulher que tem 56 anos disse ainda que o companheiro foi surpreendido pelo enteado e mesmo após a presença da guarnição, o suspeito continuava com as ameaças. De acordo com a PM, foi necessário a utilização de armamento não letal para conter o enteado. O acusado foi conduzido a Delegacia e ouvido pela autoridade policial. 

 

Foto: Reprodução l Rede Social

Já o segundo caso de agressão, foi contra um pai no bairro Urbis 2, por volta das 23h da mesma segunda-feira. Em depoimento a Polícia Civil na terça-feira (25), Vanderlei Rodrigues acusou o filho de 20 anos de tentar matá-lo na frente de sua casa. Conforme o relato, o seu filho esteve em sua residência para buscar a irmã, quando foi iniciada uma confusão. Ainda conforme Vanderlei, não contente, o filho começou a agredi-lo fisicamente. o pai recebeu diversos socos no rosto. Além disso, ele acusa o filho por ter disparado vários tiros em frente a residência. O acusado foi chamado para depor na Delegacia.

 



Relatório anual da SMTT mostra que em 2021, foram registrados 426 acidentes nas ruas de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), apresentou nesta terça-feira (25), os dados de ocorrências nas vias de Brumado no entre 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2021. O levantamento apontou 426 ocorrências na capital do minério. As Avenidas Centenário, Dr. Antonio Mourão Guimarães e Coronel Santos foram as vias que mais registraram acidentes. Os dados demonstram o número de ocorrências envolvendo motociclistas, principalmente. Com 34 ocorrências em 2021, a Avenida Centenário foi uma das que mais registrou acidentes. Para o coordenador de Educação no Trânsito do órgão, Jansen Ricardo, esse número pode ter sido ainda maior por conta de que muitas vítimas não registram as ocorrências. "A gente alerta que, aconteceu o acidente, registre o acidente. Porque as vezes eles afirmam: 'há não vamos tentar resolver entres as partes aqui', e ai não se registra, o que fica difícil para o órgão de trânsito. Porque sem a ocorrência, depois não se consegue chegar à um acordo no juizado especial, por exemplo", afirma o coordenador. A segunda avenida com maior índice de ocorrências foi a Dr. Antonio Mourão Guimarães, que registrou 22 acidentes, seguida pela Avenida Coronel Santos que foram registrados 13 acidentes. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dentre as principais naturezas dos acidentes estão as colisões, seguidas por atropelamentos e engavetamentos. Segundo o coordenador da SMTT, alguns acidentes ocorrem pelas condições das vias, que em parte delas, são de paralelepípedos. "São vias que exigem uma baixa velocidade, mas mesmo com a sinalização, com o agente fiscalizando e com a condição de semáforo, as pessoas em uma boa parte ultrapassam o limite de velocidade", discorreu Ricardo. Mesmo a Avenida Centenário ter registrado 34 acidentes em 2021, o coordenador da SMTT entende que outras vias do município apresentem risco ao trafegar de maneira incorreta. "Eu vejo o fim da Avenida Centenário com o início da BR-30 como um trecho de risco, eu vejo a Avenida João Paulo como outro trecho perigoso. O que a gente está fazendo, nós estamos trabalhando essas vias para a redução de velocidade com dispositivos eletrônicos que proponham a segurança viária. O órgão municipal recebeu 426 chamados da população pelos números 156 e 3441-4151.

 



Brumado: Muita emoção durante a transferência de Hemille Grazielle à uma UTI de Vitória da Conquista

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite desta terça-feira (25), após ficar internada por cerca de seis dias no Hospital Municipal de Brumado, Hemille Grazielle Lima Dias, de 13 aos, que foi diagnosticada com um tumor no cérebro, conseguiu uma transferência para o Hospital Geral, em Vitória da Conquista (veja aqui). O site 97NEWS acompanhou todo o processo de transferência da jovem que foi removida em uma ambulância com uma UTI móvel e profissionais médicos. Era por volta das 20h50, quando uma corrente de oração se formou em frente a saída das ambulâncias do Hospital Professor Magalhães Neto em forma de agradecimento pela conquista de uma vaga da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) avançada na cidade vizinha. Em entrevista ao 97NEWS, o pai de Hemille, Lucílio Meira Dias agradeceu a todos que se empenharam pela transferência da filha. "Eu não tenho nem palavras para agradecer por todos que fizeram isso por Hemille. Eu não sei nem o que dizer, muita emoção no coração, eu já não aguentava mais por este momento, foi muita angústia, mas Deus tocou no coração de todo mundo", agradeceu. 

 

Uma corrente de oração foi feita durante a transferência - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Jussara Lobo, umas das que se fez presente no momento da transferência de Grazielle ressaltou que como mãe, a história da adolescente comoveu muita gente. "A partir dessa história, começamos a buscar por uma vaga de UTI, ligamos pra um, pra outro, e foi dessa maneira. A gente tem muito que agradecer a cidade de Vitória da Conquista pelo desempenho, só que a gente não conseguia a vaga de UTI. Mas para a honra e glória do senhor, rapidinho saiu a vaga", disse. Para Jussara, a união dos brumadenses moveu uma grande corrente de solidariedade. "Meu filho, sem fé é impossível agradar a Deus. a oração move, toca no coração de Deus, e assim, olhar para aquela UTI móvel ali e saber que Hemille vai ter um tratamento digno e vai fazer a cirurgia. É simplesmente gratificante", completou.

Atualizada às 09h12.

 



Pessoas infectadas e vacinadas adquirem 'super imunidade', diz estudo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Pessoas com infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e que estão vacinadas adquirem "super imunidade", muito superior à proteção imunológica de quem apenas recebeu a vacina, mostra estudo divulgado na terça-feira (25). "Resposta imunológica medida no soro sanguíneo revelou anticorpos mais abundantes e eficazes do que imunidade gerada apenas pela vacinação", indicam conclusões de pesquisa da Oregon Health & Science University (OHSU), dos Estados Unidos, publicadas na revista Science Immunology. Segundo a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), o estudo foi feito antes do surgimento da variante Ômicron do SARS-CoV-2, mas pesquisadores esperam que respostas imunes híbridas sejam semelhantes à nova variante considerada altamente transmissível. "Não faz diferença se uma pessoa é infectada e depois vacinada ou se é vacinada e depois infectada. Nos dois casos, obterá resposta imunológica muito robusta, incrivelmente alta", assegurou Fikadu Tafesse, coautor do estudo e professor de microbiologia molecular e imunologia da OHSU, citado em comunicado da instituição.

A pesquisa envolveu 104 pessoas vacinadas contra a covid-19 e divididas em três grupos: 42 vacinados sem infecção, 31 vacinados após infecção e 31 infectados depois da vacinação. Com os participantes do estudo controlados por idade, sexo e tempo de vacinação e infecção, os pesquisadores recolheram amostras de sangue de cada um, que foram expostas a três variantes do vírus SARS-CoV-2 vivo em ambiente de laboratório. Os especialistas da OHSU concluíram que os dois grupos com "imunidade híbrida" - infectados e vacinados - geraram maiores níveis de imunidade em comparação com o grupo vacinado sem infecção. "A expectativa, neste momento, é que muitas pessoas vacinadas acabem infectadas e, portanto, com uma forma de imunidade híbrida", afirmou Bill Messer professor de imunologia e doenças infecciosas da OHSU, também citado no comunicado. Para Marcel Curlin, professor de infecciologia na instituição norte-americana, a imunidade conferida pela infecção natural é variável" de pessoa para pessoa, mas, quando combinada com a vacinação, "quase sempre fornece respostas muito fortes". "Os resultados indicam o momento em que o SARS-CoV-2 poderá se tornar infecção endêmica leve, como doença sazonal do trato respiratório, em vez de pandemia", disse Curlin. A covid-19 provocou 5,59 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia. A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no fim de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China. A nova variante Ômicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi registrada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países.

CONTINUE LENDO


Motorista perde controle do veículo e se choca com árvores na BA-026, em Tanhaçu

Foto: Divulgação l CIPRv

Um acidente envolvendo um veículo de passeio foi registrado na BA-026, município de Tanhaçu. O fato foi registrado por volta de 13h da última segunda-feira (24), na altura do km 327. Segundo informou a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado, o motorista Márcio Nascimento, de 37 anos, perdeu o controle do veículo e se chocou com vegetações à beira da rodovia. O condutor compareceu a um posto policial próximo a fim de relatar o ocorrido. De acordo com a CIPRv, apesar da gravidade da colisão, houve apenas danos materiais.



Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l 46

Em rondas pelas imediações da Estrada da Matinha, em Livramento de Nossa Senhora, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) avistou um indivíduo em atitude suspeita. Este, ao notar a presença da viatura, demonstrou bastante nervosismo, além de olhar repetidamente para trás. Diante disso, os policiais deram voz de abordagem ao indivíduo e, durante busca pessoal, foi encontrado um pote de margarina em sua posse, o qual continha cuscuz e uma vasta quantidade de substância análoga à maconha e cocaína. O homem tentou fugir em direção a um matagal próximo, desvencilhando-se da abordagem policial. No entanto, posteriormente, o mesmo foi encontrado, momento em que foi dada a voz de prisão. O indivíduo foi encaminhado para Delegacia de Livramento de Nossa Senhora a fim de serem tomadas as medidas cabíveis.



Brumado confirma 49 novos casos de coronavírus em 24h

Foto: Divulgação

Na terça-feira (25), o município de Brumado registrou 10.342 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 2 internações, 197 óbitos, 240 pacientes em tratamento e 9.905 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Caso Hemille: Após 6 dias de internação no Hospital de Brumado, jovem de 13 anos consegue vaga em uma UTI de Conquista

Foto: Reprodução l Rede Social

Após seis dias de muita luta e dedicação da família, amigos, imprensa local e regional, e de moradores da Região, a jovem Hemille Graziele Lima Dias, de 13 anos foi transferida do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, para o Hospital Geral, em Vitória da Conquista na noite desta terça-feira (25). Graziele foi internada na última quinta-feira (20) na unidade hospitalar de Brumado após passar por exames clínicos e ser diagnosticada com um tumor no cérebro (veja aqui). Antes da internação, a mãe da jovem, Euza dos Santos Lima, em entrevista ao site 97NEWS, havia informado que a filha vinha sentindo fortes dores na cabeça ao longo dos últimos vinte dias, no entanto, após passar por várias vezes em unidades de saúde e até no Hospital Municipal, os médicos não conseguiram um diagnóstico preciso. "Durantes vários dias ele sentiu essa dor na cabeça que era muito forte. Durante a semana, ela chegou a ser atendida no Hospital, foi medicada e liberada pelos médicos. Mas na quarta-feira [19], após fortes dores e vômitos, os médicos decidiram realizar uma tomografia computadorizada no crânio e detectou uma formação expansiva no cérebro", afirmou a mãe. 

 

Tomografia do crânio de Hemille - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No dia seguinte, na sexta-feira (21), o nome da paciente foi inserido na Central de Regulação do Estado da Bahia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, durante os seis dias de internação, uma peregrinação por parte dos familiares e de toda a população brumadense, com apoio de vários envolvidos, inclusive fora do município, é que a adolescente conseguiu na noite desta terça-feira uma transferência para o Hospital Geral. A transferência de Hemille à uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) mais avançada se faz necessário para ser acompanhada por um neurocirurgião. Nas redes sociais uma corrente de oração foi formada para o surgimento de uma vaga na Região. Após o anúncio da regulação no Hospital de Vitória da Conquista, muitas manifestações surgiram na redes sociais, como forma de agradecimento aos envolvidos. O site 97NEWS acompanha de perto, junto com os familiares, todos os procedimentos com a jovem, no qual desejamos muita força aos familiares e que continuemos com a corrente de oração. #ForçaHemille.

 



Postos de Brumado, Caetité e Guanambi vendem a gasolina mais cara da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os municípios de Brumado, Caetité e Guanambi estão entre as cidades que vendem a gasolina mais cara da Bahia. Das seis cidades com o produto mais caro, quatro são destas regiões. Os dados são da última pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgada na última segunda-feira (24). Segundo o site Agência Sertão, o município de Caetité lidera a lista de cidades onde os postos vendem a gasolina mais cara da Região. Nos sete estabelecimento pesquisados na cidade, o preço varia de R$ 7,397 e R$ 7,418, média de R$ 7,405. As exceções das primeiras colocadas são Juazeiro, no Vale São-Franciscano, e Eunápolis, no Extremo-Sul. As duas cidades ocupam respectivamente a segunda e terceira colocação, com o litro da gasolina custando em média R$ 7,375 e R$ 7,356. Na quarta colocação aparece o município de Brumado, onde a gasolina foi comercializada na última semana a preço médio de R$ 7,254. Na sequencia aparece Vitória da Conquista, com média de R$ 7,206 e Guanambi, com R$ 7,097. Por outro lado, colocando a média geral para baixo, Feira de Santana ainda tem gasolina sendo vendida entre R$ 6,38 e R$ 6,93. A média dos 23 postos pesquisados é de R$ 6,515. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Lauro de Freitas tem o segundo combustível mais barato, com preço médio de R$ 6,55. De acordo com a pesquisa da ANP, o preço médio da gasolina na Bahia saltou de R$ 6,68 para R$ 6,83 nas primeiras semanas de 2022, alta de 2,23%. Por conta da coleta ter sido iniciada no começo da semana, a pesquisa ainda não captou os dois últimos aumentos anunciados pela Acelen, empresa que assumiu a Refinaria de Mategipe, privatizada pela Petrobras e responsável por cerca de 90% do combustível comercializado no Estado. Desde 1º de janeiro, o preço da gasolina subiu três vezes na refinaria. O acumulado é de R$ 0,25 por litro. Também houve reajustes no óleo diesel. Além dos reajustes da Acelen, nos próximos dias deve ser divulgado o novo preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) para incidência do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Governos estaduais de todo o país decidiram congelar o valor de referência por três meses e este prazo termina no próximo dia 31. Na Bahia, o PMPF para gasolina foi congelado em R$ 6,044, que corresponde a R$ 1,69 de imposto por litro de gasolina, levando em consideração a alíquota de 28%.

 



Homem tenta matar a sogra na zona rural de Aracatu

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher foi vítima de uma tentativa de homicídio no município de Aracatu, sudoeste do Estado. Segundo apurou o site 97NEWS, a vítima de 45 anos que não teve o nome revelado, conseguiu escapar sem ferimentos dos tiros disparados. O acusado é o próprio genro de 25 anos. O crime aconteceu na tarde do último sábado (22), por volta das 15h30, na residência da vítima, que fica localizada na fazenda Lajedão, zona rural do município. Em depoimento a Polícia Civil, a sogra afirmou que o acusado arrombou a porta principal e gritava muito. "Ele gritava: [vou te matar, não corra]", afirmou. Em seguida, segundo ela, o genro disparou por duas vezes, mas os tiros não acertaram a vítima. De acordo com o Boletim de Ocorrência, uma testemunha conseguiu acionar a Polícia Militar que prendeu o agressor em flagrante. Aos policiais da ocorrência, ele afirmou que a arma do crime foi deixada na residência da vítima. Ao retornar ao local, os PMs encontraram a arma com três cartuchos intactos dentro de uma caixa em um dos quartos da casa. Os outros dois cartuchos não foram encontrados. O homem e a arma do crime foram conduzidos a sede da 20ª Coorpin em Brumado. O acusado segue a disposição da Justiça.



Covid-19: Calendário infantil avança nesta terça-feira com a vacinação de crianças de 10 e 11 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado dá continuidade à imunização de crianças contra a Covid-19 e, nesta terça-feira (25), serão vacinados meninos e meninas com 10 e 11 anos. A vacinação das crianças é feita com a vacina pediátrica da Pfizer, em duas doses 0,2 ml, com intervalo de 8 semanas entre as doses. Também pode ser utilizada a vacina CoronaVac para o público de 6 a 17 anos sem comorbidades, de acordo com a disponibilidade de doses. A imunização de crianças e adolescentes é comprovadamente segura e tem eficácia contra o agravamento da covid-19. O local de vacinação será na Unidade de Saúde da Família Fernando Trindade. Os documentos necessários são: cartão de vacina; certidão de nascimento ou RG; cartão do SUS e RG dos pais ou responsável.





Bahia tem quase 20 mil casos ativos de Covid-19 e 18 óbitos registrados

Foto: Divulgação

A Bahia atingiu 19.995 casos ativos da Covid-19 na segunda-feira (24), de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A última vez que o estado registrou um número maior foi em 14 de março de 2021, com 20.474 ativos. Ainda de acordo com o boletim, nas últimas 24 horas, foram contabilizados 2.724 novos casos conhecidos de Covid-19 no estado e 18 óbitos. Dos 1.319.176 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.271.390 são considerados recuperados e 27.791 morreram. Além disso, 1.722.383 casos foram descartados e 292.771 estão em investigação. Na Bahia, 55.303 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta segunda-feira.



Brumado: Em fase de teste, radar registrou motocicleta a 93 km por hora próximo ao Terminal Rodoviário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durantes os cinco dias em que esteve funcionando em fase de teste no fim da Avenida Centenário -- próximo ao Terminal Rodoviário --, às câmeras do radar registraram várias infrações, que se estivesse em funcionamento legal, geraria diversas multas aos condutores por excesso de velocidade. Em um dos registro, o equipamento chegou a fotografar uma motocicleta trafegando a 93 km por hora. Em entrevista ao site 97NEWS, o coordenador de engenharia e sinalização da SMTT, Jansen Ricardo, afirmou que isso comprova o quão é perigoso o trecho entre o fim da Avenida Centenário com o início da BR-030. "Dentro das nossas avaliações com a instalação teste do equipamento naquele trecho, o registro de uma motocicleta trafegando em um trecho de baixa velocidade, acima do limite, chegando aos 93 km por hora, mostra uma extravagância, um excesso, ou seja, um risco a segurança viária. Um veículo chegar à esta velocidade, nos leva a entender que é necessário o controle de velocidade naquela via", afirmou o coordenador. 

 



Brumado: Cinco dias após entrar em funcionamento, radar é removido do trecho entre a Av. Centenário e a BR-030

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última terça-feira (18), um radar foi instalado no final da Avenida Centenário, próximo ao Terminal Rodoviário de Brumado (veja aqui). O equipamento foi instalado por uma empresa privada e foi supervisionado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através da Coordenação de Engenharia e Sinalização. No entanto, cinco dias depois, o equipamento foi removido do local, e na manhã desta segunda-feira (24), usuários da via que passavam pelo local ficaram surpresos ao ver que o equipamento não estava mais em funcionamento. Em outro ponto da cidade, na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), outro equipamento foi implantado próximo ao Parque Infantil. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Questionado pelo site 97NEWS sobre a remoção dos equipamentos, o coordenador de engenharia e sinalização da SMTT, Jansen Ricardo, informou que, por se tratar de um processo licitatório para contratação de uma empresa, o equipamento ficaria na via por apenas alguns dias. "Nesses cinco dias, fizemos o monitoramento das ruas da cidade, isso foi apenas um teste. Essas empresas que fazem parte do processo licitatório estão competindo no processo licitatório. E uma das etapas desse processo licitatório, era apresentar todo o equipamento para que a SMTT pudesse fazer uma avaliação de todo o conjunto e dar um parecer final", explicou Ricardo.

 



Considerada a mais velha do Brasil, idosa morre com 116 anos na Bahia

Foto: Reprodução l Raimundo Mascarenhas

A baiana Antônia Santa Cruz, considerada a mulher mais velha do Brasil, segundo o grupo de pesquisa Gerontology Research Group (GRG), morreu no último domingo (23). Com 116 anos e 217 dias, segundo o portal Calila Notícias, Antônia morreu por causas naturais, no distrito de Salgadália, pertencente ao município de Conceição do Coité. Na família de Antônia, a longevidade é praticamente regra. Ela deixa uma irmã de 107 anos. Seu irmão caçula morreu há pouco mais de um ano, depois de completar 100 anos. O ranking de idosos mais velhos do mundo foi feito em junho de 2021. Quando foi publicado, Antônia ocupava o primeiro lugar na Bahia, segundo no Brasil e quarto no mundo. Porém, em outubro do ano passado, a cearense Francisca Celsa faleceu também aos 116 anos. 



Brumado: Casos ativos de Covid-19 sobem para 207

Foto: Divulgação

No domingo (23) Brumado registrou 10.228 casos confirmados da Covid-19. Entre os diagnósticos: 0 internação, 197 óbitos, 207 casos ativos e 9.824 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Serviço de primeiro emplacamento só poderá ser realizado após a confirmação de dados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um novo programa integrado às concessionárias de todo o país já começa a valer a partir da segunda (24). Com o  Renave 0 Km, o serviço de primeiro emplacamento só poderá ser realizado após a confirmação de dados entre a revendedora, Serpro/Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e o Detran-BA, assegurando a confirmação da procedência do veículo.  Na Bahia, a ambientação tecnológica para a implantação do novo serviço foi preparada pelo Departamento Estadual de Trânsito e as mudanças são consideradas relevantes para evitar fraudes. Para quem compra um veículo zero, nenhuma alteração, apenas mais segurança na transação. "É uma importante modernização que garante segurança para as revendas, impedindo clonagem de veículo e tornando o processo transparente desde o início da operação até a entrega do veículo ao proprietário”, explica o diretor-geral Rodrigo Pimentel. O novo sistema vai permitir a averiguação de informações indispensáveis, como a presença do veículo no estoque da loja emissora da Nota Fiscal. O fabricante ou concessionária deverá estar com os sistemas alinhados ao Serpro, conforme orienta o site da instituição.