ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2018"

Sai edital da adutora do Truvisco que será construída com recursos próprios da Embasa

(Foto: Divulgação)

Devido à morosidade do Ministério da Integração do Governo Temer em liberar os recursos para a construção da adutora do Truvisco – que fornecerá água da barragem sediada em Caculé para os municípios de Rio do Antônio e Guajeru – o Governo da Bahia assumiu a obra e a executará com recursos próprios da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa. O investimento previsto está orçado em aproximadamente R$ 7 milhões, conforme edital publicado no último sábado (20). As informações foram passadas ao deputado federal Waldenor Pereira e ao prefeito José Alves (Deca) pelos diretores da Embasa em audiência ocorrida nesta segunda-feira (22) em Salvador. A decisão do governo baiano e da Embasa vem atender às reivindicações do deputado Waldenor, juntamente com os deputados estaduais Ivana Bastos e Marquinhos Viana, em atendimento às solicitações do prefeito Deca e sua equipe de governo, e que contou também com o empenho do prefeito de Guajeru, Gil Rocha. Em dezembro do ano passado, o gestor municipal, acompanhado do deputado Waldenor, esteve na direção da Embasa pedindo celeridade na execução do projeto da adutora, obra de grande urgência para as populações de Rio do Antônio e Guajeru, que levar abastecimento de água para cerca de 25 mil habitantes.



Eleições 2018: Zé Carlos de Jonas declara apoio ao deputado federal Daniel Almeida (PC do B)

O apoio foi selado em Salvador no último final de semana (Foto: Divulgação)

No último final de semana em Salvador, num encontro entre o deputado Daniel Almeida, PC do B, o vereador José Carlos de Jonas, PT, e o vice prefeito,  Édio Pereira, PC do B, foi concluída as articulações que tinham como objetivo viabilizar o apoio do vereador José Carlos de Jonas, ao deputado federal Daniel Almeida, do PC do B. As conversas iniciaram no inicio deste mês e teve o irrestrito apoio do núcleo de comando do governo “Educar Para libertar” e principalmente do prefeito Eduardo Vasconcelos, PSB, que deu carta branca ao vice Édio Pereira, para cuidar das articulações. Com esta decisão o vereador Josè Carlos de Jonas, demonstrou muita afinidade com o prefeito Eduardo Vasconcelos, e sai muito fortalecido depois deste desfecho político que terá reflexos nas próximas eleições. Para o vice prefeito Édio Pereira, o apoio do vereador a Daniel Almeida, fortalece ainda mais  a performance política do deputado no município,  ele que tem sido um aliado de primeira hora da gestão municipal, principalmente nas articulações junto ao governo do estado, motivo pelo qual tem conquistado cada vez mais a simpatia do prefeito Eduardo Vasconcelos. Segundo o vereador José Carlos de Jonas, ele não poderia deixar de apoiar um deputado que tem afinidade com a administração municipal, vez que tem recebido irrestrito apoio do prefeito Eduardo Vasconcelos, em sua luta em defesa dos interesses do povo de Brumado.



Milagre: Menino sobrevive a espeto atravessado no coração em Pernambuco

Foto: Arquivo da Família

Um garoto de 10 anos sobreviveu depois de ter o coração atravessado por um espeto em Pernambuco. O menino caiu de uma escada em cima de um tonel com vários equipamentos para fazer churrasco em Toritama. “O espeto acertou em cheio o coração. Geralmente, em casos parecidos, os pacientes chegam aqui em situação gravíssima ou, realmente, nem chegam. Isso é uma situação muito rara. Poucas vezes, vimos algo assim. Foi um verdadeiro milagre”, disse a médica Andrea Rolim. O menino foi atendido no Hospital da Restauração em Recife, na quinta-feira (18), dia do acidente.  Ela explica que o próprio espeto serviu para evitar que o garoto sangrasse. “A gente desconfiou que tinha uma lesão cardíaca ou o espeto estava muito próximo do coração. O objeto funcionou como uma compressão. Ele fez o buraco e também tampou essa abertura. Então, não teve sangramento”, explica a cirurgiã. O fato de ninguém ter mexido no objeto ajudou a salvar o menino, pois qualquer movimento no espeto poderia ter representado a morte dele. O processo para retirada do espeto durou uma hora e meia. “Fomos cauterizando o ferimento à medida que retirávamos o espeto. Tudo com muito cuidado”. Depois de receber alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o menino segue internado no hospital. Ele fará exames para avaliar o coração, mas respira sem ajuda de aparelhos e está bem.



Waldenor participa de atos em defesa de Lula direto de Porto Alegre

(Foto: Divulgação)

O deputado baiano Waldenor Pereira está entre os nomes que compõem a comitiva de líderes políticos, intelectuais, humanitários, juristas e artistas que estão em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula será julgado amanhã (24) pelo Tribunal Regional Federa (TRF) 4 em segunda instância, no processo que ficou conhecido como o do tríplex do Guarujá. Desde a segunda-feira milhares de caravanas chegam à capital gaúcha com representantes de movimentos sociais de todo o país para atos em defesa de Lula e pela manutenção da sua candidatura à presidência da República nas eleições deste ano. Na manhã de hoje, durante ato das “Mulheres Pela Democracia”, Waldenor afirmou acreditar na absolvição do ex-presidente e na sua inocência. “Acreditamos na absolvição do presidente Lula, pois, nestes quatro anos da Operação Lava Jato, com a instauração de mais de mil processos, mais de quinhentas buscas e apreensões, mais de 200 delações premiadas, nada, absolutamente nada foi provado contra ele. A sua condenação pelo Juiz Sérgio Moro é claramente uma perseguição política, já que foi baseada em convicções e não em provas. Moro age como inquisidor, não como juiz isento, na tentativa de impedir a candidatura do Lula à Presidência. Acreditamos na sua inocência e, como a maioria dos brasileiros, queremos a sua candidatura, garantindo assim um processo eleitoral justo e democrático, na tentativa de reestabelecer a democracia e o estado de direito em nosso país”, comentou. O deputado federal engrossa o time da bancada petista e líderes do PT que está em Porto Alegre, como a ex-presidenta Dilma Rousseff, a presidenta do partido, Gleisi Hoffman, o deputado Paulo Pimenta, o senador Lindbergh Farias, dentre outros. 

(Foto:Divulgação)


Brumado: Vans particulares que realizam transporte na cidade estão na mira do SMTT

As vans particulares que realizam o transporte escolar em Brumado devem passar por fiscalização rigorosa a partir de agora (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O rigor e a fiscalização ostensiva contra as irregularidades nos setores de trânsito e transportes estão sendo a nova marca do SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes. Agora sob o comando do agente Jansen Ricardo, o setor deverá passar por algumas transformações, sendo que algumas delas já começam a se evidenciar. Na manhã desta terça-feira (23), durante entrevista ao 97NEWS, ele confirmou que haverá uma fiscalização rigorosa sobre as vans que realizam o transporte de passageiros no município, especialmente as que levam a faixa de transporte escolar, levando alunos. A ação irá ser antecipada, já que os proprietários dessas vans particulares que fazem transporte de alunos não compareceram à vistoria que está sendo realizada no Parque de Exposições Gilson Brito. “Estou antecipando uma ação que iremos tomar visando a qualificação do transporte de passageiros e alunos por essas vans particulares. Nossa meta é que esses serviços sejam feitos dentro das normas, então, aqueles que não estiverem dentro do estabelecido serão retirados de circulação”, descreveu o superintendente. Ele ainda fez questão de declarar que “já buscamos o apoio da Polícia Militar para que consigamos alcançar o nosso objetivo, afinal, é a vida humana que está em risco, principalmente de crianças”. Ricardo ainda argumentou que “isso é necessário, porque, segundo informações, irregularidades são ainda muito comuns nesse tipo de transporte, então, vamos pautar para que o serviço seja realizado totalmente dentro das normas”. E finalizou dizendo que “esperamos que os proprietários sejam compreensivos e cooperem com o SMTT porque o nosso objetivo é fazer com que o setor de trânsito e transportes seja cada vez melhor em nossa cidade”. 

Segundo levantamentos preliminares muitas dessas vans estariam com várias irregularidades, colocando a vida dos passageiros em risco (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Implantação de caixa eletrônico no Mercado Municipal deverá ser acompanhado de reforço na segurança

A movimentação comercial na área do Mercado Municipal deverá aumentar com a implantação de um caixa eletrônico (Fotocomposição: 97NEWS)

A implantação de um caixa eletrônico nas dependências do Mercado Municipal e Feira Livre é uma das maiores reivindicações dos comerciantes que atuam no local. Eles sempre alegaram que muitos negócios deixam de ser efetuados por não existir um equipamento desse tipo. Nesta terça-feira (23), informações colhidas pelo 97NEWS confirmaram que um caixa eletrônico do Banco Bradesco será instalado ao lado da sala da administração. A planta foi elaborada pela Prefeitura Municipal (foto acima) e já está aprovada e a logística para a instalação do equipamento deverá ser iniciada ainda este mês. A notícia foi bem recebida por muitos, mas também trouxe preocupação, já que o caixa eletrônico poderá atrair ainda mais a ação de marginais no local. A projeção é que a segurança no local será reforçada, não só com a presença de mais guardas municipais, como também com o aumento das rondas policiais no local. Em suma, o caixa eletrônico deverá realmente fomentar o comércio no Mercado Municipal, trazendo mais facilidades aos comerciantes e aos clientes que não precisarão mais se deslocar para a região central da cidade para sacar dinheiro ou realizar outro tipo de transações. 



Em 2018 a promoção continua: RotSat rastreamento com Inteligência

(Divulgação)

Promoções são sempre atrativas, ainda mais quando valorizam e protejem o seu patrimônio, que foi obtido por meio de muito trabalho e dedicação. Então, diante disso, surge uma grande oportunidade neste sentido, é a promoção lançada pela Rotsat, uma empresa de excelência, que é líder em recuperação de veículos. Olha que interessante: não tem custo de instalação, nem taxa de adesão e o primeiro pagamento é com 30 dias. Com uma logística invejável, que utiliza equipamentos de última geração, com uma alta precisão de localização e bloqueio, além de possuir um sistema com parâmetros e relatórios automatizados para a sua frota, a RotSat é a melhor opção em rastreamentos inteligentes. Entre em contato pelos telefones: (77) 3453-1734 ou 9.9990-3048. 



Surto de vômito e diarreia preocupa moradores de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Conteúdo l 97News

Moradores de Livramento de Nossa Senhora, portal da Chapada Diamantina, estão preocupados com um possível surto de vômito e diarreia. Desde o fim de semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade vem atendendo pacientes com os mesmo sintomas. A causa do problema ainda é desconhecida. Nas ruas só se fala sobre o assunto. Moradores relataram ao 97NEWS, a situação. "É o assunto da cidade. Eu cheguei ontem de Conquista e já fiquei sabendo bastante, já ouvi muita reclamação. Minha sobrinha teve, o namorada do meu primo também teve", conta uma moradora. Na casa da secretária Tamires Ferreira, seis pessoas tiveram o mal estar entre a última quinta (18) e esta segunda (22). Os sintomas, são sempre os mesmos: vômito e diarreia. "Eu, o meu marido, minha filha, minha irmã, meu cunhado e minha mãe aqui de casa. É uma diarreia que você tem certeza que vai morrer, parece que você fez um exame de colonoscopia. Você não sabe o que você consimiu para evacuar e vomitar tanto", explicou. Segundo a diretoria da UPA, nas últimas semans, mais de 570 pessoas foram atendidas com esses sintomas, nenhuma com gravidade. Segundo os moradores, o problema pode ter relação com a água que abastece o município, que está sendo consumida com uma coloração estranha. Porém, nenhum laudo aponta uma causa comum, e que há outros fatores envolvidos. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se pronunciou sobre o surto e suas causas. 



Brumado: Assaltante morre em confronto com a Polícia

Gabriel já chegou sem vida ao Hospital Magalhães Neto (Fotos: 97NEWS)

A ano de 2018 se iniciou com a página policial movimentada, com alguns episódios que comprovam que a violência é um dos principais problemas a terem um olhar mais atento das autoridades. No início da tarde desta terça-feira (23), um novo acontecimento veio comprovar isso. Segundo as primeiras informações colhidas pelo 97NEWS, equipes da Polícia Militar fizeram incursões no Bairro Irmã Dulce buscando a prisão de um assaltante que tinha levado uma motocicleta de uma vítima no período da manhã na Rua Aureliano de Carvalho. Uma denúncia anônima apontava que o mesmo estaria escondido numa casa no referido bairro. Ato contínuo, a Polícia foi ao local e, ao chegar, foi recebida a tiros, o que provocou um confronto inevitável. Segundo informações Gabriel de Oliveira Santos, de 19 anos, conhecido como “Biel” e Maicon de Oliveira Santos, de 21 anos, teriam sido os autores do assalto a motocicleta. Durante a troca de tiros, Gabriel foi atingido, sendo removido em sequência para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, mas veio a falecer durante o trajeto. Ainda segundo informações colhidas junto à Polícia, ele tinha várias passagens pela Polícia e é um dos suspeitos da participação do primeiro homicídio ocorrido em 2018 em Brumado, que teve como vítima o jovem Sueido Luz de Jesus, morto dentro de uma residência na Rua Isaura Caires Meira, no Bairro Malhada Branca, no dia 10 deste mês. O outro suspeito que estava com Gabriel foi alvejado de raspão próximo ao joelho esquerdo, e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. 



4.370 jovens entram no mercado de trabalho através do Programa Primeiro Emprego em um ano

Foto: Reprodução

Em um ano, 4.370 jovens foram inseridos no mercado de trabalho, entre 178 municípios alcançados. Esses são alguns dos números do Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado. A ação completou um ano da primeira leva de convocações e obteve bons resultados, empregando milhares de estudantes e egressos da rede estadual de Educação Profissional. O intuito principal da ação é promover a oportunidade profissional e melhores resultados em sala de aula, uma vez que o desempenho educacional é um critério levado em consideração no ato da contratação. Mas é importante os jovens terem cuidado na hora de efetuar o cadastro, que precisa ser mantido atualizado, pois o número de contratações poderia ter sido bem maior, uma vez que foram realizados mais de cinco mil encaminhamentos. Dividida em dois ciclos, a iniciativa visava, em um primeiro momento, a contratação de 4.500 egressos e estudantes da Educação Profissional, no período 2016/2017, e outros 4.500, em 2017/2018, totalizando nove mil vagas. Já no início do ano, a meta ficou perto de ser superada e, agora, espera-se que o Primeiro Emprego ajude a transformar a vida de 11.478 jovens, o que representa o cumprimento de 127,5% do objetivo. 

 



Brumado: Iniciada a vistoria dos veículos que atuam no Transporte Escolar do município

Os veículos que fazem o transporte escolar no município começaram a ser vistoriados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em realização conjunta entre o SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes e a 18ª Ciretran foi dado início ao processo de vistoria dos veículos que fazem o transporte escolar no município. O local escolhido esse ano foi o Parque de Exposições Gilson Brito, por ter o espaço suficiente para abrigar todos os veículos. A equipe do 97NEWS acompanhou o início da ação na manhã desta terça-feira (23) e falou com o coordenador da 18ª Ciretran, Cleber Cambuí e com o superintendente do SMTT, Jansen Ricardo, os quais relataram detalhes do processo de vistoria. Também estiveram presentes representantes do Conselho do Fundeb e da coordenação do setor de transporte escolar municipal. Segundo os responsáveis o escopo do trabalho é garantir a qualidade dos serviços e, consequentemente, a integridade física dos milhares de alunos que compõe a rede municipal de ensino, como também dos condutores. Itens como o cinto de segurança, identificação do veículo, CNH dos condutores, frenagem, documentações e tacógrafo serão minuciosamente vistoriados. Serão 77 ônibus e vans que passarão pela vistoria, sendo que esse número deverá aumentar, já que algumas escolas irão passar a funcionar no sistema de ensino integral. Durante o tempo que a nossa equipe acompanhou os serviços, algumas irregularidades foram verificadas em alguns ônibus, como falta de cinto de segurança e extintores, mas os proprietários logo se mobilizaram para sanar as pendências e logo foram liberados. Os proprietários de veículos que apresentarem algumas irregularidades terão o prazo de 10 dias para ajustar a situação. A vistoria irá até a próxima quinta-feira (25). 

As vans também foram minuciosamente vistoriadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Caculé: oposição e deputados buscam ampliação da oferta de água para a cidade

(Foto: Divulgação)

Em reunião com lideranças políticas da oposição em Caculé, na última sexta-feira (19), os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) se comprometeram em buscar junto a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa a solução para os problemas no abastecimento de moradias dos bairros São José/Lagoa de Cima, Jureminha, Senhor do Bonfim, Senhora Santana/Saída para Licínio de Almeida, São João Batista, Copacabana, Alto do Cruzeiro, Estação e adjacências.  A solicitação foi apresentada aos parlamentares pelos vereadores Edmilson Coutinho Tubaína e Salvador Seabra, juntamente com o ex-prefeito João Malheiros e Pedrão, candidato do grupo oposicionista nas últimas eleições. Já nesta segunda-feira (22), Waldenor esteve reunido na Embasa com os diretores Bento Ribeiro e Paulo Magalhães, que representaram o presidente Rogério Cedraz, em está de férias. A Empresa se prontificou em realizar os estudos das causas do desabastecimento destes bairros em Caculé, elaborando o mais rápido possível a solução para o problema no município. O deputado Waldenor comentou que as ações em busca da segurança hídrica para a população do semiárido do Sudoeste baiano têm sido prioridade do seu mandato parlamentar em parceria com o deputado Zé Raimundo. “Nós já investimos na região mais de R$ 3 milhões, através de emendas parlamentares, que foram aplicados na aquisição de tubos e caixas d’água para a ampliação da oferta de água nas comunidades rurais dos municípios. E Caculé está entre os contemplados. A busca pela melhoria do abastecimento na cidade é mais uma luta que estamos assumindo como representante da população de Caculé na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa”, afirmou.



Sertanejo de Raiz: Dupla Nadim e Beira-Rio participa de programa na 97FM

A dupla que já canta junto há mais de 30 anos fez a alegria dos milhares de ouvintes da 97FM (Foto: Divulgação)

Os novos ventos que foram soprados pela modernidade vêm provocando várias transformações no cenário musical ao redor do mundo, mas, apesar dessas mudanças, a música de raiz vem se impondo, comprovando a sua força e resistindo bravamente às inovações. A região sudoeste da Bahia é rica em grandes exemplos de valorização da música de raiz e, um deles, que ainda é desconhecido do grande público é a dupla brumadense Nadim e Beira-Rio que já estão juntos há mais de 30 anos, com inúmeras participações em eventos alternativos e festivais. Eles que atualmente moram na Comunidade de Riachão, divisa entre Brumado e Aracatu, continuam proclamando com muita intensidade o sertanejo de raiz. Um dos pontos altos da dupla são as canções próprias, a maioria composta pela genialidade de Beira-Rio que consegue como poucos colocar em versos e música suas grandes experiências de vida. Filhos do saudoso e inesquecível Delfino Ribeiro, eles estiveram participando no último sábado do programa “Entardecer no Sertão” que é comandado pelo locutor Sinval Santos na 97FM. Eles cantaram vários sucessos e também músicas de autoria própria como “Alô Brumado”, uma música que retrata peculiaridades da capital do minério. Contatos com a dupla (77) 9.9808-6329. Confira um trecho da apresentação abaixo: 



Globocop cai na orla da Zona Sul do Recife e deixa dois mortos

(Foto: GloboNews)

o Globocop, helicóptero que presta serviço à Globo em Pernambuco, caiu na manhã desta terça-feira (23), na Praia do Pina, na Zona Sul do Recife. O acidente ocorreu por volta das 6h15 (horário local). De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), três pessoas estavam na aeronave. Duas delas morreram e uma foi encaminhada para o Hospital da Restauração (HR), na área central capital. Dois dos ocupantes eram funcionários da empresa Helisae, que presta serviços para a TV Globo há mais de 15 anos. O helicóptero era pilotado pelo comandante Daniel Galvão, que morreu no local. Também estavam a bordo a 1ª sargento da Aeronáutica Lia Maria Abreu de Souza, que chegou a ser socorrida, mas faleceu, e o operador de transmissão Miguel Brendo Pontes Simões, que se encontra em estado grave no HR. Segundo o diretor geral do hospital, Miguel Arcanjo, Miguel Brendo chegou na unidade de saúde com uma condição muito grave, mas a equipe médica conseguiu estancar a hemorragia. O operador apresenta politraumatismo com uma lesão grave na face. Nesse primeiro momento, os médicos tentam estabilizar o quadro de saúde para depois fazer uma tomografia.

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi encaminhada ao local do acidente. Imagens dos prédios no entorno devem ser utilizadas para auxiliar no entendimento de como ocorreu a queda da aeronave. O acidente aconteceu logo depois que o helicóptero fez as imagens da abertura do telejornal Bom Dia Pernambuco, nesta terça-feira. A aeronave foi revisada na semana passada e já tinha feito vários voos normais desde então.“A gente tem, em solo, resgatado pela Comunidade do Pina, três pessoas. Dois óbitos, sendo uma moça que obitou durante o procedimento de reanimação. Uma pessoa do sexo masculino foi removida para o Hospital da Restauração”, afirmou o técnico de enfermagem do Samu, Valdemir, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco. Chovia no Recife quando ocorreu o acidente. Bombeiros foram acionados para fazer o resgate e usaram motos aquáticas para localizar o helicóptero. De acordo com o capitão Romedrico Pereniz, do Corpo de Bombeiros, não há sinais de explosão da aeronave. "Não há indícios que tenha ocorrido uma explosão. Não há indícios de chama, de queimadura, nada disso [nas vítimas socorridas]. Apenas o politraumatismo. Foram as lesões que vieram a provocar esses óbitos. A mulher teve parada cardíaca, fizemos reanimação. Ela tinha muitas lesões, fraturas, cortes, hemorragias, mas nenhuma queimadura", apontou. O Globocop era um helicóptero modelo Robinson R44/News copter, aeronave específica para filmagem aérea. De acordo com a Helisae, a aeronave passou na terça-feira (16) pela inspeção anual de manutenção. A empresa afirmou que o helicóptero era mantido pelos padrões técnicos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e órgãos responsáveis, cumprindo um calendário rigoroso de manutenção. “O helicóptero tinha acabado de sair de uma revisão. A parte documental, manutenção, tudo em dia. A gente voa há 15 anos nesses helicópteros do Globocop. Ontem mesmo outros controladores voaram com a gente. Eu, particularmente, voei o dia inteiro nesse helicóptero. Fiz o Bom Dia Pernambuco, fiz o NETV 1ª Edição. O outro comandante da empresa voou à tarde”, contou Wagner Monteiro, dono da empresa.

CONTINUE LENDO


Conquista: Em protesto a favor de Lula, integrantes do MST fecham a BR-116; idoso falece durante a manifestação

O bloqueio teve queima de pneus (Foto: Lázaro Dias | 97NEWS)

As manifestações em apoio ao ex-presidente Lula (PT), que terá seu recurso julgado na quarta-feira (24) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), segunda instância das ações da Operação Lava Jato, se intensificaram em todo o país nesta terça-feira (23). Na região sudoeste a mais intensa ocorreu em Vitória da Conquista, onde a movimentação se iniciou nas primeiras horas da manhã, onde integrantes do MST, juntamente com membros de movimentos sociais, bloquearam a Rodovia Santos Dumont [BR-116]. O movimento se centraliza na Lagoa das Flores, sendo que os dois sentidos da rodovia apresentam congestionamentos de quase dez quilômetros. 

O idoso acabou falecendo vítima de um mau súbito (Foto: Lázaro Dias | 97NEWS)

A tensão, segundo informações passadas ao 97NEWS, ficou maior por volta das 08h onde um idoso que buscava tratamento médico na cidade acabou passando mal e falecendo no local, pois teria fica preso no congestionamento, não conseguindo chegar a unidade médica. O clima de tensão deve aumentar ainda mais, tendo como centro das manifestações a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, sede do TRF4, onde acontecerá o julgamento. Em Brumado acontecerá a partir das 20h uma vigília promovida por integrantes do PT na Praça Coronel Zeca Leite. 

Os manifestantes gritavam palavras de ordem em apoio ao ex-presidente Lula (Foto: Lázaro Dias | 97NEWS)


Sorteio Eletrônico para o ano letivo de 2018 na Rede Municipal de Ensino acontece em clima de tranquilidade

O sorteio aconteceu sob o clima de tranquilidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como todas as mudanças causam, no primeiro momento, resistências e até contestações, esperava-se que um certo movimento contrário de pais de alunos poderia acontecer durante o processo de sorteio eletrônico das vagas nas escolas municipais para o ano letivo de 2018, mas, isso não ocorreu, o que fez com que ele transcorresse em clima de tranquilidade. A equipe do 97NEWS esteve presente no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado e pode comprovar a lisura do processo que contou com a presença do Ministério Público Estadual, Conselhos de Educação, Conselho Tutelar, educadores e representantes dos pais de alunos. O processo está sendo realizado de forma rápido e, segundo as primeiras previsões, o resultado já poderá ser divulgado a partir das 10h pelo site oficial da administração “Educar para Libertar” (www.brumado.ba.gov.br). 

A secretária municipal de Educação, Ednéia Ataíde, presidiu a mesa dos trabalhos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Sorteio eletrônico das vagas para o ano letivo de 2018 terá somente a participação do MP, educadores, conselhos e imprensa; secretária explica os motivos

Pais chegavam a ficar até 5 dias acampados em frente às escolas para conseguir uma vaga para os filhos. Essa situação motivou o MP a mudança da metodologia para o sorteio eletrônico. (Foto: 97NEWS)

De acordo com os episódios sucessivos ocorridos nos últimos anos que envolveram tumulto, desgaste, dias na fila e, principalmente, vendas de senhas, o sistema de matrículas dos alunos da rede municipal de ensino acabou sofrendo uma alteração neste ano de 2018, resultado de denúncias apresentadas ao Ministério Público Estadual, que, em consonância com a administração municipal adotou a forma de sorteio eletrônico. Na manhã desta terça-feira (23), a partir das 08h, acontecerá o sorteio na sede da Prefeitura Municipal de Brumado. Diante de algumas interpretações que circularam nas redes sociais que o evento teria que ter a participação dos pais, alguns esclarecimentos foram solicitados pelo 97NEWS à secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde que fez questão de explicar que “como não existe condição de reunir mais de mil pais que fizeram as inscrições de seus filhos, a Secretaria realizará o sorteio com a presença do Ministério Público, dos Conselhos Municipais, do Conselho tutelar e da imprensa local”. E ainda fez questão de citar que “a lista dos sorteados será gerada no momento do sorteio e assinada pela secretária de educação, conselho de educação e pelo Ministério Público, para que não haja nenhuma dúvida a respeito da seriedade do sorteio”. 



Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (23)

(Foto: Reprodução)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam hoje (23) e vão até a próxima sexta-feira (26) exclusivamente pelo site, sem cobrança de taxas. Estão sendo oferecidas, ao todo, 239.601 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que obtiveram nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). Para se inscrever, o candidato precisa do seu número de inscrição e da senha cadastrados no Enem de 2017. É preciso estar atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. O Sisu foi desenvolvido para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato. No site, é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.

Confira o cronograma do Sisu:

- 23/1 a 26/1: período de inscrições (as notas de corte serão divulgada nos dias 24, 25 e 26)

- 29/1: resultado da chamada regular

- 29/1 a 7/2: prazo para participar da lista de espera

- 30/1 a 7/2: matrícula da chamada regular

- 9/2: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data



Engenheiro civil de Mucugê sofre acidente de carro entre os municípios de Brumado e Sussuarana

Charles Tony Novais Lima não teve ferimentos graves, mas o carro ficou destruído com o impacto | FOTO: Montagem do JC/Acervo Pessoal |

O engenheiro civil do município de Mucugê, Charles Tony Novais Lima, sofreu um acidente de carro, no último domingo (21), na região entre Brumado e Sussuarana, já próximo a cidade da Chapada Sul. De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, o profissional não teve ferimentos graves, mas o veículo ficou destruído. O acidente aconteceu por volta das 15h20 da tarde próximo ao km 397. “Era uma lombada, e um corola preto vinha cortando duas carretas e de frente para mim em alta velocidade e eu não tive saída, tive de jogar para o acostamento. Como o acostamento é de brita solta, eu perdi o controle do carro e acabei danificando ele todo. O veículo quase bate em uma carreta, voou para o outro lado da pista, quebrou os arbustos da lateral e derrubou árvore. Consegui resolver e chegar em casa 2h30 da manhã já desta segunda”, narra o engenheiro. Ainda conforme informações, Charles Lima recebeu a ajuda de um rapaz que vinha em uma caminhonete na mesma estrada, já que o condutor responsável pelo acidente não parou para prestar socorro. “Fui na polícia rodoviária estadual de Tanhaçu, abri um boletim de ocorrência, meu carro deve ter dado perda total. Eu estava sozinho, fui levar minha esposa e meu filho que pegaram o ônibus para Bom Jesus da Lapa e voltava sozinho”.



Vitória negocia retorno do zagueiro Victor Ramos

Revelado no Vitória, Victor Ramos pode voltar ao clube pela quarta vez (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO )

Um velho conhecido do torcedor rubro-negro pode ser anunciado como reforço do Vitória. Revelado nas categorias de base do Leão, o zagueiro Victor Ramos, de 28 anos, interessa a diretoria e deve acertar seu retorno ao clube.  Na tarde desta segunda-feira (22), Victor esteve na Toca do Leão e confirmou que recebeu sondagens do Vitória. Em conversa com o CORREIO, o empresário do defensor, André Cury, também confirmou a negociação.  "Estamos conversando ainda, mas não tem nada certo", afirmou Cury. No ano passado Victor Ramos defeneu a Chapecoense. Ele chegou a acertar com um clube da China para a temporada 2018, mas acabou rescindindo o contrato antes da estreia.  Caso acerte seu retorno ao Vitória, será a quarta passagem de Victor Ramos pelo Leão. A última vez que defendeu o rubro-negro foi em 2016, quando conquistou o Campeonato Baiano e foi o pivô de uma polêmica envolvendo a sua transferência. Além do Vitória, Victor Ramos tem passagens por Standard Liège, Vasco, Palmeiras, Monterrey e Chapecoense.