Sorteio eletrônico das vagas para o ano letivo de 2018 terá somente a participação do MP, educadores, conselhos e imprensa; secretária explica os motivos

Pais chegavam a ficar até 5 dias acampados em frente às escolas para conseguir uma vaga para os filhos. Essa situação motivou o MP a mudança da metodologia para o sorteio eletrônico. (Foto: 97NEWS)

De acordo com os episódios sucessivos ocorridos nos últimos anos que envolveram tumulto, desgaste, dias na fila e, principalmente, vendas de senhas, o sistema de matrículas dos alunos da rede municipal de ensino acabou sofrendo uma alteração neste ano de 2018, resultado de denúncias apresentadas ao Ministério Público Estadual, que, em consonância com a administração municipal adotou a forma de sorteio eletrônico. Na manhã desta terça-feira (23), a partir das 08h, acontecerá o sorteio na sede da Prefeitura Municipal de Brumado. Diante de algumas interpretações que circularam nas redes sociais que o evento teria que ter a participação dos pais, alguns esclarecimentos foram solicitados pelo 97NEWS à secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde que fez questão de explicar que “como não existe condição de reunir mais de mil pais que fizeram as inscrições de seus filhos, a Secretaria realizará o sorteio com a presença do Ministério Público, dos Conselhos Municipais, do Conselho tutelar e da imprensa local”. E ainda fez questão de citar que “a lista dos sorteados será gerada no momento do sorteio e assinada pela secretária de educação, conselho de educação e pelo Ministério Público, para que não haja nenhuma dúvida a respeito da seriedade do sorteio”.