ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2018"

Conquista: Estudante é premiada em festival internacional de cinema escolar

Foto: Reprodução l Calila Notícias

A estudante Fabíola Rocha Pereira, 18 anos, foi premiada como “melhor atriz” na terceira edição do festival gaúcho de Cinema Escolar de Alvorada. A aluna, que concluiu o terceiro ano em 2017 no Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, foi reconhecida pela sua atuação no curta-metragem “Cicatrizes”, uma criação estudantil coletiva, que aborda a questão da violência doméstica contra a mulher. O curta concorreu com 1.300 produções de 94 países. Fabíola conta que “Cicatrizes” – que ficou em 3º lugar no Produção de Vídeos Educativos (PROVE), em 2017, da rede estadual – fala sobre um tema atual e recorrente. “Contamos uma história de muitas mulheres que sofrem abusos em suas relações. No nosso vídeo, finalizamos com a libertação dessa mulher, que passa a escrever livros relatando o seu sofrimento e a sua luta, para mostrar que, com a conscientização sobre os seus direitos, as mulheres terão força para lutar e vencer”. 



Pela primeira vez Vara Criminal da Comarca de Brumado é premiada com selo ouro

Foto: Conteúdo l 97News

Pela primeira vez, a Vara Criminal da Comarca de Brumado ganha o Selo Ouro Justiça em Números, premiação concedida pelo Tribunal de Justiça (TJ/BA) para as comarcas que se destacaram por sua excelência em gestão da informação e da qualidade da prestação jurisdicional. O resultado do prêmio saiu nesta terça-feira (9). Para o Juiz de Direito Dr. Genivaldo Alves Guimarães, o prêmio representa o reconhecimento de todo o esforço realizado para melhoria da prestação jurisdicional na comarca local. O selo foi criado em 2004 e possui as categorias de diamante, ouro, prata e bronze. Entre as exigências para recebimento do Selo Justiça em Números, está ainda a implantação, pelos tribunais, de núcleos socioambientais, conforme previsto na Resolução CNJ n. 201, de 2015, que determina aos órgãos do Poder Judiciário a implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS) para reduzir o impacto ambiental de suas atividades. A norma tem por objetivo fazer frente as dificuldades de funcionamento de varas, cartórios e outros órgãos da primeira instância, devido ao volume excessivo de ações para julgar e ao déficit de recursos materiais e humanos. A Vara Criminal da Comarca de Brumado, atingiu a taxa de congestionamento de 67%, revelando-se como uma das unidades judiciais criminais mais produtivas do Poder Judiciário do Estado da Bahia. A taxa de congestionamento mede a efetividade da vara em um período, levando-se em conta o total de casos novos que ingressaram, os casos baixados e o estoque pendente ao final do período anterior ao período base. 



‘A decisão é irreversível e só visa o engrandecimento do Futebol de Brumado’, garante vice-prefeito Édio Pereira

Édio Pereira garantiu ao 97NEWS que a decisão é irreversível (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A queda de braços que se estabeleceu entre a LBF - Liga Brumadense de Futebol e a Administração Municipal se dimensionou ainda mais após o posicionamento do presidente da LBF, Emanoel Araújo, o qual garantiu que “sem a Liga não há Brumadense e nem participação no Intermunicipal”. Diante disso, o 97NEWS entrou em contato com o vice-prefeito municipal Édio Pereira (PC do B), que está encabeçando esse movimento na busca de transformar e dimensionar o Futebol de Brumado. Muito sereno ele iniciou a sua argumentação dizendo que “primeiramente quero reiterar o respeito que tenho pela Liga, mas, garanto que, se quiserem briga, irão brigar sozinhos, pois a nossa meta é elevar, valorizar e promover a inclusão social por meio do esporte, colocando em prática um planejamento que nada tem a ver com ano eleitoral, pois será executado até o final do mandato”. Sobre as mudanças que estão sendo propostas e que desagradaram a Liga, ele justificou que “o foco agora será ainda mais local, priorizando os nossos atletas, por isso reduzimos de 10 para 5 a quantidade de jogadores de fora, o que facilitará o processo de surgimento de novos talentos de nosso futebol, enfrentando o desafio de fazer com que Brumado tenha maior destaque no cenário esportivo baiano”. 

Édio Pereira tem um histórico muito positivo no Futebol de Brumado, sendo um dos principais responsáveis pela reestruturação do Estádio Gilbertão (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Questionado sobre a decisão da realização do Campeonato Brumadense de Futebol sem a participação da LBF e se isso não pode criar um enfrentamento com a Federação Baiana de Futebol, Édio garantiu que “a decisão é irreversível, ou seja, não iremos voltar atrás, pois faz parte de um planejamento que já está programado. Já na questão da Federação, nós já entramos em contato com o presidente Ednaldo Rodrigues para fazer as adequações necessárias, mas já adiantamos que não existirão bloqueios, pois a prefeitura tem seu estádio, tem uma secretaria responsável, então somente alguns ajustes deverão ser feitos”. Ele ainda destacou que “como é ano de Copa do Mundo as datas do Brumadense de Futebol já estão definidas, começa dia 18 de fevereiro e termina 10 de junho, sendo que já temos, por meio de patrocinadores, garantida a premiação para o campeão e vice. Também vale ressaltar que, com a renda dos jogos, serão pagos os gandulas, maqueiros, bilheteiros e porteiros, sendo que o que sobrar será ratiado entre os clubes. Outra coisa importante é que os clubes terão isenção da taxa de inscrição, ou seja, em suma, tudo já está devidamente definido”. 

A antiga parceria entre Édio e Manelão, apesar de abalada, deverá prevalecer para que se chegue a um consenso para esse impasse (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


‘Quem faz o Brasileirão é a CBF e o Brumadense quem faz é a Liga’, afirma Manelão

O atual presidente da LBF Emanoel Araújo (Foto: 97NEWS)

A realização do Campeonato Brumadense de Futebol e a participação da Seleção no Intermunicipal 2018 acabou se transformando numa queda de braços entre a LBF - Liga Brumadense de Futebol e a Administração Municipal. O imbróglio que se estabeleceu se assoalha na projeção de que a prefeitura acenou que irá realizar o campeonato por contra própria, ou seja, sem a participação da LBF, o que gerou imediatos protestos por parte da entidade que, por meio do seu atual presidente Emanoel Araújo não escondeu a sua indignação. Ouvido pela equipe do 97NEWS, “Manelão” explicou que “fomos surpreendidos com essa decisão por parte da administração municipal, então, diante disso, realizamos uma reunião na noite desta terça-feira (9) com os presidentes dos clubes locais, na qual ficou patente o reconhecimento à nossa entidade, tanto que eles garantiram que sem a participação da Liga eles não irão participar do torneio”. Ele continuou argumentando que “vamos encaminhar um ofício à secretária de Educação comunicando que iremos realizar o Brumadense de Futebol, pois isso é um direito que nos é garantido, tanto que, em contato com a Federação Baiana de Futebol, foi nos confirmado que campeonato que não é realizado pela Liga, não tem o reconhecimento da entidade”. 

O presidente da LBF em reunião com os presidentes dos clubes (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Sobre o posicionamento do vice-prefeito Édio Pereira que está comandando essa ação por parte do município, ele falou que “eu entendo a posição dele, pois nas outras gestões do atual prefeito, os vices não tinham vez, então ele está procurando um meio de aparecer, de jogar para a galera, buscando o seu espaço”. Questionado se ele acredita que ação é um ato de perseguição, ele respondeu que “foi uma ideia muito infeliz, porque é totalmente sem lógica. Vamos ilustrar isso, pois quem faz o Brasileirão é a CBF, o Baianão é FBF, então, quem faz o Brumadense é a LBF e ponto final. Esse mesmo critério se ajusta à participação da Seleção de Brumado no Intermunicipal. Quanto à suposição de que estaria existindo perseguição, ele afirmou que o futebol, a torcida, os clubes e a liga são muito maiores do que Manelão, nós somente somos apaixonados pelo esporte e fazemos de tudo para que ele possa ter a sua continuidade em nosso município”.  



Batido o Martelo: Reunião entre prefeitos do consórcio define que Policlínica Regional será construída em Brumado

A reunião considerada histórica definiu que a construção da Policlínica será em Brumado (Foto: 97NEWS)

O suspense sobre o local que iria abrigar a Policlínica Regional terminou no final da manhã desta quarta-feira (10), após uma reunião realizada na sede da Prefeitura de Brumado, da qual participaram 16 prefeitos que compõe o Consórcio Regional. Tendo como interlocutor o deputado federal Daniel Almeida (PC do B) e uma atuação muito proativa do vice-prefeito Édio Pereira (PC do B) que, juntamente com o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), conseguiram obter o convencimento da maioria dos gestores, já que existia uma resistência por parte de alguns, que buscavam levar a unidade para os seus municípios, o que fez com que a decisão fosse feita por meio de uma votação, tendo o seguinte resultado: 13 votos para Brumado e 3 votos para Livramento de Nossa Senhora. O fator preponderante que selou a decisão, foi que Brumado já é uma referência regional na Saúde Pública e, agora, com o funcionamento de duas alas de UTIs e com o anúncio da vinda do Curso de Medicina para o município, seria uma grande incongruência se construir a Policlínica em outro local. A decisão já foi comunicada ao governador Rui Costa (PT) que deverá voltar a Brumado no mês de fevereiro e anunciar o cronograma das obras, além da confirmação do início das obras da ampliação da Barragem de Cristalândia, bem como do Sistema de Esgotamento Sanitário. É outra grande vitória para o município que, com isso, confirma a sua vocação para um polo regional. 



Segundo homicídio é registrado em menos de três dias na cidade de Guanambi

Foto: Composição l 97NEWS

É mais seguro morar em uma cidade grande ou em uma cidadezinha no interior do Brasil? O senso comum diz que quanto menor o município, maior a sensação de segurança. Porém, a estatística mostra outra realidade. Como em outros municípios do Sudoeste da Bahia, a violência só vem crescendo no interior. No fim da tarde desta terça-feira (9), a cidade de Guanambi registrou o segundo homicídio, isso em menos de três dias. Por volta das 16h, um jovem identificado como Nilson Gustavo Silva Oliveira, 23 anos, foi morto a tiros em um salão de cabeleireiro, no Bairro Brindes, em Guanambi. Segundo a Polícia Militar, dois homens chegaram abordo de uma motocicleta e após descer do veículo, adentraram no estabelecimento executou a vítima que cortava o cabelo. Gustavo foi atingido na cabeça por disparos de arma de fogo, e morreu ainda no local. Os criminosos fugiram do local e tomaram destino ignorado. No último sábado (6), foi registrado o primeiro homicídio do ano. O fato ocorreu na Rua Almir Fagundes, Bairro São José, onde foi assassinado a tiros o adolescente Edson Mateus Santana Azevedo, de 17 anos. O adolescente foi atingido com três disparos. A Polícia Civil investiga os homicídios.



Verão Vip: Mais Macho que Mulher vai deixar o evento ainda melhor

(Divulgação)

O Verão Vip irá celebrar o alto astral neste início de 2018, só que a produção do evento resolveu deixar ele ainda melhor, já que a expectativa é a melhor possível. Diante disso, foi feito o contato com a Banda Mais Macho que Mulher que está com um projeto Retrô, revivendo os grandes sucessos e momentos do pagode que embalaram a geração do início dos anos 1997. Composta por músicos que se tornaram empresários, políticos e profissionais liberais, o Mais Macho que Mulher está voltando com força total, resgatando a velha descontração do pagode e axé. Então, se já estava bom, agora, está ainda melhor, com isso, já prepare as tuas emoções que o Verão Vip irá sacudir o seu verão com muita alegria, diversão e boa música, tudo com a qualidade do Forró do Sítio Novo. Lembrando que o evento é limitado, então corra logo e garanta o seu ingresso para celebrar o Verão 2018 em grande estilo.



Brumado: Chefe de Instrução Paulo Souza se despede do TG 06/024

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Subtenente Paulo Souza, que esteve no comando do TG por três anos, se despede do município e deixará saudades no coração dos brumadenses. O Subtenente Paulo Souza formou três turmas de atiradores: 2015, 2016 e a turma de 2017. O TG nesses três anos sob o comando do subtenente realizou, além da formação dos atiradores, diversos projetos sociais voltados para área esportiva e educacional como: Aulas de Inglês, Boxe, Capoeira, Judô, Jiu-Jitsu, Muay-Thai, Dança e ginástica aeróbica. Também foi desenvolvido no TG o projeto Turma de Garra, em parceria com a Secretaria de Educação do Município. Em suas palavras de despedida, o Subtenente Paulo Souza, disse que foi um privilégio estar na cidade de Brumado, a frente do TG por três anos e que agradece profundamente a Deus, a sua família, ao Exército, a mídia e ao povo brumadense por tê-lo acolhido e apoiado na condução e formação dos jovens atiradores e nos projetos desenvolvidos pelo TG. 

Subtenente Paulo Souza no comando do seu último desfile cívico em Brumado (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

"Aqui fiz muitos amigos, aos quais sentirei saudades, mas como diz um ditado popular “quem bebe da água de Brumado, sempre volta!” e certamente, voltarei para visitar a nossa querida Brumado", relatou Souza. Paulo também expressou a sua profunda gratidão às três turmas de atiradores que ele formou, bem como aos seus pais e familiares, aos professores dos projetos que de forma voluntária dedicaram tempo em favor dos alunos, a cada um atleta e estudante dos projetos, "levo no coração cada um daqueles que de alguma forma fizeram parte de minha vida, contribuindo para o crescimento", ao finalizar, disse ainda, "Deus os recompense pelo carinho e amizade dispensados a ele e sua família".



Brumado: Comércio de joias é arrombado na madrugada desta quarta-feira (10)

O arrombador entrou pelo teto do estabelecimento, mas como o alarme disparou ele teve que abrir fuga (Fotos: 97NEWS)

Os arrombamentos continuam acontecendo em Brumado de forma mais constante, deixando os comerciantes, principalmente do centro da cidade, muito preocupados. Com um média de um por dia, esse tipo de delito já está liderando a página policial na cidade neste começo de 2018. Na madrugada desta quarta-feira (10) mais um estabelecimento foi vítima de arrombadores, o qual comercializa joias e fica situado na Av. Antônio Mourão Guimarães. Segundo o proprietário que entrou em contato com o 97NEWS, o elemento entrou pelo teto da loja e ia fazer a “limpa” quando o alarme disparou o que fez com que ele abrisse fuga do local sem ter levado nada. Investimentos na área da segurança eletrônica são os maiores aliados dos comerciantes, já que, segundo vários deles ouvidos pela nossa equipe, os arrombamentos são feitos, na sua grande maioria, por menores de idade, o que dificulta a ação da Polícia. Então, diante disso, a solução vai para o campo social, onde as autoridades identifiquem e apliquem as medidas sócio educativas para que esse tipo de ação delituosa seja minimizado. 



Cantor brumadense Lazaro Jacarine participará do Programa Edelson Moura da Rede Família

Foto: Reprodução

Neste domingo, 14 de janeiro, o "Programa Edelson Moura" da Rede Família estará cheio de atrações especiais. No programa Edelson receberá a visita do cantor natural da cidade de Jacaraci, mas hoje brumadense de coração, Lázaro Jacarine. O cantor baiano promete levantar o público com os sucessos de seu mais novo repertório. Em sua rede social, o músico convida a todos para assistirem sua participação. "Eu, Lázaro Jacarine, neste domingo, estarei me apresentando no Programa Edelson Moura na TV na Rede Família (7:30h por conta do Horário de Verão)...espero que vcs assistam e gostem da minha participação! Forte abraço a todos!"



Professores da rede Municipal de Brumado iniciam o ano com o aumento salarial

"Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros." Nelson Mandela. É com essa compreensão que a gestão "Educar para libertar" através da Secretaria Municipal de Educação informa a todos os profissionais do magistério municipal que o reajuste salarial de 6,81% será aplicado sobre o Piso de 2017 e será pago a partir do mês de janeiro do corrente ano. A Secretária Municipal de Educação, Profa Edneia Ataíde ressalta que  essa é mais uma ação da gestão "Educar para libertar" que reafirma o respeito pela categoria do magistério público municipal e, sobretudo, acredita que o maior patrimônio de uma instituição são as pessoas que a fazem funcionar e nada mais justo que cumprir e fazer cumprir as normas educacionais, em particular a Lei n° 11.738 de 16/07/2008 que estabelece o Piso Nacional Salarial dos Professores e a portaria n° 1.595 de 28/12/2017 que atualiza o valor do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica para o exercício de 2018. Garantir os direitos dos professores é um passo fundamental para a valorização deste profissional responsável pela construção das liberdades individuais.



Brumado: Escolas Municipais começam a ser reestruturadas, ampliadas e equipadas

As obras de ampliação do CMEAS estão em ritmo acelerado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tendo como lema de sua administração “Educar para Libertar”, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) que sempre defendeu a tese da madre Teresa de Lisiex que preconizava que “é necessário o mínimo de comodidade para a prática da virtude” começou a colocar em prática o seu planejamento para a recuperação, ampliação e dotação de uma logística muito mais moderna para as escolas municipais. Nesse sentido uma das ações mais notáveis foi a aquisição de centenas de climatizadores para serem instalados nas unidades escolares, sendo que a primeira delas a receber os aparelhos foi a Sheila Barreto Spínola Costa que também passa por obras de reestruturação. Com isso, o forte calor que incomoda os alunos nas salas de aula será coisa do passado, promovendo assim um ganho na aprendizagem. Outra ação de destaque são as obras de ampliação e reestruturação da maior escola da rede, o CMEAS que tem uma tradição muito positiva na área educacional e que ficará com uma logística muito positiva para o ano letivo de 2018. Uma ala do prédio foi derrubada, onde serão construídas novas e modernas salas de aula. Outro fator que deve ser levado em conta é que o município recentemente adquiriu um grande terreno ao lado da escola, que, segundo informações, passará por um amplo projeto de transformação. O otimismo para o setor também passa pela área financeira já que o município tem em caixa cerca de R$ 41 milhões oriundos dos precatórios do Fundef, os quais irão ser gastos com a Educação, que, com isso, deverá ter um uma elevação do seu grau de resolutividade. 

Inúmeros climatizadores estão sendo instalados na escola Scheila Barreto, (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Prefeito multa Embasa em R$ 1 milhão por possível crime ambiental

Foto: Divulgação

A prefeitura de Porto Seguro, sul do Estado multou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em R$ 1 milhão. De acordo com a Secretaria Municipal de Ambiente do município, a empresa foi responsabilizada pelo extravasamento de esgoto no Rio Mucugê, em Arraial d´Ajuda. Ainda de acordo com a Secretaria, a punição foi aplicada nesta segunda-feira (8), depois que os fiscais constataram a liberação dos efluentes pela estação elevatória da Embasa, na estrada que liga o bairro São Francisco ao Vilas do Arraial. Segundo o relatório,  “devido à localização da elevatória, o efluente – com cheiro, coloração e todas as características de esgoto – acabou escorrendo para o córrego Mucugê”, localizado próximo à referida elevatória. A Embasa informou à Prefeitura que durante a execução da obra no sistema coletor de esgoto do distrito, ocorreu um rompimento em uma tubulação da estação de bombeamento. Mas uma equipe esteve no local realizando o reparo na tubulação, evitando danos maiores no rio e na praia do Mucugê. A prefeitura também levou a denúncia ao Ministério Público, que recebeu um Relatório da Fiscalização Ambiental, com fotos que comprovam a negligência.



Alerta: Wi-Fi pode aumentar risco de aborto, diz estudo

Foto: Reprodução

Um estudo realizado por cientistas norte-americanos da divisão de pesquisa da Kaiser Permanente, nos Estados Unidos, aponta o impacto negativo que o Wi-Fi e os smartphones têm nas mulheres grávidas. O estudo concluiu que a radiação de campo magnético é a principal responsável pela associação entre os sinais de Wi-Fi e os smartphones com um maior risco de aborto, que pode chegar aos 48%. A conclusão, publicada na revista Scientific Reports, surgiu depois de terem sido analisadas 913 mulheres em várias fases da gravidez. Cada uma das participantes foi acompanhada por um equipamento capaz de medir os níveis de radiação ao longo do dia. Na prática, explica o estudo, as mulheres grávidas que são expostas a níveis mais altos deste tipo de radiação são as que apresentam maior risco de perder o bebê de forma espontânea durante o período de gestação e tudo isto independentemente de outros fatores de risco, como a idade, a etnia, o tabagismo ou um histórico de abortos.



Brumado: Jovem empresário do ramo de celulares tem seu estabelecimento arrombado no centro da cidade

A loja foi invadida pelo telhado sendo toda revirada (Foto: Reprodução Facebook)

Arrombamentos voltaram à página policial com a intensidade de outrora, tanto que nesse período de virada de ano, segundo dados não oficiais, mais de 30 delitos desse tipo aconteceram na cidade e, ainda, continuam acontecendo. Na madrugada desta terça-feira (09), uma loja de celulares que fica no centro da cidade foi arrombada, sendo que o autor entrou pelo telhado e revirou todo o estabelecimento e levou alguns objetos. O proprietário ao chegar pela manhã para mais um dia de trabalho se deparou com a cena e, indignado postou a sua revolta nas redes sociais. Segundo ele o autor do arrombamento é um menor de idade que é conhecido por essa prática constante. “É uma situação revoltante, já que tentamos ganhar a vida honestamente e somos vítimas da criminalidade” declarou o jovem empresário que subindo o tom desabafou “fui informado de quem foi o autor do ilícito e aí fui procurar a Polícia que nos informou que não pode fazer nada, já que o mesmo é menor de idade”. E finalizou destacando que “precisamos de mudanças urgentes nesse país, pois a impunidade vem tomando conta da nação”.  



Vai, malandra: Bronzeamento com fita adesiva vira febre entre as mulheres

(Foto: Reprodução)

Antes mesmo do lançamento do clipe 'Vai Malandra', no qual a cantora Anitta aparece com biquíni feito com fita isolante, várias soteropolitanas já tinham aderido à moda da 'marquinha perfeita'. Algumas casas de estética já realizam este procedimento e todas as empreendedoras deste negócio garantem que o novo tipo de bronzeamento é um sucesso. Há um ano, a esteticista Alexandra Melo percebeu a procura das pessoas por este tipo de procedimento (o bronzeamento com fita adesiva) e resolveu investir: fez o curso de personal bronzer e montou o 'Salvador Bronze', local onde realiza este tipo de bronzeamento. "Para ter o resultado ideal, é recomendado pelo menos três sessões de bronzeamento, mas cada cliente tem um tratamento específico, pois depende do tipo de pele de cada uma", explicou. Alexandra ainda comentou que o procedimento é feito na laje do estabelecimento, com a luz natural, onde são aplicados nas clientes produtos que auxiliam no bronzeamento. Segundo ela, todos os produtos utilizados são autorizados pela (Anvisa)."Nós preenchemos uma ficha sobre a cliente, na qual ela indica quais são suas restrições. Em seguida, os profissionais montam o biquíni no corpo dela, aplicam o acelerador de bronzeamento e as fiscalizam no horário de banho de sol, que não passa de duas horas. Em seguida realizamos o banho de lua, que consiste no clareamento dos pelos da cliente", disse Ludmila.  Esta empresa conta ainda com uma inovação: os biquínis de fita adesiva são personalizados, perfeitos para quem quer tirar aquela selfie utilizando a nova moda do Verão. Segundo a dermatologista Cristiana Silveira, o bronzeamento com fita adesiva no qual a pessoa é exposta ao sol oferece os mesmo riscos que já conhecemos quando nos expomos a qualquer radiação solar. O que aumenta as chances de alguma complicação na pele é o uso do bronzeador.  "O bronzeamento pela luz natural pode ser potencializado através do uso de substâncias aceleradoras do bronzeado, chamadas de bronzeadores. Estes produtos conseguem potencializar os efeitos desejados, no caso o bronzeado, e os indesejados também. O risco de queimaduras, o câncer e as manchas de pele aumentam muito quando nos expomos ao sol com um bronzeador", explica a médica. 



Itagimirim: Poste atravessa para-brisa de caminhonete após veículo perder freio; motorista teve ferimentos leves

Foto: Luciano Silva l Arquivo pessoal

Na manhã desta terça-feira (9), um poste atravessou o para-brisa de uma caminhonete que presta serviços à Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), em um acidente na cidade de Itagimirim. De acordo com a rádio local, o veículo perdeu o freio em uma descida no bairro Norberto Fernandes, atingiu o muro de uma casa e parou em um barranco. O condutor da caminhonete teve ferimentos leves, foi atendido pelo Samu e encaminhado para o Hospital Municipal da cidade. Ele passa bem. Os moradores da casa atingida tiveram apenas danos materiais. A empresa que presta serviços à Coelba, à qual a caminhonete pertence, informou que apenas um funcionário estava no carro. A empresa informou que está prestando toda a assistência aos envolvidos. As causas do acidente serão investigadas. 



Sanção da lei que eleva comarca de Brumado a Entrância Final é comemorada pelo presidente do legislativo brumadense

O presidente do Legislativo, Léo Vasconcelos ao lado do presidente da OAB de Brumado, Dr. Osvaldo Laranjeira (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Nesta segunda-feira (08) o governador Rui Costa sancionou a lei de n° 13.832 que eleva a comarca de Brumado a Entrância Final, assim como tinha anunciado em sua visita a Brumado quando da inauguração da UTI. A publicação da lei foi motivo de grade satisfação do presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, que juntamente com o presidente da OAB subsecção Brumado, Dr. Osvaldo Laranjeiras, não mediram esforços para essa grande conquista para o Município.  Com a elevação Brumado passará a ter o mesmo nível das comarcas das grandes cidades, possibilitando aos magistrados atualmente titulares da Comarca de Brumado, quando promovidos à entrância final terem a opção de se efetivarem no município. Léo Vasconcelos destacou que “Foram vários processos até chegar a sanção do governador. É uma comemoração muito grande para o judiciário baiano e sobretudo o brumadense”.



Desabafo de uma Filha: ‘Minha mãe de 92 anos foi humilhada na agência do Banco do Brasil de Brumado’

O fato ocorreu na agencia do Banco do Brasil da Praça Capitão Francisco de Souza Meira (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Casos de humilhações com idosos deveriam não existir, isso se na atual sociedade houvesse o devido respeito aqueles que merecem todo o reconhecimento, mas infelizmente essa não é a realidade social que vivemos. Na manhã desta terça-feira (09) um caso que chegou à redação do 97NEWS por meio do apresentador Carlos “Kaká” Silva acabou comprovando essa tese negativa. Segundo o relato feito pela moradora de Umburanas, Lucineide Freitas Barbosa (53), ela foi levar a sua mãe Gerosina Silva Barbosa, de 92 anos, para ir realizar procedimentos bancários na agência do Banco do Brasil de Brumado, mas, logo de início ela já enfrentou dificuldades, pois a sua mãe é cadeirante e não teve nenhum funcionário para auxiliar a locomoção. Com muito esforça ela, juntamente com seu filho, conseguiu pegar a idosa pelos braços e, ao tentar entrar na agência, já sofreu um preconceito, pois, segundo ela até o segurança desdenhou da situação e demorou muito para abrir a porta. Subindo o tom ela desabafou ao citar que “isso é um absurdo, pois minha mãe estava internada e do mínimo de atenção, mas não foi isso que recebemos, fomos tão humilhadas que eu quase desmaiei”. Ela ainda relatou que “aí, diante de um quadro como esse eu comecei a gravar a cena no celular, pois ninguém quis nos atender, mas, de repente, após muita humilhação, veio um funcionário, que por sinal foi muito atenciosa e deu o atendimento para a minha mãe”. E finalizou declarando que “eu só estou colocando essa situação a público, para que não aconteça com outros idosos o que aconteceu conosco, pois o que minha mãe passou foi muito humilhante”.  Tentamos contato com representantes da agência, mas ninguém quis se pronunciar sobre o assunto alegando que o protocolo da empresa não permite que funcionários se posicionem sobre assuntos, somente a central em Salvador. 



Cuidado: Golpista pedem foto de seios para fazer falso exame de câncer de mama nas redes sociais

Foto: Reprodução l Rede Social

Um novo golpe começou a circular pelas redes sociais no início desta semana envolvendo o combate ao câncer de mama. O golpe ‘médico voluntário’, funciona assim: em uma consulta falsa, é exigido do paciente fotos dos seios da vítima, para a realização do exame virtualmente. A ideia do golpe reside no fato de as pessoas supostamente mandem as fotos para que falso especialista analise, e passe o diagnóstico. Cuidado, fique ligado! O Conselho Federal de Medicina (CFM) diz que este tipo de atendimento virtual não existe. O CFM pede para que fiquem atentos a esse tipo de golpe no Facebook, Whatsapp e outras redes sociais. É importante que o usuário redobre a atenção para encontrar os sinais que indicam que se trata de uma tentativa de golpe, erros de português e que indicam urgência, por exemplo. Uma resolução do Conselho Federal de Medicina publicada no Diário Oficial da União em 19 de agosto de 2011, proíbe este tipo de ação. Um dos destaques da nova regra é a proibição das consultas por telefone e internet. A medida não afeta quem consulta um médico de confiança para tirar dúvidas corriqueiramente. “O médico pode, porém, orientar por telefone pacientes que já conheça, aos quais já prestou atendimento presencial, para esclarecer dúvidas em relação a um medicamento prescrito, por exemplo”, estabelece o documento, sobre a proibição.