ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2018"

Brumado: Falta de sinalização continua causando transtornos para pedestres no centro da cidade

É facil perceber a falta dos semáforos para pedestres (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Moradores, especialmente os pedestres, continuam reclamando a ausência de sinalização no cruzamento da Rua Coronel Tibério Meira com a Rua Dr. Mario Meira, bem no centro, em Brumado. A reportagem do 97NEWS foi até o local e constatou a dificuldade dos pedestres para atravessar a via. No passeio, existe apenas um poste onde estava instalado o equipamento semafórico, mas não existe mais, ainda não se sabe o motivo. Apesar do risco de atropelamentos, adultos e crianças atravessam a faixa assim mesmo, colocando a vida em risco O que se observou foi que os veículos acabam parando aleatoriamente, e de forma arriscada, com um “tiro no escuro”, é feita a travessia da via. Ouvido pela nossa equipe, o aposentado José Antônio Borges, que passa pela via, quase todos os dias para ir ao banco, reclama que é difícil atravessar nas proximidades da Praça Armindo Azevedo. 

Os pedestres correm riscos ao atravessar a via sem a devida sinalização (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

“É preciso colocar o semáforo de pedestres. Eu venho no banco e é difícil observar se está liberado para mim ou não. Outro dia eu estava dirigindo e uma pessoa atravessou, e eu a alertei”, relatou. Já a estudante Taís Silveira, que também costuma atravessar a Rua Dr. Mario Meira, relata que “mesmo quando estou com o filho de um ano, eu enfrento dificuldades“ e emendou dizendo que “temos que adivinhar se é, ou não, a nossa vez para atravessar. Isso aqui já tem vários anos que está desse jeito, uma vergonha para a nossa cidade”, reclamou.

Nesse local outro flagrante da falta de semáforos para pedestres (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Outra situação muito similar foi registrada nas Ruas Rua Nina Rodrigues e Exupério Pinheiro Canguçu, que dão acesso a BA-148. A via também é umas das mais movimentadas de Brumado e não possui a sinalização para pedestres há vários meses. Devido às sucessivas manifestações e protestos dos brumadenses sobre a sinalização nas quatros ruas, um agente de trânsito do SMTT informou que, já foi realizada vistoria no local, onde se constatou a necessidade da sinalização. “Na altura da Rua Coronel Tibério Meira com a Dr. Mario Meira, a sinalização foi destruída por caminhões de carga, que na época passavam pela via, e hoje já não passam mais, devido a reforma do anel viário. Sobre o equipamento, o SMTT vai solicitar da infraestrutura para que compre estes equipamentos, facilitando a passagem dos pedestres”, informou o agente.

Os pedestres vêm sendo prejudicados com a falta dos semáforos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Sobre o pedido para instalação da sinalização de pedestres na Rua Nina Rodrigues e Exupério Pinheiro Canguçu, ele destacou que “o SMTT disse que na época notificou o motorista do caminhão que causou o dano no equipamento, inclusive, o seguro do caminhão foi acionado, e a empresa já teria pago o valor do equipamento, cabendo agora a prefeitura adquirir o mesmo, com o recurso que foi disponibilizado através do seguro”.



Prazo para recadastramento biométrico não será prorrogado, diz TRE

Foto: Conteúdo l 97News

O prazo para realizar o recadastramento biométrico na Bahia não será prorrogado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) e segundo a corte do órgão, os eleitores que não comparecerem para fazer o procedimento até o dia 31 de janeiro deste ano, irão ter o título de eleitor cancelado. Em Brumado, mais 50 mil eleitores já passaram pelo processo, no entanto, o número deve chegar a 10% de eleitores inadimplentes, o que pode reduzir o eleitorado para 45 mil. “O cadastramento biométrico está previsto para ser concluído em 31 de janeiro e não vai haver prorrogação de prazo. Ou seja, a conclusão da revisão será finalizada nesse dia e quem não compareceu terá o título cancelado. Com relação a esses eleitores faltosos, a corte vai decidir o que fazer. Apesar das propagandas, as pessoas deixaram o procedimento para fazer na última hora e agora encontram dificuldades”, disse o presidente do TRE-BA, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.



Que bonito É: 4ª Edição do Gauchão terá início no dia 28 de janeiro

(Divulgação)

O Gauchão é considerado um dos campeonatos mais competitivos do cenário esportivo brumadense e, agora, em 2018, irá para a sua 4ª Edição. Realizado pela Associação dos Moradores do Bairro Baraúnas, com o apoio constante do vereador Elias Piau, o campeonato este ano promete ser ainda mais disputado e contará com uma organização ainda melhor. Serão 10 equipes que se enfrentarão na busca do cobiçado título. Os jogos acontecerão no Estádio Gauchão que deverá receber as torcidas apaixonadas e um grande público para prestigiar os jogos que sempre acontecerão nos domingos. O início do torneio acontecerá no próximo dia 28, onde acontecerão dois confrontos, no primeiro às 08h se enfrentarão as equipes do Olhos d’Água X São Cristovão e, no segundo, às 10h, terá Atlético de Madrid e Nova Esperança. Confira abaixo a tabela completa dos jogos: 

(Divulgação)


Morre aos 80 anos o cantor Ruy Faria, do grupo MPB4

(Foto: Reprodução Facebook)

O cantor Ruy Faria, ex-integrante e um dos fundadores do grupo MPB4, morreu aos 80 anos, na tarde de quinta-feira (11), no Rio de Janeiro. A informação foi compartilhada pela ex-mulher dele, Cynara Faria no Facebook. "Pedimos a todos que elevem os seus pensamentos para um homem que valorizou a alegria de viver, o bom humor, a amizade e principalmente a criatividade. Vamos lembrá-lo sempre com esses requisitos que eram a sua marca", escreveu. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do cantor. A causa da morte também não foi informada. Cantor, compositor e produtor musical, Ruy Faria nasceu em Cambuci (RJ) em 31 de julho de 1937. Em 1964, integrou o Conjunto do CPC, que depois se tornaria o MPB4, que manteve sua formação até 2004, quando foi anunciado o fim do grupo. Após o fim do MPB4, Ruy Faria lançou um álbum com o compositor Carlinhos Vergueiro, seu último trabalho em estúdio. Em 2008, ele adaptou e dirigiu o espetáculo musical “Calabar”, de Chico Buarque e Rui Guerra, em Niterói. Além de músico, Ruy era advogado.



Em reunião com a administração municipal, maioria dos clubes aprova novo projeto para o Campeonato Brumadense de Futebol

A reunião acabou colocando um ponto final Na realização do Brumadense de Futebol 2018 (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Aconteceu no início da noite desta quinta-feira (11), na sede da Prefeitura Municipal de Brumado, uma reunião entre os clubes de futebol e a administração “Educar para Libertar”. Comandada pelo vice-prefeito Édio Pereira e pela secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde, onde se acabou dissolvendo o impasse que tinha se estabelecido com a Liga Brumadense de Futebol, que resistiu às mudanças e buscou a realização do campeonato nos moldes antigos. Em contato com o vice-prefeito Édio Ataíde ele informou que “a reunião foi altamente positiva, pois conseguimos convencer a maioria dos clubes locais a participar do campeonato brumadense de 2018. Dos 12 clubes, 9 aceitaram a nossa proposta”. Édio ainda lembrou que “sabemos que para a realização do campeonato teremos que ter 10 clubes, mas ainda esperamos a posição do Califórnia, que, mesmo ela seja contrária, já temos outro clube em vista, ou seja, o Campeonato de Futebol irá acontecer”. O vice-prefeito ainda declarou que “a postura da secretária Ednéia, o apoio do diretor cultural Jobson Cruz e do diretor de esportes Gel Santana também foram muito importantes para que o acordo fosse firmado. Em suma, os clubes aprovaram o projeto de uma proposta inovadora e diferenciada para o desporto local”. Ele ainda fez questão de frisar que “temos que deixar bem claro que este é um planejamento que será executado até o final da gestão, não é uma coisa momentânea, pois iremos efetivar uma transformação positiva para o setor”. Sobre a questão da participação no Intermunicipal 2018, ele citou que “já marcamos uma audiência com o presidente da Federação Baiana de Futebol e acreditamos que tudo será equalizado da melhor forma possível, mas, caso não seja obtida uma saída, iremos realizar a Copa Minério de Futebol da Região Sudoeste, com a participação de seleções regionais”. 

Os representantes da administração municipal ficaram muito satisfeitos com o resultado da reunião (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Sindmine e Xilolite fecham acordo com ganho real para os trabalhadores

O resultado da reunião foi considerado muito positivo pela direção do Sindmine (Foto: Ascom | Sindmine)

Em mais uma reunião realizada nesta quinta-feira (11), entre a direção do Sindmine e a mineradora Xilolite, - cuja data base é outubro -, as partes formataram uma proposta consensual, na qual a empresa concede reajuste salarial de 2,63%; abono salarial de R$ 750,00, garante reajuste no retorno de férias, bem como a manutenção de todas as conquistas anteriores. Para o presidente do Sindicato, Édio Pereira, “a proposta é muito positiva, pois garante ganhos reais para os trabalhadores e mantém todas as conquistas do ACT anterior, mesmo depois da reforma trabalhista que flexibiliza e possibilita redução de conquistas dos trabalhadores”. Ainda segundo o presidente “no momento de crise e com as leis trabalhistas possibilitando que as empresas possam retirar direitos, fechar um Acordo Coletivo com ganhos reais e mantendo todas as conquistas é motivo de comemoração por parte dos trabalhadores”. O Sindicato realizará assembleia geral na próxima segunda-feira (15), para submeter a proposta aos trabalhadores e a diretoria vai defender a sua aprovação. Édio Pereira ainda fez questão de informar que as negociações com a empresa RHI Magnesita serão retomadas na próxima sexta-feira (19) e com a IBAR Nordeste também acontecerá uma reunião na semana que vem, mas sem dia definido até o momento. Ele concluiu dizendo que “esperamos que as empresas apresentem propostas factíveis que possam ser levadas para apreciação dos trabalhadores em assembleia”. 



Brumado: SEMEC divulga o cronograma do sorteio eletrônico da matrícula 2018

A Secretária Municipal de Educação, informa a toda comunidade brumadense que mediante acordo firmado com o Ministério Público do Estado da Bahia, 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brumado, na pessoa do Promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, através da Ata de Audiência, assinada no dia 26 de janeiro de 2017, o processo de matrícula das escolas relacionadas abaixo será após a realização do sorteio eletrônico das vagas. 

Essa decisão conjunta do Ministério Público e da Secretaria Municipal de Educação, visa acabar com as filas que se formavam em frente às escolas com vários dias de antecedência para a abertura do período de matrícula, causando todo tipo de transtorno aos pais e responsáveis que buscavam matricular seus filhos em determinadas unidades escolares do município.

Assim, a Secretaria Municipal de Educação realizará o sorteio eletrônico das vagas para alunos novos, nas escolas:

1. Centro Municipal de Educação Agamenon Santana

2. Escola Municipal Professora Maria das Graças Assis Correia

3. Escola Municipal Santa Rita de Cássia

4. Escola Municipal Profa. Eny Novais Mafra

5. Escola Municipal Profa. Scheilla Barreto Spínola Costa

6. Escola Municipal Profa. Zilda Neves

7. Escola Municipal Armida Maria Azevedo

Diante do exposto destacamos que:

1. O período de realização das inscrições para o sorteio eletrônico será de 16/01/2018 a 19/01/2018.

2. Os pais ou responsáveis poderão se dirigir a qualquer escola da rede municipal para efetuar a inscrição do seu filho, não sendo necessário ir à própria escola que deseja a vaga.

3. A data do sorteio será dia 23/01, com as presenças do Conselho Municipal de Educação, Conselho do FUNDEB, Conselho de Alimentação Escolar, Conselho da Criança e do Adolescente, Ministério Público, Poder Executivo Municipal, Secretaria Municipal de Educação e imprensa local.

4. Caso o aluno não for contemplado no sorteio eletrônico os pais deverão se encaminhar para as escolas que disponibilizarem vagas.

5. No dia 15/01/2018 divulgaremos a disponibilidade de vagas das escolas, através dos sites locais e cartazes expostos nas escolas da rede municipal

6. As matrículas estarão abertas do dia 24/01/2018 ao dia 31/01/2018.

Esta ação não só atende a solicitação do Ministério Público como também democratiza o acesso às vagas escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Brumado.



Brumado: Motoristas e pedestres questionam mudanças na sinalização no centro da cidade

As mudanças foram realizadas em recente reestruturação feita pelo DNIT (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A recuperação asfáltica, acomapanhas de sinalização, executada recentemente pelo DNIT, nas ruas Dr. Marcolino Moura e Coronel Tibério Meira, no centro da cidade, continua gerando muitas controvérsias e questionamentos de condutores e pedestres. Uma das situações mais duvidosa fica na primeira via citada, onde se coloca em dúvida a faixa que divide a via, que foi desviada para o centro da rua, criando uma indefinição do trajeto. Comentários enviados à nossa redação alegando que isso foi feito devido à uma reforma que está sendo feita num estabelecimento que já tem vários meses. A outra situação é na Tibério Meira, tendo como base a demarcação horizontal do estacionamento em 45 graus feito na via, a qual está próximo à faixa continua que possui mão e contramão, deixando o espaço entre os veículos muito apertado. Ainda na mesma via, as vagas dos estacionamentos de 45º são muito pequenas, ou seja, os ocupantes dos veículos acabam batendo as portas nos veículos ao lado na hora de sair do carro. Outra queixa se concentra numa demarcação efetivada na esquina com a Rua Osvaldo Cruz. Segundo os queixosos, no local a pintura ficou muito próxima da esquina da rua, infringindo a própria lei de trânsito, que reza que o condutor não pode estacionar o veículo a menos de 5 metros da esquina (veja foto abaixo). Diante disso, em contato com prepostos do SMTT, foi informado ao 97NEWS que já foi enviado um comunicado ao DNIT para que os ajustes sejam feitos com rapidez, já que a insatisfação só vem aumentando.  

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)


Em menos de um ano: Segunda retroescavadeira furtada em outro estado é recuperada por investigadores da 20ª Coorpin

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Na última quarta-feira (10), investigadores da 20ª Coorpin apreenderam uma retroescavadeira que foi furtada no distrito de Itaim Paulista, na cidade de São Paulo. A máquina foi furtada no ano passado, no pátio de uma empresa. Diante das informações que a máquina furtada estaria na região, a polícia civil saiu em diligência e conseguiu recuperar a retroescavadeira, na cidade de Barra da Estiva, Sudoeste da Bahia. Segundo a polícia, ao realizar buscas na cidade, a retro foi vista limpando um loteamento. Após verificar a documentação, foi constatado que se tratava da maquina roubada em São Paulo. O operador juntamente com o veículo foram apresentados na delegacia local. Lembrando que esta é a segunda retroescavadeira recuperada na região em menos de um ano. Em março de 2017, o serviço de inteligência da Polícia Civil de Brumado, conseguiu apreender outra retroescavadeira que estava em uma fazenda na cidade Rio do Antônio.



Rui Costa defende candidatura de Lula, mas nega que isso beneficiaria à sua reeleição

O governador Rui Costa acredita que Lula esteja sendo perseguido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com a chegada do ano de 2018, o processo pré-eleitoral fica cada vez mais dinâmico, fazendo com que os termômetros da política fiquem cada vez mais altos. O cenário de um momento conturbado que vive o Brasil, somado ao descrédito da população constrói uma atmosfera diferenciada, ou seja, os indícios são de uma eleição presidencial diferenciada, que, inclusive poderá ter surpresas e um forte índice de abstenção e de votos nulos. Diante disso, algumas projeções, derivadas dos resultados das pesquisas de opinião, apontam que o ex-presidente Lula lidera a disputa, mesmo se sabendo que ele irá enfrentar um julgamento em segunda instância no próximo dia 24, que poderá definir o seu futuro político. Colaboradores do 97NEWS estiveram em Salvador nesta quarta-feira (10) e ouviram o governador Rui Costa sobre essa situação, questionando se a presença de Lula irá o beneficiar. Com a serenidade de sempre, ele explicou que “minha preocupação não é sobre influência de Lula nas eleições estaduais, mas sim com a autoestima do país, pois é indiscutível que precisamos reunificar a nação, fortalecer as instituições para que elas funcionem de forma apolítica e apartidária. Que o Brasil passe a emitir sinais muito claros de respeitos à constituição, de estabilidade jurídica, para que se transmita segurança aos investidores internacionais, para melhorar a vida do povo, gerando emprego e renda, é isso que desejamos; Quanto a benefícios à minha reeleição isso não existe, pois quem aprova ou desaprova são os eleitores, que estão cada vez mais rigorosos”. Questionado se está se existindo uma perseguição a Lula, Rui Costa asseverou que “o que está se fazendo com o ex-presidente Lula, que teve 8 anos de duas gestões muito exitosas, tanto que um relatório do Banco Mundial que classificou o período de Lula como a época de ouro do Brasil, é reprovável. Ele está sendo acusado de ser proprietário de um imóvel que não é seu; o próprio juiz afirma que não tem provas, mas que está convencido que o apartamento é dele. Isso não está correto. Sou defensor rigoroso da ética e da transparência e aprendi muito disso com o Lula que já provou essa postura, tanto que no seu governo ele fortaleceu a CGU, a Polícia Federal e todos os órgãos controladores”. E finalizou destacando que “o que eu defendo é o direito de Lula concorrer as eleições e o que o povo decida, pois isso é Democracia”. Confira abaixo a fala na íntegra:



Queda de energia elétrica prejudica produtores de leite em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Esta semana várias reclamações chegaram a redação do 97NEWS sobre a qualidade do leite que é vendido na cidade. O questionamento foi devido ao fato de que, boa parte do leite que foi distribuído na cidade durante esta semana, foi perdido quando chegaram na casa do consumidor. Segundo à Associação dos Pequenos e Mini Produtores de Leite (APMPL) de Brumado, com as últimas chuvas que caíram na cidade, houve frequentes quedas na rede de energia elétrica, e isso afetou o funcionamento das câmaras frias. Segundo apurou o 97NEWS, dois lotes da produção de leite pasteurizado na fábrica foram afetados. Ainda segundo a Associação, uma equipe técnica já detectou o problema, que apontou uma falha no equipamento de uma das câmaras. A Associação informou que o problema já foi resolvido. A APMPL declarou que o equipamento foi substituído por outro mais potente, e com o aumento na produção para as cidades de Malhada de Pedras, Guajeru e Cordeiros, a Associação vai adquirir novas câmaras frias. Os produtores de leite alegam que estão tendo prejuízos por causa das quedas quando chove. Segundo eles, é só chover eles ficam sem energia elétrica, ou acontece picos na rede elétrica. Na região tem mais de 100 produtores de leite. O Gerson de Almeida é um deles. Ele consegue produzir mais de 20 litros por dia. Mas com a falha no equipamento, está tendo prejuízos. "Tudo mecanizado e tudo a base de energia. O leite tem que ser resfriado nas câmaras frias. Então se não tem energia, não resfria", contou. Os produtores contam que quando o leite "corta" na casa do consumidor, eles tem que descontar no pagamento mensal, ou substituir o leite ruim. A fábrica produz diariamente cerca de 5 mil litros de leite. 



Com recursos próprios, fiéis católicos realizam recuperação estrutural da Praça Capitão Francisco de Souza Meira

As obras proporcionarão a tranquilidade para a mobilidade urbana do local, já que idosos vêm se acidentando (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Conhecida pela sua forte representatividade religiosa, a Praça Capitão Francisco de Souza Meira, que abriga a Igreja Matriz, é considerada o principal cartão postal da cidade de Brumado. Idealizada em 1873, a praça já foi cenário de grandes momentos da história do município, só que, devido ao desgaste do tempo, tem que passar por constante manutenção, o que não vem acontecendo ultimamente por parte do poder público municipal, que vem falhando nesse sentido. Em novembro de 2017, o 97NEWS fez uma matéria registrando a precariedade do logradouro, mas até o início deste ano, nada tinha sido feito. Cansados de esperar, os fiéis católicos, por meio da direção pastoral, utilizando fundos de doações, iniciaram um processo de recuperação da estrutura da praça. Um dos motivos que despertou essa ação foi que muitos idosos vinham se acidentando nos buracos que só vinham aumentado. Vale salientar que o chão da praça é feito de pedras tradicionais portuguesas, que hoje estão cada vez mais difíceis de encontrar. Então diante disso, foi feita uma adaptação por parte do responsável pelo trabalho de recuperação, que aplicou rejuntes com as cores preta e branco, para não alterar a composição, que tem numa grande cruz, principal símbolo do Cristianismo, o seu ponto alto. As obras deverão ser finalizadas até amanhã (12), o que devolverá a tranquilidade da mobilidade urbana no local.  

A situação estava realmente cada vez pior, daí a necessidade urgente da recuperação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Amazonas: Ministério da Saúde divulga cura de garoto que contraiu raiva

Foto: Hans von Manteuffel/Agência O Globo

Nesta quarta-feira (10) constatou-se que o adolescente de 14 anos que contraiu raiva em Barcelos, Amazonas no ano passado é o segundo paciente que sobreviveu à doença do país. O Ministério da Saúde relata que o caso dele foi tratado com o mesmo medicamento utilizado no tratamento de outro paciente de Pernambuco, o protocolo de Milwaukee que se trata de uma medicação própria pra pacientes com encefalite causada pelo vírus da raiva. Mateus Castro continuará o tratamento por pelo menos mais quatro meses e terá uma equipe multidisciplinar de reabilitação para tratar as sequelas motoras e na fala. De acordo com o Ministério, ainda é cedo para ter esse diagnóstico, e o que se pode dizer é que houve a “eliminação do vírus rábico no organismo do paciente em tratamento” e a “recuperação clínica” do adolescente e que “ainda é precoce para se determinar o prognóstico de recuperação, embora até o momento a evolução clínica esteja ocorrendo de forma positiva”. Afirma a nota.



Brumado: Segunda etapa da modernização do Poder Legislativo é iniciada; teto do plenário está sendo trocado

As obras chamam a atenção e comprovam a grande estrutura da Casa Legislativa de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um projeto arrojado que foi operacionalizado pelo vereador Léo Vasconcelos, em sua primeira gestão como presidente do Poder Legislativo de Brumado, em janeiro de 2004, inaugurou uma nova Casa Legislativa que foi logo considerada uma das mais grandiosas da Bahia. Passados 14 anos, deteriorada pelo tempo, a estrutura que nunca tinha recebido uma reforma substancial, inicia 2018 a todo o vapor . Após a primeira etapa que contemplou o anexo onde ficam a primeira etapa, que omitizou os gabinetes dos vereadores e a parte administrativa, foi iniciada nesta semana, a reestruturação do plenário, tendo como principal atividade a troca do telhado que já estava em condições muito precárias, tanto que, quando chovia com maior intensidade, as águas invadiam o recinto, trazendo muitos transtornos. A equipe do 97NEWS esteve na sede do Legislativo na manhã desta quinta-feira (11) e verificou que o ritmo dos trabalhos é intenso, que podem ser comprovados pela plasticidade dos registros fotográficos. 

A partir de agora, as águas das chuvas não irão mais trazer transtornos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em contato com o presidente Léo Vasconcelos (PDT), ele explicou que “estamos dando continuidade ao nosso projeto de reestruturação e modernização da Câmara de Vereadores de Brumado. Agora serão contemplados o plenário e o memorial, tendo como destaque a troca total do telhado e da cobertura, o que acabará com o problema recorrente da invasão das águas das chuvas”. Ele ainda salientou que “em 14 anos nunca tinha sido feita uma reestruturação como a que estamos fazendo, que atendeu o setor elétrico, de informática e telefônico, modernizando a nossa Casa Legislativa, o que proporcionará condições muito mais adequadas para que os vereadores possam realizar os seus mandatos, bem como a comodidade à população”. E finalizou dizendo que “ainda faremos a modernização com mudanças estéticas no plenário físico, com um novo desenho, que poderá ter inclusive uma única bancada. Então, continuaremos buscando sempre estarmos em sintonia com a modernidade para que os trabalhos possam ser realizados da melhor forma possível”. 

Uma visão mais distante (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Mucugê recebe amantes das duas rodas no primeiro encontro motociclístico em janeiro

O evento terá shows, estandes de concessionárias, lojas de acessórios e cervejas artesanais | FOTO: Montagem do JC/Reproduções |

Entre os dias 26 e 28 de janeiro a cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, receberá amantes de motos de todos os cantos da Bahia e do Brasil em seu primeiro Encontro Motociclístico. Durante o evento, acontecerão apresentações musicais com as bandas ‘Appetite For Illusion’, cover de Guns N’ Roses vinda de Salvador, Excalibur, Bob Jack, Elas Cantam, de Vitória da Conquista, dentre outros artistas locais. Haverá durante o encontro estandes com representantes de concessionárias de motos, de lojas de acessórios para os motociclistas, além dos de cervejas artesanais produzidas em Mucugê e região. A equipe da ‘Motoargola’ fará uma apresentação de manobras radicais para apreciação dos presentes ao evento. “Também teremos uma tenda eletrônica com um DJ fazendo a festa durante o dia”, disse Marcos Abel Silveira, o Marcão do Motoclube Falcões. Segundo Marcão, rotas de caminhadas e lazer estão sendo programadas junto com a prefeitura de Mucugê para acontecerem em pontos turísticos e cachoeiras próximas à cidade. Se você é amante das duas rodas vale a pena aproveitar e, além de participar de um evento com motos, desfrutar das belezas da Chapada Diamantina.



Volte a estudar na Unopar com bolsa de até 30% em todo o curso

Foto: Reprodução

A Unopar em Brumado está com uma promoção imperdível para alunos desistentes ou alunos que estão com matrícula trancada. Até o dia 28 de janeiro poderão solicitar a rematrícula, pagar a 1ª mensalidade do semestre por apenas R$ 59 reais e conseguir um desconto de até 30% em todas as mensalidades restantes do curso sobre o valor de Calouro. Para maiores informações entrar em contato com o polo da UNOPAR de Brumado. Fones: 77 3441-7979 ou 77 99937-7979. Unopar, localizada na Rua Eugênia Dantas Araújo, 55 , bairro Hospital.



2017: Em um dos piores anos, TV´s, Rádios e Portais de Notícias demitem milhares de profissionais para economizar

Foto: Divulgação

O ano de 2017 não foi um ano muito satisfatório para as emissoras de Rádios, TV´s e Portais de Notícias. Em um esforço para economizar milhões de reais e compensar parte da queda de receitas com publicidade em um dos piores anos de sua história recente, - incluindo outras ações, as reduções de despesas. Esta semana, a direção da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo no Estado, decidiu realizar cortes em suas filiais no Sul da Bahia. A empresa fechou o escritório da TV Santa Cruz na cidade de Teixeira de Freitas uma semana após a Bahia FM sul demitir funcionários, o que causou repercussão na região. Com o fechamento do escritório em Teixeira de Freitas, a TV Santa Cruz ainda conta dois escritórios. Um em Eunápolis e a sede em Itabuna. Gestores de todas as áreas foram alertados nesta semana para se prepararem para reduzir suas equipes. As demissões serão necessárias mesmo após um bem-sucedido trabalho para reduzir despesas com a adoção de novos métodos, matérias primas e fornecedores. 

Foto: Reprodução l Charge do Duke

Um grupo chamado CIC (Corte Inteligente de Custos) tem localizado possibilidades de economia de recursos, como, por exemplo, o uso de papel higiênico e sabonete líquido de qualidade inferiores. Todas as emissoras de TV sofrem desde 2014 com quedas sucessivas em suas receitas publicitárias. Até a Globo, que fatura bilhões, está tendo que fazer cortes. No ano passado, o lucro da Globo foi R$ 1,1 bilhão menor que o de 2016. Neste ano, além das crises econômica e política que já vinha reduzindo os investimentos publicitários, SBT, Record e RedeTV! sofreram com um fator extra: entre abril e agosto, ficaram fora das principais operadoras de TV por assinatura. Isso, se não afugentou anunciantes, não ajudou a atraí-los.



Brumado: Tiro de Guerra tem novo instrutor

Da esquerda para à direita, subtenente Paulo Souza, prefeito Eduardo Vasconcelos e novo instrutor ST Edmuindo (Foto: Divulgação)

O Tiro de Guerra recebeu o novo instrutor, o Subtenente Edmundo de Souza Rocha, o qual substituirá o Subtenente Paulo Souza, que esteve no comando do TG por três anos, de Jan 2015 a Jan 2018. Os militares compareceram a sede da Prefeitura Municipal para formalidade de apresentação do chefe substituto e chefe substituído ao diretor do TG, nesse caso o Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. O Prefeito deu as boas-vindas ao ST Edmundo, novo Chefe de Instrução do TG, desejou sucesso na condução do Tiro de Guerra e na formação dos atiradores e na integração com o município. O prefeito agradeceu ao ST Paulo Souza pelo trabalho realizado no município durante esses três anos e que deixou uma marca positiva no município. O ST Paulo Souza foi transferido para Brasília-DF e estará trabalhando no Centro de Comunicação Social do Exército e certamente deixará saudades no coração dos brumadenses.



IBGE diz que inflação no ano é a menor desde 1998

Foto: Composição l 97NEWS

Os preços monitorados pelo IPCA subiram 0,28% em novembro, segundo divulgou o IBGE. Com o resultado a inflação acumulada no ano (2,50%) é a menor desde 1998, nesse tipo de comparação. Em outubro, o índice havia subido 0,42%. O maior impacto para o baixo avanço nos preços foi o grupo alimentação e bebidas, que registrou a sétima queda mensal consecutiva (-0,38%). Com isso, a queda nos preços de alimentos tem grande impacto para segurar o índice geral. Na outra ponta,o maior avanço foi no grupo habitação (1,27%), que teve a maior alta. Entre as principais influências em novembro estão o aumento dos preços de energia elétrica, alta de 4,21% –  por causa da vigência maior bandeira tarifária (vermelha 2), que indica sobretaxa no nível mais alto – e o gás de botijão (1,57%). O preço do botijão ao consumidor final foi impactado pela alta do preço que a Petrobras cobra nas refinarias das distribuidoras, de 4,50%, segundo o IBGE. Desde junho, esses reajustes somam 68%. Esta semana, a petrolífera anunciou que mudaria o cálculo para a mudança de preços, com o objetivo de suavizar o impacto. Houve também aumento nas taxas de água e esgoto (1,32%).



Brumado: Desmistificando que a cidade é pacata, primeiro homicídio é registrado

Mais um jovem entra para as estatísticas da violência em Brumado (Fotocomposição: 97NEWS)

Em meio a comentários nas redes sociais de que Brumado, em comparação com outros municípios da região, - a exemplo de Guanambi que já registrou nos primeiros 10 dias de 2018, 2 homicídios -, é uma cidade pacata e tranquila -, um fato ocorrido na noite desta quarta-feira (11) acabou derrubando esse mito de que a cidade é tranquila e pacata. Segundo informações colhidas pela nossa equipe, elementos que estavam em cavalos, por volta das 20h, entraram numa residência na Rua Isaura Caíres Meira, Bairro da Malhada Branca e executaram o jovem Sueido Silva (18), o qual recebeu disparos na região craniana à queima roupa, vindo à óbito no local. No momento vários adolescentes, que comemoram o aniversário de um deles, estavam jogando videogame e ficaram em pânico. Crianças pequenas também estavam presentes, as quais ficaram em desespero e se esconderam debaixo da cama. A Polícia já começou a investigação, mas segundo as primeiras impressões, o crime pode ter sido um acerto de contas. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal para necropsia.