ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

BR-030: Acidente entre dois veículos deixa cinco feridos no anel viário de Brumado

Foto: Luciano Santos/97News

No fim da tarde desta quinta-feira (05/01), dois veículos se chocaram próximo a uma fábrica de postes no anel viário da BR-030 em Brumado. Segundo as primeiras informações passadas ao 97NEWS, o acidente causou ferimentos em cinco pessoas. Segundo a equipe do SAMU/192 que atendeu a ocorrência, duas delas são crianças, de idade não revelada, e três são adultos. De acordo com informações obtidas pelo site 97NEWS, os dois veículos vinham no mesmo sentido, quando o veículo de trás com placa de Tanque Novo-Ba tentou fazer uma ultrapassagem proibida, batendo na traseira do carro que seguia a frente. Com a colisão um dos veículos saiu da pista e um capotou. Segundo a PRE - Polícia Rodoviária Estadual, mesmo com a gravidade do acidente, os condutores e os passageiros tiveram apenas escoriações, e foram socorridos pela equipe do SAMU/192 e levados para o Hospital Municipal Magalhães Neto. Segundo a PRE, após exames, as vítimas passam bem. 

Foto: Luciano Santos/97News


UPA de Brumado não será afetada pelas novas medidas do Ministério da Saúde

A estrutura física da UPA de Brumado já está pronta, mas ainda falta a parte da mobília e outras pendências para que ela possa entrar em funcionamento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A inauguração e a pronta entrada em atividade da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Brumado ainda continua na “sala de espera”, já que, apesar de construída já há um bom tempo, a unidade ainda não entrou em funcionamento no município. O processo burocrático e aprovação das normas do convênio dificultaram até o momento a implantação e, agora, uma nova redefinição das medidas por meio do Ministério da Saúde pode aumentar o suspense sobre o funcionamento da unidade brumadense. Segundo a nova portaria publicada no Diário Oficial da União, as novas diretrizes do modelo assistencial e o financiamento das UPAs caberão às gestões municipais, que terão que definir o número de profissionais, incluindo os médicos e a equipe assistencial 24 horas, segundo a necessidade da RAS – Rede de Atenção à Saúde que está em vigor. As medidas visão readequar justamente as UPAs que ainda não estão funcionando como a de Brumado.
 

            (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


A unidade de Brumado já está com a sua estrutura física terminada e a inauguração já foi feita pelo ex-prefeito Aguiberto Lima Dias como pode ser observado na foto acima. Buscando esclarecimentos sobre a questão o 97NEWS falou com o chefe de gabinete Claudio Feres o qual explicou que “essas medidas que estão sendo adotadas não afetaram a UPA de Brumado, já que a daqui é Porte I e as mudanças são para as de porte II e III”. Questionado sobre o que está faltando para que a unidade local entre em funcionamento ele respondeu que “estamos aguardo a terceira parcela do repasse e, nesse sentido, iremos até Brasília para buscar a resolução deste impasse, mas estamos fazendo de tudo para que a unidade possa entrar em funcionamento o quanto antes”. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Multas de trânsito poderão ter defesa gratuita por empresa `startup´

Foto: Arquivo/97news

Em 2016 as multas de trânsito foram salgadas para os motoristas de todo Brasil, o aumento teve uma porcentagem de 52,8% á 244,73%. Mas uma empresa baiana, do tipo "startup", a Defesas e Recursos criou um serviço gratuito online de defesas de multas de trânsito, que permite ao motorista multada preencher um formulário, informando os dados, da infração, do condutor e do veículo. Com isso o sistema gera uma defesa pronta para ser impressa, e após ser assinada, o cidadão poderá enviar ao Detran. Albert Moreira, criador do site Defesa e Recursos disse a nossa reportagem que os modelos de defesa foram constituídos depois de um estudo da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do direito administrativo. Ainda segundo ele, o motorista que receber a multa, deve levar a defesa gerada pelo sistema juntamente com a cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma cópia do documento do carro ao órgão de trânsito. “A intenção do site é ajudar motoristas que não tem acesso as leis ou advogados, assessorando na sua defesa de maneira gratuita”, observa Moreira. Para acessar o sistema, visite a página, www.defesaserecursos.com.br.



Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio confirmam apoio no Consorcio de Saúde e Policlínica

Foto: Divulgação

Dois municípios da região já assinaram, nesta quarta-feira (04/01), o protocolo de intenções para constituição dos consórcios de saúde em Brumado. Na cidade de Livramento de Nossa Senhora, participaram da solenidade o prefeito Ricardinho Ribeiro (Rede), o vice-prefeito de Brumado Édio Pereira e o chefe de gabinete e diretor do Consórcio de Saúde Cláudio Feres. Ricardinho disse na reunião que vai buscar na Secretaria de Saúde do Estado mais leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a Policlínica Regional. No mesmo dia, o Cláudio Feres e o vice-prefeito Édio visitou o gabinete do prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, onde ele assinou um Protocolo de Intenções, para que o município de Domo Basílio passe também a fazer parte do Consórcio Regional de Saúde, sediado em Brumado. "Com a assinatura, a população de Dom Basílio terá mais acesso aos serviços de UTI, e será mais rápido a locomoção", ressaltou Roberval. Segundo o vice-prefeito Édio, a comissão vai visitar outras cidades da região com a mesma intenção, buscar mais apoio do Governo estadual na intenção de trazer mais recursos para o Consórcio de Saúde e a Policlínica Regional.

 

Foto: Divulgação


Brumado: Programação Neurolinguística, em março

Foto: Divulgação

Você presta atenção na sala de aula, mas não aprende? Estuda mas não consegue passar? Ler, mas não lembra o texto? Faz cursinho, mas não passa? Só estuda, não tem lazer, não se diverte, e mesmo assim, ainda tira notas baixas? Seus problemas acabaram! Programação Neurolinguística, um curso para estudos, vestibulares, aprovação em concursos e crescimento profissional. Em março, informações 77 99967-6019. Vagas limitadas.



Bahia: Homem mata esposa e dorme ao lado do corpo da vítima na Bahia

Foto: Sessé Guimmas / Medeiros Dia Dia

Um jovem de 27 anos foi preso após matar a esposa e dormir ao lado do corpo da vítima no município de Medeiros Neto, sul da Bahia. A suspeita da polícia é de que o suspeito tenha ficado ao menos dois dias na residência com a mulher morta sobre a cama. De acordo com o delegado Jorge Nascimento, Leanatan Borges foi preso na quarta-feira (4/01), quando tentava fugir do município. Informações preliminares apuradas pela polícia apontam que o crime ocorreu na noite de segunda-feira (2/01). Conforme o delegado, o suspeito confessou o crime e disse que demorou para perceber que a mulher estava morta. Ele disse em depoimento que estava em um bar com a esposa, quando começou a ser xingado por ela e levou um tapa no rosto. Ao chegar em casa, as agressões teriam continuado e o jovem alegou que reagiu. "A vítima foi encontrada com uma lesão no pescoço e sinal de uma agressão contundente na cabeça. Ele usou um algum objeto perfurocortante no crime", diz o delegado. À polícia, o suspeito contou que ambos estavam bêbados no momento da agressão e que ao acordar, após ter dormido ao lado da vítima, não percebeu que a mulher estava morta. O jovem de 27 anos disse que estava casado com a vítima desde os 14 anos. Ele foi encontrado pela polícia após ter relatado aos vizinhos que a esposa estava morta e tentado fugir rumo ao município de Itanhém. Preso, o assassino confesso está custodiado na delegacia de Medeiros Neto e segue à disposição da Justiça. O corpo da mulher foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas. A vítima tinha 39 anos de idade.



Rio do Antônio: Nomeação de familiares do prefeito na mira da oposição; denúncia já está sendo protocolada no MP

O prefeito José Souza Alves (Deca) está sendo alvo de várias críticas por ter contratado familiares para compor o seu governo (Foto Reprodução)

O Brasil vive um novo momento de defesa severa da moralidade e, concomitantemente, do combate à vil corrupção que levou o país à ruina financeira, provocando a maior crise econômica da história. Essa atmosfera de transformação deveria permear as novas gestões, as quais deveriam escrever uma nova história de competência administrativa, mas, segundo correntes oposicionistas, não é isso que, a princípio, parece estar acontecendo no município de Rio do Antônio, localizado na região sudoeste, ao menos no âmbito de contratações para o quadro de secretários municipais e outras funções de primeiro escalão, pois, por meio das contratações feitas pelo prefeito José Souza Alves (PSD), o “Deca”, o qual fez várias nomeações de parentes, inclusive da própria filha e da irmão do seu vice, além de ter chamado para compor cargos de relevância outro filho que irá coordenar as UBSs e outra filha para a Procuradoria Municipal. A notícia não está sendo bem digerida nem pelo grupo situacionista, pois comentários apontam que houve um exagero muito grande por parte do gestor e que, provavelmente, como aconteceu com alguns municípios da Bahia, o TCM deverá punir a ação que se enquadra como Nepotismo e que fere de morte a súmula vinculante nº 13 que reza que “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”. Vários comentários como “Vai para frente Brasil! Início de ano e assistimos à distribuição de cargos entre parentes de candidatos eleitos! Uma secretaria para minha filha outra para irmã do vice e assim vai!  Pelo tamanho da barriga imagina-se a dimensão do umbigo!”, estão povoando as redes sociais e a discussão promete virar uma polêmica muito grande já que está sendo protocolada por meio da oposição uma denúncia ao Ministério Público e ao TCM para que as nomeações sejam anuladas. No meio desse cabo-de-força está a população que, independente das paixões políticas, quer o melhor para o município. 



Mundo: Pesquisadores descobrem um novo órgão do corpo humano

Foto: Kaushik Ghosh / Getty Images

Mesentério é o novo orgão do corpo humano descoberto por Cientistas da Irlanda. O órgão era considerado anteriormente como um ligamento do aparelho digestivo, no entanto, o pesquisador do University Hospital Limerick, na Irlanda, J. Calvin Coffey, publicou um artigo científico na The Lancet Gastroenterologt & Hepatology, reclassificando o ligamento como órgão. O mesentério está localizado no sistema digestivo, conectando o intestino ao abdômen. De acordo com o Huffington Post, Coffey espera que a reclassificação poderia ser a chave para o tratamento de problemas abdominais e digestivos, com cirurgias menos invasivas, recuperação mais rápidas e procedimentos mais baratos. A função exata do novo órgão ainda está sendo pesquisada.



Mostrando dinamismo, vereador Elias Piau vai a Embasa buscar solução urgente para o desabastecimento em Itaquaraí

O vereador Elias Piau na frente da Embasa acompanhado do representante Nino Xavier buscando solução urgente para o desabastecimento em Itaquaraí (Foto: Divulgação)

O vereador Elias Piau (PV) já mostrou, desde o seu discurso de posse, que irá buscar um mandato diferenciado, voltado para a coletividade, tendo um enfoque especial sobre os que estão em situação de vulnerabilidade social. Conhecido pelo seu carisma e pela sua defesa intransigente do esporte, da cultura e das causas sociais, o vereador, mesmo em meio ao recesso parlamentar, já mostra ações específicas nesse sentido. Na manhã desta quinta-feira (05), ele esteve no escritório da Embasa, acompanhado com um dos representantes do Distrito de Itaquaraí, Nino Xavier, para buscar uma solução para o problema do desabastecimento naquela localidade que se agravou nos últimos dias. Ele solicitou da coordenação da empresa rapidez na resolução do problema que já está afligindo sobremaneira os moradores, que não escondem a sua preocupação com o problema. Ele foi comunicado que todas as medidas estão sendo feitas pela Embasa para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento de água potável, o que deixou os dois representantes mais aliviados. 



Brumado: ‘SMTT terá uma nova postura, com muitas campanhas educativas e uma gestão participativa’, afirma engenheiro André Cardoso

O engenheiro André Cardoso tem pela frente o desafio de humanizar o SMTT (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Públicos foi um dos órgãos mais contestados na última gestão, tendo sobre si inúmeras reclamações da população e uma gestão que foi vista como absoluta e intransigente. Buscando mudar essa imagem, o prefeito Eduardo Vasconcelos nomeou para comandar o órgão o experiente engenheiro André Cardoso, o qual, inclusive tem boa experiência na área de engenharia de tráfego. O 97NEWS ouviu o engenheiro que falou do novo desafio de sua carreira e da metodologia que ele irá adotar no sentido de dinamizar e equalizar os serviços. Muito seguro ele relatou que “iremos adotar uma postura diferenciada, com uma gestão participativa e, principalmente, fazer o que a Lei manda, dando ênfase a realização de sistemáticas campanhas educativas, pois temos a consciência de que ainda existe um grande caminho a percorrer para que o órgão possa atuar em sua plenitude”. Cardoso ainda fez questão de dizer que “qualquer mudança de sinalização será previamente avisada e sinalizada com 30 dias de antecedência como manda a legislação. Estamos elaborando um planejamento específico e um estudo de viabilidades para que os avanços possam ser obtidos da melhor forma possível”. 



Bahia: Ex-prefeito tranca prefeitura e diz ser o dono dos imóveis em Milagres

Foto: Leonel Alves/TV Bahia

Tem coisas que parecem só acontecer na Bahia, é o que está acontecendo no município de Milagres, próximo a Feira de Santana. Derrotado nas eleições, o ex-prefeito, Raimundo Silva Galego (PSD), trancou  a prefeitura e outros prédios administrativos, alegando que os imóveis pertencem a ele. Segundo o novo gestor, César Machado (PP), os setores que funcionavam tiveram que ser transferidos para um antigo imóvel que não passa por reforma há 15 anos. A cidade também tinha um restaurante Popular, que atendia a cerca de 100 pessoas por dia. A prefeitura e os outros orgão foram fechados com cadeados e tapumes para impedir a entrada do novo prefeito, César. "Estamos sem poder despachar documentos e dar continuidade nos processos do município devido ao ex-gestor, porquê muitos documentos importantes, ainda não nos foi passado", disse Céar. Segundo Machado, o ex-prefeito será notificado pelo MPE - Ministério Público Estadual para que ele apresente os documentos que comprovem que é proprietário dos imóveis e que houve, neste caso, cessão ou aluguel dos bens ao Município. 



Bahia recebe R$ 11 milhões para ações de vigilância e custeio de agentes de endemias

Foto: Arquivo/97news

Em dezembro de 2016 o Ministério da Saúde repassou R$ 11 milhões para o estado da Bahia para a realização de ações de vigilância em saúde. O recurso foi destinado para a realização de ações de vigilância, promoção, prevenção, controle de doenças e agravos à saúde, custeio dos agentes de combate a endemias. No total foram repassados R$ 175,8 milhões para Estados e municípios. Segundo o Ministério, foram R$ 74,8 milhões para o Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS), R$ 47,9 milhões para a Assistência Financeira Complementar da União (AFC) e R$ 2,5 milhões de Incentivo Financeiro (IF). A Bahia recebeu R$ 272.005,50 de IF, R$ 5.168.104,50 de AFC e R$ 5.608.531,06 de PFVS. Em Brumado apenas 19 agentes de endemias estão nas ruas para realizar o combate, mas segundo a própria categoria, o município precisa de no mínimo de 60 agentes para cobrir as campanhas de combate, tanto na cidade como na zona rural. Ainda de acordo com os agentes, sem o aumento na equipe, haverá uma carência muito grande no centro e na zona rural do município, que acabam ficando sem a cobertura para o combate ao mosquito. Outra situação passada por eles a nossa redação, é que, há um ano eles não recebem novos fardamentos e sapatos. Os agentes esperam que o novo gestor aplique esses recursos repassados pelo governo federal e dê uma assistência à categoria, aumentando o número de agentes e dando melhores condições de trabalho a categoria.



Cenas de desespero: Jovem morre ao tentar salvar família, colhida por correnteza; veja vídeo

Tragédia foi assistida por várias pessoas, que não puderam fazer muita coisa para ajudar vítimas. Acidente ocorreu no último domingo, 1º de janeiro (Foto: Reprodução)

Uma tragédia envolveu uma família inteira que tentava atravessar um rio, perto de uma corredeira, a bordo de um pequeno barco de alumínio. As imagens gravadas durante a tragédia, são do primeiro dia de 2017, feitas na cidade de Igarapé Redenção, em Rio Branco, no Acre, mas só agora divulgadas. É possível ver o desespero que toma conta das pessoas que estão assistindo à travessia e são testemunhas do acidente. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Acre passaram horas tentando encontrar o jovem Michel Júnior Pereira de Souza, de 24 anos, que desapareceu nas águas. Ele pulou na água para tentar salvar uma família que se afogava. O Major Cláudio Falcão, da assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros Militar, disse que todas as pessoas que estavam no barco foram resgatadas. Mas infelizmente o corpo de Michel foi encontrado na manhã desta quarta-feira (04). O local onde o corpo foi localizado, segundo o Major Falcão, é distante do local do acidente.



Vereador chega algemado à Câmara de Caratinga para tomar posse do cargo

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Caratinga, no Vale do Rio Doce, foi palco nesta terça-feira (03/01) de uma posse inusitada. Reeleito vereador, Ronilson Marcílio Alves (PTB), 42 anos, chegou à sede do Legislativo local algemado, sob escolta policial e vestindo uniforme do sistema prisional para ser empossado. Ronilson está preso no presídio da cidade, desde 19 de dezembro passado, acusado de extorsão contra um padre. O processo segue em segredo de Justiça. Outras três pessoas também foram presas sob a mesma acusação. Antes de tomar posse, Ronilson foi diplomado por procuração pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/ MG) para que pudesse tomar posse. O vereador só não tomou posse no dia 1º, dia que  ocorreu em todo o  país a posse de todos os eleitos em outubro passado, com medo de protestos de populares. Segundo Regimento Interno da Câmara de Caratinga, os vereadores que não tomam posse no dia previsto pela Justiça Eleitoral têm até 10 dias para fazê-lo com a presença do presidente da Casa. O advogado Dário Júnior informou que já impetrou um habeas corpus em favor de Ronilson, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) já negou o mesmo pedido feito pela defesa do vereador. Ronilson tomou posse e depois voltou para o presídio. De acordo com o advogado dele, ele tem a prerrogativa de tirar uma licença não remunerada de até 120 dias sem perder o mandato. Durante este período, a defesa do vereador espera já ter conseguido colocá-lo em liberdade. 



Contra o fechamento de agências, Sindicato dos Bancários se reúne com com o superintendente Estadual

(Foto: Divulgação ASCOM - BANCÁRIOS/VCR)

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região continua na luta contra as reestruturações promovidas pelo Banco do Brasil. Na tarde desta quarta-feira (4), o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, e a vice-presidente, Larissa Couto, estiveram reunidos com o secretário Municipal de Administração, Paulo Williams, apresentando o abaixo-assinado elaborado contra o fechamento das agências BB/Barão do Rio Branco e Régis Pacheco e cobrando do poder público ações para a manutenção das unidades. Na oportunidade o secretário afirmou que concordava que o funcionamento das agências são de fundamental importância para a sociedade e que iria repassar o  requerimento popular ao superintendente Estadual do BB, Marcos Ticianelli, durante uma reunião agendada para hoje, no gabinete do prefeito. Também ficou acertado que o secretário intermediaria uma reunião entre o Sindicato e o procurador Geral do município, Murilo Mármore, para que o Procon utilize as assinaturas recolhidas para mover uma ação civil pública contra o Banco do Brasil, impedindo o fechamento das unidades. "Desde o anúncio do fechamento das agências, o Sindicato vem promovendo manifestações e buscando o apoio da população, de entidades e representantes públicos contra a reestruturação do BB. Nesse sentido, buscamos a gestão municipal recém empossada para que se junte a luta contra estas decisões arbitrárias do banco, que trarão prejuízos para toda a sociedade", afirmou o presidente, Paulo Barrocas. Logo após, os diretores do SEEB/VCR se dirigiram ao BB/Centro onde entregaram nas mãos do superintendente Estadual um documento cobrando a permanência das agências, a manutenção dos cargos comissionados e a contratação de mais bancários. "A entrega da carta ao superintendente é mais uma ação reivindicatória contra o encerramento das unidades e também contra a reestruturação de maneira geral. O Sindicato busca diariamente canais de diálogo, para que tanto os bancários quanto a população tenham seus direitos garantidos. Esperamos que o banco reveja a situação e cancele os fechamentos ", considera Larissa.



Amarok Highline acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Foto: Divulgação

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar uma Amarok Highline, 2012/2012. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. Taisan Autos, Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.



Ibitira: População se diz prejudicada e quer explicações sobre a desativação da agência do BB

A agência do Banco do Brasil tinha uma grande movimentação e, por isso, a população está indignada com a sua desativação (Foto: Arquivo 97NEWS)

A reestruturação administrativa feita pelo Banco do Brasil que incluiu o fechamento de agências bancárias e a criação um novo plano de aposentadoria antecipada ainda está provocando contratempos em algumas cidades do país. Porém, na região sudoeste, um caso específico vem chamando a atenção que é o do Distrito de Ibitira, que pertence ao município de Rio do Antônio. Segundo informações passadas ao 97NEWS, a agência foi desativada sem constar na lista de desativação e, com isso, a população não somente do distrito, mas também da região, foi muito prejudicada, já que a movimentação de clientes era intensa, pois a sua localização era geograficamente muito propícia. Várias mensagens chegaram à nossa redação pedindo explicações sobre a desativação, então, diante disso, buscamos contato com a gerência, mas até o momento não houve retorno. A indignação dos clientes é grande e existe razoabilidade nas queixas, já que após uma verificação minuciosa a agência não consta na lista das agências que seriam desativadas na Bahia (confira gráfico abaixo) . Eles esperam que haja uma reavaliação e a agência seja reaberta.  

(Reprodução)


Vitória da Conquista: 81 ataques de escorpião foram registrados em 2016

Foto: Reprodução

O escorpião amarelo da espécie Tityus Serrulatus tem deixando a população de Vitória da Conquista em alerta. Somente no ano de 2016 foram notificados 81 casos de ataques de escorpião no município, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em 2015 foram registrados 59 casos de ataques e nenhum óbito. No ano passado,  no Assentamento Pau Brasil, zona rural de Barra do Choça, uma criança de seis anos morreu após ser picada por um escorpião.Apesar do aumento, a Sesab descarta a possibilidade de uma epidemia na cidade, já que o número, que vem aumentando ano após ano, foi considerado dentro do esperado nas regiões. O órgão divulgou ainda que até o dia 26 de dezembro do ano passado foram registrados 13.500 acidentes com animais peçonhentos em todo estado, sendo que 9.200 foram de ataques de escorpiões. O toxicologista Daniel Santos Rebouças, diretor do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), atribuiu o aumento dos ataques as altas temperaturas da região, fator que propicia a adaptação do escorpião a região urbana, além de lixos, garrafas e entulhos onde os eles se escondem e se alimentam. Caso ocorra um ataque, a recomendação é que se lave o local que foi picado com água e sabão, e em seguida ir à uma unidade de saúde para ser tratado.



Brumado: População cobra respostas sobre a morte do pequeno Emerson Kauã

A morte do pequeno Kauã chocou os brumadenses que querem ver o quanto antes a solução do caso (Fotomontagem: 97NEWS)

Considerada a morte mais chocante dos últimos tempos em Brumado, o homicídio que vitimou o pequeno Emerson Kauã Santos Souza de apenas 10 anos de idade, ainda está sem solução. O crime que ocorreu no último dia 21 de dezembro, 4 dias antes do Natal, causou uma comoção geral e, então, diante disso, a cobrança por resultados das investigações é feita de forma sistemática pela população, tanto que a redação do 97NEWS vem recebendo cada vez mais questionamentos dos leitores sobre o atual andamento do caso. Buscando respostas tentamos contato com a coordenação da 20ª Coorpin, mas fomos informados que as investigações, apesar de avançadas, ainda estão em andamento e não existe nada ainda de concreto, tanto que várias oitivas vêm sendo realizadas, mas que a hora que informações mais precisas forem obtidas elas serão passadas à imprensa. A cobrança deverá aumentar, pois o anseio de toda a comunidade é enorme, pois todos querem ver o assassino, ou assassinos, atrás das grades, já que o crime foi extremamente hediondo e pode ter tido uma motivação banal. Um dos pontos positivos para a solução do caso é o alto índice de resolutividade da 20ª Coorpin projeta que o crime será solucionado, pois a capacidade da equipe de investigadores, que agora está maior inclusive, é uma das melhores da Bahia. Enquanto isso não acontece fica o clima de apreensão da comunidade que quer ver o quanto antes a justiça ser feita. Outro fator que tem que ser levado em questão é que o crime possa ter outros desdobramentos, como vinganças ou coisas do gênero, já que os boatos nesse sentido correm nas redes sociais o que pode ser outro desafio para a Polícia. 



Manaus: Banho de sangue

Foto: Montagem/97news

Multiplique por três o número de mortos no presídio de Manaus. É muito, é escandaloso? Pois 164 mortos é a média diária de homicídios no Brasil. E isso não nos escandaliza. Reagimos quando acontecem no mesmo lugar. Ou quando ocorre a invasão de uma casa em Campinas no réveillon por um tresloucado a matar todos, inclusive o próprio filho de oito anos. O banho de sangue não é apenas o do presídio manauara; é o dia-a-dia do nosso país tropical, habitado pelo brasileiro cordial de que falou Sérgio Buarque de Hollanda. Foi uma guerra entre facções. O PCC, importado de São Paulo para a Amazônia e a FDN – a Família do Norte – que mostrou quem manda, matando 56 integrantes do grupo inimigo.

 

 

A polícia decidiu não intervir, por decisão sábia do Secretário de Segurança, um delegado federal. Se interviesse, seria responsabilizada pelas mortes, tal como no Carandiru, em 1992, em que os PMs foram condenados a mais de 600 anos de prisão. A síndrome do Carandiru poupou a polícia de mais um ônus, embora já a estejam criticando por não intervir. Paga por ir e paga por não ir. Aliás, é incrível essa nossa preferência por bandidos e nossa antipatia em relação à polícia. Paradoxalmente, reclamamos da falta de segurança. Parece uma posição psicótica. Aos noticiarmos a ação de bandidos, não poupamos para eles adjetivos elogiosos. “Numa ação audaz, assaltaram o carro forte”; ou: “Quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos”. No país de amedrontados e amadores, audaz e especializado são elogios raros, em geral reservados para bandidos, nas nossas páginas e microfones. Em vez de quadrilha de ladrões de automóveis, a notícia sai assim: “Quadrilha especializada em roubo de automóveis.” Os bandidos agradecem e devem pôr os recortes na parede. O povo está acuado e amedrontado. As autoridades recomendam que não reajam. A leis desarmou as pessoas de bem, impedindo o elementar direito de defesa e dando tranquilidade ao bandido, enquanto a polícia carece de meios e de apoio dos governos e dos meios de informação. As leis, feitas por nossos representantes, mais parecem ter sido feitas por representantes de foras-da-lei. Depois do presídio de Manaus, ainda há quem sugira soltar condenados, por causa da superlotação. Pois os que estavam no semi-aberto  levaram as armas que mataram.  Só tem um lugar em que o bandido pára de assaltar e matar: atrás das grades. Para isso, é preciso perguntar de que lado estamos. Pois o banho de sangue pode aumentar. (Por Alexandre Garcia)

CONTINUE LENDO