UPA de Brumado não será afetada pelas novas medidas do Ministério da Saúde

A estrutura física da UPA de Brumado já está pronta, mas ainda falta a parte da mobília e outras pendências para que ela possa entrar em funcionamento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A inauguração e a pronta entrada em atividade da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Brumado ainda continua na “sala de espera”, já que, apesar de construída já há um bom tempo, a unidade ainda não entrou em funcionamento no município. O processo burocrático e aprovação das normas do convênio dificultaram até o momento a implantação e, agora, uma nova redefinição das medidas por meio do Ministério da Saúde pode aumentar o suspense sobre o funcionamento da unidade brumadense. Segundo a nova portaria publicada no Diário Oficial da União, as novas diretrizes do modelo assistencial e o financiamento das UPAs caberão às gestões municipais, que terão que definir o número de profissionais, incluindo os médicos e a equipe assistencial 24 horas, segundo a necessidade da RAS – Rede de Atenção à Saúde que está em vigor. As medidas visão readequar justamente as UPAs que ainda não estão funcionando como a de Brumado.
 

            (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


A unidade de Brumado já está com a sua estrutura física terminada e a inauguração já foi feita pelo ex-prefeito Aguiberto Lima Dias como pode ser observado na foto acima. Buscando esclarecimentos sobre a questão o 97NEWS falou com o chefe de gabinete Claudio Feres o qual explicou que “essas medidas que estão sendo adotadas não afetaram a UPA de Brumado, já que a daqui é Porte I e as mudanças são para as de porte II e III”. Questionado sobre o que está faltando para que a unidade local entre em funcionamento ele respondeu que “estamos aguardo a terceira parcela do repasse e, nesse sentido, iremos até Brasília para buscar a resolução deste impasse, mas estamos fazendo de tudo para que a unidade possa entrar em funcionamento o quanto antes”. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)