ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

Brumado, Guanambi, Aracatu e Livramento têm estado de emergência decretados pelo Governo do Estado

Em muitos lugares o abastecimento está sendo feito só por meio de carros-pipa (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Depois um longo período sem chuvas em diversas regiões, o governo do estado decretou situação de emergência em 108 municípios da Bahia, publicada no Diário Oficial do Estado.O decreto, que realizará obras emergenciais e auxílios aos moradores do semiárido, valerá por 180 dias. Dessa forma, os órgãos estaduais já estão autorizados a oferecem ajuda as prefeituras, instituições e à população dos municípios em situação de emergência. Vários municípios do Sudoeste baiano também decretaram estar situações emergenciais com a escassez de água. Entre eles estão Maetinga, Belo Campo, Aracatu, Macaúbas, Caetanos, Caraíbas, Planalto, Mirante, Livramento de Nossa Senhora, Guanambi, Brumado, dentre tantos outros.

 
 



Colisão na BR-116 fez três vítimas fatais

Segundo PRF, 19 veículos se envolveram no acidente. Colisões aconteceram na altura de Itaguaí, Região Metropolitana do Rio (Foto: Reprodução)

A colisão envolveu três veículos, um caminhão, uma caminhonete e um gol , três pessoas que ocupavam o gol morreram no local,incluindo uma criança de 7 meses, o avô do bebê foi encaminhado para um hospital em Vitória da Conquista. A caminhonete tem placas de Vitória da Conquista , mas segundo informações os ocupantes são de Cachoeira do Pajeú – MG, já as pessoas que faleceram eram de Paracatú – MG. Acidente envolvendo dois automóveis foi registrado na tarde desta terça-feira na BR 116 próximo ao povoado de Água Verde, as informações são da PRF-Polícia Rodoviária Federal, a colisão frontal deixou três pessoas mortas, os corpos ainda não foram identificados. // 



Brumado: Polícia impede que drogas e carregadores de celulares entrem na carceragem da 20ª Coorpin pelo teto

Foto: 97NEWS

Na noite desta segunda-feira (09/01), investigadores conseguiram impedir a entrada de maconha, cocaína e carregadores de celulares que foram arremessados no teto da carceragem da 20ª Coorpin de Brumado. Essa não é a primeira vez que este tipo de material é arremessado no teto na carceragem. A 20ª recebeu à alguns dias atrás seis agentes de investigação, mas, devido ainda conter cerca de vinte custodiados na carceragem, eles tem que ficar protegendo o local, ao invés de estarem nas ruas, fazendo investigações. A SEAP - Secretaria Especial de Administração Penitenciária disse em comunicado a imprensa que nos próximos dias, o governo publicará o edital de licitação para a contratação da empresa que irá gerenciar a unidade prisional de Brumado. 



Driblando a Crise: Após ser demitido, padeiro se reinventa e faz sucesso com sua bicicleta lanchonete

O padeiro e sua bicicleta lanchonete fazem sucesso no Mercado Municipal de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Para muitos a forte crise econômica é sinônimo de desespero e agonia, mas para outros a oportunidade de fazer valer a máxima que o brasileiro não desiste nunca e, por meio do trabalho, consegue superar os momentos mais difíceis. Desta vez o 97NEWS traz uma nova narrativa nesse sentido que é a do padeiro Arnir Rodrigues (35), o qual após ser demitido, se viu diante do “labirinto” do que fazer para levar o pão de cada dia para os seus familiares. Após deixar currículos em várias empresas da cidade, ele resolveu tentar a sorte vendendo lanches em sua bicicleta. Muito tenaz e acreditando no ditado de que “Deus ajuda quem cedo madruga”, Asnir iniciou a sua nova empreitada e como é um ótimo padeiro, deu um tom especial aos seus produtos que começaram a ter uma grande aceitação por parte da população. Hoje ele tem que acordar 3 horas da manhã e pegar a sua bicicleta lanchonete carregada de produtos para dar conta da freguesia que só está aumentando. Um de seus pontos de venda é o Mercado Municipal, onde ele chega e logo os lanches são consumidos, pois são muito deliciosos. Ele falou ao 97NEWS que “realmente, no primeiro momento, eu fiquei muito preocupado, mas como brumadense não desiste nunca, eu fui à luta e hoje vejo o meu negócio crescer a cada dia” e complementou dizendo que “não podemos abaixar a cabeça diante da crise, pois com fé em Deus e a força de trabalho conseguimos saltar as muralhas que a vida coloca no nosso caminho”. 



Moradores do Apertado do Morro preocupados com o déficit de iluminação pública no local

A deficiência na iluminação público no local é flagrante (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Bairro Apertado do Morro foi um dos que mais teve um crescimento urbano nos últimos tempos, inclusive recebendo condomínios residenciais que criaram um novo panorama para o local, mas, mesmo diante desses avanços um problema ainda persiste e está literalmente tirando o sono dos moradores da localidade que é o alto déficit na iluminação pública na principal via que dá acesso ao centro da cidade. Segundo vários apelos feitos à redação do 97NEWS, a quantidade de lâmpadas e a distância entre os postes é insuficiente, o que causa uma penumbra (foto abaixo) que só privilegia a prática criminosa, principalmente no favorecimento aos assaltos, que, agora com a proximidade do período escolar devem aumentar ainda mais. Outro ponto abordado pelos moradores é o assalto a motociclistas e até tentativas de estupro, pois a escuridão é convidativa para tal prática abominável. Os moradores também clamam por uma presença maior da Polícia, que, segundo eles, faz poucas rondas no local. Eles esperam que o dinamismo previsto pela atual administração municipal possa resolver essa pendência e ampliar o sistema de iluminação pública na referida localidade. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Incrível: Homens disfarçados de fantasma entram em prefeitura e levam computador do chefe do executivo

Ex-secretários são suspeitos de serem os invasores fantasmas' (Foto: Reprodução)

Câmeras de segurança flagraram dois homens vestidos de fantasmas invadindo a Prefeitura de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, e furtando uma impressora do local. Os suspeitos são dois ex-secretários municipais e já se apresentaram à polícia na segunda-feira (9). De acordo com o G1, Carlos Alarcom Cartaxo Martins, ex-secretário de Transportes, e Adriano Marques Tavares, da pasta de Desporto, Lazer e Turismo, prestaram depoimento, mas foram liberados em seguida porque não houve flagrante. O crime ocorreu na madrugada do Réveillon e o caso ficou sob o comando do delegado Fellipe Guerrieri, que disse que Adriano confessou a ocorrência. "Ele afirmou que, em razão das festividades, ingeriu muita bebida alcoólica e quando estava passando perto da prefeitura com o Carlos, resolveu passar e assustar os guardas. Afirmou ainda que como entraram sem ser percebidos, resolveram levar uma 'recordação', no caso, uma impressora", contou o delegado à reportagem do G1. Segundo a polícia, ainda foram levados outra impressora e mais dois computadores, o que a dupla negou. O guarda plantonista foi ouvido e disse não ter visto os “fantasmas” no local.



Valdemiro Santiago já capitaliza com atentado, e diz que 'camisa ensanguentada cura'

Peça que o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus usava quando levou uma facada foi guardada “pela importância do que aconteceu”. (Fotos: Reprodução)

A câmera de televisão dá um zoom no pescoço do pastor Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus. Ele arregaça a gola e mostra o curativo da facada que levou no pescoço no culto de domingo (8). “Imagina um facão com toda a força batendo sobre a sua jugular”, diz. Sentado numa bancada ao lado da esposa, a bispa Francileia Santiago, o religioso afirma em seu canal de TV que a camisa usada na hora do ataque já serviu até para “curar” fiéis. Nas imagens, um membro da igreja aparece esfregando-a em um manto. “Passaram até a camisa ensanguentada no manto. Quando ela [a fiel] tocou no manto, ela aplumou. Foi curada. O demônio fez o serviço dele, mas acabou dando o contrário. No acerto de contas com o diabo, foi assim: ‘E aí, como é que foi com o Valdemiro? O saldo foi negativo. Porque teve até gente que saiu curada’”, diz o pastor, que se autointitula apóstolo. “A unção está na nossa roupa, no nosso copo, no nosso relógio, na nossa aliança, no nosso chapéu, no nosso sangue”, explica Santiago, fazendo o adendo de que o poder vem de Deus e não dele.



Comerciantes, moradores e motoristas clamam pela recuperação da Av. Lindolfo Azevedo Brito

Comerciantes, moradores e motoristas clamam pela recuperação da via (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada uma das avenidas mais importantes de Brumado, que faz inclusive ligação com a BA-148 e, consequentemente com os municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, portais da Chapada Diamantina, a Lindolfo Azevedo Brito vem, nos últimos anos sendo objeto de várias solicitações de moradores, comerciantes e motoristas, já que as suas condições estruturais sempre deixaram a desejar. Neste início de ano, começo de uma nova gestão, eles voltam a clamar pela restruturação, ou seja, querem que as promessas feitas sejam cumpridas. Segundo eles o número de buracos só vem aumentando e isso causa um grande risco para os motoristas que estão evitando passar pela via, o que acaba trazendo prejuízos para os poucos comerciantes que ainda persistem em ficar no local. Segundo o profissional liberal Adriano Ribeiro de Souza, cliente de uma dessas lojas “a situação já chegou ao seu limite, além do que como a avenida dá as boas-vindas aos visitantes que vêm da região de Livramento, os quais acabam tendo uma visão negativa da cidade”. Um dos comerciantes mais velhos do local, “Batista do Paiol” também expressou que “o movimento da minha churrascaria caiu muito devido aos buracos da via, o risco de acidentes é cada vez maior e a noite o perigo aumenta (foto abaixo), então que a nova gestão possa ter consciência disso e realizar as tão esperadas obras de recuperação. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Livramento: Polícia teve que retirar corpo de caixão durante velório

O afogamento aconteceu na Fazenda Pau-Ferro, zona rural de Livramento (Foto: São Timóteo em Foco)

Um enterro à moda antiga que acabou gerando um sério contratempo para a família de Josenir Souza (34), o qual foi vítima de um afogamento na tarde deste domingo (08) na Comunidade de Mucambo, zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora. Ele que saiu com uns parentes para colher frutas, acabou indo para uma lagoa nadar e acabou morrendo. A família ia realizar o sepultamento sem comunicar a Polícia que, na manhã desta segunda-feira (09) teve que realizar um processo doloroso, retirando o corpo do caixão e levando para a autopsia, que teve que ser realizada em Vitória da Conquista, já que Brumado estava sem legista de plantão, um velho e persistente problema que afeta a DPT da 20ª Coorpin. O corpo foi liberado no final da tarde e já está sendo transladado para Livramento para que seja feito de forma definitiva o velório. 



Itaberaba conquista título inédito no Intermunicipal

Foto: Geovan Santos/LE

A edição do "Intermunicipal 2016" terminou no último domingo (08/01), o primeiro jogo da final foi realizado na cidade de Itaberaba, chapada Diamantina, onde o selecionado de Itaberaba empatou em 0 x 0, contra Itabela. O segundo jogo aconteceu no estádio Municipal de Itabela, sul da Bahia, onde o time da casa não jogou  bem, sofrendo forte marcação desde o início, levando o primeiro gol logo aos 9 minutos do primeiro tempo, feito por Lucas Ribeiro de Itaberaba, a equipe visitante  se impôs em campo com muita determinação, imprimindo forte marcação, partindo para cima, aos 21 minutos, ainda na etapa inicial, Itaberaba marca o segundo gol com Tobinha, Itaberaba com 2 gols de vantagem, continuou melhor segurando o resultado até o fim do primeiro tempo. Na etapa complementar, o time de Itaberabense continuou jogando bem, articulando as jogadas, mas o time de Itabela partiu para cima tentando a todo custo o primeiro gol, mas sem sucesso com a zaga de Itaberaba, e com defesas do goleiro Lupitinha. Aos 18 minutos numa cobrança de falta pela direita, a bola foi alçada na área e Gilmar completou fazendo o terceiro da seleção visitante, dando números finais no placar: Itabela 0 x 3 Itaberaba. Sagrando-se Campeão do intermunicipal 2016. O Destaque foi para o Técnico Zé Carijé, que já foi tri campeão da competição como jogador. Itaberaba, o Furacão da Chapada recebeu a taça e fez homenagem ao ex-jogador baiano Liedson da Silva Muniz, destaque do Futebol Mundial, que começou a carreira como jogador amador do Intermunicipal.

 

Artilheiro do Intermunicipal 2016
Élvis 17 gols (Itabela)

 

Pontuação: 


Itaberaba

49 Pontos; 18 Jogos; 16 Vitórias; 1 Empate; 1 Derrota; 48 Gols Pró; 7 Gols Contra; 41 gols de Saldo.


Itabela

46 Pontos; 18 Jogos; 15 Vitórias; 1 Empate; 2 Derrotas; 48 Gols Pró; 12 Gols Contra; 36 gols de Saldo.



Brasil: consumidores com a conta de luz com mais de 90 dias de atraso não poderão ter a eletricidade cortada

Foto: Arquivo/97news

Com a nova determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para proteger o fiel pagador que, eventualmente, esqueceu de pagar uma fatura, que é antiga demais ou pode não ter sido enviada pela concessionária não poderão ter a energia elétrica cortada. Mas toda regra tem sua exceção, desde que as faturas posteriores à conta atrasada estejam quitadas. O consumidor que não pagou uma conta de luz há mais de 90 dias por exemplo, só será encerrado o serviço com a concessionária, se outras contas não forem pagas. A regra está prevista na Resolução 414/2010 (que foi publicada no último dia 15 de março, editada para evitar confusões. Isso porque, às vezes, um morador tinha a luz cortada por causa do atraso no pagamento de um boleto há anos, e em muitos casos quem deixou de pagar nem é mais o morador do imóvel. Segundo o diretor da Aneel, Romeu Donizete Rufino, não se pode penalizar o consumidor que por acaso esqueceu ou falhou no pagamento, a concessionária tem 90 dias para lembrá-lo. A mesma norma ainda prevê que a suspensão de fornecimento por falta de pagamento da conta de energia só poderá ser feita em dias úteis da semana e durante o horário comercial (8h às 18h). 



Homem morre afogado na Comunidade de Mucambo zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Foto: São Timotéo em Foco

A Comunidade de Mucambo, localizada na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora, acabou vivendo outro momento trágico na tarde do último domingo (08/01) com a morte de um dos seus moradores mais queridos, Josenir Souza de 34 anos, o qual foi vítima fatal de um afogamento que ocorreu na Aguada Pau-Ferro, por volta das 15h. Ele que estava acompanhado de parentes que foram colher frutas, resolveu tomar banho na represa e, não se sabe ao certo se ele sabia nadar, mas, infelizmente ele acabou indo para uma parte funda e sucumbiu às águas. A comunidade ficou chocada e a tristeza tomou conta de todos.



Golf Sportline acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Foto: Divulgação

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Golf Sportline 1.6  completo, 2013/2014. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. Taisan Autos, Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.



BR-030: ônibus com romeiros capota na `Curva da candonga´ próximo a Caetité

Foto: Leitor 97news/via whatsapp

Na manhã desta segunda-feira (09/01) por volta das 06h um ônibus que transportava romeiros que saiu do município de Bom Jesus da Lapa e voltava para a cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, tombou na BR­-030, próximo ao município de Caetité. Segundo a Polícia Militar, o ônibus capotou em uma curva conhecida como "Curva da Candonga", trecho bastante perigoso onde acontece vários acidentes. Segundo testemunhas, o veículo começou a apresentar problemas no freio na entrada da curva, quando o motorista perdeu o controle da direção. No acidente, 15 pessoas ficaram feridas e foram socorridas por ambulâncias do Samu para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité. Um idoso de 85 anos que teve ferimentos mais graves foi encaminhado para o Hospital Municipal de Guanambi.  



Carne de animais abatidos são transportadas em carroça na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Leitor 97news

Na manhã desta segunda-feira (09/01) um leitor do 97NEWS enviou uma foto a nossa redação mostrando o descaso com a carne suína que está sendo vendida na cidade de Livramento de Nossa Senhora, portal da chapada diamantina. Segundo informações apuradas pela nossa redação, um carroceiro, que não teve a identidade revelada, transportava tranquilamente pelas ruas da cidade carnes de suínos já abatidos sem nenhuma proteção. Na foto, pode ser observado que os animais estão amarrados na parte traseira da carroça, sem nenhuma refrigeração ou embalagem que protegesse as carnes. Ainda de acordo com informações, a carne foi entregue em um açougue localizado no Mercado Municipal. Outra questão que deixou o internauta indignado, é que esta mesma carroça faz coleta de entulhos na cidade, tornando ainda mais a proibição de quem faz o consumo deste tipo da carne, vendida desta maneira. A ANVS - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, diz que, carnes, frios e congelados só devem ser transportados em câmaras frigoríficas e sob a temperatura adequada.



Brumauto: feliz Volkswagen Novo

Foto: Divulgação

Chegou na Brumauto o novo Gol 1.0 2016/2017 Trendline completo, com preço de nota fiscal de fábrica. Aproveitem as últimas unidades em estoque. Visite a nossa loja na Av. Centenário, 893, Bairro Dr. Juracy. Telefone 3441-5000.



Ituaçu: Homem é apresentado na DP de Brumado acusado de pular o muro da vizinha e a ter estuprado

(Fotomontagem: 97NEWS)

Os casos de estupro começam a aparecer com maior incidência na mídia, gerando cada vez mais revolta. Na região sudoeste vários casos vêm aparecendo e, neste domingo (08), um novo episódio desses ocorreu, desta feita no município de Ituaçu. Segundo informações obtidas junto à Polícia, um homem identificado como Matheus Brito Silva Pessoa, que reside na Av. José Carlos Brito, teria, primeiramente pulado o muro da sua vizinha, para em seguida, efetuar a prática de estupro. Uma denúncia anônima fez com que os policiais iniciassem uma busca pelo acusado, já que o mesmo fugiu após ter cometido o delito. A vítima e o suspeito foram trazidos para a 20ª Coorpin para abertura de inquérito policial. Segundo novas informações o acusado negou ter praticado o estupro. 



Esporte: futebol amador movimentará os bairros

Foto: Edimilson Leite I 97news

O futebol amador de Brumado dá seguimento neste mês de Janeiro, com campeonatos em vários bairros da cidade. E abrindo os jogos, no dia 29/01 começa o Campeonato do Bairro Baraúnas, no Estádio Gauchão. Na primeira fase, 10 times estarão se enfrentando. O campeonato vai para sua 3ª edição e o repórter esportivo Edimilson Leite estará cobrindo todos os jogos, e em breve divulgando as tabelas dos campeonatos. 



Rio do Antônio: Prefeito refuta denúncias de nepotismo e garante que as nomeações seguiram critérios técnicos

Foto: Divulgação

Após a veiculação e posterior repercussão da matéria intitulada “Rio do Antônio: Nomeação de familiares do prefeito na mira da oposição; denúncia já está sendo protocolada no MP”, o prefeito José Souza Alves (Deca) se posicionou a respeito dando as explicações pertinentes. Em nota enviada à redação do 97NEWS, o chefe do executivo rechaça qualquer possibilidade da prática de nepotismo em sua gestão e garante que as nomeações atenderem exclusivamente a critérios técnicos. “O fato é que o Prefeito Municipal nomeou sua filha, Samara Leite Alves para ocupar o cargo de Secretária Municipal de Saúde, e Luamárcia Batista Pereira, irmã do vice prefeito Tarciso Batista Pereira, como Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, ante a capacidade técnica de ambas, inclusive por tratar-se de servidoras efetivas da Administração Pública Municipal em suas respectivas áreas”, cita na nota que ainda garante que “no que tange às supostas nomeações do filho do Prefeito Municipal para a função de Coordenador das Unidades Básicas de Saúde, e da outra filha do Gestor para a Procuradoria Municipal, sequer merecem ser consideradas as referidas informações, uma vez que não foi exarado qualquer ato administrativo que sustente o quanto noticiado, muito menos se cogitou tais nomeações por este Chefe do Poder Executivo”. Segundo o prefeito José Souza Alves, “os secretários municipais não se enquadram na vedação da prática de Nepotismo, nos termos da Súmula n° 13, do Supremo Tribunal Federal, quando parentes de outros agentes políticos. Essa é a hipótese excepcionada pela Súmula”. E finaliza garantindo que “a atual Administração Pública Municipal vem valorando os princípios constitucionais, notadamente, o da moralidade e legalidade, repudiando qualquer ato ímprobo. O Prefeito Municipal e sua equipe não vêm medindo esforços para melhor servir o povo rioantoniense, e cuidar do patrimônio público municipal”. Rechaçada as denúncias da oposição, mesmo tendo o STF excepcionando as nomeações, ficam, no momento em que o povo clama por ética e moral, as mesmas dentro da redoma da estranheza.



Brumado: Comando da Polícia Militar será ainda mais ofensivo no combate à criminalidade em 2017

As blitzes serão ainda mais regulares na cidade (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Com um ótimo índice de resolutividade obtido no ano passado, o comando da 34ª CIPM de Brumado irá intensificar ainda mais o combate à criminalidade neste ano de 2017. Várias serão as ações nesse sentido e a primeira delas já está sendo operacionalizada, que é a realização de blitzes sistemáticas em todo o perímetro do município, inclusive na zona rural, o que irá contribuir de forma muito eficaz para a retirada de circulação de veículos que trafegam com irregularidades diversas. Na manhã desta segunda-feira (09) várias blitzes foram realizadas em diversos locais da cidade, o que aumenta a sensação de segurança na cidade (foto abaixo). A ofensiva contra o crime será mais contundente, o que projeta uma positividade nesse sentido, pois esse é um dos anseios da população brumadense.  

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)