ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol


Ortopedia e Traumatologia é no Centro Médico São Gabriel, com Dr. João Vitor

Foto: Divulgação

O Centro Médico São Gabriel inovando para melhor atender, traz para Brumado e região o especialista em Ortopedia e Traumatologia Dr. João Vitor Teixeira,  profissional responsável pelo tratamento, orientação e prevenção de doenças osteoarticulares como artrose; artrite; bursite; dores na coluna; fraturas; hérnia de disco; osteoporose; tendinites além de procedimentos de ultrassonografia muscoesquelética e cirurgias. faça sua avaliação. Agende sua consulta: 77 3441-1502 / 77 99925-8807 (WhatsApp). Praça dos Meiras, Centro | Brumado-Ba.



Bahia ganha notoriedade na produção de café; estado é o quarto maior produtor do país

Foto: Reprodução

Para comemorar o Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) lançará uma campanha para estimular o aumento da qualidade do café produzido no Brasil. Com o mote “Café certificado sempre vai bem”, a campanha pretende aumentar a oferta e procura por cafés certificados e garantidos quanto à qualidade, seja entre os do tipo Extra Fortes e Tradicionais, como entre os Superiores e os Gourmets, que são as diferentes categorias de qualidade do produto no Brasil. Na Bahia, quarto maior produtor brasileiro, a Chapada Diamantina tem ganho notoriedade com a produção de cafés especiais. É daquela região o vencedor do 14º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Com nota final de 8,62 pontos (em uma escala de 0 a 10), o microlote da cafeicultora Letícia Alcântara, produzido na Fazenda Divino Espírito Santo, no município de Piatã, venceu a disputa. 

A região da Chapada Diamantina vem se tornando referência no café (Foto: Reprodução)

O segundo lugar também ficou com a Bahia. Foi para o café cereja descascado de Antônio Rigno de Oliveira, também de Piatã, com a nota de 8,57 pontos. Com a colheita do café arábica, já iniciada na Bahia e em outros estados produtores, mostra que o Brasil terá uma safra de excelente qualidade. De acordo com a Abic, a tendência é que os brasileiros possam degustar diariamente cafés com qualidade ainda melhor, em todas as categorias. Apesar do cenário de crise econômica, o consumo de café no Brasil apresentou alta de 3,6% em 2017, superando a expectativa da Abic de crescimento de 1% a 1,5%. Para 2018, a associação nacional estima que o consumo chegue a 22,8 milhões de sacas.



Conquista: Um ano após morte do filho, enfermeira de 51 anos é assassinada na porta de casa

Foto: Conteúdo l 97News

Uma enfermeira de 51 anos foi morta a tiros na noite de terça-feira (15), quando chegava em casa, no bairro Vila América, na cidade de Vitória da Conquista. De acordo com a Polícia Civil, a morte de Eliete da Silva Rocha ocorreu um ano depois do homicídio contra o filho dela. A Polícia não tem detalhes da autoria e motivação do crime contra Eliete. Entretanto, investiga se a morte da enfermeira tem relação com o homicídio do filho dela. Existe a hipótese de vingança, apontou a polícia, já que o filho da enfermeira foi morto por conta do envolvimento com o tráfico de drogas. A polícia não detalhou a idade do filho de Eliete, que se chamava Silvio Silva Oliveira. Segundo a polícia, nenhum dos vizinhos de Eliete viu quem fez os disparos. Os moradores informaram apenas que ouviram os tiros e que o corpo da enfermeira foi encontrado próximo a garagem da casa dela, localizada na Rua Francisco Cândido Xavier. 



Confirmado: Prefeitura de Brumado realizará São Pedro dos Olhos D'água

Foto: Luciano Santos l 97News

Depois de muitas especulações a respeito do São Pedro do Bairro Olhos D'água ser transferido para outro local, a Prefeitura Municipal de Brumado informa que assumirá a realização da festa e que a mesma permanecerá no Bairro. A comissão formada pela Secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer Ednéia Ataíde,  o Secretário de Administração, João Nolasco e o Chefe de Gabinete, Amarildo Bomfim até o momento ainda não divulgou as atrações, porém já definiu a data da realização da festa que acontecerá de 29 de junho a 01 de julho de 2018.



Ex-candidato a vereador, Paulo Esdras, declarou apoio ao pré-candidato a Deputado Estadual Dr. Tiago Amorim (PSD)

O pré-candidato Dr. Tiago Amorim recebe o apoio do ativista e presidente da REDE, Paulo Esdras (Foto: Divulgação)

A política da ‘Capital do Minério’ continua vivendo um momento de efervescência, onde muitas articulações continuam a todo vapor, agitando sobremaneira os “corredores do poder”. Na noite desta quarta-feira (16), mais uma delas saiu do “tubo de ensaio”, com a declaração do apoio do ativista cultural e ex-candidato a vereador nas eleições de 2016 (com 514 votos), Paulo Esdras, que é o presidente do Partido REDE Sustentabilidade em Brumado, que declarou publicamente que irá apoiar o pré-candidato a deputado, o jovem advogado Dr. Tiago Amorim (PSD), compondo uma frente de oposição num movimento de renovação política. Já para deputado Federal, Paulo disse que irá apoiar quadros do seu partido, da REDE e será um brumadense, um outro filho da terra, sendo que o anúncio acontecerá nos próximos dias. Mais surpresas poderão acontecer nos próximos dias, já que os “costureiros” da política estão com as “agulhas” e as “tesouras” afiadas na busca de encontrar composições que venham a atender a grande expectativa do povo de Brumado.



Arthur Maia diz que acusação contra ele sobre 'máfia do lixo' foi 'excrecência' de adversários

O deputado Arthur Maia negou qualquer envolvimento com a suposta 'máfia do lixo

O deputado federal Arthur Maia (DEM-BA) divulgou nota nesta quarta-feira (16) negando envolvimento na chamada “máfia do lixo” na cidade de Bom Jesus da Lapa. Segundo o parlamentar, a denúncia é uma "excrecência" e foi criada por um adversário político. "Sou adversário político e não mantenho nenhuma relação com o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, que é o responsável pela contratação dos serviços de limpeza pública", relata o texto. Maia alega ainda que não conhece nenhuma das empresas envolvidas no processo de licitação para a coleta de lixo na cidade. Também segundo o deputado, um jornalista divulgou o caso em um site local em junho de 2015 e um adversário político de Maia protocolou uma denúncia contra o democrata. De acordo com o parlamentar, o responsável pela denúncia fez uma retratação judicial em que admite não ter apurado as informações divulgadas em um informativo na região;. O inquérito que investiga Maia em relação à 'Máfia do Lixo' foi encaminhado do Supremo Tribunal Federal (STF) para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Relator da investigação, o ministro Ricardo Lewandowski justificou que a decisão foi baseada no entendimento firmado pela Corte de restringir o foro privilegiado de deputados e senadores apenas para crimes relacionados ao mandato.



Brumado: Justiça revoga a prisão de acusado pela morte de Vilma Amorim

A vítima, segundo a tese da defesa, baseada no laudo pericial preliminar, veio à óbito por causa natural (Foto: 97NEWS)

O crime de Feminicídio vem sendo uma das atividades criminosas de maior repercussão na sociedade e na mídia, já que as mulheres, que sempre foram vítimas desse tipo de delito, conquistaram uma série de avanços quanto as penalidades das quais elas são vítimas seculares, já que, mesmo que alguns não admitam, a nossa sociedade ainda respira com muita intensidade os “ares do machismo”. Em Brumado, o Feminicídio não possui muitos registros, mas, recentemente um episódio ocorrido no Bairro Olhos D'água, que teve como suspeito dessa prática Valdenor Sena (51), o qual foi acusado de ter, no dia 19 de março deste ano, agredido até a morte a sua esposa Vilma Amorim dos Santos (51). Como já tinha sido, inclusive, cogitado pelo 97NEWS, o suposto ato poderia não ser provado, já que, segundo a defesa, o laudo pericial corroboraria para a inocência do acusado, já que a vítima teria vindo à óbito decorrente de uma causa natural que não foi determinada. Ainda faltaria outros exames complementares para o laudo definitivo, mas, a tese apresentada pela defesa foi suficiente para que a Vara Crime determinasse a soltura do acusado, que aguardará o processo em liberdade. A família da vítima ficou decepcionada com a decisão, mas ainda espera que tudo seja devidamente esclarecido, já que existia um histórico, segundo os familiares, de sucessivas agressões à vítima.  



Após inauguração da Sala do Empreendedor, Brumado receberá Cidade Empreendedora e Rede Simples

A Cidade Empreendedora e a Rede Simples funcionará no complexo da Sala do Empreendedor (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A Prefeitura de Brumado receberá o programa Cidade Empreendedora e Rede Simples. Realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o programa Cidade Empreendedora, visa por meio de um conjunto de medidas, implantar e promover políticas de desenvolvimento econômico com o fortalecimento das empresas. Ainda não há data definida para a implantação da Cidade Empreendedora e da Rede Simples, mas o prefeito já anunciou que será no mesmo complexo da Sala do Empreendedor, na Rua Dr, Mário Meira, 79, no centro da cidade. “O programa objetiva a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento. Entre os benefícios que desejamos trazer para Brumado, será melhorar o ambiente de negócios e a promoção de políticas públicas que traga protagonismo aos pequenos empreendimentos aqui instalados”, ressalta a coordenadora regional do Sebrae de Vitória da Conquista, Jozinete Viana. Segundo ela, as ações práticas do programa são multidisciplinares, atuando nas mais diversas frentes. "A Cidade Empreendedora é um projeto de apoio a prefeitura, para que o município possa tratar o pequeno negocio de modo diferenciado e assim fomentar o desenvolvimento do município, gerando riqueza para a população", comentou Viana. Ainda segundo a coordenadora, Brumado foi inserida para receber a Cidade Empreendedora, devido o seu potencial. "O critério escolhido foram as cidades com maior densidade empresarial, por isso o Sebrae resolveu inserir esse projeto em Brumado".

A Rede Simples é uma plataforma onde poderão ser feitas abertura, fechamento e alteração das empresas (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Consultorias especializadas na área de compras públicas e desburocratização, da elaboração do Plano de Gestão Municipal e o Plano de Desenvolvimento Econômico, são exemplos de ações práticas que estarão acontecendo durante atuação do projeto. “Tenho certeza que através do desenvolvimento dessas ações no município, vamos ter um comércio mais forte e mais competitivo” afirma Jozinete. Dentre os destaques no evento de inauguração da Sala do Empreendedor, a coordenadora regional do Sebrae falou também sobre a vinda da Rede Simples, que buscará facilitar o acesso de empresários a processos burocráticos. "O objetivo da Rede Simples é que haja a desburocratização dos serviços, facilitando o acesso do empresário aos processos de documentação, ou seja, é um sistema integrador da Bahia, por meio da Junta Comercial do Estado, que tem como objetivo integrar os processos em uma única plataforma, onde poderão ser feitas abertura, fechamento e alteração das empresas, em busca de mais rapidez nos processos fazendo com que os empreendedores não precisem ir até os processos. Isso economiza tempo e dinheiro”, frisou Viana. Para garantir o integrador é necessário que o município envie um ofício para a Juceb, assinado pelo prefeito, para que seja feito um convênio. Logo, uma equipe da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) é encaminhada para fazer a capacitação dentro do município.



97NEWS parabeniza os Garis pela passagem do seu dia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Este dia 16 de maio é o dia dedicado a uma classe trabalhadora muito importante para a sociedade, os Garis. São eles os responsáveis por retirar das ruas a sujeira que nós, lamentavelmente ainda jogamos nas ruas, avenidas e praças. O trabalho dos garis é fundamentais para nossa qualidade de vida e preservação do meio ambiente. O 97NEWS lembra nesta data a importancia do trabalho desta categoria, de homens e mulheres, valorosos servidores a serviço do planeta. Parabéns aos Garis, um inestimável prestador de serviço e sem eles a cidade seria um caos. É preciso, portanto, valorizar esses trabalhadores brumadenses, que com seu esforço deixam Brumado mais limpa, criando um ambiente bom pra se viver. Neste dia 16 de maio, data dedicada a eles, nosso mais caloroso e fraterno abraço de estima e consideração. 97NEWS, o seu portal de notícias da Região Sudoeste. 



Brumado: Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realiza eventos em alusão ao '18 de Maio'

Foto: Composição l 97NEWS

A campanha é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ECPAT Brasil, em parceria com a SNDCA, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Polícia Rodoviária Federal e ChildHood. Com o slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente, a ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO”, se destaca no sentido de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda  sociedade para participar da luta. Em Brumado, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, por intermédio da equipe do CREAS Chico Xavier, unidade responsável por atender crianças e adolescentes vítimas dos mais diversos tipos  violências, em parcerias com demais componentes da rede de atendimento do público referenciado, desenvolve a campanha no município, a qual contempla atividades variadas. As ações organizadas pela equipe do CREAS Chico Xavier, vão de 14 a 25 de maio, sendo o dia 18 como o dia 'D' da campanha do Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Chico Xavier atende na Rua Gutemberg Leal, 44, no bairro das Flores.



Brumado: Em mais uma ação judicial de demolição, Prefeitura libera Rua Paulo G. Sampaio

A rua ficou liberada, já que o muro da residência atrapalhava a trafegabilidade no local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Na manhã desta quarta-feira (16), foi dado cumprimento a mais uma reintegração de posse, onde, prepostos da Prefeitura Municipal demoliram um muro de uma residência localizado na Rua Paulo G. Sampaio, no bairro Noberto Marinho. Desde 2012, o município estava buscando junto à justiça a referida reintegração de posse, onde, já tinha sido feita uma ação de demolição, mas na época, o então proprietário, que também lutava na justiça para manter a construção no local, reergueu o muro. O proprietário registrou até uma ocorrência registrando o fato como abuso de poder. Já na manhã desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Brumado, através da Secretaria de Infraestrutura, demoliu o referido muro mais uma vez, após uma decisão da justiça. O município alega que a construção atrapalha o tráfego na rua, causando prejuízos a outros moradores da localidade, especialmente na acessibilidade ao local. O secretário de Infraestrutura, André Cardoso, já havia comunicado, antes da demolição, um muro que tinha sido construído no local correto pelo proprietário, o que serviu para manter a segurança do imóvel, como pode ser visto na foto abaixo.

 

O proprietário já tinha construído um muro no local certo para garantir a segurança da residência (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Rui Costa assina ordem de serviços da Policlínica Regional de Barreiras; a de Brumado parece cada vez mais distante

Recentemente o governador Rui Costa também esteve em Guanambi para inaugurar a Policlínica daquela região (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma das grandes conquistas obtidas pelo atual governo da Bahia foram os avanços na área de saúde, com investimentos robustos e ações pontuais que deram uma nova dinâmica ao setor. Uma das mais significativas foi a criação das Policlínicas Regionais, as quais facilitaram o acesso a procedimentos de média e alta complexidade com uma infraestrutura invejável. Várias regiões vêm recebendo as policlínicas a exemplo de Guanambi, Teixeira de Freitas e, nessa segunda-feira (14) o município de Barreiras, localizado no oeste do Estado, recebeu a visita do governador que assinou a ordem de serviço para a construção da unidade regional. Este cenário positivo para essas cidades, que deveria ter Brumado incluído, infelizmente parece cada vez mais negativo a nível local e regional, já que Rui Costa já deveria ter vindo assinar a ordem de serviço, mas, como está se esvaindo o período legal para isso, já que iremos entrar na fase eleitoral, a vinda da Policlínica, pelo menos nesse ano de 2018, parece cada vez mais improvável. Algumas razões são apontadas para esse desfecho desanimador, uma delas é a falta de entendimento de alguns municípios pactuados como Livramento de Nossa Senhora e Paramirim que resolveram “botar o pé na parede” e lutar para que a unidade fosse construída numa desses locais. Com a falta de habilitação do consórcio interfederativo da Região de Brumado, a policlínica realmente ficará somente no campo das possibilidades. Outro fator que pode pesar nesse sentido é a falta de enfrentamento por parte do próprio Rui Costa, que, pelo fato de ter que buscar a recondução do seu mandato, pode ter “afrouxado”, evitando assim atritos que podem prejudicar o seu desempenho eleitoral. Mais uma questão que pode fazer parte deste bojo de conjecturas é a falta de representatividade que o município ainda possui. Sejam quais forem os motivos, o que a população, não só de Brumado, mas de toda a região, que pode compreender cerca de 500 mil pessoas, é que a Policlínica Regional de Brumado venha a se concretizar, já que a demanda nesse sentido é enorme. Outra ressalva é que esse quadro desafiador, poderá ter uma mudança substancial neste ano de 2018, já que as chances de o município eleger um filho da terra nunca foi tão factível. 



Caminhão carregado de tomate tomba e deixa motorista ferido na BR-030, entrada de Lagoa Real

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um motorista ficou ferido após o seu caminhão carregado de tomate tombar na altura do km-860 da BR-030, na entrada de Lagoa Real. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (16), por volta das 00h15m. A PRE detalha que as causas do acidente ainda são apuradas. Entretanto, destaca que o tombamento ocorreu em uma curva às margens da rodovia federal, próximo à região de Lagoa Real. O condutor do veículo acabou fraturando uma das pernas, mas foi atendido pelo SAMU 192 e encaminhado ao Hospital local, e passa bem. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Vocalista brumadense é destaque em Minas Gerais; banda fez shows em várias cidades

Foto: 97NEWS

A banda Farra do Gordinho, que tem com líder o vocalista, o brumadense Darlan, realizou uma sequência de shows em Minas Gerais neste último final de semana. A banda que tem como principal aposta a música "Gordinho Raparigueiro", a qual foi composta pelo próprio Darlan, passou pelas cidades de Januária e Montes Claros e foi bem recebida pelo público. A Farra do Gordinho lotou três casas de shows durante a passagem da banda nas duas cidades. Darlan contou a nossa reportagem que foi um momento espetacular. "Foi maravilhoso, saímos de nosso estado e recebemos o carinho de fãs de cidades maiores que Brumado, jamais imaginaria isso, mais ao mesmo tempo é um sinal de que nosso trabalho vem crescendo bastante". Darlan contou ainda que em Januária a banda gravou um CD ao vivo e a expectativa é de que ele seja lançado nas próximas semanas "Januária sempre foi uma cidade que abraçou nosso trabalho e assim que apareceu a oportunidade de fazer um show lá, escolhemos ela pra realizar a gravação, o público cantou todas nossas músicas e foi bem receptivo com a gente, ficando até uma gostinho de quero mais". Ainda segundo ele e sua produção, o segundo semestre vem recheado de novidades principalmente visando o verão de 2019. 



CONSEPE aprova projeto de implantação do Curso Superior em Engenharia de Minas no IFBA de Brumado

O oficina do curso já recebeu parte da sua estrutura metálica em uma área de 480 m² (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) aprovou, em reunião realizada no dia 10 de maio, a criação do novo Curso Superior em Engenharia de Minas, Campi Brumado. De acordo com a Resolução nº 23, o curso irá ofertar 45 vagas, atingindo o patamar de expansão nº 3, com 60 professores. Este é o primeiro curso regular de graduação ofertado pelo IFBA em Brumado desde a criação do Campi, em 2016. A previsão é que as turmas se iniciem no segundo semestre de 2018. Para o diretor do IFBA, Rui Santana, esse curso é a porta de entrada do IFBA no município. "A partir dele, outros virão. Outras cidades começaram assim, com a implantação do primeiro curso superior. A presença do curso criou condições para que as coisas fossem evoluindo e outros cursos fossem sendo implantados ao longo dos anos nestas cidades", destaca. 

Para o diretor do IFBA, Rui Santana a chegada do curso abrirá novas portas (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Contagem regressiva: Faltam 30 dias para o Forró do Sítio Novo 2018

Divulgação

Falta pouco. É isso mesmo, um dos eventos mais aguardados da capital do minério e região está chegando: Forró do Sítio Novo 2018! Faltam apenas 30 dias. Esse ano, o evento está ainda mais especial, pois será em clima de copa do mundo, traga a sua galera e venha se divertir na melhor festa All Inclusive da região. Essa você conhece. O público irá se divertir com a vasta programação musical, confira: Solange Almeida, Luan Forró Estilizado, Edigar Mão Branca, Fann Estourado e Donas do Bar. Garanta logo o seu ingresso em Tiazinha distribuidora, Boutique Monarca, Padaria Kipão, Villas Lounge, Bar do Rei, Loja PG Store na Power Gym, Boutique Sandes, Padaria e Mercadinho Pão de Mel no Bairro São Félix, Subway e MM Armazém. Em Aracatu você encontra na Farmácia Santo Antônio.



Caculé: Embasa divulga resultado da licitação para Adutora do Truvisco

Foto: Divulgação

A sistema integrado adutor que levará água da Barragem do Truvisco em Caculé para os municípios de Rio do Antônio e Guajeru já tem empresa vencedora para a realização da obra. O resultado da licitação foi publicado pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento no Diário Oficial do Estado, informando que a empresa LQ Construtora LTDA foi a vencedora da Concorrência Nacional. A obra será realizada com recursos próprios da Embasa, em atendimento ao pleito defendido pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) em parceria com os respectivos prefeitos dos municípios beneficiados Deca (Rio do Antônio) e Gil Rocha (Guajeru). “Diante da recusa do Governo Federal em não realizar esta importante obra, o governador Rui Costa assumiu este compromisso conosco e com os municípios e vai realizar a obra através da Embasa. No entanto, alguns parlamentares da oposição, que não conseguiram fazer o mesmo através do governo golpista de Michel Temer, de forma oportunista eleitoreira, tentam pongar nesta importante realização do Governo da Bahia para a região”, desabafou Waldenor. Para Zé Raimundo, “a concretização dos esforços de mais uma luta em conjunto para a região nos deixa muito felizes, pois sabemos que esta é uma obra muito aguardada pelas populações de Rio do Antônio e Guajeru, que sofrem com a falta d’água”. As obras da adutora devem ser iniciadas assim que a ordem de serviço seja assinada pelo governador, o que deve acontecer até junho. 



'Máfia do lixo': Deputado federal Arthur Maia é acusado de receber ‘mensalinho’ de R$ 125

Foto: Reprodução

Um inquérito que apura envolvimento do deputado federal e relator da reforma da Previdência Arthur Maia (DEM), foi enviado para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), pelo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. O ministro afirmou que sua decisão foi baseada no entendimento firmado pela Corte de restringir o foro privilegiado de deputados e senadores apenas para crimes relacionados ao mandato. Segundo o ministro, a conduta imputada ao investigado não teria sido praticada em razão do exercício de suas funções como Parlamentar. Para Lewandowski, caberá agora ao TJ-BA receber o inquérito, para depois encaminhá-lo ao juízo competente. Maia foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de receber um mensalinho de R$ 125 mil, proveniente de um esquema envolvendo uma empresa de coleta de lixo e a prefeitura de Bom Jesus da Lapa. A denúncia do suposto esquema da “máfia do lixo” foi feita por um servidor estadual e líder do PTC em Bom Jesus da Lapa, Edimar Matheus de Oliveira. Há suspeita de superfaturamento e desvio de dinheiro público no contrato investigado.



Angiologia na Clínica Master com Dr. Thiago Marques Coelho

Foto: Divulgação

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos como varizes, feridas crônicas, má circulação, dores crônicas nas pernas, trombose, alterações dos vasos sanguíneos em decorrência da diabetes, dentre outras. A angiologia encarrega-se do diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o renomado angiologista Dr. Thiago Marques Coelho. A CLÍNICA MASTER fica situada na Rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, punção de mama e tireóide por agulha fina, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta! (77) 3441-5396, (77) 99991-5396 e (77) 99126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Brumado: Hospital Municipal Profº Magalhães Neto incluído na Campanha Nota Premiada Bahia

Foto: Divulgação

Brumado passa a participar da Campanha Nota Premiada! Agora, o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto está cadastrado no sistema, possibilitando as doações por meio do cadastro das notas. Se cadastrando, uma porcentagem do valor de todas as notas fiscais cadastradas em seu CPF será direcionado para a instituição brumadense que você escolher. Além de ajudar uma instituição que necessita, você concorre a prêmios de R$ 1.000.000,00! Muito legal, não? Para participar é necessário que você exija a inclusão de seu CPF na nota fiscal eletrônica no ato da compra, já que todas as notas com o seu CPF cadastrado estarão sendo computadas para os sorteios. E claro, quanto mais notas, maior a sua chance de ganhar!

Como se cadastrar

- Passo 1

Primeiramente você deve acessar o site oficial da Campanha Nota Premiada (Clique aqui), clicar na opção ‘CADASTRO’ e preencher os espaços com os documentos necessários: Número do CPF, data de nascimento, nome da mãe e no final assinalar a verificação de segurança, o ‘reCapTcha’.