ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Construção de sede da Unidade do Corpo de Bombeiros em Brumado aguarda liberação do Grupamento de Bombeiros de Vitória da Conquista

Conquista: Aeroporto Glauber Rocha marca nova fase no turismo de negócios

Brumadense que pesava 140 kg, perdeu 50 kg com exercícios e dedicação

Morro do Chapéu: Caçador mata jiboia de 3 metros em e encontra veado na barriga

Brumado: Secretário diz que ponte entre os bairros Dr. Juracy e São Jorge tem previsão de entrega para três meses

Brumado: Justiça Estadual realizará leilão de imóveis e veículos no dia 25 de julho

Líder de grupo terrorista revela plano para matar Presidente da República, diz revista

Homem arranca órgão genital do amante da esposa com tesoura após flagrar traição

Reumatologia é na Clínica Master com Dr. Kayson Lima

Brumado: Escritor José Walter lança mais dois livros; 'Bissextas' e 'Cartas Trocadas'

Inusitado: Motorista abandona carro após ser parado em blitz na Praça da Prefeitura, em Brumado

Aeroporto Glauber Rocha: Presidente Bolsonaro rebate; 'Dinheiro é do povo, não meu, nem de Rui Costa'

Animal solto na pista causa acidente e deixa motociclista ferida no anel viário da BR-030, em Brumado


Brumado: Prefeitura entrega primeira etapa do sistema de iluminação de Natal

Na noite de sexta-feira (22/11) o prefeito Aguiberto Lima Dias, acompanhado de secretários municipais e assessores entregou à população de Brumado a primeira etapa da iluminação da Natal, que compreendeu a Igreja Matriz e as Praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira. No momento da entrega o prefeito Aguiberto destacou que “assim como nos anos anteriores, buscamos manter essa tradição tão importante, que faz com que as festas de final de ano em Brumado fiquem ainda melhores”. O chefe do executivo brumadense ainda destacou que “essa é a primeira etapa que está sendo composta por 16 mil micro-lâmpadas e que deixou um de nossos principiais cartões postais, que é a Igreja Matriz, muito bonita”. E finalizou declarando que “a próxima etapa já está sendo executada e será entregue à população nos próximos dias e irá iluminar o Paço Municipal e a Praça Coronel Zeca Leite, que este ano receberá novidades na iluminação.



Genoino recebe alta de hospital em que estava internado em Brasília

Foto: Rede Globo

O deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP) recebeu alta do hospital em que estava internado em Brasília por volta de 6h30 deste domingo. O ex-presidente do PT foi condenado no julgamento do mensalão a  6 anos e 11 meses de cadeia, por corrupção ativa e formação de quadrilha.

Genoino foi preso no último dia 15, junto com outros réus condenados no mensalão. Ele estava preso desde o dia 16 na penitenciária da Papuda, em Brasília, de onde foi levado para o hospital na quinta-feira, após passar mal.

O deputado não precisou deixar o hospital de ambulância. Ele saiu de carro de passeio e não falou com a imprensa. De lá foi para a casa da filha, também em Brasília.

Em julho Genoino passou por cirurgia cardíaca, para contornar uma dissecção da aorta (a artéria estava abrindo em camadas, o que provoca hemorragias). Em setembro, devido aos problemas de saúde, foi licenciado das  suas atividades na Câmara. Laudo do IML diz que Genoino tem hipertensão e "é paciente com doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos". 

Em nota divulgada neste domingo, o Instituto de Cardiologia do DF, onde Genoino estava internado, disse que o deputado apresentou "melhora dos níveis de pressão arterial e dos parâmateros de coagulação sanguínea" e que, por isso, recebeu alta.

Por conta dos problemas de saúde, Genoino vai ficar em prisão domiciliar até sair uma decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal sobre o tipo de regime de detenção que ele deverá cumprir.

No sábado, a pedido do presidente do STF, Joaquim Barbosa, uma junta médica realizou perícia sobre o estado de saúde de Genoino. Baseado no resultado da perícia, Barbosa vai decidir sobre o tipo de regime de prisão, se semiaberto ou domiciliar, como pede a defesa.

O deputado foi um dos réus condenados do mensalão presos no último dia 15. Na penitenciária da Papuda, ele cumpria regime semiaberto junto com os também petistas José Dirceu, ex-minstro do governo Lula, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.

CONTINUE LENDO


Brumado: Prova da UNEB começa hoje e curso de Direito em nosso município é o mais concorrido

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Começaram neste domingo (24/11), as provas do vestibular 2014 da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Os portões foram abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Como sempre têm aqueles que por algum motivo sempre atrasam e chegam correndo ao local da prova. O segundo dia de prova acontece nesta segunda-feira (25/11), com as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).

São oferecidas 4.451 vagas, distribuídas em mais de 100 opções de cursos de graduação presenciais, nos campi de Salvador e em outras 23 cidades baianas.

Neste ano, entre os cursos mais concorridos em Salvador estão medicina (163 candidatos por vaga, com entrada no 1° semestre; e 97 candidatos por vaga, com entrada no 2° semestre), direito (59), engenharia de produção civil (48) e psicologia (33/1° semestre). Já a concorrência no interior indica o curso de direito como o mais procurado. 

Em Brumado a concorrência do curso de direito está de 14 candidatos por vaga.





Lula marca presença na inauguração da Fábrica de Cerveja Itaipava em Alagoinhas

Foto: 97NEWS

Das cervejarias em atividade no Brasil, o Grupo Petrópolis é o único com capital 100% nacional.  O grupo intensifica sua presença no território brasileiro com a inauguração, nesta sexta-feira (22/11), de sua primeira fábrica no Nordeste, em Alagoinhas, e o 97NEWS esteve presente para registrar este importante evento.

Com capacidade de produção de 6 milhões de hectolitros por ano, a empresa investe aproximadamente R$ 600 milhões para o desenvolvimento da unidade fabril no período de 5 anos, podendo chegar até R$ 1,1 bilhão com o negócio de distribuição. Um dos destaques da nova unidade é a tecnologia, a mais moderna da América Latina, adquirida da empresa alemã Krones AG. A produção vai abastecer a Bahia, Sergipe e Alagoas. A geração de empregos em Alagoinhas será de 600 empregos diretos e 3000 indiretos. Cerca de 5 mil pessoas, entre funcionários, fornecedores, imprensa e autoridades, circularam pelas instalações.

Em entrevista ao 97NEWS, o Diretor de Mercado do Grupo Petrópolis, Douglas Costa afirmou que o Nordeste é estratégico para uma empresa 100% brasileira e que a inserção do Grupo no Nordeste começa com a marca Itaipava, que emprestou o nome para duas arenas na região: a Itaipava Arena Fonte Nova e a Itaipava Arena Pernambuco. O contrato de naming rights (direito de uso do nome), que é de 10 anos com possibilidade de prorrogação por mais 20 anos, garante ao Grupo a possibilidade de investir em eventos na região.

“Escolhemos o futebol, uma das paixões brasileiras, e unimos à cerveja, outra paixão nacional, para criarmos vínculos permanentes com os nordestinos”, completa o Diretor de mercado.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner e mais autoridades políticas desembarcam em Alagoinhas para participar da inauguração da primeira fábrica de cerveja da Itaipava no nordeste. Durante o discurso Lula foi bastante aplaudido por todos que estavam no evento.

Lula destacou o desenvolvimento e a geração de emprego como pontos principais da instalação da fábrica na cidade, além de ressaltar a diminuição das desigualdades com as políticas sociais instauradas desde o início do seu governo, em 2003. O ex-presidente falou da capacidade do trabalho do nordestino, e da alegria dos baianos. “Uma coisa eu aprendi com o povo baiano, é que ele não abre mão de ser alegre e feliz”, disse.

 

Foto: 97NEWS


Brumado: Irmã de PM da reserva,acusado de pedofilia, acredita na inocência do irmão

Nesta manhã de quinta-feira (21/11), uma irmã e uma sobrinha do PM aposentado, que está sendo acusado de pedofilia, procurou a equipe de reportagem do 97NEWS, para prestar alguns esclarecimentos sobre a acusação que envolve o PM. Segundo nos informou a irmã, que prefere não se identificar, o acusado precisou viajar há mais de dez dias, a fim de pegar assinatura de uma irmã, em outra cidade, para venda de um imóvel da família.

“ Ele viajou sem saber de nada, acredito na inocência do meu irmão, ele é um homem trabalhador, honesto, tem filhos, netos e é exemplo em minha família, infelizmente se envolveu com esta pessoa há uns quatro meses, e como ele deu fim ao namoro, ela (a namorada) não se conforma”, desabafou a irmã do acusado.

Indagada sobre a volta do PM aposentado, a mulher não soube dizer a data, pois não fala com ele desde que viajou.



Pastor evangélico acusado de estuprar garota de 13 anos em Serra Dourada é procurado pela polícia

Foto: Divulgação

Um pastor evangélico do município de Serra Dourada, localizado no extremo-oeste baiano, é procura pelo polícia, acusado de estuprar uma adolescente de 13 anos. Jackson Nascimento Silva, de 37 anos, teria atacado a garota quatro vezes, sendo a primeira delas em 12 agosto, nas dependências do templo religioso. Segundo a polícia, o pastor chegou a comunicar que iria se apresentar no último dia 11 de novembro na 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Santa Maria da Vitória. Apesar da promessa, o pastor não compareceu à sede da Coorpin. Silva deixou a cidade e passou a ser considerado foragido da Justiça. O laudo do exame de corpo delito confirmou o estupro à adolescente.



Wagner diz que PT não é partido de

O governador Jaques Wagner (PT) quer que o julgamento do mensalão seja uma "página virada" para o partido e assinalou que os fatos ocorridos no episódio não devem ser tomados como uma marca da legenda. "Essa não é a história do PT. Digo sempre que, se o PT não é, e deve pretender ser um partido de anjos, seguramente não é um partido de marginais. Em todo partido, em toda instituição privada ou pública tem santos e diabos. Acho que isso não tira a característica do partido que tem uma história de contribuição à democracia brasileira como outros partidos tem", disse nessa quarta, 20,  em Salvador.  Para Wagner o julgamento do mensalão "não vai acabar com o PT como alguns pretendem" e sugeriu aos opositores tomarem cuidado "com a posologia" porque podem ser vítimas do mesmo "ataque exagerado" que na sua visão os petistas estão sendo alvo.. Wagner considerou normal supostos manchetes exageradas da mídia ao PT devido a prisão dos mensaleiros. Ponderou que, mesmo jornais que não são simpáticos ao partido publicaram artigos e editoriais "de pessoas equidistantes e isentas do processo político-partidário" que reconhecem eventuais exageros."Alguém citou: se alguns que estão são soltos e (José) Genoíno preso, tem alguma coisa que não vai bem nesse processo". Apesar de tudo, Wagner considera que não caberia ficar criticando o Judiciário. "A democracia vive da harmonia de poderes, determinadas opiniões não adianta dar depois do julgamento feito. É óbvio que entendo que aquela prisão, de final de semana para alguém que tinha direito a (regime) semi-aberto ser levado a uma prisão de confinamento... Houve precipitação desnecessária". O governador lembrou que foi a Comissão de Direitos Humanos da OAB que reconheceu "ter havido exagero".

Disse entender que o Judiciário "tem sempre que se colocar acima das paixões" comparando que na Suprema Corte dos Estados Unidos "jamais um julgamento se transformou num espetáculo". E sugeriu que os 11 membros do Supremo Tribunal Federal faça uma reflexão. "Quando se dá vitaliciedade a um magistrado, quando ele não pode ser removido do cargo, é para cercar essas pessoas das garantias necessárias para que o julgamento delas contra apupos ou aplausos, se  faça de acordo com sua consciência". Conforme Wagner, para o julgamento e a prisão dos petistas ter virado um "libelo nacional é porque foi politizado, partidarizado". Embora achando que ocorreram "equívocos", disse que "o melhor caminho que nós temos é a democracia: eu prefiro achar que, com tudo isso, cada membro do Supremo e todas as instituições devem fazer suas reflexões para a gente poder ir caminhando e fortalecer a democracia". 

A Tarde

CONTINUE LENDO


Médica cubana receita remédio de cavalo para paciente

A foto de um receituário escrito por uma médica cubana do Mais Médicos indicando o metocarbamol a um paciente com osteoartrose no Maranhão tem causado o maior reboliço nas redes sociais. A medicação é exclusiva para o uso veterinário no Brasil e serve para cavalos, cães e gatos. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde do município Barra do Corda, de onde saiu a receita. Segundo Alexandre Miranda Leite, a médica Norma Rodriguez, que assina o documento, já foi orientada e continua exercendo a atividade. O programa é do governo Federal. “É verdade sim. É que esse comprimido é usado em humanos lá no país deles como relaxante muscular. Já passamos a relação de medicamentos usados no Brasil e ela continua trabalhando aqui. O povo gosta muito do atendimento deles porque são mais atenciosos”, emenda o secretário.  No entanto, Alexandre deixou escapar que estranhou a falta de capacitação dos profissionais que chegaram às unidades sem saber os remédios utilizados no país. “Eu não posso afirmar, mas, achei que os dois meses que passaram aqui antes de começarem a trabalhar eram para serem capacitados”, lembra.A foto foi publicada também no blog Perito.med comandado pelo perito do INSS Francisco Cardoso. O endereço eletrônico se dedica a discutir atividades como perícia médica, perícia médica previdenciária etc, mas também denunciou outros casos de receituários e diagnósticos equivocados dos médicos cubanos.

“Eu não sou contra a vinda de estrangeiros para o Brasil, mas tem que ter diploma revalidado. Eles vêm de faculdades que não são consideradas de primeira linha nem no país de origem. O governo tenta fazer a população acreditar que precisa de médico simples, mas isso não quer dizer que sejam médicos sem conhecimento”, opina.  Francisco diz ainda que teve contato com a médica que fez a foto do receituário em Barra do Corda. “Ela trabalha lá, me mandou a cópia, mas não quer ser identificada porque será perseguida. Olha, são muitos diagnósticos errôneos em todo o Brasil. Coisas absurdas que só vão piorar”, desabafa. A reportagem fez contato com a assessoria do Ministério da Saúde na manhã de terça-feira (19), mas não obteve qualquer resposta. Um novo contato foi feito na manhã desta quarta (20) e novamente o site não teve retorno. 

Bocaonews

CONTINUE LENDO


Preso em Conquista acusado de matar dançarino em Porto Seguro

Foto: Divulgação

O principal suspeito de matar o travesti Lady Butterfly na última segunda-feira, 18, na cidade de Porto Seguro foi preso pela Polícia Civil às 19h desta quarta-feira, 20, em Vitória da Conquista.

De acordo com o delegado Odilson Pereira, coordenador da 10ªCoorpin, Luan Santos Gonçalves, 22 anos, foi encontrado em um hotel na Av. Crescêncio Silveira, Centro comercial de Vitória da Conquista.

O suspeito confessou ser o autor do homicídio.  Ele argumentou que agiu em legítima defesa e contou que o travesti tentou o surpreender com uma faca, porém ele reagiu e acabou cometendo o crime.



Municípios terão R$ 360 milhões para medidas de combate a dengue

O Ministério da Saúde repassará mais de R$ 360 milhões para municípios de todo o país intensificarem o combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A medida foi publicada na edição de hoje (20) do Diário Oficial da União. Os recursos fazem parte do Fundo Variável de Vigilância em Saúde (PVVS), do Componente de Vigilância em Saúde de incentivo financeiro para a qualificação de ações de vigilância. Dados do Ministério da Saúde apontam que o país já reduziu em 30% o número de mortes por dengue e tem, atualmente, um dos menores índices de mortalidade pela doença nas Américas, com 0,03 óbitos para cada 100 notificações. Novo mapa da dengue revela que 157 municípios brasileiros estão em situação de risco para a doença, outros 525 em alerta e 633 cidades com índice satisfatório. Os dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa), apresentado ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O levantamento revelou que três capitais estão em situação de risco: Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho. Outras 11 - Boa Vista, Manaus, Palmas, Salvador, Fortaleza, São Luís, Aracaju, Goiânia, Campo Grande, Rio de Janeiro e Vitória - apresentaram situação de alerta.

Agência Brasil



Brumado: Presos têm visitas suspensas nesta quarta-feira, depois da tentativa de fuga

Foto: Divulgação

A visita aos detentos, que é realizada toda quarta-feira na carceragem da 20ª COORPIN, foi suspensa esta semana. A interrupção é uma medida disciplinar da direção em resposta à tentativa de fuga de alguns detentos nesta segunda-feira (18/11).

A determinação pegou de surpresa os parentes que foram fazer a visita os presos.

A adoção da medida disciplinar deixou alguns pessoas chateadas, já que esta visita só acontece uma vez por semana e todos terão que esperar a próxima quarta para fazer a visita.

 “Vou viajar e só retorno depois do natal, vou ficar mais de um mês sem poder ver meu irmão”, diz uma visitante.

Este é um procedimento comum nas cadeias, quando os detentos fazem rebelião ou tentam fugir.



Correios homenageia o centenário de Vinicius de Moraes

Os Correios lançam, nesta quarta-feira (20), uma emissão especial de selo em comemoração ao centenário do nascimento de Vinicius de Moraes, na exposição Filatélica Mundial Brasiliana 2013, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é retratar a contribuição e a importância do artista à musica e à dramaturgia brasileira. O selo foi inspirado nos antigos LP’s de Bossa Nova e traz elementos ligados a Vinicius, como o calçadão de Ipanema, violões e máscaras de teatro, além de um trecho do Soneto da Fidelidade. Com arte de Juliana Souza, o selo tem tiragem de 600 mil unidades, a R$ 2,75 cada. As peças podem ser adquiridas nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas à Distância ([email protected]).



Brumado: PRE realiza Operação BA-148

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Nesta manhã de quarta-feira a Polícia Rodoviária Federal (PRE) realizou uma operação denominada “Operação BA-148”, sob o comando do subtenente Aguiar. Esta ação visa inibir infrações de trânsito, combater e prevenir a criminalidade, impedindo a entrada de entorpecentes e armas em nosso município.

Durante a operação foram abordados diversos veículos, destes 09 motocicletas foram apreendidas e 12 condutores foram notificados  com documentação irregular. Segundo o subtenente Aguiar, as blitze serão intensificadas até o final do ano.

As ações acontecerão em dias, locais e horários alternados. Nesta quarta a ação aconteceu próximo a comunidade de Lagoa Funda.

As motos apreendidas foram conduzidas ao pátio da PRE.



Brumado: Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Começa nesta quarta-feira (20/11), a “Campanha  16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.  A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania-Sesoc, por meio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Chico Xavier, vai realizar uma série de atividades voltadas para prevenir, combater e discutir a desigualdade de gênero e a violação do direito das mulheres.

Desenvolvida, atualmente, em 159 países, a campanha foi criada, em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Internacionalmente, ela começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, a Campanha tem início no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras, terminando também no dia 10 de dezembro.



Brumado: PM aposentado é acusado de pedofilia

Polícia Civil investiga um suposto caso de pedofilia envolvendo um policial militar aposentado e duas enteadas. O caso corria sob segredo de justiça e na manhã de terça-feira (19/11), policiais se deslocaram até a casa do acusado, porém o homem não se encontrava em casa, e a polícia apreendeu um computador de propriedade do mesmo, que poderá auxiliar nas investigações. Exames feitos nas menores constataram os abusos, e o material colhido poderá confirmar a suspeita.

 



OAB divulga lista de aprovados no XI Exame da Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira (19) o resultado do XI Exame da Ordem, aplicado no dia 6 de outubro deste ano, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Confira aqui a lista com os aprovadosA lista relaciona os aprovados de acordo com o local onde fizeram a prova. Na Bahia, o exame foi aplicado em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.  Na lista divulgada nesta terça não consta o resultado dos candidatos que optaram pela prova prático-profissional de Direito Civil. 

Correio



Ifba abre concurso para professor

Profissionais de Arquitetura, Ciência da Computação, Engenharia, Física e Geologia podem se candidatar para ser professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). De acordo com o edital do concurso, são 37 vagas distribuídas nas cidades de Salvador, Barreiras, Eunápolis, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Seabra e Vitória da Conquista. Já os salários podem variar  de R$ 1.914 a R$ 8.049. Inscrições no portal www.ifba.edu.br, até 8 de dezembro. A taxa é de R$ 100.



Vídeo mostra dançarino "Lady Butterfly" pedindo socorro

Foto: Divulgação

Imagens de uma câmera de segurança mostram o dançarino Daniel José Oliveira Júnior, de 35 anos, conhecido como 'Lady Butterfly', pedindo socorro depois de ser esfaqueado. O travesti foi atacado em sua casa em um bairro na orla norte de Porto Seguro, no sul da Bahia, na madrugada de segunda-feira (18/11). Por volta de 1h30, o artista, agonizando, caminha até a casa de um vizinho e bate na porta. Ninguém sai para atender e 'Lady Butterfly' continua em busca de ajuda. Cambaleando, a vítima vai em direção a outra casa, até sumir do alcance da câmera. Moradores do local disseram que o resgate médico teria demorado meia hora para chegar. 'Lady Butterfly' morreu a caminho do Hospital Luis Eduardo Magalhães. O delegado Delmar Bittencourt afirmou que o crime teria sido cometido por um rapaz com quem o travesti estava se relacionando há dois dias. Os dois teriam brigado dentro do apartamento do artista, por motivo ainda desconhecido e, durante a discussão, a vítima foi esfaqueada.Apesar do suspeito ter levado o carro, o computador e o celular do artista, a polícia não descarta a possibilidade de crime passional. 

Radar 64



Mega-Sena pode pagar R$ 5,7 milhões nesta quarta-feira

O concurso número 1.549 da Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 5,7 milhões nesta quarta-feira (20). O sorteio acontece às 20h25, em Osasco (SP).

Caso o apostador acerte sozinho as seis dezenas da sorte, poderá adquirir frota de 47 carros de luxo ou 19 imóveis no valor de R$ 300 mil cada. Segundo a Caixa Econômica Federal, o valor teria rendimento mensal superior a R$ 33 mil se fosse investido na poupança.