ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2019"

Brumado: Paróquia do Bom Jesus celebrou missa em solenidade ao Sagrado Coração de Jesus

Foto: Diego Vieira l Pascom Brumado

No último dia 28 de Junho a paróquia do Bom Jesus na igreja Matriz celebrou a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Ocasião em que rezamos pela santificação do clero. Como dizia São João Maria Vianney: “O sacerdote é o amor do coração de Jesus”. Por isso somos convidados a rezar sempre pelos nossos sacerdotes especialmente pelo nosso papa, para que sejam fiéis à missão a eles confiada. Às 19h houve a procissão, seguida da celebração Eucaristica presidida pelo Pe. Cleonídio Alves. A Solenidade instituída pela igreja acontece sempre às sextas-feiras após dois domingos depois de Pentecostes. Na Paróquia Bom Jesus, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é antiga, desde quando foi fundado o Apostolado da Oração em 30 de Maio de 1913 pelo padre José Dias. 

Foto: Diego Vieira l Pascom Brumado

A recepção da imagem foi com todo esplendor e com uma Missa para primeira comunhão de 28 crianças. No ano de 1915, o Apostolado da Oração contava com 811 associados sendo 19 zeladores e 20 zeladoras, sendo o Apostolado o principal meio de difusão da fé católica na cidade. Além do trabalho de evangelização, tinha a associação dos desvalidos como projeto posto em prática pelos apóstolos aos mais necessitados. Este ano, no dia 30 de maio, o Apostolado da Oração completou 106 anos de existência na paróquia Bom Jesus. A devoção e o zelo se estende até os dias atuais pelos membros do Apostolado que, com muita fé e amor ao Coração de Jesus, mantém viva essa tradição.



Brumado: Cursos de Direito e Pedagogia da Uneb são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) comemora o reconhecimento de dois cursos ofertados no Campus XX de Brumado. No último dia 27 de junho, o Conselho Estadual de Educação (CEE), através de publicação feita no Diário Oficial do Estado da Bahia, reconheceu o curso de Bacharelado em Direito. Implantado no ano de 2012, o curso formou a sua primeira turma em julho de 2017. No ano de 2018, a Uneb recebeu a visita de uma comissão instituída pelo CEE, a qual verificou documentos, espaço físico, biblioteca e demais equipamentos essenciais ao bom funcionamento da graduação, além de ter conversado com estudantes, professores e funcionários, quando puderam comprovar, in loco, a qualidade da formação ofertada ao seu público-alvo. Além deste, a Uneb de Brumado também teve reconhecido do curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado a professores-alunos do município de Aracatu, através de parceria com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.



Brumado: Transmissões das sessões só poderão ser realizadas após emissora da Câmara entrar no ar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Diante de uma possível mudança no horário das sessões da Câmara, que atualmente acontecem às sextas-feiras no horário da manhã, na última sessão ordinária, os vereadores por quase sua unanimidade cobraram do presidente da Casa Legislativa, o vereador Leonardo Vasconcelos para que veja a possibilidade do retorno das sessões para às segundas-feiras, em horário noturno, como aconteciam antes. Dando assim, mais possibilidades para que a população possa assistir e participar de perto dos trabalhos dos vereadores. Uma outra situação que já vem de longas datas sendo cobrada pelos vereadores aos ex-presidentes, inclusive com bastante intensidade ao atual gestor, Léo Vasconcelos, são as transmissões das sessões no legislativo via emissora de rádio. O questionamento foi levantado pelo vereador Zé Ribeiro na última sessão, o que também é uma bandeira defendida pelo vereador Santinho. Segundo os edis, muitos que moram na zona rural não conseguem ter acesso a Câmara de Vereadores por está localizada na zona urbana, e até mesmo os moradores de bairros mais distantes, tem dificuldades em acessar a Casa da Cidadania. Ainda segundo os vereadores, com as transmissões via rádio, os trabalhos do legislativo podem ser levados aos brumadenses, dando transparência às indicações de cada vereador. Durante a sessão, o presidente da casa foi questionado e o vereador Léo citou que em recente reunião no Ministério Público o próprio promotor tinha questionado isso, e que foi explicado que a recomendação veio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e que somente com a entrada no ar da rádio oficial da Câmara de Brumado, é que isso poderá ser resolvido. Leonardo Vasconcelos lembrou ainda que recentemente esteve em Brasília a fim de agilizar o processo, mas que, até agora a autorização não foi publicada no Diário Oficial, o que vem impedindo até o momento a abertura do processo licitatório para a efetivação da Rádio Câmara. 



Quebra-molas são instalados na BA-148 próximo ao acesso para a cidade de Dom Basílio

Foto: Reprodução l 105 FM

Após solicitação da prefeitura do município de Dom Basílio, a 50 km de Brumado, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEINFRA), começou no fim de semana a instalação de dois quebra-molas próximo ao acesso da rodovia que liga o município a BA-148. De acordo com a prefeitura, a solicitação será para amenizar o alto índice de acidentes que vem ocorrendo no local. Agora quem trafega pela rodovia deverá redobrar a atenção e ficar atento a sinalização. 



Brumado: Polícia prende homem que tentou se passar por tenente do Exército

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Um homem foi preso neste domingo (30) enquanto se passava por militar nos festejos de São Pedro do bairro Olhos D'água, em Brumado. Segundo a PM, João Francisco de Assis Neto, foi preso por volta das 22h40, quando tentava visitar um amigo, que estaria detido no posto policial do evento após agredir populares. No entanto, ao ser solicitada a carteira funcional de Francisco, que se apresentou como 3° tenente do exército brasileiro, ele disse que o documento estava no interior do seu automóvel. Diante da situação, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizou abordagens no automóvel, mas nenhum documento que comprovasse tal patente foi apresentado. Ainda na revista ao veículo, foi encontrada uma sacola plástica contendo 32 peças de semi joias, sendo pingentes, pulseiras, gargantilhas e outros. Material este supostamente oriundo do roubo ocorrido no bairro São Félix no dia 22 de junho. Os objetos juntamente com o receptador foram apresentados na sede da Delegacia de Brumado, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.



Abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras na próxima quinta (04) será suspenso para manutenção

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para possibilitar a realização de serviços de melhorias em equipamentos da estação de bombeamento na barragem de Cristalândia, o abastecimento será temporariamente interrompido na próxima quinta (04/07), das 9h às 17h, em Brumado e Malhada de Pedras. O funcionamento do sistema de abastecimento será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos. Enquanto realiza o serviço, a Embasa recomenda que os moradores evitem todas as formas de desperdícios, redobrando os cuidados com a água armazenada nos reservatórios domiciliares. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção programada.  



Canonização de Irmã Dulce será em outubro

Foto: Divulgação l Obras Irmã Dulce

A freira baiana Irmã Dulce será proclamada como santa pela Igreja Católica no dia 13 de outubro, um domingo, em cerimônia realizada às 10 horas, no Vaticano. A data foi divulgada na manhã desta segunda-feira (1) pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger e a superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes. No anúncio também foi informado que Salvador receberá uma missa festiva para comemorar a canonização de Irmã Dulce. O evento ocorrerá no dia 20 de outubro, às 16 horas.



Brasil: Doenças provocadas por Aedes já mataram 410 este ano, aponta MS

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério da Saúde informou que pelo menos 410 pessoas morreram de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti do começo do ano até a primeira quinzena de junho. Segundo o informe, foram 388 óbitos por dengue, 20 por chikungunya e 2 por zika. Conforme o Estadão, o número é quase três vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. À época, foram registradas 151 mortes causadas por enfermidades associadas ao mosquito. Além do aumento das mortes houve também crescimento dos casos das três doenças até o dia 15 de junho. Os dados mostram 1,192 milhão de casos prováveis de dengue, número 6,7 vezes maior que o anotado no mesmo período do ano passado. Em relação à chikungunya houve aumento de 11,9%, com 71.079 casos, e no caso de zika foram 7.530, crescimento de 28% em relação ao mesmo período em 2018.