ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Superintendente da SMTT acredita que ‘polêmica’ com radares é apenas uma questão de adaptação

Brumado: Em coletiva, pré-candidato ACM Neto critica péssimos índices na segurança da Bahia e defendeu mudança de postura

Brumado: PM impede que morador em situação de rua seja espancado até a morte por homens; veja vídeo

Loja da Eletrozema é consumida por incêndio em Livramento de Nossa Senhora

Secretário de Administração Penitenciária da Bahia realiza visita técnica ao presidio de Brumado

Brumado: Polícia Civil concluiu investigação do homicídio ocorrido no bairro do Mercado

Brumado: Secretário de Administração Penitenciária é recebido pelo prefeito Eduardo Vasconcelos

Sala do Empreendedor promove workshop para estudantes do CEEP de Brumado

Idoso de 67 anos fica ferido em acidente com picape próximo a 'Serra do Marçal'

Médico é preso em flagrante suspeito de estuprar adolescente de 13 anos

Você já ouviu falar no Rap Geek? O Tema Livre Podcast bateu um papo com Dock Elo, criador desta arte em Brumado

Trabalhadores do comércio de Brumado e Região tem direito no Benefício Social e já podem aproveitar

Chuva de granizo atinge cidade de Mucuri, no extremo sul baiano

TCM adverte Prefeitura de Brumado por irregularidades em licitação da limpeza pública

Grupo operativo da Ouvidoria Cidadã de Brumado toma posse na Defensoria Pública Estadual

Termômetros podem marcar 10 graus nos próximos dias no Sudoeste da Bahia

Bahia: Secretário da Segurança Pública defende descriminalização da maconha

TSE e Telegram formalizam acordo para combate às fake news

Criança é encontrada viva depois de passar dois dias dentro de buraco na Bahia

Polícia desarticula esquema que abria contas bancárias em nome de terceiros na Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2019"

1ª Feira de Artesanato acontece na próxima sexta (05) em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A primeira Feira de Artesanato de Brumado já tem data marcada. No dia 05 de julho, a partir das 17 horas. Artesãos brumadenses vão expor seus produtos na Praça do Jurema, centro da cidade. A agenda foi definida pelos próprios artesãos que realizam seus trabalhos no Mercado de Artes do município. Em reunião, foi decidido todas as ações de planejamento para a feira. De acordo com Madalena Lima, uma das artesãs que trabalha no Mercado, a feira servirá para motivar os profissionais do setor. “Muitos não sabem, mas Brumado possui uma grande tradição em artesanato. Queremos ampliar esse trabalho com a primeira feira, aumentando as oportunidades para que todos possam expor seus produtos além do trabalho que já é realizado no Mercado de Artes”. Segundo ela, a feira vai muito além do artesanato, inclusive serão ofertados produtos da área de gourmet. "Vamos trabalhar também com chocolates, cestas decoradas, enfim, todo tipo de artesanato", afirma Madalena. 

Foto: Divulgação

Para o evento, cerca de 15 artesãos já confirmaram sua participação, o que segundo ela, prova a importância do evento para Brumado. "Recebemos qualquer artesã de Brumado, basta nos procurar no Mercado de Artes e falar comigo, com Dinda, Zalete ou com Tânia. Temos também o telefone 77 98811-2991, pode entrar em contato que todos serão bem vindos", esclareceu a artesã. Com a expectativa de um público grande, a feira reunirá produtos genuínos. “Só é possível expor produtos fabricados de forma 100% artesanal", afirma Lima. Para Zalete Cruz, outra artesão do Mercado, como é a primeira feira, servirá de modelo para que outros movimentos aconteçam na cidade. "A ideia é que a feira aconteça todo mês em um local diferente, porque nosso trabalho tem que ser mostrado", ponderou Zalete.



Espirometria é na Clínica Master

Foto: Divulgação

Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar, Prova Ventilatória ou Exame do sopro, realizado por médico pneumologista e fisioterapeuta. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar que entram e saem do pulmão. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro. Se o resultado indicar alguma alteração, outros exames serão necessários para confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias, como asma ou DPOC. Você realiza a Espirometria na Clínica Master, que fica na rua Donizete Alves Lima, 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903.



Conquista: Mãe de santo acusa intolerância religiosa de evangélicos

Foto: Ilustrativa

Mais um caso de intolerância religiosa é registrado na Bahia. Dessa vez, o fato apurado ocorreu em Vitória da Conquista. Conforme relato de Rosilene dos Santos Santana, mãe de santo Rosa de Oxum, ao site Bahia Notícias, a situação aconteceu no último domingo (30). Ela voltava de uma padaria no bairro Boa Vista, na companhia de familiares, quando foi abordada por uma mulher que trazia uma Bíblia. "Ao chegar na porta de minha casa, ela disse que ia orar por mim. Quando eu disse que não precisaria porque tinha minha religião, ela começou a me atacar. Atacava minha religião, me chamava de sapatão, me desrespeitando. Eu dizia a ela que aquilo era crime, mas ela continuava", relatou ao Bahia Notícias. Logo após a abordagem, a mãe de santo foi até a igreja, de onde a mulher fazia parte, para reclamar da abordagem ao pastor. No entanto, narra ela, o efeito foi contrário. "Ele veio para cima de mim já me atacando, xingando e chegou a botar as mãos em mim, me agredindo", declarou. Ainda ao site, a mãe de santo disse que se surpreendeu com o pastor, por conta de ser vizinho dela. "Eu imaginei que ele iria me tratar de outra maneira porque já o conhecia de muitos anos", acrescenta a mãe de santo. No dia seguinte, a mãe de santo registrou a ocorrência no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).



Usuários reclamam de instabilidade no Whatsapp; 'não baixa áudio e nem faz downloads de imagens'

Foto: Reprodução

O WhatsApp está com instabilidade e não baixa áudio na manhã desta quarta-feira (3). O aplicativo para Android e iPhone (iOS), além da versão web do mensageiro, também apresenta falha no download de mídias e imagens. Segundo relatos de usuários no Twitter, o app parou de funcionar por volta de 10h40 de hoje. O site DownDetector, que monitora o funcionamento de serviços online, mostra que o problema atinge principalmente o Brasil, Argentina, Alemanha e outros países da Europa. Ao tentar carregar uma foto no app, surge a mensagem: “não foi possível transferir a imagem. Tente novamente. Se o problema continuar a acontecer, tente se conectar a uma rede Wi-Fi”. Ainda há reclamações sobre não conseguir fazer o download de mensagens de voz na plataforma. O Instagram e o Facebook também estão com bug no carregamento de fotos. 



Rio de Contas: Município de Brumado não terá representante na última rodada de negociações que discutirá o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio das Contas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, juntamente com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) da Bahia, estarão reunidos no próximo dia 17 de julho na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, para realizar uma rodada de consultas públicas para o Plano de Recursos Hídricos e a Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas. O plano tem como conceito o planejamento de um processo de gestão da água na bacia a partir de sua dinâmica hidrológica (águas subterrâneas e superficiais) para orientação da preservação e recuperação dos ambientes geradores de água com o uso sustentável dos recursos hídricos da bacia, que abrange 91 municípios, divididos em 3 regiões. O projeto pretende estabelecer diretrizes, metas e a construção de programas para reforçar o caráter participativo de sua elaboração contando com a participação de diversos seguimentos, tais como o poder público, sociedade civil e usuários de água, além de outros interessados na gestão dos recursos hídricos. Fred Neves, membro do comitê, destacou a importância da participação do poder público e da sociedade civil. Para ele, “o plano só terá resultado efetivo se todos se apropriarem da proposta fazendo dela o seu plano de gestão”, ponderou. Neves ressalta ainda que esse é um momento de grande importância para a Bacia Hidrográfica do Rio das Contas. "Nó fazemos neste momento um apelo para que o município de Brumado, para que envie um representante e também todos os interessados do seguimento da sociedade civil organizada para participarem ativamente dessa última rodade de consultas públicas", requereu Neves. Segundo ele, “este é um momento histórico, marcado por lutas e adversidades das mais variadas possíveis. Nós sabemos que é apenas o pontapé inicial na jornada de recuperar, preservar e manter de forma sustentável a bacia do nosso Rio das Contas, mas com este plano em mãos nós teremos mais ferramentas e insumos pra nos abastecer nessa luta”, concluiu.



Brumado: Motociclista é atingido por linha de pipa com cerol e leva 8 pontos no rosto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um motociclista ficou ferido após ser atingido por uma linha de pipa com cerol, enquanto andava de moto as margens da linha férrea, que dá acesso a nova ponte do bairro São Felix, em Brumado. Ele precisou levar cerca de 8 pontos no rosto. O acidente aconteceu na manhã do último sábado, 29 de junho. Adenildo Rocha Meira mostra o tamanho do corte que os médicos do Hospital Professor Magalhães Neto tiveram que costurar. “Só senti a hora que uma coisa fria cortou meu nariz e eu fui com a minha mão tirar. Na hora que eu tirei já estava a linha com cerol, com sangue descendo. Foi quando eu parei a moto pro acostamento para poder parar e ver o que aconteceu”, disse Adenildo. Ele ainda conta que amigos ofereceram ajuda, mas ele preferiu continuar pilotando até o hospital, onde foi rapidamente foi atendido. "Chegando lá tive um atendimento rápido, os médicos logo me atenderam. E graças a Deus estou bem, mas poderia ter sido pior", contou. A roupa que ele vestia ficou cheia de sangue. “Tive um corte muito profundo no nariz e abaixo do supercílio, quase que fico cego”, completou Rocha. Para Adenildo, só não foi pior porque ele estava com um capacete fechado. “Eu usava um capacete fechado, mas a viseira estava aberta. Mas parece que foi até melhor, porque a linha poderia ter decido para o meu pescoço e eu não poderia está vivo agora. Foi um salvamento de Deus", descreve Rocha. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Próximo ao local onde a linha de cerol atingiu o motociclista, a reportagem encontrou vários adolescentes soltando pipa. Um deles, de 16 anos, disse que o cerol é usado por muitos jovens. “Para continuar com a pipa, porque o povo gosta de ficar cortando a pipa”, disse. A moto de Rocha não tinha antena que corta a linha da pipa, usada para proteger o motociclista. Mas após o acidente, ele instalou o equipamento que custa cerca de R$ 25. "O que aconteceu comigo serve de um alerta para os mototaxistas que estão todos os dias nas ruas de Brumado, coloquem o equipamento, a vida vale muito mais do que uma antena", alertou Adenildo. O pai de duas filhas, uma de 20 naos e outra de oito meses faz um apelo aos pais que deixam seus filhos soltarem pipa no meio da rua. "Faço aqui um pedido aos pais de família. Conversem com seus filhos, orientem eles para que procurem um local seguro, afastado da cidade. Essa linha pode matar um pai de família", pediu Adenildo Rocha. 



Caio Rubens será o único representante de Brumado no maior evento de trilha off-road do Mundo em Santa Catarina

Foto: 97NEWS

Entre os dias 04 e 07 de julho, o município de Curupá, em Santa Catarina será palco do maior evento de trilha do Mundo, o "Bananalama", evento que reunirá pilotos de moto off-road de diversas cidades do Brasil e de outros países para participarem de uma trilha onde a confraternização e a conclusão do percurso é o maior prêmio a ser conquistado. Em sua décima terceira edição, os participantes percorrerão uma trilha com cerca de 60 km, com grau de dificuldade fácil a média, garantindo o fluxo de mais de 4 mil motos para a realização do percurso em 4 horas. Além disso, paisagens exuberantes fazem parte do trajeto. Na lista de baianos, está o único representante de Brumado, o piloto Caio Rubens (Caio Molas), que não esconde a felicidade em poder participar do maior evento de trilhas do Mundo. “Desafio é a palavra que me vem na cabeça quando se fala em um evento dessa grandiosidade. É uma experiência única com situações únicas”, define Caio. No trajeto, obstáculos e paisagens naturais deslumbrantes serão as principais companhias dos aventureiros. Ao todo, mais de 21 mil trilheiros já participaram do Bananalama em 12 edições. Para o brumadense, será um orgulho poder representar Brumado no Bananalama. “Esse evento reúne os maiores trilheiros da América Latina e do Mundo. Eu tenho o prazer de está representando minha cidade pela primeira vez, ”, ressalta Caio. 

Foto: 97NEWS

Com mais de 25 anos realizando off-road, o trilheiro ainda destaca que vem se preparando para o evento à cerca de seis meses, inclusive, teve que adquirir uma moto nova só para o evento. "Nossa equipe Treme Terra sempre participa de eventos na região, mas com o despertar do tempo a gente vai ganhando experiência e buscando grandes eventos. Então é uma preparação de muitos meses, montando equipe, porque é um evento caro, que envolve uma estrutura muito grande, inclusive com transportes das motos", esclareceu Caio. Sobre a trilha, o brumadense ressaltou que será uma experiência única. “Achei o roteiro interessante e vai ser uma trilha difícil por causa da lama e os pés de banana. Nosso objetivo é poder concluir a competição nessa estreia”, destaca. Como sempre, o esporte do município sofre em poder se destacar no Brasil devido a falta de apoio dos poderes públicos. Para o brumadense, se não fosse a ajuda do comércio local e de investimento do próprio bolso, ele não conseguiria participar. "Como sempre o comércio local está de parabéns, temos os nossos colaboradores, mas infelizmente o município mais uma vez não contribui em nada. A gente leva o nome de Brumado por orgulho, mas por ajuda da prefeitura não temos nenhum apoio", afirmou. O Bananalama 2019 terá representantes também dos municípios da região como Vitória da Conquista, Malhada de Pedras e Guajeru. O evento também terá shows musicais, parque de eventos, praças de alimentação, feira de produtos e sorteio de prêmios.

Foto: Divulgação


Brumadinho: Relator da CPI de pede indiciamento de 14 funcionários da Vale e da TÜV SÜD

Foto: Divulgação

Ao apresentar parecer final da CPI criada no Senado para investigar as causas e os responsáveis pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), o relator da CPI pediu na terça-feira (2) o indiciamento de 14 funcionários da Vale e da empresa de auditoria alemã TÜV SÜD e também o das duas empresas. A TÜV SÜD é a empresa alemã contratada pela mineradora Vale para fazer a auditoria em áreas de barragens e é já investigada pelo rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão após emitir laudo garantindo sua estabilidade. A Agência Nacional de Mineração (ANM) é responsável por fiscalizar a estrutura das barragens. Conforme o parecer, a Vale e a TUV SUD devem responder processo pelos crimes de destruição de florestas, incluindo a Mata Atlântica, além de poluição com morte dos animais e da vegetação, o que inviabilizou a área afetada para ocupação humana. Em relação aos 14 funcionários apontados como responsáveis pela tragédia, à CPI sugeriu que eles respondam por homicídio com dolo eventual (quando a pessoa assume o risco de que o crime pode causar morte)o, lesão corporal, destruição de flora e poluição. A tragédia na barragem da mineradora Vale, que ocorreu em janeiro, deixou, pelo menos, 246 mortos e 24 desaparecidos. Entre os funcionários alvo do pedido de indiciamento está o presidente afastado da Vale Fábio Schvartsman. Ele deixou o comando da mineradora em março, após a força-tarefa de promotores, procuradores e policiais que investiga o rompimento da barragem ter recomendado o afastamento do executivo e de outros 13 empregados da mineradora.



Copa América: Em jogo valendo vaga para final Brasil derrota Argentina com show de Daniel Alves e Gabriel Jesus,

Foto: Reprodução l Eugênio Souza (AP)

Nesta terça-feira (02), a seleção do Brasil eliminou a rival Argentina da Copa América com uma vitória por 2 a 0, gols de Gabriel Jesus e Firmino, e vai decidir no próximo domingo (7), no Rio de Janeiro, o torneio contra Chile ou Peru, que jogam nesta quarta (3), em Porto Alegre. O Brasil, é uma equipe compacta, que usou uma marcação avançada para dominar o meio-campo e atrapalhar o espaço criativo da Argentina, muito dependente de Messi. No ataque, com Firmino como referência na maior parte do tempo e Gabriel Jesus e Everton mais abertos, o Brasil ganhou terreno para se aproximar da sempre instável defesa argentina. Para controlar o jogo, a Argentina fez muitas faltas e parou o jogo o máximo que conseguiu na primeira etapa. A tática argentina de segurar o jogo para respirar e tentar, depois, equilibrar a partida, foi por terra com o gol brasileiro logo aos 18 minutos, com Gabriel Jesus, que trocou de posição com Firmino e recebeu um presente do atacante do Liverpool. No segundo tempo, como era de se esperar, a Argentina tentou correr atrás do prejuízo, chutou mais a gol e teve a posse de bola por mais tempo. Com Willian em campo no lugar de Everton, o Brasil se compactou ainda mais e soube administrar o volume de jogo maior do rival, que se lançou mais ao ataque. O golpe de misericórdia veio aos 25 minutos, em um rápido contra-ataque, quando Gabriel Jesus ganhou na raça da defesa argentina e retribuiu o presente para Firmino fazer 2 a 0. 



Guanambi: Bebê de apenas 06 meses de idade morre após sofrer broncoaspiração

Foto: Reprodução

No último domingo, dia 30 de junho, um bebê de apenas 06 meses morreu após sofrer broncoaspiração na cidade de Guanambi. De acordo com o site Radar 030, o pai da criança estava cuidado do  bebê e teria alimentado o bebê, e após a alimentação, a  pequena teria broncoaspirado o próprio vômito e acabou vindo a óbito. A broncoaspiração é quando a pessoa inspira o vômito ou um corpo estranho e fecha as vias aéreas. No primeiro ano de vida, o bebê broncoaspira o leite. Na infância, o problema decorre de brincadeiras, com amendoins e tampas de canetas, por  exemplo. Nas pessoas adultas, pode ocorrer quando elas estão embriagadas, vomitam enquanto dormem, e o vômito vai parar dentro do pulmão. E, por fim, no idoso por deficiência neurológica e circulatória, através da própria deglutição. Nos grupos de Whatsapp, o sentimento de solidariedade tomou conta de todos, com a triste notícia.  



Homem é apreendido ao conduzir motocicleta com numeração raspada em Brumado

Foto: Divulgação l PM/BA

Durante fiscalização de rotina da Polícia Militar no centro, em Brumado, a equipe realizou a prisão de um homem que conduzia uma motocicleta que estava com a numeração do motor raspada. A ocorrência se deu após abordagem em uma motocicleta na rua Dr. Antônio Pinheiro Canguçu. Durante a fiscalização, os policiais perceberam que a numeração do motor da moto estava raspada. Questionado sobre a raspagem da numeração, o condutor do veículo de 38 anos afirmou que adquiriu a moto no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais). Segundo o motoqueiro, ele comprou a moto de um homem não identificado. Ele ainda informou que sabia dos débitos da moto. Devido à adulteração de sinal identificador de veículo automotor, o homem foi preso e encaminhado junto com a motocicleta para a Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos cabíveis.



Pais se revoltam contra programa de computador que exclui presença de professor junto aos alunos

Foto: Reprodução

Pais de alunos se rebeleram nos Estados Unidos contra um programa educacional fornecida pelo Facebook, que dispensa a presença de professores em sala de aula, durante o desenvolvimento das atividades escolares. Batizado como Summit Learning, o programa oferece toda a grade de conteúdos para os alunos, deixando que estes escolham a ordem dos estudos. No entanto, famílias denunciaram que os filhos, sem a presença de um professor, ficavam horas em frente ao computador acessando sites como Youtube, Facebook e outras redes sociais. Algumas famílias denunciaram acentuada queda no rendimento escolar dos filhos, além da facilidade do contato com conteúdos inapropriados para crianças e jovens. O resultado foi a realização de protestos e intervenções de associações, que provocaram a retirada do programa de algumas escolas.



Polícia Militar recupera motocicleta furtada em Brumado

Foto: Divulgação l PM/BA

Na noite da última segunda-feira (1º), a Polícia Militar de Brumado recuperou uma motocicleta que havia sido furtada no dia 28 de junho nas proximidades dos festejos de São Pedro do Bairro Olhos D'água. Segundo a PM, após denúncia, a guarnição se deslocou até a zona rural, na entrada do Povoado de Campo Seco, e averiguou que uma motocicleta Yamaha Factor 125 estava abandonada. No local, com orientação de populares, a guarnição encontrou, em meio à vegetação nativa, numa área de difícil acesso, a moto de cor vermelha sem placa. Ao consultar o chassi, foi constatado que a mesma era produto de furto. A guarnição encaminhou o veículo para a Delegacia onde foram tomadas as medidas cabíveis.



Brumadinho: Relatório da CPI pede indiciamento de 14 pessoas

Foto: Divulgação

Depois de quase 120 dias de trabalho e 18 audiências, o indiciamento de 14 pessoas, entre elas, executivos da Vale, é um dos pontos do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investigou o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. As informações são da Agência Brasil. Além dos indiciamentos, o relator, senador Carlos Viana (PSD-MG), adiantou nesta segunda-feira (1º), em Brasília, que o documento também vai sugerir três projetos que tratam de crimes ambientais, da segurança de barragens de rejeitos e da tributação da exploração de minérios no país. Tal como cobrado dos representantes da Vale pelos senadores, o fim das barragens de resíduos no país e a definição do valor para o pagamento de indenizações também serão apontados no relatório. Os senadores também querem que a Agência Nacional de Mineração (ANM) contrate uma empresa para fazer os laudos de estabilidade das barragens. Hoje, as próprias mineradoras contratam esse serviço. A expectativa é de que nesta terça-feira (2) o relatório seja lido, sendo aberto prazo para vista coletiva, mais tempo para os senadores analisarem o documento. Na terça (9), será votado no colegiado. O rompimento da barragem de Córrego do Feijão em janeiro deste ano deixou pelo menos 246 mortos e 24 desaparecidos.

 



Prefeitura de Ituaçu é investigada por pagar mais de R$ 1 milhão à cooperativa sem licitação

Foto: 97NEWS

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar uma suposta contratação irregular de uma cooperativa para o serviço de transporte escolar, no município de Ituaçu, a 98 km de Brumado. As informações estão em uma portaria assinada pelo procurador da República, André Sampaio Viana, publicada na segunda-feira (1º). De acordo com o órgão federal, a Coopvel Cooperativa de Transportes foi contratada sem licitação este ano pelo prefeito Adalberto Alves Luz (PTB). A denúncia revela ainda que a prefeitura já pagou à cooperativa R$ 1.740.846,28. Conforme a denúncia, a mesma empresa recebeu em 2018 R$ 5.036.725,47. Segundo as investigações, as fraudes na contratação da cooperativa de transporte acontecem desde setembro do nao passado. Em 2012, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a prefeitura assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proibindo “em qualquer hipótese, a absorção de mão-de-obra por meio de empresa prestadora de serviços, cooperativa, associação, organizações sociais ou social de interesse público ou fundação privada”. A prefeitura de Ituaçu ainda não se manifestou sobre a denúncia feita ao MPF.



Bandeira amarela: Luz mais cara no país; R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A conta de luz está mais cara a partir desde a última segunda-feira (1º), por causa da bandeira tarifária utilizada como referência nas contas deste mês ser a amarela. Com a medida, as cobranças terão um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em comunicado divulgado na última sexta-feira (28). O adicional retorna às contas após a autoridade reguladora ter definido bandeira verde em junho, situação em que não é cobrado acréscimo nas contas. No comunicado, a Aneel justificou a bandeira amarela pelo fato de julho ser um mês “típico da seca nas principais bacias hidrográficas do país”. “A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares condizentes com o da Bandeira Amarela”, justificou a agência. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia. Os recursos pagos pelos consumidores vão para uma conta específica e depois são repassados às distribuidoras de energia para compensar o custo extra da produção de energia em períodos de seca.



Brumado: Multidão lota Praça Donatila Meira Lobo no último dia do São Pedro do Olhos D'água

Foto: Divulgação

Um mar de gente esteve presente na Praça Donatila Meira Lobo, no domingo (30), para o encerramento do São Pedro do bairro Olhos D'água, celebrando o fim dos festejos juninos  que começou, oficialmente, no dia 08 de junho, na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). Com o propósito de resgatar as festas no município, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, proporcionou aos moradores e visitantes eventos no aniversário da cidade e o tradicional São Pedro dos Olhos D'água, regado a muito forró, alegria e segurança. Abrindo os festejos do domingo, o forrozeiro Ed Rossi começou agitando o público, que seguiu com o cantor Mayke José, depois foi a vez da Banda Canários do Reino, que comandou o público com suas canções de sucesso e que tanto marcaram a história de muita gente. A multidão foi ao delírio com a presença da banda que teve a despedida da vocalista Aline Fernandes, que após 10 anos de Canários, deixa a banda para seguir outros projetos. A cantora, em sua despedida tirou o público do chão com suas músicas de sucesso. Foi uma multidão cantando e dançando, encerrando o evento com chave de ouro. 

Foto: Divulgação

Nas redes sociais, a secretária Edinéia Ataíde agradeceu os brumadenses pela brilhante participação, além disso fez elogios aos colaboradores do evento. "Nosso muito obrigado aos companheiros da SEMEC pela batalha incansável de deixar a praça linda junto com a equipe da elétrica. As guardas municipais; Aos agentes de trânsito; Aos fiscais da Infra, Aos barraqueiros que também fazem parte do brilho da festa; A Policia Militar por ter mantido a ordem e segurança dos foliões, Aos músicos e montadores; Aos garis que tornaram a festa mais limpa; Aos funcionários da Escola Armida por todo suporte prestado; A equipe da saúde que esteve presente; A Beto Bonelly, meu parceiro, que fez com que o evento fosse totalmente pontual; A Bahiatursa por tornar possível o evento", disse a secretária de Educação e Lazer, Edinéia. Por fim, Ataíde ainda lembrou da comissão organizadora. "Obrigado a Nolasco e Maguinho e não poderia deixar de agradecer ao Prefeito Eduardo Vasconcelos, pela confiança, por acreditar em nosso trabalho e por garantir que o São Pedro dos Olhos D'Água se tornasse o sucesso que foi", completou Edinéia. O São Pedro em Brumado se encerra deixando o gosto da saudade para todos que celebraram esta festa tão tradicional da nossa região. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Cachaça de Abaíra será protegida em acordo do Mercosul

Foto: Divulgação

A cachaça da cidade de Abaíra na Chapada Diamantina, está na lista dos produtos brasileiros levados pelo Mercosul nas negociações do acordo com a União Europeia (UE), assinado na semana passada. Com a medida, o governo brasileiro pediu que bebida e outros bens exclusivamente brasileiros não possam ser replicados com o mesmo nome na Europa. Além da cachaça de Abaíra, outras cidades que produzem a bebida também estão incluídas na lista dos 61 itens, como é o caso dos municípios de Paraty no Rio de Janiro e Salinas em Minas Gerais. A medida do governo federal prevê que as bebidas e outros bens exclusivamente brasileiros não possam ser replicados com o mesmo nome na Europa. Por outro lado, a relação de produtos típicos europeus protegidos no Brasil saltará de sete para 357, depois da conclusão do acordo comercial. 



Árvores 'Nim' estão destruindo calçadas e rompendo tubulações da rede de água em Brumado

Foto: Leitor l 97NEWS

Uma espécie vegetal exótica originária da Índia, mas que em pouco tempo dominou as ruas e parques do Brasil, a árvore "Nim" que tem o nome ciêntifico: azadirachta indica A.juss, vem sendo plantada em vários municípios, principalmente no nordeste, inclusive em Brumado. Considerada uma planta extremamente invasora, portanto, com grande poder adaptativo e de propagação o Nim vem provocando um verdadeiro desequilíbrio nos ecossistemas da região. Amplamente utilizada como alternativa para a arborização urbana e rural, a espécie vem sendo dissiminada em Brumado, inclusive por ex-gestores do município de Brumado em praças públicas. Usada, inclusive em alguns casos, pela população, como solução para criar sombras em frente às residências. Poucos sabem que são graves os efeitos provocados pela utilização desregrada do Nim na Capital do Minério. Tamanha e preocupante já estão sendo as consequências desta alternativa invasora, que até tubulações de água do município estão sofrendo as consequências. Esta semana, um leitor do 97NEWS registrou o momento em que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizava manutenção na rede de água em uma rua no entorno da Praça Abias Azevedo, na lateral da Câmara de Vereadores no bairro Hospital. 

 

Foto: Leitor l 97NEWS

De acordo com a Embasa, a raiz de uma árvore Nim que fica em frente à um estabelecimento comercial alcançou a rede de água da rua e danificou a tubulação, que gerou um rompimento e teve que ser recuperada pela equipe de manutenção. Segundo um dos funcionários da tercerizada que presta serviços para Embasa, a preocupação é que a tubulação de outras ruas possam ser danificada devido a grande quantidade de árvores dessa espécie que foram plantadas em Brumado. O que se sabe até o momento é que a continuidade do uso abusivo do Nim no município, vem se caracterizando como um literal atentado contra o equilíbrio dos ecossistemas, assim como contra patrimônio público. Com grandes chances de piorar, caso nada venha a ser feito por parte dos órgãos competentes, é preciso que se diga que a arborização do Nim corresponde a uma prática altamente contrária à Natureza e sua biodiversidade.

 



Ecocardiograma é na Clínica Master

Foto: Divulgação

Na Clínica Master você encontrar mais que consultas com renomados profissionais, também tem à sua disposição exames complementares, como o Ecocardiograma, bastante indicado pelos cardiologistas e muito útil para diagnóstico de doenças do coração. A Clínica Master fica na rua Donizete Alves Lima, nº 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903.