ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Preocupante: Zika pode elevar risco de aborto espontâneo, diz pesquisa

Foto: Ilustrativa

Um estudo internacional feito com primatas sugere que muitas mulheres podem ter perdido seus bebês durante a gravidez por causa da zika, sem saberem que estavam infectadas com o vírus. A pesquisa publicada na segunda-feira (2) na revista Nature Medicine revelou que 26% das macacas infectadas com zika no início da gestação tiveram aborto espontâneo ou deram à luz bebês natimortos, mesmo sem apresentarem nenhum sintoma. Segundo os autores, até agora, estudos feitos com humanos só haviam medido o número de abortos em mulheres que apresentavam sintomas da doença. Um deles, realizado no início deste ano, mostrava que 6% das mulheres infectadas e analisadas pelos cientistas abortaram, enquanto 1,6% teve bebês natimortos. O aborto espontâneo ocorre quando o bebê é perdido antes de crescer por 20 semanas no útero. Depois desse período, considera-se como natimorto. De acordo com a autora principal do estudo, Dawn Dudley, do Centro Nacional de Pesquisa em Primatas de Wisconsin (EUA), a conclusão tem importantes implicações para as mulheres grávidas infectadas pelo vírus. Os resultados, aumentam a preocupação em relação à perda de gestações associadas à zika em humanos, que pode ser mais frequente do que se pensava. A cientista afirma que os estudos feitos até agora com humanos têm resultados muito limitados por se basearem só nas infecções sintomáticas. Nos laboratórios americanos, os cientistas puderam controlar o tempo e o método de infecção de uma maneira que seria impossível em estudos com humanos, segundo Dawn. Com isso, foi possível monitorar o progresso da infecção nos animais e em seus fetos. 



Moradores do Bairro Maria de Lourdes fazem protesto no muro de terreno que pertenceria a secretário municipal

Os moradores colocaram alguns objetos pendurados em cima do muro como forma de protesto (Foto: Leitor 97NEWS)

Como sempre vem sendo abordado pelo 97NEWS, o déficit de infraestrutura em vários bairros da cidade é ainda um grande desafio para a administração municipal, já que a cidade cresceu muito nos últimos anos e isso não foi acompanhado de obras estruturantes. Desta feita a indignação é dos moradores do Bairro Maria de Lourdes, que reclamam de abandono. “O mato está tomando conta, as ruas estão totalmente esburacadas e a situação é realmente muito revoltante”, disparam os moradores. Cansado de esperar eles resolveram fazer um protesto, em forma de arte, no muro de um terreno que, segundo eles, pertence a um dos secretários municipais. “Realmente tivemos que chegar a esse ponto para chamar a atenção da prefeitura quanto a situação de descaso que vivemos aqui já tem um bom tempo”, destacou o morador Paulo Esdras.

A situação estrutural do bairro é realmente crítica (Foto: Leitor 97NEWS)


População da região Sudoeste recebem ambulâncias e equipamentos de saúde

Foto: Divulgação

A semana começou com muitos investimentos entregues à população do Sudoeste baiano pelo governador Rui Costa e pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), durante evento do Governo da Bahia em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (3). São tratores, ambulâncias e equipamentos de saúde para diversos municípios da região, destinados pelos deputados através de emendas parlamentares. Ao todo, cinco municípios foram comtemplados com a aquisição de tratores agrícola com todos os implementos para o fortalecimento da agricultura familiar local. Os beneficiados foram as associações de pequenos produtores rurais de Boa Esperança (Barra do Choça), Tanquinho, Mandacaru e Adjacências (Brumado), Quilombo da Lapinha (Igaporã), Água Vermelha (Itarantim) e Formosa e Vereda (Malhada de Pedras). Os mandatos entregaram um total de seis ambulâncias, beneficiando os municípios de Ribeirão do Largo, Tanque Novo, Encruzilhada, Mortugaba, Piripá e Vitória da Conquista (ambulância destinada para a Santa Casa de Misericórdia). Já os equipamentos e móveis para unidades de saúde foram destinados a Caetité, Cordeiros, Guajeru, Maetinga, Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Tremedal, Piripá e Rio do Antônio.



Brumado: Estudantes da rede estadual e municipal retornam às aulas após o recesso junino

Alunos do C.E.B voltaram as atividades de olho no ENEM (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Os estudantes da rede estadual de ensino de Brumado voltaram à rotina de aulas, nesta terça-feira (3), após o recesso junino. O retorno segue o calendário oficial do ano letivo de 2018, que encerra no dia 19 de dezembro e conta com 200 dias letivos. Neste segundo semestre, além de novas aprendizagens, os estudantes participarão das ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado e, também, intensificarão os estudos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão realizadas em novembro. As escolas da rede municipal de ensino de Brumado também retomaram suas atividades nesta terça-feira (3). A volta às aulas marca o início oficial do segundo semestre letivo nas unidades que compõem a Rede pública de ensino do município. Para os alunos, o dia foi de rever amigos e voltar à rotina de estudos. Na parte pedagógica, as equipes das unidades desenvolveram atividades de acolhida e motivação. “A volta às aulas é o momento, também, de reafirmar nosso compromisso de continuar trabalhando para garantir todas as condições para uma Educação de qualidade, como orienta a Secretaria de Educação. Alunos, professores, equipe pedagógica e os pais podem contar com o trabalho de todos”, ressalta a secretária de Educação, Edinéia Ataíde.

Alunos da Rede Municipal desenvolveram atividades de acolhida e motivação (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Finalmente: Ministro da Educação vem a Brumado e oficializa vinda do Curso de Medicina para o município

A mesa que foi composta (Foto: 97NEWS)

A consagração de um ciclo virtuoso, foi dessa forma que foi definida pelo prefeito Eduardo Vasconcelos a visita do atual ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que esteve, finalmente, em Brumado para a realização do cerimonial da implantação do Curso de Medicina. Acompanhado do deputado federal Arthur Maia, do prefeito de Salvador, ACM Neto e do pré-candidato ao governo do estado, José Ronaldo (todos do DEM), o ministro oficializou a vinda do Curso de Medicina, que será de âmbito privado, para Brumado. O evento acabou tendo um cunho político, mesmo que de forma subliminar, já que a presença, principalmente de José Ronaldo, foi avaliada como uma possível aliança com o grupo situacionista, a qual está tendo como interlocutores, além do próprio Maia, o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos (PDT), que sempre se mostrou muito simpático ao grupo oposicionista a Rui Costa. Outro fator importante no bojo dessas possibilidades é que com maioria absoluta no legislativo, tendo apenas uma voz solitária na oposição, o apoio, caso se confirme, é considerado significante. Todos os presentes se pronunciaram para um auditório que ficou repleto que fez questão de comparecer ao evento. No final o ministro assinou o protocolo, oficializando a vinda do Curso de Medicina para Brumado, o qual, segundo as primeiras previsões, poderá já estar em atividade em 2019.

Um grande público esteve presente ao evento (Foto: 97NEWS)


Inconformado com fim do relacionamento, homem toca fogo na casa e deixa ex-mulher e filhos desabrigados

Foto: Reprodução/Radar 64

Uma mulher de 32 anos, e três filhos de nove, onze e doze anos ficaram desabrigados após o ex-marido atear fogo na casa onde eles moravam, no bairro Jaqueria, em Itabela, sul da Bahia, na manhã de domingo (1). De acordo coma polícia, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento. Moradores relataram que no momento do incêndio, a mulher e os filhos não estavam na residência, que ficou totalmente destruída. Tudo que estava dentro do imóvel foi perdido. Ainda de acordo com a polícia, testemunhas viram o suspeito fugindo em uma motocicleta após cometer o crime. O caso será investigado.



Brumado: Ministro da Educação já está na cidade para implantação do Curso de Medicina

Foto: Carlos Silva l 97NEWS

O município de Brumado obteve a autorização do Ministério da Educação para ser uma das cidades da Bahia, que irá receber o Curso de Medicina. O processo de instalação já está em andamento e o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva já está na cidade para autorizar a implantação do curso. O evento está acontecendo no auditório da prefeitura municipal. O ministro Rossieli Soares veio acompanhado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), além do pré-candidato ao governo da Bahia, José Ronaldo (DEM). Neste momento no auditório do paço municipal, o evento está sendo recepcionado pelo prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), vereadores, secretários municipais e população em geral. 



Em Brumado, cresce o número de crianças sendo transportadas em motos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Aumenta o número de crianças sendo transportadas por motocicletas em Brumado. A reportagem do 97NEWS foi às ruas e constatou que, mesmo a prática sendo proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro, é fácil encontrar crianças sendo transportadas irregularmente, principalmente em horário escolar. O Código de Trânsito diz que conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor transportando criança menor de sete anos ou que não possa cuidar da própria segurança é infração gravíssima. A multa é de R$191,00 mais sete pontos na carteira de habilitação. Adultos conduzem os menores sem capacete, com três pessoas em uma moto, com crianças espremidas no meio ou sozinhas na garupa. Em entrevista ao 97NEWS, o Superintendente de Trânsito de Brumado, João Nolasco, diz que reconhece o crescimento e vai aumentar as ações dos agentes nesse sentido. "Sabemos que de imediato não conseguiremos resolver a situação, porque nossa frota de veículos cresce a cada dia. São mais de 20 mil motocicletas circulando dia-dia em Brumado, as campanhas estão ai, e precisamos do apoio também da população", cobrou Nolasco. 

São mais de 20 mil motocicletas rodando em Brumado (Foto: Conteúdo 97NEWS)

Ainda segundo o Superintendente, a população tem que ver o agente de trânsito como um educador, e não como uma maquina de multas. "Com mais de 55 mil veículos rodando em Brumado, e compararmos com a quantidade de multas aplicadas nos últimos três meses, todos vão perceber que o agente educou mais do que aplicou multas", relatou o mesmo. Segundo relatório divulgado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em abril deste ano foram aplicadas 280 multas, um índice muito baixo pelo número da frota. Já em maio, foram 514 multas, ou seja o número dobrou, mas segundo o Superintendente, devido ao fato do crescimento desse transporte irregular de crianças em motocicleta. Já os motociclistas reclamam da greve e no aumento do combustível. "Antes da greve eu levava a minha filha de carro, dando mais segurança à ela, mais com essa greve que teve ai, e com a gasolina subindo quase todos os dias, fica inviável rodar de carro. Ai tem que ser a moto mesmo", disse ao 97NEWS, Leandro de Almeida Castro, auxiliar de vendas. "Sabemos que em todo país, principalmente no interior, é comum ver famílias inteiras sendo transportadas em motos, até o cachorro, atitude que coloca em risco a vida das crianças, em primeiro lugar, pois são, naturalmente, mais frágeis", explica Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT.



Em visita à UBS de Lagoa Funda, ‘Palito’ recebe boas notícias do secretário municipal de saúde

O vereador Palito (esquerda) acompanhado do secretário Claudio Feres em visita à UBS de Lagoa Funda (Foto: Assessoria Parlamentar)

Na manhã da última sexta-feira (29), o vereador Luiz Carlos “Palito”, acompanhado do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, esteve visitando a UBS – Unidade Básica de Saúde da Comunidade de Lagoa Funda na busca de novas conquistas e melhorias, atendendo assim aos anseios dos moradores. Na oportunidade “Palito” cobrou a instalação de um consultório odontológico para a unidade, sendo que, o secretário informou que a SESAU está em processo de compra de 6 seis cadeiras odontológicas para serem distribuídas nas unidades do município, sendo que uma delas será para a Lagoa Funda, o que deixou o vereador satisfeito. “Essa é uma reivindicação muito importante que vem sendo feita e, agora, com essa afirmação podemos comemorar mais uma vitória para a comunidade”, enalteceu o parlamentar. Ainda na oportunidade, “Palito” cobrou do secretário a colocação de assentos para a sala de espera, o que tem recebeu a resposta positiva do secretário que comunicou que está em andamento um processo de licitação nesse sentido e, assim que cheguem as cadeiras, elas serão colocadas, dando assim mais conforto para o atendimento.



Prefeito de Brumado assina Termo de Adesão ao Programa 'Cidade Empreendedora'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Brumado irá se tornar uma Cidade Empreendedora. Na última semana, o prefeito Eduardo Vasconcelos assinou o termo de adesão ao Programa desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Quarenta municípios baianos foram selecionados para integrar a ação na Bahia. Na região sudoeste, Brumado foi uma das oito cidades contempladas. O programa propõe a melhoria do ambiente de negócios, por meio de políticas públicas e ações que fomentem o desenvolvimento dos pequenos negócios. Para isso, será eleito um Comitê Gestor. Com isso, será possível traçar um diagnóstico apontando as necessidades do município e os eixos de atuação do programa. “Vamos melhorar o ambiente de negócio, desburocratizar e aproximar o empresário das compras públicas, a Prefeitura é o maior comprador do município e tem em suas mãos a possibilidade de reter a riqueza e gerar realmente o desenvolvimento aqui na cidade”, explica a gerente regional do Sebrae, Josinete Viana. Para o prefeito Eduardo, a parceria com o Sebrae só tem a contribuir com o desenvolvimento da cidade. “Estamos trabalhando para implantar em Brumado uma cidade cada vez mais forte, que além do minério, a cidade possa também ser uma cidade empreendedora”, comentou o gestor. 



Governo do Estado inaugura obras em Vitória da Conquista nesta terça (3)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (CCCJL) será reinaugurado em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (3), às 19h, com a presença do governador Rui Costa, que participará de uma série de atividades no município e seu entorno, ao longo do dia. Seu primeiro compromisso será às 10h, com a inauguração da UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), obra realizada pela Secretaria de Saúde do Estado. Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai entregar 40 viaturas para o policiamento de Vitória da Conquista, Guanambi, Itapetinga e Livramento de Nossa Senhora. Ainda em Conquista, o governador vai autorizar a Agência Reguladora de Saneamento do Estado (Agersa) a celebrar protocolo de adesão ao Projeto de Capacitação de Agentes Municipais para Elaboração dos Planos de Saneamento Básico dos Municípios (Capacitasan), com oito cidades: Cândido Sales, Condeúba, Encruzilhada, Itambé, Maiquinique, Botuporã, Caturama e Ibipitanga. Ele também vai autorizar a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) a lançar o edital para Contratação do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Grande e Corrente, e a  celebrar Convênio com os Consórcios Públicos Intermunicipais da Bacia do Paramirim e Alto Sertão, no âmbito do Programa Estadual de Gestão Ambiental. 



Piloto diz ter feito pouso forçado após dois homicídios em pleno voo

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Pará e a Polícia Federal estão investigando as circunstâncias que forçaram o piloto de um avião executivo a fazer pouso forçado em um rio do sudoeste do Pará, em região de garimpos. Segundo os investigadores, o piloto da aeronave contou, em depoimento, que houve dois homicídios em pleno ar, durante o voo. O caso aconteceu no dia 27 de junho, mas só chegou ao conhecimento das autoridades no dia 29 de junho, quando pescadores perguntaram a policiais militares de uma unidade da região se o piloto tinha procurado ajuda. Os policiais passaram a buscar informações sobre o suposto acidente e sobre o paradeiro do piloto, que estava hospedado em um hotel próximo. 

Sérgio Vanderlei Becker foi identificado quando chegava ao distrito de Moraes de Almeida, em um mototáxi. Conduzido à Polícia Civil de Itaituba, o piloto confirmou ter pousado no Rio Jamanxim e abandonado a aeronave em seguida. Ele contou que, durante a viagem entre Guarantã do Norte (MT) e Apuí (AM), os dois passageiros a bordo se desentenderam e um deles, identificado como Polaquinho, atirou no outro, conhecido como Turco, que morreu na hora. Ainda segundo o piloto, Polaquinho teria aberto a porta lateral da aeronave para arremessar o corpo de Turco para fora do avião, em pleno voo. Becker afirma que, neste momento, apanhou a arma que estava sobre o assento e decidiu matar Polaquinho. O piloto justificou sua decisão alegando temer ser morto por ter testemunhado o primeiro homicídio. Becker contou ter acertado dois tiros em Polaquinho. Em seguida, teria se levantando para também jogar o corpo de sua vítima para fora da aeronave, mas perdeu o controle do avião, só recuperando-o a tempo de pousar no rio. Posteriormente, o piloto informou o ponto exato em que se encontrava a aeronave, prefixo PT IIU. Policiais militares já fizeram uma vistoria preliminar no avião. Embora tenham encontrado vestígios de sangue, nem os corpos das supostas vítimas, nem a arma usada no crime foram localizados. Quando foi detido, o piloto carregava munições ilegais. Mesmo assim, Becker foi liberado após prestar depoimento.

CONTINUE LENDO


Conquista: Motociclista morre após bater em caminhão; após acidente veículo pegou fogo

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Uma batida envolvendo uma moto e um caminhão deixou um homem morto na BR-116, trecho de Lagoa das Flores, no município de Vitória da Conquista. A vítima foi identificada como César de Brito Soares. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a moto que ele pilotava bateu de frente com o caminhão na madrugada de sábado (30). César acabou morrendo na hora. Com a batida, o caminhão chegou a pegar fogo por conta do impacto. A pista precisou ser interditada por algumas horas. De acordo com a PRF, as causas do acidente ainda estão sendo investigadas.



IFBA publica editais para processo seletivo 2019 de cursos técnicos; inscrições começam hoje (3)

Foto: Luciano Santos l 97News

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou editais do Processo Seletivo 2019 para cursos técnicos nas formas integrada e subsequente. Ao todo, são ofertadas 5.185 vagas, sendo 2.715 para o integrado e 2.430 para o subseqüente, distribuídas em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Podem se inscrever, estudantes que concluíram o ensino fundamental (para os cursos da forma integrada) e estudantes que concluíram o ensino médio (para os cursos da forma subsequente). Dentre as novidades deste ano, estão a possibilidade de inclusão da 2ª opção de curso, a exclusão da prova de redação, e a possibilidade de atendimento pelo nome social no dia da aplicação da prova. As inscrições serão realizadas no período de 3 de julho a 16 de agosto, através da página do processo seletivo (Clique Aqui). O candidato que não tiver acesso à internet poderá utilizar as instalações físicas do IFBA para realizar sua inscrição. Nesse caso, é necessário entrar em contato com os campi ou com a reitoria e verificar os horários disponíveis. A taxa de inscrição é de R$ 35. Os candidatos poderão solicitar, entre os dias 1º e 31 de julho, a isenção parcial. Para fazer a solicitação é necessário que o candidato comprove que cursou os últimos cinco anos em escolas públicas (para os cursos do integrado) ou que cursou todas as séries do ensino médio em escolas públicas (para os cursos do subsequente). Os contemplados pagarão o valor de R$ 3,50, referente a 10% da taxa de inscrição. As provas serão realizadas no dia 21 de outubro.



Com vitória sobre o México, seleção brasileira bate recorde histórico na Copa

Foto: Divulgação | CBF

A seleção brasileira jogou contra o México na manhã desta segunda-feira (2) por vaga nas quartas de final da Copa do Mundo na Rússia. Com boa atuação, os jogadores conquistaram a vitória por 2 a 0. Mas, para além disso, o Brasil ganhou título de artilharia histórica do torneio. Disputado desde 1930, o país é o único da lista a jogar em todas as edições do Mundial, e nesse período chegou a marca de 228 gols marcados em Copa. Com os lances bem sucedidos de Neymar e Firmino, a seleção passou Alemanha, que eliminada do torneio, detém o número de 226. Os alemães, que jogaram 19 das 21 Copas do Mundo, chegaram à Rússia na frente neste aspecto, com 224 gols, enquanto o Brasil tinha 221.



Advogado leva 'bronca' de juiza ao pedir adiamento de sessão por estar na Rússia

Foto: Whatsapp l 97News

Um advogado foi repreendido oficialmente por uma juíza da Justiça Federal de Feira de Santana por ter feito “gracejos” no pedido de adiamento de uma audiência. Ao solicitar a remarcação, o advogado alegou que a sessão da dessa terça-feira (3) colidiria com uma viagem já programada para a Rússia, onde o Brasil participa da Copa do Mundo. "Em outros termos, a ida em busca do sonho do 'Hexa' impedirá de comparecer ao ato solene", justificou o advogado, acrescentando que estará disponível em qualquer data após o dia 16 de julho, "quando já estará em solo brasileiro juntamente com a seleção hexacampeã". O requerimento foi assinado no dia 26 de junho. Ao receber o documento, a juíza Adriana Horta Soutinho de Paiva até deferiu o pedido de advogado, mas não deixou de chamar atenção do advogado pelo tom inadequado. "O processo judicial é o espaço destinado à análise do direito postulado pela parte e não para a veiculação dos anseios pessoais do advogado, estes completamente estranhos ao objeto da lide. Assim, advirto ao causídico subscritor da petição de fl. 58 que, em qualquer nova manifestação, deverá dirigir-se a este juízo com a seriedade e respeito próprios do ambiente da Justiça Federal", ressaltou a magistrada. O despacho com a repreensão foi publicado no dia 30 de junho.



Conquista: Operação policial encontra notebooks do TRE roubados por funcionário

Foto: Divulgação l PF

Uma operação feita pela Polícia Federal ocorrida na manhã de sexta-feira (29), recuperou notebooks furtados de um posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) de Vitória da Conquista. De acordo com a PF, os equipamentos foram encontrados com um técnico de informática que atua em uma empresa terceirizadas que presta serviços ao órgão. Em maio deste ano, o funcionário trabalhou com a desmontagem de postos de atendimento do TRE. Depois da investigação, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do técnico de informática, onde encontrou também outros cinco computadores desaparecidos. De acordo com a polícia, o investigado já estava anunciando pelo menos um dos equipamentos pela internet na página de uma rede social. A polícia acredita que os demais equipamentos, que não foram localizados pela operação tenham sido vendidos e alerta que as pessoas que possam ter comprado aparelhos que possuem a etiqueta de tombo “TRE” ou com o adesivo “CBTEC”, faça a entrega dos materiais na sede da Polícia Federal de Vitória da Conquista. Se a devolução for espontânea, não haverá responsabilização pelo crime de recepção qualificada. De acordo com o G1, o técnico de informática não foi preso, mas foi indiciado por peculato e receptação qualificada.



Bahia tem 15% dos municípios com risco de retorno da poliomielite, diz Ministério da Saúde

Foto: Divulgação

Pelo menos 312 cidades brasileiras registram alto risco de retorno da poliomielite, sendo a Bahia o Estado com o quadro mais crítico. No total, 15% dos 417 municípios baianos imunizaram menos de 50% das crianças, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o panorama foi apresentado em uma reunião com secretários estaduais e municipais de saúde, na última quinta-feira (28). "É uma situação gravíssima", resumiu a coordenadora do Programa de Imunização, Carla Domingues. "Uma cidade com esses indicadores tem todas as condições de voltar a transmitir a doença em nosso país. Será um desastre para a saúde como um todo", acrescenta. A meta da campanha é garantir uma cobertura vacinal superior a 95%, mas apenas Rondônia, Espírito Santo e Distrito Federal não possuem cidades com risco elevado de retorno da doença. Logo abaixo da Bahia, o quadro mais crítico é o do Maranhão, que possui 14,29% de seus municípios em alerta. De acordo com a publicação, o último registro de poliomielite no Brasil foi em 1990. Quatro anos depois, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a doença havia sido erradicada das Américas.



Independência: Prefeito de Brumado terá que sair de ‘cima do muro’ e revelar com que grupo ficará nas eleições 2018

O prefeito Eduardo Vasconcelos está numa 'sinuca de bico' e terá que deixar a zona de conforto e 'descer do muro' (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Um termo muito usado pelos jogadores de bilhar é “ficou numa sinuca de bico”, ou seja, uma situação em que o jogador fica quase sem saída, precisando dar “uma tacada de mestre” para se “safar” da derrota. É exatamente isso que, no “tabuleiro” da política, está acontecendo com o prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que até o momento, está em “cima do muro” na questão de quem terá o seu apoio ao governo do estado. Com o afunilamento do período pré-eleitoral, a decisão terá que ser tomada e, segundo fortes rumores de bastidores, já teria sido. Isso deverá se evidenciar nesta terça-feira (03), já que “a sinuca de bico” foi colocada na “mesa”, pois no período da manhã ele terá que recepcionar o ministro Rossiele Soares da Silva, que virá a Brumado, segundo fontes seguras, acompanhado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) e do pré-candidato ao governo, José Ronaldo (DEM). As especulações de um possível apoio de Vasconcelos a Ronaldo cresceram muito nos últimos dias, o que acabou sendo endossado pela recente postura dos vereadores de situação que começaram a desferir fortes ataques ao atual governador Rui Costa (PT), o qual está sendo acusado de ter se esquecido de Brumado. Realmente no “solo firme da realidade” não é difícil visualizar a “cortina de fumaça” que vem sendo feita pelo governo do estado em relação a Brumado, pois, em janeiro deste ano, Rui Costa visitou a cidade e prometeu, em alto e bom som, que iria executar de forma gradual as obras da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e também do Esgotamento Sanitário, que se iniciaria pela estação de tratamento, só que, infelizmente, isso ficou somente no campo das promessas até o momento, o que deixou o gestor brumadense num misto de irritação e desgosto. Então, devido a esta forte tendência, Eduardo deverá, pelo menos, sinalizar o seu apoio amanhã, pois, acabou ficando “entre a cruz e a espada”, já que na parte da tarde, o governador Rui Costa estará em Aracatu, município vizinho que fica a cerca de 40km, para anunciar obras e fazer entrega de equipamentos. Caso ele não compareça ao evento, ficará evidente que as relações com Rui visando às eleições de outubro, estarão praticamente rompidas. Com isso, inevitavelmente, nesta “altura do campeonato”, Eduardo terá que “descer do muro”, pois como diz o texto sagrado "ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro”, ou seja, “as velas” terão que ser acesas e clarear o “muro da indecisão”. Mas vale ressaltar ainda que “política é como nuvem”, então, em questão de minutos tudo pode mudar é esperar para ver.



Guanambi: Carreta de empresa brumadense carregada de ração pega fogo na BR-030

Foto: Whatsapp l 97News

Um incêndio consumiu parte de uma carreta bitrem carregada de ração na BR-030, em Guanambi, na tarde do último domingo, 1º de julho, por volta das 13h, conforme informação da polícia. O motorista da carreta de uma empresa brumadense identificado como João Freire, contou na delegacia, que o incêndio teve início após ele realizar uma frenagem brusca. O motorista não se feriu e o trânsito ficou parcialmente interditado para trabalhos de contenção das chamas. Ainda de acordo com o motorista, ele seguia para o município de Guarulhos (SP). O fogo consumiu o cavalinho mecânico da carreta em que estava armazenada a carga. As chamas foram contidas por um caminhão pipa, o qual presta serviço para uma empresa da Ferrovial Oeste-Leste (Fiol).