ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Ministério Público Eleitoral impugna pedido de registro da candidatura Lula

A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge entrou com o pedido de impugnação ao registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução)

A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, apresentou no início da noite desta quarta-feira (15) impugnação ao registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em petição encaminhada ao relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, Raquel Dodge afirma que o requerente não é elegível. Em janeiro de 2018, o ex-presidente foi condenado criminalmente em segunda instância, no âmbito da operação Lava Jato. Segundo a Lei da Ficha Limpa, esse fato retirou dele a capacidade eleitoral passiva. No documento, a procuradora-geral Eleitoral apresenta certidão emitida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que confirmou a condenação determinada em primeira instância, e aumentou a pena para 12 anos e 1 mês de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Com essa decisão, a situação do ex-presidente enquadra-se na lista de condicionantes de inelegibilidade prevista na Lei Complementar 64/1990, considerando a redação dada pela Lei da Ficha Limpa (135/2010). Segundo o texto legal, não podem se candidatar condenados em decisão proferida por órgão judicial colegiado por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. Em outro trecho da impugnação, Raquel Dodge lembra que o Tribunal Superior Eleitoral já consolidou o entendimento de que condenações como a do TRF4 são causa de inelegibilidade. De acordo com a Súmula 61 da Corte, o condenado só retoma a capacidade eleitoral passiva oito anos após o término do cumprimento da pena. No caso do ex-presidente, a pena começou a ser cumprida em abril deste ano, após determinação da Justiça Federal. Por entender que faltam ao pedido os pressupostos de validade e eficácia, o Ministério Público Eleitoral pede ao relator que o registro seja indeferido. Sustenta ainda que não há hipótese de candidatura sub judice.“Disso (da falta de capacidade eleitoral passiva) deve decorrer a rejeição liminar do requerimento, sem qualquer outro efeito jurídico que habilite o impugnado a ser considerado candidato sub judice ou a pretender o financiamento de sua candidatura com recursos públicos, que são destinados apenas a financiar campanhas dos elegíveis”, completou. Confira a íntegra da impugnação (CLIQUE). 

CONTINUE LENDO


Guanambi sedia capacitação da UPB para municípios da região

Foto: Divulgação

Nos próximos dias 23 e 24 de agosto, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realiza a quinta edição do UPB Capacita, desta vez no município de Guanambi. O evento, que oferece orientações para o aprimoramento da gestão pública, é gratuito, e acontece das 8h às 17h, na Câmara Municipal de Vereadores. A capacitação abrange a participação de quase 100 municípios vizinhos. Diversos temas relacionados a gestão municipal serão abordados no evento. “As capacitações promovidas pela UPB foram pensadas para colaborar com a eficiência da gestão municipal. Entendemos que o prefeito não faz gestão sozinho, por isso é fundamental capacitar as equipes. Fazemos essa convocação com a certeza que o resultado será revertidos para a população, por meio de gestões eficientes e de qualidade”, explica Eures Ribeiro. O evento que tem vagas limitadas, será gratuito para os municípios associados a UPB e para os municípios não associados o investimento será no valor de R$ 200,00 por participante. Os interessados podem se inscrever através do site www.upb.org.br até dia 22 de agosto de 2018.



Brumado: Morre jovem vítima de tentativa de latrocínio na zona rural

Júlio César Andrade tinha 26 anos e é mais um jovem brumadense que foi vítima da violência (Fotocomposição: 97NEWS)

O jovem Júlio César de Andrade, de 25 anos, o qual foi vítima de um latrocínio nesta quarta-feira (15) no Distrito de Samambaia, zona rural de Brumado, acabou vindo a óbito na manhã de hoje. Ele que era funcionário de uma empresa de poços artesianos, estava indo para o trabalho quando foi alvejado nas costas por um assaltante que ainda não foi identificado. Ele foi transferido às pressas para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e passou por um longo procedimento cirúrgico que durou cerca de 6 horas, mas acabou não resistindo, vindo a falecer nesta manhã. A Polícia Civil está ampliando as buscas ao autor do latrocínio e espera prender o mesmo nas próximas horas, já que já teria pistas mais substanciais nesse sentido. Pelo histórico é a primeira vítima fatal de um latrocínio em Brumado neste ano de 2018.



Prefeitura de Brumado realiza recadastramento dos servidores públicos municipais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado, através do Departamento de Recursos Humanos, iniciou esta semana, e vai até o dia 10 de outubro, o recadastramento dos servidores públicos municipais. O objetivo é atualizar os registros cadastrais e digitalizar a documentação para melhor organização da administração municipal. Conforme o coordenador de Recursos Humanos, Valdir, além do cadastro físico, cada servidor terá sua ficha virtual formando assim um banco de dados disponível. O recadastramento garante mais celeridade, transparência e controle das informações relativas à folha de pagamento, Plano de Cargos, Carreiras e Salários, concessão de vantagens, dentre outros benefícios. Segundo o Secretário de Administração, João Nolasco, os dados cadastrais dos servidores estão desatualizados, o que inviabiliza elaborar políticas públicas que ajudam a garantir melhor qualidade de vida aos servidores. “É fundamental essa atualização para garantir a melhoria do planejamento e da execução dos recursos humanos”, ressalta. Segundo o prefeito Eduardo Vasconcelos, a atualização cadastral dos servidores públicos é uma política adotada em todos os órgãos, nas diversas esferas, uma vez que permite traçar um perfil socioeconômico dos servidores públicos. Portanto, é através das informações disponíveis no Cadastro Pessoal que são feitos todos os cálculos para que o futuro de cada servidor esteja garantido. Informações como, qualificação profissional, nascimento de um filho, separação ou divórcio, ou até mesmo mudança de endereço devem ser informadas. O recadastramento deve ser efetuado no prazo estabelecido, sob pena do servidor que não atender o chamamento ter a remuneração de janeiro de 2019 bloqueada e a possível abertura de processo administrativo para averiguação da sua situação funcional. Esta informação atenderá o Decreto N° 8.373 de 11 de dezembro de 2014 (eSocial), que será implantado no poder público a partir de 08 de janeiro de 2019. O recadastramento poderá ser realizado no site da Prefeitura através de um link disponibilizado só para este fim (Clique aqui). Caso algum servidor tenha dificuldade de acessar o sistema devem procurar o RH ou ligar para (77) 3441-8780 - Mônica (Setor de RH); (77) 3441-8779 - Valdir (Setor de RH); (77) 3441-8732 - João Nolasco (Secretário de Administração).

 



Eleições 2018: TSE registra mais de 23 mil candidatos às eleições de outubro

Foto: Reprodução l Ascom TSE

Mais de 23 mil candidatos a presidente, governador, senador e deputado federal, estadual e distrital vão disputar os votos de 147,3 milhões de eleitores brasileiros, segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Encerrado o prazo para registrar as candidaturas, 13 nomes se apresentaram para disputar o Palácio do Planalto em outubro. Para governador, segundo a última atualização do Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas, 171 postulantes pediram registro. Deles, 17 disputam a reeleição. O PSOL foi o partido que lançou o maior número de candidatos a governador, seguido de PSTU e PT. O TSE contabiliza até agora 6.982 candidatos para disputar as 513 vagas de deputado federal. Para deputados estadual e distrital, são 15.605 concorrentes a 1.059 vagas nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Mais 295 concorrem a 54 cadeiras no Senado. Com o total de 23.812 candidatos a todos os cargos em disputa nas eleições de outubro, o PSL foi o partido que apresentou o maior número de concorrentes (1.259), seguido de PSOL (1.201), PT (1.075) e MDB (1.009). Do contingente, 30,6% são mulheres, em cumprimento à meta prevista na legislação. Quase a metade dos candidatos tem ensino superior e 55% são casados. A maioria tem entre 35 e 59 anos de idade, mas há 50 na faixa de 80 a 84 anos. O total de candidatos em 2018 é menor que o registrado em 2014 (26.162). Os dados podem sofrer ajustes conforme a Justiça Eleitoral julgue os pedidos de registro.



Embasa informa que abastecimento está afetado em Brumado e Malhada de Pedras nesta quinta (16)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que para possibilitar a realização de serviços de manutenção emergencial visando corrigir um vazamento na Adutora de Cristalândia, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Brumado, que também atende à cidade de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente afetado nesta quinta (16). O abastecimento será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos prevista para o final da tarde e o fornecimento de água deverá ser completamente regularizado em até 48 horas nas áreas afetadas. Enquanto realiza o serviço, a Embasa solicita a compreensão da população no uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios.



Psiquiatria e Neurologia com Dr. Eduardo Cavalcante no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

O psiquiatra  é o profissional  habilitado para lidar com variados transtornos mentais, como depressão ou psicoses.O tratamento com um psiquiatra é indicado em casos de dependência química, esquizofrenia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), depressão, bipolaridade e ansiedade. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o  Psiquiatra e Neurologista Dr. Eduardo Cavalcante Costa, atendimento todas as terças e sextas-feiras. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).



Erros em hospitais matam 148 pessoas por dia no Brasil, diz estudo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No Brasil, 148 pessoas morrem por dia devido a erro em hospitais públicos e privados. Ao todo, 54.076 pacientes perderam a vida por esta razão em 2017, ano da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) pelo 2º Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e pelo Instituto de Pesquisa Feluma, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Os 148 óbitos diários por imperícia hospitalar se aproximam das 175 mortes violentas intencionais registradas por dia em 2017, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado no último dia 9. O documento se refere a esses óbitos como "eventos adversos graves", listando como exemplos infecção generalizada, pneumonia, infecção urinária, infecção do sítio cirúrgico, complicações com acessos e dispositivos vasculares. Erro no uso de medicamentos e complicações cirúrgicas, como hemorragia, também preocupam. No Brasil, dentre os principais eventos adversos, cinco não contam com qualquer programa de prevenção ou combate, tanto no SUS quanto na rede privada: parada cardiorrespiratória passível de prevenção, insuficiência renal aguda, aspiração pulmonar, hemorragia pós-operatória e insuficiência respiratória aguda. O anuário aponta que as regras que regem o sistema de saúde suplementar também não ajudam. "A norma definida pela ANS (Agência Nacional de SaúdeSuplementar) restringe o descredenciamento de prestadores, exigindo substituição equivalente ou superior, inibindo a concorrência", descreve o estudo. O anuário avaliou 182 hospitais entre públicos e privados, mas não informou a quantidade em cada um dos casos. 



Brumadense que mora no Mato Grosso do Sul procura por familiares em Brumado que não vê há mais de 68 anos

Foto: Divulgação

O aposentado Antônio Francisco do Nascimento, de 87 anos, deixou a casa da família quando ainda tinha 18 anos, em busca de novos sonhos. Desde então, ele conta que perdeu totalmente o contato com todos os parentes, que moravam em Brumado. Após uma espera de mais de 68 anos, o baiano, que atualmente mora em Águas Claras (MS), decidiu procurar a família. Ele é filho de Narciso Francisco do Nascimento e Jovina Gonçalves da Silva, seus irmãos são Maria Rosária, Ana Francisca, Áurea Francisca, Jesuína, João Francisco e Narciso, conhecido como "Senhorzinho". O aposentado diz que quando saiu de Brumado foi primeiro para outra cidade, em Mato Grosso do Sul, depois foi para Águas Claras, local onde vive hoje com aos cuidados de Aparecido Barbosa de Souza. O aposentado acredita que se encontrar um dos irmãos, consegue achar o resto da família. “Já tem mais de 68 anos que eu saí daí e não tenho contato com ninguém, queria encontrar minha família”, diz. Sem ter fotos dos parentes, seu cuidador Aparecido resolveu divulgar uma foto dele e os nomes dos familiares na esperança de encontrá-los. “Meu sonho é encontrar a família de seu Antônio Francisco, que aos 87 anos quer rever sua história, suas raízes na cidade natal dele que é Brumado”, finalizou. Se você tem qualquer informação sobre os familiares de Antônio Francisco pode ligar para o telefone (67) 9.9627-5141.



Morte precoce de jovem brumadense chama a atenção para os graves riscos da Pancreatite

Indiara Raiane Barbosa tinha apenas 26 anos e sua morte precoce causou uma grande comoção (Foto: Reprodução Redes Sociais)

A morte tão prematura da jovem brumadense Indiara Raiane Barbosa, de apenas 26 anos, vítima de uma pancreatite aguda causou uma grande comoção, já que ela era uma pessoa muito querida, vibrante e sempre com um sorriso no rosto. Ela acabou falecendo na tarde desta quarta-feira (15). Indiara começou a tratar a doença no mês de fevereiro e passou por duas intervenções cirúrgicas, só que o quadro evoluiu e ela teve que ser transferida para o Hospital de Base, em Vitória da Conquista, onde acabou falecendo. Não se sabe detalhes dos procedimentos e os motivos pelos quais o tratamento e as cirurgias não alcançaram o resultado desejado, o que levantou uma discussão sobre a doença e suas diferentes formas, no caso em questão foi uma pancreatite aguda, de origem biliar.

A Pancreatite é a inflamação no pâncreas. O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago no abdome superior. Entre as suas funções está fazer a digestão das gorduras e carboidratos que ingerimos usando o suco pancreático, substância que contém enzimas digestivas. Além disso, o pâncreas é responsável por produzir os hormônios insulina e glucagon. A insulina é responsável por reduzir as taxas de açúcar no sangue, ao passo que o glucagon tem o efeito contrário, aumentando essas concentrações. O consumo de álcool está diretamente associado à maioria dos casos da doença. Quando ela avança para a fase crônica desenvolve uma intensa inflamação no pâncreas, com uma rápida evolução, por isso, o tratamento deve ser rapidamente iniciado, pois os riscos são bem altos podendo causar a morte como foi o caso em questão.  



Homem é preso após sequestrar adolescente e oferecer vaga de emprego

Foto: Divulgação

Depois de passar diversas vezes pela polícia por estelionato, um homem foi preso na terça-feira (14) depois de ser acusado de sequestrar e manter um adolescente em cárcere privado. O suspeito teria abordado a vítima horas antes, com uma promessa de emprego. Ele foi preso durante uma ação conjunta das unidades da Polícia Civil de Ibicuí e Jequié. Segundo informações policiais, Clodoaldo da Silva Aquino teria parado o adolescente na rua, nas imediações de uma farmácia de Ibicuí e ofereceu-lhe um emprego na cidade vizinha. Os dois seguiram para a casa do garoto, para pedir autorização da mãe dele, que negou o pedido ao saber que o jovem trabalharia em outra cidade. Mesmo sem a autorização da mãe do garoto, Clodoaldo o colocou em seu veículo e o levou até Jequié, onde os dois se hospedaram em uma pousada. A vítima se aproveitou de um descuido do sequestrador e ligou para a mãe, que ligou para a polícia. De acordo com o site Acorda Cidade, os investigadores acionaram uma equipe da DT/Jequié, que foram até a pousada, próxima ao Terminal Rodoviário de Jerquié, onde efetuaram a prisão de Clodoaldo em flagrante. Ele irá responder pelos crimes de sequestro e cárcere privado.



Brumado: PETO apreende maconha e cocaína no conjunto habitacional Brisas I

Foto: Divulgação l PM

Policiais Militares da 34ª CIPM realizaram durante a noite de quinta-feira (15), apreensão de drogas no Brisas I em Brumado. Uma equipe do Emprego Tático Operacional (Peto) realizava patrulhamento nas imediações da quadra de esportes, quando avistou indivíduos onde estaria havendo uma movimentação de tráfico de drogas. Foi iniciada uma abordagem e verificado que um dos indivíduos se evadiu do local. Numa revista no local foi encontrado 11 porções de maconha e 03 porções de cocaína. A droga estava fracionada e pronta para srer comercializada. A droga apreendida foi levada e apresentada ao preposto da Polícia Civil na Delegacia, onde o fato foi registrado.



Mineradores aprovam proposta de participação nos resultados e pauta de reivindicações 2018

Foto: Divulgação

Em assembleias simultâneas na última terça – feira, 14, os mineradores da RHI Magnesita, orientados pela direção do Sindmineradores, aprovaram a proposta de participação nos resultados do ano em curso, apresentada pela empresa, bem como a pauta de reivindicações da campanha salarial 2018. Em relação a PRV, caso as metas sejam cumpridas, os funcionários dos níveis técnicos, administrativos e operacionais, podem ter uma remuneração extra de até 1,2 salários e os funcionários de supervisão até 2,2 salários nominais. Pelo acordo a empresa fará uma antecipação de R$ 700,00, em fevereiro e a quitação será feita até 30 de maio de 2019. Em relação a pauta de reivindicação também aprovada comtempla reajuste salarial de 11 %; ticket alimentação no valor de R$ 400,00; abono salarial, dentre outros pleitos. Para o presidente do Sindmine Édio Pereira,  as empresas se apegam na crise política e econômica e, este ano,  por ter eleições gerais para dificultar as negociações. Para ele a tática é apostar na unidade dos trabalhadores que são os mais afetados com a crise para garantir um grande acordo salarial este ano.



Polícia de Brumado apreende carro ‘dublê’ que circulava pela cidade

Foto: Divulgação l PM

Polícia Militar de Brumado apreendeu na tarde desta quarta-feira (15) um carro “dublê” que circulava pela cidade. Carro “dublê” ou “clonado” é o nome que se dá ao veículo, muitas vezes roubado, adaptado de forma fraudulenta com dados de um carro legalizado. Segundo os policiais Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), eles desconfiaram das características de um veículo Corsa Wind, que rodava com placas frias e numeração com indícios de adulteração pelas Ruas da cidade. Na vistoria do veículo e dos documentos, os policiais constataram diversas irregularidades, principalmente na numeração de chassi e motor. O veículo foi apreendido e o condutor conduzido à Delegacia. 



Intermunicipal: Jogo entre Brumado e Luís Eduardo Magalhães vai acontecer em Riachão das Neves

Foto: Divulgação

A seleção de Luís Eduardo Magalhães vai mandar seus jogos no Estádio Municipal Duduzão, no município de Riachão das Neves, na primeira fase do Campeonato Intermunicipal 2018. A alteração foi feita pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) acatando o pedido da própria equipe. A mudança já vale para a partida deste domingo (19), quando Luís Eduardo Magalhães recebe a visita do selecionado de Brumado, pela segunda rodada da competição. O duelo está previsto para começar às 15h. Depois, o segundo compromisso como mandante será contra Paratinga, no dia 2 de setembro. E, para encerrar os compromissos como dono da casa na primeira fase, o adversário será São Desidério, dia 16. O selecionado está no Grupo 11 da competição ocupando a segunda colocação, junto com São Desidério, com um ponto na tabela de classificação. Brumado lidera a chave com três, enquanto Paratinga é o lanterna.



Oficial: PT registra candidatura de Lula à Presidência no TSE

Foto: Folhapress

O PT registrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na tarde desta quarta-feira (15), a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para concorrer à Presidência da República na eleição de outubro. O registro foi protocolado pessoalmente no balcão do TSE por dirigentes do partido. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi apresentado ao tribunal como candidato a vice-presidente. Condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP), Lula é potencialmente inelegível pelas regras da Lei da Ficha Limpa. Agora, seus advogados começam uma batalha jurídica nas cortes superiores. Após a publicação de um edital com os nomes dos postulantes, o registro de candidatura de Lula pode ser impugnado (contestado) pelo Ministério Público Eleitoral ou por adversários (candidatos, partidos ou coligações). Também pode haver um indeferimento do pedido de ofício pelo relator do processo no TSE, caso ninguém conteste -- cenário muito improvável. Após o trâmite processual no TSE, com notificação do candidato impugnado e abertura de prazo para a defesa, o relator levará o caso para análise do plenário, composto por sete ministros. Se a corte negar o registro do petista, o partido pode recorrer ao próprio TSE e, por fim, ao STF (Supremo Tribunal Federal). 



Brumado: Gincana Educativa 'Ser Honesto é Legal'´ foi realizada na escola CMEAS

Foto: Divulgação

Promover gincana cultural entre o corpo discente das unidades escolares ressaltando a importância dos valores humanos, a construção da cidadania e a valorização e conservação do patrimônio cultural. Esse é o lema na educação brumadense. Pensando nesses valores atribuídos, no último dia 10 de agosto, o Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), realizou uma Gincana Educativa com o tema "Ser Honesto é Legal". O evento teve como objetivo promover lazer aos estudantes e interiorizar princípios e valores na cabeça dos Educandos. Todo o processo foi realizado com muita harmonia, provocando momentos singulares de beleza, talento e emoção em todos os participantes.



Ibotirama: Músico brumadense Chiquinho Amorim conquista 2º lugar no Festival de Música Popular

Foto: Divulgação

"Há um povo de verdade... e que nas telas não se vê! E que luta dia-a-dia... igual a mim e a você. Uma gente que resiste e que no futuro ainda crê. O Brasil dos invisíveis... o que não passa na Tevê.” Foi com esta canção, “Brasil dos Invisíveis”, dos mineiros Zebeto Correia e Martim César que o músico brumadense Chiquinho Amorim e o intérprete de Vitória da Conquista, Ítalo Soares, conquistaram o 2º lugar no Festival de Música Popular de Ibotirama (XLII FEMPI) nesse último final de semana. Além de ficarem no segundo lugar na categoria melhor música, eles também  conquistaram o 1º lugar em Melhor Letra.



Barra da Estiva: Polícia Civil elucida morte do comerciante "Moquinha"; este é o sétimo homicídio registrado na cidade

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Barra da Estiva elucidou o crime que vitimou o comerciante na noite do último sábado (11), em sua residência no bairro Alto México. Segundo o delegado responsável pelo caso, Dr. Joildo dos Humildes, a justiça expediu os Mandados de Prisão Preventiva contra três acusados de tramar e participar a morte do comerciante. De acordo com as investigações, Elias Silva do Nascimento, Samuel Gonçalves Rocha e Tailan de Araújo, planejaram a morte do comerciante, segundo as investigações, eles desconfiavam que a vítima estava passando informações para a polícia. Os acusados foram para casa de Tailan, onde inclusive testaram a arma do crime -- um revólver calibre 32 --. Ainda de acordo com as investigações, Elias planejou tudo. Ele foi até a casa da vitima, pulou o muro, exigiu que a filha do comerciante chamasse pelo pai e assim que o mesmo veio atender ao chamado, foi atingido por vários disparos na região da cabeça. Ainda segundo o delegado, o autor confessou o crime. De acordo com a polícia civil, este é o sétimo homicídio, registrado na cidade, e a Polícia Civil já elucidou todos.



Brumado: Estudante de engenharia relata descaso e falta de respeito da Viação Novo Horizonte com passageiros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Caos, atrasos e desrespeito. Estes foram apenas alguns dos problemas que o estudante de engenharia química, Paulo Henrique Oliveira, de 24 anos relatou ao 97NEWS ao tentar retornar para Salvador na última segunda-feira (13) em um ônibus da Viação Novo Horizonte. A linha saiu da cidade de Guanambi, com destino a Salvador, às 21h, mas chegando na garagem de Brumado, o ônibus quebrou, resultando em uma série de problemas. Tudo ocorreu bem, até Brumado com cerca de 40 passageiros. Porém, os problemas começaram rapidamente. Cerca de uma hora após a parada em Brumado, o ônibus não havia sido consertado, obrigado às pessoas a esperarem por cerca de três horas mesmo com o ar-condicionado desligado. Quando a situação já não era mais suportável, o motorista relatou que o ônibus seria trocado, afirmando que o veículo não tinha conserto naquele momento. Já fora do ônibus, teve início o 'show de horror', de acordo com o relato do passageiro, falta de comunicação, cansaço e descaso com os passageiros foram acontecendo em sequência, até que o grupo fosse desistindo da viagem, e pedindo o reembolso da passagem. "Depois de muitas horas o responsável pela Novo Horizonte aqui em Brumado colocou um ônibus pequeno sem ar-condicionado, ai eu e minha companheira acabamos desistindo da viagem", revela Paulo Henrique. O passageiro fez várias ligações para os órgãos competentes como, Agerba e também ouvidoria, mas ninguém atendeu as ligações. "Estamos desprotegido, os órgãos de proteção não atenderam. Ai eu pergunto a quem vamos recorrer?". Relatou o estudante a nossa reportagem. Após muitas discussões, ele conseguiu o reembolso da passagem e desistiu da viagem via Novo Horizonte.