ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem de 53 anos é morto a tiros em bar localizado na BA-148

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

‘Vou apoiar quem me apoiou’; Governador Jerônimo deixa claro que só apoiará pré-candidatos que 'caminhou junto com ele'

TJBA institui Semanas de Sentenças e Baixas Processuais

Número de mortos no Rio Grande do Sul sobe para 56 devido a fortes chuvas

Brumado: Fabrício Abrantes se destaca em concorrido evento do AVANTE em Salvador

Carreta tomba na BA-052 e carga é saqueada em Morro do Chapéu

Ex-prefeito de Macaúbas é multado por descumprimento de metas da educação

Homem é preso por estupro de vulnerável em Macaúbas

IBGE aponta que população quilombola na Bahia é mais jovem e masculina

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação

'Só é corretor de imóveis quem tem CRECI'; alerta presidente da instituição

Neoenergia Coelba é destaque em rankings de queixas no Procon e na Justiça

Dez animais morrem após serem atingidos por caminhão à beira de pista na Bahia

PM apreende veículo com restrição de roubo/furto em Presidente Jânio Quadros

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Além do vereador 'Boca' em Brumado, PDT perde vários mandatos pelo Brasil por fraude na cota de gênero


Pedra na vesícula afasta Coronel da campanha ao Senado; Otto assume compromissos

Foto: Luciano Santos | 97NEWS

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD), vai se afastar temporariamente da campanha ao Senado. De acordo com a comunicação do PSD, ele foi diagnosticado nesta quarta-feira (12) com colecistite aguda, mais conhecida como pedra na vesícula. O parlamentar está no Hospital Aliança, em Salvador, onde já é operado. Senador e presidente estadual do partido, Otto Alencar vai assumir as rédeas da campanha no tempo em que o postulante estiver afastado. Estima-se que ele fique fora, pelo menos, por uma semana.



Sesab contesta números do Conselho Federal de Medicina sobre leitos de UTI pelo SUS

Foto: Luciano Santos l 97News

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em nota divulgada na quarta-feira (12) para contesta os números divulgados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação aos leitos de Terapia intensiva registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). De acordo com a pasta do governo do estado, a Bahia possui 1,12 leito para cada 10 mil habitantes. Contudo, um levantamento divulgado nesta quarta pelo CFM aponta que a proporção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 0,64 para cada 10 mil habitantes. "De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa populacional da Bahia no ano de 2018 é de 14.812.617 habitantes. Isso significa que exitem 2 leitos de Terapia Intensiva para cada 10 mil pessoas. Ao considerarmos apenas o total de leitos SUS, a proporção é de 1,12 leito para cada 10 mil habitantes", relata o comunicado da Sesab.



Brumado: PETO apreende arma e drogas na Tambor da Soledade

Foto: Divulgação l PM/BA

Na manhã de quarta-feira (12), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª CIPM em patrulhamento pela rua Tambor da Soledade, no bairro Mercado, suspeitou da conduta de um jovem de 21 anos. Ao perceber a aproximação da viatura, o indivíduo tentou evadir-se pelos fundos de uma residência, arremessando uma sacola plástica. Após uma abordagem minuciosa, foi encontrado um revólver Taurus calibre 32 com a numeração 153123.09 e certa quantidade de cocaína, 03 "trouxinhas" de crack, 01 de maconha, além de uma cápsula de munição calibre 38 e outra de calibre 9mm.  O suspeito e o material foram levados e apresentados na delegacia de Brumado, onde o fato foi registrado. 



Menos de 10% dos municípios brasileiros têm leito de UTI, diz levantamento do CFM

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão disponíveis em apenas 10% dos municípios brasileiros (532 do total de 5.570), de acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Se considerados apenas os leitos de medicina intensiva da rede pública, apenas 466 destes municípios oferecem tratamento no país. Ao todo, o Brasil possui quase 45 mil leitos de UTI, segundo informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Pouco menos da metade (49%) está disponível para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a outra parte é reservada exclusivamente à saúde privada ou suplementar, que hoje atende a 23% da população. Embora o país tenha ganhado cerca de 5,7 mil leitos de UTI nos últimos oito anos, a quantidade ainda é insuficiente, sobretudo no SUS, apontou o CFM. Segundo o 1º secretário e coordenador da Câmara Técnica de Medicina Intensiva do CFM, Hermann von Tiesenhausen, as mudanças epidemiológicas dos últimos anos demandam o empenho dos gestores púbicos. 
 

O estudo do CFM também apontou a desigualdade na distribuição dos leitos. Só o Sudeste concentra 23.636 (53,4%) das unidades de terapia intensiva de todo o país. Já o Norte tem a menor proporção: apenas 2.206 (5%) de todos os leitos. O Nordeste, por sua vez, concentra 8.270 leitos (18,7%). Outro alerta do CFM é de que 44% dos leitos SUS e 56% dos leitos privados do Brasil se encontram apenas nas capitais. Se observada a repartição entre as Regiões Metropolitanas, constata-se que 68% dos leitos de UTI do SUS e 80% leitos da rede privada e suplementar estão concentrados nestas áreas.

CONTINUE LENDO


Brumado: Departamento de Polícia Técnica faz reconstituição da morte de pai e três irmãos no bairro São Jorge

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (12) em Brumado, a reconstituição da morte do pai e três filhos, em outubro de 2016. A reconstituição foi realizada em uma residência na Rua Santa Madalena no bairro São Jorge, onde o confronto aconteceu, e contou com a presença de peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e policiais da 34ª CIPM de Brumado, além de policiais da Cipe Sudoeste (Caesg), de Vitória da Conquista. Na reconstituição, foram utilizadas viaturas da 34ª CIPM e da Cipe Sudoeste, reconstituindo a ação no dia em que foram cumprir mandados de busca e apreensão e, foram recebidos a tiros. "A reconstituição é mais eficaz de que um depoimento em uma sala fechada", disse um dos peritos. Na época, quatro homens da mesma família morreram no confronto com os policiais militares. De acordo com a PM, naquele dia agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste) e da 34ª CIPM estiveram no bairro São Jorge, por volta das 06h para cumprir mandados de busca e apreensão e foram recebidos a tiros. Os suspeitos identificados como Geraldo Rocha Lima, de 59 anos, André da Silva Lima, 25 anos, Daniel da Silva Lima, 27 anos e Samuel da Silva Lima, 29 anos já tinham passagem pela polícia e os agentes foram ao local para apreender armas, drogas e também prender integrantes de uma quadrilha da região. Com os suspeitos, a Polícia Militar apreendeu quatro revólveres calibre 38, 56 munições intactas e 11 deflagradas. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça de Brumado.



Ituaçu: Ex-prefeito tem contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas Estadual

Foto: Divulgação

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), em sessão ordinária nesta quarta-feira (12), desaprovou a prestação de contas do convênio 53/2006, firmado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) com a Prefeitura Municipal de Ituaçu, tendo como responsável o ex-prefeito Albércio da Costa Brito Filho. O convênio teve como objeto a construção de uma quadra poliesportiva, no valor total de R$ 51.108,87, dos quais foram efetivamente repassados R$ 33.865,32, em razão do cancelamento do repasse da terceira e última parcela. No seu voto, que foi aprovado à unanimidade, o relator do processo, conselheiro substituto Sérgio Spector, acolheu os opinativos da 5ª Coordenadoria de Controle Externo (CCE) e dos demais órgãos instrutórios, que recomendaram a desaprovação em virtude da irregularidade da despesa, notadamente do uso de conta diversa da específica para movimentação de recursos do convênio e pela transferência de valores a título de ressarcimento de despesa, o que impede a verificação do nexo de causalidade entre os repasses e a execução financeira.



Confira a lista com os dez maiores devedores da Justiça do Trabalho na Bahia

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) divulgou o ranking dos maiores devedores na Justiça do Trabalho baiana. A lista, que é feita com base no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT) e inclui dez pessoas jurídicas e as dez pessoas físicas, é uma importante ferramenta para garantir que a sociedade conheça os maiores inadimplentes perante a Justiça Trabalhista. Quem estiver na relação não pode, por exemplo, participar de processo licitatório, conforme previsão da Lei de Licitações (12.440/2011), realizar financiamentos públicos ou receber incentivos fiscais. Entre os devedores, estão dois municípios, três terceirizadas, uma empresa pública federal e uma estadual. O Município de Ilhéus é o maior devedor entre as pessoas jurídicas do estado com 1.579 processos, seguido pela Petrobras (1.602 processos), pela Fundação Petrobras de Seguridade Social – Petros (524), pelo Protector Segurança e Vigilância Mantenedor (505) e pela MDA Construções (452). Já Afrânio Cesar Oliva de Matos lidera o ranking de pessoas físicas com 255 processos. A divulgação da lista faz parte das ações para a Semana Nacional da Execução Trabalhista, que ocorrerá de 17 a 21 de setembro, em Tribunais e Varas do Trabalho de todo o país, com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O objetivo é concentrar suas ações na execução, fase do processo em que o devedor é compelido a pagar ao trabalhador os direitos reconhecidos na sentença.

10 maiores devedores - Pessoas jurídicas

  1. Município de Ilhéus 1.579
  2. Petrobras 1.602 
  3. Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) 524
  4. Protector Segurança e Vigilância Mantenedor 505
  5. MDA Construções 452
  6. Município de Coaraci 403
  7. Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) 398
  8. Mm Telecom - Engenharia e Serviços de Telecomunicações 391
  9. Instituto Nacional de Apoio Técnico (Inat) 358
  10. Seviba Segurança e Vigilância da Bahia 357

Total 6.029


10 maiores devedores - Pessoas físicas

  1. Afrânio Cesar Oliva de Matos 255
  2. Nilton Borba de Sousa 227
  3. Antonio de Souza Neves 226
  4. Christiane Candeias Micucci Figueiredo 208
  5. Edson Cabral Ribeira 204
  6. Adriano Liberato de Matos Brito 185
  7. Fernando Guimarães Borba 178
  8. João Batista dos Santos Santiago 174
  9. Jairico Martins de Almeida 166
  10. Mario Cesar Duarte 165

Total 1.988

CONTINUE LENDO


Fátima Bernardes financia campanha do namorado a deputado federal

Foto: Reprodução l Renova Mídia

Além da ex-âncora do Jornal Nacional, o pai dela e uma das filhas também fizeram doações à campanha de Túlio Gadêlha. Fátima Bernardes doou R$ 5 mil, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O valor é menor apenas do que aquele repassado pela direção nacional do PDT, R$ 50 mil. A segunda maior doação de pessoa física foi de Amâncio da Costa Bernardes. O pai da apresentadora doou R$ 4.500 para o genro. Beatriz, uma das filhas de Fátima, doou R$ 150. O valor é o mesmo doado pelo ator Hugo Bonemer. A apresentadora Rafa Brites, casada com o também apresentador Felipe Andreoli, doou R$ 400. O psicólogo Rossandro Klinjey, que participa do programa Encontro com Fátima Bernardes, doou R$ 300. No total, Túlio Gadêlha já arrecadou cerca de R$ 62.286,25. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, na semana passada, Fátima Bernardes convidou amigos para um jantar de arrecadação de fundos de campanha no Rio de Janeiro.



Prefeito de Caculé ocupa cadeira de Brumado no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

A Prefeitura de Caculé assumiu no último mês a cadeira que pertencia ao município de Brumado no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas. A substituição se deu durante a última Plenária realizada em Jequié, que formalizou o representante do Poder Público de Caculé, o prefeito José Roberto Neves (DEM), depois que o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) desistiu da cadeira. O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado com poder consultivo e deliberativo, sendo a instância mais importante de participação e integração do planejamento e das ações na área dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Constas. Roberto destacou que o Comitê é importante para que os municípios tenham mais voz na tomada de decisões. “Vamos ter mais força nas decisões sobre a bacia hidrográfica, inclusive, sobre o uso as água, que é de total interesse da região sudoeste”, ressaltou. A Bacia do Rio de Contas, abrange uma área de 55.483 quilômetros quadrados, uma das maiores do estado, com a saída de Brumado, o município ficará sem uma representatividade na busca da preservação dessas bacias, leitos dos rios e matas ciliares. Principalmente no que se refere a educação ambiental aos agricultores familiares. A bacia do Rio das Contas tem hoje, cerca de 2 milhões de pessoas em seu entorno, inclusive já existe um plano de preservação da bacia em parceria com o governo do estado. Diante dos cenários encontrados, os Planos irão propor ações de conscientização ambiental e de recuperação como tratamento de esgoto, melhorias no manejo das propriedades rurais, conservação e revitalização das nascentes, entre outras. Além disso, propõe um monitoramento da quantidade e qualidade da água. 



Carinhanha: Homem é condenado por 16 anos de prisão por Feminicídio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 36 anos foi condenado a cumprir pena de 16 anos na prisão, inicialmente em regime fechado, no município de Carinhanha, a 250 km de Brumado. Jair Rodrigues Alves foi considerado culpado pela morte da ex-companheira,  Amélia Maria Damaceno, de 48 anos, em abril de 2016. O caso foi julgado no Fórum da Comarca do município na terça-feira (11). Segundo o site, Folha do Vale, o conselho de sentença do Tribunal do Júri reconheceu a autoria e as qualificadoras -- recurso que impossibilitou a defesa da vítima e também por configurar violência doméstica e familiar, o que qualifica o crime em razão do gênero. O Ministério Público Estadual denunciou o acusado por crime de homicídio qualificado pela utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, por motivo fútil e emprego de meio cruel, prevalecendo da condição do sexo feminino e das relações familiares. A defesa do acusado sustentou a tese de homicídio simples. Segundo consta o inquérito policial, o acusado estava separado e não aceitava o fim do relacionamento, inclusive já havia ameaçado a matar a vítima. No dia do crime, o homem foi até a casa da vítima para tentar reatar o relacionamento, porém, a mulher foi surpreendida e morta com golpes de pau. 

 



Faculdade de Guanambi é selecionada para ofertar curso de Medicina em Brumado

Foto: Jara Pimentel l Agencia Sertão

A Faculdade de Guanambi, UniFG – Centro Universitário, foi selecionada para ofertar o curso de Medicina em 2019 no município de Brumado. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (12), pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). A Instituição de Ensino Superior, ira ofertar o curso no âmbito do programa Mais Médicos, do Governo Federal no ano que vem. Em Brumado a oferta será de 50 vagas anuais e, deverá reservar um percentual entre 5 e 10% para programa de bolsas. A UniFG obteve nota 25.27 numa escala que vai até 30. Segundo a UniFG, a instituição educacional superou a proposta da Facs Serviços Educacionais que somou 24.87 pontos. As Instituições têm entre os dias 12 à 21 de setembro para apresentarem recurso ao resultado preliminar. O resultado final será divulgado no dia 3 de novembro e a homologação está prevista para o dia 28 de dezembro. A UniFG também conseguiu autorização para implantar o curso de Medicina em Guanambi, no entanto foi uma demanda pleiteada fora do programa Mais Médicos.

 



Brumado: Atos de vandalismo causam prejuízos aos cofres do município

Kits de lixeiras seletivas com estas custa em média R$ 300 (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O preço dos atos de vandalismo custa caro para a Prefeitura de Brumado. Todo mês, os cofres do município sofrem uma baixa devido ao valor gasto com o reparo, a manutenção e a substituição de bens públicos depredados, danificados, destruídos e até furtados em ações criminosas -- um recurso que poderia ser aplicado para aperfeiçoar ou oferecer novos serviços à população. No caso da Limpeza Urbana, os atos surpreendem. Não ha um levantamento do órgão sobre vandalismo em artefatos relacionados à limpeza urbana, em Brumado, mas são depredadas mensalmente, várias lixeiras instaladas por toda a cidade. O 97NEWS fez uma pesquisa na internet, e cada kit de lixeira (5 unidades) seletiva tem o custo em média de R$ 300 (Sem a instalação). Cuidar do patrimônio público é cuidar de si mesmo, afinal, os recursos são provenientes dos contribuintes e são destinados para a aquisição de equipamentos e aperfeiçoamento de serviços que ajudam a tornar a cidade um lugar melhor. 

No setor de iluminação o prejuízo chega a R$ 72 mil por ano (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Outro setor bastante afetado, é a iluminação pública. Todos os dias, é registrada a destruição de lâmpadas e luminárias na cidade. Em média, são trocadas 50 lâmpadas por semana em Brumado. Sem contar com as luminárias, que chegam a 30 unidades por semana. Realizando uma pequena somatória, são trocadas 200 lâmpadas por mês, chegando a um custo mensal de R$ 6 mil. Em um ano são R$ 72 mil aos cofres público. Para o coordenador de iluminação pública do município, Roni Bezerra, o prejuízo é muito alto para o próprio contribuinte. “A população tem que levar em consideração que quem paga a conta é ele mesmo, apesar de ser um bem público, ele é te todos nós, temos que fiscalizar. Muitos não sabem, mas a iluminação pública, é um fator muito importante para a segurança pública. Todos sabemos que locais escuros, são mais propícios para roubos e outros atos que causam insegurança”, relatou. A depredação pública chega a vários setores do município, em uma breve ronda pela cidade, constatamos que praças, banheiros, telefones públicos e placas de sinalização, também são alvos do vandalismo.

80% dos telefones público de Brumado não funcionam mais (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Itapetinga: Com 200 jumentos mortos por maus-tratos fazenda de criação é interditada

Foto: Divulgação

Uma fazenda de criação de jumentos na cidade de Itapetinga, foi interditada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no início do mês, após denúncias de maus-tratos aos animais. Segundo o G1, o local é alvo de investigação da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual (MP-BA). A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) fiscaliza a situação. A estimativa é de que cerca de 200 jumentos tenham morrido no local por maus-tratos. Os animais pertencem à empresa chinesa Cuifeng Lin e são levados para o local antes de serem encaminhados para um frigorífico, onde são abatidos. Em seguida, a carne é exportada para o Vietnã. Com a interdição, a empresa foi impedida de levar novos jumentos para a fazenda. Apenas os que já estavam no local seguem o processo de abate. A Fazenda Barra da Nega tem 7 hectares, mas chegou a abrigar mais de 800 animais simultaneamente. Mais de 2 mil foram abatidos em um mês. A propriedade foi alugada em junho. Os animais começaram a ser levados para o local em julho. No entanto, segundo as autoridades, o espaço não é apropriado para a criação dos jumentos. De acordo com informações da Polícia Civil, durante as investigações foram encontrados 80 carcaças e dezenas de ossadas de jumentos. Mesmo assim, a polícia estima que um número maior de animais morreu no local. 



Bahia: Mais de 93% do público-alvo de meninas ainda não foi vacinado contra HPV

Foto: Divulgação

Mais de 93% do público-alvo de meninas da vacinação contra o vírus HPV ainda não foi imunizado na Bahia, segundo informações divulgadas na terça-feira (11) pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab). De acordo com os dados, das 437 mil garotas esperadas entre os meses de janeiro e agosto deste ano, apenas 28.689 mil foram vacinadas no estado. A procura pela imunização também é baixa entre os meninos. Conforme a Sesab, apenas 14% do público-alvo de garotos foi imunizado do início do ano até agosto. A meta era atingir 268.024 mil garotos, mas apenas pouco mais de 37.500 mil foram vacinados. A vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente nos postos de vacinação dos municípios. O público-alvo de meninas é constituído por garotas com idades entre 9 e 14 anos. Já os meninos devem ter entre 11 e 14 anos para serem vacinados. A Sesab atrela a baixa procura da vacina no estado à falta de costume da população. 

 



MP Eleitoral contestou registro de 223 candidatos na Bahia

(Foto: Divulgação)

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia, apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) 14 ações de impugnação e 219 pronunciamentos pelo indeferimento do pedido de registro de candidaturas para os diversos cargos em disputa nas eleições de 2018. Das ações de impugnação, sete abordam situações de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010). Os demais casos envolvem o não preenchimento de condições de elegibilidade e registrabilidade, em especial: ausência de prova da escolaridade (5), ausência de prova de desincompatibilização (21), ausência de prova de filiação partidária válida (27), ausência de prova de quitação eleitoral (43), ausência de certidões judiciais ou certidões positivas não circunstanciadas (47), outros (83). De acordo com o balanço parcial, o MP Eleitoral analisou 1.180 requerimentos de registros de candidaturas desde 15 de agosto. Até o último levantamento, em 4 de setembro, o TRE/BA já havia julgado 1.101 requerimentos, indeferindo 154 registros de candidatura. Desde o início do período eleitoral, o MP Eleitoral atuou em 2.171 processos envolvendo, além dos pedidos de registro e de habilitação dos partidos e coligações, representações e pedidos de direito de resposta relativos à propaganda eleitoral e recursos ordinariamente submetidos ao Tribunal. Informações sobre a situação de todos os candidatos estão disponíveis para consulta pública no sistema de processo judicial eletrônico e podem ser acessadas também na página do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.



Brumado: Lançado em janeiro deste ano, 'Programa Melhor em Casa' já atende 36 pacientes cadastrados

Foto: Divulgação

Lançado oficialmente em janeiro deste ano em Brumado, o "Programa Melhor em Casa" já é uma realidades nos lares dos brumadenses. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o programa chegou a Brumado para melhorar o atendimento dos usuários dos serviços de saúde do município. “Com o Melhor em Casa, os pacientes que fizerem parte do grupo prioritário do programa poderão ser assistidos pela equipe de saúde em suas residências, substituindo as internações hospitalares”, se referindo às pessoas com necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. A equipe é composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e técnicas de enfermagem. Muitos pacientes já foram beneficiados com o programa desde a sua implantação, e atualmente atende 36 pacientes cadastrados, que recebe visitas e atendimentos periodicamente sem precisar se deslocar até o hospital. Para a admissão, o paciente pode ser encaminhado para o programa por meio das Equipes de Saúde da Família ou pelo Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.



11 de Setembro: Mais de 1.100 vítimas do atentado que ocorreu há 17 anos ainda não foram identificadas

Foto: Reprodução

O Mundo lembrou nesta terça-feira os atentados terroristas do 11 de Setembro, que hoje completam 17 anos. Segundo o G1, até agora, mais de 1.100 vítimas que morreram nas Torres Gêmeas de Nova York ainda não foram identificadas. Nos ataques de 2001, quatro voos foram sequestrados e usados como armas por terroristas ligados à rede al-Qaeda. Dois aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas de Nova York, um se chocou contra a fachada oeste do Pentágono, em Washington, e outro foi jogado contra o solo de um campo vazio de Shanksville, na Pensilvânia. Os ataques deixaram quase 3.000 mortos, a maioria na área de Manhattan, e levaram a uma longa guerra no Iraque e no Afeganistão, que até hoje são afetados por conflitos violentos. Os cerca de 22 mil fragmentos humanos encontrados no local desde o atentado já foram testados, alguns deles entre 10 e 15 vezes. Até agora, 1.642 das 2.753 pessoas mortas nos ataques de Nova York foram formalmente identificadas. Mas 1.111 ainda resistem à identificação. A nova técnica usada pelos médicos forenses consiste em cortar um fragmento de osso encontrado no local dos ataques, reduzindo a pó, e depois misturado com dois produtos químicos que permitem expor e extrair o DNA. Com esse método, uma vítima foi identificada no ano passado. 



Atleta brumadense é tricampeão na 'Corrida de Montanha' em Andaraí na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

No último final de semana, cerca de 100 atletas se reuniram no distrito de Igatu, no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, para mais uma etapa da Corrida de Montanha. A prova explorou parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, de onde é possível contemplar uma visão privilegiada da região, além disso, os atletas passaram por trechos de estradas com calçamento do tempo dos garimpos, longos single tracks, travessia e trechos no leito do rio. O percurso contou com as distâncias de 6km (Curto), 13km (Médio) e 43km (Longo) em um terreno composto por trilhas abertas e fechadas de nível técnico médio, ou seja, com grau de dificuldade moderado. 

Foto: Divulgação

Representando Brumado pela terceira vez, o maratonista Serginho Pinheiro levou o primeiro lugar na prova e se tornou tricampeão da Corrida de Montanha 2018. Em entrevista ao 97NEWS, Serginho falou um pouco do que é a prova. "Foram 43 km de prova concluídos em 4 horas e 39 minutos, para mim foi mais um desafio, mesmo não acostumado com montanhas, mas já estou me adaptando a esse tipo de prova", comenta. Sendo um atleta ativo e radiante, Sergio diz não conseguir ficar parado, tanto que já se inscreveu para outra prova. "Estarei em Mucugê em novembro representando Brumado em uma prova de 50km”, finalizou o atleta.



Ministra Cármen Lúcia diz que juízes recebem salários justos

(Foto: AFP/Evaristo Sá)

Em sua última sessão como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), ressaltou algumas de suas iniciativas à frente do órgão, dentre as quais destacou a transparência dada em relação aos salários dos magistrados brasileiros. Ela afirmou que os juízes recebem salários justos. “A transparência aumentou até mesmo para que o cidadão soubesse. No que se diz que juízes ganham em excesso, não ganham. E está aí a comprovação pela transferência que foi dada às informações sobre as remunerações de todos nós brasileiros de forma permanente”, afirmou ela, em referência à iniciativa por meio da qual o CNJ mantém em seu portal as planilhas com os vencimentos dos magistrados em todos os tribunais do país. No mês passado, os ministros do Supremo decidiram encaminhar ao Congresso proposta de aumento de 16,38% em seus próprios salários. Cármen Lúcia foi contra, mas foi vencida na questão. Caso o reajuste seja aprovado pelo Legislativo, o salário de um ministro do Supremo deve passar de R$ 33,7 mil para cerca de R$ 39 mil, provocando um efeito cascata nos vencimentos de toda a magistratura. Cármen Lúcia defendeu o trabalho dos juízes, que disse estarem submetidos a uma grande sobrecarga, mas conseguem fazer com que o país tenha uma Justiça forte, capaz de resolver conflitos de forma pacífica, sem o recurso à violência. Na quinta-feira (13), Cármen Lúcia será substituída pelo ministro Dias Toffoli na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).



Mobilização social em prol de mulheres e suas famílias

(Foto: Divulgação LBV)

A Legião da Boa Vontade (LBV) inicia importante campanha de mobilização social com o objetivo de angariar recursos para fortalecer ainda mais as ações que realiza em todo o Brasil, por meio de suas 82 unidades de atendimento. Intitulada Eu ajudo a mudar, a iniciativa convida os diversos setores da sociedade a fazer doações para a manutenção dos programas socioeducacionais que a LBV desenvolve nas cinco regiões brasileiras em prol de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, gestantes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesta edição, a campanha destaca a importância da Solidariedade ao compartilhar a trajetória de mulheres batalhadoras que tiveram suas vidas transformadas graças ao imprescindível apoio e ao engajamento de colaboradores, amigos, parceiros e voluntários nas ações humanitárias da LBV. Os relatos dessas mulheres atendidas pela Instituição emocionam pelos desafios que enfrentaram para superar problemas como a depressão, a violência, a fome e o suicídio. Por isso, convidamos você a fazer parte dessa corrente e a colaborar para que a LBV continue gerando oportunidades, apoiando famílias, transformando vidas e mantendo os serviços que presta diariamente em favor das comunidades em situação de pobreza. Acesse o site e as redes sociais: da LBVBrasil e veja mais.