ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Com arbitragem polêmica, Bahia empata com o Grêmio em 2 a 2

Foto : Lucas Uebel/GFPA

O Bahia foi até Porto Alegre e empatou com o Grêmio em 2 a 2 e se distanciou apenas um ponto da zona de rebaixamento da Série A do Brasileirão. O tricolor fez um gol no início da partida e outro no segundo tempo, ambos marcados por Élber, mas acabou levando o empate no confronto pela 28ª rodada. O time baiano ainda jogou com um a menos e reclamou bastante da atuação da arbitragem. O placar fez o Esquadrão de Aço saltar para a 14ª posição, com 31 pontos, um a mais que o Vasco da Gama, primeiro time no Z-4. Na rodada seguinte, o Bahia tem pela frente o Paraná, no próximo sábado (13), em Pituaçu, às 21h. 



Disputa pelo Senado: Wagner tem 44%; Lázaro aparece com 30% e Coronel tem 27%, diz Ibope

(Foto: Divulgação)

Na disputa pelo Senado, o ex-governador Jaques Wagner (PT) segue na frente, segundo a pesquisa Ibope divulgada hoje (6) pela Rede Bahia. O petista cresceu um ponto porcentual e aparece com 44% das menções. Irmão Lázaro (PSC) tem 30% das intenções de voto. Em terceiro lugar, aparece Angelo Coronel (PSD) com 27%. Jutahy Júnior (PSDB) caiu um ponto porcentual e agora aparece com 13%. Já Jorge Viana, do MDB, e Comandante Rangel, do PSL, aparecem empatados com 4%. Fábio Nogueira (PSOL) e Marcos Maurício (DC) aparecem com 3%. Francisco José, da Rede, perdeu um ponto porcentual e tem 2% das menções. Já Adroaldo do Santos (PCO) e Celsinho Cotrim (PRTB) têm 1%. Para a primeira vaga no Senado, brancos e nulos aparecem com 15%. Já para a segunda vaga, o porcentual cresce e atinge 24%. Não souberam ou não responderam chega a 29% dos entrevistados pelo Ibope. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores de 90 municípios baianos entre os dias 4 e 6 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A consulta está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR?07032/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o código BA-07427/2018.



Mais de 120 agressões a jornalistas são registradas durante período eleitoral

(Foto: Reprodução)

Mais de 120 agressões a jornalistas e comunicadores em contextos político partidário e eleitoral foram registradas este ano. Os dados são da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e incluem as agressões tanto físicas quanto em meios digitais. Conforme a Abraji, foram registradas 64 ocorrências de assédio em meios digitais contra jornalistas no contexto eleitoral, além de 59 vítimas de atentados físicos. “Um país que não compreende a diferença entre crítica ao trabalho jornalístico e violência contra profissionais da imprensa coloca a democracia e a si próprio em grave risco”, disse a Abraji em nota de repúdio. De acordo com a Agência Brasil, um dos casos mais recentes, divulgado no portal da Associação, envolve uma repórter da Rádio Bandeirantes, agredida verbalmente e com uma cabeçada por um manifestante em ato de apoio ao candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista, em São Paulo. Os ataques acontecem também na internet. Repórteres têm os perfil inundados por xingamentos e até mesmo por ameaças. “Ofensas, assédio e ameaças a jornalistas com o objetivo de silenciá-los são sintomas de desprezo pela democracia. É urgente e necessário que os candidatos no pleito atual se manifestem publicamente contra tais ataques e os desencorajem. O silêncio diante da violência praticada por seus apoiadores configura conivência com ataques à liberdade de expressão”, argumenta a Abraji.



Itapetinga: Flanelinha acaba sendo assassinado em plena via pública

(Foto: Divulgação)

Uma vítima identificada como Nego Messias, acabou morrendo na noite desta sexta-feira 05/10, após receber vários disparos de arma de fogo nas imediações da rua Nazaré, Bairro Primavera em Itapetinga. O homicídio ocorreu por volta das 20:45 hrs. Segundo informações do Itapetinga Notícias, elementos não identificados cercaram a vítima e deflagraram pelo menos dois disparos na vítima, ele morreu antes mesmo do socorro chegar. De acordo com populares, Nego Messias tinha passagens pela polícia, era usuário de drogas e atualmente trabalhava como flanelinha na Praça da Bíblia no centro comercial da cidade.



Radialista morre na hora ao colidir a moto com ônibus escolar na manhã deste sábado (06)

Dorival Araújo dos Santos apresentava o programa Ave Maria da igreja católica na rádio Baixa Grande FM e também trabalhava na delegacia de Polícia Civil (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (05), uma colisão envolvendo uma moto e um ônibus escolar, em Baixa Grande-BA acabou tendo um final trágico. O acidente aconteceu próximo ao bairro Novo Horizonte, conhecido como Prodecor. O condutor da moto, identicado como Dorival Araújo dos Santos, conhecido como Dori, de 41 anos, não resistiu ao impacto e veio a óbito. Segundo o blog Agmar Rios, Dori era um dos apresentadores do programa Ave Maria da igreja católica na rádio Baixa Grande FM e trabalhava na delegacia de Polícia Civil local



Bahia: Após discussão, mulher mata marido a facadas

(Foto: Reprodução)

O desentendimento entre um casal em Cachoeira terminou em tragédia na noite desta sexta-feira (05/09). Após discussões, eles entraram em luta corporal, a mulher pegou uma faca e desferiu vários golpes no seu companheiro, identificado por Paulo Henrique dos Santos Silva, de 40 anos. O crime ocorreu na na Avenida São Diogo, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, volta das 19h. O homem chegou a ser socorrido por vizinhos até o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, mas devido a gravidade dos ferimentos Fabinho não resistiu vindo a óbito ao dá entrada na unidade de saúde. Silvanice Silva dos Santos foi presa em flagrante pela Polícia Militar e, encontra-se a disposição da Justiça na Delegacia de Polícia Civil do município. Ela contou que estavam juntos há cinco anos e recentemente teriam se separado, mas reataram o relacionamento, marcado por brigas constantes e ameaças o casal tinha um convívio turbulento. O corpo de Paulinho foi removido para o Departamento de Polícia Técnica

 



Com gol no início, Santos bate Vitória fora de casa e mantém sonho de G-6

Gustavo Henrique levou a melhor sobre Léo Ceará em Vitória x Santos (Foto: Maurícia da Matta/Divulgação/EC Vitória)

Com gol do uruguaio Carlos Sánchez, logo aos 8 minutos de jogo, o Santos venceu o Vitória por 1 a 0 no Barradão, na noite desta sexta-feira, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Santos pulou para sétimo, com 39 pontos, seis a menos do que o Atlético-MG, último time no G-6. Já o Vitória segue na zona do rebaixamento, com 29 pontos, em 17º. Foi o quarto triunfo seguido do Santos sobre o Vitória no Barradão. Desde 2014 o Peixe tem 100% de aproveitamento contra o time baiano em Salvador. A última derrota foi em novembro de 2013. Já o Vitória soma agora quatro derrotas nas últimas quatro rodadas do Brasileirão, mas, a dez rodadas do fim, ainda depende só de si para evitar o rebaixamento.  O Santos conseguiu o gol aos 8 minutos, num chute de fora da área de Carlos Sánchez que desviou em Lucas Ribeiro e matou o goleiro Ronaldo. Com a vantagem, o Peixe jogou do jeito que gosta: explorando os contra-ataques. Derlis González, pela direita, e Bruno Henrique, pela esquerda, eram as válvulas de escape, mas Gabigol, centralizado, não conseguiu pegar nenhuma em condições de finalizar. O Vitória, por sua vez, tinha a posse de bola (59%), mas era pouco efetivo. Seu melhor momento foi entre os minutos 18 e 22, com finalizações de Rodrigo Andrade e Yago (no travessão). Em alguns momentos, a torcida vaiou o time, principalmente nos passes errados - foram 16, contra 14 do Santos. O Vitória voltou muito melhor na etapa final, pressionando a saída de bola do Santos. O time baiano começou a empilhar chances de gol. Foi aí que apareceu a estrela de Vanderlei, primeiro em defesa de cabeçada de Wallyson e depois para evitar o que seria um gol contra de Alison. Mas a expulsão de Mauricio Cordeiro complicou demais a reação do Vitória. O Santos soube segurar a vantagem e volta para São Paulo com três pontos na bagagem.

 



Por suspeita de compra de votos, caminhão é apreendido com 150 caixas d'água

Foto : Divulgação / SSP

Às vésperas das eleições, a polícia registrou o primeiro caso de suspeita de compra de votos na Bahia. Após denúncia anônima contra deputados do Democratas, um caminhão com 150 caixas d’água foi apreendido em Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado. Uma guarnição da Polícia Militar encontrou o caminhão que estaria levando os equipamentos para serem instalados em casas do município de Serra do Ramalho, também no oeste baiano. Após apreensão do veículo, o condutor foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa. A Polícia Civil investiga quem estava enviando as caixas e por qual motivo. 



Professora acaba morrendo afogada em represa na zona rural de Ibicoara

A professora acabou morrendo, mas o motivo do falecimento ainda é desconhecido, mas a suspeita maior é que ela não sabia nadar (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Uma professora, identificada como Maria Aloisia Nascimento dos Santos, de 35 anos, acabou morrendo na tarde de quinta-feira (04), após se afogar em uma represa na Fazenda Vânia, no município de Ibicoara. De acordo informações colhidas pela nossa equipe, ela teria entrado no reservatório para se refrescar, mas não sabia nadar e acabou morrendo. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. 



PM em uma mega operação dá uma grande pancada no tráfico em Conquista

(Foto: Divulgação SSP/BA)

Os militares do Peto 78 receberam uma denúncia anônima de uma grande movimentação em um matagal do conjunto habitacional no bairro Campinhos. Após exaustivas e incansáveis buscas ninguém foi localizado, porém para surpresa dos policiais foram encontrados cerca de 130 pedaços de tabletes de uma substância análoga à maconha, que se encontravam em sacolas escondidas dentro do matagal, após diligência o material apreendido foram apresentados no DISEP.



Tanhaçu: Moradores criticam Embasa por má qualidade de água e falta de abastecimento

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Moradores de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, protestaram nesta quinta-feira (4) contra a qualidade da água e à falta de abastecimento na cidade. Organizado pela “Comissão Tanhaçu Pede Socorro”, o ato foi feito em frente à sede da Embasa. Segundo os manifestantes, a água que chega às torneiras não é bem tratada e o problema se agrava em períodos de seca. Sobre a falta de abastecimento, os manifestantes disseram que o problema ocorre há mais de dez anos. Para enfrentar a situação, eles disseram que têm comprado água. Com faixas, cartazes e palavras de ordem, o grupo exigiu solução para o caso e cobrou medidas urgentes da direção da Embasa no município.



Após sair de audiência de custódia, homem é executado em frente ao fórum de Itabuna

(Foto: Divulgação)

Na manhã desta sexta-feira (05), Ricardo Ribeiro da Conceição, 20 anos, popularmente conhecido como Pardinho, foi morto a tiros, em frente ao novo fórum de Itabuna, no bairro Nossa Senhora das Graças.  Ele saia de uma audiência de custódia da qual foi liberado, quando foi executado com três tiros que atingiram tórax, virilha e queixo da vítima. O crime foi cometido por dois homens que se aproximaram em uma moto e efetuaram os disparos. Pardinho chegou a ser socorrido para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, embora não tenha resistido aos ferimentos. Ele era morador do bairro Califórnia, e estava em um ponto de ônibus quando os bandidos chegaram. A polícia investiga o crime. Esse foi o homicídio de número 103, somente em 2018, em Itabuna



Candidato brumadense aciona Justiça contra autores de notícias falsas e ofensivas à sua candidatura

(Foto: Divulgação Justiça Eleitoral)

O candidato a deputado estadual Márcio Moreira entrou novamente na Justiça contra notícias falsas (fake news) que circularam na cidade na manhã desta sexta-feira (05), as quais foram disseminadas em forma de panfleto. As mensagens apócrifas e caluniosas atacaram a honra do candidato, que, prontamente, por meio dos seus assessores jurídicos entrou com representação na Justiça, tanto na Vara Civil, como na Vara Crime. Como o fato é recorrente e, inclusive, com condenações por ações anteriores que foram difundidas nas redes sociais, as investigações já estão mais adiantadas e os autores das notícias falsas poderão ser encontrados com mais facilidade, já que existe um histórico nesse sentido. Vale ressaltar que disseminar ou criar qualquer tipo de notícias falsas é crime, não só no âmbito eleitoral, mas também na justiça comum, as quais estão tendo cada vez mais o rigor da lei, com multas cada vez mais severas e até a possibilidade de prisão.



Programa Tema Livre: todos os sábados das 08h30 às 10hs na Rádio Nova Vida FM 87,9

(Divulgação)

Programa Tema Livre vai ao ar todos os sábados das 08h30 às 10hs na Rádio Nova Vida FM 87,9, com Jorge Malaquias Filho e Gildásio Porto. O tema livre é um programa jornalístico e de entrevista, que leva informações culturais e de relevância social. Tem como apresentador o advogado Jorge Malaquias Filho e como comentarista o locutor Gildásio Porto. A rádio Nova Vida Fm expandindo suas ações de programação lançou o programa Tema Livre em sua grade para atender os seus ouvintes que buscam e querem informações da cidade de Brumado e da região sudoeste. O programa vai ao ar todo sábado das 08h30 às 10hs nas ondas da 87.9 FM.



Libras pode se tornar disciplina obrigatória nas escolas públicas

Aula de língua brasileira de sinais na UnB: ensino poderá ser estendido a alunos da educação básica (Foto: Divulgação)

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode ser incluída como disciplina obrigatória nas escolas públicas do país. A ideia legislativa foi apresentada em março deste ano por meio do Portal e-Cidadania e, em menos de quatro meses, recebeu mais de 20 mil apoios de internautas.A proposta foi transformada na Sugestão (SUG)15/2018 e aguarda relatório na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A libras é um conjunto de gestos usados por deficientes auditivos para a comunicação com outras pessoas, surdas ou não. Quem apresentou a ideia legislativa foi a pedagoga Marilei Monteiro, de São Paulo. Ela argumenta que a Libras “é a segunda língua oficial brasileira”, já que a Lei 10.436, de 2002, reconhece o sistema “como meio legal de comunicação e expressão” do país. " Fica evidente a negligência nessa questão, pois o surdo não é alfabetizado em sua primeira língua, a libras, mas sim em sua segunda, o português. O surdo chega à escola sem saber  libras, tornando praticamente inútil o trabalho do intérprete em sala de aula", afirma Marilei. A relatora na CDH é Ana Amélia (PP-RS). Se o parecer da senadora for favorável, a sugestão será convertida em projeto de lei. A partir daí, passa a tramitar nas comissões do Senado, que devem analisar o mérito da proposta.



Jovem morre após ser atingido por botijão de gás em tentativa de assalto na cidade de Jequié

Foto: Reprodução l Marcos Frahm

Um jovem foi morto após ser atingido por um botijão de gás em Jequié, no sudoeste baiano.  O autor do crime, ocorrido na tarde de quarta-feira (4), foi preso em flagrante. Segundo o Bahia Notícias, o acusado, identificado como Ivanildo Trindade da Silva, teria invadido a residência da vítima, Felipe Sena Santos, de 17 anos, que era deficiente físico. Após a vítima ter reagido, o acusado o atingiu com um botijão de gás. A mãe da vítima, Marilene Sena, também foi agredida e socorrida ao hospital. Ainda segundo o site, o acusado, que teria problemas mentais, fugiu a pé e foi capturado pela Polícia Militar nas proximidades da Rodoviária de Jequié. Populares teriam tentado linchá-lo, mas policiais militares evitaram o crime. 



Crescimento de Bolsonaro leva ações de fabricantes de armas dobrarem, diz jornal

(Foto: Divulgação)

O crescimento do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) nas pesquisas de intenção de votos levou as ações de fabricantes de armas dobrarem, segundo o jornal Estado de São Paulo. De acordo coma publicação, o valor dos papéis preferenciais da Forjas Taurus mais que dobrou e o de mercado saltou de R$ 139,3 milhões para R$ 332 milhões, apesar de a companhia acumular déficit e dívida em alta.  No primeiro semestre de 2018, a empresa acumula prejuízo de R$ 92,6 milhões, perda mais de três vezes superior à verificada no mesmo período do ano passado. O preço do papel, que no primeiro dia de campanha era de R$ 2,34, chegou hoje aos R$ 4,98. 

 



TSE faz alterações no site a fim de aumentar segurança e evitar ataques cibernéticos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai fazer mudanças no site institucional, na tentativa de evitar ataques cibernéticos. De acordo com a Agência Brasil, a ação integra um conjunto de iniciativas adotadas pelo tribunal para aumentar a segurança dos sistemas utilizados pela Justiça Eleitoral, principalmente os de totalização dos votos e divulgação de resultados. O coordenador de Infraestrutura da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, Cristiano Andrade,  disse que a medida tem caráter preventivo. “Historicamente, as tentativas de invasão à rede de computadores da Justiça Eleitoral crescem à medida que se aproxima o dia do primeiro e segundo turnos das eleições”, disse. Ainda conforme a Agência Brasil, o coordenador afirmou que no fim de semana do primeiro turno das eleições gerais de 2014, o TSE recebeu 200 mil ataques de negação de serviço por segundo.



Brumado: Chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral fala sobre as regras de Campanha Eleitoral

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com santinhos, bandeiras, carros de som e outras estratégias, os candidatos que participaram das eleições 2018 saíram às ruas para pedir votos desde o dia 16 de agosto.  Data, que marcou a abertura oficial das campanhas eleitorais. Além do período para propaganda no rádio e TV que terminou nesta quinta-feira (4). Mas muitas dúvidas surgem nessas eleições, aja vista que muito se mudou em relação as regras eleitorais. Em entrevista ao 97NEWS, o chefe do cartório da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, Igor Araújo, esclareceu algumas dúvidas. Entre elas estão se, as campanhas podem distribuir folhetos e santinhos nas vias públicas até a data de domingo (7), dia da votação. "Os materiais gráficos de campanha eleitoral só podem ser distribuídos até às 00 horas do dia anterior a da realização das eleições 2018. Mas no dia das eleições, continua vedada essa conduta e, se caracterizar que aquele candidato tinha conhecimento prévio dessa conduta ele poderá ser responsabilizado por crime de poluição ambiental e violação das leis eleitorais", relata Igor. Outro questionamento bastante cobrado pela população é em relação aos adesivos com propagandas eleitorais nos carros. O coordenador da 90ª Zona também responde esta indagação. Segundo o órgão, sim desde que o dono do veículo não ganhe dinheiro por isso. De acordo com as regras para campanha eleitoral, este tipo de propaganda está dentro da manifestação silenciosa de pensamento ou de voto. "Se esse veículo não tiver nenhuma sonorização que caracterize propaganda volante, ou seja, só adesivado ou plotado, ele está dentro da permissão legal". Os adesivos com propagandas de candidatos podem ser colados em automóveis, caminhões, bicicletas e motocicletas. Adesivos microperfurados podem ser fixado em toda área do para-brisa dos carros particulares. Caso o adesivo seja colado em outra posição do veículo, ele não pode ultrapassar a dimensão máxima de meio metro quadrado.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sobre as campanhas de rua, Igor Araújo salientou que as permissões se estendem até o sábado, véspera das eleições. "As campanhas de rua, a distribuição de material de campanha, carreatas, comício -- podendo se estender por até duas horas além do horário regulamentar --, para que os candidatos possam ter esse último contato com a população pode. Mas é bom salientar que no dia da eleição no entanto, qualquer tipo de propaganda eleitoral ela é vedada pela legislação, podendo configurar numa conduta criminosa, que é chamada de "boca de urna", uma prática que pode levar a detenção da pessoa, e eventualmente responder um processo de natureza criminal", diz Araújo. Ainda segundo ele não se confunde a "boca de urna", com a manifestação silenciosa, "qualquer eleitor tem o direito de manifestar silenciosamente a sua preferencia política eleitoral. Isso quer dizer que o eleitor pode ir votar trajando a camiseta do seu candidato, ou partido político, assim como: adesivos, crachás, bonés e outros meios de identificação. Mas toda regra tem sua exceção, Igor relata que "não se permite o pedido expresso de manifesto de voto no dia da eleição, ou seja evitar aglomerações de pessoas com vestuário padronizado, podendo caracterizar 'boca de urna', e isso fere a legislação eleitoral". Finalizou Igor Amorim, chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral de Brumado e, que também atende os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras. Os órgãos competentes para acionar a Justiça Eleitoral são o Ministério Público e os partidos políticos, mas qualquer pessoa pode denunciar propagandas eleitorais irregulares. As punições para quem descumprir as regras vão desde multas até a cassação do registro da candidatura. Para comunicar a Justiça sobre eventuais irregularidades, os eleitores podem utilizar os aplicativos do TSE, o mais popular entre eles é o "Pardal". Disponibilizado para Android e iOS, o app permite que as denúncias sejam enviadas por meio de texto, imagens ou vídeos. Os conteúdos são encaminhados ao Ministério Público Eleitoral, que decide se aciona ou não o Judiciário.



Cunha, Geddel e mais 16 são denunciados por supostas fraudes na Caixa Econômica

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou esta quinta-feira (4) à 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília quatro denúncias relacionadas às investigações da Operação Cui Bono, que apura irregularidades em operações da Caixa Econômica Federal em troca de pagamento de propina. Entre os denunciados estão o ex-ministro Geddel Vieira Lima, os ex-deputados e presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, o operador Lúcio Funaro e o ex-vice presidente da Caixa Fábio Cleto. Eles são acusados dos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Os procuradores pedem multa e reparação de danos que ultrapassam R$ 3 bilhões. De acordo com o MPF, foram identificados repasses que somam R$ 89,5 milhões a Eduardo Cunha de 2011 a 2015, além de R$ 17,9 milhões a Geddel Vieira Lima de 2012 a 2015 e R$ 6,7 milhões a Henrique Alves de 2012 a 2014. As denúncias estão relacionadas a operações de créditos para os grupos Marfrig, Bertin, J&F Grupo BR Vias e Oeste Sul Empreendimentos Imobiliários. Parte das acusações refere-se ainda a duas operações com recursos do FI-FGTS. Segundo as investigações, a estrutura que dava suporte à prática das irregularidades no banco era sustentada por três frentes: o grupo empresarial, o de empregados públicos que operavam na Caixa e no FGTS e o grupo político e de operadores financeiros.