ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CIPRv apreende veículo com restrição de furto em Aracatu

SAC Móvel inicia atendimentos em Brumado com emissão da nova carteira de identidade

Órgãos de controle da Bahia publicam diretrizes para contratação de artistas no São João 2026

Educação sexual nas escolas volta ao centro do debate público no Brasil

Venha para a Terça e Quarta Verde da Central das Carnes

Brumado: Motociclista fica ferido após perder controle da moto na rotatória da Avenida Centenário

Senado aprova aumento de penas para furto, roubo e receptação Fonte: Agência Senado

Prefeito de Filadélfia sela parceria com Vitor Bonfim e articulação pode levar gestor à base de Jerônimo

TSE aprova restrições para uso de IA nas eleições de 2026

TCM-BA suspende pregão de R$ 783 mil da Prefeitura de Lagoa Real após denúncia de irregularidades

Caminhonete colide contra poste e deixa centro de Livramento sem energia

Brumado: CIPRv recupera veículo com restrição de circulação durante fiscalização

PRF inicia implantação de internet via satélite em viaturas na Bahia

Incêndio atinge Hospital Municipal de Ibipitanga e pacientes são transferidos

Incêndio atinge correspondente bancário no início da noite em Brumado

Carreta tomba na BR-030 entre Caetité e Brumado; carga ficou espalhada nas margens da rodovia

Professor é preso suspeito de abusar de alunas durante 'Operação Sala Segura' em Piripá

Dupla é detida com arma, drogas e motocicleta adulterada durante ação da RONDESP Sudoeste em Brumado

Brumado: CIPRv apreende entorpecentes após fuga de suspeitos na BA-148

Asfalto ameaça ceder na BA-142 entre Ituaçu e Barra da Estiva após fortes chuvas


47 novos casos de coronavírus são registrados nas últimas 24h em Brumado

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 21 de janeiro, o município de Brumado registrou 4.259 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12.175. Entre os diagnósticos: 3 internações, 47 óbitos, 274 pacientes em tratamento e 3.938 recuperados. No momento, 86 ainda aguardam resultado laboratorial e 7.170 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado; Presidente da Câmara afirma que áudio em que ele pede 'farra' no primeiro salário, 'não passou de uma brincadeira entre eles'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após repercussão do áudio vazado nas redes sociais em que o atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o "José Carlos de Jonas", na quinta-feira (21). Em entrevista à Rádio Alternativa, o vereador afirmou que tudo não passou de uma brincadeira entre os vereadores em um grupo de WhatsApp, criado por eles para debaterem e discutirem assuntos internos da casa. "Quando o pessoal da secretaria me deu a notícia que o pagamento já estava em conta. Eu (...) tipo assim, quis avisar os colegas, foi tipo uma brincadeira", afirmou Zé Carlos de Jonas. No áudio, o vereador informa sobre o primeiro pagamento dos parlamentares. Mas o que chamou a atenção da população, foi de como a informação foi repassada. De forma irônica, o edil gravou: "Colegas vereadores, queria comunicar à vocês que o dinheiro já está em conta. Pode gastar o dinheiro e fazer suas farras, primeiro pagamento é pra fazer farra". Em seguida o presidente da casa ainda solicita dos colegas, se por acaso forem fazer a "farra", que o convide. "Me convidem, quero está junto com vocês fazendo esta farra ai. Mas com o dinheiro de vocês, que o meu (...) já tá comprometido", finaliza o áudio. O vereador disse ainda que a intenção do grupo era de passar informações entre eles, mas o vereador não esperava o vazamento do áudio. "Eles mesmo me cobravam no grupo, [ei moço, o dinheiro não vai sair não], pra gente tomar uma nesse feriado. Eu falei, não a gente tá trabalhando aqui pro pagamento sair na sexta-feira. Ai quando o pagamento saiu eu fiz essa brincadeira", conta o presidente da Câmara que acrescentou que, infelizmente tem pessoas que aproveitam o momento para criar polêmica. "A gente sabe que tem os aproveitadores que pegou e soltou ai na rua [áudio], mas eu acho que não foi maldade nenhuma, confiei no grupo que a gente fez com a intenção de descontrair e falar assuntos da Câmara", afirmou Jonas, que completou ainda dizendo no qual a partir de agora, terá mais cuidado com o que fala no grupo da Câmara. "Eu hoje vou ter muito cuidado pra passar as coisas dentro do grupo", disse o presidente da Câmara de Brumado.



Índia autoriza exportação de vacina para o Brasil, diz agência Reuters

Foto: Divulgação

O governo da Índia autorizou as exportações comerciais de vacinas contra a Covid-19, disse o secretário de Relações Exteriores do país asiático à agência de notícias Reuters. A informação foi confirmada pela TV Globo. Além do Brasil, Marrocos também receberão as primeiras doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, que são fabricadas pelo Instituto Serum da Índia (SII). Desde a semana passada, o Brasil vinha enfrentando dificuldades para liberar carga de 2 milhões de doses de vacina que comprou do Instituto Serum. Ontem, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, chegou a dizer que não havia prazo para receber as doses.



Municípios atendidos pela Central de Atendimento Covid em Brumado registram aumento nos casos de coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após o período de eleições municipais e uma virada de ano com pessoas em praias no litoral da Bahia, a cidade de Brumado se manteve numa média razoável de casos, oscilando entre 200 à quase 300 casos do novo coronavírus. No entanto, cidades da região tiveram aumento significativo com relação ao número de contaminados pelo vírus. Moradores de municípios vizinhos como Aracatu, Malhada de Pedras e Dom Basílio são os que mais tem buscado atendimento na Central de Atendimento Covid (UPA), localizada no bairro Malhada Branca, em Brumado. Em entrevista ao site 97NEWS, o coordenador da unidade, Anderson Cardoso disse que a demanda de atendimentos ao pacientes da região aumentou. “As cidades vizinhas começaram a requisitar mais a unidade por conta de pacientes grave. Isso também aumentou muito a nossa demanda”, informou. O coordenador destacou que, em termos de atendimento, o número de pacientes idosos e jovens se equipara. Porém, quanto se trata do desenvolvimento de sintomas graves, as pessoas acima de 60 anos e com sobrepeso estão mais propensas aos internamentos. De acordo com ele, hoje a unidade dispões de quatro respiradores, e quase sempre três deles estão com pacientes aguardando vaga em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos municípios de Vitória da Conquista, Feira de Santa ou na capital Salvador. "Esses pacientes quando chegam aqui, já são casos bem agravantes, e por isso colocamos nos respiradores. Mas com a demanda nas grandes cidades, a espera na fila por uma vaga acaba agravando o quadro clínico dos pacientes", afirmou Cardoso.

 



Cinco morrem em incêndio em prédio do Instituto Serum, fabricante de vacinas contra Covid-19 na Índia

Foto: Reprodução l AFP

Um incêndio atingiu um edifício do Instituto Serum, a empresa da Índia que produz vacinas com tecnologia da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, nesta quinta-feira (21), na cidade de Pune. Pelo menos cinco pessoas morreram. O estoque de vacinas e a indústria onde elas são feitas estão seguras, segundo o jornal "Times of India". Atualmente, o Instituto Serum produz cerca de 50 milhões de doses da vacina por mês em outras unidades do complexo. Cinco pessoas morreram no incêndio, segundo o "Times of India". O prefeito da cidade de Pune, Murlidhar Mohol, disse que os mortos são provavelmente trabalhadores de construção civil que estavam no prédio. O diretor-executivo da empresa, Adar Poonawalla, confirmou que houve mortes. A empresa também vai começar a produzir as vacinas desenvolvidas pela empresa norte-americana Novavax. Poonawalla afirmou que a unidade que pegou fogo produz vacinas para o rotavírus. Ele estima que a perda nessa linha de produção será de até 40% do volume de doses. As redes de TV indianas mostram uma coluna de fumaça cinza acima da sede da empresa. Em uma rede social, Poonawalla, o diretor-executivo, agradeceu a todos pela preocupação e pelas orações. Os bombeiros afirmaram que ao menos cinco caminhões foram enviados para combater o fogo no prédio e que o incêndio foi controlado. Ainda não se sabe o que causou o incêndio, mas o prefeito disse que o fogo pode ter começado com um trabalho de soldagem.



Em suposto áudio gravado no aplicativo de mensagens, presidente da Câmara de Brumado informa primeiro pagamento dos edis e ironiza; 'galera é pra fazer farra viu'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em um suposto áudio gravado pelo atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o "José Carlos de Jonas" viralizou nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (21). No áudio, o vereador informa sobre o primeiro pagamento dos parlamentares. Mas o que chama a atenção da população, foi de como a informação foi repassada. De forma irônica, o edil gravou: "Colegas vereadores, queria comunicar à vocês que o dinheiro já está em conta. Pode gastar o dinheiro e fazer suas farras, primeiro pagamento é pra fazer farra", ironiza. Em seguida o presidente da casa ainda solicita dos colegas, se por acaso forem fazer a "farra", que o convide. "Me convidem, quero está junto com vocês fazendo esta farra ai. Mas com o dinheiro de vocês, que o meu (...) já tá comprometido", finaliza o áudio. Não se sabe se o áudio foi enviado à um grupo de vereadores ou se foi de maneira coletiva à todos os funcionários da Câmara. Ouça abaixo o áudio:



Mutuípe: Médico de 95 anos escolhido para ser primeiro vacinado contra Covid-19 morre horas antes de ser imunizado

Foto: Divulgação

Um médico de 95 anos escolhido para ser o primeiro vacinado contra a Covid-19 em Mutuípe, morreu na madrugada da última quarta-feira (20), horas antes de ser imunizado, em evento que aconteceria na cidade. Segundo informações do prefeito de Mutuípe, Digão (MDB), Divaldo Brandão, que foi o primeiro médico da cidade, morreu dormindo. Ainda não há informações sobre a causa do óbito. Divaldo Brandão chegou em Mutuípe em 1952 durante o surto de febre tifoide na região. O médico atendia as áreas de clínica médica geral e ginecologia. "Ele foi o primeiro médico de Mutuípe, ele trabalhou aqui a sua vida prossional toda. Então, trabalhou no hospital por muitos anos, no posto de saúde do município", disse o prefeito Digão. Nas redes sociais, a Prefeitura de Mutuípe publicou uma nota de homenagem ao médico e disse que ele deixou um "legado de alegrias com seu sorriso sempre contagiante". 

 



Mais de 19 mil baianos já tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na Bahia, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 já foi aplicada em 19.166 pessoas até o fim do dia desta quarta-feira (20), conforme balanço da Secretaria da Saúde do estado (Sesab). O estado recebeu o primeiro lote com 376,6 mil doses na sgunda-feira (18) à noite, e na terça-feira (19) deu início a vacinação. Os mais de 19 mil vacinados informados pela Sesab correspondem aos dados enviados por 306 municípios até às 14h desta quarta-feira (20). Deste total de imunizados, 17.649 são profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença. Outras 1.291 doses foram aplicadas em idosos institucionalizados, 28 em indígenas aldeados e 198 em pessoas com deficiência. Estes dados correspondem as primeiras doses aplicadas.

 

 



Vitória da Conquista: Juiz autoriza paciente a plantar maconha para tratar fibromialgia

Foto: Divulgação

A Justiça Federal em Vitória da Conquista, no sudeste baiano, autorizou um paciente a plantar cannabis sativa para fins medicinais. O paciente ingressou com um habeas corpus pedindo que as autoridades não o investigassem ou repreendessem pelo plantio da erva, e que não apreendessem ou destruíssem as sementes e plantas. No pedido, o paciente apresentou uma orientação médica para uso da planta por ser portador de fibromialgia, já que os tratamentos convencionais não surtiram os efeitos desejados. Por isso, foi prescrito o canabidiol. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o paciente a importar o canabidiol. Mas, por não ter condições financeiras para custear o medicamento pronto, solicitou à Justiça a concessão de do salvo-conduto para importar e cultivas a sementes da cannabis sativa, e assim, extrair o óleo para tratamento da doença. 

Em sua decisão, o juiz Diego Carmo, da 2ª Vara de Vitória da Conquista, ressaltou que o habeas corpus preventivo não diz respeito ao cultivo ou utilização de cannabis para fins recreativos ou com o objetivo imediato de obtenção de lucro por meio de sua negociação econômica com terceiros, mas à busca, pelo paciente, pessoa com problemas crônicos de saúde, de acesso, de modo artesanal, sem o risco de ser preso, a tratamento médico para o seu grave problema de saúde, diante da impossibilidade econômica de adquirir diretamente o produto, de elevado custo, para o necessário uso contínuo. O juiz federal também ressaltou que diversos estudos vêm comprovando cientificamente a eficácia superior de extratos da cannabis sativa, a exemplo do Canabidiol (CBD), além da sua segurança, como terapia para inúmeros e graves problemas de saúde, e constatou que a União tem demorado em regulamentar esse cultivo e utilização para fins exclusivamente médicos. O embasamento seria, dentre outros fatores, a Lei 11.343/2006, que estabelece, no parágrafo único do seu art. 2º, que pode a União autorizar o plantio, a cultura e a colheita de vegetais dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas, como é o caso da cannabis Sativa, para fins medicinais ou científicos. Deve-se ressaltar que a decisão não autoriza o paciente a vender ou ceder a planta cannabis, sementes ou derivados para consumo ou comercialização por terceiros. 

CONTINUE LENDO


Bahia: MP aciona prefeito de Candiba por improbidade; prefeito 'furou' fila da vacinação

Foto: Reprodução l Rede Social

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou nesta quinta-feira (20) ação de improbidade e civil pública contra o prefeito de Candiba, Reginaldo (PSD), por “furar” a fila da vacinação e ter sido o primeiro a ser imunizado contra a Covid-19 no município. Ele não faz parte do grupo prioritário de vacinação. O MP requer a condenação do gestor por ato de improbidade administrativa “que atenta contra os princípios da administração pública – princípios da impessoalidade e da moralidade – e a indisponibilidade de seus bens para pagamento de multa no valor de R$ 145mil.” De acordo com a ação, o prefeito se valeu da sua posição do chefe do Executivo de Candiba “para se colocar à frente dos pouco mais de 14 mil habitantes do município, em desrespeito aos princípios da moralidade e da impessoalidade, previstos na Constituição Federal.” A cidade recebeu apenas 100 doses da Coronavac. As doses são suficientes para imunizar somente 50 indivíduos que, na primeira etapa, deveriam ser restritos a trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas. "Tomei a vacina não preocupado com meu bem-estar, preocupado em encorajar, e incentivar as pessoas que pudessem tomar a vacina", justificou o gestor.

 



Brumado: Casal morre e três ficam feridos em grave acidente na rotatória da BA-262 e BR-030

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na manhã de quarta-feira (20), feriado de São Sebastião em Brumado, um grave acidente tirou a vida de um motorista de 34 anos e da passageira. O acidente aconteceu por volta das 09h30 na rotatória da BA-262 e BR-030. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no local o motorista identificado como Adriano Novaes da Silva tentou fazer a rotatória mas foi atingido por uma carreta. Adriano chegou a ser socorrido para o Hospital Professor Magalhães Neto, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade hospitalar. 

Foto: Whatsapp l 97NEWS

A esposa de Adriano, identificada como Eliane Farias Ferreira da Silva, que estava no veículo morreu na hora. Outros três passageiros, Zenaide Cordeiro, avó de Laiane Farias e Gustavo Farias também foram socorridos por uma equipe do SAMU 192 ao Hospital Municipal. Um dos filhos do casal, teve graves ferimentos e foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.



Bahia registra recorde na média móvel de casos de Covid-19

Foto: Divulgação

Em meio ao início da vacinação em parte das cidades da Bahia, o estado registrou recorde em dois dias seguidos na média móvel de casos de Covid-19. Segundo dados obtidos por meio do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), os números foram estabelecidos na segunda-feira (18) e nesta terça (19), dia do início da vacinação na Bahia. Na terça, a média móvel ultrapassou pela primeira vez os quatro mil casos, com 4.066. Na última segunda, foram 3.795. O recorde anterior havia sido registrado apenas em 28 de julho do ano passado, quando a Sesab identificou a média de 3.781 casos. A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número de casos do dia e dos seis anteriores. Portanto, ainda reflete notificações advindas do período pós-Réveillon, em que houve registros de aglomerações em diferentes partes do estado. O indicativo se manteve acima dos dois mil desde o início de dezembro. Contudo, entre 23 e 30 de dezembro, retrocedeu de 3.232 para 1.940. No último dia de 2020, no entanto, o número teve um tímido aumento para 1.978 e, desde então, cresce progressivamente.

 

 



Brumado confirma a 47ª morte por conta do novo coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97News

Na terça-feira, 19 de janeiro, o município de Brumado registrou 4.212 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12.093. Entre os diagnósticos: 2 internações, 47 óbitos, 260 pacientes em tratamento e 3.905 recuperados. No momento, 133 ainda aguardam resultado laboratorial e 7.166 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Foto: Divulgação


Caoa pode substituir Ford na fábrica de Camaçari, afirma coluna

Foto: Divulgação

Uma esperança surgiu para recuperar os milhares de empregos perdidos após a saída da Ford da fábrica de Camaçari na última semana. Em entrevista para a coluna UOL carros, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do grupo Caoa, mostrou interesse em ocupar o espaço que a motadora americana deixou na Bahia. “Sempre tenho interesse em novos negócios, mas é preciso analisar todo o processo porque não queremos desgastar a nossa imagem. E só iremos para frente se eu sentir muita segurança”, disse o empresário. Segundo a coluna, a Cherry, uma das empresas chinesas que já foram contatadas para substituir a Ford, é a principal parceira da Caoa no Brasil, teria a preferência na negociação. O dono do grupo reforçou que é preciso que “o governo também precisa dar condições de trabalho”, e disse considerar bastante os incentivos fiscais do regime automotivo do Nordeste, prorrogado até 2025.



Vacina negociada pelo Governo da Bahia é rejeitada pela Anvisa

Foto: Divulgação

A vacina contra à Covid-19, negociada pelo governo da Bahia em um acordo de cooperação com o Fundo Soberano da Rússia (RDIF) que garante até 50 milhões de doses da Sputnik V, teve seu pedido de utilização emergencial rejeitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa, a restituição do pedido aconteceu porque os testes clínicos da Sputnik V no Brasil ainda não foram iniciados, e que o processo de aprovação poderá começar assim que iniciadas as pesquisas. “Há a necessidade de os estudos da vacina estarem em andamento para analisar o pedido de uso emergencial. Muitas informações faltantes são respondidas com o estudo em andamento no país,” explicou. “Quando o teste não existe, não há sentido iniciar análise de uso emergencial, por isso houve a restituição do pedido”, completou. Nesta terça-feira (19), o governador Rui Costa viajou para Brasília para tentar uma reunião com os ministros do Supremo Tribunal Federal, na tentativa de conseguir a liberação do imunizante, que já está sendo usado em outros países, como a Argentina.



Município de Brumado serviu como base de distribuição da Coronavac para microrregião

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com suas doses da Coronavac já entregues, diversos municípios baianos deram início à vacinação contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira (19). É o caso de Brumado que já vacinou profissionais de saúde que atuam na linha de frente, como: Central de Atendimento Covid (UPA), SAMU 192, Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e na quarta-feira (20), a Casa dos Velhinhos. Em outros municípios da região como Vitória da Conquista, Guanambi e Caetité, a imunização começou na tarde desta terça. De acordo com a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, a gestão municipal recebeu cerca de quatro mil doses. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sendo uma cidade estratégica na Região Sudoeste, Brumado foi uma das cidades escolhida para a distribuição regional. Cerca de 10 municípios receberam as dose na sede da Dires. Evangivaldo Alves Rocha, que faz parte da Base de Saúde da Região, informou que, além de Brumado, as cidades de Aracatu, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Jussiape, Rio de Contas, Tanhaçu, Ituaçu e Ibicoara receberam as doses da Coronavac para imunização do público alvo.  



Brumado: Em nota, vereador denuncia que recebeu gabinete sem móveis e computadores

Foto: Divulgação

Eleito pelo PSB, o vereador Beto Bonelly, em nota de esclarecimento, denunciou as condições que recebeu o seu gabinete, assim que assumiu o pleito 2021/2024. O edil publicou na sua página na rede social alguns pontos para esclarecer a população sobre o ocorrido. Desde o ano passado, a Câmara Municipal aprovou o aumento do número de vereadores de 13 para 15, o que por consequência exigiu também o aumento do número de gabinetes, de forma a proporcionar aos novos vereadores boas condições de trabalho e para a recepção de pessoas. "Infelizmente isso não foi feito, e os novos gabinetes destinados não dispõem dos equipamentos e mobiliários suficientes para tais fins", diz parte da nota. Segundo Bonelly, no processo de divisão dos gabinetes, lhe foi destinado um destes novos locais, porém conforme o vereador, "desprovido de todo o tipo de equipamentos eletrônicos e mobiliários básicos, itens necessários ao desempenho de funções como representante municipal", escreveu. De acordo como o legislador, no dia 6 de Janeiro foi enviado um ofício ao atual presidente eleito da câmara municipal, José Carlos Marques Pessoa, o "José Carlos de Jonas", o informando a situação em que estava o gabinete e solicitando providências, mas segundo Beto, até o momento nada foi resolvido. "Destaco que sou constantemente abordado por populares, apoiadores e entusiastas de minha campanha que desejam encontrar-me em meu gabinete para apresentar sua realidade, suas necessidades e anseios, porém isto não está sendo possível no momento em virtude da ausência das mínimas condições de se estar recebendo pessoas lá, já que o gabinete nem mesmo possui uma cadeira para que elas possam se sentar e dialogar". Por fim, Bonelly afirmou que utiliza seu próprio notebook pessoal, para poder trabaalhar. "Espera-se que toda essa situação seja resolvida o quanto antes para que eu possa receber de portas abertas a população brumadense em meu gabinete e trabalhar em prol das medidas necessárias à melhoria de nossa cidade e da vida das pessoas que aqui estão", finaliza a nota de esclarecimento. 



Mais rápida, grave e letal entre jovens: médicos relatam

Foto: Reprodução l UOL

A velocidade e a gravidade da evolução da covid-19 em pacientes que buscam os prontos-socorros em Manaus têm chamado a atenção dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Está inclusive formando infecções mais graves e em menos tempo do que a doença vista na primeira onda. Segundo o site UOL, relatos de profissionais atestam que a nova fase da covid-19 tem maior transmissibilidade causada por mutações que geraram uma nova variante no estado. Além disso, os dados mostram que pessoas mais jovens estão morrendo agora. Segundo registros de óbitos nos últimos 30 dias, quatro em cada dez vítimas fatais tinham menos de 60 anos no estado. "Algo de muito diferente está ocorrendo em Manaus. Não sei informar se é uma cepa nova ou se é algo diferente. Mas quem está na linha de frente está vendo um aumento da gravidade dos casos", contou a reportagem o infectologista e pesquisador Noaldo Lucena, que atua em clínica popular, atendimento domiciliar e hospitais públicos. As mudanças, diz, vão além da já sabida maior contagiosidade da nova variante do vírus. "Claramente estamos diante de um ser invisível que é muito mais patogênico e transmissível. Hoje chegam famílias inteiras com os sintomas ao mesmo tempo, antes era um de cada vez", disse ao site UOL Noaldo Lucena, infectologista.



Primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chega em Brumado; imunização começou na manhã desta terça-feira (19)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus chegou à Brumado por volta das 07h desta terça-feira (19). A carga saiu da capital Salvador com destino ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado. Em seguida, encaminhada a sede da 19ª Dires e depois para a Vigilância Epidemiológica. De acordo com o secretário municipal de saúde do município, Cláudio Soares Feres, Brumado recebeu 627 doses na primeira remessa de vacinas. "Essas doses serão direcionadas no primeiro momento aos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra ao coronavírus. Com esse intuito vacinaremos profissionais da UPA, Lacen, Hospital e aguardar a chegada das próximas vacinas", disse Feres que informou ainda que a segunda remeça pode chegar após duas semanas. "Sabemos que são duas doses, essa segunda remeça ainda esta com a Sesab em Salvador, e será enviada posteriormente ao município em até duas semanas", relatou. 

Bruna Cardoso foi a primeira a ser vacinada - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A vacinação em Brumado começou por volta das 10h, no Centro de Atendimento Covid, localizado no bairro Malhada Branca. A primeira vacinada foi a técnica de enfermagem Bruna Cardoso, de 30 anos. Em entrevista ao site 97NEWS, a profissional que atua há 6 anos na área da saúde disse que a vacina trouxe mais perseverança para atuar na linha de frente contra o vírus. "É um prazer muito grande ser uma das primeiras a receber a dose da vacina em Brumado. Nos trás uma sensação de gratidão e de poder abraçar a causa sem pensar em mim, e sim, no próximo. Isso nos deixa mais forte para combater esse vírus que já destruiu várias famílias", contou a profissional. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é imunizar, com a Coronavac, também os idosos abrigados na "Casa dos Velhinhos", que com os colaboradores somam cerca de 30 pessoas.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Clínica Mais Vida traz para Brumado e região a médica Dra. Pâmela Araújo, que atua na área de Alergologia e Imunologia

Foto: Divulgação

A Clínica Mais Vida, como tem feito nos seus sete anos de existência, sempre na busca da oferta do melhor serviço na área de saúde para Brumado e região, mais uma vez amplia seu quadro através da parceria com a médica Dra. Pâmela Santos de Araújo que atua na área de alergologia e imunologia. A alergologia/imunologia é a especialidade médica que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas e outras causas da disfunção do sistema imune. Dra. Pâmela salienta que existem as doenças mais comuns, que fazem parte do cotidiano: rinite, dermatite de contato, dermatite atópica, alergias alimentares, alergias a medicamento, conjuntivite alérgica, asma, anafilaxia, entre outras. Ressalta que é possível ter uma vida de qualidade com tratamentos específicos, que devem ser realizados por um especialista na área. Dra. Pâmela destaca que existem as pessoas que nascem com predisposição genética a terem alergia e desta forma o sistema imune enxerga a substância existente no alimento como inimigo, desencadeando o processo alérgico. Os alimentos que mais causam alergias alimentares são: leite, ovo, amendoim, frutos do mar, trigo, soja, entre outras. Porém, com a idade pode ir criando tolerância e não mais ter reações a aqueles alimentos. Portanto, ao apresentar quadro alérgico é necessário procurar um especialista a fim de realizar uma avaliação e o tratamento específico. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.