ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Fiocruz espera começar a vacinar a população contra a Covid-19 até março

Foto: Reprodução

O Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade disse na segunda-feira (2) acreditar que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil — com formulação da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca — comece até março. “Temos a expectativa de que todo o processo de imunização comece a ser feito no primeiro trimestre de 2021”, disse Nísia Trindade. Nísia explicou que espera iniciar a produção já em janeiro ou em fevereiro. “A Agência de Vigilância Sanitária vai acompanhar todo o processo”, emendou. As informações são do site G1. Em agosto, Nísia disse que a produção iria começar em dezembro. Na ocasião, foi assinado um acordo entre a Fiocruz, o Ministério da Saúde e a AstraZeneca que previa transferência de tecnologia e 100 milhões de doses produzidas no Brasil. “Estamos nos preparando para receber 30 milhões de insumos farmacêuticos para 30 milhões de doses da vacina, entre dezembro e janeiro, e estaremos produzindo essas doses de vacina, e receberemos mais 70 milhões de doses logo a seguir, entre fevereiro e junho de 2021”, falou Nísia, em agosto. A Fiocruz no Rio trabalha com dois dos 11 projetos de candidatas a vacina contra a Covid-19, de acordo com levantamento do G1. Nísia não detalhou qual deles vai para a produção. Segundo o vice-diretor de desenvolvimento tecnológico de Manguinhos, Sotiris Missailidis, ambas já passaram por uma primeira etapa de estudos pré-clínicos, com camundongos, e foram seguras para os animais. Agora, os cientistas avaliam a geração de anticorpos e as respostas das células de defesa dos animais. A melhor das construções e das doses testadas vai para estudo de desafio – quando cientistas infectam os animais com o vírus e verificam se a vacina conferiu proteção. O próximo teste será em hamsters, previsto para novembro, e depois vêm, possivelmente, os macacos.



Chuva deixa carros quase submersos em Irecê e água invade hospital e delegacia

Foto: Reprodução l Vídeo

As chuvas que caíram em Irecê, no Centro Norte baiano, na noite de segunda-feira (2) causou diversos alagamentos. Em vídeos compartilhados na rede social dá para ver que alguns carros quase ficaram submersos devido ao volume de água. Segundo o site Bahia Notícias, há relatos de que a água também invadiu parte do Hospital Regional e da Delegacia da Polícia Civil. Conforme o site, um pluviômetro chegou a marcar 150 milímetros de chuva. Moradores também tiveram prejuízo devido ao temporal. Até o momento não foi informado se há desabrigados, além dos prejuízos causados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há 80% de chances de chover novamente nesta terça-feira (3) e quarta-feira (4). 



Dia de Finados: Venda de flores cai 50% em Brumado durante pandemia

Foto: Luciano Santos l 97News

Em Brumado a garoa e um pouco de frio não desanimou quem foi visitar os entes queridos. Quem aproveitou para fazer um ganho extra foi o comerciante Petrônio Trindade, 53 anos, que vende flores em frente ao Cemitério Jardim Santa Inês. Segundo ele, as vendas não foram tão satisfatória. "Cheguei por volta das 04h da manhã, mas o movimento foi muito fraco, só veio melhorar a tarde. A pandemia afastou muita gente por causa da aglomeração". Ele também ressaltou que por conta da crise, as vendas caíram. "A venda de flores esse ano caiu bastante por causa da crise e está fraco para o comércio, por que estamos vendo a crise como está. Inclusive para este ano não quis investir em mercadoria, pois as coisas andam difíceis para as pessoas. Mas a gente não pode perder a esperança de vir melhoras para o povo”, conta o vendedor. 

Foto: Luciano Santos l 97News

O preço das flores varia entre cinco reais o arranjo mais simples até 30 reais com arranjos maiores. Outro vendedor, Antônio Bonfim, disse ao 97NEWS que as vendas caíram cerca de 50%. "Muita gente veio durante a semana visitar os entes, e evitaram o movimento do Dia de Finados. Então isso atrapalhou bastante as vendas", comentou o vendedor que há dez anos atua no Jardim Santa Inês. Mesmo sendo um feriado católico, alguns grupos religiosos tentavam levar, do seu modo, uma palavra de conforto e esperança a quem visitava os parentes já falecidos. 



Mesmo debaixo de chuva, Dia de Finados movimenta cemitérios em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

O Dia de Finados em Brumado foi de muita chuva e temperatura baixa. Mesmo chovendo boa parte do dia, a chuva não desanimou quem foi visitar os entes queridos que um dia partiram para o outro plano. As homenagens nos cemitérios brumadenses deste ano obedeceram às legislações municipais, o que incluiu a obrigatoriedade do uso de máscaras e evitar aglomerações no acesso aos espaços públicos. Nos dois cemitérios, que funcionaram entre 7h às 18h, a população seguiu as recomendações. Mesmo não estando com os seus pais enterrados no Cemitério Jardim Santa Inês, Adriana Oliveira, foi até o local para prestar homenagens aos seus entes queridos. "Meus pais foram enterrados em Salvador, mas todo ano eu venho e acendo uma vela para todos que desse mundo já partiram", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97News

A Vanessa Meira também foi visitar um ente da família e destacou que a visita também pode acontecer fora da data. "A gente sempre lembra no Dia de Finados, mas eu particularmente sempre venho aqui fazer uma visita. Até mesmo para fazer uma manutenção na sepultura", afirma Vanessa. Além do Jardim Santa Inês localizado na rodovia BA-148, o Cemitério Municipal Senhor do Bonfim, no Centro da cidade também recebeu visitantes durante o Dia de Finados.



Caetité: Juiz suspende atos de campanha com aglomerações

Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral proibiu atos de campanha com aglomerações em Caetité. A decisão foi publicada na segunda-feira (2). A ordem do juiz Eduardo das Neves Britto, da 63ª Zona Eleitoral, veta reuniões, comícios, passeatas, caminhadas, carreatas e até as chamadas “motoatas”, eventos com motos. A medida visa conter a propagação do novo coronavírus na cidade e autoriza a ação da Polícia Militar a agir nos casos, dispersando os participantes. Até a última segunda, Caetité registrava 165 casos confirmados da Covid-19 com 5 óbitos provocados. Quatro candidatos concorrem à prefeitura: Aldo Gondim (PSD), Éder David (DEM), Valtécio Aguiar (PDT) e Wanderson Pimenta (Psol).



Brumado: Boletim aponta 258 pessoas em tratamento e 8 hospitalizados por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (02), o município de Brumado registrou 2.445 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7.653. Entre os diagnósticos: 08 internações, 29 óbitos, 258 pacientes em tratamento e 2.158 recuperados. No momento, 94 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.675 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Clínica Mais Vida engajada na campanha oferece condições especiais para realização de Ultrassonografia da Próstata

Foto: Divulgação

O Novembro Azul é o mês dedicado às ações relacionadas ao Câncer de Próstata e à saúde do homem. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente. O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. A Clínica Mais Vida abraçando essa importante campanha de conscientização está desenvolvendo uma campanha para marcar o Novembro Azul oferecendo condições especiais para a realização de ultrassonografia da próstata por via abdominal. A prevenção é o melhor remédio. Procure nosso urologista e realize os exames preventivos contra o câncer de próstata. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Eleições 2020: MPE opina pela não divulgação de pesquisa eleitoral em Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), apresentou nesta segunda-feira (02), por meio do Promotor, Millen Castro Medeiros de Moura, da Promotoria Eleitoral da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, uma Manifestação nos autos do Processo n° 0600655-96.2020.6.05.0090, que se trata de uma representação contra uma Pesquisa Eleitoral realizada pela Opinião Pesquisa e Assessoria. A representação foi apresentada pela coligação "Um novo Caminho Para Brumado" formada pelos partidos: Republicanos, PDT, Podemos e Democratas, onde foi alegada que existem indícios de Divulgação de Pesquisa Eleitoral Fraudulenta pela empresa acima citada, como também indícios de outras irregularidades na realização das pesquisas, onde a empresa Brumado Urgente Eireli aparece como contratante, e segundo a Representação, pelo fato da empresa manter contratos com a atual Administração Municipal, levanta suspeitas quanto a origem dos recursos e os verdadeiros contratantes da pesquisa eleitoral. Na petição inicial a coligação Um Novo Caminho Para Brumado, entre outros argumentos relata que não houve o cumprimento dos requisitos postulados no artigo 33 da Lei das Eleições, pois não se especificou em quais bairros a pesquisa fora realizada, bem como salientou que o resultado seria tendencioso: “não é possível verificar em qual área foram feitos os questionários, tampouco o número de eleitores consultados em cada local da pesquisa, impossibilitando a fiscalização e o controle da lisura acerca dos resultados obtidos." 

Foto: Reprodução l Rede Social

A coligação questionou na Justiça ainda que o então candidato a releição, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) já sabia do resultado da pesquisa, e para isso juntou ao processo um vídeo em que mostra o então Prefeito adiantando os resultados: "Como já citado no início da petição, o candidato Eduardo Vasconcelos, em um de seus eventos políticos, cita que fora realizada uma pesquisa no município e que fará outra, mencionando que 'o olho pequeno estava com 41% e o olho maior estava com 14% e Dr. Geraldo com 8%', conforme podemos verificar no vídeo no tempo 4m:28s, que teve grande circulação no aplicativo de mensagem. Dessa forma, demonstra, mais uma vez, a necessidade da suspensão da pesquisa solicitada por empresa que mantém contrato com a atual gestão municipal.” O Promotor Eleitoral corroborou com os argumentos da coligação Um Novo Caminho Para Brumado e manifestou-se pela procedência parcial dos pedidos da representação. "Diante do exposto, verificando-se a irregularidade na pesquisa eleitoral, registrada sob o número BA 03716/2020, o Ministério Público manifesta-se pela procedência parcial dos pedidos da representação, a fim de impedir a divulgação da pesquisa impugnada, sem, contudo, aplicar a pretendida multa requerida no item E da inicial porque não há, nos autos, provas de que o resultado da pesquisa tenha sido tornado público e o art. 17 da Resolução n° 23.600/2019 só pune a divulgação, e não a sua realização ou registro", conclui o Promotor Eleitoral Millen Castro Medeiros de Moura.

 



Polícia acaba com festa de paredão em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

Na noite do último domingo (1º), policiais da 46ª CIPM do município de Livramento de Nossa Senhora foram informados de que no bairro Jurema, acontecia uma festa com um "Paredão de Som". Diante dos fatos, segundo a PM, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), por volta das 19h, se deslocou ao local comprovando a veracidade dos fatos. Ao chegar ao local, a guarnição do Peto encontrou em torno de 500 pessoas que foram dispersadas. Os policiais também constataram ao chegarem ao local, que não havia mais som automotivo ligado, restando orientar as pessoas presentes que deixassem aquele local. Os presentes deixaram o local sem oferecer resistência.



Brumado: Máquina caça-níquel é apreendida durante ronda do PETO

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

No último sábado (31), por volta das 22h, uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), em patrulhamento pelo bairro das Flores, em Brumado, avistou um grupo de pessoas em torno de uma máquina no interior de um bar. Segundo a 34ª CIPM, diante do fato, a guarnição procedeu com a abordagem e constatou ser uma máquina de “caça-níquel". Aos policiais, o proprietário do estabelecimento disse que não era dono da máquina, e que, apenas ganhava comissão da máquina. De acordo com a PM, nessas circunstâncias, a máquina e o dono do bar foram conduzidos para a Delegacia de Brumado para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Senado pode votar mudança na concessão de transporte interestadual

Foto: Luciano Santos l 97News

O Senado deverá votar esta semana projeto de Lei que propõe a obrigatoriedade de licitação para o transporte rodoviário interestadual. A proposta, de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO) e relatada por Acir Gurgacz (PDT-RO), tem apoio de outros senadores e pode ser incluída na pauta de votação da semana, que será definida na reunião de líderes. Atualmente, o poder público concede a outorga do transporte interestadual para empresas privadas por meio de uma autorização simples, que não requer licitação e depende da vontade do gestor. O projeto considera que uma escolha pode ser feita por licitação, com transparência e definição clara de prazos dessa concessão. “O transporte rodoviário de passageiros, seja este urbano, semiurbano ou interestadual, cumpre uma importantíssima função social […] Nesse sentido, precisamos garantir a disponibilidade do serviço por meio de contratos sólidos e duradouros [...]”, afirmou Gurgacz em seu relatório. Para o relator, “a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], em plena pandemia, tem emitido autorizações sem qualquer critério técnico ou estudo de viabilidade operacional”. Segundo ele, em um período em que o setor enfrenta uma redução de 70% no número de passageiros transportados, “esse tipo de atitude levará o sistema de transporte interestadual e internacional de passageiros ao colapso”.

 



Feriado em Brumado é de céu nublado e muita chuva

Foto: Luciano Santos l 97News

Brumado e cidades da região sudoeste amanheceram com céu nublado e muita chuva nesta segunda-feira (2), Dia de Finados. Após o final de semana de períodos de chuva, o mau tempo predominou nesta segunda-feira. A previsão é de que a chuva permaneça até a próxima sexta-feira (6). A Capital do Minério não apresentou alagamentos, mas houve acúmulo de água em alguns pontos da cidade. 

Foto: Reprodução l Seagri

De acordo com o site da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), nesta segunda, a temperatura em Brumado varia entre 19ºC e 22ºC. O Seagri aponta que o tempo encoberto permanece ao longo da semana. Durante a semana, o dia de maior precipitação no tempo será na quinta-feira (05), com 32mm de chuva.

 



Secretário de Saúde da Bahia diz que Brasil ainda não vive uma segunda onda

Foto: Luciano Santos l 97News

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, reclamou dos eventos políticos do Estado que têm causado aglomerações e aumento da taxa de contágio da Covid-19. “Os eventos reúnem centenas de pessoas aglomeradas, sem que haja a devida atenção às regras sanitárias recomendadas”, disse o secretário, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Para ele, o Tribunal Regional Eleitoral deveria proibir aglomerações presenciais, exceto carreatas. Ele diz que o país não vive segunda onda ainda, mas uma “maré alta”.



Laudo do IML aponta que Tom Veiga, intérprete do Louro José, sofreu AVC

Foto: Reprodução

A morte de Tom Veiga, intérprete do Louro José, foi ocasionada por um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. As informações são da revista Época. O quadro é caracterizado pelo rompimento de um vaso -- artéria ou veia -- dentro do cérebro, fazendo com que o  sangue extravase. “Hemorragia intra craniana por rotura de aneurisma cerebral”, é o que diz o laudo do Instituto Médico Legal (IML) ao qual a publicação teve acesso. A necropsia no corpo de Veiga ficou pronta na noite de domingo (1º). O intérprete do Louro José foi encontrado morto em seu apartamento, durante a tarde de ontem, na Zona Oeste do Rio. O AVC hemorrágico mais frequente é causado devido a um pico elevado de pressão arterial.



Brumado: 29° morte é confirmada por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Neste domingo (1°), o município de Brumado registra 2.435 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7.653. Entre os diagnósticos: 10 internações, 29 óbitos, 248 pacientes em tratamento e 2.158 recuperados. No momento, 110 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.675 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Ator Tom Veiga, intérprete do Louro José, do 'Mais Você', morre no Rio

Foto: Reprodução l TV Globo

O ator Tom Veiga, intérprete do Louro José no programa "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo, foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo (1º). As informações são do site G1. Veiga trabalhou no "Mais Você" por mais de 20 anos interpretando o boneco. O personagem foi criado por Ana Maria Braga em 1996, informa o site "Memória Globo". Na época, ela apresentava o programa "Note e Anote", na Record. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala", lembrou ela, em depoimento.

 

Foto: Reprodução l Rede Social

Várias pessoas foram testadas para manipular o fantoche, mas quem ficou com o papel desde o início foi Tom Veiga. Inicialmente, ele trabalhava como assistente de estúdio do "Note e Anote". Um dia, Veiga pegou o fantoche e brincou com os colegas. Ana Maria, então, o viu e convidou para fazer ao vivo no dia seguinte. Em março de 2017, Ana Maria fez uma homenagem ao personagem no aniversário dele. "Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas".



Médico de Bolsonaro diz que vacina contra Covid matou brasileiro

Foto: Reprodução l Rede Social

Médico do presidente Jair Bolsonaro, o cirurgião Antonio Luiz Macedo, divulgou uma mensagem de áudio em que afirma que a vacina contra Covid-19 matou um voluntário brasileiro e que as pessoas não devem ser cobaias. De acordo com a Folha de São Paulo, o áudio está circulando em grupos de WhatsApp e foi confirmado a veracidade. Em uma gravação de cinco minutos, Macedo se identifica como “cirurgião do aparelho digestivo, e conhecido no Brasil inteiro”. Ele pede ainda “respeito aos brasileiros, nós não somos cobaias para sermos testadas com vacinas que não têm aprovação de ninguém”. O médico de Bolsonaro diz ainda que os testes precisam ser feitos com “mais seriedade, com menos oba-oba, de modo que não se admita que um médico de 28 anos de idade morra testando uma vacina”. Na verdade, o médico que fazia parte do estudo do imunizante recebeu placebo no lugar da vacina, o que não tem nenhum efeito colateral. Sua morte foi decorrente da Covid-19. Ele atuava no grupo de frente em combate à pandemia. A Coronavac, imunizante contra a Covid-19 criado pela chinesa Sinovac e que será produzida no Brasil em conjunto com o Instituto Butantan, mostrou-se segura em seu teste da chamada fase 3 (a última antes da aprovação) em 50 mil voluntários na China.??O cirurgião afirma também, no áudio, que a Covid-19, “se for bem tratada, não mata ninguém”. Até a noite de sábado (31), 159,9 mil pessoas haviam morrido em decorrência da Covid no Brasil.



Começou neste domingo (1º), a segunda etapa de vacinação contra aftosa

Foto: Luciano Santos l 97News

A segunda etapa de vacinação contra aftosa para bovinos e bubalinos de até dois anos de idade pode ser feita a partir deste domingo (1°). Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a meta é imunizar 3,3 milhões de animais no estado nessa fase. Caso o produtor não vacine nem declare os animais, ele fica proibido de vender ou transportar o rebanho. Devido à pandemia e para evitar aglomerações, o produtor pode realizar a declaração da vacina pela internet, no site da Adab, ou nas lojas de revenda de produtos agrícolas e sindicatos rurais. A primeira etapa da vacinação, feita no primeiro semestre deste ano, atingiu 93,65% de imunização do rebanho de todas as faixas etárias. Foram vacinados cerca de 10 milhões de animais em 240 mil propriedades do estado.



TRE-BA lança canal para denúncias de aglomeração nas eleições

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou no sábado (31), o Disque-Aglomeração exclusivo para denúncias ligadas à concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral em municípios do estado. O serviço funcionará todos os dias, das 9h às 24h, por meio do número (71) 3373-9000. O canal é coordenado pela equipe do Plano Integrado de Segurança - Eleições 2020, liderado pela juíza da 18ª Zona Eleitoral, Isabella Lago, e conta, também, com o assessor de Segurança e Transporte do Tribunal, Coronel Wilson Dutra. Conforme prevê a Resolução Administrativa Nº 37/2020, a juíza Isabella Lago poderá exercer o poder de polícia em todos os municípios da Bahia. 



Empresários dizem a Bolsonaro que não há risco de faltar soja, mas preço não vai baixar

Foto: Reprodução

Em reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na quarta-feira (28), grandes empresários da soja garantiram a ele que o produto não faltará no Brasil. Nem a soja nem o óleo de soja sumirá das prateleiras até a próxima safra, no início de 2021. No entanto, eles também salientaram que o preço não vai baixar. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, eles argumentam que as cotações seguem em alta no exterior e a próxima safra já está quase toda vendida. Outro fator que contribui para a manutenção do preço em alta é o lockdown na Argentina. De acordo com esses empresários, a medida fez com que compradores buscassem mais o Brasil. Ao ouvir as justificativas, Bolsonaro disse que não imporá restrições às exportações. Mas pediu que os produtores pensem na situação do país.