ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Município de Piatã é condenado a pagar mais de R$ 1,6 milhão após morte de paciente por falhas no atendimento de saúde

Caso suspeito de Mpox é descartado em Brumado após resultado negativo de exame

Municípios baianos aparecem entre os maiores volumes de chuva do país nas últimas 24 horas

Chuvas no Sudeste deixam ao menos 28 mortos e dezenas de desaparecidos

Defensoria Pública da Bahia lança edital para concurso com salário de quase R$ 30 mil

Doença de Alzheimer: saiba o que causa e como diagnosticar

Adolescente é apreendido por violência doméstica no bairro Campo de Aviação, em Brumado

Homem é conduzido à delegacia após ameaçar sobrinha com foice em Livramento de Nossa Senhora

Discussão por pensão alimentícia termina com condução à delegacia em Brumado

Brumado: CIPRv apreende dois veículos por transporte irregular de bovinos na BA-262

Homem é preso em Brumado por descumprimento de medidas protetivas e suspeita de liderança criminosa

Justiça Eleitoral determina retirada de vídeo com críticas de Marcelo Nilo a Vitor Bonfim

Homem é conduzido à delegacia após caso de violência doméstica no Bairro Novo Brumado

Homem é preso suspeito de agredir a própria mãe com pedaço de madeira em Caetité

Prazo para regularização do título de eleitor termina em três meses

SMTT altera sentido de circulação em trecho da Rua Urbano Rizério Amorim, em Brumado

Barragem Luiz Vieira atinge 36,28% da capacidade e reforça expectativa de recuperação hídrica na região

TRE-BA julga nesta segunda recurso que pode definir futuro político de Contendas do Sincorá

Sessão de abertura dos trabalhos legislativos em Rio do Antônio é marcada por críticas à gestão municipal e embates políticos

Delegado denuncia perseguição após intensificar combate ao crime em Riacho de Santana


Palestra de Combate à Corrupção acontecerá na noite de hoje (17) na Câmara de Vereadores de Brumado

(Divulgação)

A população brasileira tem demonstrado estar muito incomodada com a corrupção desenfreada, como se percebe nas redes sociais. Questiona-se, porém, o que de fato ela tem feito para conter tal prática? O cidadão pode agir em relação a isso, ou deve esperar apenas pela atuação das autoridades? A palestra “Instrumentos eficazes no combate à corrupção”, que será apresentada na Câmara de Vereadores de Brumado (Rua Abias Azevedo, no. 145, Bairro Monsenhor Fagundes), em evento aberto ao público, que acontecerá na noite de hoje, dia 17 de junho, às 19:00h, objetiva eliminar os quatro fatores que mais afastam a população de uma participação efetiva, na opinião do ministrante, Waldir Santos, que é Advogado da União e Presidente do Tribunal de Ética da OAB/BA: a falta de informação, o medo, a falta de tempo e a descrença na efetividade das leis e da Justiça. O modelo apresentado pelo advogado propõe uma atuação globalizada (www.conselhodecidadaos.com.br), integrante de um sistema em que o cidadão não atua em relação ao município em que reside, o que, sem exigir que a pessoa se desloque de onde mora, já que todas as informações e meios de comunicação se encontram na internet, torna mais efetiva a tarefa.


 

Na mesma oportunidade será apresentado o plano de combate à corrupção aprovado pelo Conselho Federal da OAB e discutidos diversos aspectos da corrupção como elemento dificultador da atuação do advogado. Na apresentação do tema, a cargo do Conselheiro da OAB e Presidente da Comissão de Comissão Especial de Combate à Corrupção, Domingo Arjones, serão apresentados dados a respeito da trágica situação por que passa o judiciário baiano, e propostas as soluções que permitirão aos advogados o pleno exercício da sua função na sociedade, protegendo a vida, a liberdade e o patrimônio, entre outros direitos dos cidadãos. O propósito da OAB é mobilizar a população de todas as regiões da Bahia para que sejam colocadas em prática as propostas aprovadas pelo Conselho Federal, envolvendo não somente os advogados, mas todos os cidadãos em ações mais concretas contra a corrupção, em substituição ou paralelamente às atuais manifestações de indignação via redes sociais. A abordagem do tema irá mostrar que atitudes e medidas simples podem dificultar muito a prática de atos de improbidade pelos que detêm o poder ou se utilizam da proximidade dos maus gestores para obter benefícios econômicos indevidos. A utilização, mesmo por leigo, das excelentes ferramentas jurídicas atualmente disponíveis para reduzir a corrupção pode transformar a administração pública em um campo desinteressante para práticas lesivas aos justos interesses da sociedade. A palestra é uma boa oportunidade de promover um debate produtivo com os cidadãos de toda a Bahia, sobre tema relevantíssimo para a sociedade.  



Comentários

  • DE OLHO NO SISTEMA

    "ESTE FATO E PRA TIRAR ALGO DE TEMPO QUE DIZER ESTA TENDO ALGO DE QUALQUER NATUREZA EM OUTRO LOCAL ENQUANTO SE DESLOCA VIATURAS,SAMU E OUTROS PRA NADA OU ENTAO COISAS DE DESOCUPADOS E O QUE VEM ACONTECENDO EM BRUMADO ACORDA POVO DE BRUMADO INDO EM ONDA DE ESTRANHOS,FORASTEIROS E DESOCUPADOS EM PLENA ERA MODERNA EM SEUS 138 ANOS."

  • DE OLHO NO SISTEMA

    "SOBRE O BEBE FANTASMA NAO A OAB"

Deixe seu comentário